Sie sind auf Seite 1von 5

DISCENTE: ANA PAULA DISCIPLINA: HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA

A HISTRIA EM QUESTO (HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA CONTEMPORNEA) JOS ROBERTO DO AMARAL LAPA


FICHAMENTO ORIENTADO: Principais argumentos apresentados pelo autor; Apresentao do objeto de anlise do historiador; Fontes empregadas para a construo do trabalho; Autores com os quais Amaral Lapa dialogou para a construo de seus argumentos.

INTRODUO () uma avaliao da etapa em que se encontra a historiografia brasileira contempornea, bem como de suas tendncias e perspectivas, sob dois enfoques: 1) Os estudos de Histria do Brasil em geral, realizados ou em curso de realizao, por historiadores, brasileiros e estrangeiros nascidos nesse sculo. 2) Os estudos de Histria do perodo em que se acelera o processo de modernizao e desenvolvimento do Brasil feitos por historiadores, brasileiros e estrangeiros, nascidos nessa fase. (p.13) Considerarmos que a historiografia de um pas pode ser um dos melhores sintomas do amadurecimento ou no da sua cincia histrica. I. () soma de estudos dos seus historiadores (), isto , a analise dessa evoluo. (p.13) II. () tratamento que o seu estudo e compreenso receberam (), que por sua vez geraram a necessidade de os prprios historiadores acompanharem essa histria da Histria () . (p.13) III. A Histria encontrou uma denominao prpria para o exame da evoluo de seus estudos, para a histria da Histria (). (p.14) IV. Um interesse mais intenso por parte de um maior nmero de estudiosos pelo desenvolvimento da prpria cincia (). (p. 14)

Numa palavra, o historiador no pode ser um simples observador da realidade histrica, mas seu conhecedor. Da , o que ele produz, isto , o conhecimento histrico resultar de um processo de informao e compreenso. (p.14) A definio que propomos procura atender o circuito que vai do historiador - como agente produtor passando pelo processo de produo do conhecimento histrico para chegar a sua transmisso e consumo, isto , formao de uma memria, uma conscincia e uma prtica ideolgica por parte dos agentes que reproduzem, promovem a circulao, assimilam e interagem nesse conhecimento. (p. 15) A historiografia deve arrogar a si o prprio pensamento histrico, que o seu objeto, isto , no simplesmente o estudo da maneira de escrever (), mas a recriao da Histria , com toda a carga de responsabilidades em que essa tarefa implica. (p.17) (...) adotando-se a linha de anlise de Benedetto Croce que nos ensina ainda ser a Historiografia a conscincia que a Histria adquire de si mesma (Benedetto Croce, Op. Cit. p.142). (p.17) (...) a institucionalizao dos estudos histricos em nvel universitrio que permitiu seno o surgimento da Historiografia brasileira, pelo menos ensejou o seu amadurecimento. (p. 18) Preliminarmente, consideremos que os esquemas classificatrios correntes da populao de historiadores brasileiros ou o balizamento e as propostas de periodizao (), tem se limitado ao agrupamento pelas preferncias temticas dentro dos gneros histricos, como prope J. H. Rodrigues, ou pelos assuntos especializados () como encontramos na obra de N. W. Sodr ou ainda por grandes temas gerais e temas especializados () como vem no manual de R. Borba de Morais. (p.20) Entretanto, no terreno que se poderia chamar de especificamente historiogrfico, (), o seu recenseamento poderia ser assim distribudo: (p.21) 1) Anlises gerais qualitativas da produo (): A. P. Canabrava, Francisco Iglsias, Nelson Werneck Sodr 2) Anlises qualitativas por temas ou perodos: Caio Prado Jnior, Ceclia Westphalen, Charles Boxer, Bradford Burns, Giselda Mota, Amaral Lapa, Lus Lisanti, Odilon de Matos, Otvio de Souza, Pedro Campos, S. Buarque de Holanda, Stanley Stein, Thomas Skidmore, Vitorino Godinho 3) Anlise crtica das ideologias (): Carlos Mota, Emlia Viotti da Costa, J. H. Rodrigues, Pedro de Alcntara Figueira 4) Levantamentos descritivos, gerais ou setoriais (): Amrico Lacombe, Eurpedes de

