Sie sind auf Seite 1von 33

Toxicologia

APOSTILA TOXICOLOGIA

DE

Este trabalho foi preparado com a finalidade de conhecimentos a profissionais sem um treinamento especfico oferecer em toxicologia industrial, mas que podem ser chamados para descobrir e interpretar dados que so na sua maioria de natureza mdica. Acreditamos que, com a devida interpretao das informaes aqui contidas, o profissional da rea de segurana, medicina e higiene do trabalho ter um acrscimo de idias a respeito do vasto campo que a Toxicologia Industrial.

Joo A. munhoz@freenet.de

Munhoz

APOSTILA

DE

Definio de toxicidade TOXICOLOGIA


Toxicidade a caracterstica de uma molcula qumica ou composto em produzir uma doena, uma vez que alcana um ponto suscetvel dentro ou na superfcie do corpo. Perigo toxicolgico a probabilidade da doena poder ser causada atravs da maneira pela qual a substncia esteja sendo utilizada.

Aguda: este termo ser empregado no senso mdico para significar de curta durao. Quando aplicado para materiais que podem ser inalados ou absorvidos atravs da pele, ser referido como uma simples exposio de durao medida em segundos, minutos ou horas. Quando aplicado a materiais que so ingeridos, ser referido comumente como uma pequena quantidade ou dose. Crnica: este termo ser usado em contraste aguda , e significa de longa durao. Quando a referido como perodos materiais que com podem ser inalados ou absorvidos atravs da aplicado pele, ser prolongados ou repetitivos de exposio de durao medida em dias, meses ou anos. Quando aplicado a materiais que so ingeridos, ser referido como doses repetitivas com perodos de dias, meses ou anos. O crnico no se termo ao grau (mais severo) dos sintomas, mas se importar com a implicao de exposies ou refere doses que podem ser relativamente perigosas, a no ser quando estendidas ou repetidas aps longos perodos de tempo (dias, meses ou anos). Nesta apostila o crnico inclui exposies que podem tambm ser chamadas termo de e subagudas, como por exemplo algum ponto entre aguda crnica. Local: este termo se refere ao ponto de ao de um agente e significa que a ao ocorre no ponto ou rea de pode ser pele, membranas mucosas, membranas dos olhos, nariz, boca, traquia, ou contato. O ponto qualquer parte ao longo dos sistemas respiratrio ou gastrintestinal. A absoro no ocorre necessariamente. Sistmico: este termo se refere a um ponto de ao diferente do ponto de contato e pressupe que ocorreu absoro. possvel, entretanto, que agentes txicos possam ser absorvidos atravs de canal (pele, pulmes ou canal gastrintestinal) e produzirem manifestaes posteriores em um daqueles canais que no so um resultado do contato direto original. Desta maneira possvel para alguns agentes produzir efeitos perigosos em um rgo ou tecido como o resultado de ambas as aes local e simples sistmica. Absoro: diz-se que um material foi absorvido somente quando tenha alcanado entrada no fluxo sangneo e conseqentemente poder ser carregado para todas as partes do absor necessita que corpo. A passe atravs da pele, membrana mucosa, ou atravs dos alvolos pulmonares (sculos o substncia de a ar dos pulmes). Tambm pode ser se dar atravs de uma agulha (subcutnea, intravenosa, etc...), mas esta via no muita importncia em Higiene de Industrial.

Termos relacionados Toxicidade:

com

Classificaes de toxicidade
2

APOSTILA TOXICOLOGIA Uma explanao das classificaes de toxicidade dada pargrafos:

DE nos seguintes

U (Unknown - Desconhecida): esta designao se refere a substncias que se enquadram numa das seguintes categorias: 1. Informaes toxicolgicas no puderam ser encontradas na literatura e em outras fontes. 2. Informaes limitadas baseadas em experimentos com animais estavam disponveis, mas, na opinio de estas informaes no podem ser aplicadas para exposio humana. Em alguns casos, peritos, estas informaes so mencionadas com tal freqncia que o leitor poder saber que algum trabalho experimental foi desenvolvido. 3. Informaes e dados foram omitidos por serem de validade questionvel. 0 No txico : esta
designao se refere a materiais que se enquadram numa das seguintes categorias: 1. Materiais que no causam risco algum sob qualquer condio de uso. 2. Materiais que produzem efeitos txicos em humanos somente sob condies muito fora do comum ou atravs de dosagem excessivamente alta.

1 Levemente txico

Aguda local . Materiais que, numa nica exposio durante segundos, minutos ou horas causam apenas efeitos brandos na pele ou membranas mucosas indiferente da extenso da exposio. Aguda . Materiais que podem ser absorvidos pelo corpo por inalao, ingesto ou atravs da sistmica pele e que produzem somente efeitos brandos seguidos de uma nica exposio durante segundos, minutos ou horas; ou seguidos de ingesto de uma nica dose, indiferente da quantidade absorvida ou da extenso de exposio. Crnica . Materiais que, em exposies contnuas ou repetitivas, estendendo-se durante perodos de local meses ou anos,dias, causam apenas danos leves para a pele ou membrana mucosa. A extenso de exposio pode ser grande ou pequena. Crnica . Materiais que podem ser absorvidos pelo corpo por inalao, ingesto ou atravs da sistmica pele efeitos e que produzem somente brandos seguidos de exposies contnuas ou repetitivas durante dias, meses ou anos. A extenso da exposio pode ser grande ou pequena. Em geral aquelas substncias classificadas como sendo levemente txicas, produzem mudanas no corpo humano que so prontamente reversveis e que desaparecero ao trmino da exposio, com ou sem tratamento mdico.

2 Moderadamente txico

Aguda local . Materiais que podem em simples exposio durante segundos, minutos ou horas, causar moderados naefeitos pele ou membranas mucosas. Estes efeitos podem ser o resultado de segundos de exposio intensa ou exposio moderada durante horas. Aguda . Materiais que podem ser absorvidos pelo corpo por inalao, ingesto ou atravs da sistmica pele moderados e que produzem efeitos seguidos de simples exposio durante segundos, minutos ou horas, ou de ingesto de uma nica seguidos dose. Crnica . Materiais que, em exposies repetitivas ou contnuas, estendendo-se a perodos de dias, local meses ou anos, causam danos moderados para a pele ou membranas mucosas.

APOSTILA

DE

TOXICOLOGIA Crnica . Materiais que podem ser absorvidos pelo corpo por inalao, ingesto ou atravs da sistmica pele e que produzem efeitos moderados seguidos de exposio contnua ou repetitiva, estendendo-se por perodosmeses de dias, ou anos. Aquelas substncias classificadas como sendo moderadamente txicas, podem produzir mudanas irreversveis, bem como reversveis no corpo humano. Estas mudanas no so to severas para ameaarem a vida ou produzirem srias incapacidades fsicas permanentes.

3 Severamente txico

Aguda local . Materiais que, em uma simples exposio durante segundos ou minutos, causam danos pele ou membranas mucosas de severidade suficiente para ameaarem a vida ou para causarem danos fsicos permanentes ou at desfigurao. Aguda . Materiais que podem ser absorvidos pelo corpo por inalao, ingesto ou atravs da sistmica e de severidade suficiente para ameaarem a vida, seguido de uma simples que podem causar pele danos exposio durante segundos, minutos ou horas, ou seguido de ingesto de uma simples dose. Crnica . Materiais que, em exposies contnuas ou repetitivas, estendendo-se por perodos de dias, local meses ou anos, podem causar danos pele ou membranas mucosas de severidade suficiente para ameaarem a vida ou para causarem danos fsicos permanentes ou at desfigurao (mudanas irreversveis).

Crnica . Materiais que podem ser absorvidos pelo corpo atravs de inalao, ingesto ou sistmica atravs morte da pele e que podem causar ou srios danos fsicos, seguido de exposies contnuas ou repetitivasquantidades a pequenas durante perodos de dias, meses ou anos.

APOSTILA TOXICOLOGIA Definio de Toxicologia

DE

Em termos toxicologia pode ser definida como a cincia da ao de venenos em organismos simples, vivos. Toxicologia Industrial relacionada com o organismo humano e conseqentemente est coligada ao da no pode ser considerada uma cincia exata como a qumica, medicin . Desde que a campo medicina a fsica ou matemtica, o fenmeno da toxicologia no pode sempre ser previsto com preciso ou explicado com baseda nas leis fsica ou qumica. Este fato que no pode ser previsto, freqentemente reduz as concluses e decises para opinio melhor do fato. Genericamente Toxicologia Industrial relacionada com os efeitos de substncias que penetram falando, parte do corpo humano devido atividade em laboral das pessoas dentro de alguma indstrias.

Definio veneno

de

O veneno pode ser considerado como substncia que causa danos para os tecidos vivos, quando aplicados em doses relativamente pequenas. No sempre fcil fazer uma distino entre venenosa e no substncias . s venenosa s A considerao mais importante quando definimos o veneno , relacionar a quantidade ou dosagem termo da qual o produto se torna a partir perigoso.

Dosagem efetiva
Certas substncias podem causar danos quando aplicadas diretamente sobre a pele. Entre os fatores que so relacionados com dosagem efetiva, os mais importantes so: 1. Quantidade ou concentrao do material. 2. Durao da exposio. 3. Estado de disperso (tamanho da partcula ou estado fsico, por exemplo: ps, fumos, gases, etc...). 4. Afinidade com o tecido do corpo humano. 5. Solubilidade nos fluidos dos tecidos humanos. 6. Sensibilidade dos rgos ou tecidos do corpo humano. Obviamente existem possibilidades de grandes variaes em qualquer um destes fatores.

