Sie sind auf Seite 1von 2

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUIO N

( Do Sr. Antonio Carlos Biscaia e outros)

, DE 2005

Altera o 6 do art. 226 da Constituio Federal, que dispe sobre o divrcio.

As mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos da art. 60 da Constituio Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional: Art. 1 O 6 do art. 226 da Constituio Federal passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 226................................................................................................. .............................................................................................................. 6 O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio consensual litigioso, na forma da lei. (NR) .............................................................................................................. Art. 2 Esta Emenda constitucional entra em vigor na data de sua publicao. ou

JUSTIFICATIVA

A presente Proposta de Emenda Constitucional nos foi sugerida pelo Instituto Brasileiro e Direito de Famlia, entidade que congrega magistrados, advogados, promotores de justia, psiclogos, psicanalistas, socilogos e outros profissionais que atuam no mbito das relaes de famlia e na resoluo de seus conflitos. No mais se justifica a sobrevivncia da separao judicial, em que se converteu o antigo desquite. Criou-se, desde 1977, com o advento da legislao do divrcio, uma duplicidade artificial entre dissoluo da sociedade conjugal e dissoluo do casamento, como soluo de compromisso entre divorcistas e antidivorcistas, o que no mais se sustenta. Impe-se a unificao no divrcio de todas as hipteses de separao dos cnjuges, sejam litigiosos ou consensuais. A Submisso a dois processos judiciais (separao judicial e divrcio por converso) resulta em acrscimos de despesas para o casal, alm de prolongar sofrimentos evitveis.

Por outro lado, essa providncia salutar, de acordo com valores da sociedade brasileira atual, evitar que a intimidade e a vida privada dos cnjuges e de suas famlias sejam revelados e trazidos ao espao pblico dos tribunais, como todo o caudal de constrangimentos que provocam, contribuindo para o agravamento de suas crises e dificultando o entendimento necessrio para a melhor soluo dos problemas decorrentes da separao. Levantamentos feitos das separaes judiciais demonstram que a grande maioria dos processos so iniciados ou concludos amigavelmente, sendo insignificantes os que resultaram em julgamentos de causas culposas imputveis ao cnjuge vencido. Por outro lado, a preferncia dos casais nitidamente para o divrcio que apenas prev a causa objetiva da separao de fato, sem imiscuir-se nos dramas ntimos; Afinal, qual o interesse pblico relevante em se investigar a causa do desaparecimento do afeto ou do desamor? O que importa que a lei regule os efeitos jurdicos da separao, quando o casal no se entender amigavelmente, mxime em relao guarda dos filhos, aos alimentos e ao patrimnio familiar. Para tal, no necessrio que haja dois processos judiciais, bastando o divrcio amigvel ou judicial.

Sala das Sesses,

de junho de 2005

Deputado ANTONIO CARLOS BISCAIA PT/RJ

Das könnte Ihnen auch gefallen