Sie sind auf Seite 1von 14

NR-32: Resumo comentado da Norma Regulamentadora 32

Leis e normas existem para a nossa proteo, mas nenhuma norma fala to diretamente a ns, profissionais de enfermagem, como a Norma Regulamentadora 32 ou simplesmente, NR-32. Criada para garantir a oferta de todas as condies de segurana, proteo e preservao da sade dos profissionais que atuam em estabelecimentos de sade, a NR-32 precisa ter sua aplicao cobrada pelos profissionais a quem ela voltada, mas para existir a cobrana deve haver antes o conhecimento a respeito de seus artigos. E neste ponto que se insere a colaborao do COREN-SP: facilitar a compreenso e conhecimento da NR-32 pelos profissionais de enfermagem. Neste livreto so abordados os artigos da Norma que esto mais prximos das situaes vividas pela equipe de enfermagem: riscos e medidas de proteo - tudo direto ao ponto, para que os profissionais tomem cincia dos principais pontos, de forma objetiva, mas lembramos a todos que o presente livreto no esgota o assunto Importante tomar conhecimento da ntegra da Norma. Conhecer para exigir seu cumprimento. Use as informaes a seu favor e faa a sua parte para que a implantao da NR-32 seja um sucesso. Os maiores beneficiados seremos todos ns. Diretoria do Coren

NR-32: O QUE ? A QUEM ELA ATINGE? DO QUE ELA TRATA EM SUA ROTINA DE TRABALHO? QUAIS OUTRAS SITUAES DE INTERESSE? O QUE A LEI DETERMINA EM RELAO AO RISCO BIOLGICO? COMO ELA TRATA A QUESTO DO RISCO BIOLGICO? COMO ELA TRATA A QUESTO DOS RISCOS QUMICOS?

A NR-32 PREV DECISES PARA A QUESTO DE RESDUOS? O QUE DEVE SER OBSERVADO PELO PROFISSIONAL NESTA QUESTO? A NR-32 DETERMINA ALGUM BENEFCIO AO PROFISSIONAL NA QUESTO DO REFEITRIO E REFEIES?

A NR-32 GARANTE A CAPACITAO AO TRABALHADOR NO PROCESSO DE TRABALHO? A NR-32 GARANTE A CAPACITAO AO TRABALHADOR QUANTO AO RISCO BIOLGICO? A NR-32 GARANTE A CAPACITAO AO TRABALHADOR QUANTO AO RISCO QUMICO? A NR-32 GARANTE A CAPACITAO AO TRABALHADOR QUANTO AO RISCO QUIMIOTERPICO? A NR-32 GARANTE A CAPACITAO AO TRABALHADOR QUANTO A RADIAO IONIZANTE? A NR-32 GARANTE A CAPACITAO AO TRABALHADOR QUANTO A BRAQUITERAPIA? A NR-32 GARANTE A CAPACITAO AO TRABALHADOR QUANTO AOS RESDUOS? A NR-32 GARANTE A CAPACITAO AOS TRABALHADORES DO SERVIO DE LIMPEZA E CONSERVAO? A NR-32 NORMATIZA ERGONOMIA OCUPACIONAL?

O que a NR-32? O que a NR-32? O que a NR-32?O que a NR-32?O que a NR-32? NR-32: O QUE ?

uma Norma Regulamentadora que estabelece as diretrizes bsicas para a implementao de medidas de proteo segurana e sade dos TRABALHADORES EM SERVIOS DE SADE. SERVIOS DE SADE: qualquer edificao destinada prestao de assistncia sade da populao, e TODAS AS AES DE PROMOO, RECUPERAO, ASSISTNCIA, PESQUISA E ENSINO EM SADE em qualquer nvel de complexidade (abrange todos os Trabalhadores da Sade inclusive os que esto no Ensino e Pesquisa, no

