Sie sind auf Seite 1von 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE EDUCAO DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA

CAU ALMEIDA GALVO

CLAUDE LVI-STRAUSS E O PENSAMENTO ESTRUTURALISTA

Prof Maria da Conceio Xavier de Almeida

NATAL 2013

CAU ALMEIDA GALVO

CLAUDE LVI-STRAUSS E O PENSAMENTO ESTRUTURALISTA

Anlise apresentada Disciplina Antropologia e Educao, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ministrada pela Prof Maria da Conceio Xavier de Almeida.

NATAL 2013

Em 1908 nasce Claude Levi-Strauss em Bruxelas, em 1909 sua famlia de origem judia muda-se para Paris. Em Paris, iniciar seus estudos em Direito e Filosofia na Sorbonne, entretanto, somente graduou-se em Filosofia, no ano de 1931. Em 1934, Strauss convidado por Clestin Bougl, a incorporar uma misso universitria francesa no Brasil, tendo em vista a criao da Universidade de So Paulo. Este momento como dito por Strauss seria sua primeira e eterna ligao com a etnografia.
"Minha carreira foi decidida num domingo de outono de 1934, s 9 horas da manh, a partir de um telefonema."1

Entretanto, ao chegar a Universidade de So Paulo, percebe que os centros urbanos no possuem populaes indgenas. De 1935 1939 leciona Sociologia na USP juntamente com professores como Fernand Braudel e sua esposa Dinah Levi-Strauss. Neste tempo tambm, faz expedies ao interior brasileiro a fim de envolverse com as comunidades indgenas. Em sua primeira investida no norte do Paran com os Kaingang, decepcionou-se ao supor, por pouca experincia etnogrfica e nenhum conhecimento histrico, que os Kaingang no eram ndios, como cita em Tristes Trpicos ( "os ndios do Tibagi (caingangues) no eram nem verdadeiros ndios, nem selvagens" (Lvi-Strauss 1957:160-161). Isso se deve ao fato de Strauss no atentar que o Estado de So Paulo no incio do sculo XX loteou o interior paulista para latifundirios cafeeiros, restando apenas poucos Kaingang e com uma poro de terra cerceada pelos avanos do capital ao interior. Porm, ao fim de seu primeiro ano lecionando na USP, sai campo para conhecer os Kadiweos na fronteira com o Paraguai e os Bororos, no centro do Mato Grosso. Essas sadas renderam a Strauss o status de etnlogo, aps expor seus trabalhos na Frana e iniciar sua consolidao nesse espao de debate na academia francesa, como veremos posteriormente Strauss ocupar a ctedra de Mauss. Esse espao e projeo atingido por Strauss acaba por render a ele o estudo sobre os Nambikwaras como exposto por ele:
"Graas expedio de 1936, consegui crditos do Museu do Homem e da Pesquisa Cientfica, ou do que acabaria chamando-se assim. Com esse dinheiro, organizei a expedio nambiquara". (Eribon e Lvi-Strauss 1990:33-34)

A expedio aos Nambikwaras foi formalizada em 1937, entretanto teve incio em maio de 1938, terminando em novembro do mesmo ano. Fizeram parte, alm do casal Lvi-Strauss, o mdico e etnlogo francs Jean Vellard e o antroplogo brasileiro Luis de Castro Faria, j que as ordens oficiais eram de que deveria haver pelo menos um brasileiro em toda e qualquer misso estrangeira no Brasil. Castro Faria contar em seus relatos a dificuldade encontrada diante dos rgos de governo brasileiros, tendo em vista que a expedio era financiada por Paul Rivet, ligado ao Partido Socialista Francs, e que a partir disso, Strauss passa a se tornar persona non grata no Brasil. Castro Faria descreve a problemtica que fez com que fosse necessrio expedio a presena de um brasileiro
"Nenhuma expedio estrangeira podia percorrer o Brasil sem autorizao do Conselho de Fiscalizao das Expedies Artsticas e Cientficas, criado desde 1933 (decretos nmeros 22.698, de 11 de maio, e 23.311, de 31 de outubro). Heloisa Alberto Torres, membro destacado do Conselho e amiga de ambos [de Lvi-Strauss e de Rivet], enfrentou e venceu as resistncias, ampliadas pelo fato de que o outro membro francs da expedio era igualmente vtima de rumores, com alegaes de que havia recebido facilidades do governo paraguaio para l realizar expedies de estudo e publicara um relatrio de viagem com informaes desairosas sobre o pas. A presena de um membro brasileiro na expedio tornou-se indispensvel". (1984:230).