APOSTILA

DE

1- Threshold Limit Values -TLV (Valor do Limite de -formalmente a concentrao Tolerncia) mxima permitida. Nos Estados Unidos, o Valor Limite de Tolerncia (TL ou TLV) definido pela Conferncia Americana de Higienistas Industriais Governamentais tem recebido uma aceitao muito grande. De acordo com a Conferncia (ACGIH) estes valores representam condies sob as quais acreditado que aproximadamente todos os trabalhadores podem estar expostos, dia aps dia, sem efeitos adversos. Muitos dos Valores Limite de se referem a concentraes de mdia ponderada no tempo para um dia normal de Tolerncia trabalho, masnveis que no devem ser excedidos em nenhum alguns so momento. Prximos dos valores relatados para os TLVs esto os chamados padres de concentraes aceitveis promulgados pela Associao de Padres Americanos (ASA). De acordo com a ASA, estes padres so designados para prevenir: mudanas indesejveis na estrutura ou bioqumica do corpo; reaes funcionais indesejveis, que podem no ter efeitos perceptveis na sade; irritaes ou outros efeitos sensores adversos. Para gases e vapores, o valor Limite de Tolerncia comumente expresso partes por milho , que em (ppm) partes de gs ou vapor por milho de partes de ar no ambiente. Para partculas aerodispersides, fumos e nvoas e para algumas poeiras, o Valor Limite comumente 3) expresso em miligramas por metro cbico de ar (mg/m Para algumas poeiras, particularmente aquelas contendo slica, o valor Limite comumente expresso em milhes de partculas por metro cbico de ar. A aplicao literal do Valor Limite de Tolerncia perigosa pelas seguintes razes: a grande maioria de Valores Limites publicados so baseados tanto em especulao, opinio ou experincias limitadas em ratos, camundongos, porcos da ndia ou outros animais de laboratrio. Em poucos casos os valores foram estabelecidos firmemente com base a exposio de seres humanos, correlacionados com ambientais observaes adequadas. concentraes de materiais txicos ou perigosos, em qualquer ambiente de trabalho, raramente permanecem constantes durante um dia de trabalho. A ocorrncia de ondas bem conhecida. exposies industriais freqentemente envolvem misturas em vez de apenas um composto. Muito pouco se sobre os efeitos de sabe misturas. indivduos variam tremendamente na sua sensibilidade ou susceptibilidade para substncias txicas. Os que controlam esta variao no so bem entendidos. No deve ser considerado que fatores condies seguras para uma pessoa sero condies seguras para todos indivduos. existe talvez uma tendncia em considerar uma substncia meia txica em relao a outra se o Valor Limite for duas vezes maior. um simples valor do Valor Limite de Tolerncia comumente mencionado para substncias que ocorrem na forma de sais ou compostos de diferentes solubilidades ou de diferentes estados fsicos (por exemplo: chumbo, mercrio). o Valor Limite pode ser escrito em instrumentos legais (leis e cdigos) e desta maneira utilizado para diversos propsitos.

Mtodos Efetiva

de

TOXICOLOGIA expresso de Dosagem

APOSTILA

DE

Se as limitaes acima forem entendidas TOXICOLOGIA e aceitas, o Valor Limite publicado pode ser empregado com grandes vantagens prticas. A principal utilizao em conexo com projetos de sistemas de ventilao. Os profissionais de ventilao devem ter uma figura concreta (valor limite de contaminante permitido) para servir como base de desenvolvimento do sistema de ventilao. No deve ser considerado, entretanto, que o atendimento da concentrao abaixo do Valor Limite publicado necessariamente ir prevenir todos os casos de envenenamento ocupacional; nem que concentraes que excedem os limites tero necessariamente como resultados casos de envenenamento. O conceito conhecido como Lei de Haber, que envolve o produto da concentrao pelo tempo (C x T = K), expressa um ndice do grau do efeito txico. Este tambm pode ser mal-entendido, desde que o efeito de grandes doses em curtos perodos de tempo pode guardar pequena relao com o relativo efeito de doses durante um longo perodo de pequenas tempo. 2 - Dose Letal Mnima e Teste 50 . LD Em toxicologia experimental, comum a prtica de determinar a quantidade de veneno por unidade de peso do corpo de um animal experimental, que ter um efeito fatal. (Uma escala comumente usada de miligrama veneno porde quilograma de peso do corpo). A quantidade por peso do corpo que ir causar, mesmo uma nica morte em um grupo de animais conhecida como dose letal (MLD). A expresso mais a mnima que ir matar comumente utilizada em experincias de toxicologia industrial a quantidade metade de um grupo de animais. Esta conhecida como Teste (Dose Letal de , que representa 50 % de 50 o LD 50%) fatalidade. 3 - Range Finding Test (Teste de Descobrimento de Escala) Este mtodo para determinar e expressar o grau de toxicidade de produtos qumicos utilizados na indstria foi primeiramente por H.F. Smyth Jr. e seus colaboradores. Sua maior utilidade no teste de desenvolvido novos produtos onde no existem dados toxicolgicos. A base deste teste a comparao da potncia de um composto desconhecido com a do material mais familiar. Isto possvel desde que haja um nmero de produtos qumicos com dados toxicolgicos extensivos razoavelmente j disponveis. Por esta tcnica uma certa quantidade de valiosas informaes pode ser obtida num espao de cerca de trs semanas. 4 - Hazard Rating (Razo de Perigo) Este termo mencionado em livros para indicar quando um material levemente, moderadamente ou ou at mesmo se no txico (U). obviamente um mtodo simples e grosseiro, severamente txico, mas servir como um guia direto para o risco envolvendo exposio a vrios produtos, at que informaes mais recentes e completas estejam disposio. A Razo do Perigo de produtos qumicos industriais baseada na interpretao de todas as informaes disponveis, particularmente Valor Limite de Tolerncia, , Teste de Descobrimento de Escala, bem 50 LD como, na experincia humana.

Toxicologia por analogia

Devido escassez de informaes toxicolgicas sobre muitos compostos qumicos utilizados na industria, existe freqentemente uma tendncia em considerar que compostos que possuem caractersticas qumicas prximas, tero propriedades txicas similares. Se isto pode ser verdade para um nmero limitado de substncias, este fato no pode significar uma verdade universal. Como j mencionado, muitos produtos qumicos quando absorvidos pelo corpo sofrem uma srie de mudanas (processos de desintoxicao) antes de serem excretados. Os produtos intermedirios dependero grandemente da estrutura qumica do material original, e pequenas diferenas na estrutura podem resultar em produtos intermedirios ou finais totalmente diferentes. Este princpio muito bem ilustrado no caso do benzeno e tolueno; estes produtos so quimicamente muitos prximos, mas os metabolismos so diferentes e o grau de toxicidade tambm muito Toxicologia por pode ser muito perigosa e diferente. analogia enganosa.

Classes de substncias txicas

APOSTILA

DE

TOXICOLOGIA Substncias txicas ou perigosas encontradas na indstria podem ser classificadas de vrias maneiras. Uma classificao simples e til dada abaixo, junto com definies adotadas pela Associao de Padres Americanos (ASA). Ps . Partculas slidas geradas por abraso mecnica tal como: manuseio, esmagamento, (Dusts) rpidos, moagem, impactos detonao, decreptao de materiais orgnicos ou inorgnicos tais como rochas, minrio, metal, carvo, madeira, gros, etc... . Ps no tendem a flocular, exceto sob fora eletrosttica; eles no se difundem no ar, mas se deslocam sob a ao da gravidade. Fumos . Partculas slidas geradas pela condensao a partir do estado gasoso, geralmente (Fumes) aps fundidos (como exemplo) e sempre acompanhados por uma reao qumica volatilizao de metais como a oxidao. Os fumos floculam e algumas vezes coalescem. Nvoa . Gotculas de lquidos suspensos geradas pela condensao de substncias do estado gasoso (Mists) para passagem do lquido para um estado disperso, como pela ao de spray, o lquido, ou pela espumao e atomizao . Vapores . O estado gasoso de uma substncia que se apresenta normalmente no estado slido (Vapors) ou lquido e que pode mudar para este estado atravs de reduo de temperatura ou aumento de presso. O vapor se no ambiente e vai ocupar, como o gs, todo o espao que tiver difunde disponvel. Gases . Normalmente fluidos sem forma, que ocupam todo espao de confinamento e que (Gases) podem ser mudados para o estado lquido ou slido somente atravs da combinao de efeitos de reduo da temperatura aumento dae presso. O gs se difunde no ambiente. Esta classificao no inclui, obviamente, as categorias de slidos e lquidos que podem ser perigosos, nem contm agentes fsicos (tais como temperatura, presso, rudo, etc... Os ltimos, estritamente falando, no podem ser considerados substncias. Agentes vivos, tais como bactrias, fungos e outros parasitas compreendem outro grupo de substncias que no ser colocado nesta apostila.

Vias Absoro

de

No sentido fisiolgico, um material tido como absorvido somente quando ele tenha entrado na corrente sangnea e conseqentemente tenha sido carregado para todas as partes do corpo. Algo que foi engolido e que posteriormente excretado nas fezes mais ou menos sem mudanas no foi necessariamente absorvido, mesmo que possa ter permanecido no sistema gastrintestinal por horas ou mesmo dias. A Toxicologia Industrial se refere primeiramente a trs rotas de absoro ou portas de entrada que os materiais podem utilizar para atingir a sangnea: a pele, o trato gastrintestinal e os corrente pulmes. 1 - Absoro atravs da Antes da introduo de mtodos modernos de tratamento da sfilis, uma parte Pele. do padro de terapia consistia no tratamento com mercrio. A efetividade dependia do fato de que certas formas depodem ser absorvidas atravs da pele intacta. Agora, reconhecido que absoro pela pele pode mercrio ser um fator significante em envenenamento ocupacional por mercrio, bem como um nmero de outras doenas industriais. No caso de metais, alm do mercrio, a entrada atravs da pele relativamente sem importncia, exceto alguns compostos organometlicos, como chumbo tetraetila. A absoro atravs da pele tem como maior importncia a relao com solventes orgnicos. geralmente reconhecido que quantidades significantes destes compostos podem entrar no sangue atravs da pele tanto como resultado de contaminao direta acidental ou quando o material tenha sido espirrado sobre as roupas. Uma fonte adicional de exposio encontrada na prtica muito comum de usar solventes industriais para remoo graxas e de sujeira das mos e dos braos, em outras palavras, para propsitos de lavagem. Este procedimento, incidentalmente, uma grande fonte de dermatites.

2 Absoro O simples fato que algo tenha sido colocado na boca e engolido, no Gastrintestinal. necessariamente que tenha sido significa absorvido. Naturalmente, quanto menos solvel o material , menor a 8

APOSTILA DE possibilidade de absoro. No passado TOXICOLOGIA era comum atribuir certos casos de envenenamento ocupacional a hbitos sem higiene por parte da vtima, particularmente falta de lavagem das mos antes de alimentar-se. No h dvidas de que alguns materiais txicos, utilizados na indstria, podem ser absorvidos atravs do trato intestinal, mas agora genericamente acreditado que, com certas excees, esta rota de entrada de menor importncia. Um caso ocorrido no Brasil h alguns anos, em Franca (SP) teve como rota de penetrao de um agente txico (chumbo) o trato gastrintestinal. Foi constatado que as vtimas, algumas fatais, colocavam pregos para sapatos nos lbios, estando desta maneira ingerindo quantidades muito elevadas de chumbo que se encontrava presente nos pregos. Ingesto acidental de quantidades perigosas de compostos venenosos em uma nica dose tem tambm sido registradas nos ltimos anos. De maneira geral, pode ser dito que a absoro intestinal de venenos industriais de menor importncia e que a teoria de envenenamento das mos sujas tem sido desacreditada. 3 - Absoro atravs dos A inalao de ar contaminado , de longe, o mais importante meio pelo pulmes. qual os venenos ocupacionais ganham entrada no corpo. seguro estimar que pelo menos 90 por cento de todo envenenamento industrial (excluindo dermatites) pode ser atribudo absoro atravs dos pulmes. Substncias perigosas podem estar suspensas no ar na forma de ps, fumos, nvoas ou vapores, e podem estar misturadas com o ar respirvel no caso de verdadeiros gases. Desde que um indivduo, sob condies de exerccio moderado ir respirar cerca de 10 metros cbicos de ar no curso normal de 8 horas de trabalho dirio, prontamente entendido que qualquer material venenoso presente no ar respirvel oferece uma sria ameaa. Felizmente todos os materiais estranhos que so inalados, no so necessariamente absorvidos pelo sangue. Uma certa quantidade que particularmente esteja num estado muito bem dividido ser imediatamente exalada. Outra poro do material particulado respirado captada pela mucosa que se localiza na passagem do ar (traquia) e subseqentemente expelida junto com o muco. Nesta conexo necessrio ser mencionado que algum muco pode ser, consciente ou inconscientemente engolido, desta maneira aumentando a oportunidade para absoro intestinal. Outras partculas so captadas por algumas clulas que podem entrar na corrente sangnea ou ser depositadas em vrios tecidos ou rgos. Gases verdadeiros iro passar diretamente pelos pulmes at o sangue, da mesma maneira como o Oxignio no ar inspirado. Devido ao fato de que a grande maioria dos venenos industriais conhecidos pode, a um certo tempo, estar presente como contaminantes atmosfricos e constiturem uma ameaa potencial sade, programas diretamente relacionados verdadeiramente com a preveno de envenenamento ocupacional, geralmente do mais nfase ventilao para a reduo do perigo.

