Sie sind auf Seite 1von 17

CIV 457 - CONCRETO PROTENDIDO 5a.

aula

SISTEMAS DE PROTENSO 1 INTRODUO


Primeira metade do sculo XX: o concreto protendido passou a ser utilizado em mais larga escala; desenvolvimento de processos de protenso; sistemas patenteados, apenas executados por empresas especializadas; patentes famosas: Freyssinet (francs) e Dywidag (alemo); em alguns anos foram desenvolvidos vrios processos de protenso; na Alemanha chegaram a existir mais de 20 sistemas patenteados; apenas os processos tcnica e economicamente vantajosos se firmaram no mercado.

Diferenas de um sistema para outro: sistema Freyssinet - utiliza cordoalhas de fios e cunhas metlicas para a ancoragem dos cabos protendidos; processo Dywidag - os cabos so constitudos de barras laminadas com roscas e a ancoragem feita atravs de porcas metlicas. Diferena conceitual entre sistema de protenso e tipo de protenso: sistemas de protenso: protenso com aderncia inicial protenso com aderncia posterior elemento distintivo ocasio em que se d a aderncia da armadura protendida com o restante da pea em relao cura do concreto. Nota: A expresso sistema de protenso, pode ser utilizada ainda para fazer referncia a um processo especfico como, por exemplo, o sistema Freyssinet. tipo de protenso: protenso completa protenso parcial

5-1

2 SISTEMAS DE PROTENSO 2.1 Protenso com aderncia inicial


Nas pistas de protenso, a armadura ativa posicionada, ancorada em blocos nas cabeceiras e tracionada. Em seguida, a armadura passiva colocada, o concreto lanado e adensado, e a pea passa pela fase de cura. Aps a cura, as formas so retiradas, os equipamentos que mantinham os cabos tracionados so liberados e os fios so cortados, transferindo a fora de protenso para o concreto pela aderncia, que nessa ocasio deve estar suficientemente desenvolvida.

2.2 Protenso com aderncia posterior


Neste caso, a protenso aplicada sobre uma pea de concreto j endurecido e a aderncia se d posteriormente, atravs da injeo de uma calda de cimento no interior das bainhas. Geralmente, os cabos so ps-tracionados por meio de macacos hidrulicos, que se apoiam nas prprias peas de concreto j endurecido. Quando a fora de protenso atinge o valor especificado, os cabos so ancorados por meio de dispositivos especiais.

2.3 Protenso sem aderncia


A protenso aplicada sobre uma pea de concreto j endurecido no havendo, entretanto, aderncia entre os cabos e o concreto.
protenso externa sem aderncia

desviadores

FIGURA 3.1 - Utilizao de protenso externa sem aderncia para reforo de pontes.

Utiliza-se tambm outros sistemas de protenso sem aderncia nos quais os cabos so colocados externamente pea de concreto j moldada, como no caso de vigas armadas com tirantes externos. Essa soluo mais frequente em obras de reforo de estruturas pr-existentes.

5-2

2.4 Aspectos referentes aderncia


polmica armaduras de protenso no-aderentes alguns pases possuem tradio no uso desta soluo nos EUA a protenso sem aderncia muito utilizada no Brasil no existe tradio na utilizao desta soluo a norma brasileira no versa sobre o assunto dilema vantagens e desvantagens que um sistema apresenta em relao ao outro. As vantagens da protenso no-aderente so as seguintes: permite posicionar os cabos com excentricidades maiores; permite a proteo do ao contra corroso fora da obra; permite a colocao dos cabos de forma rpida e simples; perdas por atrito muito baixas; eliminao da operao de injeo.

As vantagens da protenso com aderncia so as seguintes: aumento de capacidade das sees no estado limite ltimo; melhoria do comportamento da pea entre os estgios de fissurao e de ruptura; a falha de um cabo tem consequncias restritas (incndio, exploso, terremoto).

5-3

Influncia na abertura de fissuras:


P 6,0 m P

20,0 m Viga A (com aderncia) 1,8 0,20 1,0 0,15 0,30 70/70 mm cabo de protenso em ranhura

Viga B (sem aderncia)

FIGURA 3.3 - Vigas para ponte ferroviria ensaiadas na Alemanha, em 1950. A protenso foi efetuada atravs de 2 cabos constitudos de cordoalhas de 25 mm colocadas em bainhas de seo transversal quadrada de 70 70 mm. Na viga A promoveuse a aderncia entre os cabos e o concreto. Na viga B, os cabos foram colocados em uma ranhura aberta na face lateral da viga, com um traado poligonal.
Viga A (com aderncia) P 6,0 m
para P = 760 kN

Viga B (sem aderncia) P


para P = 650 kN ruptura

6,0 m P

FIGURA 3.2 - Configurao das fissuras nas vigas da FIGURA 3.3, ao ser atingida a carga limite, na regio situada entre as cargas (Leonhardt, 1979).

