Sie sind auf Seite 1von 39

1

1.A ORAO 1.1 O QUE ORAO E QUAL A SUA IMPORTNCIA? (Filipenses 4.6; Mateus 7.7-11) a) Deus conhece todas as coisas, mas ele quer que lhe peamos. Deus no quer agir sozinho. Ele quer que seus filhos trabalhem com ele atravs da orao. PELA ORAO TRABALHAMOS COM DEUS PELO CUMPRIMENTO DE SUA VONTADE. b) Isto funciona assim: . Deus concebe a sua vontade. . Ele revela a sua vontade. . O homem pede a Deus pela sua vontade; (Mateus 6.10) . Deus cumpre a sua vontade. Este um princpio que Deus estabeleceu para cumprir sua vontade. Ele espera que seus filhos lhe peam, do contrrio a vontade de Deus no se cumprir (Isaas 45.11; Ezequiel 36.37). Devemos pedir em nome de Jesus (Joo 14.13,14; 16.23-24). Pedir no nome de Jesus pedir em lugar dele, isto , de acordo com os interesses dele; pedir o que ele pediria porque da sua vontade. 1.2. COMO JESUS ENSINOU A ORAR? a) SINCERIDADE (Mateus 6.5,6); b) SIMPLICIDADE; c) HUMILDADE (Lucas 18.9-14); d) PERSISTNCIA (Lucas 11.5-8); e) INTENSIDADE (Lucas 11.9-10), isto , com desejo intenso. 1.3.ALGUNS CONSELHOS PRTICOS. a) Orao sozinho (Mateus 6.5-6). . Tenha um tempo especfico para orao (Salmo 5.1-3). O melhor horrio para a maioria das pessoas pela manh quando existe silncio e no se comeou nenhuma atividade (Levtico 6:12; Salmo 5:3; 30:5; 59:16; 90:14; Lamentaes 3:25). . Antes de orar por qualquer assunto trate com o corao (Salmo 17:3; 19:14: 26:2; 66:18). Nossa conscincia tem que estar completamente limpa. . Faa uma lista de orao prtica e especfica, incluindo os familiares, contatos, lderes da Igreja, governantes, inimigos (aqueles que te perseguem por causa da justia) e irmos perseguidos ao redor do mundo.

b)Orao junto com os irmos (Mateus 18.19-20; Atos 2.42; 4.23-31). . Devemos ficar sensveis para perceber a direo e a carga do Esprito Santo. . Todos podemos orar por um mesmo assunto, at que tenhamos coberto todos os detalhes. . Todos devemos participar. Esse aspecto importante porque a orao da Igreja primordial para o cumprimento do propsito de Deus. Coisas importantes aconteceram quando a Igreja orava junta. Veja s: . Receberam o batismo com o Esprito Santo (Atos 2:1-4) . O lugar onde oravam tremeu durante a orao e todos foram cheios do Esprito (Atos 4:31) . Pedro foi libertado da priso (Atos 12:5-9) . Paulo e Barnab so chamados para o apostolado (Atos 13:1-4) Quando nos reunimos com outros irmos para orar se d oportunidade para a operao dos dons do Esprito. Orai sem cessar (I Tessalonicenses 5:17) No andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela orao e splica com aes de graas; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardar os vossos coraes e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6,7)

2.A PALAVRA ...Ele te humilhou, e te deixou ter forme, e te sustentou com o man, que tu no conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que nem s de po viver o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor, disso viver o homem. Deuteronmio 8.3 2.1. O QUEAPALAVRADE DEUS PRODUZ EM NS? . ORIENTAO (Salmo 119.105) . ESTABILIDADE (Efsios 4.14) . SABEDORIA (Salmo 119.99-100) . VITRIA CONTRA O PECADO (Salmo 119.11) . PAZ (Salmo 119.165)

. ESPERANA (Romanos 15.4) . REVELAO (Hebreus 4.12) 2.2. O QUE NS DEVEMOS FAZER COMAPALAVRADE DEUS? . DESEJAR (I Pedro 2.2) . TEMER COM TREMOR (Isaas 66.2) . EXAMINAR (Atos 17:11) . BUSCAR (Isaas 34.16) . GUARDAR NO CORAO (Deuteronmio 11.18; Colossenses 3.16) . PRATICAR (Joo 15.7; Tiago 1.22-25) . ENSINAR (Deuteronmio 11.19) 2.3. COMODEVEMOS LER A PALAVRA DE DEUS a) Comear pelos evangelhos. Ler, na ordem, os quatro evangelhos no mnimo duas vezes. Depois o livro de Atos, as epstolas e por ltimo Apocalipse. b) Os tipos de leitura so: . Devocional: Nesse tipo de leitura a nfase est em particularizar a Palavra, no levando em conta o aspecto histrico, doutrinrio, etc. Se l poucos versculos, meditando, ruminando a Palavra para extrair tudo para nossas vidas, em carter pessoal. . Sistemtica: Nessa tomamos a Palavra como um todo, de maneira ordenada. Deve-se ler captulos para que no se perca o contexto. c) Ler com orao, pedindo que o Esprito Santo descortine a Palavra para ns d) Memorizar as verdades centrais da Palavra e) Ler primordialmente o novo testamento pois nele esto contidas as realidades e no as sombras (Colossenses 2:16,17) CONCLUSO Devemos ter uma disciplina de leitura e meditao da Palavra de Deus. No devemos afrouxar nem um pouco nesse ponto. Quando nos distanciamos da leitura constante da Palavra de Deus corremos o risco de cair no fanatismo (na prtica observar preceitos de homens cegamente sem questionar pela Palavra de Deus) ou misticismo (interpretar a Palavra de acordo com as experincias espirituais subjetivas; espiritualidade sem fundamento). O sangue de muitos irmos foi derramado para que a Palavra de Deus conforme temos conosco pudesse ser preservada; inmeras foram as tentativas de tir-la de ns ou de ridiculariz-la, porm ela permanece como uma rocha perante tudo isso. Ns que cremos na restaurao do Senhor

temos que ser, mais do que ningum, fiis leitura constante da Palavra para que possamos receber revelao de Deus sobre a plenitude de Deus na Igreja.

3. O JEJUM 3.1. TIPOS DE JEJUM. a) NORMAL (Mateus 4.2). a absteno de alimentos slidos e lquidos (com exceo de gua), por um ou mais dias. b) ABSOLUTO (Atos 9.9; Deuteronmio 9.9; I Reis 19.8). a absteno total de comida e de gua. No deve durar muito tempo, pois prejudicial sade. O jejum de Moiss e de Elias (absoluto por 40 dias) foi sobrenatural. c) PARCIAL (Daniel 10.3). uma restrio na dieta diria, e no uma absteno completa. 3.2. PROPSITOS DO JEJUM. a) Santificao individual (Salmo 69.10; 35.13). O jejum um corretivo divino; nos prepara, quebra o orgulho e humilha a alma. b) Para que Deus nos oua (Esdras 8.21-23; Neemias 9.1-3). O jejum d poder s oraes. A orao a guerra contra as foras opositoras. O jejum expressa, aprofunda e confirma o que pedimos p/ o reino de Deus. c) Para fazer com que Deus mude a direo das coisas (Jonas 3.4-10). Aqui, a cidade prevaleceu pelo jejum e orao. d) Para soltar os cativos e derrotar a Satans (Isaas 58.6; 49.24-25). O jejum d fora e poder contra Satans. Obriga-o a soltar os homens que so seus escravos. e) Para receber revelao (Daniel 9.2-3; 21-22). constantemente de revelao de Deus para nossas vidas. Necessitamos

f) Para subjugar o corpo (I Corntios 9.27; xodo 16.3; Nmeros 11.4-5) O jejum nos ajuda a disciplinar o corpo. Os apetites do corpo so lcitos mas temos que t-los sob controle; o fsico submisso ao espiritual. CONCLUSO Alguns grupos tido como cristos dizem que o jejum parte da lei e que portanto na graa no h necessidade de jejuarmos. Isso contraria as

palavras de Jesus que diz Quando jejuardes(Mateus 6:16) e no se jejuardes. Tambm contraria as palavras do apstolo Paulo que diz em aoites, em prises, em tumultos, em trabalhos, em viglias, em jejuns (II Corntios 6:5).

4. A VIDA COM DEUS NA FAMLIA O Relacionamento da famlia com Deus fica limitado quando, ela no prioriza a comunho com o Senhor. Por isso, vamos entender qual o propsito de Deus para a famlia, e como a nossa famlia pode desenvolver sua relao com Deus. 1.O PROPSITO DE DEUS PARA A FAMLIA 1.1. DEUS O AUTOR DA FAMLIA (Gnesis 1.26-28; 2.23-24). 1.2. A FALTA DE PROPSITO NA VIDA FAMILIAR. Hoje os homens se casam sem objetivo, ou com objetivos errados (satisfao prpria, ou porque "sempre se fez assim", ou porque querem sair de casa, etc..) 1.3. QUAL O PROPSITO DE DEUS COM A FAMLIA? a) Cooperar com o seu propsito de ter uma famlia eterna. b) Amparar, formar e desenvolver o ser humano em um ambiente propcio para o seu amadurecimento fsico, mental, emocional e espiritual. c) Dar base slida a sociedade. 1.4. A PRIMEIRA CONSEQNCIA DO EVANGELHO DEVE SER RESTAURAO DA VIDA FAMILIAR. Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrvel dia do Senhor; ele converter o corao dos pais aos filhos, e o corao dos filhos a seus pais. Malaquias 4.5-6 1.5.VIVENDO A VIDA FAMILIAR COM PROPSITO. Devemos orientar a nossa vida em famlia pela palavra de Deus, buscando ajuda e orientao dos irmos, colocando alvos e metas e confiando no Esprito Santo.

