Sie sind auf Seite 1von 5

Matria Prima / Mercadoria

Esse tipo de empreendimento trabalha com diversas mercadorias, tendo como base alguns itens, conforme segue: -Rolos de tintas e pincis; -Trinchas e lixas (metal, paredes e lavvel); -Desempenadeira e esptula; -Pisos e azulejos; -Materiais eltricos (fios, cabos, interruptores, disjuntores, fusveis); -Louas sanitrias; -Materiais hidrulicos (vlvulas, torneiras, acessrias e conexes); -Metais sanitrios (bias de vazo total, mecanismo de vedao, vlvulas e acessrios para ducha higinica); -Cimento e argamassa; -Lmpadas, luminrias, lustres; -Tintas; -Telhas; -Lajes; -Areia; -Canos/tubos de PVC; -Tijolos.

Mat

Organizao do processo produtivo


Para que se tenha um processo produtivo que mantenha a loja em ordem ao mesmo tempo atenda as necessidades do cliente necessrio estar atento a alguns detalhes: 1. Organizar os produtos de forma fcil de ser localizado, de preferncia separando os por setores; 2. Manter as prateleiras separadas uma das outras, a uma distncia razovel para que o cliente tenha um bom acesso aos produtos; 3. Manter a loja sempre bem limpa e arrumada, com isso o ambiente se torna mais agradvel aos olhos do cliente; 4. Estar sempre atento aos produtos do estoque, para que no venha a faltar; 5. Colocar preos visveis em todos os produtos, para maior praticidade e tranqilidade dos clientes.

Automao
Como citado no tpico Equipamentos e Tecnologia, o nvel de automao no alto, no entanto

extremamente necessrio, pois um bom sistema integrado de gesto (ERP) devidamente instalado e parametrizado segundo as necessidades da empresa uma ferramenta muito til, pois tal ferramenta ser um auxiliar altamente eficaz. O ERP, se bem manuseado e adequadamente parametrizado, proceder a gesto de estoques de forma segura e precisa, alm deste controle extremamente necessrio o empresrio no pode abri mo de ter o conhecimento completo de sua empresa. A empresa uma parte integrante da vida do empresrio, portanto, conhecer todos os seus atos e fatos so fundamentais, j que uma empresa bem gerida estar bem encaminhada rumo ao sucesso empresarial.

Canais de distribuio
No caso de loja de materiais de construo como as vendas so feitas somente no varejo, o principal canal de distribuio so as entregas em domicilio que normalmente so feitas por intermdio de bicicleta cargueira e moto com ou sem caretinha, para entrega de pequenos itens ou pequenas quantidade, produtos de fcil manuseio e um veculo de porte mdio para grande para realizar as entregas de itens em maiores quantidades.

Diversificao / Agregao de valor


A loja de materiais de construo, segundo viso de seu empreendedor, tem que buscar mecanismos auxiliares para que o desenvolvimento comercial de seu negcio ocorra no menor espao de tempo, por isso a necessidade de diversificar produtos e que estes referidos produtos agreguem valor ao seu negcio. Para viabilizar estes pontos diversificao e agregar valor ao seu negcio existe vrias possibilidades, mas cada uma destas possibilidades requer criatividade do empresrio, investimento, espao fsico dentre outros fatores. Como dica pode se sugerir: 1) Montar a loja numa estrutura de showroom com gndolas baixas de sorte que o cliente possa ter uma viso ampla dos produtos expostos na loja, fato que ir criar o auto-atendimento; 2) O auto-atendimento no significa que a loja no precise de vendedores, at pelo contrrio tem que ter vrios vendedores para tirar dvidas ou at mesmo sugerir ao cliente o que necessrio para cada caso; 3) Ressalta-se que por vezes o cliente nem sabe ao certo o que precisa em sua obra, seja ela de construo ou reforma, por isso os vendedores tero que ser especialistas no ramo, para que exista um auxlio real para o cliente. Ateno: nunca empurre mercadorias nos clientes, pois como em qualquer outro comrcio o segmento de material de construo cclico, ou seja, o cliente sempre estar fazendo uma outra pequena obra em sua residncia, comrcio, etc.. Assim o que precisa existir respeito e confiana entre as partes, o que ir gerar retorno a sua loja, alm de que o cliente satisfeito ir fazer propaganda gratuita de seu estabelecimento.

