Sie sind auf Seite 1von 12

Corpus et Scientia,

ISSN: 1981-6855 Rio de Janeiro

v. 8, n. 2, p. 87-98, out. 2012

87

SOBRE O HOMO DISCIPLINATUS: UMA VISO SCIO-ANTROPOLGICA DO ARTISTA MARCIAL


Rafael Carvalho da Silva Mocarzel* Mauricio Murad**

RESUMO

Este artigo busca apresentar diversas reflexes sobre a transformao do ser humano atravs dos tempos, suas manifestaes em relao violncia e como os ensinamentos filosficos educacionais e os valores ticos e morais permeados pelas artes marciais podem contribuir para a transformao do indivduo e consequentemente de toda sua sociedade. Embora muito do imaginrio popular conduza as artes marciais ao foco de violncia, esclarece-se que tais artes so antagnicas s manifestaes de violncia quase sempre estimuladas pelo ego humano. Este artigo veio contribuir para as pesquisas socioculturais no universo das artes marciais, j que no so muitas as publicaes sobre este foco e temtica no Brasil. Palavras-chave: Ser Humano. Valores Educacionais. Artes Marciais.

*Mestrado em Cincias da Atividade Fsica Universidade Salgado de Oliveira Niteri, Brasil Presidente da Associao de Kung-Fu Shaolin de Niteri e Diretor da Federao de Kung-Fu do Estado do Rio de Janeiro **Doutor em Sociologia do Esporte Universidade do Porto Porto, Portugal Professor (titular) da Universidade Salgado de Oliveira e Professor (adjunto / aposentado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Corpus et Scientia,

ISSN: ISSN: 1981-6855 1981-6855 Rio Rio de de Janeiro Janeiro

v. out. 2012 v.8, 8,n. n.2, 2,p. p.87-98, , out., 2012

88

ABOUT THE HOMO DISCIPLINATUS: A SOCIOANTHROPOLOGICAL VIEW OF THE MARTIAL ARTIST

ABSTRACT

This paper aims to present many reflections about the human being transformation through the time, its manifestations regarding violence and how philosophical teachings and ethicalmoral values, permeated by the martial arts, may contribute for the transformation of the individual and, consequently, of the its society. Although a great part of the popular imaginary associate the martial arts with a focus on violence, we make clear that such arts are antagonistic to manifestations of violence, which are almost stimulated by the human ego. This paper contribute to the social-cultural research in the martial arts universe, since there isnt many work with this focus and theme in Brazil. Key words: Human. Educacional Values. Martial Arts. 1 REFLEXES E TEORIAS DIVERSAS SOBRE O SER HUMANO E A HUMANIDADE Aparentemente, quando o ser humano adquiriu um pensamento reflexivo mais complexo, deu incio, mesmo sem saber, s filosofias e s cincias, tanto naturais quanto sociais. observado por Tubino (1990, p. 1) que ao decorrer da histria, o ser humano tem estado [...] na busca incessante por uma definio que possa explicar as suas relaes com a sociedade em que vive [...]. Poder-se-ia dizer aqui, que essa busca parte constituinte da essncia do ser humano. Logo, um exemplo do conceito de identidade (Murad, 2007). Apesar de definies histricas anteriores importantssimas, como por exemplo, o Homo Habilis, o primeiro a conceber mapas mentais do ambiente, a ter a inteligncia social da linguagem e a utilizar pedras lascadas como ferramentas manuais (OLIVA et al., 2006) e o Homo Erectus, o primeiro ascendente do ser humano atual a andar com seu tronco na vertical (DADOUN, 1998), foi o Homo Sapiens que se tornou o grande divisor de guas no planeta Terra, com sua esplndida capacidade de racionalizar pensamentos complexos de forma superior aos demais seres vivos (TUBINO, 1990).