s os de rea hospitalar). Ela recomenda para cada situao de risco a adoo de medidas preventivas e a capacitao dos trabalhadores para o trabalho seguro. A NR-32 dispe que a responsabilidade solidria (ou seja, compartilhada) entre contratantes e contratados quanto ao cumprimento desta NR, o que significa que ela deve ser observada tambm para os trabalhadores das empresas contratadas inclusive cooperados. Importante para a sua efetiva aplicao, a conscincia e participao dos trabalhadores, atravs das Comisses Institucionais de carter legal e tcnico, entre as quais, a CIPA (instituies privadas); COMSATS (instituies pblicas), SESMT (Servio Especializado em Engenharia e Segurana do Trabalho) e a CCIH (Comisso de Controle e Infeco Hospitalar), alm dos eventos especficos, como as Semanas Internas de Preveno de Acidentes de Trabalho SIPATs. A NR-32 abrange as situaes de exposio riscos para a sade do profissional, saber: dos riscos biolgicos; dos riscos qumicos; da radiao ionizante. A NR-32 abrange ainda a questo da obrigatoriedade da vacinao do profissional de enfermagem (ttano, hepatite e o que mais estiver contido no PCMSO, com reforos pertinentes, conforme recomendao do Ministrio da Sade, devidamente registrada em pronturio funcional com comprovante ao trabalhador. Determina ainda algumas situaes na questo de vesturio e vestirios, refeitrios, resduos, capacitao contnua e permanente na rea especfica de atuao, entre outras no menos importantes. Considera como Risco Biolgico a probabilidade da exposio ocupacional a agentes biolgicos (microrganismos, geneticamente modificados ou no; as culturas de clulas; os parasitas; as toxinas e os prons). Em relao aos acidentes prfuro-cortantes os profissionais de enfermagem so os trabalhadores mais expostos, porque: - a maior categoria nos servios de sade; - tem contato direto na assistncia aos pacientes; - pelo tipo e a freqncia das tarefas realizadas. A gravidade dos acidentes com perfurocortante est em que ele pode ser a porta de entrada de doenas infecciosas graves e letais como a Hepatite B e C e a AIDS. A freqncia de exposies maior entre, auxiliares e tcnicos de enfermagem, quando comparados a profissionais de nvel superior. Entre 30 a 35% dos casos das exposies percutneas esto associados retirada de sangue ou de puno venosa perifrica. Entre 60% e 80% das exposies ocorrem aps a realizao do procedimento e podem ser evitadas com as prticas de Precaues Padro e com o uso sistemtico de dispositivos de segurana.

A NR-32 determina (em seus artigos normatizadores), que: 3.2.4.4 Os trabalhadores com feridas ou leses nos membros superiores s podem iniciar suas atividades aps avaliao mdica obrigatria com emisso de documento de liberao para o trabalho. 32.2.4.5 O empregador deve vedar: a utilizao de pias de trabalho para fins diversos dos previstos; o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho; o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho; a guarda de alimentos em locais no destinados para este fim; o uso de calados abertos. 32.2.4.6 Todos os trabalhadores com possibilidade de exposio a agentes biolgicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condies de conforto. 32.2.4.6.1 A vestimenta deve ser fornecida sem nus para o empregado. 32.2.4.6.2 Os trabalhadores no devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteo individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais. 32.2.4.6.3 O empregador deve providenciar locais apropriados para fornecimento de vestimentas limpas e para deposio das usadas. 32.2.4.6.4 A higienizao das vestimentas utilizadas nos centros cirrgicos e obsttricos, servios de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenas infecto-contagiosas e quando houver contato direto da vestimenta com material orgnico, deve ser de responsabilidade do empregador. 32.2.4.7 Os Equipamentos de Proteo Individual EPI, descartveis ou no, devero estar disposio em nmero suficiente nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposio.

Esta situao compreende a exposio aos agentes qumicos presentes no local de trabalho. Consideram-se agentes qumicos, substncias, compostos ou produtos qumicos em suas diversas formas de apresentao: lquida, slida, plasma, vapor, poeira, nvoa, neblina, gasosa e fumo. As vias de entrada do agente qumico no organismo so: digestiva, respiratria, mucosa, parenteral e cutnea. A NR-32 aborda esta situao nos seguintes itens: 32.3.1 Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos qumicos utilizados em servios de sade. 32.3.2 Todo recipiente contendo produto qumico manipulado ou fracionado deve ser identificado, de forma legvel, por etiqueta com o nome do produto, composio qumica, sua concentrao, data de envase e de validade, e nome do

responsvel pela manipulao ou fracionamento. 32.3.3 vedado o procedimento de reutilizao das embalagens de produtos qumicos. ATENO: Comunique qualquer acidente de trabalho exigindo a abertura da comunicao de acidente de trabalho CAT - por menor que seja o acidente, mesmo no havendo afastamento do trabalho. Pratique as precaues padro, use sempre os equipamentos de proteo. Para atendimento s doenas infecciosas ou leses com secreo abundante pratique as precaues adicionais indicadas, pea orientao a CCIH. As mscaras de proteo devem ser individuais e especficas aos agentes presentes (consulte a CCIH). Exija uma s para voc. Descarte as agulhas e outros materiais prfuro-cortantes, sem reencapar, dentro da caixa apropriada. O QUE A NR-32 DIZ SOBRE O TRABALHO COM QUIMIOTERPICOS ANTINEOPLSICOS?

