Sie sind auf Seite 1von 7

RESUMOS

Org. Prof. Msc. Joel Irineu Lohn

Os resumos so instrumentos obrigatrios de trabalho atravs dos quais se podem selecionar obras que merecem a leitura do texto completo. Entretanto, os resumos s so vlidos quando contiverem, de forma sinttica e clara, tanto a natureza da pesquisa realizada quanto os resultados e as concluses mais importantes, em ambos os casos destacando-se o valor dos achados ou de sua originalidade. Conceito, Finalidade e Carter O resumo uma apresentao seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importncia, isto , as principais idias do autor da obra. A finalidade do resumo consiste na difuso das informaes contidas em livros, artigos, teses etc., permitindo a quem o ler resolver sobre a convenincia ou no de consultar o texto completo. O carter de um resumo depende de seus objetivos: apresentar um sumrio narrativo das partes mais significativas, no dispensando a leitura do texto; condensao do contedo, expondo ao mesmo tempo tanto as finalidades e metodologia quanto os resultados obtidos e as concluses da autoria, permitindo a utilizao em trabalhos cientficos e dispensando, portanto, a leitura posterior do texto original; anlise interpretativa de um documento, criticando os diferentes aspectos inerentes ao texto. Como Resumir Levando-se em considerao que quem escreve obedece a um plano lgico atravs do qual desenvolve as idias em uma ordem hierrquica, ou seja, proposio, explicao, discusso e demonstrao, aconselhvel, em uma primeira leitura, fazer um esboo do texto, tentando captar o plano geral da obra e seu desenvolvimento. A seguir, volta-se a ler o trabalho para responder a duas questes principais: de que trata este texto? O que pretende demonstrar? Com isso, identifica-se a idia central e o propsito que nortearam o autor. Em uma terceira leitura, a preocupao com a questo: como o disse? Em outras palavras, trata-se de descobrir as partes principais em que se estrutura o texto. Esse passo significa a compreenso das idias, provas, exemplos etc. que se servem como explicao, discusso e demonstrao da proposio original (idia principal). importante distinguir a ordem em que aparecem as diferentes partes do texto. Geralmente quando o autor passa de uma idia para outra, inicia novo pargrafo; entretanto, a ligao entre os pargrafos permite identificar: a) conseqncias (quando se empregam palavras tais como: em conseqncia, por conseguinte, portanto, por isso, em decorrncia disso etc.); b) justaposio ou adio (identificada com expresses de tipo: c, da mesma forma, da mesma maneira etc.);

c) oposio (com a utilizao das palavras: porm, entretanto, por outra parte, sem embargo etc.); d) incorporao de novas idias; e) complementao do raciocnio; f) repetio ou reforo de idias ou argumentos; g) justificao de proposies (por intermdio de um exemplo, comprovao etc.); h)digresso (desenvolvimento de idias at certo ponto alheias ao tema central do trabalho). Os trs ltimos casos devem ser totalmente excludos do resumo. A ltima leitura deve ser feita com a finalidade de: a) compreenso do sentido de cada parte importante; b) anotao das palavras-chave; c)verificao do tipo de relao entre as partes (conseqncia, oposio, complementao etc.). Uma vez compreendido o texto, selecionadas as palavras-chave e entendida a relao entre as partes essenciais, pode-se passar elaborao do resumo.

Tipos de resumos
Dependendo do carter do trabalho cientfico que se pretende realizar, o resumo pode ser: indicativo ou descritivo; informativo ou analtico; crtico. a) indicativo ou descritivo - quando faz referncia s partes mais importantes, componentes do texto. Utiliza frases curtas, cada uma correspondendo a um elemento importante da obra. No simples enumerao do sumrio ou ndice do trabalho. No dispensa a leitura do texto completo, pois apenas descreve sua natureza, forma e propsito; b) informativo ou analtico - quando contm todas as informaes principais apresentadas no texto e permite dispensar a leitura desse ltimo; portanto, maisamplo do que o indicativo ou descritivo. Tem a finalidade de informar o contedo e as principais idias do autor, salientando: os objetivos e o assunto (a menos que se encontre explicitado no ttulo); os mtodos e as tcnicas (descritas de forma concisa, exceto quando um dos objetivos do trabalho a apresentao de nova tcnica); os resultados e as concluses. Sendo uma apresentao condensada do texto, esse tipo de resumo no deve conter comentrios pessoais ou julgamentos de valor, da mesma maneira que no deve formular crticas. Deve ser seletivo e no mera repetio sintetizada de todas as idias do autor. Utilizam-se, de preferncia, as prprias palavras de quem fez o resumo; quando cita as do autor, apresenta-as entre aspas. No sendo uma enumerao de tpicos, o resumo informativo ou analtico deve ser composto de uma seqncia corrente de frases concisas. Ao final do resumo, indicam-se as palavras-chave do texto. Da mesma forma que na redao de fichas, procura-se evitar expresses tais como: o