Corpus et Scientia,

ISSN: 1981-6855 Rio de Janeiro

v. 8, n. 2, p. 87-98, out. 2012

89

dito por Dadoun (1998) que essa transformao se iniciou a partir do momento em que o ser humano, de p e de tronco ereto, observou o horizonte e concluiu haver muito que explorar e conhecer, incluindo, conhecer a si mesmo. Nasceram a algumas das primeiras mximas reflexivas do ser humano: Quem sou eu? O que o homem? (DADOUN, 1998, p. 5). O autor afirma que a ento, se deu a ascenso da humanidade. A partir disso, diversas conceituaes e pensamentos vieram, trazendo consigo, interpretaes vrias sobre o ser humano e as mltiplas facetas que a sociedade humana abrange em seu dia a dia (TUBINO, 1990). importante esclarecer: em mbitos pessoais, profissionais, ldicos, polticos, econmicos, sociolgicos. Ainda em Dadoun (1998), dito um pensamento biologicista, que coloca o ser humano como detentor da maldade, o Homo Violens, sendo essa, uma dimenso natural e formadora de sua constituio; tambm razo geradora de conflitos e guerras, de preconceitos, excluses e agresses. Observando a conceituao Homo Violens, pode-se, num certo modo, relacion-la com a clssica Teoria do Instinto estruturada por Freud (apud SANTOS, 1996; BECKER JNIOR, 2000), segundo a qual a violncia do ser humano to intrnseca a ele, que deve ser exteriorizada para no causar doenas de ordens psicossomticas ou mesmo fatalidades como suicdio. Compartilha-se, assim tambm, com o pensamento de Dadoun (1998) segundo o qual o ser humano tem em sua constituio a natureza da agressividade. No entanto, defende-se que essa capacidade se fez necessria no passado da humanidade quando os ascendentes do ser humano atual tiveram que defender a si, sua prole e seu territrio quando atacado ou to somente ameaado (SANTOS, D., 2008; PIMENTA, 2009; PEREIRA; FERON, 2010). Esse fato culminou historicamente pela busca do aperfeioamento de mtodos, tcnicas, utenslios e ferramentas para autodefesa (FERREIRA, 2008). Tendo o olhar reflexivo sob um foco scio-cultural, acredita-se que o ato de lutar faz parte da identidade do ser humano, ou mesmo de qualquer outro ser vivo (MOCARZEL, 2011). Talvez dessa perspectiva histrica, tenha nascido o conceito scioantropolgico do Homo Faber que abrange as capacidades fsicas e intelectuais do Homo Sapiens, fazendo uso de artefatos diversos para alcanar seus objetivos de forma individual e/ou coletiva. Como exemplo, apresenta-se a citao de Escorel (1993, p. 49): outra atividade humana voltada para a produo de coisas, a esfera do trabalho onde o homo faber interfere e interage com a natureza produzindo o seu prprio mundo. Esse mundo de coisas,

Corpus et Scientia,

ISSN: ISSN: 1981-6855 1981-6855 Rio de Janeiro

v. 8, n. 2, p. 87-98, out. 2012

90

esse artefato humano, transcende as vidas dos indivduos, mas no na esfera do Trabalho que o homem realiza a potencialidade mxima de sua condio humana. Assim, o Homo Faber proporcionou humanidade muito mais artifcios para conseguir dobrar o mundo a seu bel prazer, tanto de forma ordeira e harmoniosa, quanto de forma egostica e autoritria. E o mesmo sobre seus semelhantes, pelo simples fato de alguns terem recursos e outros no, nascendo assim, uma possibilidade do emergir da ganncia e da opresso no mago do ser humano. Dessa forma, foi mais do que necessrio educar a sociedade humana para que fosse possvel a sua convivncia de forma mais pacfica e civilizada entre os humanos e tambm com o ambiente a sua volta. Essa ao, Elias (1994) chamou de processo civilizador, destacando que os esportes tm um papel importantssimo na conteno das prticas naturais da violncia. Pois, afinal, como j apontavam as clssicas reflexes de Aristteles, o homem um animal poltico (MURAD, 2009, p. 165). A essa faceta humana, Dadoun (1998) chamou de Homo Politicus.