5-4

Devido influncia da aderncia no comportamento fissurao e na resistncia ltima das peas de concreto protendido, tem-se optado por utilizar cabos aderentes nos sistemas construtivos modernos. O emprego de cabos no-aderentes fica limitado a situaes em que a fissurao e a ruptura tenham importncia secundria, ou ainda, a casos em que se deseja poder substituir ou reprotender os cabos. A NBR 7197 prescreve que o concreto protendido sem aderncia s pode ser empregado em casos especiais e sempre com protenso completa. Essa medida visa prevenir a formao de fissuras com grande abertura no concreto.

3 TIPOS DE PROTENSO 3.1 Protenso completa

(NBR 7197 item 4)

De acordo com a NBR 7197, item 4.1.1, existe protenso completa quando se verificam as duas condies seguintes: a) para as combinaes freqentes de aes, previstas no projeto, respeitado o estado limite de descompresso, ou seja, para as situaes em que atuarem a carga permamente e as sobrecargas frequentes, no se admite tenso de trao no concreto; b) para as combinaes raras de aes, quando previstas no projeto, respeitado o estado limite de formao de fissuras. protenso completa tambm chamada de protenso total proporciona as melhores condies de proteo das armaduras contra a corroso limita as flutuaes de tenses no ao muito interessante para obras situadas em meios muito agressivos Situaes em que a protenso completa aplicvel: tirantes em concreto protendido, nos quais se deseja impedir a fissurao do concreto; sob cargas de servio, o concreto do tirante permanece comprimido; reservatrios protendidos, nos quais se deseja garantir a estanqueidade do concreto; com o reservatrio cheio, o concreto permanece comprimido, o que diminui o risco de fissurao; vigas formadas pela justaposio de peas pr-moldadas, sem armadura suplementar nas sees das juntas; as juntas construtivas no armadas devem estar sempre comprimidas nas condies mais desfavorveis de trabalho da estrutura em servio.

5-5

Em princpio, no existe nenhuma limitao de ordem tcnica que restrinja o emprego da protenso completa. Normalmente a opo pela protenso limitada se deve a motivos de natureza econmica.

3.2 Protenso limitada (NBR 7197 - 4.1.2)


De acordo com a NBR 7197, item 4.1.2, existe protenso limitada quando se verificam as duas condies seguintes: a) para as combinaes quase permanentes de aes, previstas no projeto, respeitado o estado limite de descompresso; b) para as combinaes freqentes de aes, previstas no projeto, respeitado o estado limite de formao de fissuras. Vigas com protenso limitada: so dimensionadas para tenses moderadas de trao em servio probabilidade muito pequena de fissurao do concreto as fissuras eventualmente abertas, devido atuao de uma sobrecarga transitria, se fecham aps a passagem da carga, pois as sees permanecem comprimidas sob o efeito das cargas quase permanentes. A protenso limitada comumente utilizada em elementos estruturais tais como pontes, passarelas, etc. Nessa situao, as peas de concreto ficam sujeitas a tenses de protenso menores do que aquelas que seriam produzidas por uma protenso total, o que pode trazer as seguintes vantagens: menores tenses de trao e compresso na poca da protenso; melhor comportamento no que diz respeito s deformaes (flechas) sob o efeito da fluncia do concreto; maior participao da armadura suplementar na ruptura. Tenses de protenso menores implicam em armadura ativa menor, o que exige mais armadura passiva. Como o ao CP mais caro que o ao CA esse balano entre as armaduras ativa e passiva pode conduzir a solues mais econmicas.
protenso completa protenso limitada protenso parcial sem aderncia com aderncia protenso completa protenso completa protenso limitada protenso parcial

concreto protendido

com pr-tenso (com aderncia) com ps-tenso

5-6

3.3 Protenso parcial (NBR 7197 - 4.1.3)


De acordo com a NBR 7197, existe protenso parcial quando se verificam as duas condies seguintes: a) para as combinaes quase permanentes de aes, previstas no projeto, respeitado o estado limite de descompresso; b) para as combinaes freqentes de aes, previstas no projeto, respeitado o estado limite de abertura de fissuras, com wk 0,2 mm. O critrio estabelecido neste caso semelhante quele para protenso limitada, porm, permite-se que as tenses de trao no concreto atinjam valores mais elevados ocasionando a formao de fissuras de maior abertura.

