Sie sind auf Seite 1von 37

INTRODUO A TESTE DE SOFTWARE

Adriana C. Nascimento Danilo Dias Luma da R. Seixas Yuko Mitsuya

TESTE
CONCEITO DE TESTE: Exame ou prova para avaliar uma capacidade ou aptido de algum, ou para determinar a qualidade, natureza ou comportamento de algo.
(Fonte: Minidicionrio da lngua Portuguesa)

TESTE DE SOFTWARE
CONCEITO: o processo de execuo de um produto para determinar se ele atingiu suas especificaes e funcionou corretamente no ambiente para o qual foi projetado. uma das fases do processo de engenharia de software que visa atingir um nvel superior da qualidade de software.

TESTE DE SOFTWARE
parte de um tema mais amplo chamado Verificao e Validao (V&V), onde: Verificao - refere-se ao conjunto de atividades que garante que o software implementa corretamente uma funo especfica, e; Validao - refere-se ao conjunto de atividades que garante que o software que foi construdo atende s exigncias do cliente.

TESTE DE SOFTWARE
Logo, Testar um software significa verificar atravs de uma execuo controlada se o seu comportamento corre de acordo com o especificado.

TESTE DE SOFTWARE
OBJETIVO: Revelar o nmero mximo de falhas dispondo do mnimo de esforo, ou seja, mostrar aos que desenvolvem se os resultados esto ou no de acordo com os padres estabelecidos.

TESTE DE SOFTWARE
IMPORTNCIA: Economia: Quanto mais cedo um defeito for encontrado, mais barato o custo da sua correo; Qualidade: Devem ser encarados como investimento em qualidade.

TESTE DE SOFTWARE
DEFEITO, ERRO, FALHAS

TESTE DE SOFTWARE Elementos Essenciais


Caso de Teste: Condio particular a ser testada; Composta por valores de entrada, restries, e resultado ou comportamento esperado.

TESTE DE SOFTWARE Elementos Essenciais


Procedimento de Teste:

Descrio dos passos necessrios para executar um caso de teste, ou grupo de casos;

TESTE DE SOFTWARE Elementos Essenciais


Critrio de Teste: Selecionar e avaliar os casos de teste; Estabelecer um nvel elevado de confiana na correo do produto.

TESTE DE SOFTWARE Critrios de Teste


Cobertura de Testes: Identificao de partes do programa que devem ser executadas para garantir a qualidade do software; Indicar quando o mesmo foi suficientemente testado.

TESTE DE SOFTWARE Critrios de Teste


Adequao de Casos de Teste:

Verificar se um conjunto de casos de teste satisfaz aos requisitos de teste estabelecidos pelo critrio;

TESTE DE SOFTWARE Critrios de Teste


Gerao de Casos de Teste: Quando o critrio define regras e diretrizes para gerao dos casos de teste de um produto que esteja de acordo com o critrio de adequao definido.

TIPOS DE TESTE
Os tipos de teste normalmente so definidos em funo das caractersticas ou dimenses da qualidade que sero avaliadas no software. "A totalidade de caractersticas de um produto de software que lhe confere a capacidade de satisfazer necessidades explcitas e implcitas".(NBR 13596)

TIPOS DE TESTE
O que so necessidades explcitas e implcitas? As explcitas so condies e objetivos propostos por aqueles que produzem o software. As implcitas so necessidades subjetivas dos usurios, devem permitir atingir metas como: efetividade, produtividade, segurana e etc.

TIPOS DE TESTE
A ISO/IEC 9126 (NBR 13596) fornece um modelo que define 6 amplas categorias de caractersticas de qualidade, por sua vez, sub-divididas em sub-caractersticas.
Caracterstica Funcionalidade: O conjunto de funes satisfaz as necessidades explicitas e implcitas para a finalidade a que se destina o produto? Confiabilidade: O desempenho se mantm ao longo do tempo e em condies estabelecidas? Usabilidade: fcil utilizar o software? Sub-caractersticas Adequao, acurcia, interoperabilidade, segurana de acesso e conformidade. Maturidade, tolerncia a falhas e recuperabilidade.

Inteligibilidade, apreensibilidade e operacionalidade.

Eficincia: Os recursos e os tempos utilizados so Comportamento em relao ao tempo e compatveis com o nvel de desempenho requerido comportamento em relao aos recursos para o produto? Manutenibilidade: H facilidade para correes, atualizaes e alteraes? Portabilidade: possvel utilizar o produto em diversas plataformas com pequeno esforo de adaptao? Analisabilidade, modificabilidade, estabilidade e testabilidade. Adaptabilidade, capacidade para ser instalado, capacidade para substituir e conformidade.

TIPOS DE TESTE
A escolha do tipo de teste depender do grau de importncia de cada uma das caractersticas de qualidade que sero avaliadas no software. Os tipos de testes mais comuns segundo o Guide to the CSTE Common Body of Knowledge do QAI so:
Tipos de testes Teste de Estresse Teste de Execuo Teste Contigncia Teste de Operao Teste de Conformidade Descrio Avalia o desempenho do sistema com um volume de acesso/trasaes acima da mdia esperada em condies extremas de uso. Avalia se o sistema atende os requisitos de performance (proficincia) com um volume de acesso/trasanes dentro do esperado. Avalia se o sistema retorna a um status operacioal aps uma falha. Avalia se o sistema (aplicao, pessoal, procedimentos e manuais) pode ser executado corretamente em ambiente de pr-produo. Avalia se o sistema foi desenvolvido em consnancia com os pades e metodologia estabelecidos no projeto.

Teste de Segurana Avalia se o sistema foi desenvolvido em consonncia com os padres de segurana da organizao. Teste de Regresso Avalia por meio do r-teste se uma funcionalidade que estava funcionando ainda funciona aps uma modificao no sistema. Teste de Integrao Avalia se a interconexo entre as aplicaes funciona corretamente.

PROCESSO ESTRUTURA DE TESTE DE SOFTWARE


Um processo estruturado de software tem a finalidade de formalizar as fases, atividades, papis, artefatos e responsabilidades necessrias para o planejamento e a execuo dos testes sistematicamente.

PROCESSO ESTRUTURA DE TESTE DE SOFTWARE


O ciclo de vida do TMAP dividido em sete fases distintas, como podemos observar a seguir:

Planejamento: Nesta fase realizada o planejamento e a definio geral da estratgia e planos de testes. Controle:Nesta fase so realizados o controle e a monitorao das atividades planejadas. Configurao e manuteno da infra-estrutura:Nesta fase preparada e mantida a infra-estrutura(software e hardware) necessria para a plena realizao dos testes.

PROCESSO ESTRUTURA DE TESTE DE SOFTWARE


Preparao: realizado o refinamento da estratgia de testes e plano de testes criados na fase de planejamento. Especificao:Nesta fase realizada a especificao dos casos de testes e demaisdocumentos. Execuo: realizada a execuo dos testes, reporte do progresso e indicadores de qualidade. Concluso:Fase do processo de testes avaliada afim de promover as melhorias para os prximos projetos.

Nveis de Teste
As atividades de teste so normalmente divididas em nveis.
Define a fase do processo de desenvolvimento de software na qual os testes sero realizados.

Teste de unidade Teste de integrao Teste de sistema Teste de aceitao

9/29/2010

Nveis de Teste
Teste de Unidade
Objetiva explorar a menor unidade do projeto, procurando provocar falhas ocasionadas por defeito de lgica e de implementao em cada mdulo, separadamente.
Universo alvo so pequenos trechos de cdigo.

9/29/2010

Nveis de Teste
Teste de Integrao
Visa provocar falhas associadas s interfaces entre os mdulos quando esses so integrados para construir a estrutura do software que foi estabelecida na fase de projeto.
Integrao entre os componentes do sistema (classes, mdulos, sub-sistemas, etc).

9/29/2010

Nveis de Teste
Teste de Sistema
Avalia o software em busca de falhas por meio da utilizao do mesmo, como se fosse um usurio final.
Verificao se o produto satisfaz os seus requisitos.

9/29/2010

Nveis de Teste
Teste de Aceitao
feita uma simulao, por um grupo restrito de usurios, para a realizao de operaes de rotina do sistema de modo a verificar se o seu comportamento est de acordo com o solicitado.
Verifica se o sistema satisfaz os requisitos (funcionais e no funcionais), sob o ponto de vista do usurio final.

9/29/2010

Modelo V
Planejamento e projeto devem ocorrer de cima para baixo.

9/29/2010

Tcnica de Teste de Objetiva encontrar falhas no software. Software


So classificadas de acordo com a origem das informaes utilizadas para estabelecer os requisitos de teste. Pode-se estabelecer uma estratgia de teste que contenple as vantagens e os aspectos complementares dessas tcnicas.
Tcnica Estrutural

Tcnica Funcional

9/29/2010

Tcnica Estrutural
Tambm chamado teste caixa-branca
Tcnica de teste que avalia o comportamento interno do componente de software. Trabalha diretamente sobre o cdigo fonte do componente de software e avalia: Teste condio; Teste de fluxo de dados; Teste de ciclos; e
9/29/2010

Teste de caminhos lgicos.

Tcnica Estrutural
Os aspectos vlidos dependem:
Da complexidade Da tecnologia desenvolvido analisando-se o cdigo fonte e elaborando-se casos de teste que cubram todas as possibilidades do componente de software. Todas as variaes de estruturas de condio so testadas.
9/29/2010

Tcnica Estrutural
Tcnica recomendada para os nveis de Teste de Unidade e Teste de Integrao.
A responsabilidade principal fica a cargo dos desenvolvedores do sistema. Auxilia na reduo de problemas existentes nas pequenas funes ou unidades que compem o software.

9/29/2010

Tcnica Funcional
Tambm chamada de teste caixa-preta.
NO considera o comportamento interno do software. Os dados de entrada so fornecidos, o teste executado e o resultado obtido comparado a um resultado esperado.

9/29/2010

Tcnica Funcional
O componete de software a ser testado pode ser um mtodo, uma funo interna, um programa, um componete, um conjunto de componentes ou mesmo uma funcionalidade. aplicvel a todos os nveis de teste.

9/29/2010

Critrios de teste
Particionamento de classes de equivalncia Divide o domnio da entrada de um programa em classes de equivalncia. A partir das quais os casos de teste so derivados Minimiza o nmero de casos de teste de cada classe, pois em princpio todos os elementos de uma classe devem se comportar de maneira equivalente.
9/29/2010

Classe equivalente representa um conjunto de estados vlidos e invlidos para uma condio de entrada.

Critrios de teste
Anlise de Valor Limite Erros tendem a ocorrer nos limites do domnio de entrada ao invs do centro. Explorar os limites dos valores de cada classe de equivalncia para preparar os casos de teste.

9/29/2010

Critrios de teste
Grafo de Causa-efeito

Verifica o efeito combinado de dados de entrada. As causas (condies de entrada) e os efeitos (aes) so identificados e combinados em um grafo.

9/29/2010

Critrios de teste
Grafo de Causa-efeito
Esse critrio baseado em quatro passos: 1. Para cada mdulo de causa e efeito so relacionados, atribuindo-se um identificador para cada um. 2. O grafo de causa-efeito elaborado. 3. Transforma-se o grafo de causa-efeito numa tabela de deciso.
9/29/2010

4. As regras da tabela so convertidas em casos de teste.

Das könnte Ihnen auch gefallen