2. PAPIS DOS CNJUGES: A MULHER. Disse mais o Senhor Deus: no bom que o homem esteja s; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idnea Gnesis 2.18 PAPEL DO HOMEM = CABEA PAPEL DA MULHER = AUXILIADORA 2.1. A DIGNIDADE DA MULHER. A mulher no uma ferramenta de trabalho ou um objeto, mas um ser criado por Deus, com a mesma capacidade do homem, para ajud-lo a levar adiante o propsito do Senhor. 2.2. O POSICIONAMENTO DA MULHER. A mulher deve desenvolver o seu papel sem deslocar o marido; ela d a sua cooperao, mas a deciso final do homem. As mulheres que no fazem assim esto nervosas, frustradas, insatisfeitas e infelizes.

2.3. ATITUDES BSICAS: a) Submisso As mulheres sejam submissas a seus prprios maridos, como ao Senhor; porque o marido o cabea da mulher, como Cristo o cabea da igreja... Como porm, a igreja est sujeita a Cristo, assim tambm as mulheres sejam submissas a seus maridos. Ef. 5.22-24 Mulheres, sede vs, igualmente, submissas a vossos prprios maridos, para que, se alguns deles ainda no obedecem palavra, sejam ganhos sem palavra alguma, por meio do procedimento de suas esposas, ao observarem o vosso honesto comportamento cheio de temor. I Pedro 3.1-2 b) Esprito manso e tranqilo No seja o adorno das esposas o que exterior, como frisado de cabelos, adereos de ouro, aparato de vesturio; seja porm, o homem interior do corao, unido ao incorruptvel traje de um esprito manso e tranqilo, que de grande valor diante de Deus. I Pedro 3.3-4. . A mulher que no se submete no tem um pecado, mas tem "O" pecado, a independncia, a rebelio; como Satans que no guardou o seu lugar. . Algumas mulheres no se sujeitam ao marido, e sua casa um inferno, sua vida confusa e cheia de temores; outras anulam seu marido e h uma paz aparente, mas o Senhor no est reinando na casa.. Que feio que uma mulher exigente, faladeira, sargentona!!

. Submisso no inferioridade. Somos iguais diante de Deus, mas temos funes e papis diferentes. . Pedro (I Pedro 3.3-4), no est proibindo que a mulher se arrume, mas est dizendo que a verdadeira beleza da mulher um esprito manso e tranqilo.. Para isso a mulher tem o Esprito Santo. Mas o fruto do Esprito : amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio prprio. 2.4. OUTRAS QUALIDADES E PROCEDIMENTOS a) Ser amiga e companheira (participar da vida dele) b) Saber animar, reconhecer, apoiar, estimular. c) Cuidar de sua aparncia. d) Ter boas relaes sexuais. e) Cuidar da casa. f) Ser amiga dos parentes do marido.

5. PAPIS DOS CNJUGES: O MARIDO Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabea de todo homem, e o homem o cabea da mulher, e Deus a cabea de Cristo..Porque tambm o homem no foi criado por causa da mulher; e, sim, a mulher por causa do homem. I Corntios 11.3,9 3.1. SER CABEA muito mais que dar ordens; no ser um mando, mas ser responsvel por cuidar, sustentar e guiar a famlia em direo ao propsito de Deus. 3.1.1.DOIS PERIGOS: a) No assumir a posio ( irresponsvel, comodista, preguioso, medroso). b) Assumir com excesso de autoridade (machista, mando, absorvente, cabeudo). 3.2. ATITUDE REQUERIDA: AMOR Maridos, amai vossas mulheres, como tambm Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de gua pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mcula, nem ruga, nem cousa semelhante, porm santa e sem defeito. Efsios 5.22-25 Maridos, amai as vossas esposas, e no as trateis com amargura. Colossenses 3.19 Maridos, vs, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo considerao para com a vossa mulher como parte frgil, tratai-a com

dignidade, por isso que sois juntamente herdeiros da mesma graa de vida, para que no se interrompam as vossas oraes. I Pedro 3.7 3.3. AMAR : a) Se entregar por ela: Cuidar da casa, cuidar da famlia, no deixar a mulher sobrecarregada, servi-la, sustent-la, evitar conflitos, pedir perdo quando errar, cuidar das finanas, etc... b) Santific-la: Edific-la, ser lder espiritual, lev-la a amar a Deus. c) Apresent-la a si mesmo sem mancha e sem ruga: Conhecer suas necessidades de ser animada, elogiada, tratada com carinho, de ser protegida como um vaso frgil, de ser ouvida, de se sentir atrativa, de romance, etc. 4. A EDUCAO DOS FILHOS. E vs, pais, no provoqueis vossos filhos ira, mas criai-os na disciplina e na admoestao do Senhor. Efsios 6.4 O que os pais devem dar aos filhos? 4.1. AMIZADE: isto : a) Dar ateno (para que se sinta importante) b) Dar ouvido (para que saiba que amado) c) Dar tempo (para brincar, passear, conversar) d) Dar carinho (abraar, beijar, falar que os amamos) 4.2. INSTRUO. isto , ensinar a: a) Temer a Deus (falar do juzo de Deus) b) Confiar em Deus (falar do amor e cuidado de Deus) c) Ser verdadeiro (nunca mentir) d) Ser grato a Deus (pela casa, roupa, comida, escola, etc) e) Ser amvel com as pessoas (cumprimentar, abraar, pedir licena, "por favor", "obrigado") f) Ser responsvel (fazer tarefas, guardar brinquedos, limpar sujeira que fazem, manter o quarto arrumado, etc) g) Ser manso (no gritar, espernear, etc) h) Ser obediente (obedecer sempre e imediatamente)

i) Ser higinico (cuidar do corpo, dentes etc...) j) Sade (comer de tudo, verduras, frutas, praticar esporte). 4.3. EXEMPLO. a) No adiantar nada instruir se os pais no so exemplo. b) H mulheres que no se submetem ao marido e querem a obedincia dos filhos. H homens que no tratam suas esposas com carinho e respeito e os filhos ficam amargurados. 4.4. DISCIPLINA. a) A disciplina uma ordem do Senhor. Castiga a teu filho enquanto h esperana, mas no te exceda a ponto de mat-lo. Provrbios 19.18 A estultcia est ligada ao corao da criana, mas a vara da disciplina a afastar dela. Provrbios 22.15 No retires da criana a disciplina, pois se a fustigares com a vara, no morrer. Tu a fustigars com a vara e livrars a sua alma do inferno. Provrbios 23.13-14 A vara e a disciplina do sabedoria, mas a criana entregue a si mesma vem a envergonhar a sua me. Provrbios 29.15 Quanto ao perverso, as suas iniqidade o prendero, e com as cordas do seu pecado ser detido. Ele morrer pela falta de disciplina. Provrbios 5.23 b) Porque os pais no disciplinam? Por preguia, temores, ignorncia, influncia do mundo (psicologia do mundo). c) Quando deve disciplinar? . sempre que desobedece aos pais. . sempre que mente. . sempre que trata outros com crueldade, desprezo ou malcia. . sempre que faz manha, gritaria, cara feia, reclamao. d) Como disciplinar? . levar para o quarto (no na frente de outros). . conversar (explicar o motivo) . sem ira (sem gritaria, sermes, ameaas) os pais devem permanecer calmos e tranqilos.. . aplicar a vara (deve doer. Se no doer no adianta). . no permitir que esperneie nem se rebele contra a disciplina; deve aprender a receber a vara. . depois, deve haver consolao; abraos, beijos, orao, confisso a Jesus.

10

. se ele ofendeu algum, deve pedir perdo.

6 .ARELAO SEXUAL 5.1. COMO DEUS V O SEXO? A relao sexual no algo feio ou sujo, mas algo belo que Deus criou. Quo formosa, e quo aprazvel s, amor em delcias! Esse teu porte semelhante a palmeira, e os teus seios a seus cachos. Dizia eu: Subirei a palmeira, pegarei em seus ramos. Sejam os teus seios como os cachos da vide, e o aroma da tua respirao, como o das mas. Os teus beijos so como o bom vinho, vinho que se escoa suavemente para o meu amado, deslizando entre seus lbios e dentes. Cantares 7.6-9 As muitas guas no poderiam apagar o amor, nem os rios afog-lo; ainda que algum desse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado. Cantares 8.7 5.2. ONDE EST A IMPUREZA? Deus considera impura toda a relao sexual fora do casamento, bem como toda a anormalidade sexual. No vos enganeis: nem impuros, nem idlatras, nem adlteros, nem afeminados, nem sodomitas...herdaro o reino de Deus. I Corntios 6.9-10 Pois esta a vontade de Deus, a vossa santificao: que vos abstenhais da prostituio.. I Tessalonicenses 4.3-7 5.3. QUAL NOSSO DEVER? O marido conceda esposa o que lhe devido, e tambm semelhantemente a esposa ao seu marido. A mulher no tem poder sobre o seu prprio corpo, e, sim, o marido... I Corntios 7.3-5 a) Devemos buscar a satisfao sexual do nosso cnjuge. b) Marido e mulher pertencem um ao outro. c) Se negar a ter relaes sexuais muito grave porque leva o cnjuge a ser tentado por Satans. d) Conselhos: . Dialogar sobre sexo para que os dois cheguem a satisfao sexual plena. . Cuidar muito com a limpeza: banho, barba, depilao etc.

