Sie sind auf Seite 1von 3

Boletim Informativo

Cooperao Portuguesa na Guin-Bissau

Encarregado de Negcios de Portugal em Bissau visitou o Projeto de Apoio Intensificao da Produo Alimentar (PAIPA)
No passado dia 4 de fevereiro, o Encarregado de Negcios de Portugal em Bissau, Dr. Fernando Teles Fazendeiro, deslocou-se regio de Bafat, acompanhado da Coordenadora de Projeso s regies de Biombo e Gab, estando j em curso atividades hortcolas em Ondame (regio de Biombo) e Dinga (regio de Gab). Em 2013, para alm das atividades habituais do de ciclo curto. Em termos hortcolas, a grande dificuldade sentida a do abastecimento de gua, devido inexistncia de poos e distncia em relao ao rio. Nas aldeias visitadas, as

Edio 12 janeiro-fevereiro 2013

Ficha Tcnica:
Edio e Difuso: Embaixada de Portugal em Bissau Redao e Imagem: Cooperao Portuguesa na Guin-Bissau Telefones: (+245) 320 12 61 (+245) 320 12 79 Fax: (+245) 320 12 69 E-mail: cooportgb@hotmail.com Facebook: Cooperao Portuguesa na Guin-Bissau

O Boletim Informativo da Cooperao Portuguesa na GuinBissau redigido ao abrigo do novo Acordo Ortogrfico

Nesta edio: tos da Cooperao Portuguesa, Dr Natlia Fal, para observar as atividades em curso no mbito do Projeto de Apoio Intensificao da Produo Alimentar (PAIPA). O PAIPA, que completou 4 anos em janeiro, est agora em fase de extenprojeto, prev-se a produo de arroz em regadio, na aldeia de Cafia, a ttulo de experimental, a de construo de uma lagoa abeberamento gado bovino em Dinga, a produo de vrios tipos de milho e o investimento em produo animal comunidades aproveitaEncarregado de Negcios de Portugal em Bissau visitou o Projeto de Apoio Intensificao da Produo Alimentar (PAIPA) Cames, Instituto da Cooperao e da Lngua e Fundao F e Cooperao assinam protocolo na rea da Educao Entrega de certificados aos alunos do Curso de Aperfeioamento de Lngua Portuguesa Casa dos Direitos recebeu exposio Alfabeto do Desenvolvimento Cooperao Portuguesa reabilitou e ampliou Escola Bengala Branca TESE - Engenheiros Sem Fronteiras, na GuinBissau A Fundao Calouste Gulbenkian na GuinBissau

ram a presena do Encarregado de Negcios de Portugal em Bissau para sublinhar a importncia das atividades desenvolvidas localmente pela Cooperao Portuguesa e a consequente melhoria da qualidade de vida.

Pgina 2

Boletim Informativo - Cooperao Portuguesa na Guin-Bissau

Cames, Instituto da Cooperao e da Lngua e Fundao F e Cooperao assinam protocolo na rea da Educao
No passado dia 15 de fevereiro, decorreu na sede do Cames, Instituto da Cooperao e da Lngua (CICL), a assinatura de um protocolo com a ONGD portuguesa Fundao F e Cooperao (FEC). O referido Protocolo tem como objetivo a implementao conjunta do programa Ensino de Qualidade em Portugus na GuinBissau , destinado a melhorar a qualidade e a equidade da educao na Guin-Bissau, no quadro das polticas de desenvolvimento do pas e dos princpios para uma Estratgia Nacional de Formao em Servio e Contnua de Professores. A fase inicial do programa decorrer at 31 de agosto de 2013, nas regies de Bafat, Biombo, Cacheu e Gab e Setor Autnomo de Bissau, tendo como reas chave de interveno a educao de infncia, ensino bsico, ensino secundrio, lngua portuguesa e gesto e administrao escolar. Tem como beneficirios diretos 500 diretores de escola, 1800 professores do ensino bsico, 600 professores do ensino secundrio e 600 agentes educativos de educao de infncia.

Entrega de Certificados aos alunos do Curso de Aperfeioamento de Lngua Portuguesa


No dia 31 de janeiro, decorreu no auditrio do Centro Cultural Portugus (CCP) em Bissau a cerimnia de entrega de certificados de aproveitamento aos alunos do Curso de Aperfeioamento de Lngua Portuguesa. O curso, realizado no CCP entre 5 de novembro de 2012 e 25 de janeiro de 2013, constituiu uma iniciativa da associao AJALV Grupo de Professores de Lngua Portuguesa, constituda por 5 professores guineenses. Este grupo de professores, conhecedores das dificuldades e insuficincias que caraterizam o ensino da Lngua Portuguesa na Guin-Bissau, teve a iniciativa de lecionar fora do horrio letivo, com o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de colmatarem as dificuldades sentidas, nomeadamente ao nvel dos contedos programticos ministrados nos estabelecimentos de ensino secundrio nacionais. Dos 150 alunos que inicialmente se inscreveram, 10 desistiram, 34 reprovaram e 106 obtiveram aproveitamento, passando para o nvel seguinte. O curso j iniciou uma 2 fase, no passado dia 4 de fevereiro, que conta agora com 210 alunos, repartidos por 2 nveis e 6 turmas, no perodo da manh e da tarde. Na cerimnia de entrega estiveram presentes o Adido para a Cooperao, Dr. Guilherme Zeverino, o presidente da Associao Nacional de Pais e Encarregados de Educao, os professores e os alunos participantes no curso de aperfeioamento.