4 EQUIPAMENTOS DE PROTENSO 4.2 Macacos hidrulicos


Via de regra, a fora de protenso aplicada aos cabos de protenso ou a blocos de concreto atravs de macacos hidrulicos especiais, fabricados a partir de uma tecnologia desenvolvida no fim da segunda guerra mundial, para acionamento de trens de aterrisagem de avies. Como os cabos de protenso devem ser tensionados at ser atingida uma tenso elevada na armadura, so necessrias foras de protenso muito grandes. O modo mais fcil e simples de obter essas foras atravs de macacos hidrulicos. Esses macacos so ligados a bombas especiais, capazes de produzir uma presso da ordem de 50 kN/cm2, o que corresponde a uma coluna de gua de 5000 m de altura. A correta utilizao dos equipamentos bem como uma manuteno muito cuidadosa so fundamentais para garantir a segurana durante as operaes de protenso.

5-7

Corte esquemtico de um macaco hidrulico simples, com pisto macio e em coroa de crculo
h b a b g f a f A A c e d

A c

A e d

Corte A - A a b c d Cilindro Pisto Vedao Espao para o fluido e f g h

Corte A - A Ligao com a tubulao de alta presso Respiro de segurana Alongamento de protenso - curso admissvel Abertura para a barra de protenso

5-8

A E A - Comprimento da cordoalha para fixao do macaco B - Comprimento do macaco fechado C - Curso do pisto D - Dimetro do macaco E - Gabarito para macaco aberto

FIGURA 3.6 - Macaco de protenso (Sistema Rudloff-VSL).

alas

tomadas de presso

mangueiras de alta presso

cordoalhas

macaco aberto

FIGURA 3.7 - Vistas frontal e lateral de um macaco para o sistema Rudloff-VSL.

5-9

A fora de protenso aplicada pelo macaco determinada a partir da presso hidrulica lida num manmetro. Ao mesmo tempo o alongamento obtido no cabo pode ser lido em uma escala milimtrica fixada ao macaco. Em alguns sistemas, os macacos so dotados de dispositivos especiais que permitem a aplicao da fora de protenso e logo em seguida a cravao das cunhas de ancoragem.

Trombeta Cordoalhas Placa de ancoragem Cilindro para empurrar a placa de apoio Cilindro para cravar as cunhas de ancoragem

Cmara de fechamento do macaco

Pisto de protenso Macaco Cunhas de protenso Cunhas de ancoragem Placa de apoio do macaco Placa de apoio da ancoragem Cmara de protenso

FIGURA 3.8 - Esquema de um macaco de protenso do tipo Stronghold, com cilindro especial para cravar as cunhas de ancoragem (Pfeil, 1983a).

5-10

4.3 Ancoragens
O termo ancoragem aplicado aos dispositivos e, ou, artifcios utilizados para fixar os cabos de protenso tensionados, de forma a manter a carga aplicada pelo macaco hidrulico, impedindo que o cabo volte ao estado original, isto , frouxo, sem tenso.

4.3.1 Ancoragens por aderncia


empregada em geral na protenso com aderncia inicial a fora de protenso a ancorar de 3 a 4 vezes maior que no concreto armado a ancoragem s efetiva por aderncia mecnica, atravs de nervuras na armadura ou de um perfilado adequado que produza um endenteamento entre a armadura de protenso e o concreto. no caso de cordoalhas de 7 fios, o deslizamento impedido pelo denominado efeito de saca-rolha.

Presso radial

FIGURA 3.9 - O efeito Hoyer na extremidade de um fio ancorado por aderncia.

Na ps-tenso, a ancoragem por aderncia s se mantm se o concreto no se fendilhar devido s foras de trao transversais (tambm denominadas foras de fendilhamento). No caso de foras relativamente elevadas e localizadas necessrio adotar uma armadura transversal para absorver esses esforos, de preferncia na forma de espiral, cintando a regio de ancoragem.

