Sie sind auf Seite 1von 13

A CONTRIBUIO DA PSICOLOGIA ESCOLAR NO COMBATE DISGRAGIA

MARIA DAS GRAAS SOUZA OLIVEIRA MYCHELLE KAROLLYNE SOUSA OLIVEIRA

RESUMO A proposta desta pesquisa tem por objetivo analisar a contribuio do psicopedagogo no combate a disgrafia no processo de aprendizagem na alfabetizao. Apresenta o contexto histrico da psicopedagogia no Brasil, identificando os distrbios de aprendizagem na alfabetizao. Destaca a disgrafia como foco do presente estudo com base na diculdade da criana em escrever corretamente a linguagem falada. Discute os resultados apontando a importncia do psicopedagogo no combate a disgrafia na alfabetizao.

Palavras-chaves: Contribuio da Psicopedagogia. Distrbio de aprendizagem, Disgrafia. Interveno psicopedaggico. ABSTRACT The purpose of this research is to analyze the contribution of psychopedagogists dysgraphia in combating the process of learning in literacy. Presents the historical context of educational psychology in Brazil, identifying learning disabilities in literacy. Dysgraphia highlights the child spell the spoken language. Discusses the results indicating the importance of fighting in psychopedagogists dysgraphia in literacy.

Keywords: Contribution of Educational Psychology. Learning disabilities. Disgraphia. Intervention psychology.

1 INTRODUO

Ao longo dos anos, o sistema educacional brasileiro tem mostrado uma proposta educacional, at certo ponto, preocupada com o ensinar, porm, pouco comprometida com o aprender, o que tem proporcionado defasagem na aprendizagem, sobretudo na escrita, devido a diversos fatores como: metodologia de ensino inadequada, despreparo dos professores, desinteresse dos alunos, falta de apoio da famlia, dificuldades fonolgicas da lngua, sistema de avaliao obsoleto, entre outros. Portanto, mister, dentre outras possibilidades, a contribuio do profissional da psicologia, com objetivo de combater a referida dificuldade de aprendizagem da escrita no processo de ensino. Constata-se que, por dcadas, foi mantido o equvoco de no dar a ateno devida Educao Infantil. Chegou-se a defender, na prtica, que a criana exige menos e, por conseguinte, o professor menos capacitado era lotado na alfabetizao e sries iniciais. Hoje

h uma nova leitura com relao a esse fato. Tem-se percebido quo relevante uma metodologia adequada e um professor competente, bem como o diagnstico de qualquer dificuldade de aprendizagem ainda na infncia, faixa etria onde a possibilidade de reverso de quadros bem maior. O tema do presente trabalho surgiu em face da necessidade de compreender como o profissional de psicopedagogia interfere no combate dificuldade da escrita. Diante disso, questiona-se: at que ponto importante a contribuio do profissional de psicopedagogia no combate disgrafia na alfabetizao? Nesse contexto, prope-se a discutir a contribuio psicopedaggica no combate disgrafia na alfabetizao. De acordo com o Cdigo de tica dos Psicopedagogos:
A Psicopedagogia um campo de

atuao em Sade e Educao que lida com o

processo de aprendizagem humana; seus padres normais e patolgicos, considerando a influncia do meio - famlia, escola e sociedade - no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos prprios da psicopedagogia. (Artigo 1).

Conforme o exposto entende-se que a psicopedagogia capaz de contribuir intensamente no combate dificuldade de escrita, at porque essa cincia conta com a contribuio de vrias reas de conhecimento, tais como, psicologia, sociologia e antropologia, todas indispensveis anlise do processo de aprendizagem. A pesquisa ora apresentada est fundamentada de acordo com a classificao de Vergara (2003), sendo explicativa e bibliogrfica. Quanto aos meios, explicativa, porque busca identificar as causas da disgrafia na alfabetizao. Quanto aos fins, bibliogrfica, porque recorre-se literatura pertinente, para a fundamentao terica do estudo em questo. Portanto, este estudo se revela de grande importncia para a Educao Infantil tendo em vista melhorar as dificuldades da escrita no processo da alfabetizao, o que contribuir para a efetivao de uma aprendizagem de qualidade. Inicialmente, faz-se uma reviso do contexto histrico da psicopedagogia, identificando, por conseguinte, os distrbios de aprendizagem e as causas da disgrafia apresentadas na alfabetizao e, por fim, visa-se destacar a importncia da interveno psicopedaggica no combate disgrafia.