11

. Procurar irmos mais maduros e buscar orientao mais detalhada. 6. COMPORTAMENTO DOS FILHOS. Honra a teu pai e a tua me, para que se prolongue os teus dias na terra.... xodo 20.12 Honra a teu pai e a tua me...para que v bem, e sejas de longa vida sobre a terra. Efsios 6.2-3 6.1. O QUE HONRAR PAI E ME? a) ouvir a instruo dos pais. (Provrbios 1.8; 4.1-10; 5.1-7; 7.24; 13.1; 19.27; 23.19,22). Somente dois destes textos no explicam porque deve-se ouvir os pais. Obs.: para ouvir necessrio dar tempo. b) O filho sbio ouve a instruo do pai, mas o escarnecedor no atende repreenso. Provrbios 13.1 c) obedecer aos pais. Voluntariamente fazer com que sua instruo seja cumprida em minha vida. Alguns s obedecem aos pastores; a obedincia deve se manifestar amplamente. Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois faz-lo grato diante do Senhor. Colossenses 3.20 d) amar os pais. Ser gratos a eles. (Quanto um pai e uma me do!!). Tratar com carinho, palavras agradveis de reconhecimento, abraos, cartes, pequenos servios de ajuda em casa. e) compartilhar minha vida com eles. Falar das minhas aspiraes quanto ao estudo, trabalho etc., abrir meu ntimo, falar de mim. f) sustent-los. Ajuda financeira, tarefas caseiras, cuidado quando esto doentes, acolhida quando so idosos. 6.2. EXEMPLOS. a) Jos (Gnesis 47.12); sustento. b) Davi (I Samuel 22.3): moradia. c) Salomo (I Reis 2.19); respeito. d) Eliseu (I Reis 19.20); carinho. e) Recabitas (Jeremias 35.6-8); obedincia. f) Jesus (Lucas 2.51; Joo 19.26-27); submisso e cuidado. 6.3. PERIGOS. a) Aquele que amaldioar pai ou me morrer. xodo 21.17;Levtico 20.9 b) Quem desprezar pai ou me ser maldito. Deuteronmio 27.16

12

7. NOIVADO E PREPARO PARA CASAMENTO. 7.1 A SERIEDADE DO CASAMENTO. O casamento deve ser encarado com muita seriedade porque para toda a vida; Deus no admite divrcio e um segundo casamento. Isto adultrio. Ento respondeu ele: no tendes lido que o criador desde o princpio os fez homem e mulher, e que disse: Por esta causa deixar o homem pai e me, e se unir a sua mulher, tornando-se os dois uma s carne? De modo que j no so mais dois, porm uma s carne. Portanto, o que Deus ajuntou no o separe o homem. Mateus 19.4-6 Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultrio; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido, tambm comete adultrio. Lucas 16.18 7.2 O COMPROMISSO PARA CASAMENTO No reino de Deus no h namoricos para experincia; estas brincadeirinhas de jovens apaixonados mas sem compromisso nenhum. Qualquer relao que no for de total compromisso para casamento deve ser de pura amizade e nada mais. 7.3 QUEM PODE SE COMPROMETER? a) Antes de achar a pessoa certa com quem se casar, voc tem que ser a pessoa certa com quem algum se case. b) necessrio maturidade fsica (ele, + ou - 21 anos; ela, + ou - 18 anos). c) necessrio que ele tenha recursos para sustentar uma famlia. No depende dos pais para sustento ou moradia. d) necessrio maturidade emocional . ele: seguro, capaz, responsvel, cumpridor, trabalhador. . ela: submissa, ajudadora (em casa), mansa (tratvel), ordeira, fiel, discreta, recatada. e) necessrio maturidade espiritual: . compromisso slido com Cristo. . amor a Deus e aos irmos. . crescimento na palavra e no discipulado . algum que quer casar para servir melhor ao Senhor. 7.4 COMQUEMSE COMPROMETER? a) Antes de se comprometer, passar por um tempo de observao, desenvolvendo amizade para ver se ele ou ela est qualificado.

13

b) No se deixar levar por paixes ou sentimentalismo. c) Buscar orientao com os discipuladores, lderes e pastor. d) Buscar a concordncia dos pais. 7.5. COMOSE COMPORTAMQUANDO J ESTO COMPROMETIDOS? Fugi da impureza! Qualquer outro pecado que a pessoa cometer fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o prprio corpo. Acaso no sabeis que o vosso corpo santurio do Esprito Santo.... I Corntios 6.18-19 Mas a impudiccia e toda a sorte de impurezas, ou cobia, nem sequer se nomeie entre vs, como convm a santos. Efsios 5.3 Porque esta a vontade de Deus, a vossa santificao; que vos abstenhais da prostituio e que cada um de vs saiba possuir o seu prprio corpo.... I Tessalonicenses 4.3-7 a) A excitao (por carcias e beijos) no algo que tem objetivo em si mesma, mas um meio, cujo objetivo chegar ao clmax da relao sexual (o orgasmo). b) Porque vamos comear algo que no podemos terminar? c) Os noivos no so casados; devem tratar-se como irmos, com toda a pureza. d) No permitido nenhum contato que provoque excitao ou sensualidade. H algum contato que no provoque isto? Ter muito cuidado. Algumas vezes, um s olhar j "derrete". e) No ficar sozinhos. Manter-se sempre acompanhados.

8. O AMOR H diversos aspectos de amor, ou seja, o amor de Deus, o amor a Deus, o amor ao prximo, o amor entre esposo e esposa, o amor ao inimigo, etc. . Mas o tema que nos interessa, o que Estamos estudando o amor fraternal, isto , o amor entre irmos. Jesus disse que o que sobressairia na comunidade dos discpulos seria o amor entre si, nisto conhecero que sois meus discpulos se tiveres amor uns pelos outros (Joo 13:55). Este o mandamento principal e fundamental entre irmos. O contrrio do amor no

14

necessariamente o dio, mas o egosmo que leva ao individualismo. O egosmo se manifesta por um cuidado excessivo por mim mesmo e desinteresse pelos demais. Nota-se isto quando todos os afetos e esforos convergem para si mesmo. Por outro lado, amar dar-se, entregar-se, o que nos leva a vida comunitria. 1.1. O QUE AMA EST CUMPRINDO A LEI Quando perguntaram a Jesus (Mateus 22:36-40). Mestre, qual o grande mandamento da lei?. Jesus respondeu, resumindo todos os mandamentos em somente dois: amar a Deus e amar ao prximo. O fato que os dez mandamentos se dividem da seguinte maneira: os primeiros quatro se conferem a deveres para com Deus e os seis restantes dizem respeitos aos meus semelhantes. Em relao a Deus, o mais importante amar-lhe com todo o meu ser, e em relao ao nosso prximo o mandamento maior tambm AMAR-LHES. No que os demais mandamentos no so importantes, mas se verdadeiramente amo meu prximo no furtarei, no o desonrarei, no lhe mentirei, no cobiarei, no lhe matarei, no adulterarei, etc. Paulo declara: Porque toda a lei se cumpre nesta palavra: Amars a teu prximo como a ti mesmo (Glatas 5:14,15). Tambm diz: O que ama ao prximo tem cumprido a lei (Romanos 13:8-10). Como tambm o que ama a seu prximo, no s evitar fazer-lhe mal, mas principalmente far-lhe- o bem. Deste conceito surgiu o dito de Santo Agostinho: ame a teu irmo e faze o que quiseres. 1.2. O MANDAMENTO NOVO E PRINCIPAL QUE JESUS ENSINOU Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros como vos tenho amado, assim amai uns aos outros (Joo 13:34; 15:12,17; I Joo 2:7-10; 3:23). Por que este um mandamento novo? Moiss j havia dito: Amars ao teu prximo como a ti mesmo (Levitico 19:18). O novo do mandamento de Jesus consiste em que nos amemos COMO ELE NOS AMOU. Jesus a encarnao do amor. Nunca ningum pode dizer: Ame assim como eu lhe amo. Jesus a medida e expresso concreta, prtica e visvel do amor. Seus discpulos puderam apreciar o amor em uma dimenso prtica e no em definies tericas. Jesus nos atinge e transforma a vida com este mandamento:

15

DEVEMOS AMAR NOSSOS IRMOS COMO JESUS NOS AMOU. Podemos dizer: da mesma maneira, com o mesmo interesse, com a mesma fora, com a mesma plenitude, com o mesmo esprito, com as mesmas implicaes, com o mesmo compromisso (Joo 3:16 e I Joo 3:16)., recordemos que o propsito de Deus que sejamos iguais a Jesus em tudo. O rasgo principal e que sobressai na vida e carter de Jesus o seu amor para conosco. um mandamento: o que se faz com um mandamento? Simplesmente se obedece. Cristo no apela a nossos sentimentos, mas a nossa vontade. Se o amor ao meu irmo se baseasse nos meus sentimentos seria um amor dbil e flutuante. Determino amar a meu irmo em obedincia ao Senhor; um mandamento e eu obedeo; na obedincia rompe-se o poder que j estava dentro de mim pelo Esprito. Depois os sentimentos seguiro a minha ao. Na obedincia com f se desata a beno de Deus. (Tiago 1:26,27 / Mateus 5:21-22 / Romanos 12:10 / Colossenses 3:14/ I Tessalonicenses 4:9 / I Pedro 2:17 ; 3:8 / Hebreus 13:1 / II Joo 5,6 / I Tessalonicenses 5:12-22). 1.3. AQUELE QUE NO AMA A SEU IRMO PERMANECE EM TREVAS E MORTE O amor a nosso irmo a prova de nossa permanncia em Cristo. o teste que demonstra se estamos na vida do Senhor ou em trevas. A primeira epstola de Joo muito clara e objetiva neste respeito: Leiamos com cuidado I Joo: 2:9-11 o que aborrece a seu irmo est em trevas 3:10,11 o que no ama a seu irmo no de Deus 3:14 o que no ama a seu irmo permanece na morte 3:15 todo aquele que aborrece a seu irmo homicida 4:7,8 todo aquele que ama nascido de Deus e conhece a Deus 4:12 se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em ns 4:20,21 se algum diz: amo a meu irmo e o aborrece, mentiroso. impossvel seguir a Cristo e no amar a seu irmo, a qualquer irmo, a todos os irmos. 1.4. O AMOR A NICA MOTIVAO LEGTIMA PARA A PRTICA DA VIDA CRIST Se tivesse todos os dons e a maior consagrao e sacrifcio e no tenho amor, nada sou e isso de nada serve (I Corntios 13:1-3). Isto : o verdadeiro e genuno amor deve ser nossa mais ntima motivao em cada coisa, em cada ao. Deus no nos mede pelas aes exteriores, nem pela operao dos dons, ele no olha unicamente para a intensidade de nossos esforos e sacrifcios pelos irmos, mais ele olha os nossos coraes para ver se o que nos move em nossas aes o amor de Deus. Os servios e aes mais sagrados como orar, jejuar, dar esmolas, pregar, profetizar, etc., podem vir de motivaes impuras tais como ostentao, vanglria, disputas etc. . Se a

