Sie sind auf Seite 1von 23

TERMOMETRIA Temperatura

Chamamos de Termologia a parte da fsica que estuda os fenmenos relativos ao calor, aquecimento, resfriamento, mudanas de estado fsico, mudanas de temperatura, etc. Temperatura a grandeza que caracteriza o estado trmico de um corpo ou sistema. Fisicamente o conceito dado a quente e frio um pouco diferente do que costumamos usar no nosso cotidiano. Podemos definir como quente um corpo que tem suas molculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cintica. Analogamente, um corpo frio, aquele que tem baixa agitao das suas molculas. Ao aumentar a temperatura de um corpo ou sistema pode-se dizer que est se aumentando o estado de agitao de suas molculas. Ao tirarmos uma garrafa de gua mineral da geladeira ou ao retirar um bolo de um forno, percebemos que aps algum tempo, ambas tendem a chegar temperatura do ambiente. Ou seja, a gua "esquenta" e o bolo "esfria". Quando dois corpos ou sistemas atingem o mesma temperatura, dizemos que estes corpos ou sistemas esto em equilbrio trmico.

Escalas Termomtricas
Para que seja possvel medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termmetro. O termmetro mais comum o de mercrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar. Quando a temperatura do termmetro aumenta, as molculas de mercrio aumentam sua agitao fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercrio est associada uma temperatura. A escala de cada termmetro corresponde a este valor de altura atingida.

Escala Celsius
a escala usada no Brasil e na maior parte dos pases, oficializada em 1742 pelo astrnomo e fsico sueco Anders Celsius (1701-1744). Esta escala tem como pontos de referncia a temperatura de congelamento da gua sob presso normal (0C) e a temperatura de ebulio da gua sob presso normal (100C).

Escala Fahrenheit
Outra escala bastante utilizada, principalmente nos pases de lngua inglesa, criada em 1708 pelo fsico alemo Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), tendo como referncia a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amnia (0F) e a temperatura do corpo humano (100F). Em comparao com a escala Celsius: 0C=32F 100C=212F

Escala Kelvin
Tambm conhecida como escala absoluta, foi verificada pelo fsico ingls William Thompson (1824-1907), tambm conhecido como Lorde Kelvin. Esta escala tem como referncia a temperatura do menor estado de agitao de qualquer molcula (0K) e calculada apartir da escala Celsius. Por conveno, no se usa "grau" para esta escala, ou seja 0K, l-se zero kelvin e no zero grau kelvin. Em comparao com a escala Celsius: -273C=0K 0C=273K 100C=373K

Converses entre escalas


Para que seja possvel expressar temperaturas dadas em uma certa escala para outra qualquer deve-se estabelecer uma conveno geomtrica de semelhana. Por exemplo, convertendo uma temperatura qualquer dada em escala Fahrenheit para escala Celsius:

Pelo princpio de semelhana geomtrica:

Exemplo: Qual a temperatura correspondente em escala Celsius para a temperatura 100F?

Da mesma forma, pode-se estabelecer uma converso Celsius-Fahrenheit:

E para escala Kelvin:

Algumas temperaturas:
Escala Celsius (C) Ar liquefeito Maior Temperatura na superfcie da Terra Menor Tempertura na superfcie da Terra Ponto de combusto da madeira Ponto de combusto do papel Ponto de fuso do chumbo Ponto de fuso do ferro Ponto do gelo Ponto de solidificao do mercrio Ponto do vapor Temperatura na chama do gs natural Temperatura na superfcie do Sol Zero absoluto -39 58 -89 250 184 327 1535 0 -39 100 660 5530 -273,15 Escala Fahrenheit Escala Kelvin (K) (F) -38,2 136 -128 482 363 620 2795 32 -38,2 212 1220 10000 -459,67 243 331 184 523 257 600 1808 273,15 234 373,15 933 5800 0

CALORIMETRIA Calor
Quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, podemos observar que a temperatura do corpo "mais quente" diminui, e a do corpo "mais frio" aumenta, at o momento em que ambos os corpos apresentem temperatura igual. Esta reao causada pela passagem de energia trmica do corpo "mais quente" para o corpo "mais frio", a transferncia de energia o que chamamos calor. Calor a transferncia de energia trmica entre corpos com temperaturas diferentes. A unidade mais utilizada para o calor caloria (cal), embora sua unidade no SI seja o joule (J). Uma caloria equivale a quantidade de calor necessria para aumentar a temperatura de um grama de gua pura, sob presso normal, de 14,5C para 15,5C. A relao entre a caloria e o joule dada por: 1 cal = 4,186J Partindo da, podem-se fazer converses entre as unidades usando regra de trs simples. Como 1 caloria uma unidade pequena, utilizamos muito o seu mltiplo, a quilocaloria. 1 kcal = 10cal