2 AS ATIVIDADES FSICAS E PRTICAS DESPORTIVAS NA HISTRIA DA HUMANIDADE Historicamente, v-se que as atividades fsicas, os jogos e as prticas esportivas se firmaram no s como algo ldico, mas sim como smbolo cultural de pases e/ou povos diversos; ou seja, parte slida de seus ethos (MURAD, 2007, p.19). A histria do desporto ntima da cultura humana, pois por meio dela se compreende pocas e povos, j que cada perodo histrico tem o seu esporte e a essncia de cada povo nele se reflete (TUBINO apud MURAD, 2007, p. 16). Os esportes tornaram-se uma representao micro-sociolgica da vida cotidiana do ser humano na sociedade. A pessoa, de forma individual ou coletiva, busca incessantemente se aprimorar e progredir em seus meios de atuao (familiar, profissional, financeiro, poltico, amoroso e qualquer outro campo de sua insero). Porm, a prtica esportiva ainda pode proporcionar uma ddiva ao ser humano: a ludicidade, a premissa essencial da diverso, do lazer, do jogo; do Homo Ludens (HUIZINGA, 2010). Seguindo o pensamento de Knijnik e Knijnik (2004), a ludicidade parece ser um cone primordial da cultura humana, sendo parte fundamental e integrante dos diversos meios sociais, das artes s manifestaes blicas. Acredita-se aqui, que a afirmao anterior

Corpus et Scientia,

ISSN: 1981-6855 Rio de Janeiro

v. 8, n. 2, p. 87-98, out. 2012

91

pode ser apresentada a qualquer faixa etria em praticamente todas as sociedades do mundo, pois, mesmo com costumes e tradies diferentes, a busca pela diverso e satisfao seja ela de qual natureza for (fsica, psicolgica, social etc.) parte natural do ser humano (HUIZINGA, 2010). Com o passar do tempo, diversas atividades fsicas e prticas esportivas evoluram juntamente com o crescimento das sociedades ao redor do globo, tornando-se consolidadas pela humanidade por seus benefcios educacionais, salutares, sociais, ldicos, dentre outros. A partir dessa premissa, surge no fim do sculo XX a concepo Homo Sportivus, que representa:
[...] todos aqueles que na busca de aptido fsica, ou pela conscincia do valor das atividades fsicas na Sade, ou impulsionados pela moda, ou perseguindo performances, ou por quaisquer outros motivos entregam-se prtica regular de exerccios fsicos. (TUBINO, 1990, p.1)

Importante destacar que entre as diversas atividades fsicas e prticas desportivas, muitas delas so artes marciais e em muitos casos, cones de destaque em suas respectivas culturas. Como por exemplo, o Kung-Fu na China, o Jud no Japo e o Taekwondo nas Corias (MOCARZEL, 2011).

3 AS ARTES MARCIAIS E A HISTRIA O termo marcial proveniente do nome da divindade romana das guerras, o Deus Marte, equivalente ao Deus Ares do panteo grego (LIMA, 2000; HAUSEN, 2004). Portanto, etimologicamente o termo artes marciais expressaria o significado arte da guerra (ARAJO, 1997; TURELLI, 2008). Porm, sob uma viso mais contempornea, Tubino, Tubino e Garrido (2007, p. 164) dizem sobre as artes marciais que: Atualmente, tm um largo emprego como Defesa Pessoal, Esporte, meio para Aptido Fsica e sade, meio de Educao etc.. de se ressaltar, ponderando as premissas anteriores, que hoje muitas artes marciais so um conjunto de ferramentas scioeducativas que contribuem para o desenvolvimento fsico e na estruturao do comportamento e do carter de seus praticantes, independentemente do local e/ou cultura, respeitando preceitos tico-filosficos durante sua prtica. De forma mais direta, Mocarzel (2011, p. 15) busca conceituar e convergir o significado da expresso, artes marciais, dizendo que so:

Corpus et Scientia,

ISSN: ISSN: 1981-6855 1981-6855 Rio de Janeiro

v. 8, n. 2, p. 87-98, out. 2012

92

todas as tcnicas marciais de carter scio-educativas, estruturadas em mtodos didtico-pedaggicos, que por sua vez so embasados por uma ou mltiplas filosofias que pregam harmonia, sade, qualidade de vida e acima de tudo a paz por seus praticantes.