autor disse, o autor falou, segundo o autor ou segundo ele, a seguir, este livro (ou artigo, ou documento) e outras do gnero, ou seja, todas as palavras suprfluas. Deve-se dar preferncia forma impessoal. c) crtico - quando se formula um julgamento sobre o trabalho. a critica da forma, no que se refere aos aspectos metodolgicos; do contedo; do desenvolvimento da lgica da demonstrao; da tcnica de apresentao das idias principais. No resumo crtico no pode haver citaes. Os resumos devem ser utilizados em: a) Documentao primria especifica (artigos e outras partes de revistas, relatrios, teses, monografias, atas de congressos e patentes). b) documentao secundria (publicaes de indexao e anlise, prospectos e catlogos de editoras e livrarias). c) bases de dados bibliogrficos.

Localizao:
O resumo deve ser colocado: a) precedendo o texto na lngua original; b) aps o texto na lngua da traduo; c) independente do texto, em revistas de anlise, em sees especiais de peridico, precedidos da respectiva referncia bibliogrfica.

Redao e estilo:
Redao: O resumo deve ressaltar o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses do trabalho. A ordem e a extenso destes itens dependem do tipo do resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no trabalho original. Os mtodos e tcnicas de abordagem devem ser descritos de forma concisa: convm, entretanto, identificar novas tcnicas, o princpio metodolgico fundamental e a ordem das operaes. Para trabalhos no experimentais, descrever as fontes e tratamento dos dados. Nos resultados, deve-se ressaltar o surgimento de fatos novos, descobertas significativas, contradies e teorias anteriores, relaes e efeitos novos verificados. Deve-se precisar os valores numricos brutos ou derivados, os resultados de uma ou vrias observaes repetidas e indicar os limites de preciso e graus de validade. Deve-se descrever as concluses, isto , as conseqncias dos resultados e o modo como eles se relacionam aos objetivos propostos no documento, em termos de recomendaes. aplicaes, sugestes, novas relaes e hipteses aceitas ou rejeitadas. Modificaes e mtodos aplicados. Constantes fsicas determinadas de modo novo, novos compostos, documentos e fontes de dados descobertos devem ser indicados mesmo sem relao direta com o assunto tratado. Recomenda-se que os resumos tenham as seguintes extenses:

a) para notas e comunicaes breves, os resumos devem ter at 100 palavras; b) para monografias e artigos, at 250 palavras; c) para relatrios e teses, at 500 palavras.

Estilo: O resumo deve ser composto de uma seqncia corrente de frases concisas e no de uma enumerao de tpicos. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informao sobre a categoria do tratamento (isto , memria cientfica, estudo de casos, anlise da situao, etc. ). Deve-se dar preferncia ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa. As palavras-chave e descritores, quando empregados no resumo, devem ter destaque especial.

Deve-se evitar: O uso de pargrafos; O uso de frases negativas, smbolos e contraes que no sejam de uso corrente; Frmulas, equaes, diagramas, etc., que no sejam absolutamente necessrias; quando seu emprego for imprescindvel, defini-las na primeira vez que aparecerem.

FICHAMENTOS

O fichamento uma parte importante na organizao para a efetivao da pesquisa de documentos. Ele permite um fcil acesso aos dados fundamentais para a concluso do trabalho. Os registros e a organizao das fichas depender da capacidade de organizao de cada um. Os registros no so feitos necessariamente nas tradicionais folhas pequenas de cartolina pautada. Pode ser feita em folhas de papel comum ou, mais modernamente, em qualquer programa de banco de dados de um computador. O importante que elas estejam bem organizadas e de acesso fcil para que os dados no se percam. Existem trs tipos bsicos de fichamentos: o fichamento bibliogrfico, o fichamento de resumo ou contedo e o fichamento de citaes.

Ficha Bibliogrfica:

a descrio, com comentrios, dos tpicos abordados em uma obra inteira ou parte dela .

Exemplo:
Educao da Mulher: a Perpetuao da Injustia (1) Histrico do Papel da .................................................................................... 2. (4 Mulher na .....(3) ) Sociedade ( 2) TELES, Maria Amlia de Almeida. Breve histria do feminismo no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1993. 181 p. (Tudo Histria, 145) Insere-se no campo do estudo da Histria e da Antropologia Social. A autora se utiliza fontes secundrias, colhidas atravs de livros, revistas e depoimentos. A abordagem descritiva e analtica. Aborda os aspectos histricos da condio feminina no Brasil a partir do ano 1500 de nossa era. Alm da evoluo histrica da condio feminina, a autora desenvolve alguns tpicos especficos da luta das mulheres pela condio cidad. Conclui fazendo uma anlise de cada etapa da evoluo histrica feminina, deixando expressa sua contradio ao movimento ps-feminista, principalmente s idias de Camile Paglia. No final da obra faz algumas indicaes de leituras sobre o tema Mulher. (5)

Observao: Neste e nos outros exemplos de Fichas os nmeros entre parnteses representam o que est explicado abaixo: (1) - Ttulo do trabalho. (2) - Seo primria do trabalho. (3) - Seo secundria e terciria do trabalho (se houver). (4) - Numerao do item a que se refere o fichamento. (5) - Comentrios ou anotaes do pesquisador sobre a obra registrada.

Ficha de Resumo ou Contedo:


uma sntese das principais idias contidas na obra. O pesquisador elabora esta sntese com suas prprias palavras, no sendo necessrio seguir a estrutura da obra.

Exemplo:
Educao da Mulher: a Perpetuao da Injustia (1) Histrico do Papel da .................................................................................... 2. (4 Mulher na .....(3) ) Sociedade ( 2) TELES, Maria Amlia de Almeida. Breve histria do feminismo no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1993. 181 p. (Tudo Histria, 145) O trabalho da autora baseia-se em anlise de textos e na sua prpria vivncia nos movimentos feministas, como um relato de uma prtica.

A autora divide seu texto em fases histricas compreendidas entre Brasil Colnia (1500-1822), Imprio (1822-1889), Repblica (1889-1930), Segunda Repblica (1930-1964), Terceira Repblica e o Golpe (1964-1985), o ano de 1968, Ano Internacional da Mulher (1975), alm de analisar a influncia externa nos movimentos feministas no Brasil. Em cada um desses perodos so lembrados os nomes das mulheres que mais se sobressaram e suas atuaes nas lutas pela libertao da mulher. A autora trabalha ainda assuntos como as mulheres da periferia de So Paulo, a participao das mulheres na luta armada, a luta por creches, violncia, participao das mulheres na vida sindical e greves, o trabalho rural, sade, sexualidade e encontros feministas. Depois de suas concluses onde, entre outros assuntos tratados, faz uma crtica ao ps-feminismo defendido por Camile Paglia, indica alguns livros para leitura. (5)

Ficha de Citaes:
a reproduo fiel das frases que se pretende usar como citao na redao do trabalho.

Exemplo:
Educao da Mulher: a Perpetuao da Injustia (1) Histrico do Papel da .................................................................................... 2. (4 Mulher na .....(3) ) Sociedade ( 2) TELES, Maria Amlia de Almeida. Breve histria do feminismo no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1993. 181 p. (Tudo Histria, 145) "Uma das primeiras feministas do Brasil, Nsia Floresta Brasileira Augusta, defendeu a abolio da escravatura, ao lado de propostas como a educao e a emancipao da mulher e a instaurao da Repblica." (p. 30) Sou neta, sobrinha e irm de general (...) Aqui nesta casa foi fundada a Camde. Meu irmo, Antnio Mendona Molina, vinha trabalhando h muito tempo no Servio Secreto do Exrcito contra os comunistas. Nesse dia, 12 de junho de 1962, eu tinha reunido aqui alguns vizinhos, 22 famlias ao todo. Era parte de um trabalho meu para a parquia Nossa Senhora da Paz. Nesse dia o vigrio disse assim: Mas a coisa est preta. Isso tudo no adianta nada porque a coisa est muito ruim e eu acho que se as mulheres no se meterem, ns estaremos perdidos. A mulher deve ser obediente. Ela intuitiva, enquanto o homem objetivo. (Amlia Molina Bastos apud Teles, p. 54) "Na Justia brasileira, comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a alegao de defesa de honra. (p. 132) (5).

BIBLIOGRAFIA: LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia cientfica. 2 ed. So Paulo: Atlas, 1991. 231 p. VERA, Armando Asti. Metodologia da pesquisa cientfica. Porto Alegre: Globo, 1976.

Das könnte Ihnen auch gefallen