Sie sind auf Seite 1von 111

INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

Prof.: Nielsen Castelo Damasceno

Medio de temperatura

Conceitos
o grau de agitao trmica das molculas. Na prtica, a

temperatura representada em uma escala numrica, onde quanto maior o seu valor, maior a energia cintica mdia dos tomos do corpo em questo.

Conceitos
Nos diversos segmentos de mercado, seja qumico,

petroqumico, siderrgico, cermico, farmacutico, vidreiro, alimentcio, papel e celulose, hidreltrico, nuclear entre outros, a monitorao da varivel temperatura fundamental para a obteno do produto final especfico.

Conceitos
Termometria

significa medio de temperatura. Eventualmente, alguns termos so utilizados com o mesmo significado, porm, baseando-se na etimologia das palavras, podemos definir:

Conceitos

Conceitos
Calor: a energia que transferida entre um sistema

e seu ambiente, devido a uma temperatura que existem entre eles. - Conduo - Conveco - Radiao

diferena

de

Conceitos
Escalas relativas Escala Celsius: 0 C = Ponto de fuso do gelo; 100 C = Ponto de ebulio da gua. (Dividido em 100 posies) Escala Fahrenheit: 32 F = Ponto de fuso do gelo; 212 F = Ponto de ebulio da gua. (Dividido em 180 posies)

Conceitos
Escalas Absolutas

Absoluto: o ponto onde interromperia praticamente todo movimento atmico. No pode ser atingido fisicamente apenas por clculo.
Ponto zero das escalas absolutas: Kelvin: 0K = -273,15 C Rankine: 0R = -459,67 R

Zero

Conceitos

Conceitos
Um termmetro calibrado em Kelvin instalado em um tanque. Sua escala indica 335K. Determinar esta temperatura em R.

Conceitos
Exprimir a temperatura do ponto triplo do oxignio (dado em C) em: K; F; R (T (C) = - 218,789 C)

Medio de temperatura
Instrumento que mede temperatura. Em instrumentao industrial, na maioria das vezes, se

refere ao indicador local de temperatura.

Medio de temperatura

Medio de temperatura
Dilatao de lquido Baseiam-se na lei da expanso volumtrica de um lquido com a

temperatura dentro de um recipiente fechado, a equao dado por

Medio de temperatura
Dilatao de lquido Teoricamente, devido aos termos de 2 e 3 ordem, esta relao

no linear. Este termos so desprezveis e na prtica consideramos esta relao linear e utilizamos a seguinte equao

Medio de temperatura
Termmetro de vidro Este termmetro consta de um bulbo de vidro ligado a um tubo

capilar, tambm de vidro, de seo uniforme e fechado na parte superior. O bulbo e a parte do capilar so preenchidos por um lquido sendo que na parte superior do capilar existe uma cmara de expanso para proteger o termmetro no caso da temperatura exceder o seu limite mximo. Sua escala linear e normalmente fixada no tubo capilar no invlucro metlico.

Medio de temperatura

Medio de temperatura
Utilizao do termmetro de vidro Por se tratar de um medidor barato, o termmetro de vidro

industrial utilizado na indicao de temperatura de pequena flutuao, no processo em que a leitura da temperatura no prprio local no se constitui problema, bem como para os casos em que preciso abaixo de 1% e resposta rpida no se fizerem necessrias.

Medio de temperatura
Recomendaes na instalao No utilizar nos pontos em que haja mudanas bruscas de

temperatura, pois poderia trincar o capilar de vidro. Para evitar erros, devido a temperatura ambiente, o bulbo dever estar completamente imerso. Instalar o bulbo dentro de um poo metlico para proteo mecnica, resistncia corroso e permitir retirada em operao. O bulbo do termmetro deve ser instalado na mesma direo e sentido oposto ao do fluxo, a fim de que a vazo mdia do fluido seja suficiente para dar uma rpida transferncia de calor.

Lquido com capilar metlico


Construo Este termmetro consta de um bulbo de metal ligado a um

capilar metlico e um elemento sensor. Neste caso, o lquido preenche todo o instrumento e com uma variao da temperatura se dilata deformando elasticamente o elemento sensor. A este elemento sensor acoplado um ponteiro que pode girar livremente sobre uma escala graduada. Como a relao entre a deformao do elemento sensor e a temperatura proporcional, este instrumento nos fornece uma leitura linear.

