Sie sind auf Seite 1von 16

MINISTRIO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA

Escola de Administrao Fazendria

2
Nome: 1. 2. 3. 4.

Gabarito

Concurso Pblico - 2009


(Edital ESAF n. 15, de 26/2/09)

Cargo:

Assistente

Tcnico-Administrativo

Provas 1 e 2
N. de Inscrio:

Instrues
Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. Verifique se o Nmero do Gabarito, colocado na quadrcula acima, o mesmo constante do seu CARTO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses nmeros devero ser idnticos, sob pena de prejuzo irreparvel ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergncia, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova, cujo nmero do gabarito seja igual ao constante de seu CARTO DE RESPOSTAS. O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra posterior exame grafolgico:

cursiva, para

Sonhar preciso, agir na direo da realizao de um sonho fundamental.


5. 6. 7. DURAO DAS PROVAS: 5 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Nas provas h 80 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciadas as provas.

8. 9.

10. Durante as provas, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 11. Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino das provas, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso.

12. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida uma hora do incio das provas. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 13. Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVAS, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

Boa prova!

LNGUA PORTUGUESA 1 - Assinale a opo que contm compreenso errada do trecho abaixo. Os anos 1980 costumam ser lembrados no Brasil como dcada perdida. Estultcia. Economicamente, o perodo antes de ajustes que de perda. Quadro internacional adverso, desatualizao e gigantismo do Estado, avano do processo de globalizao. Claro: as condies internacionais no permitiam a continuidade da disparada desenvolvimentista dos anos 1970. Mesmo assim, a economia brasileira cresceu 33,5% no perodo 1980-1989. Nada de espetacular, comparativamente dcada anterior. Mas evoluir um tero na magnitude da economia no perder. apenas avanar menos rapidamente. Alm disso, chamar de dcada perdida o perodo em que o pas reconquistou e consolidou a democracia sobrepor o econmico a tudo. At mesmo liberdade.
(Ronaldo Costa Couto, De 1964 ao Governo Sarney. Em: Oliveira Bastos (org.). Sarney: o outro lado da Histria. Rio: Nova Fronteira, 2001, p.111, adaptado)

b) os que no foram avisados da proposta buscam uma forma de salvar as universidades pblicas do Brasil. c) os que tomaram conhecimento da proposta duvidam das motivaes escusas da poltica cultural vigente. d) h o temor de que as dedues dos tributos sejam desviadas para outras finalidades que no o financiamento das universidades. e) a renncia fiscal vai fortalecer as pesquisas voltadas privatizao do ensino superior. 3 - O exame da linguagem corrente hoje no Brasil constata uma curiosa oposio entre os termos sociedade e social. Isso ocorre, em particular, no seu uso por parte de empresrios, polticos e jornalistas para comearmos por uma caracterizao profissional. Mas tambm sucede, para passarmos a uma determinao poltica, que, porm, se sobrepe primeira, por parte dos setores mais direita. Estes ltimos anos, no discurso dos governantes ou no dos economistas, a sociedade veio a designar o conjunto dos que detm o poder econmico, ao passo que social remete, na fala dos mesmos governantes ou dos publicistas, a uma poltica que procura minorar a misria.
(Renato Janine, em: http://www.renatojanine.pro.br/Livros/asociedade.html)

a) Segundo o autor, um disparate considerar a dcada de 80 como perdida. b) A despeito das condies internacionais adversas, a economia dos anos 80 cresceu de modo espetacular. c) O crescimento da economia, na dcada de 80, foi menor do que no perodo 1970-1979. d) Fatores internos e externos contriburam para que a economia da dcada de 80 avanasse a passos mais lentos. e) O autor considera inapropriado e inadequado, diante do contexto poltico e social da poca, avaliar os anos 80 como tendo sido negativos para o Pas. 2 - Recentemente, a imprensa divulgou uma proposta de financiar as universidades por meio da Lei de Incentivos Fiscais. Seriam permitidas dedues do Imposto de Renda de entidades que investirem em bolsas de estudo, reformas, pesquisas e outras aes. A proposta seguiria o mesmo princpio da Lei Rouanet, que j garante iseno de tributos para empresrios que destinam seus impostos a atividades culturais e esportivas. Fica difcil decifrar o que est por trs desse projeto. Aos desavisados, a proposta soar como ideia brilhante que salvaria a pesquisa e o ensino superior do Brasil. Aos conhecedores das motivaes escusas da poltica cultural vigente, fica a dvida: a trama pode estar envolta em ingenuidade e boa-f, mas pode tambm ser fruto de estratgias voltadas privatizao total e definitiva do ensino superior, cada vez mais tratado como mercadoria.
(Jorge Antunes, O financiamento das universidades e a tramia dos privatistas. Correio Braziliense, 16/3/2009, p. 13, adaptado)

A compreenso correta da oposio apresentada no texto acima cria correlao com o par opositivo: a) a elite econmica e as classes pobres b) categorias profissionais e categorias empresariais c) o discurso dos governantes e o discurso dos publicistas d) uma poltica dos setores direitistas e uma poltica de oposio ao governo e) as classes dominantes e o conjunto dos detentores do poder econmico 4 - Assinale a opo que apresenta continuao coesa e coerente para o texto a seguir. A Embraer um dos orgulhos da indstria brasileira. Resultado da conjugao de esforos de desenvolvimento tecnolgico de centros de pesquisas que receberam apoio decisivo da Aeronutica, a empresa ganhou forte impulso quando passou a ser gerida como companhia privada. visvel a contribuio desse crescimento da Embraer para a transformao da regio que vai de Taubat a So Jos dos Campos, no trecho paulista do Vale do Paraba. A Embraer disputa nada menos com um grande grupo canadense (Bombardier) a posio de terceira maior fabricante de avies comerciais. Seus jatos de 50 a 90 lugares esto em todas as partes do mundo, e a carteira de avies executivos segue nessa mesma direo.
(O Globo, Editorial, 3/3/2009)

Sobre a proposta de financiar as universidades por meio da Lei de Incentivos Fiscais, depreende-se do texto acima que a) no est claro qual o verdadeiro propsito de tal proposta e no vai ser fcil descobrir que interesses esto por trs dessa ideia.
Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo - MF - 2009 

a) Se algo pode ser feito para minimizar esses problemas da Embraer viabilizar, com condies adequadas, um aumento de encomendas de avies pelas companhias areas nacionais que hoje acham mais vantajoso compor suas frotas com aeronaves de maior porte importadas.
Provas 1 e 2 - Gabarito 2

b) Contanto que, em face das caractersticas da aviao comercial brasileira, cujo movimento se concentra entre as maiores capitais do pas, a Embraer teve de se voltar essencialmente para a exportao, da qual obtm cerca de 90% de suas receitas. c) O impacto social dessa iniciativa para toda essa regio mencionada de fato preocupante, embora, como se trata de mo-de-obra qualificada, a possibilidade de recontratao ou recolocao em outras indstrias considervel. d) Como a legislao trabalhista brasileira anacrnica, presta-se a interpretaes confusas, e no por acaso que isso seja apontado como um dos inibidores da criao de empregos formais no Brasil. e) Entretanto, no possvel deixar de tratar a Embraer como uma empresa que precisa investir permanentemente grandes somas de capital para se manter afinada com o avano tecnolgico, o que s possvel se a companhia continuar lucrativa. 5 - Assinale a opo que continua de forma coesa e coerente o trecho a seguir. A recesso poder terminar neste ano ainda, se for restaurada alguma estabilidade no sistema financeiro. Nesse caso, 2010 ser um ano de recuperao. A previso, a mais otimista desde o incio do ano, foi apresentada no Senado pelo presidente do Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve, Fed), o economista Ben Bernanke. Quando a maior parte dos analistas se mostra insegura quanto durao da crise, a indicao de um prazo relativamente curto para o incio da retomada animadora. Mas o otimismo sujeito a uma condio importante e nada fcil de se cumprir.
(O Estado de S. Paulo, 26/2/2009)

