Sie sind auf Seite 1von 2

Apostila de Qumica 20 Eletroqumica

1.0 Definio
Parte da Qumica que estuda os fenmenos envolvidos na produo de corrente eltrica a partir da transferncia de eltrons em reaes de xido-reduo. Estuda a utilizao de corrente eltrica na produo das reaes anteriores.

2.0 Pilhas
Dispositivos nos quais a reao espontnea de xido-reduo produz corrente eltrica. Formado por 2 eletrodos metlicos, 2 semi-clulas (semi-celas eletrolticas), 1 fio condutor que une dos 2 eletrodos e 1 ponte salina que une as 2 semi-clulas. nodo Eletrodo em que ocorre oxidao: Corroso da lmina. Equao: A Ax+ + XeCtodo Eletrodo em que ocorre reduo: Espessamento da lmina. Diminuio da soluo eletroltica. Equao: Bx+ + Xe- B Os eltrons fluem, no circuito externo, do nodo (eletrodo negativo) para o ctodo (o eletrodo positivo).

2.1 Potencial de Reduo e Oxidao


A espcie que apresenta maior potencial de reduo sofre reduo. A espcie que apresenta maior potencial de oxidao sofre oxidao A medida dos potencias de reduo e oxidao feita construindo pilhas com o elemento escolhido e o hidrognio que, por conveno, tem o potencial de reduo zero. O potencial de reduo numericamente igual ao de oxidao, com sinais contrrios.

2.2 Clculo da Voltagem das Pilhas


Aparelho chamado voltmetro colocado no fio externo, onde os eltrons se locomovem, medindo-se assim a fora eletromotriz (fem ou E) da pilha. O valor indicado em volts (V). Na Qumica considerado que as pilhas so geradores ideais, no havendo resistncia interna do gerador E = E (diferena de potencial eltrico ddp). Fatores de influncia: Espcies envolvidas. Concentraes. Temperatura.

Condio-padro: Concentrao: 1 mol/L. Presso: 1 atmosfera. Temperatura: 25C. A diferena de potencial eltrico a diferena entre os potenciais de reduo ou de oxidao das espcies envolvidas, ou entre a soma do potencial de oxidao de uma espcie e do potencial de reduo da outra espcie. E = Ered maior - Ered menor E = Eoxi maior - Eoxi menor E = Eoxi + Ered Os valores dos potenciais de reduo ou oxidao no dependem do nmero de mol das espcies. O Valor de E ser sempre positivo Espontaneidade da reao.

3.0 Eletrlise
Procedimento no-espontneo. Passagem de uma corrente eltrica atravs de um sistema lquido, no qual existem ons. A eletrlise realizada em cubas eletrolticas. A corrente eltrica produzida pela pilha. Eletrodos so geralmente inertes. Eletrlise gnea: A substncia pura est no estado lquido (fundida). No existe gua no sistema. Eletrlise em meio aquoso H ons do soluto e da gua.

4.0 Corroso do Ferro


Corroso Deteriorao de metais pelo processo eletroqumico. Ferro Oxida-se facilmente exposto ao ar mido. Regies litorneas e ferrugem A presena dos ons dissolvidos na gua facilita o fluxo de eltrons. Metal de sacrifcio: Utiliza-se um metal que apresente maior potencial de oxidao. Normalmente utiliza-se o magnsio Elas devem ser substitudas por outras, esporadicamente. Revestimento do ferro: Aplica-se uma fina camada de outro metal para revestimento. Normalmente utiliza-se o zinco e o estanho.

Das könnte Ihnen auch gefallen