Lquido com capilar metlico


Construo

Lquido com capilar metlico


Tipos de metais Bulbo - Suas dimenses variam de acordo com a sensibilidade

desejada e tambm com o tipo de lquido utilizado na aplicao. Os materiais mais usados para sua confeco so: ao inoxidvel, chumbo, monel e cobre. Capilar - Suas dimenses so tambm variveis, sendo que o seu comprimento mximo de 60 metros para lquidos orgnicos e de 15 metros para enchimento com mercrio. Normalmente confeccionado em ao, chumbo ou cobre. Elemento sensor - Os materiais mais usados para sua confeco so: ao inoxidvel e bronze fosforoso.

Lquido com capilar metlico


Tipo de lquido e o elemento sensor

Dilatao de slidos (Bimetlico)


Funcionamento O termmetro bimetlico baseia-se no fenmeno da dilatao

linear dos metais com a temperatura.

Dilatao de slidos (Bimetlico)


Construo Baseado no fato de que dois metais diferentes modificam

as suas dimenses de modo desigual ao variar a temperatura, Consiste em duas lminas de metal justapostas, formando uma s pea e geralmente na forma helicoidal. Uma extremidade da hlice fixa e a outra ligada a um ponteiro que pode girar livremente sobre uma escala circular graduada.

Dilatao de slidos (Bimetlico)

Dilatao de slidos (Bimetlico)


Tipos de materiais

a construo de um termmetro bimetlico normalmente usa-se o Invar (64%Fe-36%Ni) como metal de baixo coeficiente de dilatao e o lato como metal de alto coeficiente de dilatao, porm, para temperaturas mais elevadas, utiliza-se tambm o nquel como metal de alto coeficiente de dilatao trmica. Estes termmetros tm aplicao similar s dos termmetros de vidro, porm, por serem resistentes, admitem condies de trabalho mais pesados. So utilizados para medir temperaturas na faixa de -50 ~ + 500C com preciso de 1%, onde respostas rpidas no so exigidas.

Para

Dilatao de slidos (Bimetlico)


Instalao Utilizar sempre poo protetor metlico para evitar corroso,

dar proteo mecnica e permitir manuteno com o processo em operao. Em baixa temperatura a caixa do termmetro bimetlico deve ser hermeticamente selada para evitar que a penetrao da umidade venha a formar gelo, prejudicando os componentes internos do instrumento. Para evitar erros devido temperatura ambiente, o bimetlico deve estar completamente imerso no fluido. A velocidade do fluido deve ser bastante alta a fim de assegurar uma rpida transferncia de calor.

Dilatao de slidos (Bimetlico)

Dilatao de slidos (Bimetlico)

Termmetro presso de gs
Funcionamento Os termmetros presso de gs baseiam-se na lei de Charles e

Gay-Lussac que diz: A presso de um gs proporcional temperatura, se mantivesse constante o volume do gs.

Termmetro presso de gs
Construo Sua construo praticamente idntica dos termmetros

de lquido com capilares metlicos, porm o bulbo geralmente grande, a fim de obter maior fora.

Termmetro presso de gs
Tipos de materiais utilizados na construo Bulbo e capilar: ao, ao inoxidvel, cobre, lato e monel. Elemento de medio: cobre berlio, bronze fosforoso, ao e

ao inoxidvel.

Termmetro presso de gs
Tipos de gs de enchimento Como gs de enchimento, utilizam-se normalmente Nitrognio,

Hlio, Nenio ou Dixido de Carbono (CO 2 ). Porm, por ser inerte e mais barato, o Nitrognio o gs mais utilizado. A faixa de medio varia de acordo com o gs de enchimento, sendo o seu limite inferior determinado pela temperatura crtica do gs, e o limite superior pelo tipo de capilar.

Sensor de temperatura tipo Bulbo de resistncia

Um dos mtodos elementares para medio de temperatura

envolve mudana no valor da resistncia eltrica de certos metais com a temperatura. So comumente chamados de bulbo de resistncia e por suas condies de alta estabilidade e repetibilidade, baixa contaminao, menor influncia de rudos e altssima preciso, so muito usados nos processos industriais. Essas caractersticas aliadas ao pequeno desvio em relao ao tempo o Tornou Padro Internacional (ITS-90) para a medio de temperatura na faixa de -259,3467C a 961,78C.