e) Foi esse, aparentemente, o objetivo central do presidente em seu primeiro discurso ao Congresso a respeito do Estado da Unio. Ele voltou a descrever os problemas da economia americana, mas apontou tambm as possibilidades de reativao e as inovaes polticas contidas no pacote. 6 - Em relao ao texto assinale a opo correta. A OAB nacional est pedindo ao Supremo Tribunal Federal uma smula vinculante que discipline o uso do segredo de Justia, prerrogativa que tem sido utilizada por juzes nem sempre em defesa do interesse pblico, mas, em alguns casos, na proteo a suspeitos de falcatruas. A legislao brasileira diz que o instrumento s pode ser decretado em dois casos excepcionais previstos: um, quando h risco de exposio pblica de questes privadas do investigado ou ru, como relacionamentos amorosos e doenas; e, outro, quando o processo contm documentos sigilosos, como extratos bancrios ou escutas telefnicas. Mas, na prtica, tem sido diferente: por motivos nem sempre claros, especialmente em processos que envolvem autoridades, alguns juzes privam a sociedade de saber a verdade. Os atos pblicos, em especial os que envolvem procedimentos judiciais, tm como regra bsica a transparncia, a publicidade sem restries e o acesso dos cidados. O contrrio ou seja, o sigilo sempre a exceo.
(Zero Hora, 27/2/2009)

10

12

14

16

18

20

a) O emprego do subjuntivo em discipline(.2) justificase por se tratar de uma informao categrica, de uma afirmao indiscutvel. b) A palavra falcatruas(.6) est sendo empregada com o sentido de aes honestas e confere ao texto um trao de formalidade. c) A expresso o instrumento(.6) retoma o antecedente defesa do interesse pblico(.4). d) O sinal de dois-pontos aps previstos(.8) justifica-se por marcar a introduo de um dilogo. e) A forma verbal tm(.17) est no plural porque concorda com Os atos pblicos(.16).

a) H dvidas se o governo dever estatizar algumas instituies temporariamente ideia rejeitada por Bernanke, que admite, apenas, a participao minoritria do governo no capital dos bancos e o trabalho de reabilitao est apenas no comeo. b) A economia s voltar a funcionar razoavelmente quando a arrumao do sistema financeiro der algum resultado. Isso depender no s de uma regulamentao mais severa do mercado, mas tambm, e preliminarmente, da recapitalizao dos grandes bancos. c) Essa restrio apontada por Bernanke no uma novidade. Foi apontada por vrios economistas e governantes, includo o primeiro-ministro da Rssia, Vladimir Putin, empenhado em justificar a ajuda aos bancos em seu pas. d) Mas uma lembrana oportuna, quando o governo americano se dispe a pr em prtica o pacote de estmulo fiscal de US$ 787 bilhes aprovado neste ms pelo Congresso. Depois de haver trabalhado muito pela aprovao dessa proposta, o presidente Barack Obama ainda tem de se esforar para transmitir algum entusiasmo aos polticos, empresrios e consumidores.

Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo - MF - 2009

Provas 1 e 2 - Gabarito 2

7 - Assinale a opo que est incorreta em relao s estruturas lingusticas do texto a seguir.
2

10

12

14

16

18

20

22

O presidente Barack Obama pode ver frustradas todas as suas polticas, mas j se sabe que pelo menos ele tentou seriamente p-las em prtica. O oramento apresentado pela nova administrao chamou a ateno por vrios fatores pouco comuns no cotidiano do jogo de poder americano. O mais importante deles algo simples: o presidente est empenhado em cumprir suas promessas de campanha. As consequncias desse fato so igualmente relevantes. Obama quer acabar com a era do perdo de impostos para os mais ricos, que produziu nos ltimos anos de exploso do crescimento econmico e de hipertrofia do sistema financeiro uma migrao da renda da nao para os milionrios. O sistema de sade americano parte desse problema, e impostos maiores para os ricos levaro dinheiro para a tentativa de se estabelecer uma cobertura mais ampla e mais equitativa. Se no fosse pouco tentar metas to ambiciosas, Obama acrescentou ao oramento a inteno de cobrar imposto sobre as empresas que mais poluem, a criao de um esquema para o comrcio de carbono e o investimento de bilhes de dlares em energias alternativas.
(Valor Econmico, 3/3/2009)

a) A forma verbal completaria(.1) se refere a uma ao que vai ocorrer no futuro, a menos que acontecimentos no tempo presente o impeam. b) Inexoravelmente(.4) advrbio derivado inexorvel, adjetivo que significa: inadvertido. de

c) A palavra conceito(.5) se refere expresso: organismos complexos. d) o mesmo o sujeito gramatical dos verbos: reproduzem, gerando e partilham (.6 e 7). e) O conetivo adversativo porm(.11) se ope, no contexto, ideia de que a contribuio de Darwin para a histria e para a cincia foi pequena. O texto a seguir base para as questes 9 e 10.
2

10

a) Em p-las( .3), o pronome -las retoma o antecedente todas as suas polticas(.1 e 2). b) Em O mais importante deles(.6), deles se refere ao antecedente fatores(.5). c) Em As consequncias desse fato(.8 e 9), a expresso desse fato retoma o antecedente o presidente est empenhado em cumprir suas promessas de campanha(.7 e 8). d) A expresso desse problema(.15) se refere seguinte informao antecedente: exploso do crescimento econmico(.11 e 12). e) A expresso metas to ambiciosas(.18) retoma e comenta informaes apresentadas nos perodos anteriores. 8 - Assinale a proposio correta, quanto aos elementos lingusticos e semnticos do texto. Feliz aniversrio, Darwin!
2

12

14

16

Sem uma pesquisa sistemtica sobre o assunto, parece, primeira vista, que os jornais cariocas so mais prolficos em notcias de crime do que os paulistas. alarmante a escalada da anomia em seu territrio. Em menos de uma semana, invadiram-se duas instalaes militares para roubar armas, com xito absoluto. Os tiroteios so cotidianos nas vias de acesso ao centro urbano e mesmo nesse centro, onde quadrilhas organizam bondes para tomar de assalto pedestres e motoristas. Nem mesmo membros das famigeradas milcias esto inteiramente a salvo: na semana passada, roubou-se a moto de um miliciano encarregado de vigiar uma rua num subrbio. Ou seja, as quadrilhas vitimizam-se mutuamente, do mesmo modo como costuma acontecer com as batalhas pelo controle de pontos de droga.

