Sie sind auf Seite 1von 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA CAMPUS FLORESTAL ENGENHARIA DE ALIMENTOS

ALINE RODRIGUES DE MORAIS BRUNA FERNANDA LOPES RODRIGUES MNICA XAVIER DE ALMEIDA

EXPERIMENTO DE REYNOLDS

FLORESTAL 2013

1. INTRODUO Conhecer e entender o comportamento do escoamento de fluidos atravs de tubulaes de suma importncia para as indstrias, em especial para a indstria de alimentos. Dependendo das caractersticas do escoamento, pode ocorrer uma alterao da viscosidade do produto que est sendo processado, em virtude das tenses sofridas atravs do escoamento, que no desejvel. Para que esse tipo de problema no acontea, devemos planejar o escoamento de maneira eficaz e apropriada. O escoamento bem caracterizado pelo nmero de Reynolds que definido pela razo mostrada na Equao 1:

Em que Lc um comprimento caracterstico, que para escoamentos internos, o comprimento caracterstico o dimetro interno. Atravs do nmero de Reynolds podemos conhecer a natureza do escoamento, se regime laminar ou turbulento. Dessa forma, de acordo com as caractersticas do fluido e do valor do nmero de Reynolds para o processo, pode-se planejar um escoamento adequado. Para analisar o que acontece nas diferentes situaes, em 1883, Reynolds realizou um experimento pioneiro sobre os escoamentos de fluidos. Tal experimento foi realizado nesta prtica em que o comportamento da gua para diferentes vazes foi claramente visvel.

2. OBJETIVOS Na simulao da experincia de Reynolds, objetivou-se visualizar e comparar os tipos de escoamentos incompressveis, a partir dos dados obtidos no laboratrio com os estabelecidos pelo prprio Reynolds.

3. REVISO DE LITERATURA O conceito do nmero de Reynolds foi primeiramente pensado por George G. Stokes em 1851, mas o nmero analisado recebeu o nome de Reynolds aps Osborne Reynolds, popularizar seu uso em 1883. O nmero de Reynolds surge quando se realiza uma anlise dimensional em problemas de dinmica de fluidos e tem como principal utilidade a caracterizao de diferentes regimes de fluxo: laminar ou turbulento (CIANNELLA, LOPES, GES, 2012). Segundo engel & Cimbala (2007), o nmero de Reynolds dado pela seguinte relao adimensional:

Onde: Re = nmero de Reynolds; = massa especfica do fluido; V = velocidade do fluido; D = dimetro do tubo; = viscosidade dinmica do fluido.

Segundo Brunetti (2008) existem diferentes tipos de regime de escoamento, definidos como permanente ou variado. Regime Permanente Neste regime as propriedades do fluido no variam com o tempo em cada ponto. Isso pode ser explicado pela Figura 1, onde a quantidade de fluido que entra em (1) idntica quantidade que sai em (2). Regime Variado aquele em que as condies do fluido em alguns pontos ou regies de pontos variam com o passar do tempo. Se na Figura 1 no houver fornecimento de gua em (1), o regime ser variado em todos os pontos.

Figura 1 Regime de Escoamento

Dependendo do nmero de Reynolds, o escoamento pode ser laminar ou turbulento. Para definir esses dois tipos de escoamentos, recorre-se experincia de Reynolds realizada em 1883 (BRAGA FILHO, 2012). Um modelo do aparato experimental pode ser visto na Figura 1.

Figura 1 Aparato experimental (sem escala)

Este experimento foi pioneiro sobre o escoamento dos fluidos e seu equipamento pode ser representado pela Figura 2 (BRAGA FILHO, 2012; BRUNETTI, 2008).

