Sie sind auf Seite 1von 3

Manual de Instrues

DMU - MULTI-USO TESTER

Te cno logia E

ecis letrnica de Pr

MRL Tecnologia Eletrnica de Preciso LTDA

IMPORTANTE
- Leia atentamente este manual de instrues, para a correta verificao de presena de tenso. - Este instrumento somente dever ser utilizado em conjunto com a vara ou basto de manobra.

Te cno logia E

ecis letrnica de Pr

Rua Eng. Gerhard Ett, 1250 Distrito Industrial Paulo Camilo 32530-480 I Betim I MG I BR Tel: +55 31 3591 3993 Fax: +55 31 3591 3958 www.mrltec.com.br mrl@mrltec.com.br

Codificao

DMU - MULTI-USO TESTER


Te cno logia E
ecis letrnica de Pr

DMU - MULTI-USO TESTER


Te cno logia E
ecis letrnica de Pr

CARACTERSTICAS GERAIS:
- Carcaa de polietileno resistente, de alta rigidez dieltrica e leve; - Circuito de auto teste embutido; - Alimentao: Bateria 9V; - Consumo: 180mW; - Sinal de indicao: Sonoro e Luminoso, intermitentes e simultneos; - Freqncia de trabalho: 50/60Hz; - Temperatura de trabalho: -10 a 50C; - Presso sonora: 80dB a 1 metro de distncia; - Prprio para uso interno e externo; - Acondicionamento: Estojo de couro.

O MULTI-USO TESTER - DMU, um detector de tenso CA, por contato e ou por aproximao dependendo da classe de tenso. Leve e porttil, pode ser usado para detectar tenso em redes de distribuio, sub estaes, cubculos energizados etc.

1 - Painel frontal
Sonalarme

Garantia:
Este equipamento est garantido pelo perodo de 12 meses, a partir da data de emisso da Nota Fiscal, contra todo e qualquer defeito de fabricao. O presente termo de garantia no cobre as despesas de frete referentes s remessas para conserto.

1.1) Chave de trs posies: Led Piloto - L liga - D desliga - T teste Chave 1.2) Trs Leds vermelhos: - Piloto - indicador de carga de bateria - Sinal - indicador de Cabeote Universal presena de tenso. 1.3) Um sonalarme para indicao sonora. FIGURA 1 - Painel Frontal

Led Sinal

2 - Faixa de utilizao:
Referncia Tenso por contato DMU-15 110 - 600V DMU-25 111 - 600V Tenso por aproximao 600 V - 15kV 601 V - 25kV Frenquncia 50/60Hz 50/60Hz

* Tenso CA.

3 - Preparando para o uso:


3.1) Leia todas as instrues cuidadosamente e esteja atento aos valores de tenso e frequncia nominais. 3.2) Conecte o DMU vara ou basto de manobra, utilizando o cabeote universal. Verifique o comprimento do elemento isolante, cuja distncia mnima de segurana de 310 mm.

MRL - Tecnologia Eletrnica de Preciso LTDA

MRL - Tecnologia Eletrnica de Preciso LTDA

DMU - MULTI-USO TESTER


Te cno logia E
ecis letrnica de Pr

DMU - MULTI-USO TESTER


Te cno logia E
ecis letrnica de Pr

4 - Teste de funcionamento:
4.1) Vire a chave para a posio T (teste). O DMU dever emitir sinais sonoro e luminosos intermitentes e sincronizados, indicando que o equipamento est operando corretamente. Caso contrrio, troque a bateria. 4.2) Retorne a chave para a posio D (desligado) os sinais devero cessar.

6 -Trocando a Bateria:
6.1) Remova a parte interna do DMU, retirando o parafuso localizado ao fundo do instrumento. A bateria est localizada em um compartimento especial, ilustrado na figura 2; 6.2) CUIDADO: Ao trocar a bateria evite retir-la puxando o clip de bateria pelo cabo, pois isso poder danific-lo ou causar o mau contato do mesmo.

5 - Instrues de uso:
5.1) Esteja sempre atento s normas de segurana e verifique as conies de trabalho do local onde o DMU ser utilizado. 5.2) O DMU ativado pelo campo eletromagntico do condutor energizado. Observe a faixa de tenso que o instrumento ser aproximado, para o perfeito funcionamento e segurana do operador. 5.3) Depois de executar o teste acima (item 4), vire a chave para o posio L (Liga). O led piloto dever acender e o instrumento estar pronto para detectar tenses com total segurana. Caso contrrio repita a rotina do item 4. 5.4) Eleve o DMU utilizando a vara ou o basto de manobra at tocar o condutor n energizado, para tenses entre 110V a 600V VCA ou at o campo eletromagntico do condutor, para tenso igual ou superior a 600V, atentando para: 5.4.1) Se o condutor estiver ENERGIZADO, o equipamento emitir sinais sonoro e luminoso intermitentes. 5.4.2) Se o condutor estiver DESENERGIZADO, o equipamento no emitir nenhum tipo de sinal. 5.5) Abaixe o equipamento evitanto baques contra o solo. 5.6) Certifique-se novamente que o Led piloto esteja acesso, executando novamente o teste, de acordo com Item 4.

FIGURA 2 - Troca de Baterias

MRL - Tecnologia Eletrnica de Preciso LTDA

MRL - Tecnologia Eletrnica de Preciso LTDA

Das könnte Ihnen auch gefallen