Sie sind auf Seite 1von 9

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

ROGRIO DE JESUS EUGNIO, j qualificado, por sua advogada abaixo subscrita, que lhe move JOSIAS ALVES DE OLIVEIRA, cujo feito se processa perante o Juzo da 10 Vara Cvel da comarca de Guarulhos SP, processo n 224.01.2005.048078-6, ordem: 3678/2005, de Procedimento Ordinrio em fase de cumprimento de sentena, vem vossa presena, no se conformando com a r. deciso do despacho de fls. 86/87., daqueles autos, a qual houve por bem desbloquear somente 2/3 da conta salrio do executado bem indeferir os benefcios da assistncia judiciria gratuita ao mesmo, interpor, o presente AGRAVO DE INSTRUMENTO COM PEDIDO DE EFEITO SUSPENSIVO, em face da r. deciso supramencionada, com fulcro no artigo 522 e seguintes do Cdigo de Processo Civil Brasileiro, pelos motivos constantes das razes do presente recurso que seguem em anexo. Esclarece o ora agravante que em razo de parte da matria tratada no presente recurso englobar o indeferimento pelo Mm. Juiz a quo de requerimento de assistncia judiciria gratuita, deixa de comprovar o pagamento das custas devidas em virtude da interposio do presente, bem como do porte de remessa e retorno, posto que no detm possibilidade de adimplir tais valores, visto que se encontra buscando a tutela jurisdicional, atravs deste, para a concesso do referido benefcio e, conseqentemente, da iseno do

pagamento das custas no procedimento originrio e, por via de conseqncia, tambm nesses autos. Assim, aguarda seja devidamente recebido e processado este recurso sem o pagamento das custas devidas. Nestes Termos, Pede Deferimento. So Paulo, 14 de novembro de 2012.

Andria Cristina Bernardes Lima OAB/SP n 229.524

RAZES DO AGRAVO DE INSTRUMENTO

Origem: 10 Vara Cvel da comarca de Guarulhos - SP

Autos do processo n 224.01.2005.048078-6, Ordem: 3678/2005

Agravante: Rogrio de Jesus Eugnio

Agravado: Juzo da 10 Vara Cvel da comarca de Guarulhos SP e Josias Alves de Oliveira

Emritos Julgadores,

Cuida a demanda aonde restou desferido o r. despacho ora agravado, de Ao de Procedimento Ordinrio em fase de cumprimento de sentena, promovida pelo segundo agravado em face do Agravante nos autos principais, pelas alegaes contidas na pea vestibular. Restaram expostos os fundamentos de fato e de direito pelos quais o ora agravante requereu: a) o desbloqueio de sua conta salrio, a qual foi bloqueada a partir de pedido formulado pelo segundo agravado, o que foi acatado pelo juzo de primeiro; b) os benefcios da assistncia judiciria gratuita, nos termos da Lei no. 1.060/50, uma vez que no tem a capacidade de suportar o pagamento das custas processuais sem o prejuzo de sua subsistncia e de sua famlia. Entretanto, o Mm. Juiz a quo, no r. despacho de fls. 86/87, determinou que:

Fls. 86 - Fls. 72/82: Rogrio de Jesus Eugenio comparece aos autos para suscitar a impenhorabilidade dos valores bloqueados em conta bancria de sua titularidade. Rogrio sustenta a sua pretenso nos termos do artigo 649, inciso IV, do CPC. Eis o resumo do necessrio. Decido. Em primeiro lugar, deixo de receber a petio de fls. 72/82 como impugnao, na medida em que o Juzo no est garantido (artigo 475, letra J, do CPC). Assim, recebo a petio de fls. 72/82 como pedido para reconhecimento da impenhorabilidade de bens. Neste contexto, observo que o documento de fls. 78/82 evidencia que a conta bancria perante a qual foi realizado o bloqueio de valores utilizada exclusivamente para o recebimento do salrio de Rogrio. Logo, revela-se cabvel o reconhecimento da impenhorabilidade do numerrio l constante. Todavia, filio-me queles que defendem a tese no sentido de que 1/3 da remunerao percebida pelo executado passvel de constrio. Com efeito, a penhora de 1/3 da remunerao, tal como supramencionado, no impede a subsistncia do executado, que ainda poder usufruir de renda bastante para o seu sustento. Assim: Assim, determino a liberao de 2/3 do valor bloqueado; O saldo remanescente dever ser transferido para conta judicial atrelada a este Juzo. Sem prejuzo do exposto, atenda-se ao pedido de fls. 85, tal como solicitado por Josias. Sem prejuzo do exposto, indefiro o pedido de gratuidade de justia, tal como solicitado por Rogrio, eis que a sua renda se mostra compatvel com o nus financeiro decorrente da propositura desta ao, mormente em razo do valor dado causa. Cumpra-se.