Embora depoimentos de integrantes da misso francesa, assim como de ex-alunos da USP, tambm indiquem que boa parte das dificuldades de renovao do contrato de Lvi-Strauss deveu-se a esse descompasso de objetivos, outros apontam razes diferentes para os desentendimentos entre o professor e a Universidade, como, por exemplo, o interesse primordial de Lvi-Strauss pela pesquisa e o seu passado recente como militante de esquerda (Cardoso 1987). De fato, preciso relativizar a oposio a Durkheim e a escolha da etnologia como "ato de rebelio" contra o socilogo francs, tantas vezes enfatizada pelo prprio Lvi1

Cf. Didier Eribon, Comment on devient ethnologue

Strauss. As afirmaes referem-se a um contexto especfico em que o jovem filsofo reclamava, dentre outras coisas, da ausncia de trabalho de campo na escola sociolgica francesa. Posteriormente, como bem sabemos, Lvi-Strauss no cansar de mencionar o seu dbito intelectual em relao produo durkheimiana e a dvida da etnologia para com a obra do mestre francs (Lvi-Strauss 1976).2 Aps 3 anos como professor da Universidade de So Paulo, Levi Strauss retorna Frana, no mais como professor do ensino secundrio francs, mas, como americanista e etnlogo que estuda e aborda a temtica dos ndios brasileiros. O reconhecimento de Strauss como etngrafo s vira a acontecer aps sua publicao do livro Tristes Trpicos, onde faz uma autobiografia de sua estada pelo Brasil e seu contato com os ndios, alm de suas percepes do Brasil, como cita por exemplo sua opinio sobre a Baa de Guanabara. O relato de Tristes Trpicos pode ser considerado etnocentrista, eurocentrista e em certo ponto colonialista. Em 1959, quando assume uma cadeira no Collge de France. Nesse perodo ir publicar suas obras e teorias da Antropologia Estrutural. A antropologia estrutural se apoia no conceito de culturas como sistemas de signos partilhados, estruturados de acordo com princpios que governam o funcionamento do esprito humano que os gera.
Se, como cremos, a atividade inconsciente do esprito consiste em impor formas a um contedo e se essas formas so fundamentalmente as mesmas para todos os espritos, antigos e modernos, primitivos e civilizados como o estudo da funo simblica, tal qual se exprime na linguagem, o mostra de maneira to manifesta necessrio e suficiente atingir a estrutura inconsciente, subjacente a cada instituio e a cada costume, para obter um princpio de explicao vlido para outras instituies e outros costumes, com a condio, naturalmente, de prolongar bastante a anlise. (Anthropologie structurale, p. 28)

Strauss deixa clara sua inteno em relao teoria estruturalista ao expor a proximidade tendncia marxista e consequentemente ao pensamento de concepo social coletiva, deixando de lado o individualismo e suas formas de agir e pensar. O que nos parece, que essa teoria teria o mesmo sentido de generalizar e no valorizar os saberes pessoais, alm de mostrar que as sociedades viviam de forma esttica e imutvel, podendo assim ser comparadas. Neste aspecto, Levi-Strauss ter diversos pensadores que iro opor-se sua teoria como Fernand Braudel, que instigar o movimento do Annales a pensar a histria no como estruturas sociais, mas como superfcie de acontecimentos. Assim Braudel faz uma intensa crtica a Strauss em "Histria e cincias sociais: a longa durao", onde abordar a importncia da tempo da histria na interdisciplinaridade das cincias humanas, que para Braudel seria o tempo de longa durao.
Por estrutura, os observadores do social entendem uma organizao, uma coerncia, relaes bastante fixas entre realidades e massas sociais. Para ns, historiadores, uma estrutura sem dvida, articulao, arquitetura, porm mais ainda, uma realidade que o tempo utiliza mal e veicula mui longamente. (2005, p.49)