Sensor de temperatura tipo Bulbo de resistncia


Funcionamento As termoresistncias ou bulbos de resistncia ou termmetro de

resistncia ou RTD, so sensores que se baseiam no princpio de variao da resistncia hmica em funo da temperatura. Elas aumentam a resistncia com o aumento da temperatura. Seu elemento sensor consiste de uma resistncia em forma de fio de platina de alta pureza, de nquel ou de cobre (menos usado) encapsulado num bulbo de cermica ou de vidro.

Sensor de temperatura tipo Bulbo de resistncia


Funcionamento Entre estes materiais, o mais utilizado a platina pois apresenta

uma ampla escala de temperatura, uma alta resistividade permitindo assim uma maior sensibilidade, um alto coeficiente de variao de resistncia com a temperatura, uma boa linearidade resistncia x temperatura e tambm por ter rigidez e dutibilidade para ser transformada em fios finos, alm de ser obtida em forma purssima. Padronizou-se ento a termoresistncia de platina. A equao matemtica que rege a variao de resistncia em funo da temperatura chama-se de equao Callendar-Van Dusen.

Sensor de temperatura tipo Bulbo de resistncia


Funcionamento Para o range de - 200 a 0C:

Para o range de 0 a 850C:

Sensor de temperatura tipo Bulbo de resistncia


Funcionamento O

nmero que expressa a variao da resistncia em funo da temperatura chamado de alfa ( ) e se relaciona da seguinte forma:

Sensor de temperatura tipo Bulbo de resistncia


Construo fsica do sensor O bulbo de resistncia se compe de um filamento, ou

resistncia de Pt, Cu ou Ni, com diversos revestimentos, de acordo com cada tipo e utilizao. As termoresistncias de Ni e Cu tm sua isolao normalmente em esmalte, seda, algodo ou fibra de vidro. No existe necessidade de protees mais resistentes temperatura, pois acima de 300C o nquel perde suas caractersticas de funcionamento como termoresistncia e o cobre sofre problemas de oxidao em temperaturas acima de 310C.

Sensor de temperatura tipo Bulbo de resistncia


Construo fsica do sensor Os sensores de platina, devido a suas caractersticas, permitem

um funcionamento at temperaturas bem mais elevadas, tm seu encapsulamento normalmente em cermica ou vidro. A este sensor so dispensados maiores cuidados de fabricao pois, apesar do Pt no restringir o limite de temperatura de utilizao, quando a mesma utilizada em temperaturas elevadas, existe o risco de contaminao dos fios.

Sensor de temperatura tipo Bulbo de resistncia

Ao bobinar o fio de platina, deve-se manter, em cada passo,

distncia iguais, como medida de segurana, evitando, assim, quando submetidos a altas temperaturas, contactarem entre si e, por conseguinte, no entrarem em curto-circuito.

Sensor de temperatura tipo Bulbo de resistncia

Outro fator importante em bobinar o fio com distncias paralelas

iguais, evitar o rudo indutivo. Por no ter contato direto com o exterior e apresentar ausncia de condensao em temperaturas baixas, utilizado para temperaturas na faixa de - 269,15C a 450C e funciona como elemento isolante. Tamanho - O dimetro varia de 1 mm a 4 mm, e o comprimento, de 10 mm a 40 mm.

Sensor de temperatura tipo Bulbo de resistncia


Elemento isolante tipo vidro de selagem Neste elemento isolante o fio de platina, aps bobinar a cermica,

envolto por uma selagem de cermica. Por ser o coeficiente de dilatao da cermica muito pequeno em relao platina, ao bobinar, projetar e fazer a construo com fio de resistncia, deve-se levar em considerao a deformao do mesmo, de acordo com a temperatura de utilizao. A faixa de utilizao do elemento isolante tipo cermica de at 800C. Tamanho - Dimetro 1,6 mm a 3 mm, comprimento de 20 mm a 30 mm.

Sensor de temperatura tipo Bulbo de resistncia


Bulbo de resistncia tipo isolao mineral (Bainha) Neste tipo de bulbo de resistncia, coloca-se o elemento

isolante e o condutor interno dentro de um tubo fino de ao inoxidvel com xido de magnsio ou outros elementos, de acordo com a necessidade do processo em sntese. Por no possuir camada de ar dentro do tubo, tem boa preciso na resposta. Tem grande capacidade para suportar oscilao. Por ser dobrvel, de fcil manuteno e instalao, utilizado em lugares de difcil acesso.