16

profunda inteno do corao no AMOR, o que fao no tem valor, vaidade. Muitas vezes normal ter uma mistura de motivaes, por isso que precisamos freqentemente da operao da cruz em nosso homem interior para que, despojados de toda inteno natural, estejamos imbudos e motivados pela vida de Cristo em ns e o amor de Cristo governe nossas aes. A operao da cruz deve preceder, acompanhar e penetrar nossas intenes em cada coisa que fazemos (I Corntios 13:4-7). 1.5. O AMOR FRUTO DO ESPRITO 1.5.1. O IMPOSSVEL Recordemos que o novo mandamento de Jesus : Que vos ameis uns aos outros COMO EU VOS AMEI. Esta a pergunta chave: Quem de ns pode amar a seu irmo como Jesus nos amou? Este um mandamento humanamente impossvel, pois somos por natureza egostas, amamo-nos a ns mesmos demasiadamente. 1.5.2. O IMPOSSVEL TORNOU-SE POSSVEL Cristo a encarnao do amor. Ele trouxe o verdadeiro amor ao mundo. Aqui est um homem que habitou entre os homens sem a herana admica pecaminosa, mas o prprio Deus feito homem, e Deus amor. O amor de Deus habitava em Sua plenitude, em um homem: Jesus. Ele havendo demonstrado o que o amor com sua vida e obra, finalmente se fez um com o nosso pecado (II Corntios 5:21). E, quando morreu na cruz o fez matando nosso velho homem. Uma nova criao emergiu no dia da ressurreio para dar essa vida nova a muitos e dar assim aos homens a possibilidade de vencer, pela f essa herana admica. O Esprito Santo veio para comunicarnos a vida de Cristo, para formar Jesus em ns com toda a sua capacidade de amar. por isso que Paulo diz em (Cl 5:22-23): Mas o fruto do esprito AMOR, gozo, paz, pacincia, benignidade, bondade, f, mansido, temperana; contra tais coisas no existe lei. O Esprito nos deu a capacidade de amar. Aleluia. De amar como a Jesus. Deu-nos o prprio Jesus. Notemos que amor aparece encabeando a lista e, ainda em outras passagens englobando todas as demais coisas. A manifestao fundamental do Esprito em ns o AMOR. 1.5.3. PODEMOS AMAR COMO JESUS AMOU Quando Cristo manda que amemos como Ele amou, est pedindo algo impossvel de conseguir por ns mesmos, mas Paulo nos diz que o que era impossvel por causa da nossa debilidade Deus fez possvel o cumprimento pelo Esprito. A lei do Esprito de vida em Cristo me livrou da lei pelo pecado do egosmo. Agora tenho em mim uma nova fora, a vida de Cristo. Tenho a capacidade de amar como Jesus amou, porque estou livre da lei do pecado, porque morri para ela, agora no vivo eu, mas Cristo vive em mim (Glatas 2:20). J no sou eu quem tenta amar, Cristo quem ama em mim. A lei do

17

Esprito de vida me livrou da lei do egosmo e enche-me com uma nova lei: a lei do amor. O amor no uma nova lei, mas uma graa (capacitao), uma ddiva. Sim, um mandamento porque revela a vontade de Deus, mas uma graa porque fruto do Esprito. 1.5.4. SEUS MANDAMENTOS NO SO PENOSOS Satans, primeiro quer fazer crer que impossvel amar como Jesus, de qualquer maneira, e uma vez que somos libertos dessa mentira pela verdade de Deus, faz-nos crer que se bem que possvel, muito difcil amar como Jesus amou. A palavra nos declara: Seus mandamentos no so penosos. (I Joo 5:3). Justamente esta epstola onde mais se fala de amor ao irmo, at dar a vida ao irmo, onde se fala que os seus mandamentos no so penosos. Seu jugo fcil porque Ele no s ordena, mas ajuda a cumpri-lo. No s nos mostra a Sua vontade, mas nos capacita a faz-la. O AMOR DE DEUS foi derramado em nossos coraes pelo Esprito que nos foi dado (Romanos 5:5 / II Timteo 1:7 / Filipenses 4:13). Ele nos capacitou com o amor de Deus, no com o nosso para amar como Jesus. 1.6. ESTE AMOR FLUI DE UM CORAO SINCERO E PURIFICADO Como amor fruto do Esprito Santo se o meu corao no est limpo, o esprito no flui e portanto o amor no flui tambm. Em (I Timteo 1:5) Paulo fala do amor fraternal no fingido. Quando nosso corao no est bem com Deus muito comum praticar o amor fingido, exteriorizaes sem vida nem realidade. As Relaes Pblicas tem muito disso. Confessemos todo pecado, rejeitemos as obras da carne, vivamos no Esprito para que o Seu amor flua em ns livremente. 1.7. O AMOR DEVE ENVOLVER E ABUNDAR CADA VEZ MAIS EM NS (Filipenses 1:9 / I Tessalonicenses 3:12 ; 4:9-10). Tudo o que tem vida cresce e se desenvolve. O amor a vida de Cristo em ns tem que crescer. A medida que conhecemos a verdade de Deus e medida em que conhecemos os nossos irmos e sua necessidades, iremos crescendo em amor. Tambm iremos desenvolvendo maneiras prticas de amar. Pela renovao de nosso entendimento, iremos sendo transformados at o fim; nosso carter, nossa conduta, nosso estilo de vida, nossas aspiraes, a administrao de nossos bens e talentos; tudo ir se modificando para chegar a ser autntica demonstrao do AMOR DE DEUS derramado em nossos coraes. Que toda a nossa vida possa resumir-se dizendo que temos disposto toda ela em favor de nossos irmos. Como Cristo. 1.7.1. APLICAO PRATICA A aplicao prtica deste tema servio. O estar juntos a forma que Deus nos d de praticar o amor servindo uns aos outros. Portanto, os dois prximos temas esto intimamente ligados a este:

18

AMOR ESTAR JUNTOS SERVIO No grego do N.T. o grfico aparece assim: AGAPE = AMOR /KOINONIA = ESTAR JUNTOS / DIAKONIA = SERVIO

9. AUTORIDADE E SUBMISSO. 4.1.A IGREJA UMA CASA DE OBEDINCIA. O reino de Deus pe fim a nossa independncia e nosso individualismo. Na igreja no h democracia, mas teocracia. Democracia o governo do povo, pelo povo, e para o povo; mas a igreja no do povo, de Deus. Portanto, na igreja temos uma teocracia: governo de Deus Romanos 11.36. No pecado ns ramos rebeldes a Deus (independentes de Deus) Efsios 2.3, e ramos individualistas (independentes dos homens) Judas 8; mas, agora, batizados em Cristo Jesus, estamos debaixo da autoridade e do governo de Deus -I Pedro 3.15. 4.2. DEVEMOS NOS SUBMETER a) Aos pastores e presbteros (I Tessalonicenses 5.12-13; Hebreus 13.17); b) Aos demais lderes e discipuladores (I Corntios 16.16); c) Nas juntas de companheirismo (Efsios 5.21). 4.3. COMO SUBMETER-SE a) Procurando ajuda e conselho nas juntas de companheirismo; b) Procurando ajuda e conselho no discipulador, lder ou pastor; acatando conselhos e orientaes; c) Me sujeitando a correes e admoestaes; sendo tratvel e malevel; d) Confessando os pecados.

10. SOLUCIONANDO CONFLITOS 5.1.QUANDO PECAMOS E OFENDEMOS UM IRMO. Ao saber que um irmo est ofendido devemos procur-lo (Mateus 5.23-24). 5.2. QUANDO ALGUM IRMO PECA (Lucas 19.16-18) 5.2.1. NO DEVEMOS a) Contar a outros: isto mexerico (v. 16); b) Calar e ficar aborrecidos (v.17); c) Guardar rancor e ressentimento (v.18);

19

d) Agir sem ouvi-lo primeiro; e) Julg-lo (isto , conden-lo -Mateus 7.1-2). 5.2.2. MAS DEVEMOS a) repreend-lo (v.17); b) corrigir com brandura (Glatas 6.1) c) orar por ele (1Jo 5.16). 5.3. QUANDO ALGUM IRMO PECA CONTRA NS (Mateus 18.15-17; Mateus 18.21-22). a) Como no caso anterior, no devo calar, nem guardar rancor, nem contar a outros, mas: argi-lo e repreende-lo a ss (v.15); b) Se ele no aceitar devo procurar a ajuda de um ou dois irmos (v.16); c) Se ainda no aceitar, devo deixar o caso com a igreja (v.17). Mas o importante manter o perdo (v.21.22) (Efsios 4.32).

12. A VIDA COM DEUS PESSOAL 1. A IMPUREZA SEXUAL Este um dos pecados mais dominantes da nossa sociedade. J que este pecado to comum e aceito por tantas pessoas quase como uma norma de vida, necessrio que, como cristos, nos conscientizemos da clara orientao da Palavra de Deus. a) DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER E AUTOR DO SEXO. (Gnesis 2.2025; 1.27-28) O sexo e a relao sexual so puros e santos dentro do marco do sublime propsito de Deus. Segundo o relato bblico, a mulher foi feita de uma parte fsica do homem. H, pois, uma afinidade natural entre os dois sexos desde o princpio. Deus ps entre os dois uma atrao mtua. Isto normal e constitui uma lei natural em todas as raas. Evidentemente esta atrao entre os dois sexos foi dada por Deus, tanto para a felicidade do ser humano como tambm para a procriao da raa.

