Sie sind auf Seite 1von 25

CENTER FISIO - IMES

INSTITUTO MINEIRO DE ESTUDOS SISTMICOS

Acupuntura e Dermatologia Funcional (Esttica)


Center Fisio - IMES 1

ACUPUNTURA DERMATO FUNCIONAL


H muitos sculos, as gueixas e concubinas elegantes pintavam-se, maquilando seus rostos, cuidando de suas unhas e cabelos. Na China e ndia Antigas, costumava-se mascar cabeas de cravo para manter o hlito saudvel e fresco. Muitos eram os livros que citavam receitas de preparados indicados para os cuidados do corpo. No Chan Hai Ching, encontram-se preparaes para fazer com que as rugas desaparecessem e revitalizar a pele cansada. Como em todo o conhecimento oriental, a esttica tem razes muito profundas com os aspectos religiosos, como Budismo e o Taosmo. A beleza nasce de um estado interior. No h beleza exterior sem mente e esprito tranqilos. Os cuidados com o corpo tem levado cada vez mais pessoas a procurarem profissionais que sejam capazes de cuidar de sua sade como um todo, tanto interna, quanto externamente. No Ocidente, a esttica considerada como o estudo das condies e dos efeitos da criao artstica, enquanto a beleza a qualidade do belo; que tem forma e propores perfeitas; que agradvel aos sentidos. No Oriente existem duas palavras que podem definir o que difere beleza de esttica. Uma destas palavras Kirey, usado com a mesma interpretao de beleza no Ocidente. A outra palavra Shibumi, significa um estado de beleza que transcende o que pode ser visto, um exemplo so os arranjos do Ikebana, a arte de arranjos florais japoneses, os quais alm de serem bonitos nos passam um sentido de paz e beleza interior. Dos diversos tratamentos em esttica da rea das terapias alternativas, um dos que vem ganhando cada vez maior aceitao entre as pessoas a ACUPUNTURA; originria na China h mais de 4000 anos, esta terapia baseia-se na existncia de uma energia vital, denominada de Chi ou Qi, circulando no corpo gerando o estado de sade. Caso alguma condio interna ou externa bloqueie o fluxo desta energia, que percorre o corpo em canais de energia __ tambm denominados de meridianos, surgem distrbios que resultam nas mais diversas patologias. Estes bloqueios podem ser corrigidos atravs de diversos mtodos. No caso da Acupuntura so usadas agulhas para esta finalidade, aplicada sem pontos especficos do corpo. Em esttica, a acupuntura deve ser considerada como uma tcnica complementar ou de apoio no tratamento convencional. Agulhas: as agulhas na acupuntura podem ser de ouro (para tonificao) ou de prata (para sedao). Atualmente encontramos agulhas de ao inoxidvel, o que permite a reduo dos custos, sendo de grande flexibilidade e firmeza, garantindo maior segurana na sua aplicao. Na aplicao em esttica facial recomenda-se o uso de agulhas curtas (3-5mm) e finas. Podem ser usadas agulhas coreanas, chinesas ou japonesas descartveis ou de uso individualizado. Apesar da possibilidade, evite o uso de agulhas que 2 Center Fisio - IMES

tenham passado por quaisquer processos de esterilizao, mesmo que demonstrada eficincia. Antes de sua utilizao deve-se verificar se suas pontas so como aponta de uma folha de pinheiro, nem cega, nem torta. Agulhas com resduos em suas paredes tambm devem ser descartadas. Aplicao: a tcnica mais simples, prtica e principalmente higinica praticada com o uso do mandril, para se ter segurana quanto profundidade inicial que a agulha ir atingir. Posio do paciente : deve estar deitado ou ligeiramente reclinado, sendo esta a melhor disposio. Manipulao: aps realizada a aplicao, o paciente deve sentir o ponto da acupuntura trabalhado. Esta sensao pode ser sentida tambm pelo acupunturista e denominada de Te Chi. Ela costuma ser referida de vrias formas tais como uma ligeira fisgada, adormecimento, peso ou como se estivesse sendo puxada ou empurrada. A dor tambm referida como Te Chi, porm no o melhor sinal. Caso o cliente refira sentir dor forte e incomodo no local de aplicao, recomenda-se a remoo da agulha pois pode ter ocorrido falha na insero, mau direcionamento da agulha, insero muito profunda ou insuficiente, paciente com grande deficincia ou excesso de Qi. Aps a aplicao, podem ser usados vrios meios de se trabalhar o Ki, tonificando ou dispersando sua passagem pelo ponto e meridiano. Destas as mais fceis so: 1-uso de agulhas de ouro (tonificar) ou de prata (sedar) 2- girar entre os dedos no sentido horrio (tonificar) e anti-horrio (sedar) 3- toques leves com aponta do dedo ou raspando o corpo da agulha com a unha (equilbrio) 4- direcionar a agulha no sentido do meridiano do ponto aplicado(tonificar) e contra a corrente de energia (sedar). Este mtodo implica no conhecimento prvio da direo que o Ki apresenta em cada um dos meridianos de acupuntura, em especial os meridianos que percorrem a regio facial. Durao da aplicao: depender do estudo de cada cliente, das condies e necessidades individuais. Geralmente so prescritas de 10 a 15 sesses, de10 a 15 minutos cada uma para uma resposta adequada. Complicaes: caso haja sangramento estes podem ser facilmente contornados aplicando-se um pedao de algodo sobre a regio. Caso puncione uma pequena artria, a compresso deve ser feita imediatamente Center Fisio - IMES 3