Calor sensvel
denominado calor sensvel, a quantidade de calor que tem como efeito apenas a alterao da temperatura de um corpo. Este fenmeno regido pela lei fsica conhecida como Equao Fundamental da Calorimetria, que diz que a quantidade de calor sensvel (Q) igual ao produto de sua massa, da variao da temperatura e de uma constante de proporcionalidade dependente da natureza de cada corpo denominada calor especfico. Assim:

Onde: Q = quantidade de calor sensvel (cal ou J). c = calor especfico da substncia que constitui o corpo (cal/gC ou J/kgC). m = massa do corpo (g ou kg). = variao de temperatura (C). interessante conhecer alguns valores de calores especficos: Substncia Alumnio gua lcool Cobre Chumbo Estanho Ferro Gelo Mercrio Ouro Prata Vapor d'gua Zinco Quando: Q>0: o corpo ganha calor. Q<0: o corpo perde calor. Exemplo: Qual a quantidade de calor sensvel necessria para aquecer uma barra de ferro de 2kg de 20C para 200C? Dado: calor especfico do ferro = 0,119cal/gC. 2kg = 2000g c (cal/gC) 0,219 1,000 0,590 0,093 0,031 0,055 0,119 0,550 0,033 0,031 0,056 0,480 0,093

Calor latente
Nem toda a troca de calor existente na natureza se detm a modificar a temperatura dos corpos. Em alguns casos h mudana de estado fsico destes corpos. Neste caso, chamamos a quantidade de calor calculada de calor latente. A quantidade de calor latente (Q) igual ao produto da massa do corpo (m) e de uma constante de proporcionalidade (L). Assim:

A constante de proporcionalidade chamada calor latente de mudana de fase e se refere a quantidade de calor que 1g da substncia calculada necessita para mudar de uma fase para outra. Alm de depender da natureza da substncia, este valor numrico depende de cada mudana de estado fsico.

Por exemplo, para a gua: Calor latente de fuso Calor latente de vaporizao Calor latente de solidificao Calor latente de condensao 80cal/g 540cal/g -80cal/g -540cal/g

Quando: Q>0: o corpo funde ou vaporiza. Q<0: o corpo solidifica ou condensa. Exemplo: Qual a quantidade de calor necessria para que um litro de gua vaporize? Dado: densidade da gua=1g/cm e calor latente de vaporizao da gua=540cal/g.

Assim:

Curva de aquecimento
Ao estudarmos os valores de calor latente, observamos que estes no dependem da variao de temperatura. Assim podemos elaborar um grfico de temperatura em funo da quantidade de calor absorvida. Chamamos este grfico de Curva de Aquecimento:

Trocas de calor
Para que o estudo de trocas de calor seja realizado com maior preciso, este realizado dentro de um aparelho chamado calormetro, que consiste em um recipiente fechado incapaz de trocar calor com o ambiente e com seu interior. Dentro de um calormetro, os corpos colocados trocam calor at atingir o equilbrio trmico. Como os corpos no trocam calor com o calormetro e nem com o meio em que se encontram, toda a energia trmica passa de um corpo ao outro. Como, ao absorver calor Q>0 e ao transmitir calor Q<0, a soma de todas as energias trmicas nula, ou seja: Q=0 (l-se que somatrio de todas as quantidades de calor igual a zero)

Sendo que as quantidades de calor podem ser tanto sensvel como latente.

Exemplo: Qual a temperatura de equilbrio entre uma bloco de alumnio de 200g 20C mergulhado em um litro de gua 80C? Dados calor especfico: gua=1cal/gC e alumnio = 0,219cal/gC.

Capacidade trmica
a quantidade de calor que um corpo necessita receber ou ceder para que sua temperatura varie uma unidade. Ento, pode-se expressar esta relao por:

Sua unidade usual cal/C.

A capacidade trmica de 1g de gua de 1cal/C j que seu calor especfico 1cal/g.C.

Transmisso de Calor
Em certas situaes, mesmo no havendo o contato fsico entre os corpos, possvel sentir que algo est mais quente. Como quando chega-se perto do fogo de uma lareira. Assim, conclumos que de alguma forma o calor emana desses corpos "mais quentes" podendo se propagar de diversas maneiras. Como j vimos anteriormente, o fluxo de calor acontece no sentido da maior para a menor temperatura. Este trnsito de energia trmica pode acontecer pelas seguintes maneiras:

conduo; conveco; irradiao.