2 CONTEXTO HISTRICO DA PSICOPEDAGOGIA

O histrico da Psicopedagogia nos remete Europa do sculo XIX, mais precisamente na Frana, como um movimento de colaborao entre educadores, filsofos e mdicos, em busca de solues para os problemas de aprendizagem. Naquela poca, acreditava-se que os comprometimentos na rea escolar eram provenientes de causas orgnicas, pois se procurava identificar no fsico as determinantes das dificuldades dos educandos. Conforme Bossa (2000, p. 59) a crena de que os problemas de aprendizagem eram causados por fatores orgnicos perdurou por muitos anos e determinou a forma do tratamento dada questo do fracasso escolar. Com isto, constituiu-se o carter orgnico da Psicopedagogia. Essa mesma linha diagnstica permaneceu nas dcadas de 40 e 60 na Frana, onde em Paris, no ano de 1946 foram criados os Centros Psicopedaggicos com o objetivo de desenvolver um trabalho cooperativo entre o mdico e o pedagogo para crianas com problemas escolares, ou de comportamento. Aps o diagnstico era dado orientao para o tratamento, quer de reeducao, quer de terapia. Na verdade, esse diagnstico era definido como aquelas que apresentavam doenas crnicas como diabetes, tuberculose, cegueira, surdez, problemas motores ou de inadaptao escolar e social. Seu objetivo visava melhora do seu estado geral de sade. Convm esclarecer que a denominao Psicopedaggico foi escolhida em detrimento de Mdico Pedaggico, j que se acreditava que os pais enviariam seus filhos sem menor resistncia. Nesse contexto, em decorrncia de novas descobertas cientficas e movimentos sociais, a Psicopedagogia sofreu muitas crticas em relao ao diagnstico, bem como, inadaptao e deficincias, sobretudo, ao se referirem ao fracasso escolar e com isso, sofreu tambm muitas influncias, inclusive no Brasil.

2.1 O surgimento da Psicopedagogia no Brasil A Psicopedagogia na sua origem no Brasil em 1958, quando foi criado o Servio de Orientao Psicopedaggico (SOP) da Escola Guatemala, na Guanabara (Escola Experimental do INEP- Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC), cujo objetivo geral era: melhorar a relao professor-aluno proporcionando um clima mais afetivo para o aprendiz, como tambm, esteve voltada para atender crianas com dificuldades de aprendizagem dentro de um contexto clnico. Na dcada de 1980 aparece a nfase no aspecto ligado ao fracasso escolar. Dessa forma, os problemas relacionados aprendizagem individual do aluno deixaram de ser investigados e passaram tambm a pesquisar os fatores intra-escolares e os de ordem social, econmica e poltica envolvidos na Educao. Fica assim, a Psicopedagogia vulnervel a sries crticas como bem mostra Masini (2008, p.19):

Nessas formas de atuao deixa a Psicopedagogia de exercer seu papel: o de acompanhar o aprendiz nos processos envolvidos na aquisio e elaborao de conhecimentos, estudando condies para que isso ocorra; localizando, quando necessrio, dificuldades e problemas que levam as paradas nesses processos e propondo caminhos para que o aprendiz possa super-los.