No Captulo dos riscos qumicos o destaque est na proteo ao trabalhador que manuseia as substncias quimioterpicas anti-neoplsicas. 32.3.9.4.9.1 Com relao aos quimioterpicos, entende-se por acidente: ambiental: contaminao do ambiente devido a sada do medicamento do envase no qual esteja acondicionado, seja por derramamento ou por aerodispersides slidos ou lquidos; pessoal: contaminao gerada por contato ou inalao dos medicamentos da terapia quimioterpica antineoplsica em qualquer das etapas do processo. Para que no ocorram acidentes necessrio observar as recomendaes contidas nos itens da NR-32 e na Resoluo RDC no 220, de 21 de setembro de 2004 da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria - ANVISA. 32.3.9.4.6 Com relao aos quimioterpicos antineoplsicos, compete ao empregador: proibir fumar, comer ou beber, bem como portar adornos ou maquiar-se; afastar das atividades as trabalhadoras gestantes e nutrizes; proibir que os trabalhadores expostos realizem atividades com possibilidade de exposio aos agentes ionizantes; fornecer aos trabalhadores avental confeccionado de material impermevel, com frente resistente e fechado nas costas, manga comprida e punho justo, quando do seu preparo e administrao; fornecer aos trabalhadores dispositivos de segurana que minimizem a gerao de aerossis e a ocorrncia de acidentes durante a manipulao e administrao; fornecer aos trabalhadores dispositivos de segurana para a preveno de acidentes durante o transporte. 32.3.9.4.7 Alm do cumprimento do disposto na legislao vigente, os Equipamentos de Proteo Individual - EPI devem atender as seguintes exigncias: ser avaliados diariamente quanto ao estado de conservao e segurana; estar armazenados em locais de fcil acesso e em quantidade suficiente para imediata substituio, segundo as exigncias do procedimento ou em caso de contaminao ou dano.

32.3.9.4.8 Com relao aos quimioterpicos antineoplsicos vedado: iniciar qualquer atividade na falta de EPI; dar continuidade s atividades de manipulao quando ocorrer qualquer interrupo do funcionamento da cabine de segurana biolgica. Segundo a recomendao da ANVISA RDC 220: 7.2 Quando o STA contar com farmcia prpria, esta deve atender os seguintes requisitos mnimos: 7.2.1 rea destinada a paramentao: provida de lavatrio para higienizao das mos. 7.2.2 Sala exclusiva para a preparao de medicamentos para TA, com rea mnima de 5 (cinco) m2 por cabine de segurana biolgica. 7.2.2.1 Cabine de Segurana Biolgica (CSB) Classe I B2 que deve ser instalada seguindo as orientaes contidas na RDC/ANVISA n 50, de 21/02/2002. 7.2.3 rea de armazenamento exclusiva para estocagem de medicamentos especficos da TA. 7.3 Todos os equipamentos devem ser submetidos manuteno preventiva e corretiva, de acordo com um programa formal, obedecendo as especificaes do manual do fabricante. 7.3.1 Deve existir registro por escrito das manutenes preventivas e corretivas realizadas. 7.3.2 As etiquetas com datas referentes a ltima e prxima verificao devem estar afixadas nos equipamentos. IMPORTANTE: 32.3.9.4.9.3: Nas reas de preparao, armazenamento e administrao e para o transporte, deve ser mantido um kit de derramamento identificado e disponvel, que deve conter no mnimo: luvas de procedimento, avental impermevel, compressas absorventes, proteo respiratria, proteo ocular, sabo, recipiente identificado para recolhimento de resduos e descrio do procedimento.

ANEXO V 1.4 Em caso de Acidente: 1.4.1 Todos os acidentes devem ser registrados em formulrio especfico. 1.4.2 Pessoal: 1.4.2.1 O vesturio deve ser removido imediatamente quando houver contaminao. 1.4.2.2 As reas da pele atingidas devem ser lavadas com gua e sabo. 1.4.2.3 Quando da contaminao dos olhos ou outras mucosas, lavar com gua ou soluo isotnica em abundncia, providenciar acompanhamento mdico. 1.4.3 Na Cabine: 1.4.3.1 Promover a descontaminao de toda a superfcie interna da cabine. 1.4.3.2 Em caso de contaminao direta da superfcie do filtro HEPA, a cabine dever ser isolada at a substituio do filtro. 1.4.4 Ambiental: 1.4.4.1 O responsvel pela descontaminao deve paramentar-se antes de iniciar o procedimento. 1.4.4.2 A rea do derramamento, aps identificao e restrio de acesso, deve ser limitada com compressas absorventes. 1.4.4.3 Os ps devem ser recolhidos com compressa absorvente umedecida. 1.4.4.4 Os lquidos