Fluxo de Calor
Para que um corpo seja aquecido, normalmente, usa-se uma fonte trmica de potncia constante, ou seja, uma fonte capaz de fornecer uma quantidade de calor por unidade de tempo. Definimos fluxo de calor () que a fonte fornece de maneira constante como o quociente entre a quantidade de calor ( Q) e o intervalo de tempo de exposio (t):

Sendo a unidade adotada para fluxo de calor, no sistema internacional, o Watt (W), que corresponde a Joule por segundo, embora tambm sejam muito usada a unidade caloria/segundo (cal/s) e seus mltiplos: caloria/minuto (cal/min) e quilocaloria/segundo (kcal/s).

Exemplo: Uma fonte de potncia constante igual a 100W utilizada para aumentar a temperatura 100g de mercrio 30C. Sendo o calor especfico do mercrio 0,033cal/g.C e 1cal=4,186J, quanto tempo a fonte demora para realizar este aquecimento?

Aplicando a equao do fluxo de calor:

Conduo Trmica
a situao em que o calor se propaga atravs de um "condutor". Ou seja, apesar de no estar em contato direto com a fonte de calor um corpo pode ser modificar sua energia trmica se houver conduo de calor por outro corpo, ou por outra parte do mesmo corpo. Por exemplo, enquanto cozinha-se algo, se deixarmos uma colher encostada na panela, que est sobre o fogo, depois de um tempo ela esquentar tambm. Este fenmeno acontece, pois, ao aquecermos a panela, suas molculas comeam a agitar-se mais, como a panela est em contato com a colher, as molculas em agitao maior provocam uma agitao nas molculas da colher, causando aumento de sua energia trmica, logo, o aquecimento dela. Tambm por este motivo que, apesar de apenas a parte inferior da panela estar diretamente em contato com o fogo, sua parte superior tambm esquenta.

Conveco Trmica
A conveco consiste no movimento dos fluidos, e o princpio fundamental da compreenso do vento, por exemplo. O ar que est nas plancies aquecido pelo sol e pelo solo, assim ficando mais leve e subindo. Ento as massas de ar que esto nas montanhas, e que est mais frio que o das plancies, toma o lugar vago pelo ar aquecido, e a massa aquecida se desloca at os lugares mais altos, onde resfriam. Estes movimentos causam, entre outros fenmenos naturais, o vento. Formalmente, conveco o fenmeno no qual o calor se propaga por meio do movimento de massas fluidas de densidades diferentes.

Irradiao Trmica
a propagao de energia trmica que no necessita de um meio material para acontecer, pois o calor se propaga atravs de ondas eletromagnticas. Imagine um forno microondas. Este aparelho aquece os alimentos sem haver contato com eles, e ao contrrio do forno gs, no necessrio que ele aquea o ar. Enquanto o alimento aquecido h uma emisso de microondas que fazem sua energia trmica aumentar, aumentando a temperatura. O corpo que emite a energia radiante chamado emissor ou radiador e o corpo que recebe, o receptor.

Gases
Gases so fluidos no estado gasoso, a caracterstica que o difere dos fluidos lquidos que, quando colocado em um recipiente, este tem a capacidade de ocupa-lo totalmente. A maior parte dos elementos qumicos no-metlicos conhecidos so encontrados no seu estado gasoso, em temperatura ambiente. As molculas do gs, ao se movimentarem, colidem com as outras molculas e com as paredes do recipiente onde se encontram, exercendo uma presso, chamada de presso do gs.

Esta presso tem relao com o volume do gs e temperatura absoluta. Ao ter a temperatura aumentada, as molculas do gs aumentam sua agitao, provocando mais colises. Ao aumentar o volume do recipiente, as molculas tem mais espao para se deslocar, logo, as colises diminuem, diminuindo a presso. Utilizando os princpios da mecnica Newtoniana possvel estabelecer a seguinte relao:

Onde: p=presso m=massa do gs v=velocidade mdia das molculas V=volume do gs.

Gs perfeito ou ideal
considerado um gs perfeito quando so presentes as seguintes caractersticas:

o movimento das molculas regido pelos princpios da mecnica Newtoniana; os choques entre as molculas so perfeitamente elsticos, ou seja, a quantidade de movimento conservada; no h atrao e nem repulso entre as molculas; o volume de cada molcula desprezvel quando comparado com o volume total do gs.