e por um tempo maior, sendo que pode haver a formao de um pequeno hematoma que desaparecer em pouco tempo. A quebra ou entortamento das agulhas so muito difceis de ocorrer pois a tcnica no envolve o aprofundamento da agulha em estruturas de grandes musculaturas. Infeces so evitadas aplicando-se procedimentos corretos de assepsia e higiene.

A PELE
o revestimento externo do corpo, um importante rgo de delimitao entre o meio externo e interno. Sua extenso na superfcie de aproximadamente 1,5 a 2,0 m2.

Figura 01 Exerce proteo contra agentes externos, contra variaes da temperatura (atravs de seus vasos sanguneos, glndulas e do prprio tecido adiposo que se encontra sob ela). Colabora com o mecanismo de termorregulao do corpo, contra os raios ultra violeta, atravs de um pigmento, a melanina, e tem funo excretora, atravs de suas glndulas sudorparas e sebceas que secretam e eliminam vrias substncias.

EPIDERME
Camada extensa e delgada da pele. constituda de tecido epitelial de revestimento, possui vrias funes e est separada da derme pela membrana basal, nela h ausncia de vasos sanguneos e linfticos, porm existem inmeras terminaes nervosas livres. 4 Center Fisio - IMES

dividida em 05 camadas:
CAMADA BASAL ou GERMINATIVA
esta camada que forma novas clulas e contm melanina.

CAMADA ESPINHOSA
Oferece maior proteo mecnica pele mediante um sistema de trao elstica.

CAMADA GRANULOSA
a responsvel por recolocar na superfcie da pele as clulas mortas.

CAMADA LCIDA
Corresponde ao conjunto das primeiras clulas anucleadas, e devido a presena de uma substncia oleosa denominada eleidina mostra-se translcida.

CAMADA CRNEA
Constitui uma barreira que proporciona proteo mecnica e qumica.

DERME
Consiste em tecido conjuntivo. rica em substncia fundamental tem muitas fibras colgenas que mantm a hidratao e elasticidade da pele. bem vascularizada e nela que encontramos os anexos cutneos (folculos pilosos, glndulas sebceas e sudorparas). formada por duas camadas:

CAMADA PAPILAR
Tem como funo nutrir a epiderme.

Center Fisio - IMES

CAMADA RETICULAR
Contm nervos que reagem ao frio, ao calor e dor.

HIPODERME
tecido celular subcutneo adjacente. Tambm chamada de panculo adiposo. Tem funo prpria, pois possibilita o deslocamento da pele e a protege da perda de calor. D sustentao s camadas da pele e protege contra traumatismos os vasos e nervos que devem alcanar as partes superiores da pele.

OBESIDADE E CELULITE:
ndice de Massa Corprea: IMC = Kg/m2 Normal = abaixo de 25 Pesados = entre 25 a 29,9 Obesos = de 30 a 39,9 Obesos graves = acima de 40

Celulite:
Classificao: 0 sem casca de laranja; 1 com casca de laranja ao pinamento da pele; 2 com casca de laranja sem pinamento da pele; 3 com casca de laranja em qualquer posio; 4 di ao ser tocada, casca de laranja mais severa.

Causas:
Familiar, alimentar, desequilbrio metablico, stress, desequilbrio circulatrio, sedentarismo, cigarro, roupas apertadas, medicamentos (anticoncepcionais, antialrgicos).

