Sie sind auf Seite 1von 45

EDITAL PUBLICADO NO DIRIO OFICIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS N 148 DE 06 DE AGOSTO DE 2011

EDITAL CBMMG N 12/2011, DE 05 DE AGOSTO DE 2011.

EDITAL N 12/2011 DE CONCURSO PBLICO PARA O PROVIMENTO DE VAGAS NO QUADRO DE OFICIAIS DE SADE (QOS) DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS (CBMMG), PARA O ANO DE 2012.

O Coronel BM Diretor de Ensino do CBMMG, com fulcro na Lei Complementar n 54 de 13 de dezembro de 1999, juntamente com a Fundao Mariana Resende Costa FUMARC, considerando o contido no Despacho 7147/11 - EM, torna pblica a abertura das inscries e estabelece normas para a realizao do concurso pblico destinado a selecionar candidatos para o QOS/BM, a iniciar-se no ano de 2012, observadas as disposies constitucionais referentes ao assunto, bem como os termos da Lei n 5.301, de 16/10/1969 e suas alteraes, Resoluo Conjunta n 4073/2010 que dispe sobre percias de sade no CBMMG e na Polcia Militar de Minas Gerais (PMMG), legislao complementar pertinente ao assunto e, em particular, as normas estabelecidas neste edital.

1 DAS DISPOSIES PRELIMINARES. 1.1 O concurso destinado ao preenchimento de 20 (vinte) vagas, conforme anexo D, para ambos os sexos, nos termos deste edital, e visa selecionar profissionais habilitados e capacitados para exercer as funes de Oficial de sade do CBMMG. As fases do concurso sero gerenciadas pela Diretoria de Ensino (DE), atravs da Seo de Concursos e Seleo de Recursos Humanos, sendo executadas pela Fundao Mariana Resende Costa - FUMARC, exceo do previsto neste edital. 1.2 O ingresso no oficialato dar-se- no posto de 2 Tenente QOS, por ato do Exmo. Sr. Governador do Estado, aps nomeao e posse, condicionada aprovao no Estgio Preparatrio de Oficiais de Sade (EPOSau) e preenchimento dos requisitos estabelecidos no presente deste edital. 1.3 A jornada de trabalho fixada pela Lei n 5.301, de 16/10/1969. 1.4 No haver reserva de vagas para os portadores de necessidades especiais, tendo em vista a natureza do cargo.

1.5 Este edital poder ser obtido por download nos endereos eletrnicos da FUMARC www.fumarc.com.br e do CBMMG www.bombeiros.mg.gov.br.

2 DO CARGO. 2.1 Descrio Sumria das Atribuies. 2.1.1 Compete ao Oficial do QOS realizar atividades de preveno de doenas e promoo e recuperao da sade, fsica e mental, em conformidade com as normas vigentes na Corporao, respeitadas as caractersticas de cada especialidade. Dentre outras, o Oficial do QOS exercer as seguintes atividades. a) assessorar o comando nos assuntos relacionados sua rea especfica; b) gerenciar recursos humanos e logsticos; c) desenvolver processos e procedimentos administrativos militares; d) promover estudos tcnicos e de capacitao profissional; e) pautar suas aes em preceitos ticos, tcnicos e legais. 2.1.2 Em situaes especiais ou extra-ordinrias o Oficial do QOS poder ser empenhado em atividade-fim da Corporao. 2.1.3 Condies gerais de exerccio do cargo de militar do CBMMG: trabalhar em contato cotidiano com o pblico, em equipe, sob superviso, em horrios diversos (diurno, noturno ou em rodzios de turnos). Atuar em condies de forte presso externa e emocional, com porte de arma de fogo, risco de morte, de invalidez, de contgio por doenas, de degenerao do estado de sade mental, de leso corporal, de responsabilidade civil, penal e administrativa, dentre outros fatores. 2.2 Regime Jurdico e remunerao 2.2.1 O regime jurdico de trabalho ser o estatutrio, em conformidade com as normas contidas na Lei n 5.301, de 16/10/1969 e legislao complementar. 2.2.2 A remunerao bsica inicial para o cargo de 2 Tenente do CBMMG de R$ 4.421,11 (quatro mil, quatrocentos e vinte e um reais e onze centavos). Este o valor vigente na data de publicao do presente edital.

3. CONDIES PARA INGRESSO. 3.1 So requisitos legais, previstos na Lei 5.301/69, exigidos para ingresso no CBMMG, no Quadro de Oficiais de Sade: 3.1.1 Ser brasileiro nato; 3.1.2 Possuir idoneidade moral;
2

3.1.3 Estar quite com as obrigaes eleitorais e militares; 3.1.4 Ter no mnimo 18 (dezoito) e no mximo 35 (trinta e cinco) anos de idade na data da incluso (nomeao e posse); 3.1.5 Ter concludo curso de graduao atinente categoria profissional para qual concorre, em instituio de ensino superior reconhecida pelo MEC e ser registrado na respectiva entidade de classe; 3.1.6 Ter aptido fsica; 3.1.7 Ser considerado indicado em avaliao psicolgica; 3.1.8 Ter sanidade fsica e mental; 3.1.9 Caso o candidato tenha tatuagem, esta dever estar enquadrada no item 6.3.2.2.1; 3.1.10 No ter sido demitido de outra instituio militar ou fora congnere; no ter sido demitido do CBMMG ou da PMMG, ambos com base no art. 146, incisos II, III e IV da Lei 5.301, de 16/10/1969; 3.1.11 No ter dado baixa no mau comportamento, na vigncia do Regulamento Disciplinar da PMMG/CBMMG ou no conceito C, na vigncia do Cdigo de tica e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais. 3.1.12 O preenchimento dos requisitos previstos nos itens 3.1.6, 3.1.7, 3.1.8 e 3.1.9 sero verificados nas fases iniciais do concurso. Os demais requisitos sero verificados quando da matrcula no EPOSau. 3.1.13 A inscrio neste concurso implica na aceitao tcita e irrestrita das condies estabelecidas neste edital, bem como de todas as normas que norteiam o certame, principalmente as contidas na Resoluo Conjunta n 4073/2010 que dispe sobre percias de sade na PMMG e no CBMMG, que estaro disposio dos candidatos, para consulta, nos endereos eletrnicos www.fumarc.com.br e

www.bombeiros.mg.gov.br. 3.1.14 Para fins da comprovao da idoneidade moral, o candidato convocado para a matrcula dever apresentar certides negativas previstas no item 9.1.2 deste edital, e no poder estar indiciado em inqurito comum ou militar ou sendo processado criminalmente por crime doloso. 3.1.15 O militar do CBMMG, j legalmente includo na Corporao, alm dos requisitos gerais aplicveis, previstos no item 3.1, dever possuir os seguintes requisitos especficos: a) no ter cometido mais de uma transgresso disciplinar de natureza grave transitada em julgado, nos ltimos doze meses;
3

b) estar classificado, no mnimo, no conceito B, com at 24 pontos negativos e APTO no treinamento profissional na data da MATRCULA, nos termos da Resoluo especfica, que regula as Diretrizes para o Treinamento Profissional do CBMMG; c) no estar submetido a Processo Administrativo Disciplinar (PAD) ou Processo Administrativo Disciplinar Sumrio (PADS); d) possuir no mximo 20 (vinte) anos de efetivo servio at a data da nomeao e posse. 3.1.15.1 de responsabilidade do candidato militar verificar sua situao funcional com relao s condies especficas estabelecidas neste item. 3.1.15.2 Todas as condies previstas neste item sero verificadas no ato da matrcula, por meio de declarao da Seo de Recursos Humanos da Unidade a que pertence o militar, sob pena de eliminao do candidato convocado e preenchimento da vaga por outro aprovado, na ordem de classificao. 3.1.16 O candidato militar do CBMMG que se encontrar includo na Corporao amparado por liminar judicial, concorrer em igualdade de condies com os demais candidatos, civis e militares de outras instituies, devendo preencher os requisitos constantes no item 3.1 deste edital e ser aprovado, apto e indicado em todas as fases, sem exceo.

4 DAS INSCRIES. 4.1 Antes de efetuar sua inscrio, o candidato dever conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para ingresso no QOS/BM, previstos no item 3 deste edital. Preenchendo todos os requisitos, as inscries sero feitas via Internet, atravs do endereo eletrnico www.fumarc.com.br, a partir das 9 horas (horrio de Braslia) do dia 08/10/2011 at as 19 horas (horrio de Braslia) do dia 30/10/2011. 4.1.1 Para os procedimentos de inscrio, o candidato que tiver dificuldade de acesso Internet poder comparecer, durante o perodo de inscrio, diretamente s Unidades relacionadas no anexo B deste edital, no horrio de 08h30min s 12h e de 14h s 17h30min nas segundas, teras, quintas, e sextas-feiras e de 08h30min s 13h, nas quartas-feiras, munido de documento de identidade e CPF, para realizao de sua inscrio e impresso do boleto bancrio. 4.2 Procedimentos para inscrio: 4.2.1 Preenchimento dos dados pessoais constantes no formulrio de inscrio disponvel no endereo eletrnico.
4

4.2.2 Opo, obrigatria, pela localidade, conforme Anexo C, onde deseja realizar as provas da 1 fase e pela categoria/cidade para a qual concorrer s vagas, conforme anexo D. 4.2.2.1 Ao candidato que no preencher corretamente a informao relativa cidade onde deseja realizar a prova, que marcar mais de uma cidade ou que omitir alguma marcao, ser atribuda como cidade escolhida a cidade de Belo Horizonte. 4.2.3 O candidato, aps preencher os dados relativos inscrio, dever imprimir o boleto bancrio dentro do perodo de inscrio e efetuar o pagamento da taxa de inscrio at o dia do vencimento do boleto (31/10/2011), na rede bancria, observados os horrios de atendimento e das transaes financeiras de cada instituio bancria. 4.3 A taxa de inscrio para o concurso ao QOS/BM de R$ 120,00 (cento e vinte reais). 4.4 O boleto bancrio a que se refere o item 4.2.3 ser emitido em nome do requerente e dever ser impresso em impressora a laser ou jato de tinta para possibilitar a correta impresso e leitura dos dados e do cdigo de barras. 4.5 A segunda via do boleto bancrio somente estar disponvel na internet para impresso durante o perodo de inscrio determinado no item 4.1, ficando indisponvel a partir das 19h do dia 30/10/2011. 4.6 A impresso do boleto bancrio ou da segunda via do mesmo em outro tipo de impressora de exclusiva responsabilidade do candidato, eximindo-se o CBMMG e a FUMARC de eventuais dificuldades na leitura do cdigo de barras e consequente impossibilidade de efetivao da inscrio. 4.7 Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agncias bancrias na localidade em que se encontra, o candidato dever antecipar o pagamento, considerando o 1 dia til que antecede o feriado ou evento, desde que respeitado o perodo de inscrio determinado neste Edital. 4.8 A inscrio somente ser processada e efetivada aps a confirmao FUMARC, pela instituio bancria, do pagamento do valor da inscrio concernente ao candidato, sendo automaticamente cancelado o Requerimento Eletrnico de Inscrio em que o pagamento no for comprovado. 4.9 No ser aceito pagamento do valor da inscrio por depsito em caixa eletrnico, transferncia ou depsito em conta corrente, DOC, cheque, ordens de pagamento ou qualquer outra forma diferente daquela prevista neste Edital.