Observa-se no contexto histrico-social contemporneo que o aprendizado e as prticas de artes marciais se concentram em ncleos de estudos originrios de diversas culturas, sobretudo do Oriente. Muitos adeptos praticam treinamentos fsicos e mentais, tendo como uma de suas principais metas, o carter disciplinatrio do corpo e da mente; treinamento este permeado pela cultura da arte marcial em questo (MOCARZEL, 2011). Esse tipo de organizao marcial se desenvolveu a partir da necessidade de proteo territorial contra invases blicas (SANTOS, D., 2008; PIMENTA, 2009; BREDA et al., 2010; PEREIRA; FERON, 2010), culminando com o desenvolvimento das foras armadas para os confrontos corpo-a-corpo. Tal nvel de organizao foi possvel devido estruturao das artes marciais. Pases orientais ainda so de um modo geral, reconhecidos no imaginrio coletivo como lares de povos muito disciplinados e zelosos. Isto, tanto em suas culturas quanto em seu dia-a-dia, devido ao hbito da sociedade de incorporar, desde a infncia, a prtica de valores transmitidos pelas geraes anteriores. As artes marciais costumam ser uma das principais ferramentas da transmisso desses valores, passando de gerao a gerao (LIMA, 2000; IEDWAB; STANDEFER, 2001; BREDA et al., 2010; MOCARZEL, 2011). Dessa forma, entende-se que as artes marciais, seus ensinamentos e filosofias, podem vir a influenciar escolhas e decises de seus praticantes, em variadas culturas pelo mundo. Passaram a incorporar o habitus (BOURDIEU, 1990) desses praticantes em suas mltiplas esferas de atuao (profissional, familiar, conjugal etc.). Com o grande avano das tecnologias na sociedade mundial (incluindo as foras militares e suas armas), as guerras foram perdendo a caracterstica do chamado confronto corpo-a-corpo (KOPPE, 2009). Durante a primeira metade do sculo XX, a maioria das guerras e combates ocorridos teve o uso de armas de fogo, incluindo o avio (na segunda metade da I Grande Guerra Mundial GGM) e as armas nucleares (lanada sobre o Japo no final da II GGM). Deste modo, fazendo com que os fins marciais perdessem espao para treinamentos de tiro, uso de explosivos e tcnicas semelhantes (SANTOS, P., 2006). Entretanto, o surgimento desse tipo de armamento no eliminou os confrontos diretos

Corpus et Scientia,

ISSN: 1981-6855 Rio de Janeiro

v. 8, n. 2, p. 87-98, out. 2012

93

e por isso, no impediu a continuidade, criao, modificao e aprimoramento das diversas modalidades de combate corpo-acorpo (LIMA, 2000; TUBINO; TUBINO; GARRIDO, 2007; PIMENTA, 2009; BREDA et al., 2010). Desde ento, o aspecto sociocultural das artes marciais tornou-se um dos motivos mais fortes para a prtica desse tipo de atividade fsica, j que muitas delas sofreram diversas reformulaes em relativa proximidade do perodo referido (IEDWAB; STANDEFER, 2001; ALMEIDA; CORBETT; GUTIERREZ, 2009; KOPPE, 2009). Isso se deve, por exemplo: proibio do uso das espadas no antigo Japo pelo imprio nipnico acarretando na Revolta das Espadas em 1877 (NUNES, 2008), o trauma psicolgico mundial de combates aps a II GGM (OLIVEIRA, 2006) e o processo de adaptao das artes marciais para tornarem-se desportos populares possveis de serem praticados sem os danos fsicos das picas batalhas do passado e dos antigos treinamentos militaristas, que eram determinantes sobrevivncia de seus praticantes (GIS JNIOR; LOURENO, 2003). V-se claramente esse fato na citao de Starepravo e Mezzadri (2003, p. 50): as tcnicas militares deram lugar s tcnicas de debate, a retrica e a persuaso, exigindo um maior autocontrole, caracterizando um avano da civilizao.

