Sie sind auf Seite 1von 2

CLASSES DE INCNDIO

CLASSE ACLASSE BCLASSE CCLASSE DCLASSE K

Assim identificado o fogo em materiais slidos que deixam resduos, como madeira, papel, tecido e borracha.

Ocorre quando a queima acontece em lquidos inflamveis, graxas e gases combustveis.

Classe de incndio em equipamentos eltricos energizados. A extino deve ser feita por agente extintor que no conduza eletricidade.

Classe de incndio, que tem como combustvel os metais pirofricos, como magnsio, selnio, antimnio, ltio, potssio, alumnio fragmentado, zinco, titnio, sdio, urnio e zircnio.Classificao do fogo em leo e gordura em cozinhas.

PRINCPIO DE INCNDIO

Aproxime-se no sentido do vento.Aproxime-se do foco do incndio cuidadosamente.Movimente o jato em forma de leque, atacando a base do fogo.No caso de combustvel lquido, evite uma presso muito forte, para que no aumente a rea de combusto.Ao final, assegure-se de que no houve reignio.Para Extinguir o fogo, voc deve eliminar pelo menos um dos elementos que formam o tetraedro do fogo: calor, combustvel, comburente e reao em cadeia. Elementos de combusto: combusto a reao qumica de oxidao, auto-sustentao, que produz calor, fogo, fumaa e gases. Para que haja combusto, so necessrios quatro elementos:

Calor - Energia que eleva a temperatura de um material, gerada por um processo fsico ou qumico. Combustvel - Material que queima alimentando a combusto, propagando o fogo. Comburente - Elemento que permite a combusto. Normalmente o oxignio. Reao em Cadeia - Ocorre quando o fogo se auto-alimenta, mantendo p processo de combusto. Fases do fogo: Formado a partir da combinao dos quatro elementos da combusto, o fogo tem trs estgios. Os extintores de incndio atuam no combate ao fogo no seu estgio inicial, quando o fogo localizado. Na fase seguinte, o fogo se alastra, o calor aumenta e pode haver combusto simultnea de todos os elementos. Com a diminuio do oxignio no ambiente o fogo diminui, reduzindo-se a brasas. Uma nova entrada de ar pode provocar uma exploso. Agentes extintores: P Qumico - Quebra a reao em cadeia, interrompendo o processo de combusto. H vrias composies de ps, divididas em tipo BC (lquidos inflamveis e energia eltrica); ABC (mltiplo uso, polivalente, para fogo em slidos, lquidos inflamveis e eletricidade); e D(metais combustveis). Compostos Halogenados - Compostos qumicos que provocam a quebra da reao em cadeia. Tambm agem por abafamento. No danificam equipamentos eletrnicos sensveis. So aplicveis para as classes de fogo A,B e C. Gs Carbnico (CO2) - Age por abafamento, e por resfriamento em ao secundria. um gs sem cheiro, sem cor e no conduz eletricidade, sendo recomendado na extino de fogo classes B e C. asfixiante e por isso deve-se evitar o seu uso em ambientes pequenos. Espuma Mecnica - Age primeiro por abafamento e de forma secundria por resfriamento. Quando a espuma do tipo AFFF, o lquido drenado forma um filme aquoso na superfcie do combustvel, dificultando a reignio. ideal para extinguir fogo classe B. Tambm eficiente na extino de fogo classe A. gua - Age inicialmente por resfriamento. Sua ao por abafamento ocorre devido sua capacidade de transformao em vapor, na razo de 1 litro de gua para 1.500 litros de vapor. Especfico para classe A.

Das könnte Ihnen auch gefallen