Casa do Direitos recebeu exposio Alfabeto do Desenvolvimento


No dia 15 de fevereiro, foi apresentada na Casa dos Direitos, em Bissau, a exposio Alfabeto do Desenvolvimento. A cerimnia pblica contou com a presena de elementos da sociedade civil e responsveis da cooperao internacional. O "Alfabeto do Desenvolvimento" consiste numa exposio, num livro e num site e uma obra coletiva de investigadores, jornalistas e fotgrafos, de vrias nacionalidades, que propem diversas formas de abordar os temas do desenvolvimento e da cidadania. Promovida pela Organizao No Governamental portuguesa ACEP Associao para a Cooperao Entre os Povos, em parceria com o Centro de Estudos Africanos do Instituto Superior de Economia e Gesto e a Associao In Loco, contou com o apoio da Cooperao Portuguesa. Na sesso de abertura Lus Vaz Martins, Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Pedro Rosa Mendes, investigador e jornalista que participou no projeto e Ftima Proena, secretria executiva da ACEP, animaram o debate em torno dos conceitos do Alfabeto do Desenvolvimento.

Pgina 3

Boletim Informativo - Cooperao Portuguesa na Guin-Bissau

Cooperao Portuguesa reabilitou e ampliou Escola Bengala Branca


A Cooperao Portuguesa, atravs do Ministrio da Solidariedade e da Segurana Social, financiou a reabilitao e ampliao da Escola Bengala Branca, da Associao Guineense de Reabilitao e Integrao dos Cegos (AGRICE). O financiamento de 231.000 do Estado Portugus permitiu reabilitar 3 salas de aula e respetivas instalaes sanitrias, com uma rea de 151,4 m, e construir de raiz mais 3 salas de aula e 5 sanitrios, 4 gabinetes de direo, 2 oficinas de formao profissional, 1 cozinha, 1 casa para o gerador e 1 bungalow, tudo com uma rea aproximada de 400m. A AGRICE faz parte das 18 associaes da sociedade civil que integram a Rede de Proteo Social da Guin-Bissau, apoiada pela Cooperao Portuguesa. Com os melhoramentos realizados na Escola, a AGRICE ficou assim mais habilitada a apoiar, ao nvel do ensino, as crianas e jovens guineenses com deficincias visuais.

TESE- Engenheiro Sem Fronteiras, na Guin-Bissau


A atuar na Guin-Bissau desde 2009, a TESE-ESF tem vindo a promover projetos de desenvolvimento que asseguram o acesso sustentvel a servios e infraestruturas sociais. Tendo como princpio de atuao o reforo de capacidades locais, em fevereiro fez a apresentao do Luz na Bambadinca As (http://vimeo.com/59581915), documentrio realizado por habitantes daquela comunidade da regio de Bafat que participaram num workshop de vdeoreportagem. Em maro, promoveu uma aco de formao sobre Operao e Manuteno da Central Fotovoltaica de Bambadinca para os tcnicos da Direo Regional de Energia e da Associao Comunitria de Desenvolvimento de Bambadinca (ACDB). Esta formao mais um passo para o funcionamento do servio comunitrio de energia de Bambadinca, que ser gerido pela ACDB, com o apoio tcnico e institucional da Direo Geral de Energia. (Este artigo foi integralmente redigido pela TSE-ESF)

A Fundao Calouste Gulbenkian na Guin Bissau


A Fundao Calouste Gulbenkian tem vindo, desde h vrios anos, a contribuir para a formao de recursos humanos guineenses, para o reforo de instituies e para a realizao de projetos de desenvolvimento executados por parcerias entre instituies locais e ONGD portuguesas. No binio 2011/2012, e para alm do apoio realizao de estgios de aperfeioamento e atualizao de profissionais de sade, a Fundao Gulbenkian concedeu apoios que contriburam para a realizao de muitos projetos, em vrias regies do pas, designadamente: Bafat Misti Lagu, promovido pela TESE-Engenheiros sem Fronteiras; Mulheres Sade e Rendimento na Ilha de Jeta executado pela AFAIJE (Associao dos Filhos e Amigos da Ilha de Jeta); N Djunta, N Mindjora N Sade, que decorreu em Buba e Empada, regio de Quinara, executado pela ISU, DIVUTEC e ADI; Mulheres e Desenvolvimento: auto emprego e autoconfiana, tambm na regio de Quinara, e da responsabilidade da ACEP e da Rede Ajuda; Bantal Demobe, em Bafat e Cacheu, da responsabilidade da ISU, GUIARROZ e ADICNafaia.; Liderana Feminina na Sade um Processo de responsabilizao comunitria, que decorreu em S. Domingos, regio de Cacheu, da responsabilidade da VIDA, em articulao com a Direo Provincial de Sade e a Associao de Mulheres Embuerere; Mecanismos de preveno e tratamento mais eficazes para as Doenas Tropicais Negligenciadas, em execuo na regio do Cacheu, promovido pela FEC e a VIDA e em articulao com as Direes Regionais de Educao e da Sade; Nascendo e Crescendo com Sade Oral, em Bissau, da responsabilidade da Mundo a Sorrir e da Associao Orfanato Casa Emanuel; Instalao de uma Central de Gases Medicinais no Hospital de Cumura; A criao da Casa dos Direitos, em Bissau, que fruto de uma ampla parceria entre a Liga Guineense dos Direitos Humanos e outras associaes guineenses e portuguesas, designadamente o CIDAC e a ACEP. (Este texto, redigido integralmente pela Fundao Calouste Gulbenkian, foi publicado com uma gralha na anterior edio, razo pelo qual o publicamos de novo, com o nosso pedido de desculpas FCG e ONG ISU.)

Das könnte Ihnen auch gefallen