4.10 O boleto bancrio quitado at a data limite do vencimento, sem rasuras, emendas e outros, ser o comprovante de que o candidato requereu a sua inscrio neste Concurso, no sendo considerado, para esse fim, o comprovante de agendamento de pagamento. 4.11 O pagamento do valor da inscrio por outras formas que no o boleto bancrio no confere ao candidato o direito de submeter-se s etapas deste Concurso Pblico. 4.12 No ser devolvido o valor da taxa de inscrio pago: a) aps a data estipulada no item 4.5 deste Edital; b) em duplicidade; 4.13 No ser efetivada a inscrio se, por qualquer motivo, houver inconsistncia do pagamento do valor da inscrio. 4.14 No ser vlida a inscrio cujo pagamento seja realizado em desobedincia s condies previstas no item 4.2.3, devendo o candidato observar ainda o contido no item 3.1.13 deste edital. 4.15 O CBMMG e a FUMARC no se responsabilizam, quando os motivos de ordem tcnica no lhes forem imputveis, por inscries no recebidas por falhas de comunicao, congestionamento das linhas de comunicao, falhas de impresso, problemas de ordem tcnica nos computadores utilizados pelos candidatos, bem como por outros fatores alheios que impossibilitem a transferncia dos dados e a impresso do boleto bancrio. 4.16 O preenchimento do formulrio de inscrio com os dados pessoais de inteira responsabilidade do candidato, que poder ter sua inscrio indeferida diante da constatao de qualquer inexatido ou falsificao de dados, especialmente os de identificao, podendo ainda, responder penal, civil ou administrativamente, pelos dados lanados. 4.17 Antes de confirmar sua inscrio, o candidato dever conferir minuciosamente todos os dados lanados, principalmente os de identificao, pois somente realizaro as provas os candidatos cujos dados de seu documento de identidade coincidirem com o cadastro feito por ele prprio no site da FUMARC. 4.18 Durante todo o perodo de inscrio ser possibilitado ao candidato retificar eventuais erros de digitao ocorridos somente no endereo declarado na ficha de inscrio. 4.18.1 Para a retificao de eventuais erros de digitao ou acerto de dados pessoais, tais como: nome, CPF e data de nascimento, o candidato dever comparecer ao local de prova munido dos documentos comprobatrios e apresent-los ao Fiscal de sala, que
6

far a conferncia dos mesmos e anotar as retificaes solicitadas em Relatrio de Ocorrncias, para providncias posteriores. 4.19 A listagem dos candidatos que tiverem suas inscries deferidas ser publicada no Dirio Oficial do Estado de Minas Gerais - DOEMG, at o dia 09/11/2011 e divulgada nos endereos eletrnicos www.fumarc.com.br e www.bombeiros.mg.gov.br. 4.20 A candidata lactante que necessitar amamentar durante a realizao da prova poder faz-lo, desde que assim o requeira, no perodo de inscrio ou no momento do pedido de iseno. 4.20.1 Na hiptese de no cumprimento do prazo estabelecido no item 4.20, o atendimento s condies solicitadas ficar sujeito anlise de viabilidade e razoabilidade do pedido pela FUMARC. 4.20.2 No haver compensao do tempo de amamentao em favor da candidata. 4.20.3 Para amamentao, a criana dever permanecer no ambiente a ser determinado pela coordenao local deste Concurso Pblico. 4.20.4 A criana dever estar acompanhada somente de um adulto responsvel por sua guarda (familiar ou terceiro indicado pela candidata), sendo que a permanncia temporria desse adulto, em local apropriado, somente ser autorizada pela Coordenao deste Concurso Pblico. 4.20.5 Durante o perodo de amamentao, a candidata ser acompanhada de um Aplicador, do sexo feminino, da FUMARC que garantir que sua conduta esteja de acordo com os termos e condies deste Edital. 4.20.6 A candidata lactante que eventualmente no proceder conforme disposto no item 4.20 deste Edital, no indicando nos formulrios a sua condio de lactante poder fazlo, por meio de requerimento de prprio punho, datado e assinado, devendo este ser enviado FUMARC, situada av. Francisco Sales, 540, bairro Floresta, Belo Horizonte/MG, das 9h s 12h ou das 13h s 17h, ou enviado, via FAX (31) 3376-7318, at o trmino das inscries. 4.20.7 A candidata que no fizer a solicitao conforme disposto neste Edital, seja qual for o motivo alegado, poder no ter a solicitao atendida por questes de no adequao das instalaes fsicas do local de realizao das provas. 4.21 Em nenhuma hiptese sero aceitos pedidos de transferncia de inscries entre pessoas.

4.22 No se exigir do candidato cpia de nenhum documento no ato de preenchimento do Requerimento Eletrnico de Inscrio e da Ficha Eletrnica de Iseno, sendo de sua inteira responsabilidade a veracidade dos dados pessoais informados. 4.23 O CBMMG e a FUMARC eximem-se de quaisquer atos ou fatos decorrentes de informaes incorretas, inexatas ou incompletas fornecidas pelo candidato no Requerimento Eletrnico de Inscrio e na Ficha Eletrnica de Iseno. 4.24 A declarao falsa ou inexata dos dados constantes no Requerimento Eletrnico de Inscrio e na Ficha Eletrnica de Iseno, que comprometa a lisura do certame, acarretar o indeferimento da inscrio. 4.25 Somente sero considerados o Requerimento Eletrnico de Inscrio e a Ficha Eletrnica de Iseno adotados pelo CBMMG e FUMARC, conforme previstos neste Edital. 4.26 O Requerimento Eletrnico de Inscrio, a Ficha Eletrnica de Inscrio e o valor pago pela inscrio so pessoais e intransferveis. 4.27 O candidato que, por alguma razo, necessitar de condio diferenciada para a realizao das provas, dever apresentar requerimento, datado e assinado, mediante comprovao da necessidade da condio diferenciada, at 5 (cinco) dias teis da data de realizao das provas, na FUMARC, das 9h s 12h ou das 13h s 17h. 4.27.1 O atendimento condio diferenciada a que se refere o item 4.27 deste Edital ficar condicionada anlise da legalidade e viabilidade do pedido pela FUMARC e somente ter validade para a 1 fase deste Concurso Pblico. 4.28 A constatao, em qualquer poca, de irregularidade ou fraude na inscrio, nas condies de ingresso, bem como em todo o Concurso Pblico, implicar no indeferimento da inscrio ou na eliminao do candidato no concurso ou no curso, caso este tenha se iniciado, bem como a demisso da Corporao a qualquer poca. 4.29 No haver restituio do valor da inscrio, exceto nas hipteses previstas na Lei Estadual n. 13.801, de 26 de dezembro de 2000. 4.30 Nas hipteses previstas na Lei Estadual n. 13.801, de 2000, o candidato poder requerer a devoluo do valor da inscrio da seguinte forma: a) Preencher formulrio que ser disponibilizado no endereo eletrnico www.fumarc.com.br, em at 05 (cinco) dias teis aps a data de publicao do ato que ensejar o cancelamento, suspenso ou a no realizao do certame, informando os seguintes dados: a.1) nome completo, nmero da identidade e da inscrio no Concurso;
8

a.2) nome e nmero do banco, nome e nmero da agncia com dgito, nmero da conta corrente e CPF do titular da conta; a.3) nmero de telefones, com cdigo de rea, para eventual contato. b) imprimir o formulrio e assin-lo; c) apresentar o formulrio, acompanhado de cpia de seu documento de identidade, FUMARC, na forma e no prazo previsto no item 4.30.1. 4.30.1 A apresentao FUMARC do formulrio, devidamente assinado, bem como do documento de identidade a que se refere alnea c do item 4.30, dever ser feita em at 30 (trinta) dias aps o ato que tenha ensejado o cancelamento, suspenso ou a no realizao do certame, por uma das seguintes formas: a) protocolo na FUMARC, situada av. Francisco Sales, 540, bairro Floresta, Belo Horizonte/MG, das 9h s 12h ou das 13 s 17h horas; b) SEDEX, FUMARC, situada av. Francisco Sales, 540, bairro Floresta, Belo Horizonte/MG CEP 30.150-220, com os custos correspondentes por conta do candidato. 4.30.1.1 O formulrio e o documento de identidade devero ser entregues ou enviados em um envelope, tamanho ofcio, fechado, identificado externamente em sua face frontal com os seguintes dados: Concurso Pblico ao QOS do CBMMG - Edital 12/11, Ref. Devoluo do valor da inscrio, nome completo, nmero de inscrio. 4.31 A devoluo do valor da inscrio ser processada nos 20 (vinte) dias teis seguintes ao trmino do prazo fixado no item 4.30.1 deste Edital por meio de depsito bancrio na conta corrente indicada pelo candidato no formulrio de devoluo. 4.32 O valor a ser devolvido ao candidato ser corrigido monetariamente pela variao do IGPM desde a data do pagamento da inscrio at a data da efetiva restituio. 4.33 O candidato que tiver sua inscrio deferida, dever retirar no endereo www.fumarc.com.br, at 07 (sete) dias antes da data de realizao da 1 Fase, o CARTO DE INFORMAO, que conter: nome completo do candidato, nmero do documento de identidade, data, horrio e local de realizao das provas (escola/prdio/sala) e outras orientaes teis ao candidato. 4.34 obrigao do candidato conferir no Carto de Informao seu nome, o nmero do documento de identidade utilizado na inscrio, a sigla do rgo expedidor. Os eventuais erros de digitao ocorridos no nome do candidato, CPF e data de nascimento, devero ser comunicados pelo candidato ao aplicador de provas no dia, no horrio, no local e na sala de realizao da 1 Fase e constaro no Relatrio de Ocorrncias.
9

4.35 Em nenhuma hiptese sero efetuadas, alteraes e/ou retificaes nos dados informados pelo candidato no Requerimento Eletrnico de Inscrio ou na Ficha Eletrnica de Iseno, relativos ao local de realizao das provas e nem quanto especialidade escolhida. 4.36 O CBMMG e a FUMARC recomendam que os candidatos portem o Carto de Informao no dia das provas para fins de comprovao de inscrio.

5 DA ISENO DO VALOR DA INSCRIO. 5.1 O candidato comprovadamente desempregado, de acordo com a Lei Estadual n. 13.392, de 7 de dezembro de 1999, poder requerer iseno do pagamento do valor da inscrio, no perodo de 10 a 14/10/2011. 5.2 Para requerer a iseno do pagamento do valor da inscrio, o candidato dever comprovar todas as seguintes situaes: a) No ter vnculo empregatcio vigente registrado em Carteira de Trabalho e Previdncia Social CTPS, e; b) no ter vnculo estatutrio vigente com o Poder Pblico municipal, estadual ou federal, e; c) no ter contrato de prestao de servios vigente com o Poder Pblico municipal, estadual ou federal, e; d) no exercer atividade legalmente reconhecida como autnoma. 5.3 Para comprovar a situao prevista na alnea a do item 5.2, o candidato dever: a) se no tiver nenhum registro de contrato de trabalho em sua CTPS, apresentar cpias das pginas da CTPS listadas abaixo: a1) pgina com foto; a2) pgina com qualificao civil; a3) primeira pgina da CTPS destinada ao registro de contratos de trabalho, em branco; a4) pginas contendo outras anotaes pertinentes, quando houver, ou; b) se tiver extinto vnculo empregatcio registrado na CTPS, apresentar cpias das pginas da CTPS listadas abaixo: b1) pgina com foto; b2) pgina com qualificao civil;