Algumas substncias txicas podem ser retidas ou acumuladas no corpo por perodos de tempo indefinidos, sendo excretadas vagarosamente por perodos de meses ou anos. Chumbo, por exemplo, acumulado primeiramente nos ossos e o Mercrio nos rins. Pequenas quantidades podem ser acumuladas em outros rgos ou tecidos. O material particulado, quando inalado, pode ser fagocitado e permanecer em ndulos no plasma regional, onde pode ter pequenos efeitos como no caso de p de carvo, ou produzir mudanas patolgicas como no caso da slica e Berlio. A excreo de agentes txicos se d atravs dos mesmos canais como faz a absoro, isto , pulmes, intestinos e pele, mas os rins (urina) so os maiores rgos excretores para muitas substncias. Suor, saliva e outros fluidos podem participar com uma pequena parte no processo escrito. Gases e vapores volteis so comumente excretados pelos pulmes, atravs da exalao. Isto pode ser usado como uma medida de absoro anterior (exemplo: bafmetro). Muitos compostos orgnicos no so excretados sem mudanas, mas passam pelo que conhecido como biotransformao. O processo pelo qual isto ocorre tambm chamado Mecanismo de Desintoxicao. O novo composto resultante, ou metablito pode ser encontrado na urina e usado como evidncia da absoro de substncia uma prxima.

Acmulo excreo

APOSTILA TOXICOLOGIA Suscetibilidade Individual

DE

O termo "suscetibilidade individual" tem sido usado h muito para expressar o fato bem conhecido que sob condies semelhantes de exposio a substncias potencialmente perigosas, existe normalmente uma variao acentuada na maneira com que indivduos vo responder. Alguns podem no mostrar evidncias de intoxicao sejam quais forem; outros podem mostrar sinais de envenenamento brando, enquanto outros podem apresentar danos severos ou at mesmo fatais. Comparativamente, pouco conhecido sobre os fatores que so responsveis por estas variaes. Acredita-se que diferenas na estrutura anatmica do nariz podem estar relacionadas comde eficincia na filtragem de poeiras perigosas no ar inspirado. Infeces prvias nos diferentes graus pulmes, particularmente a tuberculose, so conhecidas como aceleradores da suscetibilidade da silicose. A maioria dos acredita que obesidade um fator de predisposio importante entre pessoas que esto toxicologistas sujeitas a ocupacionais a solventes orgnicos e produtos relacionados. Acredita-se que idade e sexo exposies tambm so fatores, bem como doenas anteriores podem ser significativas. Outros fatores possveis relacionados com a suscetibilidade individual so ainda menos compreendidos que aqueles mencionados. Tem sido sugerido que diferentes razes de velocidade de trabalho, resultandona em variaes razo de respirao, no pico da respirao e na razo do pulso podem tomar parte tambm. A ao dos clios pulmonares pode ter alguma importncia. A permeabilidade dos pulmes pode influenciar a absoro e a eficincia dos rins e podem governar a razo pela qual materiais txicos so excretados, mas a natureza subjacente destas variaes de possibilidades no conhecida. Desde que o fgado atua em grande parte na desintoxicao e excreo de substncias perigosas, o funcionamento subnormal deste rgo pode conduzir a uma maior suscetibilidade. Existe uma considervel literatura propondo mostrar que fatores nutricionais podem ter algo relacionado com suscetibilidade a envenenamento ocupacional. A maioria do material publicado talvez no cientfico e inconveniente, mas poucos relatrios sugerem fortemente que realmente existe uma relao entre a natureza dieta e ada suscetibilidade ao envenenamento. Existe ainda, no como evidncia substancial, que a adio de concentrados de vitaminas, leite ou comidas especiais tem qualquer valor protetivo, mas quando as dietas so deficientes em algum dos elementos nutricionais essenciais parece que o envenenamento mais comum de ocorrer. Existe considervel evidncia que a ingesto de bebidas alcolicas vai aumentar significativamente possibilidade de a envenenamento ocupacional, particularmente por solventes orgnicos.

Efeitos Crnicos e Agudos


A Toxicologia Industrial geralmente relacionada com os efeitos de exposies de baixo grau (subletal) que so contnuas por perodos maiores de meses ou at anos. verdade que problemas toxicolgicos no raramente so apresentados como o resultado de acidentes onde criou-se rapidamente uma exposio volumosa de opressivas de produtos txicos. O envenenamento agudo que resulta pode causar concentraes inconscincia, choque ou colapso, inflamao severa dos pulmes ou mesmo morte sbita. O entendimento da natureza da ao do agente opressor pode ser de grande valor no tratamento de envenenamento agudo, mas em alguns casos a nica aplicao do conhecimento toxicolgico ser para estabelecer a causa da morte. A deteco de quantidades de agentes txicos na atmosfera e nos fluidos do corpo (sangue e urina) e o conhecimento dos efeitos de para pequenas quantidades de venenos esto entre as principais tarefas do toxicologista exposio industrial. As de envenenamento crnico so sempre to sutis que um julgamento mais perspicaz manifestaes necessrio a fim de detectar e interpret-las. As mais refinadas tcnicas de anlise qumica e de patologia clnica so para participar, envolvendo estudos do ambiente de trabalho e dos indivduos chamadas expostos. A fim de demonstrar que envenenamento crnico industrial tem ocorrido ou uma possibilidade, necessrio mostrar que um agente perigoso est presente em concentraes significativas, que o mesmo tem sido absorvido, e que foram produzidos, no sujeito exposto, distrbios compatveis com o envenenamento pela substncia suspeita. Concentraes significantes so comumente expressas em limite de . A termos de tolerncia acima absoro de substncia pode ser provada demonstrando sua presena no sangue ou urina em concentraes que as encontradas em pessoas no expostas, ou pela deteco de certos produtos metablicos nos excrementos. Para provar que distrbios tenham ocorrido em um sujeito exposto pode ser necessria a aplicao de todos os procedimentos de diagnsticos utilizados na medicina, incluindo: a histria mdica, exame fsico, contagem sangnea, anlise da urina, estudos de raios X, e outras medies. 10

APOSTILA DE TOXICOLOGIA Uma pequena quantidade de produtos qumicos largamente utilizados na indstria, notadamente Chumbo e vo produzir mudanas no sangue logo nos primeiros estgios de envenenamento. Outros Benzeno, produtos qumicos, particularmente hidrocarbonetos clorados, no do evidncias to cedo de sua ao. Metais pesados como o Mercrio e Chumbo produzem seus efeitos crnicos perigosos atravs do que conhecido como "ao cumulativa". Isto significa que, atravs de um perodo de tempo, o material que absorvido somente parcialmente excretado e que suas quantidades aumentam acumulativamente no corpo. Eventualmente quantidade se a torna grande suficiente para causar distrbios fisiolgicos. Compostos volteis no acumulam corpo, mas no provavelmente produzem seus efeitos txicos crnicos, causando uma srie de pequenos danos para um ou mais rgos vitais.

J mencionamos que diferentes venenos agem em diferentes partes do corpo. Muitas substncias podem produzir uma ao local ou direta sobre a pele. Os fumos e poeiras e nvoas originados de cidos fortes, alguns dos gases de guerra e muitos outros produtos qumicos tm um efeito direto irritante nos olhos, nariz, peito e vias areas superiores. Se eles alcanam os pulmes, podem gerar uma ao inflamatria severa chamada pneumotite . Estes efeitos locais so da maior importncia quando em conexo com qumica Mais importante envenenamento agudo. para o toxicologista industrial so os tambm chamados efeitos sistmicos. Efeitos sistmicos ou indiretos ocorrem quando uma substncia txica foi absorvida na corrente sangnea eatravs do corpo. Alguns compostos como o Arsnico, quando absorvidos em quantidades distribuda txicas, podem causar distrbios em vrias partes do corpo: sangue, sistema nervoso, fgado, rins, e pele. O Benzeno, por outro lado, parece afetar apenas um rgo, a medula espinhal formadora de sangue. O Monxido de Carbono causa asfixia pelo impedimento da funo normal da hemoglobina do sangue que transportar oxignio dos pulmes para todos os tecidos do corpo. Mesmo que a deficincia de oxignio ocorra em todas as partes humano, do corpo o tecido cerebral o mais sensvel, conseqentemente as manifestaes mais rpidas so aquelas que causam danos ao crebro. O entendimento de que rgo ou rgos podem ser danificados, e a natureza e manifestaes dos danos causados pelos vrios compostos, est entre as mais importantes funes do toxicologista industrial.

Lugar de venenos

ao

de

A nvel celular, agentes txicos podem agir na superfcie ou no interior da clula, dependendo dos receptores ou locais de ligao. um exemplo clssico a afinidade qumica do Arsnio e do Mercrio com grupos sulfidrila (SH) em matria biolgica.

Como mencionado anteriormente, com exceo dos irritantes externos, substncias txicas geralmente pelo so corpo e distribudas atravs da corrente sangnea para o envenenamento ocorrer. Em absorvidas outras palavras, envenenamento comumente no ocorre sem absoro. Por outro lado, absoro no resulta necessariamente ou sempre em envenenamento. O corpo humano provido de um sistema elaborado de de proteo e hbil para tolerar uma presena surpreendente e graus de muitos materiais mecanismos txicos. Alguns materiais estranhos so excretados sem alteraes atravs da urina e das fezes. Gases txicos, aps absoro, podem ser eliminados atravs dos pulmes. Alguns compostos qumicos sofrem processos do e so excretados de uma forma alterada. Alguns destes processos so conhecidos metabolismo como mecanismos de . Em alguns casos o produto intermedirio no processo de desintoxicao desintoxicao ser mais txico que a substncia pode original, como, por exemplo, Acido Frmico e Formaldedo a partir do lcool Metlico. Desde que a absoro necessita preceder o envenenamento, a questo sempre surge onde se deve definir a linha de diviso entre absoro e envenenamento. A resposta para esta questo freqentemente vincula uma considervel. No h dvida que quando a absoro alcana um ponto onde causa dificuldade enfraquecimento da sade, o envenenamento ocorreu. Sade enfraquecida manifesta por si s a presena de estrutura alterada, funes alteradas, qumica alterada, ou uma combinao destes. Estes enfraquecimentos, por sua vez, so resultados de sintomas anormais, fsico anormal ou descobrimentos atravs de testes de laboratrios, combinao ou dos mesmos. 11

Absoro envenenamento

APOSTILA TOXICOLOGIA

DE

Quando a absoro produziu ambos: sintomas anormais e descobrimentos objetivos anormais, no h dvida que o envenenamento ocorreu. Na opinio de muitos estudiosos, absoro que produz evidncia objetiva de estrutura alterada ou funo deve tambm ser chamada envenenamento, mesmo que no haja sintomas subjetivos anormais. Quando sintomas subjetivos constituem a nica base para distino entre absoro e envenenamento, a distino se torna uma matria de opinio mdica requerendo uma avaliao pessoal.