Nesse sentido, cabe destacar aqui, que a Psicopedagogia no Brasil foi marcado por pontos polmicos, entre eles, alguns questionamentos sobre o verdadeiro papel desta cincia, ou seja, a consistncia, fortalecimento e autonomia da psicopedagogia. De 1995 a 1996, foram elaborados vrios documentos explicitando seu campo de atuao, sua rea cientfica e seus critrios de formao acadmica. A Psicopedagogia no Brasil enquanto rea de atuao sustentada por referenciais tericos, isto uma prxis psicopedaggico. reconhecida academicamente atravs das produes cientficas materializadas em teses, publicaes e reunies cientficas organizadas pela Associao Brasileira de Psicopedagogia e por outros rgos representados pelos profissionais e reas afins; e a sua formao feita pelos cursos de especializaes em Universidades Pblicas e Particulares. Vale destacar, que para formar profissionais que atendessem as crianas com fracasso escolar, surgiram a princpio no Brasil cursos de curta durao os quais ofereciam subsdios para entender aspectos especficos como aqueles relacionados com a psicomotricidade, linguagem e raciocnio. Esses cursos eram ministrados na sua maioria por profissionais de outros pases, sobretudo da Argentina e da Espanha. O trabalho psicopedaggico tem como base terica as concepes de Jean Paiget, Ferreiro, Vygostsky, Howard Gardner, Henry Wallon, Freud, Perrenoud, Ausubel, Pichon, dentre outos. Entretanto, para apreender o objeto de estudo da psicopedagogia, a aprendizagem, recorre-se a reas, como a filosofia, a neurologia, a Sociologia, a Lingustica e a Psicanlise, necessrias para fundamentar a constituio de uma teoria psicopedagogica. No que se refere ao processo de aprendizagem Sara Pan (1995, p. 15) relaciona com o momento histrico, um organismo, uma gentica da inteligncia e um sujeito associado a tantas outras estruturas tericas, de cuja engrenagem se ocupa e preocupa a Epistemologia, referindo-se ao Materialismo histrico, a teoria piagetiana e teoria psicanaltica de Freud. Por sua vez, alm da psicopedagogia clnica, da psicanlise e da Psicologia gentica, a psicopedagogia se preocupa tambm com Psicologia social e Lingustica. Desta forma, entende-se assim, ser possvel compreender os aspectos afetivos, cognoscitivo do aprender do ser humano. Nesse sentido, vale ressaltar que os profissionais brasileiros, estudiosos do assunto, tambm creem nessa articulao de diversas reas do conhecimento como fundamento para a teoria e a prtica psicopedaggico. Entretanto, apesar de muitos estudos ainda encontra-se em fase de organizao de um corpo terico especfico, visando integrao das cincias pedaggica, psicolgica, fonoaudiloga, neuropsicolgica e psicolingustica, para uma compreenso mais integradora do fenmeno da aprendizagem humana (BEAUCLAIR, 2006).

Assim como a Pedagogia, a Psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, sobretudo, do problema de aprendizagem, e como tal, deve estudar as caractersticas da aprendizagem humana. Cabe saber como se constitui o sujeito, como este se transforma em suas diversas etapas de vida, quais os recursos de conhecimento de que ele dispe e a forma pela qual produz conhecimento e aprende. Nesse sentido, Scoz (2000, p. 103) nos diz que, a psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, e numa ao profissional deve englobar vrios campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os. Esses conhecimentos favorecer uma melhor compreenso sobre os distrbios de aprendizagem na alfabetizao escolar.