10

b3) pgina com a anotao do ltimo contrato de trabalho do candidato, na qual dever constar o registro de sada; b4) primeira pgina subsequente da anotao do ltimo contrato de trabalho ocorrido, em branco; b5) pginas contendo outras anotaes pertinentes, quando houver. 5.3.1 Caso o contrato de trabalho do candidato tenha sido registrado em Pginas de Anotaes Gerais de sua CTPS, alm da pgina constando o ltimo contrato registrado e a pgina subsequente em branco, o candidato dever apresentar tambm as pginas da CTPS em que usualmente so registrados os contratos de trabalho nos termos das alneas b.3 e b.4 do item 5.3 deste Edital. 5.4 Para comprovar a situao prevista na alnea b do item 5.2, o candidato dever: a) se j teve vnculo estatutrio com o poder pblico municipal, estadual ou federal, e este foi extinto, apresentar certido expedida por rgo ou entidade competente, em papel timbrado, com identificao e assinatura legvel da autoridade emissora do documento, informando o fim do vnculo estatutrio, ou a cpia da publicao oficial do ato que determinou a extino do vnculo, ou; b) se nunca teve vnculo estatutrio com o Poder Pblico municipal, estadual ou federal, apresentar declarao de prprio punho, nos termos do modelo sugerido no Anexo H. 5.5 Para comprovar a situao prevista na alnea c do item 5.2, o candidato dever: a) se j teve contrato de prestao de servios com o Poder Pblico municipal, estadual ou federal, e este foi extinto, apresentar cpia do contrato extinto, acompanhado da documentao pertinente que comprove sua extino, e declarao de prprio punho, conforme modelo sugerido no Anexo H, datada e assinada, na qual afirmar que no possui contrato de prestao de servios vigente com o Poder Pblico, ou; b) se nunca teve contrato de prestao de servios com o Poder Pblico municipal, estadual ou federal, apresentar declarao de prprio punho, nos termos do modelo sugerido no Anexo H. 5.6 Para comprovar a situao prevista na alnea d do item 5.2, o candidato dever: a) caso j tenha exercido atividade legalmente reconhecida como autnoma, apresentar certido que conste a baixa da atividade, ou;

11

b) apresentar declarao de prprio punho, datada e assinada, na qual informar no auferir qualquer tipo de renda, exceto aquela proveniente de segurodesemprego, nos termos do modelo sugerido no Anexo H. 5.7 Todas as declaraes mencionadas neste item devero ser emitidas de prprio punho pelo candidato interessado ou por seu procurador devidamente constitudo, que se responsabilizar por todas as informaes prestadas, sob pena de incorrer em crime de falsidade ideolgica, nos termos da legislao correspondente, no sendo consideradas, em nenhuma hiptese, declaraes digitadas ou datilografadas. 5.8 Para requerer a iseno, o candidato dever, ainda: a) acessar o endereo eletrnico www.fumarc.com.br link correspondente s inscries do Concurso Pblico para o QOS/BM e ler atentamente o edital; b) preencher a Ficha Eletrnica de Iseno, indicando o local de realizao das provas; c) confirmar os dados informados; d) imprimir a Ficha Eletrnica de Iseno e assin-la; e) apresentar FUMARC, na forma prevista no item 5.7 e no prazo especificado no item 5.1, a Ficha Eletrnica de Iseno, devidamente assinada, bem como as documentaes discriminadas dos itens 5.3 ao 5.6. 5.9 A Ficha Eletrnica de Iseno estar disponvel para preenchimento somente no prazo especificado no item 5.1. 5.10 Na Ficha Eletrnica de Iseno, o candidato dever firmar declarao de que desempregado, no se encontra em gozo de nenhum benefcio previdencirio de prestao continuada, no aufere nenhum tipo de renda, exceto a proveniente de segurodesemprego, e que sua situao econmico-financeira no lhe permite pagar o valor da inscrio sem prejuzo do sustento prprio ou de sua famlia, respondendo civil e criminalmente pelo inteiro teor de sua declarao. 5.11 A Ficha Eletrnica de Iseno, se assinada por terceiro, dever ser acompanhada por instrumento de procurao simples. 5.12 A apresentao FUMARC da Ficha Eletrnica de Iseno, devidamente assinada, bem como dos documentos discriminados nos itens 5.3, 5.4, 5.5 e 5.6, dever ser feita no prazo determinado no item 5.1, por uma das seguintes formas: 1. protocolo na FUMARC, situada av. Francisco Sales, 540, bairro Floresta, Belo Horizonte/MG, das 9h s 12h ou das 13 s 17h horas;

12

2. SEDEX, FUMARC, situada av. Francisco Sales, 540, bairro Floresta, Belo Horizonte/MG CEP 30.150-220, com os custos correspondentes por conta do candidato. 5.13 A Ficha Eletrnica de Iseno e as documentaes discriminadas nos itens 5.3, 5.4, 5.5 e 5.6 devero ser entregues ou enviadas em um envelope, tamanho ofcio, fechado, identificado externamente em sua face frontal com os seguintes dados: Concurso Pblico ao QOS do CBMMG - Edital 12/11, Ref. Iseno do pagamento do valor da inscrio, nome completo, nmero de inscrio. 5.14 Cada candidato dever encaminhar individualmente sua Ficha Eletrnica de Iseno e as e as documentaes discriminadas dos itens 5.3 ao 5.6, sendo vedado o envio de documentos de mais de um candidato em um mesmo envelope. 5.15 No sero analisados os pedidos de iseno do pagamento do valor da inscrio encaminhados via fax, internet, ou qualquer outra forma que no esteja prevista neste Edital, assim como aqueles apresentados fora do prazo determinado no item 5.1 deste Edital. 5.16 A documentao comprobatria da condio de desempregado ser analisada e julgada pela FUMARC e ratificada pelo CBMMG. 5.17 O resultado da anlise da documentao apresentada para requerer a iseno do valor da inscrio ser publicado no DOEMG at 19/10/2011 e divulgado nos endereos eletrnicos www.bombeiros.mg.gov.br e www.fumarc.com.br, com o nome dos requerentes em ordem alfabtica, com o nmero da carteira de identidade, constando apenas o deferimento ou indeferimento. 5.17.1 Aps a publicao a que se refere o item 5.17 e at a data limite de encerramento das inscries, a fundamentao objetiva sobre o indeferimento do requerimento de iseno estar disponvel para consulta do candidato ou de seu procurador devidamente constitudo na sede da FUMARC, situada av. Francisco Sales, 540, bairro Floresta, Belo Horizonte/MG, das 9h s 12h ou das 13 s 17h horas. 5.18 O candidato cujo requerimento de iseno for deferido estar automaticamente inscrito neste Concurso, desde que tenha preenchido, assinado e apresentado FUMARC, no prazo especificado no item 5.1, a Ficha Eletrnica de Iseno com seus dados pessoais, local de realizao da prova e especialidade escolhida. 5.19 O candidato cujo requerimento de iseno for indeferido poder efetuar sua inscrio acessando o link de impresso da segunda via do boleto bancrio, imprimindo-

13

a e efetuando o pagamento do valor da inscrio at a data de encerramento das inscries, conforme disposto no item 4 deste Edital. 5.20 O CBMMG e a FUMARC no se responsabilizam por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informaes e endereos incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.

6 DO PROCESSO SELETIVO. O processo seletivo ser desenvolvido em 05 (cinco) fases, dentro dos parmetros definidos neste item: a) 1 fase: prova objetiva de conhecimentos (prova I), distinta para cada rea profissional, de carter classificatrio e eliminatrio, e prova de redao em lngua portuguesa (Prova II), de carter classificatrio e eliminatrio. b) 2 fase: prova prtica-oral, e de ttulos, distinta para cada rea profissional, de carter classificatrio e eliminatrio. c) 3 fase: exames de sade preliminares e complementares e exame psicolgico, de carter eliminatrio. d) 4 fase: teste de avaliao fsica TAF, de carter eliminatrio. e) 5 fase: EPOSau, de carter classificatrio e eliminatrio. 6.1 Da realizao da 1a fase do concurso. A 1 fase ser constituda de prova objetiva de conhecimentos (prova I) e prova de redao (prova II), que ser aplicada conforme calendrio (Anexo A). 6.1.1 A prova I, de carter eliminatrio e classificatrio, ter os contedos da tabela I. Tabela I CONTEDOS Conhecimentos especficos Direitos Humanos Total N. DE QUESTES 45 (quarenta e cinco) questes 05 (cinco) questes 50 (cinquenta) questes

6.1.1.1 A prova I conter 50 (cinquenta) questes de mltipla escolha, valendo 2,0 (dois) pontos cada questo, com 04 (quatro) alternativas de respostas para cada questo, sendo apenas 01 (uma) alternativa correta, totalizando 100 (cem) pontos. 6.1.1.2 Ser eliminado do Concurso Pblico o candidato que: a) no obtiver o mnimo de 50% (cinquenta por cento) do total de pontos da prova I; b) tirar nota zero no contedo de Direitos Humanos.

14

6.1.1.3 Anulada alguma questo da prova I, ser ela contada como acerto para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. 6.1.1.4 O contedo programtico a ser avaliado na prova I consta do Anexo F deste edital. 6.1.1.5 A prova ser corrigida atravs de leitura tica, devendo o candidato atentar para a maneira correta de marcao de sua alternativa de resposta, conforme orientaes contidas na folha de resposta, sendo que as questes que forem marcadas de forma diversa e, por isto, no reconhecidas pela leitora tica, no sero computadas, ainda que assinalada a resposta correta. 6.1.2 A Prova II versar sobre tema da atualidade, no valor de 100 (cem) pontos distribudos de acordo com os critrios de correo contidos na tabela II, sendo eliminados deste Concurso Pblico os candidatos que no obtiverem o mnimo de 50% (cinqenta por cento) no total de pontos distribudos.

Tabela II CRITRIOS DE CORREO pertinncia ao tema proposto argumentao coerente das ideias e informatividade adequao no uso de articuladores propriedade vocabular correo lingustica (morfossintaxe), pontuao, ortografia e acentuao TOTAL VALOR TOTAL DA REDAO 30,00 30,00 10,00 10,00 20,00 100,00

6.1.2.1 Ser penalizado o candidato que no obedecer aos limites de nmeros de linhas definidos nas orientaes dos cadernos da Prova II, de acordo com os seguintes critrios: a) desconto de 0,5 (meio ponto) por linha aqum do mnimo estipulado; b) desconto de 0,5 (meio ponto) por linha alm do mximo estipulado. 6.1.2.2 Ser atribuda nota zero Prova II - Redao: a) cujo contedo versar sobre tema diverso do estabelecido; b) que fuja da tipologia e proposta da Prova II - Redao; c) considerada ilegvel ou desenvolvida em forma de desenhos, nmeros, versos, espaamento excessivo entre letras, palavras e pargrafos, bem como em cdigos alheios lngua portuguesa escrita ou em idioma diverso do Portugus;

15

d) que no for redigida com caneta de tinta azul ou preta; e) cujo texto presente seja, no todo ou em parte, cpia, transcrio ou plgio de outro autor; f) que for escrita fora do espao definido. f) em que se constatar o uso de corretivo. 6.1.2.3 Ser atribuda nota zero Prova II que estiver toda em branco ou com identificao em local indevido. 6.1.2.4 Recomenda-se evitar rasuras, no sendo permitido o uso de corretivos. 6.1.2.5 Na Prova II, o candidato somente poder registrar seu nome, nmero de inscrio ou assinatura em lugar/campo especificamente indicado, sob pena de anulao da sua prova e consequente eliminao do candidato deste Concurso Pblico. 6.1.2.6 A FUMARC adotar processo que impea a identificao do candidato por parte da banca examinadora, garantindo, assim, o sigilo no julgamento das provas. 6.1.2.7 A folha para rascunho, constante do caderno de prova, ser de preenchimento facultativo. Em nenhuma hiptese o rascunho elaborado pelo candidato ser considerado na correo da prova. 6.1.2.8 Somente sero corrigidas, na proporo de 06 (seis) candidatos por vaga, as redaes daqueles candidatos melhores classificados que obtiverem, no mnimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos atribudos prova I, incluindo-se aqueles candidatos empatados na nota de corte. 6.1.2.9 O Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, implementado a partir de 1 de janeiro de 2009, no ser exigido para efeito de avaliao, tendo em vista que, nos termos do Decreto n. 6.583, de 29 de setembro de 2008, o uso dessa nova norma ortogrfica facultativo at 31 de dezembro de 2012. 6.1.3 O tempo permitido para a realizao da 1 fase ser de no mnimo 1 (uma) hora e de no mximo 5 (cinco) horas, incluindo o preenchimento da Folha de Respostas e da Folha de Redao, as quais devero ser entregues ao final do tempo determinado. 6.1.4 A 1 fase do concurso ser realizada nas localidades constantes do Anexo C deste edital. 6.1.5 Recomenda-se ao candidato comparecer no local e data determinados para realizao das provas com antecedncia de 60 (sessenta) minutos contados do horrio fixado para o incio das provas constante no CDI, considerado o horrio oficial de Braslia.
16