O toxicologista freqentemente est envolvido com questes mdico-legais, j que causas reais ou suspeitas de doenas ocupacionais, quase sempre, resultam em indenizaes para os trabalhadores ou reclamaes por negligncia. Uma ao legal de sucesso por parte do reclamante ou do defendente depender sobremaneira de sua habilidade em demonstrar, comumente atravs de testemunho mdico ou de outro "expert", que a exposio ocupacional prejudicou sua sade. Uma causa aquela que, imaginariamente, poderia ter produzido o efeito perigoso. possvel Envolve a possibilidade . Causa existe quando uma causa possvel realmente produziu o efeito perigoso. relacionada Envolve a pro babilidade. Os casos mdico-legais so comumente determinados com base na opinio por causa do fato que a medicina no exata. Tem sido dito, e verdadeiramente, que na medicina qualquer coisa pode uma cincia acontecer. Decises, ento, devem ser feitas com base na explanao mais provvel de um conjunto de circunstncias. A para ser convincente, precisa ser baseada em fatos ou observaes, mas o mesmo opinio mdica, conjunto de fatos ou observaes pode estar sujeito a mais de uma interpretao. Da a importncia da opinio. As leis de indenizaes trabalhistas so comumente escritas ou interpretadas de uma forma tal que, nos casos de dvida (algumas vezes dvidas moderadas), a deciso tomada a favor do reclamante. Socialmente isto provavelmente correto, pelo menos em teoria. Na prtica, entretanto, tende-se a atribuir o nus da prova ao antes que ao reclamante. A causa possvel quase sempre considerada como sinnimo de defendente causa relacionada. Sempre requer sobre o defendente a ateno de provar que a causa possvel no era de fato a causa real da doena. Obviamente isto pode se tornar consideravelmente difcil. No suficiente para o defendente meramente negar a existncia da causa possvel. Uma defesa de sucesso necessita de uma outra opinio (diagnstico) alm da que a doena ocupacional ir promover uma explanao mais convincente dos fatos provados. Isto sempre requer o mais alto grau de diagnstico, bem como o procedimento legal mais astuto.

Causa Relacionada Possvel

ou

Causa

A legislao de vrios pases designou, para proteger os consumidores de envenenamentos acidentais, prescrever um nmero de indicaes padres de testes de toxicidade nas etiquetas dos produtos. As indicaes freqentemente mais empregadas so as seguintes: Dose 50 aguda letal oral. aguda. Este teste d os efeitos da absoro pela pele seguida de simples Toxicidade drmica aplicao. Irritao aguda ou primria. Isto relacionado com os efeitos imediatos do produto qumico na pele, olhos ou membran as mucosas. Inalao aguda. Ingesto ou alimentao sub-aguda e crnica. Absoro pela pele sub-aguda e crnica. Inalao sub-aguda e crnica. Sensibilizao da pele.

Testando toxicidade

12

APOSTILA

DE

TOXICOLOGIA Os detalhes, bem como a ao dos produtos qumicos para estes testes so encontrados em bibliografia especfica. Nesta mesma bibliografia se encontram as informaes necessrias sobre como colocar tais informaes nas etiquetas dos produtos.

Princpios de preveno

Qualquer programa efetivo para a preveno de envenenamento ocupacional depende da equipe de trabalho. chaves As pessoas da equipe de preveno so o mdico do trabalho com seu conhecimento em toxicologia, engenheiro o e o tcnico de segurana do trabalho com seu conhecimento e entendimento dos procedimentos de medio, e o qumico que fornece os dados analticos principais. O enfermeiro do trabalho, devido ao seu mais constante com os trabalhadores sempre fornecer os primeiros indcios da existncia de contato uma situao potencialmente perigosa. Os supervisores tambm participam com uma parte importante, enquanto uma fora de trabalho bem informada, instruda para reconhecer sinais perigosos, constitui uma linha de defesa adicional . J foi dito que o entendimento dos princpios bsicos da toxicologia industrial fundamental em qualquer programa de preveno. Um ponto muito importante conhecer quais materiais causam envenenamentos e a dos vrios compostos ou grupos de compostos. Outra necessidade bsica o toxicidade relativa entendimento de como as substncias txicas so absorvidas, e a importncia relativa das vrias rotas de absoro. A percepo de que a inalao o principal modo de entrada significa que a principal medida de preveno a reduo decontaminao atmosfrica. Para proteo contra produtos qumicos que podem ser absorvidos atravs da pele, luvas impermeveis adequadas, bem como roupas e botas devem ser fornecidas. Mesmo que pouco se conhea sobre suscetibilidade individual, os poucos fatos que esto disponveis podem ser ajuda para selecionar locais de trabalho para certas pessoas, onde a idade, sexo, estado de de grande nutrio ou doenas prvias no iro constituir nenhuma ameaa extra sade. A completa familiaridade com os limites de tolerncia, bem como sua interpretao e aplicaes so essenciais para o tcnico que chamado para designar os sistemas de ventilao. Todas as pessoas que esto relacionadas com o programa preventivo devem saber que meses ou anos de exposio podem decorrer antes de aparecerem manifestaes txicas, e o mdico em particular deve estar preparado para detectar e reconhecer as primeiras evidncias do envenenamento. A falha em aplicar estes poucos fundamentos pode sair caro, no apenas termos em de perda de produo e perda de receita, mas tambm em termos de sade ou at vidas. Procedimentos preventivos so comumente divididos em duas grandes categorias: controle e mdico controle de . engenharia Controle .Este termo utilizado para descrever aqueles procedimentos que so aplicados mdico para os empregados. Eles incluem: Exame mdico pr-admissional. Um dos propsitos destes exames proteger trabalhadores com suscetibilidade conhecida contra qualquer exposio potencialmente perigosa. Um indivduo que no seu exame pradmissional apresentou problemas pulmonares como tuberculose, no deve ser colocado em trabalhos onde possa estar exposto a p de slica; e um indivduo que apresenta uma doena no fgado no deve ser exposto a hidrocarbonetos halogenados. Exames peridicos. O maior propsito destes de detectar qualquer existncia de evidncias de envenenamento nos primeiros estgios, quando medidas corretivas podem ser esperadas com completa recuperao. A correo pode necessitar da implantao de prticas de higiene industrial por perodos temporrios ou mudanas permanentes do trabalho realizado ou at mesmo, em alguns casos, uma mistura dos dois. Educao. O propsito desta de informar trabalhadores e supervisores da natureza de qualquer material de perigo potencial com que eles possam entrar em contato. esperado de uma fora de trabalho bem informada que aceite e observe as medidas de precauo recomendadas. 13

APOSTILA DE TOXICOLOGIA Equipamentos de proteo individual. Com poucas excees, os equipamentos de proteo individual devem ser quando somente a aplicao de sistemas de engenharia no oferece uma sada mais utilizados adequada. Uma vez que a maior probabilidade de contaminao atravs da respirao, o uso de respiradores cada vez maior, e estes tm sido amplamente empregados para proteo contra a presena de gases, vapores, nvoas, ps de substncias potencialmente e fumos perigosas. Obviamente o respirador deve ser devidamente selecionado para ser empregado nas situaes apropriadas. Para ser efetivo, o respirador deve ser individualmente testado com o usurio (teste de vedao). Os filtros devem ser trocados regularmente e com freqncia adequada. Um programa de limpeza regular, troca de peas gastas e manuteno preventiva altamente desejvel. Aqueles que so obrigados a usar respiradores devem ser completamente instrudos sobre a correta utilizao e manuteno do respiradores. A no ser que estas regras sejam seguidas, no podemos dizer que os respiradores esto realmente evitando a contaminao e em alguns casos extremos da falta de controle pode ser prefervel no utilizlos. Para um melhor entendimento destas afirmaes recomendamos a leitura do Programa de Proteo Respiratria, editado pela Fundacentro. Controle de . Nesta categoria esto includos aqueles procedimentos que so aplicados engenharia para o para o indivduo. Os controles de engenharia mais importantes ambiente de trabalho, mais do que so os seguintes : Substituio de uma substncia mais txica por uma substncia menos txica, quando possvel tecnologicamente. Exemplos comuns deste procedimento so o uso de certas cetonas no lugar de Benzeno eo uso de granalha metlica ao invs de slica em operaes de jateamento. Confinamento do processo. Esta a aplicao mais comum em indstrias qumicas, onde freqentemente projetar sistemas totalmente fechados para sistemas de descarga de produo ou de possvel e prtico processo de produtos qumicos. Segregao. Este pode ser acompanhado pelo confinamento de processo potencialmente perigoso para uma ou enclausuramento de rea para prevenir contaminao de reas de trabalho segregao adjacentes. Em algumas situaes, a segregao pode ser estabelecida colocando o processo em reas semi-abertas e isoladas ou em ambientes completamente at mesmo abertos. Ventilao. Este talvez a medida mais importante em engenharia de controle. A ventilao pode ser local ou geral. Ventilao geral consiste da rpida diluio do contaminante em ar fresco, comumente por ventiladores localizados em janelas ou sobre as cabeas nos locais de trabalho. Ventiladores ou sopradores podem operar trazendo ar no contaminado a um ambiente, desta maneira forando o contaminante a sair do ambiente atravs das sadas naturais, tais como portas e janelas, ou atravs da suco do ar ambiente gerando um vcuo parcial, que preenchido pela entrada de ar fresco. Correntes de ar no agradveis, particularmente prximas a portas e podem ser geradas quando a ventilao produzida em grandes janelas, quantidades. Ventilao local consiste comumente em promover suco de ar prximo a rea onde poeiras, nvoas, fumos, gases e vapores perigosos so gerados. Isto permite a remoo de contaminantes com quantidades relativamente pequenas de ar e previne a contaminao de reas de trabalho adjacentes. A coleta e disposio de removidos por exausto local, algumas vezes apresentam um grande problema de contaminantes engenharia. Em especialmente aqueles envolvendo o uso de produtos qumicos volteis, uma prtica alguns processos, comum instalar um sistema de recobrimento como parte do sistema de ventilao. Isto pode resultar em economiauma de vez que o sistema ter uma vida til maior tornando-se ento dinheiro vivel. Absoro por gua. (Cortinas d'gua) O uso da gua para limitar a disperso de contaminantes na atmosfera encontra sua maior aplicao na reteno de poeiras. Este procedimento largamente utilizado em sistemas de pedras, pinturas ou atividades corte de similares. Neutralizao ou inativao de compostos qumicos, em algumas vezes em conexo com exausto local, um muito til na limpeza de reas meio contaminadas. 14

APOSTILA DE TOXICOLOGIA Procedimentos gerais de limpeza, talvez o mais simples de todos os controles de medio, e no menos o mais importante e valoroso. A adoo de padres de limpeza regulares, particularmente onde o problema com poeira, essencial em qualquer programa de relacionado controle. Em adio aos procedimentos especficos enumerados, sempre importante conduzir estimativas regulares do ambiente de trabalho, atravs de medies dos contaminantes e verificando a efetividade das aes preventivas.