4 OS VALORES EDUCACIONAIS PERMEADOS NAS ARTES MARCIAIS A todo esse fenmeno de transformao, foi chamado por Norbert Elias (1994) de processo civilizador em razo da dimenso tica em favor da humanidade, defendendo que os esportes podem e devem ser educativos, humanizados. Ao encontro desse pensamento, vrias artes marciais, incluindo tambm outras atividades fsicas que possuem grande representatividade blica, como o crquete e o rgbi (MALCOLM, 2006), sofreram modificaes, gerando amplas transformaes no s em suas prticas, porm, concomitantemente, em toda sociedade. Os aspectos socioculturais das artes marciais ganharam relevncia e de certo modo, se impuseram aos aspectos anteriores de carter blico, transformando as metodologias dos treinamentos na formao de praticantes (MOCARZEL, 2011). Ainda hoje, comum observar pais, tutores e/ou responsveis colocarem suas crianas em aulas de artes marciais com a preocupao de que as mesmas tenham valncias fsicas, cognitivas e psicossociais amadurecidas atravs dos treinos fsicos

Corpus et Scientia,

ISSN: ISSN: 1981-6855 1981-6855 Rio de Janeiro

v. 8, n. 2, p. 87-98, out. 2012

94

e dos ensinamentos filosfico-disciplinares propagados por essas artes (IEDWAB; STANDEFER, 2001; LANANOVA, 2006). Outro fato tambm muito ressaltado a grande elevao dos valores educacionais em prol da promoo da sade e qualidade de vida dos praticantes de artes marciais (ARSENY, 2011). Tal reconhecimento tambm acontece atravs dos Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). de se ressaltar que pelo elevado nmero de atividades, jogos e desportos de caractersticas marciais no Oriente, faz-se notar a importncia singular e profunda que as sociedades orientais acolhem essa questo; bem mais que no Ocidente (ALMEIDA, M.; CORBETT; GUTIERREZ, 2009). Dessa forma, o pensamento filosfico oriental v grandes diferenas conceituais, principalmente pelo carter ideolgico, entre os termos marciais e blicos; se afastando do significado literal (arte da guerra), consequentemente, fugindo tambm do iderio de violncia (MOCARZEL, 2011).
Essa idia parece ser exatamente oposta quela que, no senso comum, temos das artes marciais, ou seja, a de que seu objetivo gerar a violncia. Pelo contrrio. O artista marcial encara, vivencia a violncia, desde suas mais evidentes at as mais sutis manifestaes. Assim, aprende a fazer uso de sua inerente agressividade (instinto necessrio vida), diferenciando-a da violncia (requinte humano relacionado morte) (LIMA, 2000, p.112)

partindo dessa perspectiva educacional e disciplinar que se defende aqui a conceituao de mais uma vertente do ser humano derivada da internalizao das prticas filosficas e educacionais propagadas pelas artes marciais: o Homo Disciplinatus. Importante esclarecer que no se adota aqui o significado de disciplina no sentido autoritrio, rgido, inflexvel. De fato, o sentido direcionado para o iderio do indivduo zeloso, dedicado, que busca incessantemente a perfeio e a harmonia em todos os seus campos de atuao, seja em mbito social, profissional ou mesmo em afazeres do cotidiano, por exemplo, fazer um simples ch. No importa o que um verdadeiro artista marcial venha fazer; ele sempre buscar realizar a ao com muita dedicao, zelo e perfeio; com esprito, mente e corpo unos quele objetivo (IEDWAB; STANDEFER, 2001). Essa sim a proposta aqui expressada sobre o Homo Disciplinatus. Pondera-se que a referida busca pela disciplina almejada constante e de certa forma, inatingvel (filosoficamente falando). O ser humano sempre ter algo a evoluir. Mesmo que de forma subjetiva, a mxima seguinte expressa muito bem os aforismos anteriores: A prtica de artes marciais sobre