Sensor de temperatura tipo Bulbo de resistncia


Bulbo de resistncia tipo isolao mineral (Bainha) O elemento usado como protetor do condutor de tipo vidro de

selagem e cermica de selagem. O bulbo de resistncia tipo bainha, fino e flexvel. Seu dimetro varia de 2,0 mm a 4,0 mm.

Sensor de temperatura tipo Bulbo de resistncia


Bulbo de Resistncia Tipo Pt-100 A termoresistncia de platina a mais usada industrialmente devido a sua grande estabilidade e preciso. Esta termoresistncia tem sua curva padronizada conforme norma DIN-IEC 751-1985 e tem como caractersticas uma resistncia de 100 a 0C. Convencionou-se cham-la de Pt-100, (fios de platina com 100 a 0C). Sua faixa de trabalho vai de -200 a 650C, porm a ITS-90 padronizou seu uso at 962C aproximadamente. Os limites de erros e outras caractersticas das termoresistncias, so referentes s normas DIN-IEC 751/1985.

Resistncia versus Pt-100

Resistncia versus Pt-100


Limites de erros Apresentamos os limites de erros para as classes A e B segundo a norma DIN-IEC 751/85: CLASSE B: 0,30 + (0,005.t)C CLASSE A: 0,15 + (0,002.t)C

Resistncia versus Pt-100


Resistncia de Isolao a Temperatura Ambiente A resistncia entre cada terminal do sensor e a bainha deve ser

testada com uma voltagem entre 10V a 100Vdc, sob temperatura entre 15C a 35C e uma umidade relativa no excedendo a 80%. A polaridade deve ser trocada em todos os terminais. Em todos os casos, a resistncia de isolao mnima 100M .

Resistncia versus Pt-100


Resistncia de Isolao a Mxima Temperatura Com a voltagem no excedendo a 10Vdc, a resistncia de

isolao entre cada terminal e a bainha no deve ser menor que mostrada na tabela:

Resistncia versus Pt-100


Segundo a ASTM E-1137, temos:

Resistncia versus Pt-100


Auto-aquecimento O auto-aquecimento causado pela corrente que passa pela resistncia, oriundo do instrumento

de leitura. Por efeito Joule, h a gerao de calor, quando uma corrente eltrica atravessa uma resistncia.
Para uma medio de temperatura com termoresistncia, este aquecimento pode levar a erros

que comprometem esta medio; ento este aquecimento tem que ser limitado a pequenos valores para que possa ser desprezado. Para isto deve-se limitar a corrente de excitao do sensor.

Resistncia versus Pt-100


Auto-aquecimento Pela norma DIN-IEC 751/85, a potncia mxima desenvolvida

numa termoresistncia no pode ser maior que 0,1 mW, o que na faixa de atuao do sensor d uma corrente mxima de 3 mA. Valores tpicos recomendados so de ordem de 1 a 2 mA. A elevao da temperatura equivalente ao aumento da dissipao de calor na termoresistncia no deve exceder a 0,3C.

Resistncia versus Pt-100


Tipos de montagem Na montagem convencional com bainha preenchida, tem-se o

sensor montado em um bulbo metlico com uma extremidade fechada e preenchido todos os espaos com xido de magnsio, permitindo uma boa troca trmica e protegendo o sensor de choques mecnicos. A ligao do bulbo feita com fios de cobre, prata ou nquel isolados entre si; sendo a extremidade aberta, selada com resina epoxi, vedando o sensor do ambiente em que vai atuar.

Resistncia versus Pt-100


Tipos de montagem . As montagens com termoresistncias so feitas de maneira

similar aos termopares quanto ao emprego de acessrios.

Pt-100
Circuito de medio de temperatura com bulbo de resistncia

tipo Pt-100 .
A medio de temperatura utilizando bulbo de resistncia

feita medindo-se a variao da resistncia eltrica do elemento sensor, atravs de tcnicas avanadas que garantem alta preciso nos valores obtidos. Dentre essas tcnicas a mais utilizada sem dvida a Ponte de Weatstone, que com devidas modificaes apresenta excelente performance.

Pt-100
Circuito de medio de temperatura com bulbo de resistncia

tipo Pt-100 .
O circuito em Ponte de Weatstone inicialmente posta em

equilbrio e desta forma no circula corrente entre os pontos A e B que se encontram com potenciais idnticos. Quando ocorre variao de temperatura a resistncia do sensor varia, desequilibrando o circuito de forma proporcional temperatura.