6.1.6 O candidato dever estar munido de Documento de Identidade Oficial e caneta esferogrfica, de tinta azul ou preta, podendo conduzir lpis ou lapiseira e borracha. O acesso sala de provas somente ser permitido ao candidato que portar o original de seu documento oficial de identidade, cujos dados sejam coincidentes com os registrados junto FUMARC, no sendo aceitas cpias, ainda que autenticadas. 6.1.7 No caso de extravio do Documento de Identidade, o candidato dever apresentar, junto com o respectivo Boletim de Ocorrncia expedido por rgo competente, outro documento de identificao equivalente relacionado no subitem abaixo, o qual s ser aceito se original, com foto e assinatura do candidato. 6.1.8 Sero considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelas Foras Armadas, pelas Secretarias de Segurana Pblica, Polcias Militares, Corpos de Bombeiros Militares, carteiras expedidas pelos rgos fiscalizadores do exerccio profissional (Ordens, Conselhos, etc.), CTPS, passaporte, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministrio Pblico e da Magistratura, Carteira Nacional de Habilitao, carteiras funcionais expedidas por rgo pblico que, por lei federal, valem como identidade. 6.1.9 O Documento dever estar em perfeitas condies, a fim de permitir, com clareza, a identificao do candidato, e dever conter, obrigatoriamente, filiao, fotografia recente e data de nascimento. 6.1.10 No sero aceitos Documentos de Identidade ilegveis, no identificveis e/ou danificados. 6.1.10.1 A identificao do candidato, nesse caso, ser registrada em Relatrio de Ocorrncia, da sala onde realizar sua prova, que ser levado para apreciao e deliberao da Coordenao do Concurso, que definir a situao do candidato. 6.1.11 No dia das provas, em hiptese alguma, ser permitido: a) o ingresso de candidato no estabelecimento onde se realizaro as provas, aps o fechamento dos portes conforme horrio especificado no CI. b) ao candidato prestar provas fora do horrio ou espao fsico determinado e informado no CI. c) o ingresso ou a permanncia de pessoas estranhas ao certame, em qualquer estabelecimento usado para este fim, durante a realizao das provas, exceto o previsto no item 4.20.4. d) ao candidato realizar as provas portando, mesmo desligados, aparelhos eletrnicos como telefone celular, mquina de calcular, agenda eletrnica, pager, gravador, beep,
17

walkman, notebook, palmtop, mquina fotogrfica ou qualquer outro equipamento eletrnico, bem como culos escuros ou quaisquer acessrios como, chapu, bon, gorro, capacete, relgio e outros. e) o ingresso de candidato, portando arma (de fogo ou branca) nos locais de realizao de prova, mesmo que possua o respectivo porte. 6.1.12 O candidato que, durante a realizao da prova, for encontrado portando qualquer um dos objetos especificados nas alneas d e e do subitem anterior, ser eliminado do concurso. A organizao do concurso se isenta da responsabilidade da guarda de quaisquer objetos dos candidatos. 6.1.13 O candidato poder ser submetido ao sistema de deteco de metais durante a realizao das provas. 6.1.14 No haver segunda chamada para as Provas da 1 Fase. Assim, o candidato ausente, por qualquer motivo, seja por caso fortuito ou de fora maior, estar automaticamente eliminado. 6.1.15 Os candidatos com cabelos longos devero prend-los durante a realizao das provas. 6.1.16 Em hiptese alguma haver prorrogao do tempo de durao das provas em razo de afastamento do candidato da sala de sua realizao. 6.1.17 A assinatura obrigatria do candidato na lista de presena dever ser a mesma que consta do seu Documento de Identidade. 6.1.18 A inviolabilidade das provas ser comprovada no momento do rompimento do lacre dos envelopes de segurana, que se dar minutos antes do incio das provas, nas salas de aplicao das provas e perante os candidatos. 6.1.19 Durante o perodo de realizao das provas no ser permitida qualquer espcie de consulta ou comunicao. 6.1.20 Os objetos ou documentos perdidos durante a realizao das provas que venham a ser entregues na Gerncia de Concursos da FUMARC sero guardados pelo prazo de 30 (trinta) dias. Aps este prazo sero encaminhados Seo de Achados e Perdidos da Agncia Central dos Correios de Belo Horizonte/MG. 6.1.21 Ser, tambm, eliminado deste concurso o candidato que incorrer nas seguintes situaes: a) deixar o local de realizao das provas sem a devida autorizao. b) tratar com falta de urbanidade os aplicadores, auxiliares, fiscais ou autoridades presentes.
18

c) proceder de forma a tumultuar a realizao das provas. d) usar de meios ilcitos para obter vantagem para si ou para outros. e) deixar de atender s normas contidas nos cadernos de prova, na folha de resposta e demais orientaes expedidas pela FUMARC. 6.1.22 Somente sero permitidas marcaes na folha de resposta feitas com caneta esferogrfica - tinta azul ou preta. 6.1.23 O candidato no poder amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar sua folha de resposta, sob pena de arcar com os prejuzos advindos da impossibilidade de realizao da leitura ptica dos resultados. 6.1.24 Em nenhuma hiptese haver substituio da folha de resposta por erro do candidato. 6.1.25 Ao terminar as provas da 1 fase, o candidato entregar ao fiscal de sala, obrigatoriamente, seu caderno de prova, sua folha de resposta e a prova II, devidamente preenchidos e assinados. A partir desse momento o candidato no poder utilizar as instalaes sanitrias. 6.1.26 Os candidatos somente podero deixar as salas de aplicao de prova 60 (sessenta) minutos depois de seu incio. 6.1.27 O gabarito oficial do concurso ser publicado no DOEMG e disponibilizado nos endereos eletrnicos www.fumarc.com.br e www.bombeiros.mg.gov.br, no segundo dia til subsequente ao da realizao das provas. As questes das Provas estaro disponveis nos endereos citados, no segundo dia til subsequente ao da realizao das provas. 6.1.28 As instrues constantes na folha de resposta e nas provas I e II complementam este edital e devero ser rigorosamente observadas pelo candidato. 6.1.29 Sero consideradas nulas as questes da folha de resposta da prova objetiva que: a) tiverem duas ou mais opes assinaladas; b) tiverem rasuras; c) no foram assinaladas (em branco); d) foram preenchidas a lpis; e) tiverem marcao de forma no prevista nas orientaes de preenchimento. 6.1.30 A nota final da 1 Fase ser obtida pelo somatrio dos pontos obtidos nas Provas I e II. 6.2 Da realizao da 2a fase do concurso:

19

6.2.1 Sero convocados para a 2 fase (prova prtica-oral e de ttulos), de carter classificatrio e eliminatrio, os candidatos aprovados na fase anterior, observando-se rigorosamente a ordem decrescente da nota final da 1 Fase, na proporo de 03 (trs) candidatos por vaga, incluindo os candidatos empatados na nota de corte. 6.2.2 A prova prtica-oral da 2 fase ter o valor de 100 (cem) pontos e ser distinta para cada rea profissional. 6.2.2.1 Para as vagas de cirurgio-dentista e de mdico a prova prtica-oral constar dos tpicos abaixo. Abordagem ao paciente; Hipteses diagnsticas; Avaliao teraputica; Aspectos fisiopatolgicos das patologias provveis; Propostas teraputicas. 6.2.2.1.1 O candidato vaga de cirurgio dentista far ainda atendimento a paciente previamente triado para realizao de restaurao plstica, exodontia ou atendimento de urgncia. 6.2.2.2 Para as vagas de psiclogo, a prova prtica-oral constar de apresentao de casos relativos avaliao psicolgica ou psicologia organizacional, devendo o candidato apresentar diagnstico e proposta de interveno. 6.2.3 A distribuio dos pontos da prova prtica-oral ser anunciada ao trmino do enunciado da questo. 6.2.4 O contedo programtico da prova prtica-oral consta do anexo F. 6.2.5 A prova prtica-oral ser aplicada por comisso de oficiais do QOS, designada pelo Assessor de Assistncia Sade do CBMMG. 6.2.6 A prova de ttulos da 2 fase somente ser realizada para as vagas de mdico e psiclogo, possuindo a pontuao da tabela III, podendo o candidato acumular a pontuao prevista. Tabela III Residncia ou ttulo em clnica mdica. Mdico Residncia ou ttulo em medicina do trabalho. Especialista em avaliao psicolgica. Psiclogo Ps-graduao lato sensu em psicologia organizacional ou do trabalho. Ps-graduao stricto sensu na rea de psicologia organizacional ou do trabalho. 10 pontos 05 pontos 10 pontos 05 pontos

20

6.2.7 Quando da apresentao para a 2 fase os candidatos devero apresentar o diploma de concluso do curso de graduao, fornecido por instituio de ensino oficial, ou regularmente reconhecida ou autorizada pelo rgo governamental competente (original ou cpia autenticada em cartrio), carteira do Conselho Regional de sua categoria (dentro do prazo de validade) e, para aqueles que concorrerem prova de ttulos, toda a documentao comprobatria dos ttulos, fornecida por instituio de ensino oficial, ou regularmente reconhecida ou autorizada pelo rgo governamental competente (original ou cpia autenticada em cartrio). 6.2.7.1 O candidato que no apresentar na data determinada o diploma de graduao ou a carteira do conselho regional de sua categoria estar automaticamente eliminado do processo seletivo. 6.2.7.2 O candidato que no apresentar a documentao comprobatria dos ttulos no prazo previsto continuar no certame sem a respectiva pontuao. 6.2.8 Toda a documentao a que se refere o item anterior dever ser apresentada em pasta identificada, com numerao de folhas, assinatura do candidato, e currculo com relao numerada dos ttulos apresentados. 6.2.9 A avaliao e julgamento dos ttulos apresentados ser procedida por comisso designada pelo Diretor de Ensino. 6.2.10 A nota final da 2 fase ser o somatrio da pontuao obtida na prova prtica-oral e na prova de ttulos. 6.2.10.1 Para fins de classificao final do concurso, realizada ao trmino do EPOSau, a nota obtida na prova de ttulos pelos candidatos s vagas de mdico e psiclogo no ser considerada, devendo ser utilizada apenas a nota obtida na prova prtica-oral. 6.3 Da realizao da 3a fase do concurso: 6.3.1 Sero convocados para a 3 fase do concurso, de carter eliminatrio, composta por exames de sade preliminares e complementares e exame psicolgico, todos os candidatos aprovados na fase anterior. 6.3.2 Da realizao dos exames preliminares e complementares: 6.3.2.1 Os exames de sade sero realizados pelo CBMMG, sob a responsabilidade da Assessoria de Assistncia a Sade (AAS), exceo dos exames oftalmolgicos e otorrinolaringolgicos, que ficaro a cargo da FUMARC (sendo homologados pela Junta de Seleo do CBMMG), conforme ato a ser divulgado, em etapa nica e simultaneamente. Os exames sero feitos nos termos da Resoluo Conjunta n 4073/2010 que dispe sobre percias de sade na PMMG e no CBMMG, que contem a
21

relao das doenas e alteraes incapacitantes para admisso e incluso, sendo de inteira responsabilidade do candidato seu conhecimento. 6.3.2.2 Os exames preliminares de sade sero custeados pelo CBMMG e pela FUMARC, sendo os seguintes: a) clnico e antropomtrico; b) audiometria tonal, otoscopia, exame otorrinolaringolgico completo e