4) De preferncia que a frente da loja seja toda em vidros, no existindo paredes, que toda a loja seja extremamente bem iluminada, gerando assim nos passantes o interesse por olhar para dentro da loja; 5) Outro ponto que nunca deve ser deixado de lado o compromisso com a pontualidade nas entregas. A preferncia que as entregas inclusive sejam agendadas por horrio, isto ir gerar no cliente conforto e tranqilidade, uma vez que atualmente as contrataes de mo-de-obra para construo ou reforma tem sido feita por hora, por isso mesmo jamais o pedreiro poder ficar parado na obra por falta de material; 6) Outro ponto importante a composio do mix de produtos que so comercializados na loja, que pode ser bastante varivel, como incremento o empresrio poder agregar outros itens que no se destinam exclusivamente a construo ou reforma de um imvel, por exemplo: a. Varais para roupas; b. Cabideiros e porta toalhas; c. Suportes variados; d. Materiais eltricos e hidrulicos; e. Utilidades domsticas variadas; f. E num ponto mais arrojado at mesmo produtos eletroeletrnicos, como exemplo, fogo de bancada, forno de embutir, etc. Desta forma a loja de material de construo transforma-se em numa loja que poder-se-ia denominar Lar & Construo, gerando assim um diversificao de produtos para venda e tambm agregando valor ao seu empreendimento, buscando com isto aumentar o fluxo de pessoas dentro de seu estabelecimento no menor espao de tempo possvel e ainda aumentar a permanncia dos clientes na sua loja alm de possibilitar comodidade e facilidade aos clientesno momento da compra. Salienta ainda que a composio do mix de produtos para uma loja de material de construo que esteja sendo concebida combinar os itens a serem comercializados com o tipo de pblico e necessidades momentneas, por exemplo: a) Se a loja for montada em um bairro que esteja sendo implantado/nascendo, o ideal reforar o estoque de materiais bsicos, como areia, cimento, brita, ferro, tijolos, encanamento, fiao e tinta. b) J em casos de bairros formados ou estgio avanado de formao provavelmente a demanda dos clientes ser por produtos de acabamento, tipo pisos, azulejos, materiais sanitrios, metais, iluminao e acessrios para banheiros. Entende-se importante ressalvar que para compor uma loja na estrutura sugerida acima poder requerer um volume maior de recursos do empreendedor como base de seu Capital de Giro inicial. Isto porque os custos para esta implementao tendem a ser maior, no entanto nada que um bom projeto que contemple todas as fases do negcio e um plano de negcio bem estruturado no consiga direcionar o empresrio para o caminho que pode ser trilhado com maior segurana.

Divulgao
O meio de divulgao deste segmento empresarial so os tradicionais, como exemplo cita-se:

-Propagandas em Rdio e TV; -Folder, cartazes e cartes de visita; -Publicao em jornais. Alm destes mecanismos de divulgao o empreendedor dever apresentar toda a sua criatividade e identificar meios de publicidade de sua empresa inovadores e que capazes ampliar o foco de sua atuao, como exemplo poder-se-ia sugerir a incluso de um consultor comercial que estaria visitando o cliente diretamente no local de realizao de sua obra buscando atend-lo em suas necessidades no momento que o mesmo mais precisa. No entanto a visita deste consultor comercial no deve ser apenas para vendas, mais sim agregar a tais visitas elementos tcnicos de orientao ao cliente, criando assim um elo de respeito, confiana e cumplicidade, j que as orientaes prestadas tem que ser precisas e no podem falha. Ressalta-se no entanto que a propaganda tradicionalssima que a do boca-a-boca ainda continua sendo, sem sombra de dvida, a melhor forma de divulgao, pois tal divulgao desinteressada, se tornando uma mdia indireta, por isso mesmo fortemente eficaz.

