Sie sind auf Seite 1von 7

UNIVERSIDADE

BIOQUMICA

PREPARO DE SOLUES E NOES DE DILUIES

SO PAULO / 2013

INTRODUO SISTEMA TAMPO Tampes so substncias que em soluo aquosa do a estas solues a propriedade de resistir s variaes do seu pH quando s mesmas so adicionadas quantidades relativas pequenas de cido (H+) ou base (OH-). Consideramos a maneira pela qual as solues aquosa de cidos ou base fracas, e de seus sais, funcionam como tampes contra as variaes de pH nos sistemas biolgicos. Um sistema tampo consiste em um cido fraco (doador de prtons) e sua base conjugada (o receptor de prtons) e sua base conjugada (o receptor de prtons). Por exemplo, a mistura de concentrao iguais de cido actico (CH 3COOH) e do on acetato (CH3COO-) um Sistema Tampo. O pH do Sistema Tampo acetato varia ligeiramente quando uma pequena quantidade de H+ ( ou OH-) fosse adicionada gua pura, ou a uma soluo de sal de cido forte com base forte, como o NaCl, o qual no tem poder tamponente. O tamponamento resulta do equilbrio das duas reaes reversveis que ocorrem numa reao de um doador e um receptor conjugado de prtons, ambos de concentraes prximas da igualdade entre si. Sempre que o H+ ou OH- so adicionados a um tampo o resultado uma pequena variao na relao das concentraes relativas do cido fraco e de seu nion e, por conseqncia, uma pequena variao do pH. O decrscimo na concentrao de um dos componentes do sistema contrabalanceado exatamente pelo aumento no outro. A soma das concentraes dos componentes do tampo no varia, apenas a sua relao. As clulas e os organismos mantm um pH citoslico constante e especifico, geralmente prximo de pH 7,0, o que matem as biomolculas em seu estado inico timo.

OBJETIVOS Observar as alteraes realizadas nos experimentos qumicos, realizados em aula prtica. Utilizando o material e mtodo correspondente ao experimento.

MATERIAIS E MTODOS Relatrio: Sistema tampo Materiais utilizados: 4 beckers Phmetro Pipeta de 10mL Pipeta pra (suco) Reagentes utilizados: gua destilada HO Hidroxido de sdio NaOH cido clordrico HCL

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Em dois Bqueres adicionamos 10mL de Soluo 0,1M de NaH 2PO4 (Diidrogenofosfato de Sdio) e nos outros dois Bqueres adicionamos 20mL de gua Destilada. Separamos os Bqueres com gua Destilada. Adicionamos nos Bqueres com Soluo 0,1M de NaH2PO4 (Diidrogenofosfato de Sdio) 10mL de Soluo 0,1M de Na2HPO4 (Monoidrogenofosfato de Sdio). Homogeneizamos a mistura e com o auxilio do pHmetro verificamos o pH inicial das solues, e anotamos. Tambm com o auxilio do pHmetro verificamos o pH inicial da gua Destilada e anotamos. Adicionamos 2,5mL de Soluo HCl (cido Clordrico) 0,25M, em um dos Bqueres contendo a Soluo Tampo e tambm em um dos Bqueres contendo gua Destilada. Aps a mistura dos componentes, medimos novamente com o auxilio do pHmetro o pH das solues, e anotamos. Fizemos o mesmo procedimento com a Soluo NaOH (Hidrxido de Sdio) 0,25M nos outros dois Bqueres que continham, um a Soluo HCl (cido Clordrico) 0,25M e o outro contendo gua Destilada, ao obter o resultado anotamos.

Conclumos que na preparao do sistema tampo que houve a alterao alta do ph.

Soluo original gua Tampo fosfato gua Tampo fosfato

Ph inicial

Adio de:

Ph obtido

Total

7,6 6,9

HCL 2,5mL HCL 2,5mL

2,3 6,6

5,3 0,3

7,6 6,9

NaOH 2,5mL NaOH 2,5mL

13,0 7,9

5,9 1,0

REFERNCIA BIBLIOGRFICAS Livro: Albert L. Lehninger, David L. Nelson, Michael M. Cox, Princpios de Bioqumica, 2 Ed., Sarvier Editora de Livros Mdicos Ltda: So Paulo Reimpresso, 2000 Brasil.

Das könnte Ihnen auch gefallen