Energia cintica de um gs
Devido s colises entre si e com as paredes do recipiente, as molculas mudam a sua velocidade e direo, ocasionando uma variao de energia cintica de cada uma delas. No entanto, a energia cintica mdia do gs permanece a mesma. Novamente utilizando-se conceitos da mecnica Newtoniana estabelece-se:

Onde: n=nmero molar do gs (n de mols) R=constante universal dos gases perfeitos (R=8,31J/mol.K) T=temperatura absoluta (em Kelvin)

O nmero de mols do gs calculado utilizando-se sua massa molar, encontrado em tabelas peridicas e atravs da constante de Avogadro.

Utilizando-se da relao que em 1mol de molculas de uma substncia h

molculas desta substncia.

Transformao Isotrmica
A palavra isotrmica se refere a mesma temperatura, logo uma transformao isotrmica de uma gs, ocorre quando a temperatura inicial conservada. A lei fsica que expressa essa relao conhecida com Lei de Boyle e matematicamente expressa por:

Onde: p=presso

V=volume =constante que depende da massa, temperatura e natureza do gs. Como esta constante a mesma para um mesmo gs, ao ser transformado, vlida a relao:

Exemplo: Certo gs contido em um recipiente de 1m com mbolo exerce uma presso de 250Pa. Ao ser comprimido isotrmicamente a um volume de 0,6m qual ser a presso exercida pelo gs?

Transformao Isobrica
Analogamente transformao isotrmica, quando h uma transformao isobrica, a presso conservada. Regida pela Lei de Charles e Gay-Lussac, esta transformao pode ser expressa por:

Onde: V=volume; T=temperatura absoluta; =constante que depende da presso, massa e natureza do gs.

Assim, quando um mesmo gs muda de temperatura ou volume, vlida a relao:

Exemplo: Um gs de volume 0,5m temperatura de 20C aquecido at a temperatura de 70C. Qual ser o volume ocupado por ele, se esta transformao acontecer sob presso constante? importante lembrarmos que a temperatura considerada deve ser a temperatura absoluta do gs (escala Kelvin) assim, o primeiro passo para a resoluo do exerccio a converso de escalas termomtricas: Lembrando que:

Ento:

Transformao Isomtrica
A transformao isomtrica tambm pode ser chamada isocrica e assim como nas outras transformaes vistas, a isomtrica se baseia em uma relao em que, para este caso, o volume se mantm. Regida pela Lei de Charles, a transformao isomtrica matematicamente expressa por:

Onde: p=presso; T=temperatura absoluta do gs; =constante que depende do volume, massa e da natureza do gs.;

Como para um mesmo gs, a constante

sempre a mesma, garantindo a validade da relao:

Exemplo: Um gs que se encontra temperatura de 200K aquecido at 300K, sem mudar de volume. Se a presso exercida no final do processo de aquecimento 1000Pa, qual era a presso inicial?

Equao de Clapeyron
Relacionando as Leis de Boyle, Charles Gay-Lussac e de Charles possvel estabelecer uma equao que relacione as variveis de estado: presso (p), volume (V) e temperatura absoluta (T) de um gs. Esta equao chamada Equao de Clapeyron, em homenagem ao fsico francs Paul Emile Clapeyron que foi quem a estabeleceu.

Onde: p=presso; V=volume; n=n de mols do gs; R=constante universal dos gases perfeitos; T=temperatura absoluta.

Exemplo: (1) Qual o volume ocupado por um mol de gs perfeito submetido presso de 5000N/m, a uma temperatura igual a 50C?

Dado: 1atm=10000N/m e

Substituindo os valores na equao de Clapeyron:

Lei geral dos gases perfeitos


Atravs da equao de Clapeyron possvel obter uma lei que relaciona dois estados diferentes de uma transformao gasosa, desde que no haja variao na massa do gs. Considerando um estado (1) e (2) onde:

Atravs da lei de Clapeyron:

esta equao chamada Lei geral dos gases perfeitos.

Energia Interna
As partculas de um sistema tm vrios tipos de energia, e a soma de todas elas o que chamamos Energia interna de um sistema. Para que este somatrio seja calculado, so consideradas as energias cinticas de agitao , potencial de agregao, de ligao e nuclear entre as partculas. Nem todas estas energias consideradas so trmicas. Ao ser fornecida a um corpo energia trmica, provoca-se uma variao na energia interna deste corpo. Esta variao no que se baseiam os princpios da termodinmica. Se o sistema em que a energia interna est sofrendo variao for um gs perfeito, a energia interna ser resumida na energia de translao de suas partculas, sendo calculada atravs da Lei de Joule:

Onde: U: energia interna do gs; n: nmero de mol do gs; R: constante universal dos gases perfeitos; T: temperatura absoluta (kelvin).