Center Fisio - IMES

ORIENTE
Celulite : Sndrome de estagnao dos lquidos internos do corpo. Assim como na obesidade este acmulo de lquidos no corpo est relacionado com o elemento TERRA.

BAO
Transformao dos alimentos do corpo

separar os elementos impuros dos alimentos, que deveriam ser eliminados pelos processos naturais, dos elementos puros ou energticos.

Corpo acumula o impuro dentro de si

Dores e cansao corporal, pensamento confuso ou, no caso que estamos tratando, de gordura e celulite Temos ento o envolvimento completo do elemento Terra:

Preocupao Bao/Estmago Manifestao: Boca Sabor: Doce Tecido: Carnes (Gordura)

Center Fisio - IMES

CELULITE
uma palavra inapropriada para descrever os ndulos que aparecem causando ondulaes na epiderme, conhecida popularmente como casca de laranja.

FIBRO EDEMA GELIDE

( o termo que mais se aproxima do conceito de celulite). Analisando-se esse nome: Fibro : relativo fibrose Edema : reteno anormal de lquidos Gelide : aspecto de gel

FISIOPATOLOGIA
Segundo Barros (2001), primeiramente ocorre uma infiltrao edematosa do tecido adiposo a conseqncia no seu volume a hipertrofia tecidual.

Figura 02 8 Center Fisio - IMES

Afeta com freqncia a maioria das mulheres (95%) puberdade, gestao, ciclos menstruais Localiza-se em zonas muito especficas Freqentemente associada a lipodistrofia ou obesidade

Fatores Predisponentes
Sexuais os hormnios sexuais orientam a distribuio do tecido gorduroso, tanto no homem quanto na mulher. Na puberdade aparecem as caractersticas sexuais secundrias, com a formao e distribuio do tecido gorduroso. Estrgenos e progesterona orientam um tamanho maior dos adipcitos e um nmero maior em certos locais. A testosterona faz com que o tamanho e nmero dos adipcitos localizados nas regies trocantricas sejam reproduzidos. Nos homens celulite no comum por no apresentarem doses suficientes destes hormnios femininos que so os maiores desencadeadores de celulite. Quando surge principalmente pela adrenalina e aldoresterona. O uso de determinados medicamentos que contm hormnios auxilia na formao da celulite. Stress

considerado causa da celulite pelo fato de liberar determinados hormnios a ADRENALINA e Classificao da celulite
Podemos identificar 4 fases na formao do fibro edema gelide (celulite):

ACTH.

1. maior reteno de lquidos entre os vasos sangneos (capilares) e os tecidos, no local onde ocorre a troca de nutrientes; 2. maior concentrao de clulas gordurosas na regio. Neste momento j possvel notar as ondulaes na pele; 3. aparecimento de ndulos, nessa fase pode haver prejuzo da circulao em funo de microvarizes. Peso, cansao e dor tambm podem surgir; 4. o estado da fase 3 se intensifica. Center Fisio - IMES 9

Foto 01 Pontos para tratamento da celulite 1. 2. 3. 4. 5. F3, VB34, F14, B18 para drenar o fgado TA6 para mover o Qi e promover a transformao de fluidos no TA VC5, VC6 ajuda dispersar a umidade, harmoniza a via das guas VC9 transforma fluidos e alivia edema CS6 acalma o Shen, harmonia o Qi e dispersa a mucosidade

MTODO LOCAL
Coloca 8 agulhas ao redor de toda a rea, colocando uma nica agulha no centro e a outra no BP6 ou E36, para drenar muco umidade.

Tcnica de eletro tonificao


Eletroacupuntura na Dermato-Funcional
ELETROTONIFICAO Freqncia menor (1 a 10 Hz) At 15 minutos Onda espiculada ou dente de serra Densidade corrente maior (agulha fina) ELETRO-SEDAO Freqncia maior (50 a 100 Hz) 20 a 60 minutos Onda quadrada ou retangular Densidade corrente menor (agulha grossa)

10

Center Fisio - IMES

5 TIPOS DE OBESIDADE
No caso da obesidade a mais comum a que envolve os elementos MADEIRA FOGO TERRA. Nesta famlia encontramos pacientes com caractersticas bsicas que os diferenciam: Madeira: Obesidade emocional Fogo: Obesidade mental compulsiva Terra: Obesidade fisiolgica

MADEIRA
IG4 Expele o Vento Calor (orientando a agulha para P10) VB20 Elimina o Vento Interno Modera o Yang do Fgado (orientar agulha para os olhos do lado oposto agulha) F3 Movimenta o sangue e alivia a estagnao (agulha apontando para R1)