DA IMPENHORABILIDADE DA CONTA SALRIO O agravante teve o bloqueio da conta bancria n 65910-X, da Agncia 6761-X do Banco do Brasil, por determinao do Juzo de primeiro grau no valor de R$ 206, 34 (duzentos e seis reais e trinta e quatro centavos).

Ofertada a impugnao s fls. 72/74, onde foi invocada a impenhorabilidade da conta-salrio, o juiz a quo entendeu por bem desbloquear somente 2/3 do valor l constante, nos termos do despacho ora atacado. Ocorre que tal conta no pode ser bloqueada, mesmo que parcialmente, uma vez que se trata da chamada conta salrio, j que onde o empregador do agravante efetua o depsito dos salrios todo 5 dia til de cada ms, conforme restou provado nos autos originrios. Vale ressaltar que o dispositivo legal, constante no Cdigo de Processo Civil, que trata sobre a impenhorabilidade de bens, dissolve a questo, no seguinte sentido:

Art. 649. So absolutamente impenhorveis: ... IV os vencimentos dos magistrados, dos professores e dos funcionrios pblicos, o saldo e os salrios, salvo para pagamento de prestao alimentcia; (grifos nossos)

Adequando a presente situao ao entendimento jurdico, certo que, o bloqueio da conta corrente do agravante nulo de pleno direito, pois no h qualquer dispositivo legal que autorize tal ato processual, e de outra banda, h patente determinao legal sobre a impossibilidade de constrio judicial sobre vencimentos de funcionrios pblicos. Ainda, conforme o artigo 7, inciso X, da Constituio Federal, que assegura a "proteo do salrio na forma da lei, constituindo crime sua reteno dolosa" fica proibido o bloqueio dos salrios tendo em vista a natureza alimentar desses pagamentos. O agravante no quer se furtar do pagamento, porm, no tem condies de faz-lo dessa forma, sob pena de restar prejudicada a sua subsistncia e de sua famlia.

Desse modo, serve o presente para que este Egrgio Tribunal suspenda a deciso do juzo de primeiro grau, em carter liminar, a fim de que seja desbloqueada a conta salrio do agravante em sua totalidade, impedindo a transferncia dos valores l constantes para conta judicial e posteriormente para o segundo agravado. DO GRATUITA INDEFERIMENTO DO PEDIDO DE JUSTIA

O Mm. Juiz a quo prejulgou a capacidade do mesmo de fazer o pagamento da taxa judiciria e dos outros custos processuais sem qualquer espcie de balizamento. Assim est redigido o artigo 4 da lei n. 1.060/50, in verbis: Art. 4 - A parte gozar dos benefcios da assistncia judiciria, mediante simples afirmao, na prpria petio inicial, de que no est em condies de pagar as custas do processo e dos honorrios de advogado sem prejuzo prprio ou de sua famlia. No caso em tela foi este o pedido realizado pelo ora agravante, o qual espelha efetivamente a realidade de sua situao financeira. O agravante Policial Militar do Estado de So Paulo, percebendo parcos vencimentos. A legislao pertinente matria relata que para o deferimento dos benefcios da assistncia judiciria dever o requerente apenas fazer ... uma simples afirmao ..., o que de fato ocorreu, porm, o MM. Juiz a quo quis enxergar alm do que lhe foi colocado, prejulgando a incapacidade declarada pelo ora agravante. Neste sentido, necessria a transcrio de parcela do corpo do Acordo proferido por este Egrgio Tribunal nos autos do Agravo de Instrumento n 744.141-8 So Paulo - 4 Cmara - 03/09/1997 - Rel. Juiz Tersio Jos Negrato, aonde restou consignado que ...A simples declarao do agravante, no sentido de que se encontra empobrecido e no pode arcar com as despesas judiciais, suficiente para o deferimento de seu pedido. Nesse contexto, o benefcio deve ser concedido s afirmao da pobreza jurdica e formulao do

