Sie sind auf Seite 1von 4

1- Sobre o negcio jurdico INCORRETO afirmar que A) os negcios jurdicos benficos e a renncia interpretam-se estritamente.

(B) a validade do negcio jurdico requer agente capaz, objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel e forma prescrita ou no defesa em lei. (C) o silncio torna-se permisso, quando as circunstncias ou os usos o autorizarem, ainda que seja necessria a declara o de vontade expressa. (D) os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar da sua celebra o. (E) nas declara es de vontade se atender mais inten o nelas consubstanciada do que no sentido literal da linguagem. Resp:C H negcios jurdicos em que a declara o de vontade expressa condi o sem a qual no se aperfeioa ao ato. Nestes casos, como determina o artigo 111 do Cdigo Civil, o silncio no importar aceita o ou concordncia, assim: art. 111. O silncio importa anuncia, quando as circunstncias ou os usos o autorizarem, e no for necessria a declara o de vontade expressa.

2 - No direito das obriga es: 1. Nas obriga es alternativas , cabe ao devedor, a escolha, mesmo se outra coisa foi estipulada. 2. A obriga o indivisivel quanto presta o se tem por objeto uma coisa ou fato suscetivel de diviso. 3. Na obriga o de dar coisa incerta, a sua qualidade escolhida pelo credor, se o contrario no estiver especificado no contrato. 4. A obriga o solidaria pode ser pura e condicional ao mesmo tempo, porem para co-devedores ou co-credores diferentes. 5. Na obriga o de fazer , dar, obrigatoria a coisa ser certa por genero e qualidade. Resp:D

O art 266 dita que exatamente a possibilidade da obriga o solidaria ser pura e simples, para um dos co-credores ou co-devedores.

3 - Joo compromete-se a devolver coisa certa a Marcos, em uma data j definida, mas, antes de efetivar o ato, a coisa se perdeu, sem culpa do Joo. Nessa situa o, Joo deve: Resp.: Apenas informar Marcos do ocorrido, pois, de acordo com o art. 238 do CC, se a obriga o for de restituir coisa certa, e esta, sem culpa do devedor, se perder antes do ato, sofrer o credor a perda, e a obriga o se resolver, ressalvados os seus direitos at o dia da perda.

4 - Trs irmos, maiores de idade, casados e com filhos, contratam os servios de uma empresa para o fornecimento das bebidas a serem servidas na festa de aniversrio de seu pai. Pagaram metade do valor combinado no momento da contrata o, acertando que o restante seria pago aps a presta o do servio, convencionando-se a solidariedade dos devedores. Com base na situa o hipottica acima apresentada, a morte de um dos irmos, em rela o solidariedade : Resp: No a rompera, pois, segundo o art. 275 do Cdigo Civil, se um dos devedores solidrios falecer deixando herdeiros, nenhum destes ser obrigado a pagar seno a quota que corresponder ao seu quinho hereditrio, salvo se a obriga o for indivisvel.

5 - Aline alienou a Carlos um terreno no Bairro Trs marias com 10 ps de Ma . No silencio do contrato teria Carlos direito as ma s? Resp: Nas obriga es de dar, em regra, os acessrios da coisa a acompanham, salvo se feita no contrato. O Art. 233 dita que a obriga o de dar coisa certa abrange os acessrios dela embora no mencionados, salvo se o contrrio resultar do ttulo.

6 - Qual o nome que se d tecnicamente falando do ato de escolha onde o devedor selecion a qualidade entre 200 sacas de acar ou o meio termo entre A, B e C?

Resp:A obrigao de dar coisa incerta aquela na qual o objeto a entrega de coisa no considerada individualmente, mas no gnero (artigo 243), como o caso do compromisso assumido pelo devedor de entregar ao credor 200 sacas de aucar.

7- Acerca das obrigaes de dar, fazer e no fazer, assinale a opo correta. A) divisvel a obrigao de prestao de coisa indeterminada. B) Tratando-se de obrigao de entrega de coisa certa, a obrigao ser extinta caso a coisa se perca sem culpa do devedor, antes do ato ou mediante condio suspensiva. C) No caso de entrega de coisa incerta, se houver, antes da escolha, perda ou deteriorao do bem ainda que decorrente de caso fortuito ou fora maior, a obrigao ficar resolvida para ambas as partes. D) Na obrigao de fazer, obrigatorio o contrato ditar quem o deve realizar o ato.. E) Na obrigao de dar, o contrato deve expecificar a qualidade, quantidade e genero da coisa. Resp:B, fundamentado o art. 234 do CC. 8 - No Direito das Obrigaes, (A) a solidariedade, de acordo com a lei, nunca ser presumida, pois depender exclusivamente da vontade das partes. (B) se um dos devedores solidrios falecer deixando herdeiros, nenhum destes ser obrigado a pagar seno a quota que corresponder ao seu quinho hereditrio, salvo se a obrigao for divisvel; mas todos reunidos sero considerados como um devedor solidrio em relao aos demais devedores. (C) a obrigao solidaria nunca podera ser pura. (D) o credor no pode renunciar solidariedade em favor de um ou de alguns dos devedores, em razo do princpio da indivisibilidade da obrigao solidria. (E) impossibilitando-se a prestao por culpa de um dos devedores solidrios, subsiste para todos o encargo de pagar o equivalente, mais perdas e danos. Resp: C, pois o Art. 274 dita que " o julgamento contrrio a um dos credores solidrios no atinge os demais; o julgamento favorvel aproveita-lhes, a menos que se funde em exceo pessoal ao credor que o obteve.

Das könnte Ihnen auch gefallen