FOGO
P5 Estimula a descida e disperso dos fludos (agulha orientado para TA10) CS6 Acalma a mente Promove a circulao do Ki nos 3 aquecedores (agulha orientado para TA5) R3 Nutre o Ki dos Rins (agulha orientado para B60)

TERRA
E25 Elimina a estagnao dos alimentos (agulha orientado para VC4 -Ming Men) E36 Elimina mucosidade (aplicao perpendicular) TA8 Regula os 3 aquecedores e promove o movimento intestinal (perpendicular) BP6 Elimina a umidade e mucosidade Acalma a mente e induz ao sono. (agulha orientado para E40).

PONTOS SINTOMTICOS
E22 3 tsun acima do umbigo e 2 tsun linha mdia do corpo E25 linha do umbigo e 2 tsun da linha mdia do corpo E28 3 tsun abaixo do umbigo e 2 tsun da linha mdia do corpo Center Fisio - IMES 11

Obesidade Localizada: a barriguinha flcida


VC12 coincide com plexo solar F13 associar com BP6 e F3 (afinar cintura) apontar para o umbigo VB21 ansiedade (agulha apontada para VC17)

Tringulo de MOXA
Elimina estagnao de sangue que impede funcionamento do BAO, geralmente associado com irregularidades na menstruao e edema pr-menstrual. CS8 velhice precoce E41 melhora mobilidade intestinal (paciente que come pouco e sente empaxado) B20 Bei Shu do Bao (estimula a digesto)

Gordo Yin/ Gordo Yang


Frio, mole, sem graa, Belisca (bolinho) No ativo duro, quente gostoso gosta de comer ativo Festeiro

Gordo Yin
Salada fria, porm condimentada (mostarda em gros, pimenta, bacon) Fruta em calda com canela ou cravo Papaia, melo com presunto, manga Carne vermelha Queijos amarelos Ch

Gordo Yang
Salada fria com azeite e limo 12 Center Fisio - IMES

Abacaxi, melancia Queijos branco, laticnios e derivados Carne branca * Talvez chocolate amargo.

Tratamentos
Diminuir apetite VC12 E36 E44 Tirar fogo do estmago compulso E36 e E44 Psicolgico VG20, Yin tang, VC17, C7 Regulao do F VB34 e F3 (H) Tonificar BP (Shu Mo e Fonte com moxa) Estimular diurese VC4 e R7

FITOTERAPIA
DESINTOXICAM O CORPO
Bardana (Gob): Raiz longa e delgada usada na culinria Japonesa e Chinesa, sendo geralmente servida em refogados. Possui uma casca marrom que no deve ser retirada, mas bem limpa com uma escova. No Japo costuma ser indicada para evitar clculos renais, reumatismo e problemas da vescula. Seu uso tpico indicado para limpeza de pele, misturada com outras ervas e vegetais. Atua tambm no tratamento de furnculos e queda de cabelo, mas com controle do profissional especfico. Segundo a tradio oriental, a bardana age nos Rins, Fgado, Vescula Biliar, Sistema Digestivo e nas Articulaes. Desintoxica o corpo elimina o vento calor, alm de revigorar as funes sexuais e o Yang dos Rins. Banch: mistura de partes da planta de ch, indicada aps cada refeio, facilita a digesto. Contm vitaminas C e E. Center Fisio - IMES 13

Umeboshi: Conserva salgada de um fruto, o Prunus mume, da famlia das ameixas e damascos. Consumida na China e Japo. Possui caractersticas Yang, sendo que previne anemia, acne, priso de ventre, mau hlito, inflamaes, ressaca, enjos, gripes e resfriados. Fortalece gestantes e convalescentes de cirurgias; auxilia na absoro de nutrientes; tem ao desintoxicante e revigorante. Na dieta macrobitica, recomendase a ingesto de um fruto por dia para tonificar o organismo e limpar as impurezas do sangue. Por conter muito sal, usado em sua conserva contra-indicado em hipertensos.