(Muniz Sodr, Ruas de presas e de caadores, 17/3/2009, (com cortes), em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=529JDB002)

9- Assinale a proposio falsa a respeito do vocabulrio do texto. a) O adjetivo prolficos(.3) quer dizer: que produzem ou geram muito. b) O termo anomia(.4), no contexto, significa: ausncia de leis, situao em que no se reconhecem regras de conduta. c) O termo bondes(.9), no contexto, est sendo empregado no sentido de veculo de transporte coletivo urbano e suburbano, que se move sobre trilhos. d) A expresso tomar de assalto(.9) tem mais fora semntica que assaltar. e) O adjetivo famigeradas(.11) se aplica tambm a pessoas famosas, clebres, muito conhecidas, como em: famigeradas atrizes das telenovelas brasileiras. 10- Assinale a afirmao falsa a respeito dos elementos lingusticos do texto. a) Invadiram-se duas instalaes militares(.5 e 6) pode ser substituda por: duas instalaes militares foram invadidas, sem prejuzo da correo gramatical. b) Entende-se um predicado oculto em: Os tiroteios so cotidianos nas vias de acesso ao centro urbano e [so cotidianos] mesmo nesse centro...
 Provas 1 e 2 - Gabarito 2

10

12

Charles Darwin completaria hoje 200 anos, no fosse pela seleo natural. Ela, afinal, a maior responsvel pelo barroco processo de desenvolvimento que leva os organismos complexos inexoravelmente morte conceito que no se aplica muito a bactrias e arqueobactrias, seres que se reproduzem gerando clones de si prprios, partilham identidades com a transferncia horizontal de genes e podem ficar milnios em vida suspensa (no gelo, por exemplo). A contribuio de Darwin para a cincia e para a histria, porm, continua viva, e muito viva, exatamente com a ideia de seleo natural. S por isso ele j merece os parabns. Feliz aniversrio, Darwin.

(Marcelo Leite, em: http://cienciaemdia.folha.blog.uol.com.br/arch2009-02-08) Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo - MF - 2009

c) A expresso Nem mesmo(.10) pode ser substituda por At mesmo, sem prejuzo do significado do texto. d) O autor evita afirmar com plena certeza que os jornais cariocas so mais prolficos em notcias de crime do que os paulistas. e) O advrbio mutuamente(.14) significa: reciprocamente. 11- Em relao ao texto, assinale a opo incorreta. Os mercados financeiros entraram em maro assombrados pelo maior prejuzo trimestral da histria corporativa dos Estados Unidos a perda de US$ 61,7 bilhes contabilizada pela seguradora American International Group (AIG) no quarto trimestre de 2008. No ano, o prejuzo chegou a US$ 99,3 bilhes. O Tesouro americano anunciou a disposio de injetar mais US$ 30 bilhes na seguradora, j socorrida em setembro com dinheiro do contribuinte. Na Europa, a notcia ruim para as bolsas foi a reduo de 70% do lucro anual do Banco HSBC, de US$ 19,1 bilhes para US$ 5,7 bilhes. Enquanto suas aes caam 15%, o banco informava o fechamento das operaes de financiamento ao consumidor nos Estados Unidos, com dispensa de 6.100 funcionrios. Com demisses de milhares e perdas de bilhes dominando o noticirio de negcios no dia a dia, os sinais de reativao da economia mundial continuam fora do radar. E isso no o pior. No fim do ano passado, havia a esperana de se iniciar 2009 com a crise financeira contida. Se isso tivesse acontecido, os governos poderiam concentrar-se no combate retrao econmica e ao desemprego. Aquela esperana foi logo desfeita.
(O Estado de S. Paulo, 3/3/2009)

12- Assinale o trecho adaptado do Jornal do Commercio (PE), 1/3/2009, que apresenta erro gramatical. a) Um dos piores resultados do descaso de sucessivos governos do ps-guerra com a rede de transportes do Pas a deteriorao da malha ferroviria brasileira, realidade que vai no sentido inverso do que ocorre nos pases desenvolvidos, principalmente naqueles de dimenses continentais, como os Estados Unidos e o Canad. b) A perda de um horizonte de interesses nacionais levou administraes submissas s mais estranhas presses ao sucateamento de ferrovias construdas, desde o tempo do Baro de Mau, ao esfacelamento da tecnologia que havamos adquirido na construo e reparos de locomotivas, vages e das prprias estradas de ferro. c) Jogou-se fora um patrimnio construdo a duras penas por um pas de pouco capital. Tudo isso se usando o argumento da modernidade. Que modernidade? Se trens, metrs e at bondes urbanos so vistos e bem usados nas metrpoles civilizadas do mundo? Tardiamente, enfim, decidiram-se dar vez aos trens urbanos, ao metr, quando o trnsito em nossas grandes cidades j caminhavam para o engarrafamento final. d) O que est por trs de uma ao impatritica tpica de padres nacionais o lobby da indstria automobilstica, que queria um compromisso quase exclusivo do governo com a construo de rodovias para a circulao de suas carroas (como designou Collor). Um equvoco que s prosperou em nosso Pas. e) Nos EUA, ptria da indstria automobilstica, nunca se sacrificou o transporte ferrovirio. Ferrovias cortam o pas da costa Leste costa Oeste, do Norte ao Sul. Como acontece na Rssia, onde viaja-se de trem e carregam-se cargas de Moscou ao Extremo Oriente.

10

12

14

16

18

20

22

24

a) O travesso aps Estados Unidos(.3) pode ser substitudo por sinal de dois-pontos sem prejuzo para a correo gramatical do perodo. b) Preservam-se a correo gramatical do perodo e a informao original se a expresso j socorrida(.8) for substituda por que j tinha sido socorrida. c) O emprego de vrgula aps Europa(.9) justifica-se porque isola adjunto adverbial de lugar no incio do perodo. d) Em concentrar-se(.22), o -se indica sujeito indeterminado. e) A presena de preposio em ao desemprego(.23) justifica-se pela regncia de combate.

Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo - MF - 2009

Provas 1 e 2 - Gabarito 2

13 - Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. A chegada da crise financeira mundial __1__ pequenos municpios exibe mais uma face perversa do abalo global que j fez tremer os gigantes do crdito internacional. A populao mais pobre dessas comunidades comea a pagar preo alto ao __2__ situar no lado mais fraco das contas pblicas brasileiras. A desacelerao da atividade econmica j seria suficiente __3__ provocar uma expressiva perda de arrecadao em todos os nveis da administrao pblica. Mas __4__ um complicador a mais para os municpios pequenos. Forado __5__ conceder desoneraes tributrias para ajudar a manuteno de empregos, o governo federal abriu mo de parte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), um dos principais formadores do Fundo de Participao dos Municpios (FPM). Por causa da excessiva proliferao de cidades, muitas vezes, emancipadas apenas para atender a interesses de grupos polticos locais, imensa a quantidade de oramentos dessas comunidades em todo o pas que dependem quase __6__ exclusivamente desse fundo.
(Estado de Minas, 3/3/2009)

15- Indique a opo que completa, com correo gramatical, os espaos do trecho abaixo. Uma nova forma de gerenciamento chega ao mercado: a quarteirizao. Ela pode ser entendida como a contratao de um executivo que administra os contratos e atividades de terceiros. Para as organizaes que so abertas __1__ realidade e __2__ mudanas, que __3__ muito __4__ delegando para terceiros aquelas atividades intermedirias de sua empresa, a quarteirizao uma tima opo.
(Adaptado de http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp040149.pdf)