impedanciometria; c) acuidade visual e, quando indicado, exame oftalmolgico; d) odontolgico; e) outros exames a critrio do examinador (custeados pelo candidato). 6.3.2.2.1 Sero considerados inaptos no Exame de Sade, os candidatos que possurem tatuagens, que: I estejam localizadas no rosto; II afetem a honra pessoal, o pundonor militar ou o decoro exigido aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, por exemplo, as que apresentem smbolos e/ou inscries alusivos a: ideologias terroristas ou extremistas, contrrias s instituies democrticas ou que preguem a violncia e a criminalidade; discriminao ou preconceitos de raa, credo, sexo ou origem; idias ou atos libidinosos; idias ou atos ofensivos s Foras Armadas e Auxiliares. Para fins de verificao deste item os candidatos masculinos devero trajar short de natao (tipo sungo) e as candidatas femininas devero trajar biquni; III estejam em locais visveis do corpo com o uso de uniforme de atividade fsica 5A, sem a bermuda trmica (camiseta, calo de educao fsica, meia soquete e tnis) previsto no Regulamento de Uniformes e Insgnias do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (RUICBM), com o nmero de tatuagens cuja somatria das reas delimitadas seja maior que 20 cm. 6.3.2.3 Os exames complementares de sade sero custeados pelos candidatos, sendo os que se seguem: a) radiografia do trax, em incidncia pstero anterior, e radiografia dos seios da face, em incidncia fronto-naso, mento-naso e perfil; b) sangue: imunofluorescncia para Trypanosoma Cruzi, hemograma completo, dosagem de glicose, anti- HIV, HBsAg, anti-HCV (em caso de positividade, fazer PCR - reao da cadeia da polimerase do vrus da hepatite "C"), transaminase glutmicopirvica (TGP), gama glutamiltransferase (Gama GT) e creatinina;
22

c) urina: rotina, teste para deteco de metablitos de THC, teste para deteco de metablitos de cocana; d) exame parasitolgico de fezes; e) eletrocardiograma com laudo; f) eletroencefalograma com laudo; g) outros exames a critrio do avaliador. 6.3.2.4 Os exames complementares de sade sero realizados somente nos locais credenciados pelo Instituto de Previdncia dos Servidores Militares (IPSM) conforme lista de credenciados disponvel no site www.ipsm.mg.gov.br, inclusive a contra-prova. 6.3.2.5 No sero aceitos exames realizados em data anterior a 90 (noventa) dias da data de convocao para os exames de sade e nem realizados em locais diferentes dos estabelecidos no item anterior. 6.3.2.6 Em caso de eventuais alteraes nos exames citados nos itens 6.3.2.2 e 6.3.2.3 o mdico responsvel pela avaliao poder solicitar outros exames, de forma a possibilitar diagnstico conclusivo, sendo estes novos exames realizados s custas do candidato. 6.3.2.7 Para os exames complementares no ser admitida a ausncia ou substituio por outro, mesmo que similar, cabendo ao candidato exigir do laboratrio onde for realizar os exames, a entrega da bateria de exames completa. 6.3.2.8 A ausncia ou substituio por outro, mesmo que similar, de qualquer dos exames previstos neste edital, implicar na eliminao do candidato. 6.3.2.9 A no apresentao de quaisquer exames na data estabelecida implicar na eliminao do candidato. 6.3.3 Da realizao do exame psicolgico: 6.3.3.1 O exame tem por finalidade avaliar as caractersticas psicolgicas do candidato, objetivando verificar se as mesmas apresentam algum dos fatores de contra-indicao para admisso e incluso previstos na Resoluo Conjunta n 4073/10 que dispe sobre percias de sade na PMMG e no CBMMG. 6.3.3.2 A atividade Bombeiro Militar submete o profissional forte presso externa e emocional, porte de arma de fogo, risco de morte, de invalidez, de contgio por doenas, de degenerao do estado de sade mental, de leso corporal, de responsabilidade civil, penal e administrativa, dentre outros fatores. 6.3.3.3 O exame psicolgico ser realizado nos termos deste edital, observando-se a Lei n. 5.301, de 16/10/1969, a Resoluo Conjunta n 4073/10 que dispe sobre percias de
23

sade na PMMG e no CBMMG e a Resoluo n 02, de 24/03/2003, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), sendo custeado pelo candidato. 6.3.3.4 O exame psicolgico consistir em avaliao tcnica e padronizada de caractersticas cognitivas e de personalidade dos candidatos, mediante o emprego de tcnicas cientficas. 6.3.3.5 Os exames componentes da bateria de testes psicolgicos sero realizados pela FUMARC sob coordenao do CBMMG. 6.3.3.6 Podero ser aplicadas tcnicas coletivas (um psiclogo aplicando exames em um grupo de candidatos) e individuais (um psiclogo aplicando exame em um candidato). 6.3.3.7 O resultado obtido no exame psicolgico ser decorrente da anlise conjunta das tcnicas e instrumentos psicolgicos utilizados. Dessa anlise resultar o parecer INDICADO para os candidatos que no apresentarem nenhum trao de personalidade incompatvel, e CONTRA-INDICADO para os que apresentarem fator de contraindicao ou incompatibilidade para o exerccio da funo bombeiro-militar, nos termos da Resoluo Conjunta n 4073/10 que dispe sobre percias de sade na PMMG e no CBMMG. Somente o candidato indicado ser considerado aprovado. 6.3.3.8 A indicao nos exames psicolgicos requisito indispensvel para matrcula no EPOSau e incluso no CBMMG. 6.3.3.9 No sero aceitos exames realizados em concursos anteriores ou em outras instituies. 6.3.4 A homologao e o parecer final dos exames de sade e do exame psicolgico estaro sob a responsabilidade da Junta de Seleo (JS) designada pelo Assessor de Assistncia Sade do CBMMG. 6.3.5 Fica garantido o sigilo absoluto do resultado dos exames de sade, sendo restrito coordenao do concurso. 6.4 Da realizao da 4a fase do concurso: 6.4.1 Sero convocados para a 4 fase (TAF), de carter eliminatrio, todos os candidatos aprovados na fase anterior. 6.4.2 O TAF composto pelo Teste de resistncia aerbica, corrida de 2400 metros, com os ndices: Feminino: tempo mximo de 19 (dezenove) minutos e 45 (quarenta e cinco) segundos. Masculino: tempo mximo de 17 (dezessete) minutos e 45 (quarenta e cinco) segundos. 6.4.3 O TAF, cuja descrio consta do Anexo G deste edital, ser aplicado em local a ser divulgado pelo CBMMG quando da convocao para a 4 fase.
24

6.4.4 O candidato que no realizar o TAF dentro do tempo mximo previsto estar automaticamente eliminado do processo seletivo. 6.5 Da realizao da 5a fase do concurso: 6.5.1 Sero convocados para matrcula no EPOSau, 5 fase do concurso, os candidatos melhores classificados dentro do nmero de vagas estabelecido no anexo D, na ordem decrescente do somatrio das notas obtidas nas fases anteriores, observados os critrios de desempate. 6.5.2 O EPOSau ser realizado na Academia de Bombeiros Militar (ABM), situada Rua Piau, n 1815, bairro Funcionrios, BH/MG, tendo a durao de 45 (quarenta e cinco) dias. 6.5.3 Os estagirios do EPOSau, exceo dos integrantes do CBMMG, sero considerados civis sob o aspecto trabalhista, sem vnculo empregatcio, e recebero bolsa de estudo equivalente metade da remunerao bsica de 2 Tenente BM, que ser paga desde que o estagirio cumpra toda a carga-horria prevista para o curso. 6.5.3.1 Os estagirios do EPOSau j integrantes do CBMMG continuaro a receber a remunerao do respectivo posto ou graduao. 6.5.4 Os convocados para matrcula devero apresentar todos os documentos previstos no item 9 deste Edital para sua efetivao. 6.5.5 O EPOSau ser regido por normas internas do CBMMG, devendo o candidato cumprir fielmente o estabelecido nas normas, executar com zelo e dedicao todas as tarefas que lhe forem atribudas, ser pontual e assduo em todas as atividades. 6.5.5.1 O estagirio do EPOSau que praticar conduta desabonadora, contrria aos princpios da tica e disciplina, ou que descumprir as normas relativas ao estgio, devidamente comprovada em processo apuratrio que assegure o direito ao contraditrio e a ampla defesa, ser desligado do estgio. 6.5.6 O candidato reprovado no EPOSau estar automaticamente eliminado do concurso. 6.5.7 So deveres do estagirio do EPOSau: cumprir fielmente a programao do Estgio, executando com diligncia, zelo e dedicao as tarefas que lhes forem afetas; respeitar as normas internas do CBMMG, compatveis com a tica profissional; guardar sigilo sobre assuntos de legtimos interesses do CBMMG, que chegarem ao seu conhecimento; manter em todas as circunstncias conduta e apresentao

irrepreensveis; ser pontual e assduo; outros especificados no regimento interno do

25

estgio; providenciar s suas expensas o uniforme e demais materiais relativos ao EPOSau. 7 DOS RECURSOS. 7.1 Caber interposio de recurso, contra os resultados preliminares das fases do concurso, junto FUMARC, exceo de recursos relativos ao EPOSau, que funcionaro conforme as normas do CBMMG. 7.2 Sero rejeitados, liminarmente, os recursos que no observarem os requisitos para sua interposio ou, ainda, aqueles entregues ou encaminhados fora do prazo previsto neste edital. 7.3 Para contagem do prazo de interposio de recursos excluir-se- o dia da publicao e incluir-se- o dia do vencimento, desde que coincida com dia til do CBMMG e FUMARC. Caso contrrio, o prazo ser prorrogado para o primeiro dia til subsequente. 7.4 A tempestividade do recurso feito via correio ser verificada pela data de postagem. 7.5 As decises relativas aos recursos sero publicadas no DOEMG e divulgadas nos endereos eletrnicos www.fumarc.com.br e www.bombeiros.mg.gov.br. 7.6 O recurso dever ser apresentado conforme modelo constante no Anexo E deste edital e especificado abaixo. 7.6.1 Para a 1 fase: a) contra o gabarito e questes da prova I (devendo ser apresentado em folhas separadas para cada questo recorrida), no prazo de 03 (trs) dias teis, contados da publicao do gabarito oficial no DOEMG. No caso de recurso contra questes da prova I, dever haver indicao do nmero da questo, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada pelo CBMMG e FUMARC. recomendada argumentao lgica e consistente, bem como indicao clara da bibliografia pesquisada pelo candidato referente a cada questo; b) contra o resultado preliminar da Prova I, no prazo de 03 (trs) dias teis, contados da publicao do resultado no DOEMG; c) contra o resultado preliminar da prova II. Nesse caso, para interposio desse recurso, o candidato ter vista cpia de sua prova II na sede da FUMARC, situada av. Francisco Sales, 540, bairro Floresta, Belo Horizonte/MG, das 9h s 12h ou das 13 s 17h horas, pessoalmente, durante o perodo recursal de 03 (trs) dias teis, contados da publicao do resultado no DOEMG;