ESTIMULAM O ORGANISMO
Ginseng: Jen Shen: Raiz Homem. Indicado como tonificador do metabolismo, sendo usado em tratamentos de cansao, esgotamento fsico e mental, perda da energia vital. Seu uso prolongado d vigor ao corpo e prolonga a vida. Os melhores so a variedade Coreana. Shiitake: cogumelo grande, com chapu de at 5 cm de dimetro. So ricos em vitaminas e protenas. Tem colorao marrom na parte de cima do chapu e esbranquiados embaixo. Algas Marinhas: existem diversas espcies usadas na culinria oriental. As mais conhecidas so as variedades Kombu e Wakame. Zedoria (Gajitsu): originrio da sia, esta raiz com odor semelhante cnfora e de sabor semelhante ao gengibre, apresenta uma cor azulada quando est em condies ideais de utilizao. Entre seus efeitos encontramos que carminativo (elimina gases); eupptico (facilita a digesto); protege o fgado e misturado comida saciedgeno, sendo um excelente coadjuvante no tratamento da obesidade. Alm disso contm vrias das principais vitaminas essenciais ao organismo. Olong Ch: ch Chins com propriedades rejuvenescedoras e energizantes.

FAVORECEM O EMAGRECIMENTO
Kitosan: Fibras extradas de crustceos, que tem a capacidade de reter gorduras e ajudar em sua eliminao. Clorela: alga verde microscpica unicelular, que apresenta uma composio de 65% de protenas e um alto teor de triptofano, atua a nvel do sistema nervoso central do crebro em uma rea especfica onde se localiza o centro de saciedade, que nos diz se j comemos o suficiente, acionado lentamente, enquanto a boca e o estmago trabalham rapidamente. Assim, antes que o crebro nos diga que j comemos o suficiente, o estmago est acumulando muito mais alimentos do que o necessrio. O triptofano da clorela ajuda o crebro a responder antes, fazendo com que o centro de saciedade cerebral dispare antes mesmo que o estmago tenha tempo de se empanturrar de comida que no ser devidamente aproveitada pelo corpo, sendo armazenada na forma de gordura. 14 Center Fisio - IMES

Centella Asitica: planta presente na farmacopia oriental h milnios, sendo que existem registros de seu uso h mais de 3.000 anos na ndia. conhecida tambm como Erva do Tigre, pois estes animais costumavam comer dela quando estavam feridos. Seus princpios ativos, entre eles o asiaticoside, tem ao principalmente na circulao venosa, porm no tratamento de esttica, como na celulite e gordura localizada, que seus efeitos so mais conhecidos, sendo que costuma ser usada nos tratamentos destes estados atravs de mesoterapia e ionizao. Gingko Biloba: existe na China a mais de180 milhes de anos, o que a faz contempornea aos dinossauros. No Japo conhecida como Yin Kuo que significa fruto de prata. Quando a bomba atmica explodiu sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, esta planta foi a nica a sobreviver. um potente vasodilatador, aumentando a circulao sangnea e tem uma excelente ao antioxidante. Possibilita o aumento de neurorreceptores e conexes entre clulas nervosas, melhorando a performance intelectual, em idosos e jovens. Costuma ser indicada nos tratamentos de zumbidos, vertigens e labirintite. conhecida tambm por ter ao nos casos de impotncia, sendo muitas vezes indicada como afrodisaco. Em cosmtica, preserva estruturas moleculares e aumenta a absoro de cremes pela pele. Agar-agar (Kanten): obtida pelo cozimento prolongado de certas algas, como a Gelidium cartikagineum e Gracilia confercoides, encontrada na forma de cpsulas ou em p, com a qual pode-se preparar uma espcie de gelatina. rica em vitaminas, alm de vrios oligoelementos importantes. Um de seus principais usos como auxiliar nos tratamentos de obesidade, por induzir a sensao de saciedade, alm de apresentar um baixo teor calrico.

ESTRIAS
uma atrofia tegumentar adquirida, de aspecto linear, algo sinuosa, em estrias de um ou mais milmetros de largura, a princpio avermelhadas, depois esbranquiadas e abrilhantadas (nacaradas). Dispem-se paralelamente umas s outras e perpendicularmente s linhas de fenda da pele, indicando um desequilbrio elstico localizado, caracterizando, portanto, uma leso da pele. Apresenta um carter de bilateralidade, isto , existe uma tendncia da estria distribuir-se simetricamente em ambos os lados (GUIRRO et al, 2002). De acordo com a evoluo e microcirculao drmica, so classificadas em: ROSADAS NACARADAS OU ATRFICAS Localizao: HOMENS:Ombros, abdomen, ndegas. MULHERES: Ndegas, flancos, abdomen, culotes, coxas e mamas. Center Fisio - IMES 15

ETIPATOGENIA
PR DISPOSIO GENTICA TEORIA MECNICA ESTIRAMENTO:PRTICA DE ESPORTES, TRAUMATISMOS, HBITOS

TEORIA HORMONAL
Na puberdade, ocorre liberao de estrgeno e progesterona, que aumenta nmero de adipcitos e leva a uma hiperplasia regies ginides; devido ao crescimento rpido at 13 anos, principalmente. Ocorre um aumento na globulina ligada ao cortocosteride que leva a um aumento do cortisol livre ocasionando quebra da fibra colgena, ocasionando um aumento do metabolismo protico degradando as fibras elsticas. H um nmero acentuado de fribras colgenas que se dispem paralelamente superfcie cutnea, para que as fibras elsticas fiquem grandes e inteiras.