20

Por ser uma relao to dinmica e poderosa, e para evitar abusos e conseqncias tristes, Deus fixou limites claros que devemos respeitar inquestionavelmente. b) AS RELAES SEXUAIS SO RESERVADAS UNICAMENTE PARA A VIDA MATRIMONIAL. A passagem referida em Gnesis mostra que a relao normal de monogamia. Tambm uma relao vitalcia, indissolvel. Dentro do casamento, a relao sexual pura, santa, normal, prazeirosa, legtima (I Corntios 7.2-5; 7.10-17; Provrbios 5.15-23). Deve ser desprovida de atitudes abusivas, egostas, anormais. Cada homem deve ter sua prpria esposa (a menos que Deus lhe tenha dado o dom de continncia) e conformar-se, limitando-se, quanto a contatos sexuais, estritamente a ela. O corpo de cada parte do matrimnio est sob o domnio da outra parte (isto se aplica a ambos os sexos, acaba o machismo e o feminismo). Deve haver disciplina sexual. A continncia no impossvel ao homem (I Corntios 7.24). c) TODA RELAO SEXUAL FORA DO CASAMENTO (adultrio e fornicao). PROIBIDA POR DEUS E SER JULGADA. (I Co6:9; Gl 5:19; Ef 5:3-5; I Te4:7; Hb13:4; Mt 19:9) Ainda que sejam noivos e comprometidos, a relao entre o casal prejudicial e proibida. Jesus condenou os desejos impuros, as paixes desordenadas, os olhares e intenes cobiosos, sugestivos (Mateus 5.2728). Verifiquemos o que o apstolo Paulo ensinou em I Corntios 6.13-20: -(v 13): Nossos corpos so para o Senhor. -(v 15): Nossos corpos so membros do corpo de Cristo: FORNICAO DE MODO ALGUM -(v 19): Nossos corpos so templo do Esprito Santo; no somos de ns mesmos. Eis um mandamento claro do apstolo: - (v 18): FUGI DA IMPUREZA! do ato, da ocasio, do pensamento e da inteno, dos lugares de tentao, das amizades e outras coisas que provoquem a imaginao, ou que levem a ceder diante da tentao: revistas, livros ou filmes pornogrficos ou sugestivos, alguns programas de TV, vestimentas provocantes, brincadeiras maliciosas, etc.

21

- (v 20): Glorificai a Deus em vossos corpos e em vossos espritos, os quais so de Deus. d) DEUS CONDENA TODO ABUSO OU USO ANORMAL DO SEXO. (Romanos 1.18-32; Apocalipse 21.3,27) Salientamos alguns desses usos INCORRETOS: . Incesto: contato sexual entre parentes prximos (Deuteronmio 27.22) .Homossexualismo: pecado sexual entre pessoas do mesmo sexo, chamado lesbianismo entre as mulheres (Levtico 18.22; Romanos 1.26-27. . Masturbao: auto-excitao com o fim de produzir prazer. Baseia-se no egosmo e na morbidez (estado doentio). No cumpre o propsito do sexo. . Bestialidade: relao sexual entre um homem e um animal (xodo 22.19; Levtico 18.23-24). . Sodomia: relao sexual antinatural, de diferentes formas. . Efeminado: conduta do homem que se assemelha mulher (I Corntios 6.9). A IGREJA TEM O DEVER DE MANTER-SE PURA E, SE NECESSRIO, DISCIPLINAR OS MEMBROS QUE INCORREREM NESSES PECADOS - I Corntios 5 Devemos ser realistas e sbios e situar-nos diante da real necessidade das pessoas da nossa congregao. A impureza sexual corrompe o ser humano mais rapidamente do que qualquer outro pecado. Jesus e os primeiros apstolos acharam por bem dar instrues claras e fazer advertncias sobre o assunto. O sangue de Cristo limpa de todo o pecado quando este for confessado e abandonado (I Corntios 6.9-11; II Corntios 2.5-11; I Joo 1.9). f) COMO ASSEGURAR A PUREZA SEXUAL? 1) Ter sempre presente que o corpo do Senhor e, portanto, sagrado (I Corntios 6.13). 2) Ter cuidado com os olhos. 3) Cuidar com a imaginao, especialmente quando se est s. 4) Cuidar com as palavras sugestivas ou de sentido duplo. 5) Cuidar com os gestos. 6) No alimentar os desejos carnais. Para jovens, especialmente, o trabalho manual duro e os esportes fsicos at o cansao so bons neste sentido. Um corpo ativo e uma mente ocupada dignamente so fatores muito positivos na luta contra impureza (Salmo 119.9).

22

13. O MATERIALISMO, A AVAREZA Por materialismo aqui nos referimos ao uso corrente do termo no meio cristo, ou seja, uma desmedida preocupao pelos bens materiais, sua posse e aquisio, supondo que isso o essencial da vida em detrimento da vida espiritual. Tambm atenta contra um sentido cristode justia social. A mesma conotao encontrada nas palavras avareza e cobia. A atitude materialista, vara ou cobiosa condenada energicamente pela Palavra de Deus. Marcos 7.20-23; Lucas 12.15; Romanos 1.29; Efsios 5.3; Colossenses 3.5; I Timteo 6.6-10; Hebreus 13.5; II Corntios 8.9. 2.1. O HOMEM SE TORNA MATERIALISTA AO CRER EM TRS MENTIRAS: . Cada pessoa dona do que possui; . A vida do homem consiste na abundncia de bens que possui; . O homem pode dispor a seu modo do que possui, seja isto adquirido por herana, trabalho, capacidade, vivacidade, engano ao prximo etc. Essas mentiras so do diabo, o pai da mentira, e tm colocado o homem no caminho da cobia e da avareza. O homem est adormecido, no tem conscincia desses pecados uma vez que creu nessas mentiras. 2.2. A AVAREZA DESTRI O HOMEM. A avareza filha do egosmo. idolatria (Colossenses 3.5; Efsios 5.5; Mateus 6.24) e o amor ao dinheiro a raiz de todos os males: mentiras, enganos, subornos, injustias, roubos, rixas, inimizades (I Timteo 6.6-10). A cobia o desejo desordenado de possuir coisas e riquezas com o fim de satisfazer as exigncias egosticas da vida (Mateus 13.22). Os avarentos no podem herdar o reino de Deus (I Corntios 6.10). A publicidade e a propaganda comercial apelam constantemente e exploram a cobia do corao do homem (I Joo 2.16-17). Resumindo, especificamente, podemos dizer que a avareza: . Impede o homem de usar tranqilamente, com liberdade e com alegria, os bens que possui (Eclesiastes 1.3-10). . Faz o homem duro e insensvel para com os seus semelhantes (I Samuel 25.10-11; Neemias 5.1-12). . Converte o homem em escravo do dinheiro (Mateus 6.24; Lucas 16.13).

23

. Faz o homem cair em idolatria (Efsios 5.5). . Atormenta o homem com desejos insaciveis de aumentar suas riquezas. . Faz o homem suscetvel aos subornos na administrao da justia (xodo 18.21; Salmo 15.5) . Leva o homem a trair os seus e a oprimir aos dbeis (Provrbios 30.14); . Leva o homem a reter ou atrasar os pagamentos de seus assalariados (Tiago 5.1-5). Nas listas de pecados que se acham no Novo Testamento, primeiro aparecem os que dizem respeito ao sexo e em segundo lugar a avareza. Paulo os pe no mesmo nvel de idolatria (Colossenses 3.5). Por tudo isso Deus reprova os varos: ver os casos de Ac (Josu 7); Nabal (I Samuel 25); Giazi (II Reis 5.20-27); Judas (Joo 12.6; Mateus 26.14-16); Ananias e Safira (Atos 5.1-11). A palavra de Deus nos orienta respondendo com clareza as trs mentiras bsicas citadas anteriormente: 1a. resposta -Jesus o dono e Senhor de tudo o que possumos (Filipenses 2.11; Atos 4.32; Lucas 14.33). 2a. resposta -A vida do homem no consiste na abundncia dos bens que possui (Mateus 4.4; Lucas 12.15). 3a. resposta - melhor dar que receber (Atos 20.35). Podemos dizer que a vontade de Deus : a) que trabalhemos (II Tessalonicenses 3.6-15). b) que prosperemos (III Joo 2). c) honradamente (I Timteo 3.3; I Tessalonicenses 4.11,12) d) no p/ acumular tesouros sobre a terra (Mateus 6.19-21; Lucas 12.32,34) e) mas para termos o necessrio (I Timteo 6.6-10; I Tessalonicenses 4.1112)

24

f) e para termos com o que ajudar os necessitados (Efsios 4.28; I Timteo 6.17; I Corntios 16.1-2; Atos 20.35) g) nunca pondo os nossos interesses acima do reino de Deus (Mateus 6.1934).

14. A RAIVA E A IRA 3.1. A raiva uma emoo violenta de carter penoso, geralmente caracterizada na Bblia como um grave pecado (Mateus 5.22; Efsios 4.31; Colossenses 3.8), ainda que algumas vezes ocasionada por um justo motivo (Efsios 4.26). Neste caso, o apstolo Paulo adverte sobre o perigo de passarse facilmente para o injusto e pecaminoso. A raiva (ou ira) uma obra da carne (Glatas 5.19-20), um impulso, ou hbito, procedente da velha maneira de viver (Colossenses 3.5-9), da qual devemos despojar-nos.