Figura 2 Experincia de Reynolds

Como pode ser visto na Figura 2, um tubo transparente (3) ligado a um reservatrio contendo gua (nvel constante) em (1). Em (5) h uma vlvula que controla a vazo de gua que sai do tubo (3). Neste tubo injetado um lquido com corante, do qual se deseja observar o escoamento. medida que a vlvula (5) aberta, a velocidade do fluido vai variando, podendo formar um filete reto e contnuo de fluido colorido ou ainda um filete com ondulaes (CIANNELLA, LOPES, GES, 2012; BRAGA FILHO, 2012; BRUNETTI, 2008). Para garantir o estabelecimento do regime permanente, o reservatrio contendo gua deve ter dimenses adequadas para que a quantidade de gua retirada durante o experimento no afete significativamente o nvel do mesmo. Este nvel deve ser mantido constante para garantir que o regime permanente, e consequentemente evitar que ocorram incoerncias entre o experimento prtico e os valores calculados (CIANNELLA, LOPES, GES, 2012; BRAGA FILHO, 2012). Com base neste experimento, defini-se escoamento laminar e escoamento turbulento. Escoamento Laminar aquele em que as partculas do escoamento possuem trajetria reta, sem agitaes transversais, mantendo-se em lminas. Isto acontece no experimento de Reynolds, quando a vlvula est pouco aberta, gerando baixas vazes do fluido colorido. Este escoamento pouco

observado na prtica (BRUNETTI, 2008; ENGEL & CIMBALA, 2007). O aspecto deste filete ao longo do tubo (3) pode ser visto na Figura 3. Escoamento Turbulento aquele em que as partculas apresentam um movimento aleatrio microscpio, isto , a velocidade apresenta componentes transversais. No experimento de Reynolds, isto pode ser visto quando a vlvula est mais aberta, gerando vazes maiores e crescentes do fluido colorido (BRUNETTI, 2008; ENGEL & CIMBALA, 2007). O aspecto deste filete ao longo do tubo (3) pode ser visto na Figura 3.

Figura 3 Aspecto do escoamento a longo do tubo de vidro

Segundo Geankoplis (1998), vrios estudos demonstraram que a transio de escoamento laminar para escoamento turbulento, no depende

somente da velocidade, mas tambm da massa especfica, da viscosidade e do dimetro do tubo. Estas variveis esto combinadas na expresso do nmero de Reynolds visto na Equao 1. O nmero de Reynolds no qual o escoamento torna-se turbulento chamado nmero de Reynolds crtico, Este valor pode variar de literatura em literatura. Segundo engel & Cimbala (2007), o valor de 2300: (ENGEL & CIMBALA, 2007).

escoamento laminar escoamento de transio escoamento turbulento Segundo Brunetti (2008) o valor de 2000: escoamento laminar escoamento de transio escoamento turbulento E ainda, segundo Geankoplis (1998), o valor de 2100:

escoamento laminar escoamento de transio escoamento turbulento Com base neste experimento de Reynolds, fez-se a aula prtica utilizando uma simulao do equipamento, como mostrado nas Figuras 4 e 5, a fim de visualizar e calcular os respectivos nmeros de Reynolds para cada regime.

Figura 4 Simulao do experimento de Reynolds

Figura 5 Filete de gua com corante ao longo do tubo

4. MATERIAIS E REAGENTES Bquer; Seringa; Cronmetro; Erlenmeyer; Tinta; gua; Mangueira; Vlvulas; Tubulaes; Balde.

5. PARTE EXPERIMENTAL Criou-se um modelo experimental baseado no experimento de Reynolds para visualizao dos diferentes tipos de regimes de escoamento. A Figura 7 mostra o esquema utilizado no experimento. Consistia de um reservatrio de gua, cujo escoamento foi controlado por uma vlvula. Em funo da abertura desta vlvula, a velocidade do escoamento aumenta ou diminui. Em baixas velocidades a tinta injetada na corrente para dar contraste claramente visvel. A altas velocidades a tinta injetada aparece dispersa na gua.