TALASSOTERAPIA
TRATAMENTOS COM ALGAS MARINHAS Os oceanos ainda mantm segredos que desconhecemos e outros que muitas vezes deixamos de utilizar por simples desconhecimento de suas incrveis propriedades. Dentre a variedade de plantas, animais e outros elementos que podemos obter dos mares, as algas so certamente um dos mais importantes. Estas plantas podem alcanar tamanhos gigantescos em alto mar, sendo classificadas de acordo com a cor : verdes, vermelhas ou pardas. So preservadas atravs do ressecamento, o que normalmente faz com que percam sua cor original, o que pode dificultar este mtodo de classificao por um leigo. As algas so teis tanto para a alimentao como para fins teraputicos, deve ser extrada de guas no poludas, sendo que me muitos lugares, como na China e Japo, so cultivadas em fazendas martimas. Quando corretamente desidratadas podem preservar todos os seus elementos naturais, como minerais e oligoelementos (iodo, ferro, sdio, potssio, magnsio, cobalto, zinco, etc), aminocidos, glicoprotenas, acares, vitaminas (A, B1, B2, B6, B12, C, D, E), alm dos componentes energticos, conforme descreve a medicina macrobitica, que recomenda seu uso no tratamento de diversas molstias, em especial as da pele. Indicadas para tratamentos de flacidez e celulite, rejuvenescimento tecidual, alvio de dores e fadiga muscular, recuperao da vitalidade capilar, tratamento da acne e herpes, aliviam dores provocadas por queimaduras solares, ao bactericida e hidratante, suavizam e cicatrizam rachaduras nos ps, tratamentos de micoses, limpeza e nutrio da pele, preveno de estrias e rugas. 16 Center Fisio - IMES

ESTTICA FACIAL
Pontos de acupuntura facial: 1-Vb____: clareia a mente e os pensamentos. Atua sobre a atividade dos intestinos delgado e grosso. 2-TA ____: promove a tonificao dos msculos do corpo. 3-E____ e____ : desintoxica o corpo e regula a respirao. 4-B____: atua no bao e pncreas, melhorando o metabolismo e digesto. 5-VG ____: regula a ao hormonal. 6- VC ____: melhora a eliminao dos resduos alimentares, evitando que se acumulem nos tecidos corporais. 7- E____: atua no fgado e pulmo, purificando o sangue evitando o acmulo de lquidos no corpo. 8- IG ____: estimula a desintoxicao corporal. 9- Yin Tang: estimula a desintoxicao pineal e hipfise.

Figura 03

Figura 02 Center Fisio - IMES 17

COMBINAO DE PONTOS PARA ESTTICA FACIAL


ACNE:
Na regio da testa: tonificar pontos extra 1 e TA 23; sedando pontos VB 14 e extra 7 Na regio do rosto: tonificar pontos IG 19 e E 4; sedar pontos IG 20 e E 2. Pontos complementares: ponto extra 8 tonificar

Pontos sistmicos:
IG 4 entre dedos indicador e polegar, a uma polegada da prega. F 3 entre o primeiro e o segundo metatarsos, na depresso dorso do p. VC 17 entre os mamilos, no centro do corpo.

Outra opo para acne (calor/mucosidade)


Sedar BP6 e F3 Tonificar BP9 Picar perpendicular P5

OLHEIRAS
Tonificar: TA 23 e E 2 Complementares: ponto extra 8, com massagens de movimentos circulares. Sistmicos: R1-na sola do p, E 36.