Uma estrutura corresponderia, pois, a "relaes bastante fixas", mas no o suficiente para serem apreendidas segundo modelos estticos, tal como operados, a princpio, por um livro como As estruturas elementares do parentesco. Talvez por isso, o debate com Lvi-Strauss, embora evocado na segunda parte do artigo braudeliano - "a querela do tempo curto" -, retorne, especialmente, na sua terceira seo, intitulada, precisamente, "comunicao e matemticas sociais". Agora, o historiador comea lembrando a necessidade de certa cautela no preparo da realidade social atravs de esquemas inspirados nas matemticas. Nesses esquemas, escolhe-se uma unidade estrita de observao: uma tribo primitiva ou um grupo demogrfico, por exemplo; so estabelecidas, em seguida, todas as relaes possveis entre os termos dessa unidade; por fim, essas relaes forneceriam subsdio para as equaes, "das quais as matemticas tiraro todas as concluses e prolongamentos possveis para chegar a um modelo que resuma todas, ou antes, leve todas em conta. Nesses domnios evidentemente se abrem mil possibilidades de pesquisas" (Braudel, 2005, p.65).3 Posteriormente, outros autores comearo a discordar do modelo estruturalista, voltando-se a recuperao do sujeito, como veremos nos embates partir de Maio de 68, quando estudantes franceses tomaram s ruas em oposio aos modelos polticos estruturantes e generalistas. Entre eles Michel Foucault e Jacques Derrida,
2

PEIXOTO, Fernanda. Lvi-Strauss no Brasil: a formao do etnlogo. Mana [online]. 1998, vol.4, n.1, pp. 79-107. ISSN 01049313.
3

RODRIGUES, Henrique Estrada. Lvi-Strauss, Braudel e o tempo dos historiadores. Rev. Bras. Hist. [online]. 2009, vol.29, n.57, pp. 165-186. ISSN 1806-9347.

Paris, Inverno. 02 de fevereiro de 1969. Michel Foucault profere conferncia na Sociedade Francesa de Filosofia, intitulada Quest-ce quun auteur? Havia se mantido distante dos acontecimentos de maio de 68, mas logo depois que se tornou professor na recm-criada Vincennes, em dezembro de 1968, Foucault volta-se para o ativismo poltico, que marcaria sua trajetria intelectual at o final da vida. Na conferncia retoma algumas questes desenvolvidas em Les mots et les choses, insistindo na tnica da desapario do sujeito em favor da presena de sistemas mutantes. Entre os presentes, esto na plateia o psicanalista Jacques Lacan e o socilogo Lucien Goldmann, que nunca disse ser estruturalista. Na sada, ambos se encontram e, com certa dose de ironia, Goldmann dirige-se a Lacan: Viu o Senhor, em 68, suas estruturas [...]. Eram os sujeitos que estavam na rua!. A provocao a Lacan lhe fora motivada por grafitti estudantil que, em pleno efervescente Maio de 68, foi deixado com destaque sobre lousa na vel ha Sorbonne: As estruturas no descem rua. Ou seja: no so as estruturas que fazem a histria, mas os sujeitos. Com a argcia habitual dos trocadilhos, Lacan retruca imediatamente: Meu caro, Goldmann, se h alguma coisa que revela a importncia dos acontecimentos de Maio precisamente a invaso da rua pelas estruturas... (Dosse, 1993, p.147).