Dicas do Negcio
O empreendedor deste segmento empresarial dever estar ciente de sua responsabilidade, que vai desde a sua entrega total ao comrcio bem como ser uma pessoa que tem muita habilidade em se relacionar com outras pessoas de qualquer nvel social e ser sempre agradvel, pois o proprietrio sempre ser o espelho de seu negcio. Cita-se abaixo alguns pontos que no podem ser deixados de lado em qualquer negcio e que no diferente para uma loja de material de construo: -Jamais deixar de acompanhar os avanos tecnolgicos, principalmente quando o estabelecimento comea a apresentar crescimento, por isso muito importante ter uma boa estrutura de microcomputadores para instalar software de controle de estoque e auxilio na gesto do negcio; -Manter um bom relacionamento com todos os clientes e processar troca de informaes, pois estes sempre poder estar lhe trazendo o sentimento real e desinteressado sobre o seu comrcio, por isso o relacionamento interpessoal uma grande ferramenta; -Atentar tambm para que o sistema de entrega em domiclio no seja apenas um servio complementar disposio do cliente, mais sim que seja um servio eficiente e que cumpre os horrios acordados para entrega e tambm que se realize com muita presteza e com funcionrios vestidos adequadamente, de preferncia uniformizados, penteados e acima de tudo que faam com prazer o seu trabalho. Complementa ainda o tpico Dicas do Negcio: -Atentar que nem sempre o cliente tem condies de transportar o que foi comprado, por isso o servio de entrega dever estar sempre a disposio; -O local da implantao da loja deve ter espao disponvel para futuras ampliaes; -No incio da loja de material de construo melhor comprar os produtos de uma distribuidora. Apesar

dos preos serem um pouco mais alto do que as compras diretas da fbrica, torna-se possvel adquirir pequenas quantidades e tambm negociar prazos diferenciais e ainda at mesmo possibilidade de devoluo de mercadorias que no tem comercializao; -Inicie seu negcio com os dois ps bem firmes no cho, ou seja, no alce vos mais altos que suas possibilidades econmicas e financeiras; -Busque incrementar outros itens ao seu mix de produtos a medida de seu crescimento natural, evite operaes de riscos; -Sempre oua o cliente, pois a sabedoria humana incomparvel, por isso respeite cada pessoa que busque seu estabelecimento comercial; -Tenha flexibilidade em suas negociaes com seus clientes, pois a implantao de vendas somente a vista poder inviabilizar seu negcio, no entanto isto no significa que deve-se vender a prazo aleatoriamente, a loja dever ser dotado de um setor de cadastro que possibilite avaliar o crdito de cada cliente interessado. Desta forma mantendo a precauo comercial necessria poder-se- comercializar com reduo no risco.

Caractersticas especficas do empreendedor


Como dito em vrios itens anteriores, a principal caracterstica do empreendedor ser uma pessoa fcil convivncia com o pblico em geral, tenha grande habilidade no ato de servir o prximo, que neste caso o seu bem mais precioso, ou seja o CLIENTE. O empreendedor tem que ser uma pessoa que consiga enxergar alm do que a vista consegue ver, ou seja, ser arrojado o suficiente para perceber momentos adequados para com movimentos sincronizados e seguro possa sempre estar um passo a frente de seus concorrentes, fazendo assim com que seu empreendimento seja modelo e no apenas mais um no segmento. Como em qualquer segmento empresarial, as principais caractersticas do empreendedor so: a) Arrojo comercial e empresarial; b) Disponibilidade para investir no incio de um novo negcio; c) Estar preparado para aceitar as inovaes tecnolgicas e assumi-las em seu empreendimento; d) Ter conhecimento do negcio, evitando sempre as aventuras empresariais uma vez que o mercado no perdoa amadorismo; e) Denotar habilidade e conhecimento com o ramo de materiais de construo, contudo caso no tenha amplos conhecimentos o empresrio dever se esforar ao mximo para se familiarizar com tal segmento.

Bibliografia Complementarwww.sebraees.com.br
www.anamaco.com.br www.feicon.com.br www.fenavid.com

Das könnte Ihnen auch gefallen