3.2. A IRA DANINHA E PECAMINOSA. Gera contendas, ofensas, gritarias, blasfmias, pleitos, inimizades, homicdios (Efsios 4.31; Colossenses 3.8; Tiago 3.13,18; Salmo 37.8; Eclesiastes 7.9). o pecado que atenta contra o amor ao prximo (I Corntios 13.5; Provrbios 22.24-25). Cristo denuncia a ira como um pecado grave e digno de juzo (Mateus 5.21-25). 3.3. COMO LIVRAR-NOS DA IRA. a) Devemos nos despojar do velho homem com seus feitos e revestir-nos do novo (Colossenses 3.8-15). b) Devemos fazer morrer, pelo Esprito, as obras da carne (Colossenses 3.5; Romanos 8.13). c) Cada vez que incorremos neste pecado devemos confess-lo sem deixar passar o tempo (Efsios 4.26-27; I Joo 1.9; 2.9). d) Devemos reconciliar-nos com as pessoas afetadas e com Deus (Mateus 5.22-26). De outro modo a nossa comunho fica prejudicada (I Timteo 2.8; I Pedro 3.7). 3.4. A ATITUDE CORRETA DO DISCPULO. a) O fruto do Esprito o amor, paz, pacincia, etc (Glatas 5.22-23).

25

b) O Esprito Santo opera em nossas vidas transformando nosso carter a fim de que sejamos semelhantes a Cristo (II Corntios 3.18). Ele nos faz pacientes, amveis (II Timteo 2.24), mansos (I Timteo 3.3). c) Devemos reagir com amor frente a injustias (I Pedro 3.8-18).

15. O VOCABULRIO PERVERTIDO O Senhor Jesus Cristo disse: porque a boca fala do que est cheio o corao(Lucas 6.43-45). A fala uma faculdade diferenciada do ser humano (os animais no falam). a expresso do nosso esprito, com ela expressamos nossas reaes, sentimentos, idias, desejos, pensamentos, etc. Alm disso, o modo e o tom com que falamos normalmente refletem o nosso estado de nimo, o estado de nosso ser interior (dizemos normalmente porque podemos algumas vezes falar fingidamente). J que o falar a nossa principal forma de expresso, a maioria dos pecados que cometemos com a boca. Muitos outros pecados so tambm acompanhados por uma expresso verbal. 4.1. UM SINTOMA DE DECADNCIA. A forma corrente de falar torna evidente a decadncia moral e espiritual da presente gerao. O vocabulrio utilizado hoje em dia tanto por homens como por mulheres, sejam adultos, crianas ou velhos, um sintoma inconfundvel da deteriorao dos bons costumes e da pureza de esprito. Ao mesmo temo um testemunho eloqente daquilo que impera no corao dos homens: atrevimento, irreverncia, agressividade, pessimismo, derrota, ironia, presuno, morbidez etc. 4.2. O DESPREZVEL VOCABULRIO DO VELHO HOMEM (Colossenses 3.8-9; Efsios 4.29). Consideremos alguns dos pecados mais comuns que cometemos com a boca, aos quais devemos chamar de PECADOS e dos quais devemos nos arrepender, eliminando-os totalmente do nosso vocabulrio. a) Blasfmias, insultos, palavras ms, grosserias (Colossenses 3.8), sejam elas contra Deus, contra o nosso prximo ou simplesmente sem ter algum

26

como alvo especfico. b) Conversao torpe, palavras vs ou chocarrices, palavras desonestas (Efsios 5.3-4; Filipenses 4.8). c) Ofensas, expresses agressivas, palavras speras, gritarias (Tiago 3.2-12; Mateus 5.22; Colossenses 3.8). d) Zombarias, motejo, escrnios, sarcasmos (Salmo 1.1; Provrbios 3.34). A zombaria uma expresso muito generalizada em nosso meio, so poucos os que tm conhecimento de que ela de ser banida de ns. A zombaria prejudicial, no flui do Esprito Santo, obra da carne, pois no brota do amor que possuo para com a pessoa de quem estou zombando. Ao fazermos tal coisa apagamos o Esprito em nossas vidas, machucamos as pessoas e, alm disso, abrimos uma porta para que a leviandade se propague em nosso meio (Levtico 19.14). e) Fofocas, murmuraes, maledicncias, calnias. -FOFOCAS: falatrio, conto ou notcia, verdadeira ou no, com que se cria inimizades (Levtico 19.16). -MURMURAO: uma conversa difamatria que compromete a honra ou o bom nome de outrem. -CALNIA: acusao falsa e maliciosa feita com o propsito de causar dano (Salmo 15.3). Essas expresses, mesmo sendo semelhantes, no so idnticas; todas procedem do mesmo esprito, ou seja, causar dano ao prximo, estando ns conscientes ou no disso. pecado que atenta contra a vida do outro (Levtico 19.16). Somos responsveis diante de Deus por no comet-los, como tambm por no escut-los (Salmo 15.3). f) Queixas, resmungos, protestos, lamentaes. A queixa uma das notas mais dominantes do vocabulrio do homem. A queixa reflete derrota interior diante das situaes de nossa vida. Deus nos afirma em Romanos 8.28 que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Portanto, devemos sempre dar graas a Deus por tudo (Efsios 5.20). g) Tolices, estupidez, leviandade, inconsequncias (Provrbios 15.14; Efsios 5.4; Mateus 12.36). 4.3. APRENDER A FALAR DE UMA NOVA MANEIRA. Se a boca fala do que est cheio o corao, ter um corao novo significa ter um novo vocabulrio (Lucas 6.45). H quatro princpios que devem reger nossas conversaes: a) Tudo o que falamos deve ser para edificao (Efsios 4.29).

27

b) Toda conversao deve ser feita em nome do Senhor Jesus (Colossenses 3.17). c) Tudo o que falamos deve ser com graa (Colossenses 4.6). A chave para obtermos graa a humildade. d) A f deve ser sempre a nota dominante de nossas conversaes. 4.4. NOSSA BOCA COMO INSTRUMENTO DE DEUS (Romanos 6.13). a) Ensinando, exortando, animando (Colossenses 3.16). b) Orando sem cessar (I Tessalonicenses 5.17). c) Cantando louvores, salmos e cnticos espirituais (Efsios 5.19). d) Dando sempre graas por tudo (Efsios 5.20). e) Pregando em todo o tempo, comunicando o Evangelho (II Timteo 4.2). f) Proclamando a verdade (Efsios 6.17). g) Falando em novas lnguas (I Corntios 14.18).

16. A FALSIDADE E A MENTIRA A mentira outro dos pecados mais generalizados de nossa sociedade. A mentira covardia para no enfrentar a realidade. manifestao contrria a verdade, cuja essncia o engano e cuja gravidade se mede segundo o egosmo ou a maldade que encerra. Deus probe e condena a mentira e a falsidade: Apocalipse 21.8; Levtico 19.11,12; Mateus 5.33-37; Salmo 5.6; Provrbios 6.16-19; 12.22; 20.10; Mateus 15.18-20; Marcos 7.21-23; Joo 8.43-47; Mateus 6.2; 16-18; 22-18; Tito 1.16; Tiago 3.14; I Pedro 1.22; 2.1-2. Cristo nosso exemplo. No houve engano na sua boca (Salmo 53.9; Pedro 2.21,22). Ele nos ordena a sermos absolutamente verdadeiros: Mateus 5.37. A mentira anestesia a conscincia do mentiroso; torna-o insensvel verdade. Ela cria a desconfiana, o receio, a incredulidade, a suspeita. O Senhor nos ordena a rejeitar a mentira em todas as suas formas: falso testemunho, engano, hipocrisia, fingimento, exagero, calnia, desonestidade, no cumprir os tratos injustificadamente, fraude, falsificao em todas as reas da nossa vida: lar, trabalho, igreja, autoridades, colgio etc. COMO LIBERTAR-SE E CORRIGIR-SE.

28

Arrepender-se: mudar de atitude e de mentalidade em relao a mentira e falsidade. Confessar o pecado: (Provrbios 28.13-14; I Joo 1.9; 2-1; Tiago 5.16). Exortao: (Tiago 5.19-20; Glatas 6.1-2; Efsios 4.25), como este pecado afeta as relaes entre os irmos, somos responsveis uns diante dos outros para corrigir, admoestar, ensinar, etc. 6. OCULTISMO O propsito satnico tem sido sempre o de tirar o homem do verdadeiro caminho e introduzi-lo em algum caminho substituto. Conforme Deuteronmio 13 e 18.9-14, veremos algumas formas do ocultismo: 6.1. SORTE E SUPERSTIO: Talvez a forma mais comum e popular em nossa sociedade: a) abrir o guarda-chuva dentro de casa -m sorte b) planta de arruda em casa -boa sorte c) pregar uma ferradura de sete furos -boa sorte d) derramar sal na mesa -m sorte e) quebrar um espelho -sete anos de azar f) passar embaixo de escada -m sorte. 6.2. ADIVINHAO Predizer algum acontecimento futuro. a) Quiromancia: ler as linhas das mos. b) Cartomancia: ler a sorte por meio de cartas. c) Necromancia: adivinhar a sorte pelo contato com os espritos de pessoas mortas. d) Mesa de Ouija: adivinhao por meio de abecedrio e copo. e) Bola de Cristal. f) Astrologia: crena de que os planetas, estrelas exercem influncia sobre os seres humanos. 6.3. PERCEPO EXTRA-SENSORIAL Habilidade de conhecer coisas atravs de sentidos incomuns: a) telepatia: comunicao de uma mente com a outra sem usar os canais fsicos. b) clarividncia: o mesmo, mas com vises. c) Pndulo: pendura-se um objeto, oscilando, para obter resposta de sim ou no. 6.4. EXPANSO MENTAL A idia de que a mente pode abrir-se: a) Meditao transcendental, ioga; b) hipnotismo e drogas.