Lvi-Strauss, no livro intitulado Antropologia Estrutural, publicado em 1958, enfatiza que o pressuposto fundamental que a noo de estrutura no se refere realidade emprica, mas aos modelos construdos a partir desta ltima. Dito de outra forma: a estrutura no existe na realidade concreta, pois no acessvel atravs de um conhecimento direto. Ao contrrio, necessrio que se ultrapasse a realidade empiricamente observvel (tudo aquilo que organiza e enforma o real) para ento se atingir os seus contedos latentes. Neste sentido, torna-se pertinente distinguir trs nveis operacionais: a) o plano das manifestaes visveis, que compreende o campo emprico; b) o suporte invisvel ou latente que constitui a estrutura; e, finalmente, c) o plano terico de que advm o modelo. Este ltimo seria na perspectiva levistraussiana o resultado das manifestaes inconscientes que regulam a sociedade.4 Essa busca formalista de oposies, de mltiplas permutaes e combinaes o que, certamente, levou o antroplogo britnico Edmund Leach a afirmar que Lvi-Strauss, embora sendo antroplogo, parecia bem mais interessado numa lgebra de possibilidades do que propriamente nos fatos empricos (Leach, 1970, p. 69). Talvez, a crtica mais recorrente ao formalismo levistraussiano, como de resto ao estruturalismo, seja a ausncia de uma perspectiva dinmica, ou seja, que o pensamento levistraussiano apenas visualizava e apreendia os fenmenos sociais atravs de um tempo mtico, evitando, deste modo, considerar as transformaes na ordem de sua histria. Isso levou o autor frequentemente a subestimar o papel dos movimentos sociais e a incidncia de determinados eventos sobre a reestruturao e transformao da vida social dos indivduos, inclusive nos grupos por ele estudados. Foi tambm este um dos pontos de inflexo crtica da chamada gerao ps-estruturalista, composta por Michel Foucault, Gilles Deleuze e Jacques Derrida, e que depois de Maio de 68 foi difundida, sobretudo nos EUA, conhecendo notoriedade internacional atravs da rubrica genrica de French Theory (Cusset, 2003). Com o ps-estruturalismo foram abandonadas as concepes estruturais de sociedade em favor da recuperao do sujeito, bem como contestados o idealismo, o racionalismo, o formalismo e a pretenso universalidade das estruturas e dos modelos propostos por Lvi-Strauss.5 Para Derrida o grande equvoco era pensar a estrutura em termos de forma, de algo centrado e esttico, ao invs de pens-la como fora e movimento. No seminal A escritura e a Diferena (1967), Derrida chama a ateno para isso:
Como vivemos da fecundidade estruturalista, demasiado cedo para chicotear nosso sonho. Nele preciso pensar no que poderia significar. Talvez amanh o interpretem como um relaxamento, para no dizer um lapso, da ateno fora, que tenso da prpria fora. A forma fascina quando j no se tem a fora de compreender a fora no seu interior. Isto , a fora de criar (1967, p. 21).

essa mesma fora de criar que foi capaz de gerar um evento: mai soixante-huit. O que se viu ento foi a crise da estrutura e o retorno ao sujeito. Emergindo das bordas ou das margens, os sujeitos tomaram conta das ruas, invadiram e implodiram o centro, enquanto as estruturas e seus modelos eram questionados. E

MOTTA, Antonio. AS ESTRUTURAS NO DESCEM S RUAS: Lvi-Strauss, mai soixante-huit e o fim do estruturalismo;

Revista de Cincias Sociais, n. 36 - abril de 2012 - pp.257-266 [online]; ISSN 0104-8015.


Idem

assim, no ocaso, o fim do estruturalismo foi reconhecido e decretado no interior do prprio movimento que lhe deu origem. Na ocasio, foi o prprio Lacan que, solenemente, anunciou a sua efmera sobrevida:
O estruturalismo no subsistir mais que o tempo efmero das rosas, dos simbolismos e dos parnasos: uma temporada literria. Mas isto no quer dizer que esta temporada no seja frtil. Enquanto tal, a estrutura persistir porque ela se inscreve no real, ou melhor, ela nos d uma chance de conceber um sentido a esta palavra real que, alm do realismo, seja socialista ou no, apenas um efeito de discurso (Benoist, 1975, p.56).

Se o estruturalismo, como se referiu Lacan, no subsistiu mais do que o tempo efero das rosas, o mesmo no se pode afirmar em relao obra ciclpica de Lvi-Strauss, que continuou a produzir durante todo o sculo que viu praticamente atravessar, at sua morte, em 2009, e continua instigando novas reflexes. REFERNCIAS MOTTA, Antonio. AS ESTRUTURAS NO DESCEM S RUAS: Lvi-Strauss, mai soixante-huit e o fim do estruturalismo; Revista de Cincias Sociais, n. 36 - abril de 2012 - pp.257-266 [online]; ISSN 01048015. RODRIGUES, Henrique Estrada. Lvi-Strauss, Braudel e o tempo dos historiadores. Rev. Bras. Hist. [online]. 2009, vol.29, n.57, pp. 165-186. ISSN 1806-9347. PEIXOTO, Fernanda. Lvi-Strauss no Brasil: a formao do etnlogo. Mana [online]. 1998, vol.4, n.1, pp. 79-107. ISSN 0104-9313. DESCOLA, Philippe. Claude Lvi-Strauss, uma apresentao. Estud. av. [online]. 2009, vol.23, n.67, pp. 148-160. ISSN 0103-4014. http://www.biografia.inf.br/claude-levi-strauss-antropologo.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_L%C3%A9vi-Strauss http://www.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/o-estruturalismo-antropologico-de-claude-levi-strauss/

Das könnte Ihnen auch gefallen