requerimento, como efeito da presuno da declarao, que acompanha ambos os dispositivos legais. Oportuno tambm trazer colao parcela do Acrdo prolatado pelo extinto 2 (segundo) Tribunal de Alada Civil do Estado de So Paulo, nos autos do Agravo de Instrumento n. 682460-0/0, tendo como relator o Mmo. Juiz Carlos Russo. Na fundamentao para a concesso do provimento ao agravo, restou consignado que ... Presuno juris tantum, a declarao de pobreza, para fins jurdicos, induz conceder o benefcio da gratuidade judiciria, benesse momentnea, no dispondo o juzo de imediata evidncia no sentido contrrio, a derruir acenado quadro hipossuficiente., tendo ainda sido observado que ...Melhor e mais oportuno contraste, direito de abjetar o cabimento da iseno aquinada, conhecimento que ser dado aprofundar, instruo documental especfica, sede adequada, parte contrria ser suficiente instalar procedimento prprio, em qualquer fase da lide (art. 7, da Lei n. 1.060/50). Necessrio tambm anotar a deciso proferida nos autos do Agravo de Instrumento n.19980020012873 - DF, na qual a 5 Turma do Tribunal de Justia do Distrito Federal entendeu que ... I A JUSTIA GRATUTA TEM DISCIPLINA EM LEGISLAO ESPECFICA E ASSENTO CONSTITUCIONAL, PODENDO SER DEFERIDA EM TODA E QUALQUER AO, SEM DISTINO, DESDE QUE RECONHECIDA SUA NECESSIDADE NA FORMA DA LEI. Assim, claro est, como expressamente definido em Lei, que para a parte gozar dos benefcios da assistncia judiciria gratuita, necessrio se faz uma simples declarao de falta de condies para suportar os custos processuais cabendo, em momento e via oportunos, pela parte contrria na demanda, a desconstituio deste pedido, cabendo ainda em qualquer espcie de demanda a concesso do referido benefcio. Outrossim, diversamente do entendimento do Juiz a quo, alegado a pobreza no quer significar a miserabilidade econmica, mas a capacidade de suportar, dentro do contexto ftico e jurdico do processo, da sucumbncia das verbas de despesas e honorrios advocatcios. Possvel analisar que o objetivo da norma invocada conceder a possibilidade de litigar judicialmente queles que tm capacidade de viver dignamente, pagando suas contas - de si e de sua famlia -, porm, caso tenham que arcar com o pagamento dos custos judiciais, frustariam sua expectativa de busca do poder judicirio em razo da falta de valores

excedentes aos do custeio de sua manuteno, posto que em razo de seus parcos vencimentos, esses excedentes inexistem. Com o cunho de ratificar o esprito da norma legal, o legislador, no artigo 4 da norma legal, diz que a mesma tende a auxiliar aquele que ... no est em condies de pagar as custas do processo e honorrios de advogado, sem prejuzo prprio ou de sua famlia.. Ou seja, no necessita a pessoa de ser miservel, no ter como se sustentar para aproveitar os benefcios, mas sim o requerente ser pessoa que no pode pagar as custas judiciais sob pena de despendendo tais valores, vir a sofrer prejuzo na sua manuteno, por no ter capacidade do pagamento dos valores necessrios sua manuteno e ainda sobrarlhe valores para custear um processo judicial. E esta a situao do agravante, pessoa que tem sua profisso, profisso essa que no lhe permite ter rendimentos substanciais, mas que so suficientes para a sua manuteno, assim como de sua famlia, porm, se no lhe for concedido o benefcio da assistncia judiciria, ver-se- frustrado de se defender em juzo. Assim sendo serve a presente para requerer esse E. Tribunal, a concesso de efeito suspensivo no presente recurso, a fim de desbloquear na integralidade a conta salrio do agravante e que lhe seja deferido o benefcio da Assistncia Judiciria, por ser medida de Justia!

So Paulo, 14 de novembro de 2012.

Andria Cristina Bernardes Lima OAB/SP n 229.524

1) Nome e endereo do procurador do agravante: a) Andria Cristina Bernardes Lima, OAB/SP n 229.524, com escritrio na cidade de So Paulo, na Rua Lbero Badar, 377 - 22 andar - Tel. (11) 3208-0102 -. 2) Nome e endereo da procuradora da Agravada b) Mrcia Cabral Henrique, OAB/SP 148.801E, com escritrio profissional na

Estrada Dom Joo Nery, 233, Itaim Paulista, CEP: 08110-000, So Paulo SP.
3) Dos documentos que instruem o Agravo c) Seguem anexas, nos termos do artigo 525 do CPC, as cpias dos seguintes documentos:
i)

ii)
iii)

iv)

Cpia Do despacho que indeferiu a assistncia gratuita; Cpia da certido de intimao do mesmo; Cpia da Procurao dos patronos do agravante; Demais cpias do processo.

Das könnte Ihnen auch gefallen