Como, para determinada massa de gs, n e R so constantes, a variao da energia interna depender da variao da temperatura absoluta do gs, ou seja,

Quando houver aumento da temperatura absoluta ocorrer uma variao positiva da energia interna Quando houver diminuio da temperatura absoluta, h uma variao negativa de energia interna E quando no houver variao na temperatura do gs, a variao da energia interna ser igual a zero .

Conhecendo a equao de Clepeyron, possvel compar-la a equao descrita na Lei de Joule, e assim obteremos:

Trabalho de um gs
Considere um gs de massa m contido em um cilindro com rea de base A, provido de um mbolo. Ao ser fornecida uma quantidade de calor Q ao sistema, este sofrer uma expanso, sob presso constante, como garantido pela Lei de GayLussac, e o mbolo ser deslocado.

Assim como para os sistemas mecnicos, o trabalho do sistema ser dado pelo produto da fora aplicada no mbolo com o deslocamento do mbolo no cilindro:

Assim, o trabalho realizado por um sistema, em uma tranformao com presso constante, dado pelo produto entre a presso e a variao do volume do gs. Quando:

o volume aumenta no sistema, o trabalho positivo, ou seja, realizado sobre o meio em que se encontra (como por exemplo empurrando o mbolo contra seu prprio peso); o volume diminui no sistema, o trabalho negativo, ou seja, necessrio que o sistema receba um trabalho do meio externo; o volume no alterado, no h realizao de trabalho pelo sistema.

Exemplo: (1) Um gs ideal de volume 12m sofre uma transformao, permenescendo sob presso constante igual a 250Pa. Qual o volume do gs quando o trabalho realizado por ele for 2kJ?

Diagrama p x V

possvel representar a tranformao isobrica de um gs atravs de um diagrama presso por volume:

Comparando o diagrama expresso do clculo do trabalho realizado por um gs trabalho realizado numericamente igual area sob a curva do grfico (em azul na figura).

, possvel verificar que o

Com esta verificao possvel encontrar o trabalho realizado por um gs com presso varivel durante sua tranformao, que calculado usando esta concluso, atravs de um mtodo de nvel acadmico de clculo integral, que consiste em uma aproximao dividindo toda a rea sob o grfico em pequenos retngulos e trapzios.

1 Lei da Termodinmica
Chamamos de 1 Lei da Termodinmica, o princpio da conservao de energia aplicada termodinmica, o que torna possvel prever o comportamento de um sistema gasoso ao sofrer uma transformao termodinmica. Analisando o princpio da conservao de energia ao contexto da termodinmica: Um sistema no pode criar ou consumir energia, mas apenas armazen-la ou transferi-la ao meio onde se encontra, como trabalho, ou ambas as situaes simultaneamente, ento, ao receber uma quantidade Q de calor, esta poder realizar um trabalho e aumentar a energia interna do sistema U, ou seja, expressando matematicamente:

Sendo todas as unidades medidas em Joule (J). Conhecendo esta lei, podemos observar seu comportamento para cada uma das grandezas apresentadas: Calor Recebe Cede no troca Trabalho Realiza Recebe no realiza e nem recebe Energia Interna Aumenta Diminui no varia Q/ /U >0 <0 =0

Exemplo: (1) Ao receber uma quantidade de calor Q=50J, um gs realiza um trabalho igual a 12J, sabendo que a Energia interna do sistema antes de receber calor era U=100J, qual ser esta energia aps o recebimento?

2 Lei da Termodinmica
Dentre as duas leis da termodinmica, a segunda a que tem maior aplicao na construo de mquinas e utilizao na indstria, pois trata diretamente do rendimento das mquinas trmicas. Dois enunciados, aparentemente diferentes ilustram a 2 Lei da Termodinmica, os enunciados de Clausiuse Kelvin-Planck:

Enunciado de Clausius:

O calor no pode fluir, de forma espontnea, de um corpo de temperatura menor, para um outro corpo de temperatura mais alta.

Tendo como consequncia que o sentido natural do fluxo de calor da temperatura mais alta para a mais baixa, e que para que o fluxo seja inverso necessrio que um agente externo realize um trabalho sobre este sistema.