PS DE GALINHA
Tonificar TA 23 e ponto extra 8; sedando E 2 e E 4 Complementares: sedar ponto extra 1 Massagem com abertura do ponto extra 8 Sistmico: R1 e VC 17

RUGAS PERI BUCAIS:


Tonificar IG 20 e E 4; sedando IG 19 e VG 26 ou Tonificar E 3 e VC 24; sedando E 4 Complementar: combinar tonificao de IG 20 e sedao de E 4. Sistmico: IG 4, E 36, VC 17 18 Center Fisio - IMES

REJUVENESCIMENTO
Tonificar ponto extra 1 e ponto extra 8, sedando E 4 Sistmico: E 36, R1, VC 17

BOLSA NOS OLHOS


Tonificar R7 / Sedar BP6 RUGAS DA TESTA E BIGODE CHINS

BO-SHIN
APLICADO AO SHIATSU FACIAL E TUIN
DIAGNSTICO VISUAL
Na terapia oriental, utiliza-se o diagnstico visual, chamado BO-SHIN. Ele se baseia na capacidade de compreender as condies internas do corpo atravs da observao de seus aspectos externos. Cincia muito antiga, muito utilizada pelos mdicos orientais, constitui hoje um importante recurso de diagnstico da medicina natural, e se baseia na anlise de manchas, rugas, marcas, sinais, dilataes, inchaos, e mesmo na forma natural de uma determinada rea. O diagnstico visual utilizado especialmente na acupuntura. Esse diagnstico abrange no s a face, mas todo o corpo, detectando as disfunes dos rgos; porm, como o trabalho que estamos apresentando refere-se ao rosto, nos dedicaremos apenas a essa regio. Segundo a medicina oriental, a doena tem sua evoluo em trs fazes especificas: transtornos energticos, transtornos funcionais e transtornos orgnicos. Pela tica oriental toda doena, de qualquer natureza, reflete, sem duvida um desequilbrio energtico. Portanto, o diagnstico visual visa detectar o desequilbrio, raiz de qualquer doena. Com certa habilidade, isso poder ser feito com bastante antecedncia, o que faz com que esta cincia seja, antes de tudo, uma medicina preventiva. Se o desequilbrio for detectado em tempo, evitar-se- que o mesmo evolua, transformando-se em uma molstia ou, pior, num mal incurvel. Na verdade, a imagem externa reflete o quadro interno das pessoas.

EMOES ACUMULADAS
Nosso corpo sofre tambm os efeitos das emoes a que somos submetidos diariamente e que vamos depositando em nosso ntimo, uma aps a outra. Essas emoes acumuladas causam um efeito profundo em nosso corpo, e suas marcas vo deixando sinais visveis. Na antiga medicina chinesa, cada Center Fisio - IMES 19

emoo corresponde a um rgo ou vsceras, ou seja, alegria demais machuca o corao; a tristeza machuca o pulmo; a raiva machuca o fgado; a angstia machuca o bao e o pncreas; o medo machuca o rim. O termo machuca significa que o sentimento, a emoo, influi ou interfere nos rgos do corpo humano. O terapeuta, atravs do tato e dessa observao visual, poder analisar as condies do paciente como se estudasse um mapa, percorrendo os meridianos- canais que transportam a energia vital e, paralelamente, tratando os efeitos causados por essas emoes nos diversos rgos, equilibrando seu funcionamento e suavizando as marcas deixadas tambm na aparncia e, nesse caso, na face. Como dizem os orientais, um rosto belo espelha o equilbrio interior.

O MAPA DA FACE
Vejamos, pois, as correlaes entre os rgos e o aspecto externo do nosso rosto. REA 1 Bolsas e inchaos na regio abaixo da plpebra inferior podem indicar um acmulo de lquido e rins sobrecarregados. REA 2 Rugas ou sulcos entre as sobrancelhas apontam para disfunes do fgado ou da vescula biliar. REA 3 Regio da testa, indica um desgaste orgnico generalizado. REA 4 A forma das sobrancelhas est relacionada com a funo das glndulas supra-renais. Quando se apresentam cadas sobre os olhos, denotando sinal de cansao, tornam a pessoa pouco resistente a situaes de estresse. REA 5 As rugas no canto externo dos olhos podem indicar excesso de hormnios no organismo. Pode ser causado por Hiperatividade dos ovrios, dos testculos, das supra-renais ou da hipfise, ou ento pela ingesto contnua e prolongada de hormnios sintticos (anticoncepcionais, por exemplo). REA 6 Regio do lbio superior, corresponde ao estmago, funo gstrica e as primeiras partes do intestino, o duodeno e o jejuno imediato. 20 Center Fisio - IMES