15

APOSTILA TOXICOLOGIA Primeiros socorros

DE

Tratamento de emergncia em caso de envenenamentos agudos


Um envenenamento agudo pode ser o resultado da entrada na corrente sangnea de grande quantidade ou dose concentradas de um veneno, atravs de: respirao (inalao), ingesto, absoro pela pele, injeo (hipodrmica ou intravenosa). obvio que a rota de entrada influenciar o tipo de tratamento de emergncia. Em cada caso de envenenamento agudo, necessria assistncia mdica imediata. O nome e telefone direto do mdico ou mdicos, o hospital mais prximo e o servio de ambulncia devem ser colocados prximos aos telefones de emergncia apropriados . Se membros do salvamento das empresas vizinhas, a polcia, corpo de bombeiros e companhias de gua e eltrica necessitarem atuar na emergncia, os telefones tambm devem ser colocados com os energia demais telefones do pargrafo acima. Cada estabelecimento industrial, no importa o tamanho, deve ter pelo menos uma pessoa treinada para emergncias, durante todo o tempo, que responsvel no caso de uma emergncia ocorrer por envenenamento. Este indivduo deve ser treinado e preparado com os tipos de emergncia particular que pode enfrentar. Primeiros socorros inadequados podem ser at mais perigosos do que nenhum socorro. A pronta ao sempre importante, mas, existem relativamente poucos casos em que um atraso de segundos ou minutos tero um significativo valor no resultado final. Quando possvel, uma amostra do veneno suspeito, ou do recipiente de veio, devem ser preservados para servirem de base para tratamento mdico, para a polcia ou onde o mesmo para percias mdicolegais.

16

Procedimentos gerais

APOSTILA TOXICOLOGIA

DE

Os procedimentos aqui descritos so genricos. Para produtos especficos, um procedimento apropriado deve ser sendo que para tanto podem ser empregados os modelos aqui previsto, indicados.

Inala o
1 - remova a vtima da rea contaminada. A equipe de resgate dever estar devidamente equipada e protegida com equipamentos de proteo respiratria adequados situao. 2 - mantenha a vtima quieta e com temperatura morna, no quente. Deitado com as costas no cho normalmente a melhor posio. 3 - se a respirao parou, execute respirao artificial. 4 - administre Oxignio se necessrio e se estiver disponvel. 5 - mantenha as vias respiratrias abertas. Examine a boca verificando se h dentadura ou goma de mascar. Caso haja, retireas.

Ingest o
1 - verifique se o estmago foi esvaziado, provocando vmitos. Isto deve ser feito mesmo que tenham sehoras aps a ingesto do passado veneno. Excees: quando foram ingeridos produtos qumicos corrosivos tais como cidos fortes ou alcalinos custicos, ou quando a vtima est tendo convulses ou est inconsciente. 2 - dilua o veneno administrando lquidos com qualquer das seguintes formas: gua potvel: 3 a 4 copos gua branda (sabo): 2 a 3 copos gua morna com sal de cozinha: uma colher de mesa para cada copo grande leite: 3 a 4 copos Se estes fludos forem vomitados, o que desejvel, as doses devem ser repetidas diversas vezes. 3 - d vtima um "antdoto universal". Uma mistura de p de torrada queimada (carvo), ch forte e leite de iro absorver e neutralizar muitos venenos. (Um pedao de torrada queimada e quatro magnsia colheres mesa de de leite de magnsia em um copo de ch forte.).

Contato com a pele


1 - dilua a substncia contaminante fazendo lavagem local com grandes quantidades de gua. A melhor maneira atravs de chuveiro, mas tambm pode ser feito com uma mangueira, baldes ou outro mtodo. Se possvel, a gua deve estar ligeiramente quente. 2 - remova as roupas contaminadas. Se possvel, aqueles que estiverem socorrendo a vtima devem proteger prpria sua pele com luvas. 3 - queimaduras qumicas nos olhos devem ser tratadas com grandes quantidades de gua ou com uma soluo fraca de bicarbonato de sdio (uma colher de ch para 1 litro de gua limpa).

Venenos injetados
17

APOSTILA TOXICOLOGIA

DE

1 - a absoro pode ser retardada pela aplicao de um torniquete acima do ponto da injeo se o mesmo nas ou braos. O torniquete no deve ser to apertado que impea o fluxo do sangue pernas arterial. 2 - a excreo pode ser acelerada pela administrao de grandes quantidades de gua ou outros fludos. 3 - observe atentamente para determinar qual a natureza do veneno para que o antdoto correto possa ser ministrado.

Procedimentos de laboratrio
Aplicao e interpretao
evidente que um diagnstico acurado baseado no prprio manejo de qualquer problema mdico. O raramente estabelecido por uma nica observao ou teste. Uma idia total, como diagnstico determinada atravs da histria, indica que os exames fsicos e testes de diagnstico devem ser obtidos e interpretados. Freqentemente existe uma tendncia por parte de pessoas que no receberam treinamento mdico de colocar nfase indevido na importncia dos procedimentos de laboratrio. Isto entendido, desde que desvios do normal que podem ser expressos em termos de nmeros, podem ser mais compreensveis que dados obtidos pela histria ou realizando um exame fsico. O ponto importante que comumente um diagnstico confivel pode serapenas investigando e interpretando todas as informaes obtido disponveis. Os procedimentos de laboratrio em toxicologia industrial podem ser divididos em duas classes principais: aqueles aplicados para os seres humanos e aqueles aplicados para o ambiente. Neste trabalho discutiremos apenas os aplicados aos seres humanos.

Princpios bsicos
Especificao dos testes de laboratrio O organismo humano limitado nas maneiras que pode reagir contra substncias perigosas de fora ou processos mrbidos originados no interior do prprio corpo. Em outras mudanas similares ou idnticas palavras: podem ser produzidas por grande quantidade de causas Um exemplo comum desta situao a presena diferentes. de em envenenamento com Chumbo, clulas vermelhas do sangue, marcadas, que podem ser encontradas mas tambm podem ocorrer num nmero de problemas do sangue como anemia ou leucemia. Existe um pequeno nmero, se muito, de testes de laboratrio que se pode dizer serem patognomnicos, isto , testes to seletivos e que um resultado positivo por si s suficiente para determinar um especficos diagnstico. Valores normais As pessoas com conhecimentos em cincias fsicas so acostumadas a pensar em constantes fsicas em termos valores de fixos ou absolutos, como por exemplo, temperatura de fuso e ebulio, presso de vapor e muitas outras caractersticas de materiais que apresentam um valor fixo, quando medido sob as mesmas condies. A situao em cincias biolgicas no to simples. Pode ser dito categoricamente que em estudos quantitativos de materiais biolgicos (sangue, urina, etc...) no existe um valor fixo tido como normal. Existe, entretanto, uma faixa . A falta de entendimento deste princpio tem sido responsvel por muitas concluses normal errneas. Aque normal, impossvel saber o que no ser que se saiba o anormal. Tendncias e massa de dados Quase sempre, um nico e isolado teste de laboratrio, ser inconclusivo para se indicar valores normais ou anormais. Varias observaes feitas num perodo de tempo e mostrando uma tendncia numa certa direo podem ser altamente significativas mesmo que nenhum dos testes individuais produza resultados que saiam do 18

APOSTILA DE TOXICOLOGIA padro normal. Por exemplo, uma srie de contagem do sangue comeando na parte mais elevada do padro normal e gradualmente, mas firmemente caindo para o valor limite mais baixo, pode significar que o envenenamento ocorreu, apesar do fato de que nas ltimas contagens o valor encontrado ainda estava acimamnimo. do valor Outro meio efetivo de detectar mudanas sutis atravs do uso da massa de dados. Utilizando novamente exemplo daocontagem do sangue, pode se concluir que a mdia dos valores de um grupo de trabalhadores tendo uma exposio comum diferente de um grupo de indivduos similares que no esto expostos a tal tipo de ambiente. Mesmo que esta aproximao pode no revelar que indivduos no grupo foram afetados, ela mostrar que concentraes excessivas de agentes nocivos esto presentes o que indica a necessidade de medidas de correo. A tendncia pode ser utilizada na interpretao de massa de dados, bem como para seguir um caso individual.

Controle de observaes Mesmo que valores padres para faixas normais, encontrados na realizao de testes de laboratrios tenham sidoem vrios livros, no sempre inteiramente seguro utilizar estes padres em medies de publicados exposio ocupacional para compostos txicos. Este princpio universalmente reconhecido em experimentos biolgicos, e o "controle" de observaes feito para precaver concluses errneas. Isto significa que um grupo para ser ou tratado comparado com um grupo similar ou idntico sob condies envolvendo uma testado simples varivel. Para toxicologia industrial a aplicao deste princpio significa que se um grupo de trabalhadores est para ser testado para possveis manifestaes txicas, o mesmo teste deve ser tambm realizado em um grupo de trabalhadores similar, mas no exposto a qualquer agente txico potencial. Cada observao pode representar alguma dificuldade, mas os testes so importantes particularmente em interpretao de massa de dados. A importncia de testes simples Algumas pessoas tm a tendncia em acreditar que por causa de um teste de diagnstico ser complicado e de equipamentos caros, o mesmo necessariamente produz uma informao que envolver o uso mais significativa que a obtida por um teste mais simples. Isto no sempre o caso. verdade, claro, que alguns dos mais valiosos procedimentos de diagnstico utilizados em toxicologia industrial, bem como na medicina comum, so realmente complicados. Isto no deve resultar no fato de acreditar que informaes igualmente importantes s so obtidas por testes muito simples. Muitas vezes os testes mais simples so ignorados completamente, resultando em erros de diagnsticos. Novos testes de laboratrios tm sido constantemente desenvolvidos. Alguns destes provaram ter valor duradouro, outros desfrutam de curta fama para ento carem no desuso. Um teste de prova no deve ser caprichosamente em favor de um novo mtodo at que o ltimo tenha conclusivamente descartado demonstrado sua superioridade. Erros de laboratrio O resultado de testes de laboratrio, bem como sua interpretao, envolvem fatores humanos. Qualquer um que tenha tido experincia com trabalhos de laboratrio est alertado das muitas possibilidades de erro. Alguns esto listados abaixo: Erros na coleta. Muitos procedimentos de diagnsticos requerem um cuidado mais escrupuloso na coleta dapara ser testada e analisada. Este fato importante em espcimes que sero amostra analisadas quantitativamente para deteco de metais pesados. O mais sutil desvio na tcnica de coleta poder viciar o do teste. O mesmo princpio aplicado em muitos outros procedimentos de resultado laboratrio. Contaminao acidental. Uma amostra pode ser coletada, entretanto a mesma pode ser contaminada antes do incio da anlise. Deteriorao. sempre desejado e sempre essencial que a amostra seja analisada o mais rpido possvel aps a Mudanas fsicas, qumicas e morfolgicas podem ocorrer se existir atraso indevido entre o coleta. tempo da 19