Figura 7 Esquema do experimento de Reynolds

Para visualizao do escoamento turbulento, provocou-se uma vazo maior de gua com grande abertura da vlvula. Para visualizao do escoamento laminar, promoveu-se uma vazo menor de gua com pequena abertura da vlvula. Objetivando-se um resultado de maior confiabilidade, realizou-se o experimento em duplicata. Na primeira vez, medindo o tempo necessrio para preencher o volume de um bquer de 600 mL, e na segunda medindo o volume preenchido com 1 minuto de vazo.

Para verificao do experimento a partir dos dados obtidos em laboratrio com os estabelecidos pelo prprio Reynolds calculou-se o nmero de Reynolds.

6. DISCUSSO No experimento realizado foi necessrio um tempo de 20,43 segundos para que 314 mL de gua escoassem em regime turbulento visualizado atravs do corante disperso na gua. Considerou-se uma temperatura ambiente de 25C e a densidade da gua para este valor de temperatura de 997 Kg/m 3 e uma viscosidade igual a 8,93 * 10-4. A vazo foi calculada a partir do tempo ocorrido no experimento e pelo volume obtido:

O dimetro da mangueira por onde o fluido escoou era de aproximadamente 2 cm. A rea da mangueira foi calculada:

Com a rea transversal, pde-se calcular a velocidade do escoamento:

Conhecendo-se a velocidade, o nmero de Reynolds foi calculado:

O resultado apresentado incoerente, porque foi observado um escoamento turbulento, e o nmero de Re indicou um regime laminar. O erro devido ao reservatrio de gua no apresentar um nvel de gua constante durante o experimento, dessa forma no tratava-se de um regime permanente, que deve ser considerado no experimento.

No segundo experimento foi necessrio um tempo de 20,75 segundos para que 110 mL de gua escoassem em regime laminar visualizado atravs do corante disperso na gua. Abaixo esto apresentados os resultados dos clculos para esse experimento. Q = 5,3012 * 10-6 m3/s v = 0,016874 m/s Re = 376,78 O valor de Reynolds apresentado indica um regime laminar assim como o observado. Na segunda etapa do experimento, com o tempo fixo de 1 minuto, os dados obtidos foram: Escoamento laminar: Re = 298,51 O resultado est de acordo com o visualizado. Escoamento turbulento: Re= 2.367,3447 Apesar do aumento do tempo de experimento, objetivando minimizar os erros obtidos, no obteve-se um resultado de acordo com o esperado. Esse resultado indica um escoamento em regime transiente. Dessa forma, verifica-se que o nvel de gua dentro do reservatrio dever ser mantido constante para eficincia do mtodo de Reynolds.

7. CONCLUSO A caracterstica de um escoamento depende diretamente da vazo. Valores baixos de vazo causam escoamento laminares, que apresentam aspecto de vrias placas finas sobrepostas, ao passo que valores maiores, causam um escoamento turbulento. Para caracterizar algum tipo de escoamento como laminar, transiente ou turbulento, essencial que o nvel no tanque ou recipiente em que o fluido encontra-se seja mantido constante durante a realizao dos testes, caso contrrio a considerao de sistema permanente no est sendo utilizada, causando contradies entre o experimento prtico e os valores calculados.

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRAGA FILHO, W. Fenmenos de Transporte para Engenharia. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 342 p. BRUNETTI, Franco. Mecnica dos fluidos. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 431 p. ENGEL, Yunus A; ENGEL, John M. Cimbala. Mecnica dos fluidos: fundamentos e aplicaes. 1. ed. So Paulo: McGraw-Hill, 2007. 816 p. GEANKOPLIS, C.J. Procesos de transporte y operaciones unitarias. 3 ed. Mxico: Compaa Editorial Continental, S.A. de C.V. 1998. 1024 p. CIANNELLA, S.; LOPES, H. M.; GES, P. G. S. de. Experimento de Reynolds. Campina Grande, Paraba, 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen