Sie sind auf Seite 1von 5

O Doido e a Morte

Raul Brando Edies Colibri Instituto Portugus das Artes do Espetculo Delegao Regional da Cultura do Alentejo

Enquadramento histrico-cultural:
Em 1923, a "Renascena Portuguesa" edita um volume de Teatro de Raul Brando (1867/1930) onde, entre outros textos, constava a farsa "O Doido e a Morte". O ttulo, inspirado num poema de Teixeira de Pascoaes (futuro colaborador do autor na pea "Jesus Cristo em Lisboa"), estava inicialmente para ser "O Senhor Milhes. Raul Brando parte de um episdio verdico contado por um amigo e que utiliza nas "Memrias", datado de 19 de Fevereiro de 1911: "Duma vez o Pad-Z, com uma bomba na mo, disse ao Bernardino: - O Senhor anda aqui a empatar a revoluo e por isso decidi sacrificar-me, matando-o! - E fazia o gesto. Ia atirar com a bomba, iam morrer ali ambos. O Bernardino, aflito, bem queria discutir: - Pad-Z, tenha juzo, eu... Mas o outro, batendo com a bomba descarregada em cima da mesa, exclamava: Morremos aqui ambos". A estreia aconteceu no Teatro Politeama a 1 de Maro de 1926, numa "Rcita nica" a favor dos vendedores de jornais de Lisboa, com Alves da Cunha no papel de Senhor Milhes e Joaquim Oliveira, que tambm encenou, no de Governador Civil. Essa representao foi marcada por intrigas de bastidores, que visavam suprimir a ltima fala, a fim de"no ofender a decncia dos ouvidos das senhoras". Com efeito, o pano chegou a cair antes do final, mas, por exigncia do intrprete, voltou a subir para que a rplica em causa pudesse ento ser dita, conferindo, assim, mais impacto quilo que,

puritanamente, se queria censurar! Num contexto marcado pela degradao da vida social e poltica da Repblica, "O Doido e a Morte" contrape vacuidade ridcula do Governador Civil a crtica da mediocridade e da decadncia, atravs do discurso lcido e pleno de conscincia trgica da Vida produzido pelo alucinado Senhor Milhes. Como refere Lus Francisco Rebello, Raul Brando sentia-se atrado pelo Teatro e pelo "prestgio enorme" que, nas suas palavras, "quatro tbuas, dois ou trs farrapos de lona a cheirarem a tinta "exercem "sobre todos os homens de imaginao".

"O Doido e a Morte", elogiado por Jos Rgio e Miguel Torga, , porventura, a melhor obra de Raul Brando e reveste-se de enorme relevo no panorama teatral portugus, poca dominado pela baixa comdia, pelo drama popular, a Opereta e a Revista e tambm pelos subprodutos do Teatro Francs. Da a denncia dessa dramaturgia de fancaria, "com personagens recortadas em papelo, sentimentos empalhados, versos duros como calhaus e palavras, palavras, palavras". E o autor manifesta mesmo o seu desprezo por "um teatro artificial e intil: artificial porque (...) lhe falta humanidade e grandeza; intil, (...) porque no se apercebeu ainda que caminhamos vertiginosamente para um mundo novo que se est a gerar no tumulto e na dor da nossa poca. Um teatro para o Povo, que ele pudesse compreender e amar, Arte (...) que aproximasse os homens dos homens e os tornasse irmos". "Que importa que o drama tenha dois ou tenha mesmo um nico personagem, que o ato tenha s uma cena e dure dez minutos, contanto que nos faa bater mais rijo o corao ou nos absorva?"

Sinopse
O Governador Civil, Baltazar Moscoso, dramaturgo frustrado, tenta escrever mais uma das suas peas medocres. O contnuo Nunes avisa-o que o Senhor Milhes o vem visitar com uma carta de recomendao do ministro. Ao ser recebido, o Senhor Milhes liga a campainha eltrica da secretria a uma caixa que transporta consigo, comunicando que acaba de ativar uma bomba, a qual rebentar da a vinte minutos. Perante o desespero do Governador Civil que se v abandonado por todos, inclusive a sua mulher, D. Ana, o Senhor Milhes faz a crtica demolidora das convenes sociais e a defesa de um sentido ltimo para a Vida; o prprio Governador Civil admite ter sido a sua uma mentira. E, na iminncia da exploso, chegam dois enfermeiros, que vm buscar o Senhor Milhes, o doido. Afinal, a bomba era apenas algodo em rama e no o temido perxido de azoto, o que leva o Governador Civil a soltar um palavro entre a raiva e o alvio.

Elenco

Quatro personagens: Senhor Milhes, o Governador Civil, Baltazar Moscoso, a mulher deste, Ana de Baltazar Moscoso, Nunes, uma espcie de polciasecretrio-criado que introduz as personagens. Dois figurantes, os enfermeiros que entram na ltima cena.

Das könnte Ihnen auch gefallen