APOSTILA DE TOXICOLOGIA coleta e o tempo da anlise. Existem mtodos de preservao que podem e devem ser usados quando o atraso no pode ser evitado. Erros tcnicos. Existe sempre uma possibilidade, mesmo sob as melhores circunstncias, e sempre quando a competncia do tcnico inquestionvel, de acontecer erros tcnicos dentro dos procedimentos de laboratrios. Estes fatos podem ser minimizados se duplicarmos as amostras que sero analisadas e se um teste em branco para averiguar a pureza dos reagentes realizado utilizados. Erros de clculos. Alguns procedimentos de testes requerem a aplicao de frmulas matemticas e de clculos de resultados. Esta pode ser uma fonte de erros. Mistura de amostras. raro, mas no desconhecido em laboratrios de grande volume de anlise, de erros de identificao ocorrerem. Isto obviamente poderia resultar em conseqncias graves. Erros de registro. Alm dos erros de registro de resultados, que poderiam ser gerados de amostras trocadas, existem outras possibilidades de erros. Erros de grafia (ou digitao) podem ocorrer mesmo quando os dos testes tenham sido finalizados, para uma ficha ou quando o resultado esteja sendo transcrito resultados para um outro documento. Letras ilegveis podem ser uma fonte de confuso e erros. Erros premeditados. A possibilidade de erros gerados por falta de limpeza e organizao, bem como por desonestidade, mesmo raros, no pode ser descartada. O laboratrio pode ser um valoroso auxiliar, mas nunca deve ser um substituto de um julgamento mdico. Quando os dois apresentarem conflito de opinies, sempre necessrio verificar a possibilidade de erros. As tcnicas de procedimentos de laboratrio podem ser encontradas num grande nmero de livros tcnicos. Na discusso a seguir estas tcnicas no sero discutidas.

Testes comuns em laboratrios e seus significados

Daremos uma indicao nesta seo para apresentar, na forma de tabela, alguns dos testes de laboratrio mais comumente utilizados, bem como dos valores mdios normais. Os testes a serem considerados aqui so aqueles que so realizados em qualquer laboratrio clnico e que necessitam de equipamentos e tcnicas relativamente simples. Os procedimentos mais complexos e especializados sero resumidos em outra parte.

Urina
O exame laboratorial da urina um dos mais simples e ao mesmo tempo um dos mais valiosos testes de diagnstico que existem. A rotina de anlise da urina deve ser includa como parte dos exames em qualquer caso de suspeita de envenenamento. O teste da urina peridico para mudanas especficas sempre til em exames rotineiros para detectar rapidamente a evidncia do envenenamento. O teste peridico no necessita sempre abranger a rotina completa da anlise da urina. Interpretao do teste de Anormalidades na urina podem ser causadas por doenas nos rins, ou por urina. do trato urinrio: uretra, bexiga, outras partes estruturas glandulares acessrias ao trato, etc... . Somente quando os rins esto envolvidos, haver distrbios na funo. Partculas na urina so geradas somente pelos rins, outros elementos (clulas sangneas, clulas epiteliais) podem entrar na urina a partir de outras partes do sistema urinrio. Distrbios na funo renal podem no estar presentes a no ser que os tecidos renais estejam com extensivos danos. Um nmero de doenas de origem no ocupacional pode produzir resultados anormais na urina. As exposies ocupacionais que podem produzir mudanas na urina esto listadas na tabela 2. Tabela 1 Valores normais da urina
Teste Escala de valor normal Significado

20

APOSTILA

DE

TOXICOLOGIA 1 cor de palha claro a mbar escuro Gravidade especfica baixa comumente associada a cor mais clara; gravidade especfica alta com cor escura.
2 turbidez comumente clara, se amostra Turbidez no necessariamente uma indicao de padro foi colhida recentemente anormal. 3 acidez pH 4,8 7,5 Urina fresca comumente ligeiramente cida. Com o tempo, a urina pode se tornar alcalina devido decomposio com a formao de amnia. 4 gravidade de 1,001 a 1,030 A gravidade especfica depende da entrada de fludos. Em especfica certas doenas dos rins a mesma pode ser fixada a 1,010. 5 Acar (glu- no aparece Uma refeio com alto ndice de carbohidratos pode apresencose ou acar tar acar transitando na urina. Sua presena no significa invertido) necessariamente diabetes. 6 albumina no aparece Albumina na urina comumente denota a presena de (protena) por mtodos comuns: doenas dos rins. Ocasionalmente a albumina aparece 6 a 8 mg / 100ml na urina de pessoas normais aps longos perodos de estagnao. 7 partculas 0 a 9.000 em 12 hrs Em rotinas de exames de urina apenas poucas partculas e glbulos verme- 0 a 1.500.000 em 12 hrs clulas vermelhas do sangue so esperadas em amostras lhos normais. leoccitos e 32.000 a 4.000.000 em 24 hrs outros

8 cristais traos (qualitativo) Podem aumentar sua concentrao em exposio ao 0,001 a 0,010 mg / 100 ml chumbo. (quantitativo) 9 concentrao esperado ao redor 1,020 10 diluio esperado 1,002 Um mtodo grosseiro mas til de medir funo renal.

Mesmo caso anterior.

11 excreo de 15 min. 30 a 50% Valores dados so baseados em injeo intravenosa de tinta 30 min. 15 a 25% sulfofenalato fenlico (PSP). Uma baixa excreo 60 min. 10 a 15% pode significar baixa funo renal. 120 min. 3 a 10% total de 70 a 80% em 2 horas

21

APOSTILA TOXICOLOGIA Tabela 2

DE causar

Envenenamentos ocupacionais que podem anormalidades detectveis em exames comuns de urina


Substncia Caracterstica encontrada Significado

cido oxlico Albumina Ocorre em envenenamento severo Anilina e intermedirios de tinta Cor escura e clulas sangneas Sugere presena de cncer na bexiga Arsnio Albumina, clulas sangneas Causado devido danos nos rins Benzeno Clulas sangneas vermelhas Envenenamento severo com sangramento no interior do trato urinrio Brometo de metila Albumina Danos renais Cdmio Protenas Devido a danos nos rins Chumbo Aumento de cristais, albumina Questionvel Cloreto de metila Albumina Danos renais Clorobenzeno Albumina, clulas sangneas Danos renais vermelhas, cor escura Clorofrmio Registros de danos renais Cobalto Questionvel Cresol Albumina, clulas sangneas Devido a irritao renal vermelhas DDT Albumina Degenerao renal Diaminofenil metano Registros de danos renais Dicloroetil ter Danos renais em animais de laboratrio Difenilclorados (compostos) Registros de danos renais Dimetil formamida Registros de danos renais Dimetil sulfato Danos renais em animais de laboratrio Dioxane Clulas sangneas vermelhas, Rompimento hemorrgico queda da funo renal Dissulfeto de carbono Albumina Danos renais Etileno diclorado Danos renais em animais de laboratrio Glicis Clulas sangneas vermelhas, Ocorrido aps ingesto queda da funo renal Mercrio Albumina, queda da funo renal Devido a danos renais Naftalenos clorados (compostos) Registros de danos renais Nitrobenzeno Albumina, clulas sangneas Irritao renal, cor escura devido a pigmentos variados Tetracloreto de carbono Albumina, partculas, clulas Devido a danos renais sangneas, funo reduzida

Distrbios no sangue, devido a envenenamento ocupacional


Nesta seo, a ateno ser limitada queles componentes do sangue includos na tabela 3. Os testes envolvidos podem ser, e comumente so, realizados em qualquer laboratrio clnico. Alguns materiais txicos afetam vrios elementos do sangue, enquanto outros mudam em apenas um componente. A tabela 5 representa um resumo das anormalidades hematolgicas que podem ser causadas por exposio ocupacional a compostos txicos. A interpretao dos testes de laboratrio no sangue deve ser governada com base em princpios que so a todos os testes de laboratrio para procedimentos de diagnsticos. Em particular, a aplicados importncia ou controle de observaes deve ser pressionado. Alm disso, no existe nada especfico sobre exames no sangue que permita concluso que, se anomalias so encontradas em um trabalhador que tenha sido exposto a um agente hematxico, a mudana necessariamente devida ao veneno. Ao contrrio, a evidncia somente pressuposta forma uma e parte do quadro total. Desde que exames laboratoriais completos do sangue algo que consome muito tempo, sempre impraticvel realizar estudos completos num nmero muito grande de trabalhadores. Como procedimento de rotina, a determinao da hemoglobina e exames de substncias manchadas do sangue pode ser til. A combinao destes dois testes ir revelar ou dar uma prova da existncia da maioria das anormalidades do sangue. Testes simples ou exames so sempre tudo o que necessrio em exames peridicos para detectar parciais incio de 22

APOSTILA DE TOXICOLOGIA envenenamento. Em casos onde diagnsticos diferenciais esto envolvidos, estudos do sangue mais completos so necessrios. Tabela 3 Valores normais do sangue
Teste Valores normais Comentrios

Glbulos vermelhos Homens 4,5 a 6,0 milhes/cmm Valores para E.U.A. Mulheres 4,0 a 5,0 milhes/cmm Hemoglobina Homens 14 a 18 g/100cc Valores dados em % so inexpressivos Mulheres 12 a 15 g/100cc a no ser que o equivalente gravimtrico de 100% esteja estabelecido. Glbulos brancos Total 5.000 a 10.000/cmm Contagem total de glbulos brancos varia Diferencial grandemente de hora para hora. O Forma de fita 0 a 5% diferencial indicado com base Segmentado 35 a 70% estatstica. Linfcitos 20 a 60% Moncitos 2 a 10% Eosinfilos 0 a 5% Basfilos 0 a 2% Plaquetas 200.000 a 500.000 /cmm Reticulcitos 0,1 a 0,5% Alto volume indica regenerao sangnea Razo de sedimentao Ertrcitos Mtodo de Wintrobe Valores variam em homens e mulheres Homens 0 a 9 mm em 1 hora Mulheres 0 a 20 mm m 1 hora Mtodo de Westergren menos que 20 mm em 1 hora Hematcitos 40 a 48% volume da clula Pode ser afetado por desidratao. Volume corpuscular principal 80 a 94 cu. microns Tamanho mdio de um glbulo vermelho Hemoglobina corpuscular principal 27 a 32 micro-microgramas Mdia de hemoglobina contida por clula Concentrao de hemoglobina 32 a 38% Mdia de concentrao da hemoglobina nos glbulos vermelhos. Fragilidade dos glbulos Hemlise inicia em soluo de vermelhos 0,42% de NaCl, completa com 0,32% NaCl. Tempo de sangramento Menos de 3 minutos Sangramento capilar. Tempo de coagulao 6 a 10 minutos Sangue venoso. Distribuio de glbulos Uniforme em tamanho, circular Parasitas como aqueles iguais a Malria vermelhos e distribuio. podem ser encontrados em meio aos glbulos vermelhos.