Enunciado de Kelvin-Planck:

impossvel a construo de uma mquina que, operando em um ciclo termodinmico, converta toda a quantidade de calor recebido em trabalho. Este enunciado implica que, no possvel que um dispositivo trmico tenha um rendimento de 100%, ou seja, por menor que seja, sempre h uma quantidade de calor que no se transforma em trabalho efetivo.

Maquinas trmicas
As mquinas trmicas foram os primeiros dispositivos mecnicos a serem utilizados em larga escala na indstria, por volta do sculo XVIII. Na forma mais primitiva, era usado o aquecimento para transformar gua em vapor, capaz de movimentar um pisto, que por sua vez, movimentava um eixo que tornava a energia mecnica utilizvel para as indstrias da poca. Chamamos mquina trmica o dispositivo que, utilizando duas fontes trmicas, faz com que a energia trmica se converta em energia mecnica (trabalho).

A fonte trmica fornece uma quantidade de calor calor que no capaz de ser utilizado como trabalho Assim vlido que:

que no dispositivo transforma-se em trabalho .

mais uma quantidade de

Utiliza-se o valor absolutos das quantidade de calor pois, em uma mquina que tem como objetivo o resfriamento, por exemplo, estes valores sero negativos. Neste caso, o fluxo de calor acontece da temperatura menor para o a maior. Mas conforme a 2 Lei da Termodinmica, este fluxo no acontece espontaneamente, logo necessrio que haja um trabalho externo, assim:

Rendimento das mquinas trmicas


Podemos chamar de rendimento de uma mquina a relao entre a energia utilizada como forma de trabalho e a energia fornecida: Considerando: =rendimento; = trabalho convertido atravs da energia trmica fornecida; =quantidade de calor fornecida pela fonte de aquecimento; =quantidade de calor no transformada em trabalho.

Mas como constatado:

logo, podemos expressar o rendimento como:

O valor mnimo para o rendimento 0 se a mquina no realizar nenhum trabalho, e o mximo 1, se fosse possvel que a mquina transformasse todo o calor recebido em trabalho, mas como visto, isto no possvel. Para sabermos este rendimento em percentual, multiplica-se o resultado obtido por 100%.

Exemplo: Um motor vapor realiza um trabalho de 12kJ quando lhe fornecido uma quantidade de calor igual a 23kJ. Qual a capacidade percentual que o motor tem de transformar energia trmica em trabalho?

Ciclo de Carnot
At meados do sculo XIX, acreditava-se ser possvel a construo de uma mquina trmica ideal, que seria capaz de transformar toda a energia fornecida em trabalho, obtendo um rendimento total (100%). Para demonstrar que no seria possvel, o engenheiro francs Nicolas Carnot (1796-1832) props uma mquina trmica terica que se comportava como uma mquina de rendimento total, estabelecendo um ciclo de rendimento mximo, que mais tarde passou a ser chamado Ciclo de Carnot. Este ciclo seria composto de quatro processos, independente da substncia:

Uma expanso isotrmica reversvel. O sistema recebe uma quantidade de calor da fonte de aquecimento (L-M) Uma expanso adiabtica reversvel. O sistema no troca calor com as fontes trmicas (M-N) Uma compresso isotrmica reversvel. O sistema cede calor para a fonte de resfriamento (N-O) Uma compresso adiabtica reversvel. O sistema no troca calor com as fontes trmicas (O-L)

Numa mquina de Carnot, a quantidade de calor que fornecida pela fonte de aquecimento e a quantidade cedida fonte de resfriamento so proporcionais s suas temperaturas absolutas, assim:

Assim, o rendimento de uma mquina de Carnot :

e Logo:

Sendo: = temperatura absoluta da fonte de resfriamento = temperatura absoluta da fonte de aquecimento

Com isto se conclui que para que haja 100% de rendimento, todo o calor vindo da fonte de aquecimento dever ser transformado em trabalho, pois a temperatura absoluta da fonte de resfriamento dever ser 0K. Partindo da conclui-se que o zero absoluto no possvel para um sistema fsico.

Exemplo: Qual o rendimento mximo terico de uma mquina vapor, cujo fluido entra a 560C e abandona o ciclo a 200C?

ssim como para os gases, um dos efeitos da variao da temperatura a variao de dimenses em corpos slidos e lquidos. Esta variao o que chamamos Dilatao Trmica.

Dilatao Linear
Aplica-se apenas para os corpos em estado slido, e consiste na variao considervel de apenas uma dimenso. Como, por exemplo, em barras, cabos e fios. Ao considerarmos uma barra homognea, por exemplo, de comprimento temperatura aumentada at uma (> a uma temperatura inicial . Quando esta (> ).

