Sie sind auf Seite 1von 14

ENGENHARIA QUMICA

RELATRIO PERDA DE CARGA

Disciplina: Laboratrio Fenmenos de Transporte Professor:

Turma: 6 Termo

Nomes

R.A.

BARRETOS 2012

1 OBJETIVO Calcular perda de carga de um lquido em escoamento ao longo de dispositivos, tais como: tubulaes, vlvulas, conexes e redutores. Comparar os valores de perda de carga obtidos experimentalmente com os valores tericos calculados por meio de correlaes.

2 FUNDAMENTOS TERICOS 2.1 Perda de Carga O escoamento interno em tubulaes sofre forte influncia das paredes, dissipando energia devido ao atrito. As partculas em contato com a parede adquirem a velocidade da parede, ou seja, velocidade nula, e passam a influir nas partculas vizinhas atravs da viscosidade e da turbulncia, dissipando energia. Essa a dissipao de energia provoca um abaixamento da presso total do fluido ao longo do escoamento que denominado de perda de carga. A perda de carga pode ser distribuda ou localizada, dependendo do motivo que a causa (BARRAL, 2012). 2.2 Perda de Carga Distribuda Perda de carga distribuda ocorre ao longo dos trechos retos de tubulao devido ao atrito. Esta perda de carga depende do dimetro D e do comprimento L do tubo; da rugosidade , da viscosidade da parede; das propriedades do fluido, da massa especfica

e da velocidade V do escoamento.

A rugosidade da parede depende do material de fabricao do tubo bem como do seu estado de conservao. De maneira geral um tubo usado apresenta uma rugosidade maior que um tubo novo. Dentre as propriedades do fluido, a viscosidade a mais importante na dissipao de energia. Alm de ser proporcional perda de carga, sua relao com as foras de inrcia do escoamento fornece um nmero adimensional, o nmero de Reynolds, Re, que o parmetro que indica o regime do escoamento.

Para tubulaes de seo circular, o nmero de Reynolds calculado conforme a equao abaixo, e admitido o valor de 2100 como o limite de transio entre o escoamento laminar e o turbulento.

(1) Onde: Re: nmero de Reynolds; : massa especfica do fluido; V: velocidade do fluido; D: dimetro do tubo; : viscosidade dinmica do fluido

E que: Re < 2000 Escoamento Laminar 2000 < Re < 2400 Escoamento de Transio Re > 2400 Escoamento Turbulento 2.2.1 Escoamento Laminar aquele em que as partculas do escoamento possuem trajetria reta, sem agitaes transversais, mantendo-se em lminas, conforme descrito na 1 Concluso da experincia de Reynolds. 2.2.2 Escoamento Turbulento aquele em que as partculas do escoamento possuem velocidades transversais, conforme descrito na 2 Concluso da experincia de Reynolds.

A viscosidade da gua varia com a presso e temperatura,

mas

na

prtica para gua fria, usado o valor referente temperatura de 20 C, que vale: (viscosidade dinmica) (viscosidade dinmica) (viscosidade cinemtica)

(2)

Vrias experincias foram efetuadas para o desenvolvimento de frmulas que expressem satisfatoriamente os valores da perda de carga distribuda, destacando-se entre outros, os trabalhos de Moody- Rouse, Hazen- Williams e Darcy-Weisbach. As perdas de carga em geral so expressas pela frmula:

(3)

hl: perda de carga [m]; k: coeficiente de perda de carga [adimensional]; v: velocidade mdia do escoamento no duto, [m/s]; g: acelerao da gravidade [m/s2]

O baco de Moody-Rouse um dos mais utilizados para o clculo de perda de carga distribuda. Entra-se com o valor de e/D(rugosidade relativa) e o nmero de Reynolds (Re), obtendo-se o valor de f (coeficiente de atrito). A frmula de perda de carga para aplicao do baco de Moody-Rouse :

(4)

hp: perda de carga; f: coeficiente de atrito; L: comprimento da tubulao; D: dimetro da tubulao; v: velocidade; g: acelerao da gravidade

A rugosidade relativa expressa pelo quociente entre o dimetro da tubulao e a rugosidade absoluta (e/D).

O coeficiente de atrito f deve ser calculado corretamente para se estimar com preciso a perda de carga. Ele, por sua vez, depende da velocidade do escoamento, dimetro, massa especfica, viscosidade e rugosidade do duto.

Tabela 1: Rugosidade para Tubos de Materiais Comuns de Engenharia

Para determinar a perda de carga em um escoamento completamente desenvolvido sobre condies conhecidas, o nmero de Reynolds o primeiro parmetro a ser avaliado. A rugosidade, e, obtida da Tabela 1. Em seguida, o fator, f, pode ser lido da curva apropriada na figura (1), para valores conhecidos de Re e e/D. Finalmente a perda de carga pode ser determinada com a Equao (4).

Figura 1: Fator de atrito para escoamento completamente desenvolvido em tubos circulares.

2.3 Perda de Carga Localizada A perda de carga localizada ocorre sempre que um acessrio inserido na tubulao, seja para promover a juno de dois tubos, ou para mudar a direo do escoamento, ou ainda para controlar a vazo. A ocorrncia da perda de carga considerada concentrada no ponto provocando uma queda acentuada da presso no curto espao compreendido pelo acessrio. O acessrio tem sua perda de carga localizada calculada atravs do produto de um coeficiente caracterstico pela carga cintica que o atravessa. Cada tipo de acessrio tem um coeficiente de perda de carga caracterstico, normalmente indicado pela letra K. A perda causada pelo acessrio, em m.c.a, calculada pela expresso:

(5)

Segundo Shames

(1973, p. 264), considerando a

primeira lei da

termodinmica aplicada a um tubo de corrente, para qualquer escoamento laminar permanente, sem trabalho de eixo. A equao pode ser ordenada na forma

(6)

Temos aqui uma forma anloga equao de Bernoulli, exceto pelos termos do segundo membro da equao. Nessa forma, esses termos representam a perda de energia mecnica por Kg (ou slug) da massa em escoamento. Por que essa energia considerada uma perda? Inicialmente observe que ela representa o aumento de energia interna do fluido e a transferncia de calor do fluido, no interior do volume de controle, para o exterior. Em situaes prticas onde transportamos fluido, qualquer aumento na energia interna de pequena importncia, porque ela usualmente perdida e, certamente, a contribuio para o aquecimento da vizinhana, particularmente a atmosfera, no economicamente desejvel. De acordo como Fox et al (2011, p. 350), a perda de carga total hLt, considerado como a soma das perdas maiores, hL, causadas por efeitos de atrito no

escoamento completamente desenvolvido em tubos de seo constante com as perdas localizadas, hLm, causadas por entradas, acessrios, variaes de rea e outros. Por isso, consideraremos as perdas maiores e menores separadamente. Como a perda de carga representa a energia mecnica convertida, pelos efeitos do atrito, em energia trmica, a perda de carga nos escoamento plenamente desenvolvidos, em atritos de seo constante depende dos detalhes do escoamento atravs do atrito. A perda de carga independe da orientao dos tubos (FOX et al , 1988, p. 289).

3 MATERIAIS E MTODOS 3.1 Materiais Utilizados: manmetros em U de mercrio; 1 trena; 2 mangueiras de borracha; 1 sistema de tubulao utilizando gua para escoamento; 3 tubos de PVC. 3.2 Procedimento Experimental Coletaram-se todos os dados dimensionais da tubulao (dimetro, comprimento, espessura da parede da tubulao). Verificou-se a vazo de 6 m3/h. Coletaram-se as medidas dos manmetros em U. Conforme as seguintes fotos.

Foto 1: Sistema para anlise de perde de carga

Foto 2: Manmetro ligado ao sistema.

4 RESULTADOS E DISCUSSO Com os dados coletados calculamos a perda de carga.

Tabela 2: Dados dimensionais DADOS DIMENSIONAIS Vazo (Q) Dimetro dos tubos ( ) Comprimento (L) 6m3/h 1,5 2,24 m

Tabela 3: Dados do Manmetro DADOS DO MANMETRO Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3 18,8 mmHg 16,4 mmHg 8,1 mmHg 21,2 mmHg 23,7 mmHg 33,7 mmHg

Conforme a foto 1 classificamos os tubos da direita para esquerda.