23

APOSTILA TOXICOLOGIA Tabela 4 Valores sangue


Teste Valores normais Comentrios

DE do

qumicos

normais

Uria do sangue 20 a 35 mg/100 cc sangue Aumenta em doenas dos rins. Uria com nitrognio 9 a 17 mg/100 cc sangue Nitrognio com no protena 25 a 40 mg/100 cc sangue Aumenta em doenas dos rins. Total de protenas 6,0 a 8,0 g/100 cc sangue Albumina no soro 3,5 a 5,5 mg/100 cc sangue Globulina no soro 1,5:1 at 2,5:1 cido rico 2 a 7 mg/100 cc sangue Nas mulheres valores pouco menores. Colesterol total 150 a 250 mg/100 cc sangue Aumenta em obstruo biliar; diminui em doenas para o fgado. steres de colesterol 60 a 75% do total de colesterol Diminui em doenas do fgado. Fosfatose alcalina 1,0 a 4,0 Unidades Bodansky/ Volumes altos em obstruo biliar. 100 cc de soro Pequenas mudanas em doenas do fgado. Fosfatose cida 0,5 a 2,0 unidades Gutman/ No relacionada com doenas no fgado. 100 cc soro Acar no sangue 80 a 120 mg/100 cc sangue ndice de ctireo 2 a 8 unidades Freqentemente utilizado como medida de icteria, mas no confivel por causa de substncias interferentes. Clcio 8,5 a 11,5 mg/100 cc soro Cloretos como NaCl 350 a 400 mg/ 100 cc plasma 100 a 110 mEq./litro Creatinina 1 a 2 mg/ 100 cc sangue Capacidade de oxigenao 18 a 24 cc/100 cc sangue Sangue arterial. Poder de combinao do CO 2 45 a 70 vol/ 100 cc 21 a 30 mEq./litro Colinesterase RBC 0,67 a 0,86 unidades pH/h Mtodo Michel. Plasma 0,70 a 0,97 pH/h Diminui em envenenamento por fosfato orgnico. Potssio 16 a 22 mg/100 cc soro Sdio 315 a 340 mg/100 cc soro Fsforo inorgnico 3 a 4 mg/100 cc soro Magnsio 1,5 a 2,4 mEq./litro

24

APOSTILA TOXICOLOGIA Tabela 5

DE

Venenos ocupacionais que podem produzir anormalidades detectveis pelo estudo do sangue
Substncia Caracterstica encontrada Comentrios Acrilonitrila Anemia, leucocitose Registrado mas no definitivamente estabelecido. Alil Isopropil acetil carbamato Trombopenia Anilina Anemia, glbulos vermelhos Danos variados em exposies agudas marcados e leucocitose ou crnicas. Antimnio Leucopemia Efeitos podem ser similares ao arsnio. Arsnio Anemia e leucopenia Envenenamento industrial pode ser causado por arsina. Benzeno Diminui todos os elementos Morte pode ser causada por depresso formadores da medula ssea. Chumbo Anemia branda, marcas nos Bem estabelecido. glbulos vermelhos Cloreto de metila Diminuio dos elementos Experimentos com animais. formadores Cobalto Aumento dos glbulos vermelhos Experimentado em animais somente. DDT Anemia, leucopenia Raramente ocorre. Dissulfeto de carbono Anemia e leucocitose e diminui Dados conflitantes em literatura mdica. os glbulos brancos Fenil hidrazina Anemia c/ sinais de regenerao Devido a destruio do sangue. Fluoretos Anemia Fumos nitrosos Diminuio dos glbulos brancos Relatado mas no confirmado. Mangans Leucopenia Questionvel. Mercrio Alta hemoglobina Relatado mas no confirmado Monometil etileno glicol Decrscimo em todos elementos Baseado em observaes humanas. formadores e aumento da porcentagem de glbulos brancos imaturos. Nitrobenzeno (nitrofenis) Reduo dos glbulos vermelhos, Devido destruio do sangue. com sinais de regenerao xido de etileno Questionvel. Rdio Diminuio de todos elementos Bem estabelecido em humanos. formadores Selnio Anemia Experimentos com animais. Silicato etlico Anemia e leucocitose Somente experincias com animais Tetracloreto de carbono Anemia leucemia Questionvel. Tetracloro etano Sinais de destruio do sangue No completamente estabelecido em humanos. Tlio Aumento de glbulos brancos e Relatado mas no confirmado. eosinfilos Tolueno Anemia e leucopemia No to agressivo como benzeno. Tolueno diamina Anemia Toluidina Anemia Questionvel. Trio Diminuio de todos elementos Devido a radioatividade. formadores Tricloro etileno Anemia Relatado mas no confirmado. Trinitrotolueno Anemia, leucopemia Bem estabelecido. Urnio Anemia Devido a radiao. Vandio Anemia Questionvel. Xileno Anemia e leucopemia Questionvel.

25

APOSTILA TOXICOLOGIA Estudos das funes do fgado

DE

Como mencionado anteriormente, distrbios das funes do fgado, detectveis em mtodos de laboratrio, podem no apresentar resultados positivos at que danos de grau substancial tenham sido causados. Isto significa que os testes de laboratrio da funo heptica so de valo res muito limitados para detectar incio de envenenamentos e que resultados normais nas funes do fgado no significa necessariamente que o fgado est intacto. Uma variedade de causas pode produzir anormalidades na funo do fgado e sempre difcil determinar o fatorcausa. Estudando a funo do fgado costumeiramente realizada uma srie de testes. Vrias desta combinaes de resultados positivos e negativos so de grande ajuda para se chegar a uma opinio ou concluso como a do processo da verdade doena. Alguns dos testes que so freqentemente utilizados no estudo da funo do fgado esto includos na tabela 4.testes mais especficos esto resumidos na tabela 6. A interpretao deve ser dirigida pelos Alguns princpios gerais colocados anteriormente. A tabela 7 uma lista de substncias comumente utilizadas na indstria que podem produzir doenas e danos ao fgado e conseqentemente podem, em envenenamento severo, resultar em funo anormal do fgado. A lista de substncias dada sem comentrios posteriores, desde que informaes pertinentes disponveis so algo limitado. Para muitas das substncias listadas, a evidncia confinada a observaes em experimentos laboratoriais com animais.

26

APOSTILA TOXICOLOGIA Tabela 6

DE

Testes da funo do fgado (outros alm dos listados na tabela 4)


Teste Valores normais Comentrios

Teste de bromo Menos que 5% de reteno aps 45 min. Doena no tecido do fgado, obstruo sulfonaftalato biliar ou circulatria, que causa grande reteno. Floculao ceflica 0 a 1 + floculao em 48 horas Aumento da floculao vai de encontro com doena do fgado ou tecido do fgado associado a anormalidades das protenas do soro. Soro biliar Total 0,2 a 1,0 mg% Direto 0,1 a 0,7 mg% Indireto 0,1 a0,3 mg% Turbidez Thymol 0 a 4 Unidades Maclagan Mesmo significado de floculao ceflica Urina urobilinogen 0,5 a 2,0 mg/ 24 horas ou Pode ser anormalidade em obstruo da diluio de 1:4 a 1:30 blis ou doena no tecido do fgado.

Tabela 7 Venenos ocupacionais que podem produzir anormalidades na funo do fgado Acrilonitrila Antimonio Arsnio* Berlio Cdmio Dissulfeto de carbono* Tetracloreto de carbono* Difenil clorados* Naftalenos clorados* Clorofrmio Cobalto Cicloparafinas DDT Dixido de dietileno* Dimetilformiatos Dinitrofenol* Difeni Clorohidroetileno Dicloreto de etileno Brometo de s metila Cloreto de metileno* Nitrobenzeno* Fenol Fenil hidrazina Fsforo* Tetracloroetano Tricloroetileno Trinitrotolueno* * substncias marcadas com asterisco tm mostrado capacidade de produzir doenas no fgado.

27

APOSTILA TOXICOLOGIA Testes variados de importncia geral

DE

Teste sorolgico d a Teste de sangue para evidenciar passado ou presente de infeo Sfilis. sifiltica peridica de colocao ou de exames mdicos de rotina. O comumente praticado como parte de rotina teste sorolgico mais antigo e melhor conhecido a reao de Wassermann. Nos anos recentes tm sido desenvolvidos vrios mtodos e modificaes para o teste de Wassermann, tais como, Eagle, Kolmer, Kahn, Kline, Mazzini, Hilton e VDRL. Todos eles so aplicados para o mesmo propsito, Detectar por exemplo sfilis. Na interpretao dos testes sorolgicos para sfilis, existem princpios que so particularmente importantes: 1. Concluses no devem ser consideradas ou terapias institudas como resultado de um simples resultado positivo. Antes de tomar uma ao, o teste deve ser repetido e talvez por mais de um mtodo diferente. 2. Um resultado positivo, por si s, no significa necessariamente que existe infeco sifiltica. Reaes positivas podem ser causadas por outras doenas (como malria por exemplo) e alm disso, pode existir ocasionalmente um resultado positivo falso, devido a erros de laboratrio. 3. Um resultado negativo no significa necessariamente como via de regra a ausncia de sfilis. Demora certoum tempo para o sangue produzir os anticorpos que produzem reaes positivas nos testes, Tanto que, nos estgios iniciais da doena, um resultado positivo pode no ser obtido. Nestes casos um exame detalhado do material retirado diretamente da leso suspeita pode revelar a existncia de spiroccitos, que causam a sfilis. Resultados negativos falsos so raros, mas podem ocorrer. 4. Uma reao positiva pode ser encontrada em pessoas que tiveram sfilis, mesmo que tenham recebido tratamento adequado e para todos os fins e propsitos tenham sido curadas. Esta condio conhecida como sendo "rpido Wassermann". Um resultado positivo, ento, no significa necessariamente a presena de doena ativa. 5. Os vrios testes sorolgicos tm um alto grau de especificidade relativa, entretanto, os mesmos esto sujeitos a todas as possibilidades de erros de qualquer procedimento de laboratrio. Outros testes Testes desenvolvidos no soro sangneo podem gerar evidncias valorosas sorolgicos. um grande nmero para de doenas infecciosas. Algumas das mesmas podem ser doenas diagnosticar ocupacionais na origem, como a brucelose, entre outras. A interpretao dos resultados de testes sorolgicos aplicados para estas doenas deve estar de acordo com o que foi estabelecido anteriormente para os princpios de procedimentos para o laboratrio. Exames Esta categoria inclui exames diretos de material maculado ou no como: saliva, Bacteriolgicos. pus, sedimentos da urina ecatarro, o estudo de culturas de espcies suspeitas, tendo a mesma origem geral. Estes testes so aplicados comumente como parte de um estudo geral de diagnstico. Leveduras e fungos podem ser por mtodos similares a aqueles aplicados para as estudados bactrias. Doenas infecciosas de origem ocupacional, alm daquelas mencionadas previamente, incluem: febre de gado, ttano, raiva, erisipela, blastomicose, etc... . Exame de Fezes frescas ou armazenadas so sempre examinadas para detectar a presena de fezes. parasitas intestinais, como as amebas e minhocas. Uma pesquisa feita tanto para o parasita quanto para seus ovos. Outro teste comum aplicado s fezes a procura de sangue, para assegurar a evidncia de cncer ou outras leses no trato gastrintestinal. A interpretao dos resultados deve ser guiada pelos princpios gerais de procedimentos de laboratrio. Eletrocardiogram Este teste tem encontrado grandes aplicaes no diagnstico de doenas do a. corao. Aeletrocardiograma requer um alto grau de habilidade. No existe nada de leitura ou interpretao de um mgico no equipamento que produz o eletrocardiograma , o eletrocardigrafo. Tudo que o mesmo pode fazer dar um de um impulso nervoso atravs do msculo do corao. Distrbios do sistema de registro conduo e anormalidades do msculo do corao podem produzir anormalidades caractersticas no eletrocardiograma. Um 28