3 DISTRBIO DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAO

Muito se tem discutido sobre os distrbios da aprendizagem, sobretudo na alfabetizao, visto sua importncia no contexto da aprendizagem escolar. Conforme Fonseca (1995), distrbio de aprendizagem est relacionado a um grupo de dificuldades especficas e pontuais, caracterizadas pela presena de uma disfuno neurolgica. J a dificuldade de aprendizagem um termo mais global e abrangente com causas relacionadas ao sujeito que aprende aos contedos pedaggicos, ao professor, aos mtodos de ensino, ao ambiente fsico e social da escola. Para Crasca & Rossini (2000) a dificuldade de aprendizagem um dficit especfico da atividade acadmica, enquanto o distrbio de aprendizagem uma disfuno intrnseca da criana relacionada aos fatores neurolgicos. Lerner (1989) aborda o assunto sobre distrbios de aprendizagem de uma forma que nos fica evidente como os sintomas aparecem e so manifestados, classificando da seguinte forma: Distrbios da ateno e concentrao, que retrata os comportamentos das crianas com e sem hiperatividade e impulsividade; Problemas receptivos e de processamento da informao: diz respeito competncia lingustica, como as atividades de escrita, distino de sons e de estmulos visuais, aquisio de lxicos, compreenso e expresso verbal. Dificuldades de leitura: manifestada pela aquisio das competncias bsicas relacionadas s fases de decodificao, como sendo a compreenso e interpretao de textos, as dificuldades de escrita e presena de erros ortogrficos em geral. Dificuldades de matemtica: se revelam na aquisio da noo de nmeros, no lidar com quantidades e relaes espaos-temporais e problemas na aquisio e utilizao

de estratgias para aprender, manifestados na falta de organizao e utilizao de funes metacognitivas, comprometendo o sucesso na aprendizagem desde a alfabetizao. Dentre as muitas dificuldades de aprendizagem se destaca o conceito dado por Ciasca, (2003, p.113) que diz: o distrbio de aprendizagem se caracteriza por uma disfuno do sistema nervoso central, j a dificuldade escolar est relacionada especificamente e um problema de ordem ou origem de mtodo de ensino. Diante disso, ele considera que uma criana tenha distrbio de aprendizagem quando: a) No apresenta um desempenho compatvel com sua idade quando lhe so fornecidas experincias de aprendizagens apropriadas; b) Apresenta discrepncia entre seu desempenho e sua habilidade intelectual em uma ou mais das seguintes reas; expresso oral e escrita, compreenso de ordens orais, habilidades de leitura e compreenso e clculo e raciocnio matemtico. Alm disso, a criana dever: *Apresentar problemas de aprendizagem em uma ou mais reas; *Apresentar uma diferena significativa entre seu potencial e seu desempenho real; *Apresentar um desempenho irregular, isto , a criana tem seu desempenho satisfatrio e insatisfatrio alternadamente, no mesmo tipo de tarefa; Para Olvia Porto (2009, p. 65) todos os distrbios (da fala, da audio, emocionais, do comportamento etc.) tem sua origem em causas diversas, porm todas se constituem em obstculo aprendizagem. Por esse motivo, apresenta os distrbios mais encontrados, que embora sejam de origens diversas, constituem obstculo aprendizagem. Os principais distrbios de aprendizagem so: a) Dislexia: Refere-se falha no processamento da habilidade da leitura e da escita durante o desenvolvimento, um atraso no desenvolvimento ou a diminuio em traduzir sons em smbolos grficos e compreender qualquer material escrito. So de trs tipos: visual, mediada pelo lbulo occipital fonolgico, mediada pelo lbulo temporal, e mista, com mediao das reas frontal, occipital, temporal e pr-frontal. b) Disortografia: a incapacidade de apresentar uma escrita correta, com o uso adequado dos smbolos grficos. Assim, a criana no respeita a individualidade das palavras. Junta palavras, troca slabas e omite slabas ou palavras. (COLL, 1996) c) Discalculia: a dificuldade ou a incapacidade de realizar atividades aritmticas bsicas, tais como quantificao, numerao ou clculo. causada pela disfuno de reas tmpora-parietais, muito compatveis com o exame clnico do TDAH.

Vale ressaltar, que alguns indivduos tm menos aptido para matemtica do que outros, e nem por isso pode-se diagnostic-los como se tivessem discalculia. d) Disgrafia: Foco do nosso estudo; est associada dificuldade em escrever corretamente a linguagem falada, mais precisamente na qualidade do traado grfico, sem comprometimento neurolgico e/ou intelectual. Nas disgrafias, tambm encontramos nveis de inteligncia acima da mdia, mas por vrios motivos, apresentam escrita ilegvel ou lenta. Ferreiro considera como hipteses que a criana elabora na construo do prprio conhecimento. Vygotsky, por exemplo, mostrou que o ensino formal da escrita possibilitou a tomada de aspectos importantes da linguagem. (VYGOTSK, 1989). Nesse sentido, deve-se esclarecer que a letra feia est ligada a dificuldade para recordar a grafia correta para representar um determinado som, elaborado mentalmente. Por isso, ela se apresenta em dois tipos: Disgrafia motora e disgrafia perceptiva. Disgrafia motora (discaligrafia) onde a criana consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na coordenao motora fina para escrever as letras, palavras e nmeros, ou seja, v a figura grfica, mas no consegue fazer os movimentos para escrever. J na disgrafia perceptiva, a criana no consegue fazer relao entre o sistema simblico e as grafias que representam os sons, as palavras e frases. Possui as caractersticas da dislexia, sendo que esta est associada leitura e a disgrafia escrita. Normalmente isso acontece pelas dificuldades de aprendizagem desde a alfabetizao.

4 CAUSAS DA DISGRAFIA NA ALFABETIZAO

Podemos apontar como causas provveis da disgrafia na alfabetizao os distrbios de motricidade ampla e, especialmente fina, os distrbios de coordenao visomotora, a deficincia da desorganizao temporoespacial, os problemas de lateralidade e direcionalidade e o erro pedaggico. Cinel (2003), especialista em Lingustica descreve da seguinte forma: 4.1 Distrbio na motricidade ampla e fina: Ocorre com a falta de coordenao entre o que a criana se prope a fazer (inteno) e a respectiva ao. Resulta em dificuldade, ou mesmo, em impedimento de expresso por meio do corpo. Nesse caso, essa falta de sintonia entre o pretendido e o realizado provoca o desequilbrio, especialmente o afetivo, sem repercusses de ordem social, nas reas motoras e perceptivas.

Na rea motora, aparecem a hiper ou a hipoatividade, as perturbaes do ritmo, a incordenao excessiva, prejudicando a postura, e todos os movimentos. Nas reas perceptivas, evidenciam-se desordem perceptovisual, de orientao e estruturao espacial, perturbaes do esquema corporal e da lateralidade. Dessa forma, tais perturbaes interferem em todos os campos da ao da criana. Na alfabetizao, ela est sujeita ao baixo rendimento e um mau desempenho, apesar da sua boa capacidade intelectual, uma vez que um bom desempenho requer ateno e concentrao da criana. Nesse caso, se no houver domnio do corpo, a ateno ser desviada e absorvida no controle do movimento. Portanto, na alfabetizao, para que a criana adquira os mecanismos da escrita, alm da necessidade de saber orientar-se no espao (motricidade ampla), deve ter conscincia de seus membros, de saber fazer agir, e ter a capacidade de individualizar os dedos (motricidade fina) para pegar o lpis e riscar, traar, escrever, ou desenhar o que quiser. Para sanar essas dificuldades o professor da alfabetizao deve trabalhar os grandes msculos e posteriormente, trabalhar com os pequenos msculos. 4.2 Distrbio na coordenao visomotora Sempre que um movimento dos membros superiores ou inferiores ou de todo o corpo responde a um estmulo visual de forma adequada, a coordenao visomotora est presente. No traar de uma linha, a criana, ao mesmo tempo em que segue, com os olhos, a ao de riscar, deve ter em mira o alvo a atingir. Isso implica ter ateno a algo imediatamente posterior a ao que est realizando no momento. Fica claro, que a criana na alfabetizao com problemas de coordenao visomotora no consegue, por exemplo, traar linhas com trajetrias pr-determinadas, pois, apesar de todo esforo, a mo no obedece ao trajeto pr-estabelecido. Pode-se dizer que esses problemas repercutem negativamente na alfabetizao, uma vez que para aprender fixar a grafia indispensvel que a criana tenha coordenao olho/mo, da qual depende a destreza manual. 4.3 Deficincia na organizao temporoespacial o conhecimento e o domnio de direita/esquerda, frente,/atrs/lado, alto/baixo, antes/depois/durante, ontem/hoje/amanh, etc., que a criana na alfabetizao deve ter desenvolvido para construir seu sistema de escrita. Assim, na alfabetizao, a criana com problemas de orientao e estruturao espacial, normalmente apresenta dificuldades ao escrever: invertendo letras, combinaes silbicas, sob o ponto de vista de localizao. Ela no consegue tambm escrever obedecendo