5-11

4.3.2 Ancoragens por meio de cunhas


Nas ancoragens por meio de cunhas os cabos de protenso so ancorados atravs de duas peas especiais, um cone macho e um cone fmea. Os sistemas existentes podem ser classificados em duas categorias: ancoragem com cunhas deslizantes - neste caso, a armadura de protenso ao ser tensionada se movimenta entre as cunhas, que ainda esto soltas, as quais so levemente introduzidas, mo ou com martelo, antes da liberao dos cabos, para permitir o surgimento de uma compresso transversal. Os cabos, quando liberados, tendem a recuar puxando as cunhas para dentro do cone fmea, por meio das foras de atrito decorrentes da compresso transversal no apoio da cunha. O deslizamento que ocorre, denominado encunhamento, depende da inclinao das faces da cunha e da profundidade das ranhuras. As cunhas geralmente possuem dentes ou ranhuras cuja funo morder o cabo de protenso impedindo que ele escorregue. O deslocamento do cabo ocorrido no encunhamento implica numa diminuio da fora de protenso. Tendo em vista a perda de protenso, no caso de cabos curtos, com alongamentos correspondentemente curtos, o encunhamento um fator importante e deve ser levado em considerao. ancoragem com cunhas cravadas - neste sistema, o macaco protende os fios at atingir o esforo desejado P. Em seguida, um dispositivo aciona com uma cunha contra uma pea fixa. Quando o macaco libera os fios, estes tendem a voltar ao comprimento inicial, sendo impedidos pela cunha. A fora de protenso ento absorvida pelo conjunto de peas que constitui a ancoragem definitiva. Apesar de cravada pelo macaco, a cunha, ao receber a fora P, penetra um pouco mais no cone fmea da pea fixa, ocasionando uma perda no alongamento dos fios de ao e, consequentemente, da fora de protenso. Essa perda uma caracterstica comum a todos os sistemas de ancoragem com cunhas e se denomina perda por encunhamento.
3 P 1 2 F

FIGURA 3.10 - Princpio de ancoragem por meio de cunha: 1 - fios de ao; 2 - cunha de ancoragem (cone macho); 3 - apoio da cunha (cone fmea). P = fora de protenso; F = fora aplicada sobre a cunha para ancorar o cabo.

5-12

Existem dois tipos de cunhas, basicamente. Num deles, os fios ou cordoalhas passam entre o cone macho e o cone fmea. No outro, o cone macho dividido em partes iguais, possuindo um furo longitudinal por dentro do qual passa o fio ou cordoalha, funcionando de forma anloga ao mandril que prende uma broca de furadeira.

No Brasil, trs indstrias fabricam cunhas de ancoragem: Freyssinet, Losinger (VSL) e Rudloff.

cone fmea

cone macho

FIGURA 3.11 - Ancoragem com cunha central (Sistema Freyssinet).

3 1

2 3

(a)

(b)

FIGURA 3.12 - Sistemas de ancoragem com cunhas perifricas: a, b) sistemas CCL, Losinger, BBRV, Stronghold, STUP, etc. 1 - fios de ao; 2 - cunhas de ancoragem; 3 - pea de apoio.

5-13

4.3.3 Ancoragens por meio de rosca e porca


Este sistema pode ser utilizado com fios ou cordoalhas ou barras macias de ao de protenso. Em geral, nos sistemas que empregam barras macias para a protenso utilizada ancoragem com rosca e porca. Os sistemas mais conhecidos comercialmente so: Macalloy Dickerhoff Widmann (Dywidag) Inglaterra Alemanha

As barras Dywidag so laminadas com rosca, de modo que a porca pode pegar a barra em qualquer ponto intermedirio. Quando se deseja utilizar ancoragem com rosca e porca e os cabos de protenso so constitudos de fios ou cordoalhas, faz-se preliminarmente uma ligao dos fios com um parafuso ou outra pea com rosca.

5 4

FIGURA 3.13 - Ancoragem por meio de rosca e porca: 1 - fios de ao; 2 - pea metlica ligada aos fios; 3 - rosca; 4 - cabeote; 5 - porca; 6 - pea de apoio; P = fora de protenso.

O sistema de ancoragem com rosca e porca funciona da seguinte maneira: o macaco de protenso, ligado ao parafuso (2)(ou barra rosqueada) atravs de uma pea especial (4), estica o cabo. Atingidos o alongamento e o esforo previstos no projeto, aperta-se a porca (5) na placa de apoio (6).