1 a) b) c) d) e) a a

2 s a as as a

3 h h a a

4 vm vem veem vem vm

16- Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia. A economia brasileira entrou na crise internacional em melhores condies do que(1) no passado, mas a exportao caiu, a atividade recuou desde o(2) fim de 2008 e o desemprego tem(3) crescido. As primeiras tentativas de reativar a economia por meio de facilidades fiscais deram resultado modesto, mas j(4) afetaram a arrecadao tributria. Alm disso, o manejo da poltica oramentria foi limitado pelo aumento de gastos com pessoal. preciso continuar usando os estmulos fiscais, mas com melhor planejamento e com mais esforo de contenso(5) das despesas improdutivas.
(O Estado de S. Paulo, 3/3/2009)

1 a) b) c) d) e) nos por a aos em

2 o lhe a se o

3 ao por de para ao

4 a existe h

5 em por de a por

6 que de em que de

14- Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. No levou muito tempo __1__ tese do desacoplamento das economias emergentes em relao __2__ pases desenvolvidos ser destroada, tamanha a rapidez __3__ os efeitos recessivos da paralisia do sistema globalizado de crdito, a partir da falncia do Lehman Brothers, __4__ propagaram. Ali ficou claro que Brasil, China, ndia e outras economias em estgio equivalente de desenvolvimento no teriam condies de compensar o desaquecimento __5__ Estados Unidos, Unio Europeia e Japo. 1 a) b) c) d) e) para que a da na para a pela a em aos com os 2 nos 3 de que para que com que a qual a o se os 4 lhe 5 dos pelos com os nos em

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 17- Assinale o segmento do texto inteiramente correto quanto s normas da lngua escrita formal. a) O termo quarteirizao designa um mtodo de resoluo de problemas de que a modernidade trouxe e muitas empresas ainda no se deram conta. b) Essa estratgia possibilita aos empresrios de se dedicarem apenas ao seu negcio, sua atividade-fim, deixando os diversos trmites administrativos nas mos de uma empresa especializada. c) A quarteirizao advem da utilizao das empresas j terceirizados, dos servios profissionais e qualificados de uma quarta empresa, que desenvolver servios empresa prestadora, ajudando-lhe e garantindo melhor desempenho na prestao de servios do cliente final.
 Provas 1 e 2 - Gabarito 2

Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo - MF - 2009

d) A quarteirizao o prximo estgio da terceirizao, uma estratgia de otimizao dos mercados produtores que buscam um quarto elemento da cadeia produtiva os parceiros prestadores de servios nas reas que no so primordiais sua atividade. e) Um exemplo para se entender a quarteirizao e como ela funciona est na Rodoviria Tiet, na cidade de So Paulo, pertencente prefeitura. Como essa no dispe do conhecimento necessrio para administrar a rodoviria, contrata uma empresa que subcontratar outras para o servio de segurana, alimentao, limpeza etc.
(Adaptado de http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp040149.pdf)

( ) A ausncia de medidas planetrias para enfrentar esse problema que tem tal dimenso estimula solues parciais e limitadas, que se multiplicam de pas para pas, que levam adoo de pacotes de estmulos distintos e que acabam por dar fora a tentativas quase nacionalistas de defesa de interesses. ( ) Para ele, esse o risco de uma poltica de empobrecer o vizinho, que a que transparece das decises de pases importantes, a comear pelos da Unio Europeia, dos Estados Unidos e do Japo. A globalizao que ocorreu nas ltimas trs dcadas, mesmo que agora surja como um fenmeno em retrao por causa da crise, ainda um elemento fundamental para o entendimento do interrelacionamento econmico e financeiro internacional e para avaliar os efeitos devastadores e abrangentes da atual crise. a) 2, 3, 5, 1, 4 b) 3, 4, 2, 5, 1 c) 1, 5, 4, 3, 2 d) 4, 1, 3, 2, 5 e) 5, 2, 1, 4, 3 20- As frases abaixo empregam corretamente os sinais de pontuao, exceto uma. Indique-a. a) Desertos iro aumentar; osis, morrer; e fluxo de rios, diminuir, algumas vezes com resultados catastrficos. b) Desertos, iro aumentar; osis, morrer, e fluxo de rios; diminuir algumas vezes com resultados catastrficos. c) Desertos iro aumentar. Osis, morrer. Fluxo de rios, diminuir. Algumas vezes, os resultados sero catastrficos. d) Desertos iro aumentar, osis vo morrer e o fluxo de rios vai diminuir, algumas vezes com resultados catastrficos. e) Desertos iro aumentar. Osis iro morrer e o fluxo de rios vai diminuir algumas vezes com resultados catastrficos.
(Adaptado de O Aquecimento Global, de Fred Pearce (Publifolha, 2002), em trecho que trata dos efeitos que a seca pode provocar no interior dos continentes, no prximo sculo)

18- Assinale a opo gramaticalmente correta quanto concordncia e regncia. a) Antigamente, nas empresas, eram poucos os funcionrios que dominavam um idioma estrangeiro, e com eles recorriam os colegas quando precisavam traduzir uma palavra ou um texto. b) A exigncia nos bons empregos, agora, que se tenham fluncia ao conversar numa lngua estrangeira. c) A corrida em busca da fluncia em outra lngua pode ser medida pela quantidade de brasileiros que viajam para o exterior com o fim especfico de estud-la. d) A primeira pergunta que surge a quem se impe ao desafio de falar outro idioma fluentemente : ser preciso passar um tempo no exterior? e) No necessariamente. Um bom comeo identificar as estratgias que funciona melhor para cada tipo de pessoa.
(Renata Moraes, A corrida pelo domnio da lngua. Veja, 4/3/2009, p.97/98)

19- Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de Zero Hora, 28/2/2009, mas esto desordenados. Ordene-os nos parnteses conforme a posio no texto final e indique a opo correspondente. ( ) A emergncia e a multiplicidade desses planos e desses pacotes de estmulo esto preocupando at mesmo o diretor-gerente do Fundo Monetrio Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, para quem essas manifestaes desconexas e parciais no representam solues e, ao contrrio, podem tornar-se parte da crise. ( ) A questo do protecionismo, tema central nos debates sobre o comrcio internacional nas ltimas dcadas, ganha agora uma renovada atualidade em decorrncia das medidas que, nos pases ricos e nas naes em desenvolvimento, os governos tm adotado para enfrentar os efeitos da crise global. ( ) Exemplos dessas medidas pontuais e restritas so, entre outras, a proposta subordinada ao slogan buy American, pela qual os consumidores dos Estados Unidos so convocados a comprar produtos locais, e as que o governo de Buenos Aires est adotando para proteger a indstria argentina contra a presena de produtos estrangeiros, mesmo do Mercosul. Alguns dos itens brasileiros s entram na Argentina pagando taxas que vo a 413%.
Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo - MF - 2009 

Provas 1 e 2 - Gabarito 2

RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO 21- Com 50 trabalhadores, com a mesma produtividade, trabalhando 8 horas por dia, uma obra ficaria pronta em 24 dias. Com 40 trabalhadores, trabalhando 10 horas por dia, com uma produtividade 20% menor que os primeiros, em quantos dias a mesma obra ficaria pronta? a) 15 b) 16 c) 20 d) 24 e) 30 22- Existem duas torneiras para encher um tanque vazio. Se apenas a primeira torneira for aberta, ao mximo, o tanque encher em 24 horas. Se apenas a segunda torneira for aberta, ao mximo, o tanque encher em 48 horas. Se as duas torneiras forem abertas ao mesmo tempo, ao mximo, em quanto tempo o tanque encher? a) 12 horas b) 16 horas c) 20 horas d) 24 horas e) 30 horas 23- Entre os membros de uma famlia existe o seguinte arranjo: Se Mrcio vai ao shopping, Marta fica em casa. Se Marta fica em casa, Martinho vai ao shopping. Se Martinho vai ao shopping, Mrio fica em casa. Dessa maneira, se Mrio foi ao shopping, pode-se afirmar que: a) Marta ficou em casa. b) Martinho foi ao shopping. c) Mrcio no foi ao shopping e Martinho foi ao shopping. d) Mrcio e Martinho foram ao shopping. e) Mrcio no foi ao shopping e Marta no ficou em casa. 24- X e Y so nmeros tais que: Se X 4, ento Y>7. Sendo assim: a) Se X 4, ento Y < 7. b) Se Y > 7, ento X 4. c) Se Y 7, ento X > 4. d) Se Y < 7, ento X 4. e) Se X < 4, ento Y 7.