Corpus et Scientia,

ISSN: 1981-6855 Rio de Janeiro

v. 8, n. 2, p. 87-98, out. 2012

95

a viagem em si, no sobre o destino (MONAHAN, 2007, p. 43, traduo nossa). Refletindo sobre essa possvel dicotomia do bom ou mesmo do mau na auto-reflexo do artista marcial traz a preocupao do uso das referidas tcnicas para manifestaes de violncia. Monahan (2007, p. 42, traduo nossa) esclarece que: o descaso com a eficincia prtica que cria um espao para transformar as artes marciais em uma avenida para a criatividade humana e auto-expresso. Assim, entende-se que o Homo Disciplinatus no apresentaria manifestaes ou atos de violncia e isto, por conta de sua natureza educacional na busca da paz e da harmonia constantes, afastando-se do aspecto da guerra e da barbaria brutal (BREDA et al., 2010). Importante elucidar que aqui, diz-se natureza, conforme o pensamento de Drkheim (1968), tendo a ideia de que a educao uma segunda natureza, no sentido de conter e civilizar a natureza de origem dos homens, enquanto espcie. Ou seja, disciplinar a agressividade natural do ser humano. Eleva-se tambm que, a afirmao sobre violncia pode ser direcionada para diferentes esferas de atuao do ser humano, tanto quanto de toda sociedade. Entende-se desse modo que a postura educacional do Homo Disciplinatus busca de forma objetiva estar em harmonia entre corpo, mente, esprito, emoes e com o resto da natureza. Assim, brota nele um profundo respeito pela fauna, flora, pelos objetos e pelo seu prximo. Essa expresso tida pelos povos do Ocidente quase como potica e utpica, na verdade era e ainda o cdigo de conduta dos monges chineses e dos antigos samurais japoneses. Isso Tao; a busca pela harmonia holstica (LIMA, 2000); isso Bushid, o almejado caminho da arte do guerreiro (IEDWAB; STANDEFER, 2001).

5 CONSIDERAES FINAIS As reflexes tecidas neste artigo vm de inmeros estudos, prticas e meditaes sobre a temtica artes marciais e das diversas filosofias e histrias que as mesmas carregam. No se tem aqui o objetivo e/ou pensamento utpico de que as artes marciais so a soluo para as diversas falhas do ser humano e suas aes violentas no mundo; ou mesmo, que a viso sob o Homo Disciplinatus de um ser incorruptvel e onibondoso. No entanto, compartilha-se do pensamento de Mocarzel (2011) dizendo que as artes marciais so prticas que permeiam milnios da histria humana, que buscam o constante aperfeioamento

Corpus et Scientia,

ISSN: 1981-6855 Rio de Janeiro

v. 8, n. 2, p. 87-98, out. 2012

96

de seus praticantes de forma holstica (tocando as reas afetiva, cognitiva e psicomotora), e ainda sim, trazem consigo a ideia de conhecimento e cultura transdisciplinar; podem sim, e muito, ajudar e contribuir para a harmonia e para a paz na humanidade. Entende-se partindo da premissa anterior, que j seria um importante passo para o ser humano. Conclusivamente, observa-se que a estruturao do Homo Disciplinatus, se sustenta atravs da educao de um ser humano atravs de filosofias e prticas constantes em prol da paz e harmonia entre a humanidade; de modo geral, objetivo este compartilhado pelas artes marciais. Assim, se perfaz uma grande e importante reflexo: a educao pode mudar o ser; a educao pode mudar a humanidade. REFERNCIAS ALMEIDA, Marco Antnio Bettine de; CORBETT, Claus Augustus; GUTIERREZ, Gustavo Lins. O processo civilizador da marcialidade e a figura feminina. Movimento & Percepo, Esprito Santo de Pinhal, v. 10, n. 14, p. 161-179, jan./jun. 2009. ARAJO, Paulo Colho de. Abordagens scio-antropolgicas da luta/Jogo da Capoeira. Porto: PUBLISMAI, 1997. ARSENY, Tarabanov. Therapeutic ethos and martial arts. Ido Movement for Culture Journal of Martial Arts Anthropology, Rzeszow, v. 11, n. 1, p. 33-36, 2011. BECKER JNIOR, Benno. Manual de psicologia do esporte e exerccio. Porto Alegre: Novaprova, 2000. BOURDIEU, Pierre. Programa para uma sociologia do esporte. So Paulo: Brasiliense, 1990. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: educao fsica / Secretaria de educao fundamental. Braslia, DF: MEC / SEF, 1998. BREDA, Mauro et al. Pedagogia do esporte aplicada s lutas. So Paulo: Phorte, 2010. DADOUN, Roger. A violncia: ensaio acerca do homo violens. Rio de Janeiro: Difel, 1998. DRKHEIM, mile. Las formas elementales de La vida religiosa. Buenos Aires: Editorial Schapire, 1968. ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma histria dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1994. ESCOREL, Sarah. Excluso social: fenmeno totalitrio na democracia brasileira. Sade e Sociedade, So Paulo, v. 2, n. 1, p. 41-57, 1993. FERREIRA, Fernando Dandoro Castilho. Possibilidades de aproximao entre o processo civilizador e as artes marciais: o caso do Kung-Fu tradicional. In: ENCONTRO DA ASOCIACIN LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS SOCIOCULTURALES DEL DESPORTE, 1., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, 2008. p. 1-8. GIS JUNIOR, E.; LOURENCO, T. G.. Cultura e Ressignificao do Jud no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DO ESPORTE, 18., 2003, Caxamb. Anais... Campinas: Autores associados, 2003. p. 1-4. HAUSEN, Iano Tolomei. Artes marciais nas escolas: Taekwondo pedaggico, o