Converso das medidas:

(7)

1,5
Calculando ( ( ( (

(8)

) ) ) ) ( ( ( ) ) )

(9)

(10)

(11)

(12)

Equao de Bernoulli

(13)

Na anlise do sistema observamos que Z1 e Z2 referentes altura so iguais, e que V1 e V2 relativo velocidade tambm so iguais, logo cortamos da equao. Verificamos que a bomba est fora do sistema, portanto, o HB tambm cortado da equao. Assim ficamos com a seguinte equao.

(14)

Logo

(15)

Clculo da Velocidade do fluido

(16)

10

(17)

( )

(18)

De acordo com a equao (15) calcularemos a perda de carga dos respectivos tubos.

Tubo 1: Sendo o tubo 1 liso e no possuindo acessrio sua perda de carga ser igual a perda distribuda.

(19)

Portanto (20)

Verificamos que o tipo de escoamento depende de um nmero adimensional dada pelo nmero de Reynolds na equao (1).

(21)

Logo Re = 5,6 .10-4

Sendo um escoamento turbulento nos respectivos tubos. Aquele em que as partculas do escoamento possuem velocidades transversais.
( )

(22)

Portanto

11

Tubo 2: O mesmo possui uma vlvula de gaveta no meio do tubo. Assim perda de carga igual perda distribuda mais a perda localizada.

(23)

(24)

Utilizamos o hD do tubo 1 visto que o tubo 2 tambm liso e possui a mesma rugosidade.

(25)

Logo

Calculando o coeficiente K conforme equao (5)


( )

(26)

Portanto

Verificamos o valor terico com o experimental do coeficiente K da vlvula de gaveta. E = I 0,17 0,57 I x 100 = 70,2% 0,57

(27)

O fator de atrito igual ao tubo 1. Ento

12

Tubo 3: Sendo o tubo 3 rugoso e no havendo acessrios. A perda de carga ser igual perda distribuda conforme equao (15) e (4) por ter o fator de atrito.

(28)

Logo
( )

(29)

a rugosidade relativa do tubo de: (30)

Conforme do Diagrama de Moody-Rouse.

Para perda de carga experimental utilizamos a equao abaixo:

(31)

Tubo 1:

(32)

Tubo 2:

(33)

Tubo 3:

(34)

13

Tabela 4: Resultados finais RESULTADOS HPC Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3 0,0302 m 0,092 m 0,32 m hD 0,0302 m 0,0302 m 0,32 m hL 0,62 m f 0,005 0,005 0,05 K 0,57 0,022

5 CONCLUSO Nesse trabalho verificamos a perda de carga sofrida em cada tubo, bem como as diferentes variaes de perda devido influncia de vlvulas como no tubo dois, e tambm da rugosidade no tubo trs que aumentam a perda de carga do fludo na tubulao visto que passam a oferecer maior resistncia a ele. Assim mostrando a teoria de perda de carga e as variveis envolvidas no processo experimental, os dados apresentaram tal erro devido impreciso dos equipamentos usados. H outras distores, principalmente a experincia ter sido conduzida de maneira visual, sem a utilizao de equipamentos mais precisos. Outro fator que interfere nos resultados foi o nivelamento dos tubos, onde afeta tambm no resultado apresentado. Porm, mesmo com os fatores apresentados acima, acreditamos ter atingido resultados satisfatrios, inclusive, com o estudo dos regimes turbulento e principalmente laminar, tpicos anteriormente vistos somente em sala de aula. Pode-se concluir que a perda de carga hD diretamente proporcional a vazo (Q). Comprovamos tambm que, o nmero de Reynolds pode descrever realmente o tipo de regime que ocorre dentro de um sistema associando a geomtrica do duto e a propriedade do fluido.

14

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARRAL, Manuel F. Perda de Carga. Disponvel em:

http://www3.fsa.br/localuser/barral/Op_unit/Perda_de_carga.pdf. Acesso em 22 de novembro de 2012. SHAMES, IRVING H. Mecnica dos Fluidos volume 2. So Paulo: Edgard Blucher,1973. FOX, ROBERT W.; PRICTHARD, PHILIP J.; MC DONALD ALAN T. Introduo a mecnica dos fluidos. 7 edio. Rio de Janeiro: LTC, 2011. FOX, ROBERT W.; MC DONALD ALAN T. Introduo a mecnica dos fluidos. 3 edio. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1988.

Das könnte Ihnen auch gefallen