Sie sind auf Seite 1von 2

Aude do Serto primeiro a sangrar em 2013 na Paraba, aponta Aesa

Aude em Serra Grande, no Serto, registrou sangria na Segundo Aesa, 51 reservatrios esto com at 20% da capacidade. G1 PB tera-feira.

Apesar de incio do perodo de chuvas, aude do Serrote secou (Foto: Taiguara Rangel/G1)

O perodo de chuvas comeou e conforme previso dos analistas da Agncia Executiva de Gesto das guas (Aesa) da Paraba, alguns audes j esto retomando seus volumes. O rgo registrou o primeiro sangramento de um reservatrio este ano no aude Cafund, localizado no municpio deSerra Grande, no Serto paraibano. O manancial do Cafund tem capacidade para 313.680 metros cbicos de gua e ultrapassou o limite de sua lmina mxima na ltima tera-feira (26). O aude do Serrote, em Monteiro, no Cariri, foi tambm o primeiro a entrar em colapso este ano e secou no ltimo dia 18 de maro, quando a Aesa registrou no

local uma medio de 0,0% do seu volume. Conforme medio da Aesa, 51 reservatrios ainda esto com at 20% da capacidade, sendo 36 em observao e 15 em situao considerada crtica. Ainda de acordo com a agncia, oito municpios tiveram chuvas, segundo registro da ltima quarta-feira (27). As precipitaes atingiram as estaes de monitoramento nas cidades de Baranas, Cuit, Emas, Frei Martinho, Ouro Velho, Serra Branca, So Bento e Tapero, no Curimata, Cariri e Serto do estado. A previso dos meteorologistas da Aesa de que o perodo chuvoso deve se estender at o ms de maio. "Continuamos apresentando a mesma situao prevista na reunio climtica, com incio da temporada de chuvas. J tivemos chuvas isoladas nos ltimos dias no Serto, que devem continuar", disse a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira. Segundo o gerente de bacias hidrogrficas Luclio Vieira, as precipitaes registradas ainda so insuficientes para que haja uma recarga nos volumes dos audes.

Das könnte Ihnen auch gefallen