Sie sind auf Seite 1von 5

0 jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj ESTAO DE TRATAMENTO DE GUA (E.T.

A) DE PORTO VELHO Visita Tcnica na Estao de Tratamento de gua da CAERD em Porto Velho, realizada no dia 16 de maro de 2013, pela turma eng06nb, acompanhada professor Claiton, ministrante da disciplina Instalaes Hidrulicas Prediais. A Companhia de gua e Esgoto de Rondnia, tem sua Estao de Tratamento de gua, localizada na Estrada do Santo Antnio, margem direita do rio madeira. Aps o tratamento da gua, ela enviada para a Central de Distribuio, que fica localizada na rua Duque de Caxias. Em seguida, distribuda para toda cidade de Porto Velho. Na estao, fomos recepcionados pelos tcnicos da CAERD que estavam de planto: Estevam e Wilson Barbosa.

FIG. 1 ETA A VISITA na E.T.A. por etapa; 1. LABORATRIO DE CONTROLE DE QUALIDADE O tcnico Wilson nos informou que o laboratrio um dos mais completos do Estado e que contm aparelhos novos e modernos. Contudo, no podemos confirmar as informaes, pois o laboratrio estava fechado. 2. CALHA PACH

o local de entrada de gua bruta, ou seja, a gua retirada do rio madeira no seu estado natural e passa pelo primeiro passo de tratamento nessa calha. A gua recebe a adio de cal para reduzir a sua acidez.

FIG. 2. Adio diminuir a acidez da gua

de cal para

Em outra parte da calha formada por tanques, a gua recebe o sulfato de alumnio, que vai ajudar no processo de sua purificao e limpeza.

FIG. 3. sulfato de alumnio

Adio de

3. FLOCULADORES

So outros tanques, que retm a gua com sulfato de alumnio. Nesse momento, a gua comea a formar pequenos flocos de sedimentos da gua do rio. visvel a formao dos flocos.

FIG. 4. Floculao da gua

4. TANQUES DE DECANTAO Dos floculadores, a gua passa pelo corredor e chega aos tanques de decantao. Nesse momento a gua comea se acalmar e os sedimentos mais pesados comeam a decantar, ou seja, a gua num aspecto mais limpo e transparente comea a surgir separando-se de suas impurezas.

FIG. 5. Decantao da gua

5. FILTRO (COLMIA) Os filtros ou colmia fazem parte tambm dos tanques de decantao. A diferena que esses filtros, que ficam no fundo dos tanques, conseguem com mais eficincia separar a parte slida da gua. De certa forma, acelera tambm o processo de decantao.

FIG. 6. Filtro colmeia 6. A CLORAO DA GUA A clorao da gua feita em uma sala de difcil acesso, como mostra na figura abaixo. No entramos na sala por questo de segurana, mas era muito forte o cheiro de cloro no local. Esse momento o estgio final do tratamento da gua.

FIG. 7. Sala de clorao 7. O RESERVATRIO No reservatrio a gua j est pronta para ser consumida pela populao da cidade. O tcnico Wilson no soube responder sobre a capacidade desse reservatrio, mas informou que do mesmo a gua enviada, por meio de trs potentes bombas de suco, para a central de distribuio que fica na rua Duque de Caxias, prximo ao centro da cidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen