Sie sind auf Seite 1von 4

Aula 2 Engenharia de processos

Do que trata a termodinmica? Escravidovivel hoje? Revoluo industrialconstruo de mquinas mais eficientes Termodinmicadesenvolvida para estudar a energia quanto dessa energia est no carvo, na madeira, na gua corrente (1 lei da termodinmica).

2 lei da termodinmicatrata de com que eficincia a energia pode ser convertida em outra forma de energia. Carnotconseguiu demonstrar isso pe 2 lei.

Sistemas de unidades Em termodinmica lidamos basicamente com trabalho, calor, energia e potncia. 1. Comprimento

2. Volume

3. Massa 4. Presso

5. Trabalho, calor e energia

6. Potncia

7. Peso molecular

8. Gs ideal

Onde P = Pa; V = m3; n = mol; T = K Constante dos gases

Exemplo 1: Ingerimos cerca de 2000 cal por dia. A que uso de energia eltrica isso corresponde? Exemplo 2: A promoo do ms no supermercado um pacote com 6 garrafas de refrigerantes (garrafas de 12 onas), por R$3,98. Mas a garrafa de 2 L custa R$ 2,58. Qual mais econmica? 1 Exemplo 3: Qual o peso molecular da sacarose (C12H22O11), e do ar?

Propriedades das substncias puras


A termodinmica estuda materiais slidos, lquidos e gases com o objetivo de transform-los em formas de energia. Por exemplo: Carvo mineral em gasolina sinttica; Lixo em ar condicionado; Esterco de porco em eletricidade

Propriedades simples dos materiais: presso (p), temperatura (T), densidade () e suas relaes. 1. Slidos e lquidos: no h equaes simples e confiveis para prever densidades de lquidos e gases. Elas so tabeladas em vrios livros. Por exemplo, para a gua existem vrias tabelas em vrias presses e temperatura. 2. Gases 3. Existem vrias relaes entre presso, volume e temperatura para gases, como as propostas: van der Waals, Benedict Weeb Rubin, Beattie Bridgeman. Entretanto o melhor trabalhar com o gs ideal, cujo equacionamento simples nos permite deduzir vrias conseqncias interessantes. O modelo dos gases perfeitos representa muito bem os gases reais em presses no muito altas. Exemplo 4: Um catalisador fantstico Minha pesquisa? No comente, mas estou trabalhando no desenvolvimento de um p fantstico que, disperso na gua, a decompe em seus elementos: Se funcionar, calcule quantos metros cbicos de gs a 1 bar e 30 C podem ser produzidos com 1 L de gua. Admita que 1 L de gua pesa 1 kg.

Exemplo 5: Combusto de lixo plstico ) - uma mistura de sacos, garrafas plsticas, embalagens de Restos de polietileno, frmula qumica ( alimentos so modos com o ar estequiometricamente necessrio. A equao qumica que representa essa reao, fazendo-se n = 1,

a) Que volume de ar, a uma presso ligeiramente superior atmosfrica, digamos a p = 103000 Pa e 25 C, necessrio para queimar 3 kg dessas aparas? b) Que volume dos gases de combusto (gases de sada), a 27 C e 0,9 atm, resulta da queima de 3 kg dessas aparas?

Das könnte Ihnen auch gefallen