ao sentido correto da execuo das letras, nem se orienta no plano da folha, apresentando m utilizao do papel e ou escrevendo fora da linha. possvel ainda, encontrar dificuldade na leitura e na compreenso de um texto, como consequncia da desorganizao tempoespacial. 4.4 Problemas de lateralidade e direcionalidade As crianas com dificuldades motoras podem apresentar problemas relativos lateralidade e que podem provocar e ser provocados por perturbaes do esquema corporal, pela m organizao do espao em relao ao prprio corpo ou, ainda, por ordem afetiva. E podem ainda, apresentar-se de vrias maneiras como: *Lateralidade mal estabelecida: Manifesta-se pela no definio do domnio, em especial da mo direita ou esquerda. Nesse caso, a criana torna-se confusa quanto ao uso das mos, tornando-se pouco eficiente no desempenho das atividades motoras, apresentando dificuldades como: inverso das letras na leitura e/ou na escrita, confuso de letras de grafismos (traados) parecidos, mas com orientao espacial diferente, trocando o b pelo p. Ex: bato/pato; ou o b pelo d. Ex: bato/dato; * Sinistrismo ou canhotismo: o domnio do uso da mo esquerda. A eficincia da mo esquerda nas crianas canhotas inferior da mo direita nas destras, tanto pela velocidade quanto pela preciso. Na verdade, um canhoto pode escrever com a mesma destreza e facilidade de um destro. Entretanto, para chegar aos mesmos resultados, a criana canhota deve percorrer a uma srie de movimentos e ajustes motores. Sua tendncia espontnea no plano horizontal ao escrever da direita para a esquerda. Por isso, tarefa do professor incentiva-la e auxili-la na sua dificuldade para encontrar seus padres motores; * Lateralidade cruzada: Caracteriza-se pelo domnio da mo direita em conexo com o olho esquerdo, ou da mo esquerda com o olho direito. Entretanto, h vrios autores que acredita ser em certos casos, causa de desequilbrios motores, e outras perturbaes que dificultaria o aprendizado e o desenvolvimento da leitura e da escrita; * Sinistrismo ou canhotismo contrariado: o domnio da mo esquerda contraposta ao uso forado e imposto da mo direita, o que pode comprometer a eficincia motora da criana, na orientao em relao ao prprio corpo e na estruturao espacial. sabido que alguns autores admitem que em determinados casos, a gagueira, seja consequncia de sinistrismo contrariado, e nesse caso, aconselham a criana volte a usar a mo dominante, que a mo esquerda. 4.5 Erro Pedaggico Geralmente, as dificuldades que os alunos apresentam na escrita se devem a falha no processo de alfabetizao, nas estratgias inadequadas, ou mesmo por desconhecimento

dos problemas de aprendizagem. Ferreiro, no entanto, contribuiu com essa viso, ao considerar os erros cometidos pelas crianas como erro pedaggico. Desde a alfabetizao, os cuidados que o professor deve ter quando os alunos comeam a escrever, no deve resumir-se, somente a ortografia, mas, tambm, a legibilidade. Esses cuidados devem prolongar-se por todo o perodo de escolarizao. Sabe-se, que preparar um aluno para escrever com correo e legibilidade trabalhar com ele a grafia correta das palavras, a forma das letras, a uniformidade no traado, o espaamento, o ligamento e a inclinao da escrita em relao ao espao onde se est escrevendo. Por isso, importante a interveno psicopedaggica do professor no combate disgrafia na alfabetizao.