26

d) contra o resultado preliminar da 1 fase, no prazo de 03 (trs) dias teis, contados da publicao do resultado no DOEMG; e) dever ser entregue em 02 (duas) vias (original e cpia), datilografadas ou digitadas; f) f) dever ser encaminhado em envelope fechado, FUMARC, situada av. Francisco Sales, 540, bairro Floresta, Belo Horizonte/MG, das 9h s 12h ou das 13 s 17h horas, pessoalmente ou via SEDEX, postado nas Agncias dos Correios, endereado FUMARC, av. Francisco Sales, 540, bairro Floresta, Belo Horizonte/MG CEP 30.150-220, com os custos correspondentes por conta do candidato, nos prazos estabelecidos, devendo constar no destinatrio do envelope o seguinte: FUMARC Concurso QOS/BM/12 Recurso contra 1 fase Avenida Francisco Sales, 540, bairro Floresta, Belo Horizonte/MG CEP 30.150-220 g) No remetente dever constar apenas: Nome do Candidato, nmero de inscrio e endereo. 7.6.1.1 Admitir-se- um nico recurso, contra cada questo, pelo mesmo candidato. No sero aceitos recursos coletivos ou encaminhados conjuntamente em um mesmo envelope por mais de um candidato. 7.6.2 Para a 2 fase: a) contra o resultado preliminar da 2 fase, no prazo de 03 (trs) dias teis, contados da publicao do resultado; b) dever ser entregue em 02 (duas) vias (original e cpia), datilografadas ou digitadas; c) dever ser em conformidade com o previsto na alnea d do item 7.6.1, devendo constar no destinatrio do envelope o seguinte: FUMARC Concurso QOS/BM/12 Recurso contra a 2 fase Avenida Francisco Sales, 540, bairro Floresta, Belo Horizonte/MG CEP 30.150-220 d) No remetente dever constar apenas: Nome do Candidato, nmero de inscrio e endereo. 7.6.2.1 O candidato dever, pessoalmente ou atravs de seu procurador com instrumento de mandado anexo e com apresentao do documento de identidade original do procurador para imediata conferncia, solicitar na FUMARC (por meio de requerimento - Anexo E), cpia autenticada da prova, no prazo de 03 (trs) dias teis, contados da publicao do resultado preliminar. Para apresentao das razes recursais, o candidato
27

ter tambm o prazo mximo de 03 (trs) dias teis, a partir da data de disponibilizao da cpia da prova, no se conhecendo dos recursos protocolados fora dos prazos determinados. 7.6.2.2 Admitir-se- um nico recurso, contra cada prova realizada, pelo mesmo candidato. No sero aceitos recursos coletivos ou encaminhados conjuntamente em um mesmo envelope por mais de um candidato. 7.6.3 Para a 3 fase: a) Contra o resultado preliminar da 3 fase. Esta interposio de recurso dever ser em conformidade com o previsto na alnea d do item 7.6.1, devendo constar no destinatrio do envelope o seguinte: FUMARC Concurso QOS/BM/12 Recurso contra 3 fase Avenida Francisco Sales, 540, bairro Floresta, Belo Horizonte/MG CEP 30.150-220 b) No remetente dever constar apenas: Nome do Candidato, nmero de inscrio e endereo. 7.6.3.1 No caso dos exames preliminares e complementares, o candidato dever, pessoalmente ou atravs de seu procurador com instrumento de mandado anexo e com apresentao do documento de identidade original do procurador para imediata conferncia, solicitar na FUMARC (por meio de requerimento - Anexo E), cpia autenticada dos laudos/exames, no prazo de 03 (trs) dias teis, contados da publicao do resultado do exame. Para apresentao das razes recursais, o candidato ter tambm o prazo mximo de 03 (trs) dias teis, a partir da data de disponibilizao da cpia de seus laudos/exames, no se conhecendo dos recursos protocolados fora dos prazos determinados. 7.6.3.2 No caso dos exames psicolgicos, o candidato dever, pessoalmente ou atravs de seu procurador com instrumento de mandado anexo e com apresentao do documento de identidade original do procurador para imediata conferncia, requerer junto FUMARC (por meio de requerimento - Anexo E), na publicao do resultado preliminar da 3 fase, abertura de vista da documentao necessria a interposio do seu recurso no prazo de 03 (trs) dias teis, com previso de abertura de vista nos dias subsequentes. 7.6.3.3 O candidato dever contratar um psiclogo nomeado como assistente, regularmente inscrito no CRP/04, a quem ser aberta vista (que ser agendada no

28

momento do protocolo do requerimento citado no item anterior) do material referente ao recurso. 7.6.3.4 Na abertura de vista a presena do candidato no atendimento ser facultativa. 7.6.3.5 O trabalho realizado pelo psiclogo nomeado pelo candidato, incluindo o sigilo sobre os resultados obtidos no exame psicolgico, dever ser pautado pela legislao que regula o exerccio da profisso, na qual se inclui o Cdigo de tica do Profissional Psiclogo. As condutas e informaes advindas do psiclogo nomeado sero de sua inteira responsabilidade. 7.6.3.6 O psiclogo nomeado pelo candidato ter 03 (trs) dias teis, aps abertura de vista, para apresentar o seu laudo. 7.6.3.7 Ser esclarecido ao psiclogo nomeado pelo candidato, quando da abertura de vista, quais foram os instrumentos e tcnicas utilizadas no exame psicolgico e razes da contra-indicao. 7.6.3.8 O psiclogo nomeado pelo candidato dever constar no laudo que apresentar seu nome completo, nmero de registro no CRP-04, endereo e telefone. 7.6.3.9 Para efeito de assessoramento ao candidato na interposio de recurso, o psiclogo nomeado pelo candidato dever se ater anlise do material psicolgico produzido pelo candidato no concurso e no ser permitida a retirada ou a reproduo do material do candidato, referente aos exames psicolgicos. O psiclogo nomeado pelo candidato ter acesso ao exame somente na data agendada no prazo de abertura de vista. 7.6.3.10 No ser admitida a nomeao pelo candidato de psiclogo pertencente aos quadros do CBMMG, da PMMG ou que tenha prestado servio na aplicao da bateria de testes dos exames psicolgicos. 7.6.3.11 O recurso interposto ser analisado por Oficiais Psiclogos do Quadro de Oficiais de Sade (QOS). 7.6.3.12 O candidato contra-indicado ter direito entrevista de devoluo referente aos exames psicolgicos, cujo objetivo cientific-lo do resultado que determinou o parecer obtido neste exame. Caso o candidato tenha interesse na entrevista de devoluo, esta dever ser solicitada e agendada junto ao setor de psicologia, pelo candidato ou seu procurador (com instrumento de mandado anexo e com apresentao do documento de identidade original do procurador para imediata conferncia), aps a divulgao do resultado dos recursos dos exames psicolgicos. A entrevista de devoluo no possui carter recursal, de reaplicao ou reavaliao dos exames psicolgicos, sendo meramente informativa e orientadora para o candidato.
29

7.6.4 Para a 4 fase: a) contra o resultado preliminar da 4 fase, no prazo de 03 (trs) dias teis, contados da publicao do resultado; b) dever ser entregue em 02 (duas) vias (original e cpia), datilografadas ou digitadas; c) dever ser em conformidade com o previsto na alnea d do item 7.6.1, devendo constar no destinatrio do envelope o seguinte: FUMARC Concurso QOS/BM/12 Recurso contra a 4 fase Avenida Francisco Sales, 540, bairro Floresta, Belo Horizonte/MG CEP 30.150-220 d) No remetente dever constar apenas: Nome do Candidato, nmero de inscrio e endereo. 7.6.4.1 Admitir-se- um nico recurso pelo mesmo candidato. No sero aceitos recursos coletivos ou encaminhados conjuntamente em um mesmo envelope por mais de um candidato.

8 DO PROCESSO DE CLASSIFICAO E DESEMPATE. 8.1 A classificao final dos aprovados, para fins de nomeao e antiguidade, ser apurada observando-se, rigorosamente, a ordem decrescente do somatrio das notas finais das 1, 2 e 5 fases do concurso. 8.1.1 Para apurao da classificao final, a nota obtida pelos candidatos na prova de ttulos da 2 fase no ser considerada, conforme item 6.2.10.1 deste Edital. 8.2 Apurado o total de pontos, na hiptese de empate, ser classificado, em ordem de preferncia: 8.2.1 Entre todos os candidatos, respeitada a ordem abaixo: a) o que obteve maior nmero de pontos na 5 fase. b) o que obteve maior nmero de pontos na 2 fase. c) o de maior idade, considerando-se anos, meses e dias. 8.2.2 No caso de empate que ocorra, exclusivamente, entre militares do CBMMG, ter prioridade na classificao o candidato de maior graduao e, persistindo o empate, o mais antigo, nos termos do Art. 12 do Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais (EMEMG). 9 DA MATRCULA. 9.1 O candidato dever satisfazer as seguintes condies para matrcula no EPOSau:

30

9.1.1 Ter sido aprovado e classificado nas fases anteriores do concurso, conforme critrios estabelecidos neste edital, dentro das vagas previstas. 9.1.2 Apresentar, dentro do prazo previsto, os seguintes documentos: 9.1.2.1 Se candidato civil ou militar de outra Corporao: a) Certido de nascimento ou de casamento (original e cpia). b) Documentao comprobatria do cumprimento de sua obrigao com o servio militar (se candidato do sexo masculino) em conformidade com o Decreto n 57.654, de 26 de janeiro de 1.966, que aprovou o Regulamento da Lei do Servio Militar. c) Ttulo de eleitor (original e cpia), juntamente com Certido do Tribunal Regional Eleitoral comprobatria da quitao com as obrigaes eleitorais. d) Diploma de concluso do curso de graduao (original ou cpia autenticada em cartrio), fornecido por instituio de ensino oficial, ou regularmente reconhecida ou autorizada pelo rgo governamental competente. e) Comprovante de inscrio no Cadastro de Pessoa Fsica CPF, ou equivalente. f) Carteira de Identidade RG (original e cpia). g) Para os ocupantes de cargo, emprego ou funo pblica, Federal, Estadual ou Municipal, a declarao de desvinculao destes, na conformidade dos incisos XVI e XVII, do Art. 37 da Constituio Federal. h) Declarao de bens e valores que comprovem seu patrimnio privado (preenchida no ato da matrcula). i) Certides negativas de antecedentes criminais expedidas pela Polcia Civil, Polcia Federal, Justia Estadual (inclusive Juizado Especial), Justia Federal (inclusive Juizado Especial) e Justia Militar Estadual (apenas para candidatos militares ou ex-militares estaduais) e Federal das localidades em que o candidato residiu nos ltimos 05 (cinco) anos, com data de expedio de at 60 (sessenta) dias corridos, anteriores a data da matrcula (originais). O candidato no poder estar indiciado em inqurito comum ou militar ou sendo processado criminalmente por crime doloso. j) certido relativa aos assentamentos funcionais, expedida pelo rgo prprio, no caso de servidor pblico. k) 02 (duas) fotos tamanho 5x7 recentes e coloridas. 9.1.2.2 Se integrante do CBMMG: a) Ofcio padro de apresentao expedido pela Unidade de origem, contendo todas as informaes a respeito do candidato, mormente se desimpedido ou no (quanto aos aspectos de disciplina).
31

b) Ttulo de eleitor, juntamente com a documentao comprobatria de quitao com as obrigaes eleitorais (original e cpia). c) Diploma de concluso do curso de graduao (original ou cpia autenticada em cartrio), fornecido por instituio de ensino oficial, ou regularmente reconhecida ou autorizada pelo rgo governamental competente. d) Certides negativas de antecedentes criminais expedidas pela Polcia Civil, Polcia Federal, Justia Estadual (inclusive Juizado Especial), Justia Federal (inclusive Juizado Especial) e Justia Militar Estadual e Federal das localidades em que o candidato residiu nos ltimos 05 (cinco) anos, com data de expedio de at 60 (sessenta) dias corridos, anteriores a data da matrcula (originais). O candidato no poder estar indiciado em inqurito comum ou militar ou sendo processado criminalmente por crime doloso. e) 02 (duas) fotos tamanho 5x7 recentes e coloridas; 9.1.3 A apresentao dos documentos exigidos de inteira responsabilidade do candidato que ser eliminado do concurso se no apresent-los na data estipulada ou se apresent-los rasurados, ilegveis, incompletos ou irregulares. 9.2 No ser admitida matrcula por procurao. 9.3 O militar includo no CBMMG mediante deciso judicial dever apresentar a Certido de Baixa do Servio Ativo. 9.4 A constatao, aps incio do EPOSau ou aps a nomeao e posse, de qualquer falsidade documental das certides e informaes exigidas para matrcula, ou irregularidade durante o processo seletivo, implicar na anulao da matrcula e no desligamento do Estagirio do EPOSau ou do Militar, aps a devida apurao e assegurados todos os direitos constitucionais, de tudo dando cincia ao Ministrio Pblico, para adoo das medidas penais cabveis e sem prejuzo ainda das medidas administrativas e civis cabveis.