), observa-se que esta barra passa a ter um comprimento

Com isso possvel concluir que a dilatao linear ocorre de maneira proporcional variao de temperatura e ao comprimento inicial . Mas ao serem analisadas barras de dimenses iguais, mas feitas de um material diferente, sua variao de comprimento seria diferente, isto porque a dilatao tambm leva em considerao as propriedades do material com que o objeto feito, este a constante de proporcionalidade da expresso, chamada de coeficiente de dilatao linear (). Assim podemos expressar:

A unidade usada para o inverso da unidade de temperatura, como: Alguns valores usuais de coeficientes de dilatao linear: Substncia Chumbo Zinco Alumnio Prata Cobre Ouro Ferro Platina Vidro (comum) Tungstnio Vidro (pyrex)

Lmina bimetlica
Uma das aplicaes da dilatao linear mais utilizadas no cotidiano para a construo de lminas bimetlicas, que consistem em duas placas de materiais diferentes, e portanto, coeficientes de dilatao linear diferentes, soldadas. Ao serem aquecidas, as placas aumentam seu comprimento de forma desigual, fazendo com que esta lmina soldada entorte. As lminas bimetlicas so encontradas principalmente em dispositivos eltricos e eletrnicos, j que a corrente eltrica causa aquecimento dos condutores, que no podem sofrer um aquecimento maior do que foram construdos para suportar. Quando curvada a lmina tem o objetivo de interromper a corrente eltrica, aps um tempo em repouso a temperatura do condutor diminui, fazendo com que a lmina volte ao seu formato inicial e reabilitando a passagem de eletricidade.

Representao grfica
Podemos expressar a dilatao linear de um corpo atravs de um grfico de seu comprimento (L) em funo da temperatura (), desta forma:

O grfico deve ser um segmento de reta que no passa pela origem, j que o comprimento inicial no igual a zero. Considerando um ngulo como a inclinao da reta em relao ao eixo horizontal. Podemos relacion-lo com:

Pois:

Dilatao Superficial
Esta forma de dilatao consiste em um caso onde h dilatao linear em duas dimenses. Considere, por exemplo, uma pea quadrada de lados que aquecida uma temperatura , de forma que esta sofra um aumento em suas dimenses, mas como h dilatao igual para os dois sentidos da pea, esta continua quadrada, mas passa a ter lados .

Podemos estabelecer que:

assim como:

E relacionando com cada lado podemos utilizar:

Para que possamos analisar as superfcies, podemos elevar toda a expresso ao quadrado, obtendo uma relao com suas reas:

Mas a ordem de grandeza do coeficiente de dilatao linear ()

, o que ao ser elevado ao quadrado passa a ter

grandeza , sendo imensamente menor que . Como a variao da temperatura ()dificilmente ultrapassa um valor de 10C para corpos no estado slido, podemos considerar o termo desprezvel em comparao com 2, o que nos permite ignor-lo durante o clculo, assim:

Mas, considerando-se:

Onde, o coeficiente de dilatao superficial de cada material, tm-se que:

Observe que esta equao aplicvel para qualquer superfcie geomtrica, desde que as reas sejam obtidas atravs das relaes geomtricas para cada uma, em particular (circular, retangular, trapezoidal, etc.).

Exemplo: (1) Uma lmina de ferro tem dimenses 10m x 15m em temperatura normal. Ao ser aquecida 500C, qual ser a rea desta superfcie? Dado

Dilatao Volumtrica
Assim como na dilatao superficial, este um caso da dilatao linear que acontece em trs dimenses, portanto tem deduo anloga anterior. Consideremos um slidos cbico de lados que aquecido uma temperatura , de forma que este sofra um aumento em .

suas dimenses, mas como h dilatao em trs dimenses o slido continua com o mesmo formato, passando a ter lados Inicialmente o volume do cubo dado por:

Aps haver aquecimento, este passa a ser:

Ao relacionarmos com a equao de dilatao linear:

Pelos mesmos motivos do caso da dilatao superficial, podemos desprezar 3 e quando comparados a 3. Assim a relao pode ser dado por:

Podemos estabelecer que o coeficiente de dilatao volumtrica ou cbica dado por:

Assim:

Assim como para a dilatao superficial, esta equao pode ser utilizada para qualquer slido, determinando seu volume conforme sua geometria. Sendo =2 e =3, podemos estabelecer as seguintes relaes:

Exemplo: O cilindro circular de ao do desenho abaixo se encontra em um laboratrio a uma temperatura de -100C. Quando este chegar temperatura ambiente (20C), quanto ele ter dilatado? Dado que .