Paula, Helio Vianna. (p.22) Isto posto, objetivamos () sondar os problemas com os quais se debate o conhecimento histrico e a Historiografia do Brasil, () tendncias gerais empricas e tericas (...) (p.23) TENDNCIAS I . Reinterpretao permanente do passado e do presente; (...) de maneira crescente e intensa, fundamentada no revisionismo factual e ideolgico, () estimulada pelos modernos recursos que so colocados ao alcance dos historiadores (...) (p. 29) II .Estudo da Histria Contempornea do Brasil; (...) diferentes teses vm sendo discutidas em obras recentes () para que se possa compreender de maneira mais profunda a estrutura e as alteraes conjunturais da sociedade brasileira neste sculo, (...) (p. 33) III . Inovaes nas tcnicas de pesquisa, no tratamento das fontes, na orientao metodolgica (); (p. 36) IV . Projetos de pesquisa interdisciplinares. (...) a participao do historiador em trabalhos coletivos (). (p. 36) TESES DE DOUTORAMENTO PAULO () evoluo temtica das teses de doutoramento apresentadas, durante trinta anos () tiveram um papel de destaque na renovao dos estudos de Histria do Brasil. (p. 37) () no que diz respeito Histria do Brasil, se iniciaram voltados para o perodo colonial () essa opo da USP marcaria de maneira enftica toda a evoluo at os nossos dias (...) (p. 41) O interesse mais recente pela Histria do Brasil contemporneo - Imprio e Repblica - determinado por um complexo de causas (): 1) Influncia de cincias sociais 2) A assuno, pelo historiador, de uma posio conjuntural crtica em relao poca histrica em que est vivendo. 3) A reformulao da viso do passado e o aceitamento do presente como objeto de estudo. 4) Interesse do historiador (). (p. 43) DEFENDIDAS NA UNIVERSIDADE DE SO

Para concluir, () estamos vivendo um momento de plena passagem de um quadro historiogrfico para outro, bastante diverso nas suas opes e tcnicas de investigao, mas no apenas nelas como na sua orientao ideolgica. (p. 44) PROJETOS DE PESQUISA FINANCIADOS PELA FAPESP A origem e contedo dos dados da FAPESP () so mais variados que os das teses de doutoramento apresentadas USP. () no s no tocante ao nmero de casos que atinge quase o dobro da USP, mas porque no compreendem, quanto ao seu objetivo, apenas teses de doutoramento, mas trabalhos que visam ttulos acadmicos mais altos (...). (p. 46) (...) se nota certa aproximao () no tocante ao incio tardio dos estudos sobre o perodo republicano, na primeira comearam em 1969 e na segunda em 1965. (p. 49) O MERCADO EDITORIAL Assim, a produo editorial, que naturalmente deve corresponder aos interesses do mercado leitor, permite avaliarmos uma outra dimenso das tendncias temticas da Historiografia brasileira. (p. 50) Dessa maneira, os cortes em funo do sistema poltico Colnia, Imprio, Repblica - () adquirem sentido em nosso trabalho na medida em que comportem perodos significantes dentro dos quais as mudanas e movimentos ocorrem desenvolvendo na maioria das vezes um ciclo vital. (p. 54) PERSPECTIVAS A fim de que no se desmemorize o pas, desfibrando a nacionalidade , preciso preservar o ensino e a redao da Histria para os historiadores com formao universitria. No se trata apenas de uma questo de informao e contedo, mas de postura cientfica diante da realidade brasileira, de maturao da cincia perante os centros de estudos histricos estrangeiros, como de colaborao e participao intelectual na discusso de problemas e das solues que so agitados em termos de Brasil. (p. 60) (...) amostramos quatro historiadores que a nosso melhor ver representam algumas das tendncias apresentadas pela Historiografia brasileira contempornea: Jos H. Rodrigues, Srgio Buarque de Holanda, Caio Prado Jnior e Nelson Werneck Sodr. (p. 60) Mas o que nos interessou foi que atravs dos quatro se tornou possvel situar tendncias predominantes, pelo menos at h pouco, nos campos mais expressivos da Historiografia brasileira. (p. 61)

Das könnte Ihnen auch gefallen