devem ser recolhidos com compressas absorventes secas. 1.4.4.5 A rea deve ser limpa com gua e sabo em abundncia. 1.4.4.6 Quando da existncia de fragmentos, estes devem ser recolhidos e descartados conforme RDC/ANVISA n 3, de 25/02/2003 suas atualizaes ou outro instrumento que venha substitui-la. 32.3.9.3.4 Toda trabalhadora gestante s ser liberada para o trabalho em reas com possibilidade de exposio a gases ou vapores anestsicos, aps autorizao por escrito do mdico responsvel pelo PCMSO, considerando as informaes contidas no PPRA. Observar com rigor as recomendaes e legislaes vigentes, disponibilizados, em portugus, aos trabalhadores. proibida a utilizao de equipamentos sem manuteno corretiva e preventiva, devendo existir a verificao programada de cilindros de gases, conectores, conexes, mangueiras, bales, traquias, vlvulas, aparelho de anestesia e mscaras faciais para ventilao pulmonar. Todas as informaes devem estar disponveis aos trabalhadores expostos. Locais com gases e vapores anestsicos devem ser providos de ventilao e exausto adequados. No cabe ao profissional de Enfermagem o manuseio e/ou transporte de cilindros de gases medicinais, com exceo dos portteis, quando utilizados no transporte de pacientes ou reposio em ambulncias. proibido: Utilizao de equipamentos com vazamentos de gs. Utilizao de equipamento sem identificao e vlvula de segurana. Movimentao de cilindros sem EPIs adequados. Contato de leos, graxas ou materiais orgnicos similares com gases oxidantes. Utilizao de cilindros sem vlvula de reteno ou impedimento de fluxo reverso. Transferir gases de um cilindro para outro. Transportar cilindros soltos em posio horizontal e sem capacete. Obs.: deve haver sinalizao ampla, visvel e haver placa com informaes com o nome das pessoas autorizadas e treinadas para operao e manuteno do sistema; procedimentos de emergncia; nmero do fone de emergncia; sinalizao de perigo. A radiao ionizante um risco fsico. Considera-se risco fsico a probabilidade de exposio a agentes fsicos, que so as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como rudo, vibrao, presso anormal, iluminao, temperatura extrema, radiaes ionizantes e no ionizantes. A NR-32 destaca dentre os riscos fsicos a exposio s radiaes ionizantes. Para os trabalhadores que executam suas atividades expostos radiao ionizante destacamos dentre outros os itens: 32.4.2 obrigatrio manter no local de trabalho e disposio da inspeo do trabalho o Plano de Proteo Radiolgica - PPR, aprovado pelo CNEN, e para os servios de radiodiagnstico aprovado pela Vigilncia Sanitria. 32.4.2.1 O Plano de Proteo Radiolgica deve: estar dentro do prazo de vigncia; identificar o profissional responsvel e seu substituto eventual como membros efetivos da equipe de trabalho do servio; fazer parte do PPRA do estabelecimento; ser considerado na elaborao e implementao do PCMSO; ser apresentado na CIPA, quando existente na empresa, sendo sua cpia anexada s atas desta comisso. A sala de raios X deve dispor de: sinalizao visvel na face exterior das portas de acesso, contendo o smbolo internacional de radiao ionizante, acompanhado das inscries: raios X, entrada restrita ou raios X, entrada proibida a pessoas no autorizadas.

sinalizao luminosa vermelha acima da face externa da porta de acesso, acompanhada do seguinte aviso de advertncia: quando a luz vermelha estiver acesa, a entrada proibida. A sinalizao luminosa deve ser acionada durante os procedimentos radiolgicos. as portas de acesso das salas com equipamentos de raios X fixos devem ser mantidas fechadas durante as exposies; no permitida a instalao de mais de um equipamento de raios X por sala. A cmara escura deve dispor de: sistema de exausto de ar localizado; pia com torneira. Todo equipamento de radiodiagnstico mdico deve possuir diafragma e colimador em condies de funcionamento para tomada radiogrfica. Os equipamentos mveis devem ter um cabo disparador com um comprimento mnimo de 2 metros. Devero permanecer no local do procedimento radiolgico somente o paciente e a equipe

necessria. A cabine de comando deve ser posicionada de forma a: permitir ao operador, na posio de disparo, eficaz comunicao e observao visual do paciente; permitir que o operador visualize a entrada de qualquer pessoa durante o procedimento radiolgico.