Pt-100
Circuito de medio de temperatura com bulbo de resistncia

tipo Pt-100 .

Pt-100
Utilizando o circuito como instrumento

Pt-100
Utilizando o circuito como instrumento Nessa

montagem, R4 a termoresistncia e R3 a resistncia varivel para balanceamento do circuito. As resistncias indicadas como RL1 e RL2 so resistncias de fiao e ambas esto em srie com R4. Esta resistncia de fiao tende a aumentar quanto maior for a distncia entre o sensor e o medidor, quanto menor a bitola do fio ou maior a temperatura ambiente. Este tipo de ligao pode ser usado com relativa preciso at uma distncia do sensor ao aparelho que depende do comprimento, dimetro e material do fio de ligao.

Pt-100
Ligao a trs fios Este o mtodo mais utilizado para as termoresistncias na

indstria. Neste circuito a configurao eltrica um pouco diferente, fazendo com que a alimentao fique o mais prximo possvel do sensor, permitindo que a RL1 passe para o outro brao da ponte, balanceando o circuito. Na ligao a 2 fios as resistncias de linha estavam em srie com o sensor, agora na ligao a 3 fios elas esto separadas.

Pt-100
Ligao a trs fios

Pt-100
Ligao a quatro fios A fonte de corrente S, fornece uma corrente estabilizada e

conhecida atravs da termoresistncia R e a tenso gerada medida com um voltmetro de alta impedncia ou potencimetro. Desta forma a resistncia dos condutores exerce um efeito desprezvel sobre a medio. Este tipo de medio a 4 fios pouco usada em indstria, tendo sua maior aplicao em laboratrios e sendo usado em sensores padres.

Pt-100
Ligao a quatro fios

Bulbos de resistncia
Instalao Deve-se

especificar materiais da proteo e ligaes capazes de operar na temperatura de operao requerida. O sensor deve ser imerso completamente no processo, para se evitar a perda de calor por conduo pelos fios e bainha. Para tal, um comprimento mnimo de imerso e o uso de materiais de proteo com boa condutibilidade trmica tambm so recomendados. Deve-se evitar choques mecnicos nas peas, pois estes podem danificar o sensor.

Bulbos de resistncia
Instalao Deve-se utilizar fios de cobre de mesmo comprimento e

dimetro para a interligao da termoresistncia. Zonas de estagnao ou com baixas velocidades do fluido em contato com o sensor, no devem ser utilizadas devido ao retardo e os erros causados medio. Na ligao a 3 fios, se for necessrio a troca de um dos fios de interligao; recomenda-se trocar os 3 fios para que se tenha igualdade em seus valores hmicos. Em locais sujeitos a rudos internos, recomenda-se o uso dos cabos blindados e torcidos.

Bulbos de resistncia
Vantagem Possuem

maior preciso dentro da faixa de utilizao do que outros tipos de sensores. Tem boas caractersticas de estabilidade e repetibilidade. Com ligao adequada, no existe limitao para distncia de operao. Dispensa o uso de fios e cabos especiais, sendo necessrio somente fios de cobre comuns. Se adequadamente protegido (poos e tubos de proteo), permite a utilizao em qualquer ambiente. Curva de Resistncia x Temperatura mais linear. Menos influncia por rudos eltricos.

Bulbos de resistncia
Desvantagem So mais caros do que os outros sensores utilizados nesta mesma

faixa. Baixo alcance de medio (mx. 630C). Deterioram-se com mais facilidade, caso ultrapasse a temperatura mxima de utilizao. necessrio que todo o corpo do bulbo esteja com a temperatura estabilizada para a correta indicao. Possui um tempo de resposta elevado. Mais frgil mecanicamente. Autoaquecimento, exigindo instrumentao sofisticada.

Sensor tipo Termopar


A medio de temperatura tambm pode ser feita pela obteno

de uma fora eletromotriz gerada quando dois metais de natureza diferente Tem suas extremidades unidas e submetidas temperaturas distintas. Isto ocorre devido aos metais distintos possurem densidades de eltrons livres especficos e quando unidos em suas extremidades provocar migrao desses eltrons do lado de maior densidade para o de menor densidade ocasionando uma diferena de potencial entre os dois fios metlicos. Esta diferena de potencial no depende nem da rea de contato e nem de sua forma, mas sim da diferena de temperatura entre as extremidades denominadas juno quente e fria. Esses sensores so chamados de termopares e sero objeto de estudo nesse captulo.

Sensor tipo Termopar


Efeitos Termoeltricos Quando dois metais so unidos em suas extremidades e estas

mantidas diferentes temperaturas, simultaneamente que so: Efeito Seebeck Efeito Peltier Efeito Thomson

trs

fenmenos

ocorrem

Sensor tipo Termopar


Efeitos Seebeck

efeito foi descoberto em 1821 pelo fsico alemo T. J. Seebeck quando ele observou em suas experincias que em um circuito fechado formado por dois fios de metais diferentes ocorre uma circulao de corrente enquanto existir uma diferena de temperatura entre suas junes, e que sua intensidade proporcional diferena de temperatura e natureza dos metais utilizados. Em 1887, Le Chatelier (fsico Francs), utilizou pela primeira vez na prtica essa descoberta ao construir um termopar a partir de fios de platina e platina-rhodio a 10% para medir temperatura. Esse termopar ainda hoje utilizado, em muitos laboratrios, como padro de referncia.

Esse

Sensor tipo Termopar


Efeitos Seebeck

Sensor tipo Termopar


Efeito Peltier Em 1834, Peltier descobriu que, dado um par termoeltrico com ambas

as junes mesma temperatura, se, mediante uma fonte externa, produz-se uma corrente no termopar, as temperaturas das junes variam em uma quantidade no inteiramente devido ao efeito Joule. A esse acrscimo de temperatura foi denominado efeito Peltier. O efeito Peltier no tem aplicao prtica nos termopares e sim na rea de refrigerao com a utilizao de semicondutores especiais.

Sensor tipo Termopar


Efeito Thomson Em 1854, Thomson concluiu, que a conduo de calor ao longo dos fios

metlicos de um termopar, que no transporta corrente, origina uma distribuio uniforme de temperatura em cada fio e, quando existe corrente, modifica-se em cada fio a distribuio da temperatura em uma quantidade no somente devido ao efeito Joule. A essa variao adicional na distribuio da temperatura denominou-se efeito Thomson.

Sensor tipo Termopar


Construo O tipo mais simples de termopar consiste em unir dois fios de

diferentes naturezas por uma de suas extremidades. Este termopar denomina-se termopar nu.

Sensor tipo Termopar


Construo Para

se construir a juno de medio do termopar, deve-se tomar as seguintes precaues; remover o xido existente na superfcie do fio, colocar o par termeltrico em contato por aderncia e logo aps, pelo mtodo apropriado, executar a operao de soldagem. Os mtodos mais utilizados na confeco dos termopares esto apresentados na tabela seguinte onde a, b e c indicam a forma de juno de medio.

Sensor tipo Termopar


Construo

Sensor tipo Termopar


O termopar tipo nu, normalmente, no utilizado nessas condies,

ento usa-se um termopar com tubo isolante, geralmente de cermica, com dois ou quatro furos onde se introduz os pares termeltricos. Como os termopares com isolantes trmicos tm facilidade para danificar-se, devido a sua fragilidade e no total proteo contra a atmosfera, costuma-se utiliz-los em raras condies. Para amenizar o problema, o termopar com isolante trmico introduzido dentro de um poo protetor e neste estado utilizado em larga escala.

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar


Se conectarmos um voltmetro extremidade dos

condutores podemos medir essa tenso. Se o termopar e o voltmetro estiverem na mesma temperatura (ambiente) ser medido sempre zero. Por esse motivo o instrumento que recebe o sinal de um termopar deve ter prximo aos seus bornes um sensor local de temperatura ambiente, e, deve ser somado o sinal do termopar + sensor ambiente.

Sensor tipo Termopar


Existem alguns instrumentos em que a

compensao da temperatura fixa em 20C ou 25C O termopar mede realmente a diferena entre as temperaturas das junes.

Sensor tipo Termopar

Valor medido est errado

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar


Hoje em dia a maioria dos instrumentos fazem a

compensao da junta de referncia automaticamente. A compensao pode ser feita manualmente. Pega-se o valor da mV na tabela correspondente a temperatura ambiente e acrescenta-se o valor mV lido por um voltmetro.

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Sensor tipo Termopar

Das könnte Ihnen auch gefallen