25- Na antiguidade, consta que um Rei consultou trs orculos para tentar saber o resultado de uma batalha que ele pretendia travar contra um reino vizinho. Ele sabia apenas que dois orculos nunca erravam e um sempre errava. Consultados os orculos, dois falaram que ele perderia a batalha e um falou que ele a ganharia. Com base nas respostas dos orculos, pode-se concluir que o Rei: a) certamente perderia a batalha. b) certamente ganharia a batalha. c) teria uma probabilidade de 33,3% de ganhar a batalha. d) teria uma probabilidade de 44,4% de ganhar a batalha. e) teria uma probabilidade de 66,6% de ganhar a batalha. 26- Ao se jogar um determinado dado viciado, a probabilidade de sair o nmero 6 de 20%, enquanto as probabilidades de sair qualquer outro nmero so iguais entre si. Ao se jogar este dado duas vezes, qual o valor mais prximo da probabilidade de um nmero par sair duas vezes? a) 20% b) 23% c) 25% d) 27% e) 50% 27- A negao de Ana ou Pedro vo ao cinema e Maria fica em casa : a) Ana e Pedro no vo ao cinema ou Maria fica em casa. b) Ana ou Pedro no vo ao cinema e Maria no fica em casa. c) Ana ou Pedro vo ao cinema ou Maria no fica em casa. d) Ana e Pedro no vo ao cinema ou Maria no fica em casa. e) Ana e Pedro no vo ao cinema e Maria fica em casa. 28- Em um determinado curso de ps-graduao, 1/4 dos participantes so graduados em matemtica, 2/5 dos participantes so graduados em geologia, 1/3 dos participantes so graduados em economia, 1/4 dos participantes so graduados em biologia e 1/3 dos participantes so graduados em qumica. Sabe-se que no h participantes do curso com outras graduaes alm dessas, e que no h participantes com trs ou mais graduaes. Assim, qual o nmero mais prximo da porcentagem de participantes com duas graduaes? a) 25% b) 33% c) 40% d) 50% e) 57%

Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo - MF - 2009

Provas 1 e 2 - Gabarito 2

29- Seja uma matriz quadrada 4 por 4. Se multiplicarmos os elementos da segunda linha da matriz por 2 e dividirmos os elementos da terceira linha da matriz por -3, o determinante da matriz fica: a) Multiplicado por -1. b) Multiplicado por -2/3. c) Multiplicado por 2/3. d) Multiplicado por 16/81. e) Multiplicado por -16/81. 30- Ao se jogar um dado honesto trs vezes, qual o valor mais prximo da probabilidade de o nmero 1 sair exatamente uma vez? a) 7% b) 17% c) 35% d) 42% e) 58% CONHECIMENTOS BSICOS DE INFORMTICA 31- O processamento e o controle das instrues executadas em um computador so funes da a) memria principal. b) memria secundria. c) unidade central de processamento. d) unidade lgica e aritmtica. e) unidade de controle. 32- Considere a seguinte configurao de um computador e assinale a opo correta. Pentium V 2GHz, 1GB de RAM e 40GB de disco rgido a) A capacidade total do disco rgido 41GB. b) A capacidade da memria principal 1GB. c) A capacidade da memria somente de leitura 41GB. d) A capacidade do sistema operacional 1GB. e) A capacidade dos dispositivos de entrada/sada 40GB. 33- Em um computador executando o sistema operacional Windows, possvel listar todos os componentes de hardware instalados ao selecionar, no Painel de Controle, a opo a) Gerenciador de programas e recursos. b) Centro de rede e compartilhamento. c) Gerenciador de dispositivos. d) Gerenciador de desempenho. e) Gerenciador de segurana.

34- Ao utilizar o BrOffice Writer 2.4.1, para exibir a barra de ferramentas de Desenho, seleciona-se: a) Exibir Barras de ferramentas Desenho b) Exibir Barra de status c) Inserir Figura Digitalizar d) Inserir Objeto Plug-in e) Editar Alteraes Mostrar 35- Para configurar o endereo (URL) do site inicial do navegador Web Internet Explorer verso 7, seleciona-se a opo Ferramentas, Opes da Internet e depois em a) Conexes b) Geral c) Contedo d) Privacidade e) Avanadas 36- Determinado usurio, ao acessar um site WEB utilizando um login e uma senha de autenticao, obtm acesso a mensagens eletrnicas enviadas e recebidas por meio da Internet. Indique o servio Internet que este usurio est acessando. a) Sistema operacional de navegao. b) Hipertexto. c) Correio eletrnico. d) Sistema de navegador Web. e) Segurana Internet. 37- O sistema desenvolvido com o objetivo de auxiliar no controle e acompanhamento de tarefas, tais como controle de estoque e folha de pagamento em empresas, denominado a) de correio eletrnico (e-mail). b) Windows Word. c) operacional. d) Internet. e) de informao.

Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo - MF - 2009

Provas 1 e 2 - Gabarito 2

38- Para acessar os computadores de uma empresa, os funcionrios devem informar a matrcula e uma senha de acesso para a realizao das suas atividades. A respeito desse controle, correto afirmar que: I. Visa a segurana da informao. II. Evita o acesso indevido a documentos confidenciais por parte de pessoas externas. III. Controla o acesso aos sistemas de informao da empresa. Assinale a opo correta. a) b) c) d) e) Apenas as afirmaes I e II so corretas. Apenas as afirmaes I e III so corretas. Apenas as afirmaes II e III so corretas. As afirmaes I, II e III so corretas. Nenhuma das afirmaes correta.