32.4.3 O trabalhador que realize atividades em reas onde existam fontes de radiaes ionizantes deve: permanecer nestas reas o menor tempo possvel para a realizao do procedimento; ter conhecimento dos riscos radiolgicos associados ao seu trabalho; estar capacitado inicialmente e de forma continuada em proteo radiolgica; usar os EPIs adequados para a minimizao dos riscos; estar sob monitorao individual de dose de radiao ionizante, nos casos em que a exposio seja ocupacional. 32.4.4 Toda trabalhadora com gravidez confirmada deve ser afastada das atividades com radiaes ionizantes, devendo ser remanejada para atividade compatvel com seu nvel de formao. 32.4.5 Toda instalao radiativa deve dispor de monitorao individual e de reas. 32.4.5.1 Os dosmetros individuais devem ser obtidos, calibrados e avaliados exclusivamente em laboratrios de monitorao individual acreditados pelo CNEN. 32.4.5.3 Na ocorrncia ou suspeita de exposio acidental, os dosmetros devem ser encaminhados para leitura no prazo mximo de 24 horas. 32.4.5.6 Deve ser elaborado e implementado um programa de monitorao peridica de reas, constante do Plano de Proteo Radiolgica, para todas as reas da instalao radiativa.

32.4.6 Cabe ao empregador: implementar medidas de proteo coletiva relacionadas aos riscos radiolgicos; manter um profissional habilitado, responsvel pela proteo radiolgica em cada rea especfica, com vinculao formal com o estabelecimento; promover a capacitao em proteo radiolgica, inicialmente e de forma continuada, para os trabalhadores ocupacionalmente e para-ocupacionalmente expostos s radiaes ionizantes; manter no registro individual do trabalhador as capacitaes ministradas; fornecer ao trabalhador, por escrito e mediante recibo, instrues relativas aos riscos radiolgicos e procedimentos de proteo radiolgica adotados na instalao radiativa; dar cincia dos resultados das doses referentes s exposies de rotina, acidentais e de emergncias, por escrito e mediante recibo, a cada trabalhador e ao mdico coordenador do PCMSO ou mdico encarregado dos exames mdicos previstos na NR. Toda instalao radioativa deve possuir um servio de proteo radiolgica. As reas da instalao radioativa devem ser classificadas, sinalizadas e ter controle de acesso definido pelo responsvel pela proteo radiolgica. A sala de manipulao e armazenamento de fontes radioativas em uso deve: ser revestida com material impermevel que possibilite sua descontaminao, devendo os pisos e paredes serem providos de cantos arredondados; possuir bancadas constitudas de material liso, de fcil descontaminao, recobertas com plstico e papel absorvente; dispor de pia com cuba de, no mnimo, 40 cm de profundidade, e acionamento para abertura das torneiras sem controle manual; obrigatria a instalao de sistemas exclusivos de exausto: nos locais onde so manipulados e armazenados materiais radioativos ou rejeitos, no permitido:

aplicar cosmticos, alimentar-se, beber, fumar e repousar; guardar alimentos, bebidas e bens pessoais; os trabalhadores envolvidos na manipulao de materiais radioativos e marcao de frmacos devem usar os equipamentos de proteo recomendados no PPRA e PPR; ao trmino da jornada de trabalho, deve ser realizada a monitorao das superfcies de acordo com o PPRA, utilizando-se monitor de contaminao. O local destinado ao decaimento de rejeitos radioativos deve: ser localizado em rea de acesso controlado; ser sinalizado; possuir blindagem adequada; ser constitudo de compartimentos que possibilitem a segregao dos rejeitos por grupo de radionucldeos com meia-vida fsica prxima e por estado fsico.