5 A IMPORTNCIA DA INTERVENO PSICOPEDAGGICA NO COMBATE DISGRAFIA NA ALFABETIZAO

A finalidade da interveno psicopedaggica contribuir para prevenir possveis disfunes ou dificuldades para compensar prevenir possveis disfunes ou dificuldades, para compensar ou corrigir problemas de aprendizagem. Nesse sentido Sol (2001, p.16) conceitua a interveno psicopedaggica como um conjunto articulado e coerentes de tarefas e aes que tendem a promover um ensino diversificado e de qualidade, dando atendimento aos diferentes usurios, juntamente com a colaborao dos diferentes agentes da escola. Diante disso, cabe ressaltar que assim como em outros transtornos de aprendizagem, o tratamento da disgrafia multidisciplinar e envolve neurologistas, psiclogos, fonoaudilogos e terapeutas. Para isso, vrios exerccios podem ser realizados em parceria com outros professores (Educao Fsica, Arte, por exemplo), para o desenvolvimento das habilidades motoras, do esquema corporal, das percepes. Outros devero ser realizados em sala de aula, como a parte motora. Ainda assim, para se trabalhar a parte motora necessria uma

preparao prvia da criana com exerccios mais amplos, para depois chegar escrita. O importante trabalhar com o corpo, com exerccios para manusear objetos e depois partir para o especfico, no caso, a escrita. O objetivo no atingir a letra bonita, mas, sim legvel. ajudar no processo de aprendizagem das crianas na alfabetizao. Rubinstein (1996 p. 28) afirma que o diagnstico psicopedaggico em si, uma interveno, pois o psicopedagogo tem de interagir com o cliente, a famlia e a escola, partes envolvidas na dinmica do problema Isto permite que o psicopedagogo tenha maior clareza a

respeito dos objetivos a serem alcanados na interveno psicopedaggica. Para isso, a psicopedagogia j conta com recursos prprios como indica Rubinstein (1996, p.29).
O psicopedagogo pode usar como recurso a entrevista com a famlia: pode, tambm, investigar, o motivo da consulta, procurar conhecer a histria de vida da criana, realizando a anamnese, entrevistar o cliente, fazer contato com a escola e outros profissionais que atendam a criana, manter os pais informados de seu desenvolvimento e da interveno que est sendo realizada e encaminhar o caso para outros profissionais, quando necessrio.

Desse modo, ele informa que se houver necessidade de uma avaliao do nvel emocional ou da inteligncia, no combate a disgrafia, deve-se encaminhar a criana para um psiclogo, e se necessrio uma interveno nesse nvel, os dois profissionais podero atuar juntos de forma multidisciplinar. Portanto, conclui-se acreditando que existem vrios recursos para uma interveno psicopedaggica, e a mesma, importante para o psicopedagogo desenvolver seu trabalho de forma eficiente e eficaz, contribuindo assim, para melhorar a qualidade do ensino na alfabetizao.

CONSIDERAES FINAIS Considera-se importante concluir este trabalho na certeza de que, importante a contribuio do psicopedagogo no combate a disgrafia j que o mesmo se configura pea fundamental para ajudar nas dificuldades de aprendizagens das crianas, sobretudo na alfabetizao. Essencial tambm no auxlio criana, famlia, escola e sociedade no que diz respeito a superar e lidar com problemas relacionados aprendizagem. Nesse sentido, entende-se que o Psicopedagogo acaba por representar uma interseco entre o aluno e as dificuldades de aprendizagens, que define o rumo do processo de aprendizagem, com a finalidade de mediar e preservar a riqueza da singularidade do sujeito que aprende, dentro do contexto e ambiente de que faz parte. Compreende-se que, os vnculos com a aprendizagem e as significaes contidas no ato de aprender so estudados pela Psicopedagogia, a fim de que este campo de conhecimento possa contribuir para entender os distrbios de aprendizagem e melhorar as dificuldades dos alunos, dentre elas, as da escrita como, por exemplo, a disgrafia no processo de alfabetizao. Diante disso, vale ressaltar que o Psicopedagogo deve ser um profissional que tenha conhecimentos multidisciplinares, pois em um processo de avaliao diagnstica, necessrio estabelecer e interpretar dados em vrias reas. O conhecimento dessas reas far com que o profissional compreenda o quadro diagnstico o que favorecer na interveno e escolha da metodologia mais adequada para melhorar a aprendizagem.