b) Os concursos pblicos podem ter validade de at 2 (dois) anos, possvel uma nica prorrogao, por igual perodo. c) A posse dever ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicao do ato de provimento, sob pena de ser o ato tornado sem efeito. d) A posse em cargo pblico ato pessoal e intransfervel, sendo proibida a sua realizao mediante procurao. e) A contar da posse em cargo pblico, o servidor tem o prazo de 15 (quinze) dias para entrar em exerccio. 43- Acerca dos atos administrativos, assinale a opo correta. a) A presuno de legitimidade dos atos administrativos absoluta. b) O administrado pode negar-se a cumprir qualquer ato administrativo quando ainda no apreciado e convalidado pelo Poder Judicirio. c) Considera-se mrito administrativo a convenincia e a oportunidade da realizao do ato, sempre previamente definido e determinado pela lei. d) Cumpridas todas as exigncias legais para a prtica de um ato administrativo, ainda que seja ele discricionrio, o administrado passa a ter direito subjetivo sua realizao. e) At prova em contrrio, presume-se que os atos administrativos foram emitidos com observncia da lei. 44- Associe os elementos do ato administrativo a seus conceitos, em linhas gerais. Ao final, assinale a opo correspondente. 1. Sujeito 2. Objeto ou contedo 3. Forma 4. Finalidade 5. Motivo ( ) o pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento ao ato administrativo. ( ) o efeito jurdico imediato que o ato produz. ( ) o resultado que a Administrao quer alcanar com a prtica do ato. ( ) aquele a quem a lei atribui competncia para a prtica do ato. ( ) a exteriorizao do ato e/ou as formalidades que devem ser observadas durante o processo de sua formao. a) b) c) d) e) 2, 4, 3, 1, 5 2, 5, 1, 3, 4 3, 1, 4, 2, 5 5, 4, 2, 1, 3 5, 2, 4, 1, 3

39- Indique a opo que caracteriza uma rede de computadores. a) b) c) d) e) Internet Sistema de informao LINUX Windows Internet Explorer

40- O hardware, cuja funo fornecer o ponto de acesso de um computador a uma rede de computadores, a) b) c) d) e) o sistema operacional. a placa (ou interface) de rede. a unidade central de processamento. o barramento de endereos. a placa-me.

CONHECIMENTOS BSICOS DE DIREITO: ADMINISTRATIVO 41- vedado(a) ao servidor pblico, exceto: a) a acumulao remunerada de cargos pblicos, ressalvados os casos previstos na Constituio Federal. b) promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio. c) representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder quando cometidos por sua autoridade superior. d) ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato. e) manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge, companheiro ou parente at o segundo grau civil. 42- Acerca do provimento de cargos pblicos federais, regulado pela Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, assinale a opo incorreta. a) So requisitos bsicos para a investidura em cargo pblico, entre outros, a nacionalidade brasileira, o gozo dos direitos polticos e a idade mnima de dezoito anos.
Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo - MF - 2009 10

45- No se pode enumerar como poder da Administrao: a) b) c) d) e) poder independente. poder de polcia. poder hierrquico. poder normativo. poder disciplinar.
Provas 1 e 2 - Gabarito 2

46- Os procedimentos licitatrios destinam-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao Pblica. So princpios bsicos a serem observados no julgamento das licitaes, exceto: a) vinculao ao instrumento convocatrio. b) probidade administrativa. c) julgamento objetivo. d) confidencialidade do procedimento. e) impessoalidade. 47- Quanto aos critrios a serem observados no trmite do processo administrativo da administrao pblica federal, conforme disposto na Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, pode-se afirmar corretamente: a) em regra, cabe aos administrados o pagamento das despesas processuais, independente de previso expressa na lei. b) garantem-se aos administrados, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio, os direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos. c) a impulso do processo administrativo compete, primeiramente, aos interessados. d) nova interpretao dada norma administrativa deve ser aplicada a todos os casos sujeitos quela regulamentao, inclusive retroativamente. e) os atos praticados no processo administrativo so, em regra, sigilosos, ressalvadas as hipteses de divulgao oficial previstas na Constituio. 48- Em relao aos atos praticados no mbito dos procedimentos administrativos que se sujeitam Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opo correspondente. ( ) Os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. ( ) A autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo. ( ) Os atos do processo podem realizar-se em quaisquer dias da semana, sem restries de horrio. ( ) A intimao para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias quanto a interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, deve ser efetuada por meio de publicao oficial. a) V, V, F, V b) F, V, F, V c) F, F, V, F d) V, V, V, V e) F, F, F, F

49- Associe a modalidade de licitao a suas caractersticas respectivas. Ao final, assinale a opo correspondente. 1. Concorrncia 2. Tomada de preos 3. Convite 4. Concurso 5. Leilo ( ) Realiza-se entre interessados devidamente cadastrados, ou que atendam a todas as condies exigidas para o cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. ( ) Destina-se escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (quarenta e cinco) dias. ( ) Tem por objeto a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens imveis prevista no art. 19 da Lei n. 8.666, de 1993, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao. ( ) a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. ( ) a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas. a) 5, 1, 3, 2, 4 b) 2, 4, 5, 1, 3 c) 1, 3, 4, 5, 2 d) 3, 2, 1, 4, 5 e) 4, 5, 2, 3, 1 50- Conforme disciplinado pelo Decreto n. 1.171, de 22 de junho de 1994, so deveres fundamentais do servidor pblico federal, exceto: a) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento. b) zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva. c) utilizar-se, a todo tempo, das prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas. d) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes. e) facilitar a fiscalizao de todos atos ou servios por quem de direito.
11 Provas 1 e 2 - Gabarito 2

Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo - MF - 2009

CONSTITUCIONAL 51- Marque a opo incorreta. a) A limitao do poder estatal foi um dos grandes desideratos do liberalismo, o qual exalta a garantia dos direitos do homem como razo de ser do Estado. b) A diviso do poder, segundo o critrio geogrfico, a descentralizao, e a diviso funcional do poder a base da organizao do governo nas democracias ocidentais. c) Aristteles apresenta as funes do Estado em deliberante, executiva e judiciria, sendo que Locke as reconhece como: a legislativa, a executiva e a federativa. d) Montesquieu abria exceo ao princpio da separao dos poderes ao admitir a interveno do chefe de Estado, pelo veto, no processo legislativo. e) A diviso funcional do poder , mais precisamente, o prprio federalismo. 52- Marque a opo correta. a) A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, geogrfica, poltica e educacional dos povos da Amrica Latina. b) O repdio ao terrorismo e ao racismo princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. c) A cooperao entre os povos para o progresso da humanidade constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil. d) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. e) Construir uma sociedade livre, justa e solidria um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. 53- Marque a opo incorreta. a) A lei no poder restringir a publicidade dos atos processuais. b) Ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal. c) O Brasil admite a priso civil por dvida. d) O civilmente identificado pode ser submetido identificao criminal, nos termos da lei. e) O Brasil admite a pena de morte. 54- Marque a opo correta. a) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo, por determinao judicial aps as 18 horas e durante o dia para prestar socorro, em caso de flagrante delito ou desastre. b) Inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo o sigilo da correspondncia, por ordem judicial.
Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo - MF - 2009 12

c) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, entretanto, exige-se prvio aviso autoridade competente. d) Exige-se o trnsito em julgado da deciso judicial para que as associaes tenham suas atividades suspensas. e) Os tratados e convenes internacionais sobre direitos fundamentais que forem aprovados, no Congresso Nacional, sero equivalentes s emendas constitucionais. 55- Marque a opo incorreta. a) vedado aos Estados manter relao de aliana com representantes de cultos religiosos ou igrejas, resguardando-se o interesse pblico. b) O nmero de Deputados Assemblia Legislativa corresponder ao triplo da representao do Estado na Cmara dos Deputados. c) Incluem-se entre os bens dos estados as terras devolutas no compreendidas entre as da Unio. d) A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento dos Estados far-se-o por lei complementar federal, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade, apresentados e publicados na forma da lei. e) Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concesso, os servios locais de gs canalizado, vedada a edio de medida provisria para a sua regulamentao. 56- Marque a opo correta. a) Os Estados-membros se auto-organizam por meio da escolha direta de seus representantes nos Poderes Legislativo e Executivo locais, em que haja qualquer vnculo de subordinao por parte da Unio. b) A autonomia estadual tambm se caracteriza pelo autogoverno, uma vez que ditam suas respectivas Constituies. c) Os Estados-membros em sua trplice capacidade garantidora de autonomia se autoadministram normatizando sua prpria legislao e regras de competncia. d) Ao exercitarem o seu poder constituinte derivado-decorrente, os Estados-membros, a teor do disposto na Constituio Federal, respeitam os princpios constitucionais sensveis, princpios federais extensveis e princpios constitucionais estabelecidos. e) Os Estados podero, mediante lei complementar federal, instituir regies metropolitanas, constitudas por regies administrativas limtrofes. 57- Marque a opo incorreta. a) As funes de confiana sero preenchidas por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei. b) A administrao fazendria e seus servidores fiscais tero precedncia sobre os demais setores administrativos dentro de suas reas de competncia. c) A proibio de acumular cargos estende-se a empregos e funes e abrange as sociedades de economia mista, como o caso do Banco do Brasil S/A.
Provas 1 e 2 - Gabarito 2

d) Os atos de improbidade administrativa importaro a indisponibilidade dos bens sem prejuzo da ao penal cabvel. e) vedada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. 58- Marque a opo correta. a) Em caso de invalidez permanente, os servidores abrangidos pelo regime de previdncia, nos termos da Constituio Federal, recebero proventos integrais. b) Fica autorizada a existncia de mais de um regime prprio de previdncia social para os servidores titulares de cargos efetivos, desde que pertencentes a mais de uma unidade gestora, nos termos da lei. c) O servidor estvel do Distrito Federal pode ser exonerado a fim de que o limite legal de despesa com pessoal seja observado. d) Eventual ocupante de vaga de servidor reintegrado, se estvel, ser reconduzido ao cargo de origem mediante prvia e justa indenizao proporcional ao tempo de servio. e) O tempo de contribuio federal, estadual ou municipal ser contado para efeito de disponibilidade, nos termos da Constituio Federal. 59- Marque a opo correta. a) A lei que instituir o plano plurianual compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente. b) Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos na Constituio Federal sero elaborados em consonncia com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional. c) A lei oramentria anual compreender o oramento de investimento das empresas, fundos e fundaes mantidas pelo Poder Pblico. d) Os projetos de lei relativos ao plano plurianual sero apreciados pelo Senado Federal. e) O Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificao a projeto de lei relativo ao oramento anual desde que no finalizada a votao, na Comisso mista, da parte cuja alterao proposta. 60- Quanto aos princpios oramentrios, marque a opo correta. a) O Princpio da universalidade da matria oramentria estabelece que somente deve constar no oramento matria pertinente fixao da despesa e previso da receita. b) O Princpio da reserva de lei estabelece que os oramentos e crditos adicionais devem ser includos em valores brutos, todas as despesas e receitas da Unio, inclusive as relativas aos seus fundos. c) O Princpio da no-afetao da receita preconiza que no pode haver transferncia, transposio ou remanejamento de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro sem prvia autorizao legislativa.
Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo - MF - 2009 13

d) O Princpio da Programao preconiza a vinculao necessria ao governamental, assegurando-se a finalidade do plano plurianual. e) O Princpio do Equilbrio Oramentrio estabelece que a lei oramentria no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa. CONHECIMENTOS BSICOS DE DIREITO: TRIBUTRIO 61- As taxas, no modelo constitucional brasileiro: a) tero carter pessoal e sero graduadas de acordo com a capacidade econmica do contribuinte. b) no podero ter base de clculo prpria de impostos. c) sero seletivas e no cumulativas. d) sero informadas pelos critrios de generalidade, universalidade e progressividade. e) tero alquotas mximas estabelecidas por resoluo do Senado Federal. 62- A Unio, mediante lei complementar, poder instituir emprstimos compulsrios: a) para atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia. b) no caso de relevante interesse pblico, de carter urgente e de relevante interesse nacional, ainda que no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a regra que os criou. c) nas duas hipteses acima elencadas, conquanto que se destine a aplicao dos recursos despesa que fundamentou a instituio do emprstimo compulsrio. d) mediante lei ordinria ou medida provisria, no caso de guerra externa ou sua iminncia. e) em face de conjuntura que exija a absoro temporria de poder aquisitivo. 63- A obrigao tributria principal: a) surge com a ocorrncia do fato gerador e tem por objeto o pagamento do tributo ou penalidade pecuniria. b) decorre da legislao tributria e tem por objeto prestaes positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadao ou da fiscalizao dos tributos. c) pelo simples fato de seu no adimplemento suscita imediata inscrio em dvida ativa, independentemente de abertura de prazo para impugnao do lanamento, por parte do interessado. d) extingue-se, com o pedido de parcelamento acompanhado do recolhimento da primeira prestao. e) suspende-se, com o devido lanamento, nas trs modalidades previstas pelo Cdigo Tributrio Nacional. 64- A determinao da natureza jurdica especfica do tributo, de acordo com o Cdigo Tributrio Nacional, decorre, especificamente: a) b) c) d) e) da denominao. da destinao legal do produto da arrecadao. do fato gerador da respectiva obrigao. da fixao do agente arrecadador. das peculiaridades dos sujeitos ativo e passivo da obrigao.
Provas 1 e 2 - Gabarito 2

65- No que se refere ao fato gerador, dispe o Cdigo Tributrio Nacional que a) o fato gerador da obrigao principal situao definida na Constituio como indicativa da possibilidade de imposio de obrigao de pagar, por parte de ente pblico que detenha competncia para faz-lo. b) a autoridade administrativa poder desconsiderar atos ou negcios jurdicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrncia do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigao tributria, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinria. c) o fato gerador da obrigao acessria situao definida em lei complementar, que impe prtica ou absteno de ato, ainda que originariamente este se configure como obrigao principal. d) a autoridade administrativa dever considerar como ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos, tratando-se de situao de fato, desde o momento em que esteja definitivamente constituda, nos termos da legislao de regncia. e) a autoridade administrativa poder considerar como ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos, tratando-se de situao jurdica, desde o momento em que se verifiquem as circunstncias materiais necessrias a que produza os efeitos que normalmente lhe so prprios. 66- No que se refere falta de eleio do domiclio tributrio, pelo contribuinte ou responsvel, dispe o Cdigo Tributrio Nacional, exceto: a) quanto s pessoas naturais, o domiclio a sua residncia habitual, ou, sendo esta incerta ou desconhecida, o centro habitual de sua atividade. b) quanto s pessoas jurdicas de direito privado ou s firmas individuais, o domiclio o lugar de sua sede, ou, em relao aos atos ou fatos que derem origem obrigao, o de cada estabelecimento. c) quanto s pessoas jurdicas de direito pblico, o domiclio tributrio qualquer de suas reparties no territrio da entidade tributante. d) pode-se, em algumas situaes, considerar-se como domiclio tributrio do contribuinte ou responsvel o lugar da situao dos bens ou da ocorrncia dos atos ou fatos que derem origem obrigao. e) a autoridade administrativa pode recusar o domiclio tributrio eleito, por razes de convenincia e de eficincia, ainda que o domiclio indicado no impossibilite ou dificulte a arrecadao ou a fiscalizao do tributo.

67- Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, o lanamento efetuado e revisto de ofcio pela autoridade administrativa nos seguintes casos, exceto: a) quando a lei assim o determine. b) quando a declarao no seja prestada, por quem de direito, no prazo e na forma da legislao tributria. c) quando a pessoa legalmente obrigada, embora tenha prestado declarao, deixe de atender, no prazo e na forma da legislao tributria, a pedido de esclarecimento formulado pela autoridade administrativa, recuse-se a prest-lo ou no o preste satisfatoriamente, a juzo daquela autoridade. d) quando se comprove falsidade, erro ou omisso quanto a qualquer elemento definido na legislao tributria como sendo de declarao obrigatria. e) quando se suspeite que o sujeito passivo, ou terceiro em benefcio daquele, agiu com dolo, fraude ou simulao. 68- No que se refere excluso do crdito tributrio, e especificamente quanto iseno, dispe o Cdigo Tributrio Nacional que: a) a iseno, ainda quando prevista em contrato, depende de deciso administrativa devidamente fundamentada, explicitando condies e requisitos para a fruio do benefcio. b) a iseno no pode ser restrita a determinada regio do territrio da entidade tributante, por fora do princpio da uniformidade geogrfico-tributria. c) salvo disposio de lei em contrrio, a iseno no extensiva aos tributos institudos posteriormente sua concesso. d) a iseno sempre extensiva s taxas e contribuies de melhoria. e) a iseno, ainda que concedida por prazo certo e em funo de determinadas condies, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo. 69- Suspendem a exigibilidade do crdito tributrio, propiciando-se ao interessado certido positiva com efeitos de negativa, exceto: a) a moratria. b) a concesso de medida liminar em mandado de segurana. c) o parcelamento. d) a transao. e) as reclamaes e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributrio administrativo.

Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo - MF - 2009

14

Provas 1 e 2 - Gabarito 2

70- De acordo com o Cdigo Tributrio Nacional, o termo de inscrio em dvida ativa, autenticado pela autoridade competente, indicar, obrigatoriamente: a) o nome do devedor, dos co-responsveis e, sob pena de nulidade, o domiclio ou residncia de um e de outros. b) a quantia devida, incluindo-se os juros de mora, dispensando-se a apresentao dos meios utilizados para os clculos dos valores. c) a origem e a natureza do crdito, no se exigindo a exata disposio da lei em que seja fundado. d) a data em que foi inscrita. e) o nmero e a origem do processo administrativo de que se originou o crdito, com transcrio dos termos mais importantes para exata identificao do devedor. PREVIDENCIRIO 71- luz dos dispositivos constitucionais referentes Seguridade Social, julgue os itens abaixo: I. A Seguridade Social pode compreender aes de iniciativa da sociedade. II. Sade, Previdncia e Trabalho compem a Seguridade Social. III. Compete ao Poder Pblico organizar a Seguridade Social nos termos da lei. IV. A Seguridade Social no foi definida na Constituio Federal de 1988. a) Todos esto corretos. b) Somente I est incorreto. c) I e IV esto incorretos. d) I e III esto corretos. e) III e IV esto incorretos. 72- Assinale a opo correta entre as assertivas abaixo relacionadas organizao e princpios constitucionais da Seguridade Social. a) Pode haver benefcios maiores para a populao urbana em detrimento da rural. b) O valor dos benefcios pode ser diminudo gradativamente. c) Diversidade da base de financiamento objetivo da Seguridade Social. d) A gesto da Seguridade Social ato privativo do Poder Pblico. e) Os servios previdencirios devem ser sempre o mesmo, independente do destinatrio.

73- luz do texto constitucional, julgue os itens abaixo referentes ao financiamento da Seguridade Social: I. financiada por toda sociedade. II. de forma direta e indireta. III. por meio de verbas oramentrias entre outras. IV. financiamento definido por lei. a) Todos esto corretos. b) Somente I est correto. c) Somente I e II esto corretos. d) Somente I e III esto corretos. e) Somente III e IV esto corretos. 74- Alm das inmeras contribuies sociais institudas no texto da Constituio Federal, h possibilidade de instituio de novas espcies de contribuio social? Assinale a assertiva que responde incorretamente pergunta formulada. a) H previso constitucional de competncia residual. b) O rol de contribuies sociais no taxativo. c) Pode haver contribuio social com o mesmo fato gerador de outra j existente. d) A diversidade da base de financiamento permite outras contribuies sociais. e) A Unio pode instituir outras contribuies sociais. 75- A respeito da natureza jurdica da contribuio social, analise as assertivas abaixo relativas s espcies tributrias, indicando a correta. a) Imposto b) Taxa c) Contribuio de Melhoria d) Emprstimo Compulsrio e) Contribuio Parafiscal 76- A respeito das contribuies sociais, correto afirmar que: a) a contribuio do empregador incide s sobre a folha de salrios. b) pode haver incidncia de contribuio social sobre a importao de bens do exterior. c) o trabalhador no contribui para a Seguridade Social. d) os concursos de prognsticos no esto sujeitos incidncia de contribuies sociais. e) a contribuio da empresa pode ser feita em funo do tipo de produto que ela vende.

Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo - MF - 2009

15

Provas 1 e 2 - Gabarito 2

77- A respeito da base de clculo e contribuintes das contribuies sociais, analise as assertivas abaixo, assinalando a incorreta. a) Remunerao paga, devida ou creditada aos segurados e demais pessoas fsicas a seu servio, mesmo sem vnculo empregatcio EMPRESA. b) Salrio de contribuio dos empregados domsticos a seu servio EMPREGADORES DOMSTICOS. c) Incidentes sobre a receita bruta proveniente da comercializao da produo rural SEGURADO ESPECIAL. d) Receita bruta decorrente dos espetculos desportivos de que participem em todo territrio nacional PRODUTOR RURAL PESSOA JURDICA. e) Incidentes sobre seu salrio de contribuio TRABALHADORES. 78- Maria Clara, contribuinte empregada pelo Regime Geral de Previdncia Social desde 1994, deseja contribuir acima do valor mximo permitido pela previdncia social. Assim, prope na justia ao contra o Instituto Nacional do Seguro Social INSS, alegando que tem direito de contribuir acima do limite legal, pois deseja se aposentar com um valor acima do valor mximo pago pelo INSS. Assim, correto afirmar, perante a legislao previdenciria de Custeio, que o pedido de Maria a) pode ser aceito, desde que ela contribua at 10% do valor mximo. b) pode ser aceito, pois o pagamento da contribuio social tem natureza jurdica privada de forma contratual. c) pode ser aceito, desde que ela comprove ter despesas familiares acima do valor mximo. d) no pode ser aceito, pois no cabe a Maria a escolha do montante a ser pago. e) pode ou no ser aceito, dependendo do nmero de dependentes que ela possua.

79- Assinale a assertiva que no contm uma obrigao acessria das contribuies destinadas Seguridade Social. a) Pagamento da contribuio social. b) Dever de prestar informaes. c) Lanamento dos fatos geradores das contribuies. d) Elaborao da folha de pagamento. e) Dever do Cartrio de comunicar bitos. 80- Qual das parcelas abaixo no integram o salrio-de-contribuio? a) Salrio b) Gorjetas c) Ganhos habituais d) Abonos e) Despesas de viagem

Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo - MF - 2009

16

Provas 1 e 2 - Gabarito 2

Das könnte Ihnen auch gefallen