Os sinais anormais mais comuns so: rachaduras, sulcos, protuberncias, aftas, pontos esbranquiados, inchaos, palidez, vermelhido e outros. REA 7 Regio do lbio inferior, relaciona-se com o intestino grosso. O lbio inferior muito grosso, em geral, indica problemas nos intestinos. REA 8 A regio das mas do rosto indica a sade geral do organismo e, em particular, as condies da microcirculao corporal. Os pulmes esto refletidos nas bochechas. As bochechas sofrem mudanas principalmente em termos de cor, quando h algum problema nos pulmes. Bochechas coradas quando h inflamao, bochechas plidas indicam fraqueza dos pulmes. REA 9 Regio da ponta do nariz, corresponde ao corao e ao corao e ao sistema cardiovascular. Em geral, a ponta do nariz no apresenta sinais. Quando h vermelhido ou inchao, podem existir problemas de circulao, presso sangnea irregular. REA 10 A regio das asas do nariz fornece sinais importantes relativos ao estado dos pulmes. REA 11 Regio do queixo e abaixo do lbio inferior, corresponde aos rgos sexuais, aos rins e ao sistema nervoso autnomo. A forma do queixo revela o tipo de temperamento, indicando como a pessoa relacionase com a vida. REA 12 Regio dos sulcos descendentes laterais s asas do nariz, em direo as bordas da boca, no est relacionada especificamente com nenhum rgo, mas com todo o organismo. Traduz a condio geral do metabolismo e da sade energtica. REA 13 Regio do pavilho da orelha, uma das reas mais importantes do diagnstico visual. A forma e os sinais apresentados pela orelha oferecem valiosas informaes sobre a constituio e a sade de uma pessoa. Center Fisio - IMES 21

A partir dessa observao, podemos concluir que a beleza externa reflete o quadro interno das pessoas. A beleza vem de dentro, do perfeito funcionamento dos rgos. Percebendo isso, o shiatsuterapeuta saber se deve estimular ou acalmar os pontos vitais de seu cliente, propiciando um equilbrio e, e encontrando o equilbrio, o prprio organismo ir normalizar suas funes. Isto que chamamos de autocura. Artigo Revista Personalit Agosto/setembro de 2002. Autor: Prof. Hisayuki Yasui

Figura 04

22

Center Fisio - IMES

I - RUGAS FACIAIS
Regio Frontal: 1-Rugas horizontais (rides de la reflexion) Localizao: Horizontalmente na testa: pode ser nica, mas em geral so mltiplas. Tratamento: Sedar extra 3 e Vb 14 Tonificar: Extra5, Extra12 e TA 23 2- Rugas Verticais ( rugas de preocupao) Localizao: Verticalmente, entre as sobrancelhas, podendo abrir-se em leque discreto na regio central da fronte. Tratamento: Sedar: Yin Tang Tonificar: Extra3 (HM3) e Vb14

Figura 05

II- Regio Ocular


1- Rugas para-oculares em leque (ps de galinha) Localizao:Aos lados dos olhos, abrindo-se em leque, lateralmente, e por vezes no tero externo da pele logo abaixo da plpebra inferior. Tratamento: Sedar: E2, B2, E4 e Vb 1 Tonificar:HM3 e TA23 Center Fisio - IMES

23

2- Rugas Paranasais Localizao: aos lados do nariz, em geral oblquas de cima para baixo e de dentro para fora, desde as proximidades da ponte nasal na projeo do canto interno do olho, e at o sulco naso-geniano. Tratamento: Sedar: IG 20 e E2 Tonificar: E4, IG 19 e VG 26

Figura 05

III - Rugas Peribucais


1- Ruga da dentadura ( rugas da prtese dentria) Localizao: Em toda a extenso do lbio superior, verticalmente, freqentes aps ablao dentria e colocao de prtese. Tratamento: Sedar: VG26 e IG 19 Tonificar: E4, E3 e IG 20.

2- Ruga supramentoniana Localizao: Paralela ao lbio inferior, a meia distncia entre a borda deste e o queixo (mento). Tratamento: Sedar:VC24 Tonificar:E4 e VC 23 24 Center Fisio - IMES

Figura 06

Rugas parabucais proximais: Localizao: Prximas da comissura labial, iniciando-se ao nvel desta . Tratamento: Sedar: E4 Tonificar: E3 e IG 20 Rugas naso-queilo-genianas ou parabucais intermdias Localizao: desce continuando o sulco naso-geniano, quase paralela ruga parabucal proximal e lateralmente em relao a esta. Tratamento: Sedar: E4, E3 e IG 20 Tonificar: VG 26, VC 24 e IG 19

Figura 07 Center Fisio - IMES 25

Das könnte Ihnen auch gefallen