10. DISPOSIES GERAIS. 10.1 Somente as provas da 1 fase sero aplicadas nas localidades indicadas no Anexo C. As demais fases sero realizadas em Belo Horizonte, em datas e locais previamente divulgados. 10.2 No haver segunda chamada para um mesmo candidato, para a realizao de provas, testes, exames ou quaisquer tipos de convocaes feitas pelo CBMMG e FUMARC, portanto, o candidato convocado e faltoso ou que chegar atrasado estar automaticamente eliminado do concurso.
32

10.3 Em hiptese alguma ser permitida a realizao das provas, testes e exames fora dos locais ou horrios estabelecidos para sua realizao. 10.4 Caso ocorra necessidade da administrao do CBMMG, as datas ou ordem de realizao das provas, testes e exames podero ser alteradas, com respectiva divulgao aos candidatos. 10.5 Recomenda-se ao candidato comparecer aos locais de realizao das provas escritas, exames mdicos, testes fsicos, exames psicolgicos e demais convocaes feitas pelo CBMMG e FUMARC, com pelo menos 60 (sessenta) minutos de antecedncia. 10.6 Para os exames fsicos, recomenda-se ao candidato apresentar-se com vesturio apropriado. 10.7 O candidato no poder ausentar-se do local de realizao da prova da 1 fase sem acompanhamento de fiscal e sem ter assinado a lista de presena. Nas demais fases a autorizao dever ser do respectivo coordenador. 10.8 O candidato que deixar de entregar qualquer documento exigido nos prazos fixados neste edital ser eliminado do concurso. 10.9 Toda a documentao prevista neste edital e entregue pelo candidato compor o arquivo do concurso e no ser objeto de devoluo ao candidato. 10.10 O presente concurso ter validade de 01 (um) ano, contado a partir da data da homologao do resultado final, podendo ser prorrogado por igual perodo. 10.11 Ocorrendo ampliao do nmero de vagas ou caso no haja candidatos em nmero suficiente para prosseguir nas diferentes fases do presente concurso, o CBMMG poder convocar candidatos excedentes das fases anteriores do concurso, obedecendo sempre ordem decrescente de classificao. 10.11.1 Na hiptese prevista no item anterior, o candidato dever possuir poca da matrcula, todas as exigncias previstas para ingresso constantes deste edital. 10.12 Todos os resultados sero divulgados na Internet atravs dos endereos eletrnicos www.fumarc.com.br e www.bombeiros.mg.gov.br e publicados no DOEMG. 10.13 Aps a nomeao e posse, o militar dever permanecer pelo perodo mnimo de 02 (dois) anos na localidade para a qual concorreu vaga. 10.14 O militar do QOS dever manter-se, durante toda a carreira, devidamente registrado no conselho regional de sua categoria.

33

10.15 O Bombeiro Militar est adstrito s disposies constitucionais e aos direitos e deveres preconizados no Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais, quanto disponibilidade para o servio, bem como proibio de acumular cargos, funes, empregos pblicos e demais aspectos. 10.16 de responsabilidade do candidato, acompanhar todas as informaes referentes a este concurso, disponveis nos endereos eletrnicos www.fumarc.com.br e www.bombeiros.mg.gov.br e as publicaes no DOEMG. 10.17 de responsabilidade do candidato manter seu endereo atualizado na Diretoria de Ensino do CBMMG. 10.18 O CBMMG e a FUMARC no se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outros materiais impressos ou digitais referentes s matrias deste concurso ou por quaisquer informaes divulgadas, que no sejam produzidas pelos organizadores. 10.19 Incorporar-se-o a este edital, para todos os efeitos, quaisquer atos complementares, avisos e convocaes, relativas a este concurso, que vierem a ser publicados pelo CBMMG e FUMARC nos endereos eletrnicos e no DOEMG. 10.20 O candidato que verificar, a qualquer tempo das provas, testes ou exames que, dentre os aplicadores de sua sala ou do seu grupo, exista qualquer parente seu, afim ou consangneo at 3 grau, ou cnjuge, dever comunicar o fato ao coordenador da fase, sob pena de anulao de sua prova, teste ou exame. 10.21 A aprovao no concurso no gera direito incluso automtica e imediata no CBMMG, sendo que esta se dar em observncia necessidade de recomposio do efetivo e capacidade administrativa e organizacional de ministrar o curso de formao. 10.22 O candidato militar do CBMMG ser dispensado do servio durante a realizao das provas, testes e exames do processo seletivo, desde que informe e comprove administrao de sua Unidade, com pelo menos 05 (cinco) dias de antecedncia, que candidato ao concurso. 10.23 As despesas de transporte, estada, alimentao e outras decorrentes da participao em todas as fases e procedimentos do concurso de que trata este edital correro por conta dos candidatos, os quais no tero direito a indenizaes ou ressarcimento de despesas de qualquer natureza. 10.24 Qualquer membro designado para compor a comisso de elaborao, aplicao, correo de prova, ou anlise de recursos para o concurso dever alegar suspeio autoridade que o designou, caso exista dentre os candidatos pessoa com quem tenha
34

parentesco afim ou consangneo at o 3 grau ou cnjuge, sob pena de responsabilidade administrativa, civil e penal. No caso do aplicador, a suspeio deve ser alegada caso o candidato, nas situaes descritas, esteja realizando a prova, teste ou exame em sua sala ou grupo. 10.25 De igual modo dever alegar suspeio o membro designado para compor comisso que participou, de qualquer forma, de curso preparatrio que visou o concurso em pauta. 10.26 Os casos omissos sero resolvidos pelo Diretor de Ensino do CBMMG.

11 ANEXOS. Fazem parte deste edital os seguintes anexos: Anexo A Calendrio de atividades. Anexo B Locais para obteno de informaes adicionais sobre o concurso. Anexo C Localidades para realizao das provas da 1 Fase do concurso. Anexo D Distribuio das vagas. Anexo E Modelo de requerimento de recurso/formulrio de recurso. Anexo F Contedo programtico da 1 fase e da 2 fase. Anexo G Critrios para aplicao do TAF. Anexo H Modelos de declaraes para iseno da taxa de inscrio.

Belo Horizonte, 05 de agosto de 2011.

(a) JOO LUIZ RAMOS, CORONEL BM ** DIRETOR DE ENSINO **

35

ANEXO A CALENDRIO DE ATIVIDADES Data 10 a 14out11 Atividade Perodo para requerimento de iseno da taxa de inscrio Publicao do resultado da anlise dos pedidos de iseno Perodo de inscrio Local/ Responsvel Internet/ FUMARC

19out11-qua 08 a 30out11

Internet/ FUMARC Internet/ FUMARC FUMARC Candidato/ CBMMG CBMMG CBMMG

11dez11-dom Aplicao das provas da 1 fase 02 a 06jul12 Matrcula no EPOSau 09jul12-seg


At 24ago12-sex

Incio do EPOSau Trmino do EPOSau

ANEXO B LOCAIS PARA OBTENO DE INFORMAES ADICIONAIS SOBRE O CONCURSO Cidades BH Contagem BH Juiz de Fora Uberlndia G. Valadares M. Claros Uberaba Varginha Divinpolis Unidades 1 Batalho de Bombeiros Militar BBM 2 BBM 3 BBM 4 BBM 5 BBM 6 BBM 7 BBM 8 BBM 9 BBM 10 BBM Endereo R. Piau, 1815, Funcionrios. Av. Joo Csar de Oliveira, 3.744, Eldorado. Av. Antnio Carlos, 4.013, So Francisco. Av. Brasil, 3405-Centro. Av. Rondon Pacheco, 5715, Esplanada. R. So Paulo, 1047, Centro R. Pires de Albuquerque, 200, Centro R. 13 de Maio, 74, Centro. R. Antnio Pdua Amncio, 145, Industrial JK. Av. JK, 2122, Bom Pastor.

(a) JOO LUIZ RAMOS, CORONEL BM


** DIRETOR DE ENSINO **

36

ANEXO C LOCALIDADES PARA REALIZAO DAS PROVAS DA 1 FASE DO CONCURSO

CIDADES Belo Horizonte Juiz de Fora Uberlndia Governador Valadares Montes Claros Uberaba Varginha Divinpolis

ANEXO D DISTRIBUIO DAS VAGAS Categoria Cirurgio Dentista Regio Metropolitana de Belo Horizonte Uberaba Mdico Regio Metropolitana de Belo Horizonte Juiz de Fora Governador Valadares Psiclogo Uberaba Varginha Divinpolis Total de vagas 09 01 01 01 01 01 20 04 01 Localidade Divinpolis N de vagas 01

(a) JOO LUIZ RAMOS, CORONEL BM


** DIRETOR DE ENSINO **

37

ANEXO E MODELO DE REQUERIMENTO DE RECURSO/FORMULRIO DE RECURSO CONCURSO QOS/BM/2012 EDITAL N 12/11 1. Identificao do candidato (capa do recurso) Nome _____________________________________________________________________ CPF _______________________ Identidade _________________ Inscrio n: __________ Endereo:___________________________________________________________________ Telefone_________________ Cidade onde realizou a prova: ________________________ ________________,_____ de ___________ de ________. ___________________________________ Assinatura do Candidato 2. Solicitao: 2.1 Prova objetiva de conhecimentos: ( ) do gabarito oficial da matria de ________________________, questo n __________ ( ) outros (especificar) _______________________________________________________ 2.2 Prova de redao: ( ) Resultado da prova ( ) Desenvolvimento da prova 2.3 Demais Fases: ( ) Prova prtica-oral e de ttulos ( ) Requerimento de recurso/laudo ( ) Recurso ( ) teste de avaliao fsica Exames de sade: ( ) preliminares ( ) complementares ( ) psicolgico 3. Argumentao do candidato: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ INSTRUES: O candidato dever:

Datilografar/digitar o recurso de acordo com as especificaes estabelecidas no edital. Usar um formulrio de recurso para cada questo, prova, teste ou exame em que solicitar reviso.

Apresentar argumentao lgica e consistente. A Identificao do candidato (item 1) dever ser feita em uma folha separada da Solicitao e da Argumentao lgica e consistente do candidato (itens 2 e 3).

ATENO! A inobservncia das instrues acima resultar no indeferimento do recurso.

(a) JOO LUIZ RAMOS, CORONEL BM


** DIRETOR DE ENSINO **
38

ANEXO F CONTEDO PROGRAMTICO DA 1 FASE E DA 2 FASE

PROVA II - redao em lngua portuguesa Alm da leitura, a prova avaliar, especialmente, as habilidades de produo textual. A redao avaliar as habilidades de organizao e exposio de idias, bem como a correo gramatical. O texto elaborado pelo candidato dever apresentar as seguintes caractersticas: Pertinncia e relevncia dos argumentos; estruturao lgica e coerente das idias; expresso clara e concisa; propriedade vocabular; uso adequado dos mecanismos de coeso; adequada paragrafao.