29

6.5. BRUXARIA Esforo para obter o controle num mundo espiritual para adquirir informao, influenciar pessoas, conseguir riquezas e poder. a) magia branca, curandeirismo; b) feitiaria, feitio: fazer dano a outrem com magia. 6.6. ESPIRITISMO Crena de que os espritos dos mortos se comunicam com os seres vivos. - mdium - um guia que faz pacto com os espritos para atuar e ser mediador entre eles e as pessoas. CONSEQUNCIAS: Depresso, perda de interesse pela vida normal, dores de cabea, descontrole nervoso, dificuldade de controle do pensamento, de concentrarse, vozes, rudos ou aparies estranhas; tendncias para solido e suicdio; atitudes anti-sociais. Se estamos debaixo do senhorio de Cristo e cobertos pelo seu sangue, ningum nos poder fazer dano (Salmo 27.1; Colossenses 1.12,13; I Joo 4.4) Todas essas prticas so diablicas. Deus chama estas coisas de abominaes, algo detestvel e repugnante (Deuteronmio 18.912) e devemos assumir uma atitude de repdio (Efsios 4.27; 5.11; Tiago 4.7).

17. O PESSIMISMO uma propenso a ver as coisas no seu aspecto mais desfavorvel. Manifesta-se atravs de: desengano da vida, queixas de tudo, desconfiana de todos, lstima por si mesmo, suspeita de uma confabulao mal intencionada detrs de cada coisa. uma propenso a crer nas mentiras de Satans ao invs de crer na verdade de Deus. O pessimista projeta o seu prprio esprito sobre tudo o que v e sobre todas as situaes. Vitria sobre o pessimismo: . A resposta crist ao pessimismo no o otimismo, mas a F e CONFIANA EM DEUS. . A vitria que vence o mundo nossa f (I Joo 5.4-5). . CRER que Cristo tem poder para livrar-me do egosmo e egocentrismo. Para ser salvo do

30

pessimismo devo ser salvo do egocentrismo, liberto de mim mesmo (Isaas 61.1-3; Salmo 30.11-12). . CRER que Cristo reina, tudo est sob Seu domnio (I Corntios 16.31; Colossenses 1.16-17; Hebreus 1.2-3; Apocalipse 19.6). . CRER que Deus me ama. O amor lana fora o medo (Romanos 8.35-39; I Joo 4.18). - Arrepender-se Reconhecer que o pessimismo desonra a Deus. pecado. No concorda com a revelao de Deus. Negue-se a si mesmo. - Colocar a vida sob o senhorio de Cristo. Disciplinar a mente e conforma-la continuamente com a verdade (I Pedro 1.13; Romanos 12.2; Efsios 4.23). - Levar diante de Deus todas as cargas ou aflies (Filipenses 4.6-7). - Resistir com firmeza todo esprito de angstia, desnimo ou depresso (Efsios 4.27; Tiago 4.7).

18. O VCIO O vcio uma disposio, hbito ou tendncia acostumada ao que mau. Cria dependncia mental, fsica ou espiritual. Atenta contra o domnio prprio. ALCOOLISMO (Romanos 13.13; Glatas 5.21; I Corintios 5.11; 6.10; I Timteo 3.3) Em Efsios 5.18 Paulo nos diz que na embriaguez h dissoluo, destruio para a pessoa, para a famlia e para a sociedade. Ainda que a Bblia em geral parea manter uma postura de moderao, condena severamente a embriaguez (I Corntios 5.11; 6.10) e recomenda a abstinncia em algumas situaes: a) Por segurana pessoal: se algum j foi alcolatra antes, um pouco de lcool lhe desperta o vcio de novo. Se no tem domnio prprio, deve-se no tomar nada (Lucas 21.34). b) Para no escandalizar a outros (Romanos 14.15-21; I Corntios 8.13). c) Pelo bem dos irmos mais dbeis. Talvez voc tenha domnio prprio, mas outros podem no ter.

31

GLUTONARIA OU GULA (Lucas 21.34; Romanos 13.13; Deuteronmio 21.20) excesso, intemperana ou falta de moderao na comida ou bebida. Apetite desordenado para comer. Comer para viver e no viver para comer! DROGAS E FUMO Se a bblia no condena esse vcio porque naquela poca ainda no existia. Faz dano ao corpo. Nosso corpo pertence ao Senhor e o templo do Esprito Santo (I Corntios 6.19-20). O que destroi o seu corpo est em rebelio contra a vontade de Deus (I Corntios 3.16-17). Atenta contra o domnio prprio (Romanos 6.12-16; 7.15-20). JOGOS DE AZAR POR DINHEIRO Loteria, roleta, cartas, etc. Provm da cobia, de ganhos repentinos e desonestos (I Timteo 6.9-10). A vontade de Deus que trabalhemos e ganhemos o dinheiro dignamente (Efsios 4.28; II Tessalonicenses 3.12). Jogos de azar produzem dependncia psicolgica. difcil jogar somente uma vez. Se perde, joga novamente para tentar ganhar o que perdeu. Se ganha, joga novamente para ganhar mais. H um princpio diablico: Muitos pagam mais s um ganha. Assim, o que ganha, ganha em cima da desgraa de muitos. COMO LIBERTAR-SE. a) Regenerao espiritual e batismo no Esprito Santo (II Corntios 5.17). b) Aprender a acatar o propsito de Deus para nossas vidas e para os membros de nosso corpo (I Corntios 6.13-20). c) Andar no Esprito (Romanos 8.2-8,14; Glatas 5.16-24). d) Auto-disciplina: substituir velhas amizades nocivas. Disciplina sob a superviso de outros.

19. O DEVOLVER MAL POR MAL a reao carnal em represlia ao que nos fez mal. vingar-se ou recompensar um agravo recebido. Geral vem acompanhado de sentimento de justia. fazer justia com as prprias mos. MANIFESTA-SE DE MUITAS MANEIRAS: Rancor, ressentimento, ofensas ou insultos, gritos; retirar a palavra, a saudao; ameaas; tratar com desprezo; desejos secretos de maldio; fazer sofrer; alegrar-nos com a sua desgraa; gestos grotescos; cara fechada, antipatia; no ajudar; tratar com indiferena; desejar-lhe mal, etc.

32

O QUE NOS ORDENA CRISTO? Mateus 5.38-48; 6.14; Efsios 4.32; Colossenses 2.12-13; Marcos 11.25-26; Tessalonicenses 5.15; Lucas 6.27-36; Romanos 12.17-21; a) Nunca devolver o mal por mal. b) Sofrer o mal, no nos defendermos. Jesus no se defendeu. c) Perdoar de corao aquele que nos fez mal e vigiar para que no brote nenhuma amargura. d) Orar e interceder em favor do que nos fazem mal. e) Dar graas a Deus por tudo. Sentir-nos bem aventurados. f) Vencer o mal com o bem (Romanos 12.21). No ficarmos passivos, devemos reagir com o bem. 10. A INJUSTIA H uma norma divina que determina a justia: o conselho de Deus. Na luz da verdade de Deus todo homem se v mau em seu estado natural. Nosso velho homem egosta e, portanto, injusto. Deus declara que no h um justo, nem um sequer (Romanos 3.10). Cada um de ns responsvel diante de Deus por todos os seus atos (Romanos 14.12; II Co rntios5.10; Colossenses 3.25). Nossa meta sermos como Jesus. Ele justo e ns devemos ser conformados Sua imagem. Aquele que no faz justia no de Deus (I Joo 2.3). O fruto do Esprito toda bondade, justia e verdade (Efsios 5.9). No evangelho se revela a justia de Deus e a Sua ira contra toda a injustia (Romanos 1.16-18). A Palavra de Deus a regra para instruir nossa conscincia e declarar o que justo (II Timteo 3.16; Salmo 19.7-11; 119.9-11). Nossa responsabilidade fazer justia, no exigir que seja feita justia a ns. Devemos receber a injustia que nos fazem e perdoar os que nos agravam (Mateus 5.39-44; 7.12; Romanos 12.19; I Corntios 6.4-7). 9.1. EXEMPLOS DE INJUSTIA a) Dvidas especulativas (Romanos 13.7-8; Tiago 5.1-6): b) salrios injustos (Colossenses 4.1; I Timteo 5.18);

33

c) medidas e pesos injustos ou especificaes mentirosas (Levtico 19.35-36; Provrbios 20.10); d) servir vista, no cumprindo com um rendimento pr-fixado (Colossenses 3.22; Efsios 6.6); e) falta de honra (Romanos 12.10; I Timteo 5.1-7; Efsios 6.2,4; 5.33; I Pedro 3.7; 2.17; I Timteo 6.1).

20. A VIDA COM DEUS PROFISSIONAL INTRODUO Para um discpulo, o poder trabalhar um dom de Deus. O trabalho no um mal necessrio como pensam alguns, e to pouco tudo na vida, como falam outros. As Escrituras trazem ensinamento claro, positivo e equilibrado sobre a dignidade do trabalho. O TRABALHO FOI ORDENADO NA CRIAO O trabalho no uma maldio ou um castigo imposto ao homem por causa do pecado. A terra, de fato, foi amaldioada por causa do pecado do homem dificultando o seu trabalho e exigindo dele esforo para conseguir sustento (Gnesis 3:17-19). Todavia o trabalho antecede o pecado. Deus no fez chover sobre a terra se3no depois da criao do homem, para que este pudesse cultiv-la (Gnesis 2:5). Depois que o homem foi criado Deus o colocou a trabalhar cultivando e guardando o jardim. A natureza, por si s, no produzia adequadamente para o sustento do homem. Ele precisava cultiv-la. Desde o princpio, alm de exercer domnio sobre todos os animais e multiplicar-se a si mesmo para cumprir o propsito de Deus (Gnesis 1:2628), o homem tambm cumpria vontade de Deus trabalhando a terra. O TRABALHO COMO OBRIGAO MORAL O trabalho no um impulso. um exerccio das vontade. um esforo consciente, direcionado e planejado. Muitas vezes ser em detrimento de outras atividades legtimas (leitura, lazer, devoo...). A regra bblica se algum no quer trabalhar, tambm no coma ( I Tessalonicenses 3:10). No tempo dos primeiros apstolos os discpulos que no queiram trabalhar, vivendo desornedamente, eram notados na igreja e afastados dos demais irmos (II Tessalonicenses 3:6-15). Isso tambm praticamos hoje em dia. O PECADO DA PREGUIA E INDOLNCIA

