Sie sind auf Seite 1von 12

ATPS

Cincias Contbeis Comportamento Organizacional Professora Mestra Cristiane Vinholi de Brito

Componentes do grupo:

Jacare, 09 de abril 2012

INTRODUO Num mundo onde a globalizao est presente em nosso dia a dia, deve-se considerar a importncia dos conceitos que para a maioria das pessoas so consideradas iguais, mas possuem significados completamente diferentes: eficincia e eficcia. Uma organizao pode ser analisada pelo desempenho do seu papel de sucesso ou se algo deve ser mudado. Conceituando eficincia podemos dizer que, obter bons produtos, realizar uma tarefa da melhor maneira possvel. J eficcia a capacidade de fazer aquilo que preciso, que certo para se alcanar determinado objetivo. Simplificando, a eficincia envolve a forma com que uma atividade feita, enquanto a eficcia se refere ao seu resultado. Como diz Paulo Sandroni, em 1996, resume bem essa idia: Fazer a coisa certa de forma certa a melhor definio de trabalho eficiente e eficaz. Por isso que administrar uma empresa hoje em dia, requer muito mais do que o exerccio das funes bsicas de gerncia, como planejar, organizar e controlar. As ameaas s organizaes, vindas dos clientes, da concorrncia e em decorrncia das mudanas no contexto socioeconmico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. O comportamento organizacional est se estabelecendo firmemente como um campo prprio de estudo por meio de suas teorias e tcnicas de pesquisa. Portanto, necessrio que o administrador conhea profundamente os melhores mtodos de produo, as atuais condies de mercado, onde esto os funcionrios mais competentes, enfim, aquilo que essencial para que se produza com eficincia e eficcia.

CAPTULO 1 1.0 - DEFINIO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Com base nas idias do texto sugerido de autoria de Karla Sampaio, conclumos que: O comportamento organizacional um campo de estudos que visa compreender o comportamento individual e dos grupos em situao de trabalho, investigando questes relacionadas com liderana e poder, aprendizagem, percepo, atitudes, conflitos, processos de mudana, etc., temas que afetam o indivduo e as equipes nas organizaes, pois uma empresa composta de lderes ou liderados. O estudo analisa todo o contexto sobre o comportamento humano, considerando as vrias situaes possveis, para entender as relaes de causa e efeito, ou seja, so examinadas as variveis relacionadas com o ambiente, a personalidade, tecnologia e cultura, para entender o comportamento humano no trabalho. Portanto, h a necessidade de um estudo rigoroso, pois as pessoas so diferentes. Isso revela que administrar uma empresa envolve muito mais que gerenciar. No basta simplesmente planejar, organizar e controlar, mas tambm conhecer tcnicas que solucionem os problemas j citados que afetam os indivduos e as equipes nas organizaes. Utilizando o PLT Comunicao e Comportamento Organizacional de autoria de Geraldo Caravantes, escolhemos dois autores sobre o assunto Comportamento Organizacional e comparamos as suas definies: Peter Senge definiu o conceito de "Organizao de Aprendizagem" (Learning Organization), a qual composta por um grupo de pessoas que procuram, em bases contnuas, aprimorar sua capacidade de criar seu prprio futuro. Em sua definio, a palavra aprendizagem no significa apenas incorporar informaes, mas implica mudar indivduos para que eles se tornem capazes de realizar aquilo que eles pensam realizar. Peter Senge prope cinco componentes como integrantes da organizao de aprendizagem. Paulo Freire (1997) aborda a diferena entre treinar e educar, descrevendo que treinar aprender as tcnicas e habilidades necessrias para determinado fim, enquanto que educar muito mais do que isso, "no transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produo ou a sua construo" (p. 25). Paulo Freire tambm aponta a importncia do professor respeitar a individualidade do educando e aproveitar suas vivncias e experincias no ato de educar. Assim, possvel fazer a ponte entre os conhecimentos que o educando adquiriu no decorrer de sua vida e os conhecimentos tcnicos e acadmicos.

