Sie sind auf Seite 1von 3

PLANO DE AULA DIREITOS E DEVERES DA CRIANA

Tambm a pedidos da leitora Graziele segue o plano de aula sobre direitos e deveres da criana. O que o aluno poder aprender com esta aula: A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciar situaes que possibilitaro refletir sobre os direitos e deveres das crianas e dos adolescentes; desenvolver habilidades lgicas e linguisticas; bem como poder construir sua autonomia no espao escolar, a partir do conhecimento e da participao na construo dos direitos e deveres no interior da escola. A concentrao e a ateno dos/as alunos/as tambm podero ser trabalhadas nas atividades propostas.

Durao das atividades


Aproximadamente 180 minutos trs (3) aulas de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno


Para a realizao desta aula necessrio que o/a professor/a retome com os/as alunos/as os combinados da turma com relao aos direitos e deveres da criana no interior da escola e dialogue sobre o que j sabem sobre o ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente).

Estratgias e recursos da aula


Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos Para esta aula sugerimos que voc professor/a, procure trabalhar com as crianas o significado das palavras: direitos e deveres. Para isso, converse com a turma e possibilite a fala de cada criana sobre o tema. Registre as falas em uma cartolina e depois a fixe-a na sala de aula, para que toda a turma possa consultar o cartaz confeccionado. Aps este momento, explique para a turma que todas as pessoas tm direitos, mas tambm tm deveres e ressalte a importncia de conhec-los e compreend-los. Questione a turma com a seguinte pergunta: por que precisamos ter direitos e deveres?. Nesta discusso voc estar contribuindo para que compreendam que os direitos e deveres existem para possibilitar melhor convivncia. Agora, proponha uma atividade de registro no caderno dos/as alunos/as seguindo as orientaes abaixo: Muito bem! Estamos descobrindo muitas coisas sobre os direitos e deveres das crianas e dos adolescentes. Agora, que tal registrar, no quadro abaixo, a sua opinio sobre os deveres que voc tem: Deveres com: Os colegas A escola A famlia Voc mesmo

Professor/a depois dos/as alunos/as terminarem os registros, propicie um momento de discusso e socializao das suas respostas. Faa uma roda de conversa com a turma, se preferir voc poder sugerir que os/as alunos/as troquem os cadernos para um/a ler a resposta do/a outro/a.

Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos Com esta aula, voc professor/a proporcionar uma reflexo sobre os direitos e deveres das crianas na sala de aula. importante destacar, que um ambiente autnomo construdo a partir da voz de todos/as aqueles/as que vivenciam este espao. Por isso, descubra o que as crianas pensam sobre seus direitos e deveres na sala de aula. Organize a turma em duplas e pea que conversem sobre os direitos e deveres das crianas em sala de aula. Cada dupla dever registrar suas opinies no prprio caderno. Depois, abra a discusso para o grupo e construa um cartaz coletivo com as respostas das crianas. Siga a instruo abaixo:

Combinados da Turma Meus direitos na sala de aula Meus deveres na sala de aula

Este cartaz poder ser fixado na parede da sala de aula e ter a assinatura de todas as crianas, firmando compromisso com o que foi escrito. Aula 3 Uma (1) aula de 60 minutos Nesta aula professor/a voc trabalhar com o ECA Estatuto da Criana e do Adolescente. Para isso, utilize a histria da Turma da Mnica, criada por Maurcio de Souza, para instigar a curiosidade das crianas. Por meio dos quadrinhos e de seus personagens alegres e simpticos, a mensagem dos direitos e deveres das crianas e dos adolescentes trabalhada de maneira ldica e prazerosa. Para ter acesso a histria completa, clique aqui Professor/a faa a leitura com a turma e possibilite um tempo para que os/as alunos/as faam a leitura das imagens dos quadrinhos. A turma poder estar organizada em dupla. Aps a leitura da histria e das descobertas feitas, converse com as crianas sobre algumas partes da histria:

Avaliao
A avaliao fundamental durante todo o processo de aprendizagem. Nesta aula, voc dever avaliar se os objetivos com relao reflexo e compreenso dos direitos e deveres das crianas e adolescentes foram alcanados pela turma. A sua observao e registro ao longo das atividades so importantes para analisar as dvidas e at mesmo as facilidades encontradas pelos/as alunos/as durante as mesmas. Ao ouvir a criana acerca da atividade proposta, voc professor/a possibilitar que a avaliao contemple seus/suas alunos/as. A partir da reorganize suas aes. Cadastre-se e Receba as Postagens por Email

Das könnte Ihnen auch gefallen