NOES DE DIREITOS HUMANOS (comum a todos os candidatos)

Histrico dos Direitos Humanos. Direitos individuais. Direitos Sociais e Direitos Difusos. Direito Civis e Polticos. Direitos Fundamentais. Violao de Direitos Humanos. Segurana Pblica e Cidadania. Declarao Universal dos Direitos Humanos. Constituio Federal (artigos 1 ao 10). Constituio Estadual: Ttulo II (artigos 4 e 5), Ttulo IV (artigos 185 a 226). Lei n 9.455, de 07 de abril de 1.997, Lei da Tortura. Lei n 8.069, de 13 de julho de 1.990, Estatuto da Criana e do Adolescente. Lei n 10.741, de 1 de outubro de 2.003, Estatuto do Idoso.

CIRURGIO DENTISTA

1 Semiologia: Processos de diagnstico. 2 Radiologia: Fsica das radiaes, filmes, processamento, anatomia radiogrfica e aspectos radiogrficos dos cistos e tumores. 3 Patologia oral: aspectos gerais. 4 Cirurgias orais menores: Exodontias, dentes inclusos, apicetomias e cirurgias pr-protticas. 5 Prtese total e parcial removvel. 6 Periodontia: 6.1 Anatomia e fisiologia do periodonto. 6.2 Exame, diagnstico e prognstico. 7 Princpios bsicos de ocluso. 8 Dentstica: Restauraes metlicas; restauraes plsticas: diretas e indiretas (inlay e onlay com resinas compostas); restauraes cermicas do tipo Inlay / Onlay. 9 Endodontia: 9.1 Topografia da cmara pulpar. 9.2 Alteraes da polpa dental e do peripice.
39

9.3 Tempos operatrios do tratamento dos canais radiculares. 9.4 Diagnstico e prognstico. 10 Diagnstico e tratamento das emergncias em odontologia. 11 Diagnstico e pronto atendimento das emergncias mdicas em consultrio odontolgico (ABC da ressuscitao cardiorrespiratria). 12 Biossegurana: Aspectos de interesse em odontologia. 13 Anestesiologia: Tcnicas, solues anestsicas (farmacologia, indicaes e contraindicaes), complicaes. 14 Teraputica: Analgsicos, anti-inflamatrios no esterides, antimicrobianos. 14.1 Uso profiltico dos antibiticos; 14.2 Controle da ansiedade em odontologia (ansiolticos). 15 Sade Coletiva: 15.1 Promoo de sade; 15.2 Epidemiologia dos problemas bucais; 15.3 ndices e indicadores; 15.4 Preveno, diagnostico e tratamento das principais doenas bucais; 15.5 Flor: uso; metabolismo; mecanismo de ao; intoxicao crnica e aguda; 15.6 Educao em sade bucal; 15.7 Poltica de sade. 16 Metodologia da Prova prtico-oral. 16.1 Ser feito atendimento paciente previamente triado c/a realizao de procedimentos que possam ser iniciados e terminados no perodo de atendimento como: 16.1.1 restauraes plsticas, exodontias e emergncias sendo avaliados os seguintes aspectos: 16.1.1.1 Biossegurana; 16.1.1.2 Ficha clnica; 16.1.1.3 Procedimentos clnicos; 16.1.1.4 Conhecimentos tericos; 16.1.1.5 Avaliao de interpretao radiogrfica.

MDICO

1 Alteraes nas funes circulatrias e respiratrias (dispnia, tosse, edema pulmonar, hemoptise, hipxia e cianose, edema, palpitaes , avaliao e conduta no paciente com sopro cardaco). 2 Doenas do sistema cardiovascular (exame fsico; eletrocardiografia; mtodos invasivos e no invasivos de imagem cardaca; principios de eletrofisiologia; arritmias cardacas (bradiarritmias e taquiarritmias); insuficincia cardaca e corpulmonale; doenas valvulares; endocardite
40

infecciosa; miocardiopatias/miocardites; doena pericrdica; aterosclerose; sndrome metablica ; doena cardaca isqumica; angina instvel, infarto do miocrdio com ou sem supra do segmento ST; hipertenso arterial sistmica primria e secundria; doena hipertensiva; doenas da aorta; hipertenso pulmonar). 3 Doenas do sistema respiratrio (asma; pneumonias infecciosas; bronquiectasias e vascular

abscessopulmonar; fibrose cstica; pneumonites por hipersensibilidade e infiltrados pulmonares com eosinofilia; doena pulmonar obstrutiva crnica; doenas pulmonares intersticiais;

trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar; apnia do sono; doenas da pleura e do mediastino. 4 Endocrinologia e metabolismo (doenas da tireide; diabetes; doenas do crtex da suprarenal; feocromocitoma; doenas da hipfise e do hipotlamo; hipoglicemia; doenas da paratireide; doenas com hipo e hipercalcemia; porfirias; hemocromatose; doena de Wilson; doena do metabolismo das lipoprotenas). 5 Neurologia (AVC isqumico e hemorrgico; HSAE; epilepsias; cefalias; demncias; Guillan Barr, Miastenia gravis; Doena de Parkinson). 6 Nutrio (avaliao nutricional, hipovitaminoses, obesidade). 7 Infectologia (dengue, febre amarela, tuberculose, leishmaniose, pneumonias, AIDS). 8 Reumatologia (artrites reumatides, Lupus eritematoso sistmico, Gota, Fibromialgia, Febre reumtica, Dermato-polimiosite, Vasculites). 9 Nefrologia (Insuficincia renal aguda, Insuficincia renal crnica, testes de funo renal, hipertenso arterial, glomerulonefrites, Infeco urinria, Litase urinria). 10 Hematologia (anemias, doenas e distrbios dos leuccitos, distrbios da coagulao sangunea). 11 Hepatologia (hepatites, cirrose, colestases, litase biliar). 12 Gastroenterologia (parasitoses intestinais, doena inflamatria intestinal, diarrias). 13 Oncologia (neoplasias do trato gastrointestinal, urinrio, pulmonar). 14 Psiquiatria (depresso, alcoolismo).

PSICLOGO

1 Psicopatologia fenomenolgica e psicanaltica; 2 Psicologia do trabalho; 3 Relaes grupais e institucionais; 4 Mtodos e tcnicas em avaliao psicolgica; 5 Procedimento de diagnstico e interveno psicolgica; 6 Administrao de Recursos Humanos; 7 tica profissional;
41

8 Psicologia e Direitos Humanos; 9 Avaliao Psicolgica; 10 Legislao e Resolues CFP e Conselho Regional de Psicologia (CRP); 11 Profissiografia; 12 Planejamento de seleo; 13 Elaborao de bateria de testes; 14 Aplicao, cotao e anlise de testes; 15 Entrevista de devoluo; 16 Laudo psicolgico; 17 Diagnstico organizacional; 18 Treinamento de pessoal.

(a) JOO LUIZ RAMOS, CORONEL BM


** DIRETOR DE ENSINO **

42

ANEXO G CRITRIOS PARA APLICAO DO TAF

1. Teste de Resistncia Aerbica - CORRIDA 2.400 metros (masculino e feminino) 1.1 OBJETIVO: Medir indiretamente a resistncia aerbica, devendo o avaliado percorrer a distncia de 2.400 m. 1.2 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS 1.2.1 Colaboradores; 1.2.2 Cronmetros com preciso de segundos, pista de atletismo tamanho oficial de 400 m, ou local plano demarcado de 400 em 400 metros, apito e material para anotao. 1.3 PROCEDIMENTOS 1.3.1 Sero organizados grupos de avaliados, conforme disponibilidade do local do teste; 1.3.2 O teste iniciar no momento em que o avaliador determinar, devendo comandar o incio do teste, (comando Ateno! Vai! Ou apito), momento este em que acionado o cronmetro; e encerrado quando o avaliado concluir o percurso de 2.400 m, sendo ento registrado o tempo final do avaliado no teste; 1.3.3 Se o teste for aplicado em pista de atletismo sero contadas uma a uma o nmero de voltas necessrias para completar o percurso de 2.400 m. 1.4 IMPORTANTE 1.4.1 Recomenda-se ao avaliado realizar alongamentos e preparao inicial para realizao do teste; 1.4.2 Aps iniciado o teste recomenda-se ao avaliado a manter o mesmo ritmo, freqncia de passadas durante todo o percurso, evitando-se chegar na ltima volta com velocidade, e esforos muito superiores s voltas que vinham sendo realizadas anteriormente; 1.4.3 Durante o teste o avaliado poder andar, ou alterar sua velocidade ou esforo, podendo retornar o esforo no momento que quiser; 1.4.4 No se admitir ao avaliado parar, descansar durante o teste para depois reiniciar a prova; 1.4.5 Aps o trmino do percurso recomenda-se ao avaliado no cessar bruscamente os movimentos, devendo trotar at o retorno de sua freqncia cardiorrespiratria s condies de normalidade. 1.5 RESULTADO Ser dado na condio de apto/inapto, sendo considerado apto o candidato que concluir a prova dentro do tempo mximo permitido.

(a) JOO LUIZ RAMOS, CORONEL BM


** DIRETOR DE ENSINO **

43

ANEXO H MODELOS DE DECLARAES PARA ISENO DA TAXA DE INSCRIO MODELO DECLARAO ITEM 5.4 ALNEA b

(ATENO: no digitar, copiar o modelo de prprio punho, datar e assinar)

Comisso de anlise de pedidos de iseno da taxa de inscrio Concurso Pblico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais QOS/BM Edital 12/11

Eu........(nome do candidato)..............................................portador do RG n. ......................... e inscrito no CPF sob o n. ......................................., declaro para fins de requerimento de

iseno do pagamento da taxa de inscrio ao Concurso Pblico Concurso Pblico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais QOS/BM Edital 12/11, que nunca tive vnculo estatutrio com o poder pblico municipal, estadual ou federal.

Data Assinatura MODELO DECLARAO ITEM 5.5 ALNEA a

(ATENO: no digitar, copiar o modelo de prprio punho, datar e assinar)

Comisso de anlise de pedidos de iseno da taxa de inscrio Concurso Pblico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais QOS/BM Edital 12/11

Eu........(nome do candidato)..............................................portador do RG n. ......................... e inscrito no CPF sob o n. ......................................., declaro para fins de requerimento de

iseno do pagamento da taxa de inscrio ao Concurso Pblico Concurso Pblico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais QOS/BM Edital 12/11, que no possuo contrato de prestao de servios vigente com o poder pblico nos mbitos municipal, estadual ou federal.

Data Assinatura

44

MODELO DECLARAO ITEM 5.5 ALNEA b

(ATENO: no digitar, copiar o modelo de prprio punho, datar e assinar)

Comisso de anlise de pedidos de iseno da taxa de inscrio Concurso Pblico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais QOS/BM Edital 12/11

Eu........(nome do candidato)..............................................portador do RG n. ......................... e inscrito no CPF sob o n. ......................................., declaro para fins de requerimento de

iseno do pagamento da taxa de inscrio ao Concurso Pblico Concurso Pblico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais QOS/BM Edital 12/11, nunca tive contrato de prestao de servios com o poder pblico nos mbitos municipal, estadual ou federal.

Data Assinatura MODELO DECLARAO ITEM 5.6 ALNEA b

(ATENO: no digitar, copiar o modelo de prprio punho, datar e assinar)

Comisso de anlise de pedidos de iseno da taxa de inscrio Concurso Pblico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais QOS/BM Edital 12/11

Eu........(nome do candidato)..............................................portador do RG n. ......................... e inscrito no CPF sob o n. ......................................., declaro para fins de requerimento de

iseno do pagamento da taxa de inscrio ao Concurso Pblico Concurso Pblico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais QOS/BM Edital 12/11, no auferir qualquer tipo de renda, proveniente de atividade legalmente reconhecida como autnoma.

Data Assinatura

(a) JOO LUIZ RAMOS, CORONEL BM ** DIRETOR DE ENSINO **

45

Das könnte Ihnen auch gefallen