Ao analisar a maneira como est se desenvolvendo a aprendizagem nas organizaes, percebe-se que o ser humano est sendo valorizado e reconhecido. Tambm, seus sentimentos, emoes e experincias so considerados fatores vitais para o comprometimento do indivduo com seu trabalho e com a organizao. A interao entre as pessoas tambm um ponto importante para favorecer a aprendizagem organizacional. Paulo Freire considera essa questo ao descrever que entre aluno e professor h uma troca mtua de conhecimentos e questionamentos, onde quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. A seguir temos um quadro comparativo de Sistemas Abertos e Fechados: SISTEMA ABERTO No apresenta relaes com o meio ambiente; Pouca troca de energia com o meio (no recebendo EX.: Mquinas desta forma qualquer influncia ambiental). SISTEMA FECHADO Apresenta relaes de intercmbio com o ambiente; Muita influncia e troca de energia com o meio (sempre se adaptando ele). EX.: Nvel dos indivduos, Nvel dos grupos, Sociedades e Outros.

CAPTULO 2:

2.0 - INOVAO ORGANIZACIONAL: Perguntas elaboradas na pesquisa sobre o conceito de Inovao. 1) Voc j ouviu falar da palavra inovao? Sim ou No? 2) A poltica brasileira contribui para formao de empreendedores inovadores? Sim ou No? 3) H oportunidades de inovao no Brasil? Sim ou No? 4) Pessoas que no sabem o que a palavra Inovao.

De acordo com o artigo Inovao Organizacional diz que, o acesso s informaes est cada vez mais facilitado. As organizaes, empresas precisam ser cada vez mais competitivas, por outro lado no bastam termos vrias informaes para tomada de decises, pois no existem informaes completas, perfeitas e restritas por um perodo de tempo. Mudanas radicais esto revolucionando o papel do ser humano na sociedade moderna, em resposta necessidade de que todos contribuam com sua inteligncia, sua criatividade e sua responsabilidade para com a sociedade, consideremos o todo, sendo inovadores e tendo compreenso tcnica e humana para a resoluo criativa de problemas e a habilidade na colaborao global.

Os tomadores de decises acreditam que uma correta anlise das informaes propiciar o surgimento de novas alternativas, mas na verdade a mente humana est num primeiro momento receptiva para captar aquilo que se encaixa em seus padres j estabelecidos. O novo causa medo. Para termos novas idias essencial que tenhamos a mente aberta e disposta a romper com paradigmas pr-existentes, e isso no ocorrer aplicando as mesmas anlises em informaes diferentes.

O Brasil tem talento empreendedor de sobra e pesquisa cientfica de excelncia. Considerando que faltam condies para inovao tecnolgica nas empresas brasileiras, para o diretor do Ciec, Michael Ryan, o Brasil tem alguns pontos fortes para a inovao: alto investimento em pesquisa bsica nas universidades, recursos humanos de qualidade e publicaes de artigos cientficos de impacto internacional. Mas a pesquisa no chega ao mercado porque o ambiente pouco motivante para a inovao. Na opinio de Isaias Raw, no entanto, a educao no tem potencial para transformar essa realidade pelo menos no a educao existente. A escola no est voltada para formar inovadores, nem a pblica, nem a privada. Ela no ensina a pessoa a aprender sozinha. A educao foi uniformizada e isso um veneno para o esprito inovador. O problema da qualidade tinha, naquela poca, desafio ocorrido h 15 anos, uma dimenso parecida com o da inovao hoje. O Brasil deu um salto porque as empresas investiram em qualidade. E elas fizeram isso porque era absolutamente necessrio. Haver um aumento em energia e em criatividade em inovao se for percebido que no h outra alternativa a no ser inovar, disse Guilherme Ary Plonski.