Portanto, considera-se importante finalizar o referido trabalho afirmando que as contribuies do Psicopedagogo so importantssimas, e por que no dizer, essenciais por possibilitarem um redimensionamento na aprendizagem j que facilitam a compreenso da leitura e consequentemente da escrita no processo de alfabetizao escolar.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BEAUCLAIR, Joo. Para entender psicopedagogia: perspectivas atuais, desafios futuros. Rio de Janeiro: Wak, 2006. BOSSA, Ndia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuies a partir da prtica. 2 ed. Porto Alegre: Artes Mdica. 2000. CIASCA, S.M. Distrbios de Aprendizagem: Proposta de avaliao interdisciplinar. Campinas: Casa do Psicolgo, 2003. CIASCA, S. M. & ROSSINI, S. D. R. Distrbios de Aprendizagem: mudana ou no? correlao de uma dcada de atendimento. Temas sobre desenvolvimento. 8(48): 11-16, 2000. CINEL, Nora Ceclia Bocassio. Disgrafia. Porto Alegre, Revista do professor N 19, abr/jun. 2003. CDIGO DE TICA da ABP. Conselho Nacional do Binio 91/92, reviso Binio 95/96, So Paulo, julho de 1996.

COOL, Csar; PALCIOS, Jess; MARCHESI, lvaro. (orgs.). Desenvolvimento psicolgico e educao: Necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar, Trad: Anglica Mello Alves. Vol. 2. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1996. FONSECA, V. Introduo sobre as dificuldades de aprendizagem. 2ed. Porto Alegre: Artes mdicas. 19995. LAURENTI, R. B. Psicopedagogia: um modelo fenomenolgico. 1 ed. So Paulo: Vetor, 2004. LERNER. J. Learning disabilities: Theories, diagnosis and theaching strategies. Boston: Houghton Mifflin Comp., 1989. MASINI, Elcie F. Salzano (Org.). Psicopedagogia na escola: buscando condies para a aprendizagem significativa. So Paulo: Unimarco, 2008. PAN, Sara. Diagnstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Mdicas. 1995. PATTO, M. E. S. A produo do fracasso escolar. So Paulo: Queiroz, 1996.

PORTO, Olvia. Bases da psicopedagogia: Diagnstico e interveno nos peoblemas de aprendizagem. 4ed. Rio de janeiro: Wak, 2009. RUBINSTEIN, E. A interveno psicopedaggica clnica. In: SCOZ, B. et al. Psicopedagogia: contextualizao, formao e atuao professional. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996.. SCOZ. B. et al. Psicopedagogia: o carter interdisciplinar na formao e atuao profissional. Porto Alegre: 2000. SCHROEDER, Margaret Maria. Pedagogia e http/www.boaaula.com.br Acesso em 30 de out. 2011. psicopedagogia. Disponvel em

SISTO. Fermino Fernandes. Atuao psicopedaggica e aprendizagem escolar. Rio de janeiro: 2006. SOL, Isabel. Orientao educacional e interveno psicopedaggica. Porto Alegre: Artmed, 2001. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatrios de Pesquisa em Administrao. So Paulo: Atlas, 2003. VYGOTSK, L. S. Teoria e mtodo em psicologia. 2ed. So Paulo: Martins Fonseca, 1989.

Das könnte Ihnen auch gefallen