O quarto destinado internao de paciente, para administrao de radiofrmacos, deve possuir: blindagem; paredes e pisos com cantos arredondados, revestidos de materiais impermeveis, que permitam sua descontaminao; sanitrio privativo; biombo blindado junto ao leito; sinalizao externa da presena de radiao ionizante; acesso controlado. Os Servios de Radioterapia devem adotar, no mnimo, os seguintes dispositivos de segurana: salas de tratamento possuindo portas com sistema de intertravamento, que previnam o acesso indevido de pessoas durante a operao do equipamento; indicadores luminosos de equipamento em operao, localizados na sala de tratamento e em seu acesso externo em posio visvel. Na sala de preparo e armazenamento de fontes vedada a prtica de qualquer atividade no relacionada com a preparao das fontes seladas. O preparo manual de fontes utilizadas em braquiterapia de baixa taxa de dose deve ser realizado em sala especfica com acesso controlado, somente sendo permitida a presena de pessoas diretamente envolvidas com esta atividade. O manuseio de fontes de baixa taxa de dose deve ser realizado exclusivamente com a utilizao de instrumentos e com a proteo de anteparo plumbfero. Aps cada aplicao, as vestimentas de pacientes e as roupas de cama devem ser monitoradas para verificao da presena de fontes seladas. A NR-32 PREV ALGO PARA A QUESTO DOS RESDUOS? A NR-32 dedicou especial ateno ao tratamento de resduos, por suas implicaes na biosegurana pessoal e no meio ambiente.

Importante ressaltar que a NR-32 no desobriga o cumprimento da Resoluo ANVISA RDC n 306, de 7 de Dezembro de 2004 e Resoluo CONAMA n 358, de 29 de abril de 2005. Estas resolues dispem sobre o Plano de Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade PGRSS e sobre a necessidade da designao de profissional, com registro ativo junto ao seu conselho de classe, com apresentao de Anotao de Responsabilidade Tcnica-ART, ou Certificado de Responsabilidade Tcnica ou documento similar, quando couber, para exercer a funo de responsvel pela elaborao e implantao do PGRSS. Diz ainda que: quando a formao profissional no abranger os conhecimentos necessrios, este poder ser assessorado por equipe de trabalho que detenha as qualificaes correspondentes. O Conselho Federal de Enfermagem COFEN baixou a Resoluo COFEN n 303/2005 que autoriza o enfermeiro a assumir a coordenao como Responsvel Tcnico do Plano de Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade. Entre outros, podemos destacar: 32.5.2 Os sacos plsticos utilizados no acondicionamento dos resduos de sade devem atender ao disposto na NBR 9191 e ainda ser: preenchidos at 2/3 de sua capacidade; fechados de tal forma que no se permita o seu derramamento, mesmo

que virados com a abertura para baixo; retirados imediatamente do local de gerao aps o preenchimento e fechamento; mantidos ntegros at o tratamento ou a disposio final do resduo. 32.5.3 A segregao dos resduos deve ser realizada no local onde so gerados, devendo ser observado que: sejam utilizados recipientes que atendam as normas da ABNT, em nmero suficiente para o armazenamento; os recipientes estejam localizados prximos da fonte geradora; os recipientes sejam constitudos de material lavvel, resistente a punctura, ruptura e vazamento, com tampa provida de sistema de abertura sem contato manual, com cantos arredondados e que sejam resistentes ao tombamento; os recipientes sejam identificados e sinalizados segundo as normas da ABNT. 32.5.3.1 Os recipientes existentes nas salas de cirurgia e de parto no necessitam de tampa para vedao. 32.5.3.2 Para os recipientes destinados a coleta de material perfurocortante, o limite mximo de enchimento deve estar localizado 5 cm abaixo do bocal. 32.5.3.2.1 O recipiente para acondicionamento dos perfurocortantes deve ser mantido em suporte exclusivo e em altura que permita a visualizao da abertura para descarte. 32.5.4 O transporte manual do recipiente de segregao deve ser realizado de forma que no exista o contato do mesmo com outras partes do corpo, sendo vedado o arrasto. 32.5.5 Sempre que o transporte do recipiente de segregao possa comprometer a segurana e a sade do trabalhador, devem ser utilizados meios tcnicos apropriados, de modo a preservar a sua sade e integridade fsica.

A NR-32 TRATA DA QUESTO DO REFEITRIO E REFEIES?