5-14

4.3.4 Ancoragens mortas ou passivas


Existem situaes na prtica em que pode ser conveniente, tcnica ou economicamente, protender o cabo apenas em uma extremidade, colocando-se, na outra extremidade, uma ancoragem morta, tambm denominada ancoragem passiva.

ancoragem ativa P

ancoragem morta

FIGURA 3.14 - Ancoragem ativa e ancoragem morta.

As ancoragens mortas podem ser executadas das seguintes maneiras: por atrito e aderncia das extremidades dos fios, em contato direto com o concreto; por meio de laos ou alas, colocadas no interior do concreto; por ancoragens normais com as cunhas pr-cravadas; por dispositivos mecnicos especiais.

FIGURA 3.15 - Ancoragem morta com extremidaders das cordoalhas em forma de lao.

5-15

5 ESCOLHA DO SISTEMA DE PROTENSO 5.1 Escolha do tipo da protenso


De acordo com a NRB 7197, a escolha do tipo de protenso deve ser feita em funo do tipo de construo e da agressividade do meio ambiente. Na falta de conhecimento mais preciso das condies reais de cada caso, podese adotar a seguinte classificao do nvel de agressividade do meio ambiente: a) no agressivo, como no interior dos edifcios em que uma alta umidade relativa somente pode ocorrer durante poucos dias por ano, e em estruturas devidamente protegidas; b) pouco agressivo, como no interior dos edifcios em que uma alta umidade relativa pode ocorrer durante longos perodos, e nos casos de contacto da face do concreto prxima armadura protendida com lquidos, exposio prolongada a intempries ou a alto teor de umidade; c) muito agressivo, como nos casos de contato com gases ou lquidos agressivos ou com o solo e em ambiente marinho.

QUADRO 3.1 - Escolha do tipo de protenso Nvel de agressividade do ambiente muito agressivo pouco agressivo no-agressivo Exigncias mnimas quanto ao tipo de protenso protenso completa protenso limitada protenso parcial

5-16

5.2 Escolha do processo de protenso


O fator preponderante na escolha do processo de protenso a ser adotado para uma obra em concreto protendido o custo. Fatores como a localizao da obra e a distncia da empresa que faz a protenso, entre outros, implicam em exigncias de transporte e montagem que influenciam no custo. Existem, no entanto, detalhes tcnicos que restringem a escolha do sistema de protenso, tais como: a) para cabos curtos, com comprimento de at 10 m, os processos que adotam ancoragem em cunha so menos adequados porque apresentam uma perda de protenso relativamente grande, devido acomodao da ancoragem. Nesses casos os processos com ancoragens rosqueadas funcionam melhor, pois a fora de protenso e o alongamento respectivo podem ser ajustados com segurana; b) para cabos muito longos que apresentem curvaturas os processos que utilizam fios ou cordoalhas lisas so mais adequados. No caso de utilizao de armaduras nervuradas a perda de protenso devido ao atrito pode ser bastante prejudicial; c) em cabos de grande comprimento, quando as perdas de protenso por atrito e a soma dos ngulos de mudana de direo so grandes, deve-se escolher processos que permitam um sobretensionamento e afrouxamento repetidos, o que difcil de se obter no caso de ancoragens diretas por meio de cunhas; d) para cabos que devem ser instalados na vertical ou com uma declividade muito ngreme, prefervel adotar barras de protenso de dimetro grande ao invs de feixes ou cordoalhas, porque as barras grossas se mantm em p sem necessidade de sustentao ou enrijecedores; e) no caso de protenso de lajes, a escolha da bitola do cabo de protenso, dimensionado de acordo com a fora de protenso admissvel, deve ser feita de tal modo que a distncia entre cabos no seja muito grande. O dimetro da bainha depende tambm do tamanho do cabo, e no deve ser maior que 1/4 da espessura da laje ou da alma da viga. Quando os cabos se cruzarem, como ocorre nas lajes cogumelo, a soma das alturas de ambos os cabos no dever ultrapassar 1/4 h; f) deve-se evitar cabos nicos em vigas para que o eventual colapso desse cabo isolado no conduza ruptura imediata da viga. Adotam-se cabos isolados em vigas somente quando h armadura passiva suficiente para evitar uma ruptura da pea. Em geral, so utilizados de 2 a 3 cabos por viga, para que ocorra uma melhor distribuio da fora de protenso que se introduz na extremidade da viga.

5-17

Das könnte Ihnen auch gefallen