Sabendo que a rea do cilindro dada por:

Dilatao Volumtrica dos Lquidos


A dilatao dos lquidos tem algumas diferenas da dilatao dos slidos, a comear pelos seus coeficientes de dilatao consideravelmente maiores e que para que o volume de um lquido seja medido, necessrio que este esteja no interior de um recipiente. A lei que rege a dilatao de lquidos fundamentalmente igual dilatao volumtrica de slidos, j que estes no podem dilatar-se linearmente e nem superficialmente, ento:

Mas como o lquido precisa estar depositado em um recipiente slido, necessrio que a dilatao deste tambm seja considerada, j que ocorre simultaneamente. Assim, a dilatao real do lquido a soma das dilataes aparente e do recipiente. Para medir a dilatao aparente costuma-se utilizar um recipiente cheio at a borda. Ao aquecer este sistema (recipiente + lquido) ambos dilataro e, como os lquidos costumam dilatar mais que os slidos, uma quantidade do lquido ser derramada, esta quantidade mede a dilatao aparente do lquido. Assim:

Utilizando-se a expresso da dilatao volumtrica, lquido so iguais, podemos expressar:

, e admitindo que os volumes iniciais do recipiente e do

Ou seja, o coeficiente de dilatao real de um lquido igual a soma de dilatao aparente com o coeficiente de dilatao do frasco onde este se encontra.

Exemplo: (1) Um copo graduado de capacidade 10dm preenchido com lcool etlico, ambos inicialmente mesma temperatura, e so aquecidos em 100C. Qual foi a dilatao real do lcool?

Dados:

Dilatao da gua
Certamente voc j deve ter visto, em desenhos animados ou documentrios, pessoas pescando em buracos feitos no gelo. Mas como vimos, os lquidos sofrem dilatao da mesma forma que os slidos, ou seja, de maneira uniforme, ento como possvel que haja gua em estado lquido sob as camadas de gelo com temperatura igual ou inferior a 0C? Este fenmeno ocorre devido ao que chamamos de dilatao anmala da gua, pois em uma temperatura entre 0C e 4C h um fenmeno inverso ao natural e esperado. Neste intervalo de temperatura a gua, ao ser resfriada, sofre uma expanso no seu volume, e ao ser aquecida, uma reduo. isto que permite a existncia de vida dentro da gua em lugares extremamente gelados, como o Plo Norte. A camada mais acima da gua dos lagos, mares e rios se resfria devido ao ar gelado, aumentando sua massa especfica e tornando-o mais pesado, ento ocorre um processo de conveco at que toda a gua atinja uma temperatura igual a 4C, aps isso o congelamento ocorre no sentido da superfcie para o fundo. Podemos representar o comportamento do volume da gua em funo da temperatura:

Como possvel perceber, o menor volume para a gua acontece em 4C.

Entropia
Em termodinmica, entropia a medida de desordem das partculas em um sistema fsico. Utiliza-se a letra S para representar esta grandeza. Comparando este conceito ao cotidiano, podemos pensar que, uma pessoa ao iniciar uma atividade tem seus objetos organizados, e a medida que ela vai os utilizando e desenvolvendo suas atividades, seus objetos tendem a ficar cada vez mais desorganizados. Voltando ao contexto das partculas, como sabemos, ao sofrem mudana de temperatura, os corpos alteram o estado de agitao de suas molculas. Ento ao considerarmos esta agitao como a desordem do sistema, podemos concluir que:

quando um sistema recebe calor Q>0, sua entropia aumenta; quando um sistema cede calor Q<0, sua entropia diminui; se o sistema no troca calor Q=0, sua entropia permanece constante.

Segundo Rudolf Clausius, que utilizou a idia de entropia pela primeira vez em 1865, para o estudo da entropia como grandeza fsica mais til conhecer sua variao do que seu valor absoluto. Assim, Clausis definiu que a variao de entropia (S) em um sistema como:

Para processos onde as temperaturas absolutas (T) so constantes. Para o caso onde a temperatura absoluta se altera durante este processo, o clculo da variao de entropia envolve clculo integral, sendo que sua resoluo dada por:

Observando a natureza como um sistema, podemos dizer que o Universo est constantemente recebendo energia, mas no tem capacidade de ced-la, concluindo ento que a entropia do Universo est aumentando com o passar do tempo.

Das könnte Ihnen auch gefallen