Sim. A NR-32 reservou importante ateno ao trabalhador no quesito alimentao, em que determina que proibido aos trabalhadores ingerirem alimentos no local de trabalho e, para conforto destes, durante as refeies, devem ser observados os seguintes itens: 32.6.1 Os refeitrios dos servios de sade devem atender ao disposto na NR-24. 32.6.2 Os estabelecimentos com at 300 trabalhadores devem ser dotados de locais para refeio, que atendam aos seguintes requisitos mnimos: localizao fora da rea do posto de trabalho; piso lavvel; limpeza, arejamento e boa iluminao; mesas e assentos dimensionados de acordo com o nmero de trabalhadores por intervalo de descanso e refeio; lavatrios instalados nas proximidades ou no prprio local; fornecimento de gua potvel; possuir equipamento apropriado e seguro para aquecimento de refeies. 32.6.3 Os lavatrios para higiene das mos devem ser providos de papel toalha, sabonete lquido e lixeira com tampa de acionamento por pedal. A NR-32 GARANTE AO TRABALHADOR A CAPACITAO EM RELAO AO PROCESSO DE TRABALHO? A NR-32 reserva especial ateno para esta questo, demonstrando toda a preocupao em fazer com que o trabalhador, por meio de sua efetiva capacitao, possa minimizar os riscos provenientes do exerccio profissional e determina ser esta uma obrigao imediata e permanente do empregador. Nesta questo, cabe ao enfermeiro, na equipe de enfermagem, estar consciente das responsabilidades pertinentes. A diminuio ou eliminao dos agravos a sade do trabalhador est relacionada a sua capacidade de entender a importncia dos

cuidados e medidas de proteo que devem tomar no trabalho. Levar este saber ao trabalhador deve fazer parte das medidas de proteo. Alm dos indicados na NR-32 outros temas de sade tambm devem ser objetos de programas educativos baseados nos indicadores de sade dos trabalhadores ou sempre que indicados pelo Ministrio do Trabalho e Emprego e Ministrio da Sade.

32.2.4.9 O empregador deve assegurar capacitao aos trabalhadores, antes do incio das atividades e de forma continuada, devendo ser ministrada: sempre que ocorra uma mudana das condies de exposio dos trabalhadores aos agentes biolgicos; durante a jornada de trabalho; por profissionais de sade familiarizados com os riscos inerentes aos agentes biolgicos. 32.2.4.9.1 A capacitao deve ser adaptada evoluo do conhecimento e identificao de novos riscos biolgicos e deve incluir: os dados disponveis sobre riscos potenciais para a sade; medidas de controle que minimizem a exposio aos agentes; normas e procedimentos de higiene; utilizao de equipamentos de proteo coletiva, individual e vestimentas de trabalho; medidas para a preveno de acidentes e incidentes; medidas a serem adotadas pelos trabalhadores no caso de ocorrncia de incidentes e acidentes. 32.2.4.9.2 O empregador deve comprovar para a inspeo do trabalho a realizao da capacitao por meio de documentos que informem a data, o horrio, a carga horria, o contedo ministrado, o nome e a formao ou capacitao profissional do instrutor e dos trabalhadores envolvidos. 32.2.4.10 Em todo local onde exista a possibilidade de exposio a agentes biolgicos, devem ser fornecidas aos trabalhadores instrues escritas, em linguagem acessvel, das rotinas realizadas no local de trabalho e medidas de preveno de acidentes e de doenas relacionadas ao trabalho. 32.2.4.10.1 As instrues devem ser entregues ao trabalhador, mediante recibo, devendo este ficar disposio da inspeo do trabalho. 32.3.6 Cabe ao empregador: 32.3.6.1 Capacitar, inicialmente e de forma continuada, os trabalhadores envolvidos para a utilizao segura de produtos qumicos. 32.3.6.1.1 A capacitao deve conter, no mnimo: a apresentao das fichas descritivas citadas no subitem 32.3.4.1.1, com explicao das informaes nelas contidas; os procedimentos de segurana relativos a utilizao; os procedimentos a serem adotados em caso de incidentes, acidentes e em situaes de emergncia. 32.3.9.4.3 Devem ser elaborados manuais de procedimentos relativos a limpeza, descontaminao e desinfeco de todas as reas, incluindo superfcies, instalaes,