APOSTILA

DE

TOXICOLOGIA grfico normal no significa necessariamente que no existe nada de errado com o corao, e um grfico anormal no significa necessariamente que uma doena no corao est presente. Exames de Raios- O uso do raio-X tem ampla aplicao como ferramenta de diagnstico. X. importante observar que tudo que o raio-X pode fazer (diagnsticamente) prover um registro das densidadespelo das qual o mesmo passou. Objetos densos obstruem a passagem do raio, resultando numa cor estruturas mais clara no filme. As reas mais escuras no filme do raio-X so aquelas por onde o raio passa mais rapidamente. utilidade do A raio-X pode ser ainda maior quando utilizado o meio de contraste rdio-opaco, como o misturas utilizadas de Brio, em exames do trato intestinal. Outros Existem muitos outros testes utilizados para diagnosticar doenas. Para dados mais testes. providencial a detalhados leitura de livros recentes de mtodos de laboratrios de anlise clnica.

Testes de laboratrios especiais.


Nas pginas anteriores, foi feito um resumo dos procedimentos de laboratrio mais importantes que so empregados em diagnsticos mdicos. Estes testes so utilizados no estudo de doenas no-ocupacionais, bem como de doenas ocupacionais. Existe, alm disso, um nmero de testes que so utilizados em diagnsticos de por substncias nocivas. Exposies quelas substncias ocorrem principalmente como doenas causadas perigo ocupacional, entretanto ocasionalmente existe uma origem no ocupacional. Exemplos deste ltimo caso podem ser: a inalao de gases txicos produzidos por aquecedores desregulados ou de equipamentos de refrigerao, ingesto de materiais venenosos combinados com comida ou alimentos, etc. Envenenamento ocupacional pode ocorrer na prtica de hobbies ou atravs de trabalho na prpria casa do indivduo, e no necessariamente o resultado de condies adversas durante a atividade. Existem dois tipos principais de testes utilizados para detectar a absoro de substncias potencialmente perigosas : 1. Deteco do prprio material nos fludos do corpo, particularmente na urina e no sangue. Este utilizado principalmente para detectar venenos metlicos. 2. Deteco dos produtos do metabolismo da substncia txica. Este utilizado principalmente para encontrar compostos orgnicos txicos. Alm destes dois grupos principais, existem muitos tipos de testes de menor importncia, tais como: Exame do ar exalado, para deteco de gases txicos. Exame do catarro e saliva para verificar a presena de ps ou de asbestos. Exame de fezes para metais pesados. Bipsia de tecidos vivos. Exame ps-morte (autpsia) e anlise qumica de rgos. Os princpios gerais de interpretao so aplicveis para os testes especiais, bem como para todos os outros. De importncia o fato de evitar a contaminao das amostras. Muitos dos procedimentos particular analticos utilizados na determinao de substncias txicas no sangue e na urina so to sensveis que o menor erro na de coleta e manuseio da amostra pode mascarar o resultado da tcnica anlise. Contedo normal de metal na urina e no Metais que podem causar envenenamento ocupacional sangue. podem ser encontrados na urina ou sangue de pessoas que tenham tido exposio ocupacional a estas substncias. Chumbo, Arsnio e Mercrio so exemplos comuns deste caso. Estudos extensivos do Chumbo tm mostrado que o ento contedo pode ser alto como 0,08 mg/litro na urina e 0,05 mg/100 cc no chamado normal sangue. similar algo limitado para outros Quantidades de dados considerveis de natureza metais. 29

APOSTILA DE Quando se interpretam os resultados das TOXICOLOGIA anlises de sangue e urina para metais pesados, alguns poucos pontos so particularmente importantes. 1. A presena de metal txico indica a absoro mas no necessariamente envenenamento. 2. O metal pode ter ganhado acesso ao corpo a partir de fontes no ocupacionais, bem como de fontes ocupacionais . 3. importante conhecer a quantidade de concentrao do metal txico e no apenas se o mesmo est presente ou ausente. 4. Desde que pouco conhecido sobre correlaes entre valores de sangue e urina e de manifestaes clnicas, uma boa prtica estudar ambos, urina e sangue, para se obter o maior nmero de dados possveis. 5. No existem valores fixos para quantidades de metais pesados no sangue e na urina, que definitivamente estabelecem um diagnstico de envenenamento. Os resultados meramente entram num quadro e requerem a por parte de mdico com habilidade em diagnosticar tais interpretao casos. Tabela 8

Materiais que se pesquisam em sangue e urina


Substncia Valores normais Comentrios Arsnio Urina 0 a 0,85 mg/litro Medicamentos com arsnio ou uma dieta de peixes podem resultar no aparecimento de arsnio na urina e sangue. Fluoretos Urina 0,2 a 0,4 mg/litro Fliuoretos contidos em gua potvel Sangue 0,01 mg/litro importante. Chumbo Urina 0,01 a 0,08 mg/litro Mdia 0,03 mg/litro Sangue 0,01 a 0,05 mg/ 100 cc. Mdia 0,03 mg/100 cc. Mercrio Urina 0 a 0,020 mg/litro Sangue 0 a 0.005 mg/100 cc. Selnio Urina 0 a 0,10 mg/litro Depende do solo que contm o Selnio. CO 0 a 10% Medido como carboxihemoglobina, influenciado por cigarro.

Testes de funo pulmonar


A interpretao dos testes da funo pulmonar requerem o entendimento de um nmero de termos que so comumente utilizados. Volumes Existem quatro volumes primrios que no so . sobrepostos. 1. Volume do ciclo, a quantidade de gs inspirado ou expirado durante cada ciclo respiratrio. 2. Volume reserva de inspirao, (formalmente o ar complementar menos o volume do ciclo) a mxima quantidade de ar que pode ser inspirada a partir da posio de fim de inspirao. 3. Volume reserva de expirao, (formalmente a reserva ou ar suplementar) o volume mximo de ar que pode ser expirado a partir do nvel de fim de expirao. 4. Volume residual, (formalmente a capacidade residual de ar) o volume de ar que permanece nos pulmes fim no do processo de expirao mxima. Capacidades Existem quatro capacidades, cada uma delas inclui dois ou mais dos volumes . primrios. 30

APOSTILA TOXICOLOGIA

DE

1. Capacidade total do pulmo, (formalmente o volume total do pulmo) a quantidade de gs contida no no fim da inspirao pulmo mxima. 2. Capacidade vital, o volume mximo de ar que pode ser expelido dos pulmes com esforo seguindo uma inspirao mxima. 3. Capacidade inspiratria, (formalmente o ar complementar) o mximo volume de ar que pode ser inspirado a partir do resto de um processo de expirao. 4. Capacidade residual funcional, (formalmente capacidade de equilbrio, ou capacidade mdia), o volume de ar remanescente nos pulmes que sobra do processo de expirao. A posio de fim exalao utilizada aqui como uma linha de base, pois a mesma varia menos que a posio de fim de inspirao. Espao morto O espao morto anatmico, o volume interno das via areas superiores respiratrio. nariz, boca) alm(que compreende da traquia, rvore brnquica at os alvolos pulmonares. chamado de espao morto pois no ocorre a mudana de Oxignio por Dixido de Carbono neste espao. O espao morto fisiolgico inclui o espao morto anatmico e dois volumes adicionais: 1. O volume de ar inspirado que ventila os alvolos, que no tem fluxo sangneo capilar pulmonar e 2. O volume de ar inspirado que ventila alguns alvolos em excesso do que o requerido para oxigenar o fluxo sangneo capilar pulmonar, ao redor dos mesmos. medido em centmetros cbicos por quilo de peso do corpo. Freqncia a razo de respirao. Ventilao alveolar por minuto igual ao volume do ciclo menos espao morto vezes a freqncia. Volume minuto igual ao volume do ciclo vezes a freqncia. Bloco capilar alveolar um decrscimo na capacidade que o Oxignio tem em difundir o ar dentro do para o fluxo sangneo capilar dos alvolos pulmes. Propriedades mecnicas dos Concordn cia a medida de distensibilidade dos pulmes e do trax, pulmes. o volume muda por unidade de presso (litros/centmetros de O). 2 H A resistncia provocada pela resistncia ao fluxo de ar pelas vias areas superiores, bem como pela resistncia dos tecidos e membranas que so deformados no processo. A capacidade mxima de respirao o maior volume de gs que pode ser respirado em um minuto. A capacidade de oxigenao a maior quantidade de Oxignio contida no sangue quando o mesmo est completamente oxigenado. A saturao arterial de oxignio a porcentagem entre: volume de oxignio realmente combinado com a hemoglobina, dividido pela mxima quantidade de oxignio que possvel combinar com a hemoglobina .

Aplicao dos testes de capacidade da funo Na medicina ocupacional, a principal aplicao pulmonar. dos quem est sofrendo com doenas testes da funo pulmonar descobrir em estudos individuais fibrticas nos pulmes, devido inalao de poeiras perigosas. Quando grupos destes testes so aplicados possvel determinar, com uma certa extenso, o grau da perda da funo pulmonar. Tentativas de correlacionar os testes 31

APOSTILA

DE

de funo pulmonar com exames de TOXICOLOGIA Raios-X, mas nem sempre os resultados so satisfatrios. Anormalidades no sangneos podem afetar os resultados dos testes de funo pulmonar, para um corao ou vasos patamar marcado e conseqentemente estes testes no podem ser aplicados para estimar o grau que a doena atingiu, quando doenas cardiovasculares coexistirem.

32

Das könnte Ihnen auch gefallen