Corpus et Scientia,

ISSN: 1981-6855 Rio de Janeiro

v. 8, n. 2, p. 87-98, out. 2012

97

resgate da arte marcial formativa como recurso de apoio educacional infantojuvenil em ambiente escolar. Niteri: Escola de Artes Marciais Hodory, 2004. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 6. ed. So Paulo: Perspectiva, 2010. IEDWAB, Cludio; STANDEFER, Roxanne. Um caminho de paz: um guia das tradies das artes marciais para jovens. So Paulo: Cultrix, 2001. KNIJNIK, Jorge Dorfman; KNIJNIK, Selma Felippe. Sob o signo de Ludens: interfaces entre brincadeira, jogo e os significados do esporte de competio. Revista Brasileira de Cincia e Movimento, Braslia, v. 12, n. 2, p. 103-109, jun. 2004. KOPPE, Vincio Renner. O Kung Fu Tradicional e o Wushu Moderno. 2009. 58 f. Trabalho de concluso de curso. Monografia (Bacharelado em Educao Fsica) Escola de Educao Fsica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. LANANOVA, Jader Emilio da Silveira. Lutas na educao fsica escolar: alternativas pedaggicas. 2006. 70 f. Monografia (Licenciatura em Educao Fsica) Universidade da Regio da Campanha, Alegrete, 2006. LIMA, Luzia Mara Silva. O Tao da educao: a filosofia oriental na escola ocidental. So Paulo: gora, 2000. MALCOLM, Dominic. O desenvolvimento do crquete com especial referncia teoria dos processos civilizadores de Elias. In: GEBARA, Ademir; PILATTI, Luiz Alberto. (Orgs.). Ensaios sobre histria e sociologia nos esportes. Coleo Norbert Elias; v.2, Jundia: Fontoura, 2006. p.77-102. MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva. Artes