equipamentos, mobilirio, vestimentas, EPI e materiais. 32.3.9.4.3.1 Os manuais devem estar disponveis a todos os trabalhadores e fiscalizao do trabalho. 32.3.10.1 Os trabalhadores envolvidos devem receber capacitao inicial e continuada que contenha, no mnimo: - as principais vias de exposio ocupacional; - os efeitos teraputicos e adversos destes medicamentos e o possvel risco sade, a curto e longo prazo; - as normas e os procedimentos padronizados relativos ao manuseio, preparo, transporte, administrao, distribuio e descarte dos quimioterpicos antineoplsicos; - as normas e os procedimentos a serem adotadas no caso de ocorrncia de acidentes. 32.3.10.1.1 A capacitao deve ser ministrada por profissionais de sade familiarizados com os riscos inerentes aos quimioterpicos antineoplsicos. 32.4.3 O trabalhador que realize atividades em reas onde existam fontes de radiaes ionizantes deve: permanecer nestas reas o menor tempo possvel para a realizao do procedimento; ter conhecimento dos riscos radiolgicos associados ao seu trabalho; estar capacitado inicialmente e de forma continuada em proteo radiolgica; usar os EPIs adequados para a minimizao dos riscos; estar sob monitorao individual de dose de radiao ionizante, nos casos em que a exposio seja ocupacional. 32.4.6 Cabe ao empregador: implementar medidas de proteo coletiva relacionadas aos riscos radiolgicos; manter um profissional habilitado, responsvel pela proteo radiolgica em cada rea especfica, com vinculao formal com o estabelecimento; promover capacitao em proteo radiolgica, inicialmente e de forma continuada, para os trabalhadores ocupacionalmente e para-ocupacionalmente expostos s radiaes ionizantes; manter no registro individual do trabalhador as capacitaes ministradas; fornecer ao trabalhador, por escrito e mediante recibo, instrues relativas aos riscos radiolgicos e procedimentos de proteo radiolgica adotados na instalao radiativa; dar cincia dos resultados das doses referentes s exposies de rotina, acidentais e de emergncias, por escrito e mediante recibo, a cada trabalhador e ao mdico coordenador do PCMSO ou mdico encarregado dos exames mdicos previstos na NR-07.

32.4.14.2.4 Na capacitao dos trabalhadores para manipulao de fontes seladas utilizadas em braquiterapia devem ser empregados simuladores de fontes.

32.5.1 Cabe ao empregador capacitar, inicialmente e de forma continuada, os trabalhadores nos seguintes assuntos: segregao, acondicionamento e transporte dos resduos; definies, classificao e potencial de risco dos resduos; sistema de gerenciamento adotado internamente no estabelecimento; formas de reduzir a gerao de resduos; conhecimento das responsabilidades e de tarefas; reconhecimento dos smbolos de identificao das classes de resduos; conhecimento sobre a a utilizao dos veculos de coleta; orientaes quanto ao uso de Equipamentos de Proteo Individual EPI. 32.8.1 Os trabalhadores que realizam a limpeza dos servios de sade devem ser capacitados, inicialmente e de forma continuada, quanto aos princpios de higiene pessoal, risco biolgico, risco qumico, sinalizao, rotulagem, EPI, EPC e procedimentos em situaes de emergncia. 32.8.1.1 A comprovao da capacitao deve ser mantida no local de trabalho, disposio da inspeo do trabalho. A NR-32 NORMATIZA ALGO EM RELAO ERGONOMIA OCUPACIONAL? A NR-32 no traz um captulo exclusivo para tratar do risco ergonmico, mas podemos encontrar diludo em outros temas, aes de preveno relacionadas a ele. 32.9.4 Os equipamentos e meios mecnicos utilizados para transporte devem ser submetidos periodicamente a manuteno, de forma a conservar os sistemas de rodzio em perfeito estado de funcionamento. 32.9.5 Os dispositivos de ajuste dos leitos devem ser submetidos a manuteno preventiva, assegurando a lubrificao permanente, de forma a garantir sua operao sem sobrecarga para os trabalhadores. 32.10.1 Os servios de sade devem: atender as condies de conforto relativas aos nveis de rudo previstas na NB 95 da ABNT; atender as condies de iluminao conforme NB 57 da ABNT; atender as condies de conforto trmico previstas na RDC 50/02 da ANVISA; manter os ambientes de trabalho em condies de limpeza e conservao. 32.10.9 Em todos os postos de trabalho devem ser previstos dispositivos seguros e com estabilidade que permitam aos trabalhadores acessar locais altos sem esforo adicional. 32.10.10 Nos procedimentos de movimentao e transporte de pacientes deve ser privilegiado o uso de dispositivos que minimizem o esforo realizado pelos trabalhadores. 32.10.1 O transporte de materiais que possa comprometer a segurana e a sade do trabalhador deve ser efetuado com auxlio de meios mecnicos ou eletromecnicos. 32.10.12 Os trabalhadores dos servios de sade devem ser: capacitados para adotar mecnica corporal correta, na movimentao de pacientes ou de materiais, de forma a preservar a sua sade e integridade fsica; orientados nas medidas a serem tomadas diante de pacientes com distrbios de comportamento. 32.10.13 O ambiente onde so realizados procedimentos que provoquem odores ftidos devem ser providos de sistema de exausto ou outro dispositivo que os minimizem. PARA CONHECER O TEXTO COMPLETO, VISITE O SITE DO COREN-SP, NO ITEM NR-32: www.corensp.org.br

Das könnte Ihnen auch gefallen