CAPTULO 3:

3.1 - TRABALHO EM EQUIPE UMA VANTAGEM COMPETITIVA:

De acordo com o artigo de Trabalho em equipe uma vantagem competitiva, a idia de se trabalhar em equipe surgiu da necessidade histrica do homem de somar esforos para alcanarem objetivos. A motivao que surge por trs disto tudo a mudana constante das informaes e a necessidade de um maior conhecimento. Mas nem todas as empresas esto preparadas para trabalho em equipe, e a maioria nem conseguem isto: transformar grupos de trabalhos em equipes qualificadas e vencedoras. O princpio que toda equipe necessita de um lder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos e gerar grandes resultados. Dever ter como caractersticas importantes: tcnicas e comportamentos. E ter como misso inspirar, motivar, comprometendo as pessoas, para um resultado satisfatrio. Alm de todos estes fatores, as pessoas envolvidas necessitam resgatar valores como unio, respeito, cooperao, participao, envolvimento e comprometimento. Isto ser fundamental, pois vivemos num mundo onde o individualismo fala mais alto. Com o trabalho em conjunto, como nesta frase JUNTOS SOMOS FORTES, as pessoas desenvolvem seu esprito de cooperao e nascendo assim o afeto, que um importante sentimento necessrio para formao de uma equipe. Para se ter uma equipe vencedora que formada por pessoas, que no pensem somente em sua vitria pessoal, mas sim no todo, ou seja, na empresa, instituio ou at mesmo em grupos. Com este pensamento dentro de uma organizao, elas esto sempre em evoluo, buscando novidades e participando com idias criativas para serem implantadas dentro da organizao. De acordo com a imagem do site: http://www.osvigaristas.com.br/imagens/trabalho-emequipe-3493.jpg, as equipes no estavam em sintonia, mostra claramente que houve falta de comunicao, interatividade entre os grupos, faltou um lder que desse a correta orientao; conhecimento e treinamento aos colaboradores, o que resultou desentendimento ou at mesmo irresponsabilidade na concluso da obra. Partindo deste ponto de vista, a imagem transmite conflitos internos e externos, brigas entre lder ou chefe de obra, acarretando desordem.

3.2 - A LIDERANA NO AMBIENTE DE TRABALHO: POR QUE FRACASSAM OS PLANOS DE MUDANA?

De acordo com o artigo A liderana no ambiente de trabalho: por que fracassam os planos de mudana? podemos destacar os seguintes fatores que geram fracassos:

Organizaes em constantes mudanas, alm de inevitveis, as mudanas so necessrias para revitalizar a gesto da liderana e o comportamento humano no ambiente de trabalho; A liderana, uso da influncia para dirigir e coordenar as atividades de um grupo organizado; A liderana uma capacidade que pode ser desenvolvida pelas pessoas, nas diversas abordagens da liderana (comportamentais, contingenciais e contemporneas), observa-se em que o lder precisa de incorporar em seu comportamento qualidades que fazem com que ele seja legitimado pelas pessoas como o guia da busca dos bons resultados; Das qualidades que o lder deve desenvolver, poucos tm se considerado sobre as emoes no comportamento humano. A liderana situacional nos indica que o lder desenvolve o seu estilo de acordo comas variveis externas do seu relacionamento com os colaboradores. Outro motivo do fracasso das mudanas refere-se falta de capacidade do lder em antecipar situaes ameaadoras.

CAPTULO 4:

4.1 Com base no link sugerido Leis da Percepo, Percepo: o processo pelo qual as pessoas tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo sua volta. O processo perceptivo uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois agua a interpretao de sinais interiores e exteriores. Provoca reflexes crticas gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas prprias crenas como mecanismo de preservao da qualidade de vida e da sua identidade humana. imprescindvel o investimento no autoconhecimento e no relacionamento interpessoal incluindo a famlia, os amigos, chefes e colegas, pois esse processo gera uma avalanche que desaba sobre o ambiente organizacional e repercute na relao de emprego. A importncia do autoconhecimento torna-se evidente quando as pessoas relacionam-se entre si, abrangendo situaes prazerosas e conflitantes diariamente nas relaes de trabalho. Sejam trocas mtuas para fazer e receber crticas construtivas, saudveis na formao de equipes auto gerenciveis; ou no comportamento alienado que induz busca de recompensas financeiras, bloqueando a viso sistmica e promovendo a competio antitica. Pessoas com a mente aberta, inovadoras, dinmicas, profissionais e competentes so caractersticas natas de um administrador. A comunicao e a empatia so portas principais de acesso ao mercado, pois importante fazer entender e ter facilidade de compreender os demais nas mais variadas formas. O Administrador nato, ele tem o dom de liderar, de se sobressair diante de um grupo, ele fala com segurana, age com determinao e sabedoria. Com o surgimento de varias inovaes tecnolgicas e com o prprio desenvolvimento intelectual do homem, as empresas de hoje necessitam muito mais do que intuio e percepo das oportunidades. A administrao necessita de um amplo conhecimento e a aplicao correta dos princpios tcnicos, a necessidade de combinar os meios e objetivos com eficincia e eficcia. Enfim, administrar uma empresa tornou-se uma atividade bastante complexa, que exige dos administradores conhecimentos multidisciplinares, percepo das tendncias ambientais (internas e externas) e, principalmente sensibilidade para identificar aspectos que possam efetivamente impactar os negcios da organizao.

4.2 Com base no link sugerido pela ATPS Comunicao empresarial, uma ferramenta estratgica, Comunicao: Est posta para as empresas uma nova exigncia, to importante como os tradicionais balanos e a divulgao de um balano social consistente, ou seja, o resultado de um trabalho tico e integrado de comunicao com responsabilidade social. A responsabilidade social j faz parte do contedo de grandes empresas e organizaes brasileiras. Hoje no s importante focar-se no seu produto, mas no mercado como um todo. Vrias empresas saem na frente, no que diz respeito ao setor de comunicao. O grande gestor deve ter a viso de um plano de comunicao participativa, com a utilizao de diversas ferramentas de comunicao e marketing; com foco na propaganda, promoo de vendas, e relaes pblicas. Segundo Paulo Nassar, a comunicao empresarial to importante quanto o Departamento Financeiro ou RH. Ele diz que a comunicao bem administrada se transforma em vantagem competitiva. A comunicao uma ferramenta de sucesso para o administrador.

CONCLUSO

Conclumos com esse desafio que o CO, dentro de uma organizao, faz-se necessrio para realizar trabalho em equipe ou individualmente. indispensvel que as organizaes trabalhem de forma com que seus funcionrios sejam o espelho da empresa. Se a empresa objetiva o sucesso, ento deve-se lembrar que o lder deve ter viso para que seus liderados saibam qual o rumo a seguir, que estes vistam a camisa da empresa. Lembrando tambm que ao lder cabe ser um empreendedor, ter criatividade e objetivos bem definidos, selecionar sua equipe, de modo que todos tenham a mesma viso e um bem comum.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comportamentoorganizacionalprincipios/13911/. (Acesso 01/03/2012) PLT Comunicao e Comportamento Organizacional Escritor Geraldo Caravantes/ Claudia B. Caravantes e Monica C. Kloeckner, Editora ICDEP, Ano 2009. www.supertextos.com/trabalho_em_equipe_uma_vantagem_competitiva/4484 (Acesso em 01/03/2012). www.rh.com.br/portal/lideranca/artigo/4430/a-liderana-no-ambiente-de-trabalhoporque-fracassam-os-planos-de-mudanca.html, (Acesso em 01/03/2012) http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/leispercepcao.ht m (Acesso 01/03/2012) http://www.bocc.uff.br/pag/pessoa-sonia-comunicacao-empresarial-estrategia.pdf (Acesso em 01/03/2012) www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010175070518 01/03/2012) (Acesso

Das könnte Ihnen auch gefallen