marciais e jovens: violncia ou valores educacionais? Um estudo de caso de um estilo de Kung-Fu. 2011. Trabalho apresentado como requisito parcial para a avaliao do curso de Mestrado em Cincias da Atividade Fsica. Universidade Salgado de Oliveira, Niteri, 2011. MONAHAN, Michael. The practice of overcoming: nietzschean reflections on the martial arts. Journal of Philosophy of Sport, Milwaukee, v. 34, p. 39-51, 2007. MURAD, Mauricio. Sociologia e educao fsica: dilogos, linguagens do corpo, esportes. Rio de Janeiro: FGV, 2009. ______. A violncia e o futebol: dos estudos clssicos aos dias de hoje. Rio de Janeiro: FGV, 2007. NUNES, Tarclio Divino. A Era Meiji vista a partir da obra Rurouni Kenshin: modernizao, tenses e disputas na construo do novo Japo. In: SEMANA DO SERVIDOR, 4.; SEMANA ACADMICA, 5., 2008, Uberlndia. Anais... Uberlndia: UFU, 2008. OLIVA, ngela Donato et al. Razo, emoo e ao em cena: a mente humana sob um olhar evolucionista. Psicologia: teoria e pesquisa, Braslia, DF, v. 22, n.1, p. 53-62, jan./abr. 2006. OLIVEIRA, Rafael Orlando de. Paidia chinesa?: a formao do indivduo atravs da prtica do Kung-Fu. 2006. Trabalho apresentado como requisito parcial para a concluso do curso de Licenciatura do curso de Educao Fsica, Universidade Federal do Paran, Paran, 2006. PEREIRA, Cezar Augusto Ferreira; FERON, Patrick Vargas. As artes marciais nas escolas vistas por diversos ngulos. Lecturas, Educacin Fsica y Desportes, Buenos Aires, ao 15, n. 143, 2010. PIMENTA, Thiago Farias da Fonseca. A constituio de subcampo do esporte: o caso do Taekwondo. 2007. Trabalho apresentado

Corpus et Scientia,

ISSN: 1981-6855 Rio de Janeiro

v. 8, n. 2, p. 87-98, out. 2012

98

como requisito parcial para a avaliao do curso de Mestrado em Sociologia, Universidade Federal do Paran, Curitiba, 2007. ______. Racionalizando o machucar: processo civilizador e as artes marciais. In: SIMPSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR: CIVILIZAO E COMTEMPORANEIDADE, 12., 2009, Recife. Anais eletrnicos... Recife: UFPE, 2009. Disponvel em: < http://www. uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/ portugues/sitesanais/anais12/artigos/ pdfs/comunicacoes/C_Pimenta. pdf >. Acesso em: 10 maio 2010. SANTOS, Roberto Ferreira dos. A violncia no futebol portugus: uma interpretao sociolgica a partir da concepo terica de processo civilizacional. 1996. Trabalho apresentado como requisito parcial para a avaliao do curso de Doutorado do curso Cincia do Desporto e Educao Fsica, Universidade do Porto, Porto, 1996. SANTOS, Delson Peixoto dos. A arte marcial auxiliando o desenvolvimento escolar: aprendizado para a escola e para a vida!.

Webatigos [online], 2008. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/articles/6152/1/ A-Arte-Marcial-Auxiliando-O-DesenvolvimentoEscolar-Aprendizado-Para-A-Escola-E-ParaAvida/pagina1.html>. Acesso em: 01 maio 2010. STAREPRAVO, Fernando Augusto; MEZZADRI, Fernando Marinho. Esporte, relaes sociais e violncias. Motriz, Rio Claro, v. 9, n. 1, p. 59-63, jan./abr. 2003. TUBINO, Manoel Jos Gomes. Por que Homo Sportivus? In: TUBINO, Manoel Jos Gomes; CAPINUSS, Jos Maurcio; FERREIRA, Vera Lucia Costa. Homo Sportivus. Rio de Janeiro: Palestra Edies Esportivas, 1990. p.1-2. TUBINO, Manoel Jos Gomes; TUBINO, Fbio Mazeron; GARRIDO, Fernando Antonio C. Dicionrio Enciclopdico Tubino do Esporte. Rio de Janeiro: SENAC, 2007. TURELLI, Fabiana Cristina. Corpo, domnio de si, educao: sobre a pedagogia das lutas corporais. 2008. Trabalho apresentado como requisito parcial para a avaliao do curso de Mestrado em Educao, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2008.

ENDEREOS PARA CONTATO Rafael Carvalho da Silva Mocarzel (autor para correspondncia): Av. Jornalista Alberto Francisco Torres (antiga Praia de Icara), 177/1003, Icara Niteri/RJ, CEP: 24230-002, rafaelmocarzel@globo.com Mauricio Murad: Rua Marechal Deodoro, 217, 2 Andar - Centro Niteri/RJ, CEP: 24030060, m.mauriciomurad@gmail.com

Das könnte Ihnen auch gefallen