34

Sai o homem para o seu trabalho e para o seu encargo at a tarde Salmo 104:3 A preguia leva ociosidade e esta aos vcios, aos falatrios profanos, fantasias, leviandades, murmurao, cimes, invejas, pobreza, etc. (Provrbios 6:6-11; 12:9,11; Tito 1:10-13; I Timteo 5:13) O preguioso morre desejando porque as suas mos recusam a trabalhar (Provrbios 21:25) O TRABALHO UM SERVIO Trabalhando servimos ao prximo. No trabalhamos apenas para suprir as nossas necessidades (I Tessalonicenses 4:11,12). Isso legtimo, bom e necessrio, mas nosso trabalho deve visar tambm, o suprimento de outros (Efsios 4:28). Tambm nisso Jesus nosso exemplo (II Corntios 8:9). Importante a leitura dos captulos 8 e 9 de segunda Corntios. O TRABALHO DIGNIFICA O Filho do homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida... Mateus 20:28 Nenhum trabalho deve ser considerado humilhante. O Verbo Eterno assumiu a forma de servo e, uma vez encarnado, serviu aos homens em uma profisso simples e honrosa (Filipenses 2:58; Marcos 6:3). No reino de Deus no h espao para orgulho de qualquer espcie (Lucas 22:24-27; Joo 13:1-17). Tudo quanto te vier a mo para fazer, faze-o conforme as tuas foras Eclesiastes 9:10 O PADRO PARA O EMPREGADO a) Servir como ao Senhor (Efsios 6:58). Se no entendemos e no aceitamos a delegao de Deus, vamos nos sentir como escravos de homens diante das ordens recebidas (I Corntios 7:21-23). b) Honrar os patres para que o nome de Deus no seja blasfemado (I Timteo 6:1,2) c) Obedecer em tudo aos patres, mesmo aos maus (I Pedro 2:18,19; Colossenses 3:22-24) d) No abusar dos patres irmos, mas serv-los melhor (I Timteo 6:2). O PADRO PARA O EMPREGADOR a) No usar ameaas (Efsios 6:9) b) Ser justo, sabendo que tambm tem o Senhor que o julga (Colossenses 4:1) c) Pagar salrios dignos e no atras-los (Deuteronmio 24:14,15; Levtico 19:3)

35

d) Deus juiz contra as exploraes (Tiago 5:4; J 31:13-15) e) No sonegar impostos (Romanos 13:7; Mateus 22:21) f) No colocar o corao nas riquezas (I Timteo 6:17-19) A CAPACITAO PROFISSIONAL E A PROSPERIDADE Vs um homem perito em sua obra? Perante reis ser posto no entre a plebe. Provrbios 22:29 Deus honra aquele que busca se esmerar em seu trabalho. Muitas dificuldades encontradas em muitos irmos fruto da falta de habilitao profissional (Glatas 6:7). A prosperidade na Bblia apresentada sempre como resultado de generosidade, fidelidade a Deus e diligncia no trabalho. Deus quer um povo que viva nesse presente sculo no somente de modo piedoso e justo, mas tambm sensato (Tito 2:12; Eclesiastes 11:4-6; Provrbios 12:24; 13:11; 14:23; 21:5). No espere a beno de Deus sobre seu trabalho e finanas vivendo desordenadamente. Ao que bem ordena seu caminho eu lhe mostrarei a salvao de Deus. Salmo 50:23 CONCLUSO Tudo do Senhor e para Ele devemos executar o que nos foi confiado, quer sejamos patro, empregado, servidor pblico, profissional liberal ou autnomo (Salmo 24:1; Deuteronmio 8:12-14, 17,18; Eclesiastes 9:10; I Timteo 6:7). Porque dEle e por meio dEle e para Ele so todas as coisas. A Ele, pois, a glria eternamente. Romanos 11:36

21. ANDAR NA LUZ INTRODUO O Senhor tem falado muitas coisas em nossos coraes. Tudo isto tem nos levado a meditar diante do Senhor e a descobrir a nossa verdadeira condio. Quando descobrimos a nossa real e verdadeira condio temos algumas reaes: 1 Escondemos a nossa condio. 2 Disfaramos, tratando superficialmente.

36

3 Confessamos, colocamos na luz ESCONDENDO O PECADO Esta a primeira reao que todo homem tem diante do erro, do pecado. Ela acontece instintivamente. Foi o que fez: Ado tive medo e me escondi Caim Gnesis 4:8-10 (escondeu) Ac Josu 7:1,10-11 Davi II Samuel 11,12 Ananias e Safira esconderam Escondemos de quem? A pergunta que surge escondemos de quem? de Deus? Exemplos: 1. Ado a) Deus Onde voc est? Deus no estava vendo? b) Deus Quem te fez saber? Deus no assistiu? c) Deus Comeste da fruta? Deus no sabia? 2. Caim a) Deus Onde est Abel teu irmo? b) Deus Que fizeste? Deus no sabia? 3. Ac Josu 7:11 a) Deus Israel pecou at debaixo da bagagem. Deus no sabia onde estava? b) Deus vs. 13-15. Coisas condenadas h no meio de ti. Deus no sabia quem era? 4. Davi a) Deus Manda Nat perguntar sobre ovelhas. Deus no sabia o que Davi tinha feito? Quem mostrou para Nat?

37

5. Ananias e Safira a) Deus Manda Pedro perguntar o preo do campo. Deus no sabia o valor? claro que Deus sabia sobre todos e sobre tudo, mas o Senhor estava aqui introduzindo um princpio de cura para o homem a confisso, o andar na luz, a transparecia. Deus sempre nos d a oportunidade para confessarmos, antes de nos descobrir. A pergunta foi: DE QUEM ESCONDEMOS? A resposta : DOS HOMENS, DOS NOSSOS SEMELHANTES. Outra pergunta surge: Quais as conseqncias quando escondemos? I. Sentimento de culpa A isto chamamos de m conscincia. Os que insistem nisso, tornam-se hipcritas e terminam naufragando na f. I Timteo 1:5,19; 3:9; Provrbios 28:13 O pecado escondido pode trazer dano a: . Uma pessoaDavi; . Uma famlia Ananias e Safira; . Uma naoAc; . Uma raa Ado. II. Doenas fsicas Salmo 31:3; Provrbios 3:5-8. Outra pergunta surge: Qual o verdadeiro motivo para escondemos o pecado? J 31.33-34 Desde Ado at hoje a preservao da imagem o verdadeiro motivo para ocultar as nossas falhas e pecados. TRATAMOS SUPERFICIALMENTE Muitos que esto aqui tem ouvido esta palavra sobre o cavar, abrir profunda vala, e tem tratado este assunto com superficialidade. Agindo exatamente como fez o homem que edificou a sua casa sobre a areia. Ou seja, como o homem da passagem, no quer ter o trabalho de cavar, de abrir profunda vala. Quem sabe at est disposto a cavar, mas no ir at o fundo. Aqui esto enquadrados os que esto dispostos a colocar algumas coisas na luz e manter outras escondidas. Algumas atitudes de superficialidade:

38

Algumas Vezes Transferimos Nossas Culpas Isto muito antigo Ado, Eva, a serpente. Sempre estamos buscando algum ou alguma coisa para lanarmos a nossa culpa (II Corntios 5:10; Hebreus 4:13). Outras Vezes Justificamos O Pecado Damos grandes explicaes sobre as circunstncias, os fatores que influenciaram. O que estamos querendo? Dizer que o pecado foi quase inevitvel? (I Corntios 10:12-13; Hebreus 2:14-18;4:13-16) Racionalizamos O Pecado Freud, o pai da psicanlise, sustentou que o sentimento de culpa condicionado pela religio, se eliminarmos a religio solucionamos a culpa. Hoje em dia, muitos tem eliminado a religio, mas os seus conflitos e perturbaes tem aumentado. Outras Vezes Usamos Escapismos Muitos buscam distrao, encherem-se de atividades, programas, entretenimento para escaparem de sua conflitiva realidade interior; E, Ainda Outras Vezes, Atacamos Os Efeitos Do Pecado Com Remdios Atravs de tranqilizantes. Amados, a cura est em confessar, andar na luz; o Esprito Santo est nos dando a grande chance de ajustarmos toda a nossa vida at aqui. As trevas so o reino de Satans, no tenhamos nada dele em ns. CONFESSANDO OS NOSSOS PECADOS I Joo 1:5-9; Efsios 5:8-14; Joo 3:19-21 Os textos falam sobre confessar, revelar o que est oculto, escondido nas sombras, ou seja, manifestar. O que Confessar Andar na Luz tornar-se manifesto, tornar-se conhecido, mostrar-se como . Andar na luz confessar, dizer a verdade, assumir a responsabilidade dos seus atos. Confessar dizer com convico e arrependimento. Eu pequei,tenho pecado. Confessar diferente de contar, pois a confisso sempre vem acompanhada com arrependimento. A Quem Confessar? . A Deus . A quem ofendi . Uns aos outros . CORREO: Confessar em um canto somente para o discipulador.

39

Alguns confessam, mas tem medo de serem expostos quer preservar o que? tem medo de perder o que? O que ocorreu com Davi a 3.000 anos atrs? Ns no sabemos como Davi era fisicamente, mas sabemos que pecou, com quem pecou. Porqu? Porque o prprio Deus o exps para todo o sempre. S H Perdo Para Pecado Confessado O sangue de Jesus s purifica o que est na luz. Somente a confisso com o arrependimento pode produzir cura e perdo. Quando ocultamos nossos pecados, buscamos justia prpria. Existe at quem faa penitncia; jejum, orao, viglia e etc Deus rejeita (Is 64:6; 43:24-26) S no existe perdo para o que no confessado, posto na luz. Nossa justia Cristo. Temamos ter algo escondido, mas no temamos colocar na luz. A confisso a cura que Deus estabeleceu para nossos conflitos.

Das könnte Ihnen auch gefallen