Sie sind auf Seite 1von 6

Curso de Graduao Licenciatura em Educao Fsica

Psicologia do Desenvolvimento Aspectos fsico, cognitivos e sociais da criana durante a Terceira Infncia.

Aislan Queiroz ttila Almeida Cristiane Gama Daniel de Assis Givanildo Arajo Jos Nunes Ferreira Maiara Silva Marcus Ylmer Maria Raquel F. da Motta Ren Gonalves Ricardo Toscano Rosivan Chaves Stella Cassa e Silva

MANAUS 2013

Introduo

Falaremos neste trabalho a respeito da terceira infncia, que compreende a faixa etria dos 6 aos 12 anos, e no que diz respeito ao desenvolvimento fsico, cognitivo e social da criana durante esse perodo. Perodo esse onde a escola passa a ser a experincia central da criana assumindo assim, grande importncia nesse desenvolvimento. Esse contato com outras crianas aumenta e seu desenvolvimento emocional e social vai ter um crescimento que antes no havia acontecido, os amigos passam a ter influncia maior do que antes, apesar da importncia dos pais e da famlia continuar.

Aspectos Gerais sobre a Terceira infncia

Durante esse perodo, quanto ao crescimento fsico, a criana fica maior, mais pesada e desenvolvem ainda outras valncias fsicas como fora e habilidade, o que permite a aprendizagem de esportes e outras habilidades como, por exemplo, aprender a tocar um instrumento; a memria e a fala tambm so aprimoradas nessa fase, o egocentrismo presente nas fases anteriores diminui e as crianas passam a pensar com lgica embora ainda de modo concreto, durante essa fase a criana comea a formar sua autoimagem e as relaes de amizade assumem grande importncia. Segundo Piaget, esse o Perodo das operaes concretas, onde a criana passa a ter pensamento lgico, mesmo que ainda relacionado s suas experincias concretas; operaes mentais (ao com finalidade prvia) ou seja, j capaz de entender o princpio de reversibilidade, de classificar os objetos em hierarquias ou classes e realiza seriao, ordenamento de objeto em ordem crescente e decrescente.

Caractersticas desse perodo; Entrada da criana no ensino fundamental, ela passa a receber mais estmulos; A criana tem um aumento nas aquisies intelectuais alm de adquirir novas;

Comeam a entender o que so regras e a tecer estratgia. Passam a se interessar por jogos que envolvem raciocnio e pensamento lgico; As brincadeiras comeam a ser cooperativas, porm h a preferncia para brincadeiras com crianas do mesmo sexo; Comeam a levar em conta a realidade do outro, no h mais o egocentrismo presente nas fases anteriores; Pensamento relacional; Desenvolvimento da memria, Ex. decorar, agrupar, elaborar e busca sistemtica. O desenvolvimento fsico no isolado do desenvolvimento social,

intelectual e emocional. Um desenvolvimento fsico harmonioso colabora de forma positiva para o desenvolvimento social, intelectual e emocional da criana, podendo tambm afetar de forma negativa quando esse mesmo se faz defeito uoso. Quanto aos aspectos fsicos na terceira infncia a criana passa a ter condies para participar de jogos recreativos, assim como, iniciarem sua pratica nos esportes. neste perodo que a criana comea a formar seu autoconceito, pois so nessas relaes sociais, vivenciadas pelas crianas nessa fase que cada um vai internalizando conceitos sobre si mesmo e o outro. Cognitivamente nesta fase a memria se aperfeioa, a capacidade e ateno e a memria de curto prazo aumentam, elas tornam-se mais aptas no uso de estratgias mnemnicas (recursos externos, ensaio, organizao e elaborao). Segundo Erik Erikson, a terceira infncia que percorre dos a idade da atividade x inferioridade. Neste momento o professor se constitui num agente da sociedade. A concentrao da criana est focada nas tarefas escolares e no desenvolvimento de relaes com colegas e grupos. Quando os pais e professores mostrarem interesse e aprovao pelas suas conquistas intelectuais, o menino desenvolver o senso de realizao. Se, ao contrrio, eles no mostrarem interesse, o sentimento de inferioridade surgir. A autoestima liga os aspectos cognitivos, emocionais e sociais da personalidade, principal fonte de autoestima a opinio da criana de sua prpria competncia produtiva.

Segundo Vygotsky, o processo de conhecimento concebido como produo simblica e material que tem lugar na dinmica interativa. Este movimento no est circunscrito apenas a uma relao direta sujeito-objeto, mas implica necessariamente uma relao sujeito-sujeito-objeto. Isto significa dizer que atravs de outros que o sujeito estabelece relaes com objetos de conhecimento, ou seja, que a relao cognitiva se funda na relao com o outro.

Relao da Criana com a famlia durante a terceira infncia.

Se o relacionamento com os membros da famlia, particularmente com a me, for positivo, a criana ir adquirir o senso de segurana e autoconfiana que o acompanharo pelo resto da vida. Os pais tm uma grande influencia e os demais relacionamentos estaro sempre marcados por esta primeira e fundamental interao, mas, embora os pais ainda tenham essa influencia na personalidade da criana, o grupo de amigos passa a ter nessa fase mais influencia do que na fase anterior. Em linhas gerais, a socializao da criana inicia e tem seu fundamento na famlia, cresce atravs da interao com os companheiros, se desenvolve e cria corpo na escola, continua a se expandir na adolescncia e juventude, para culminar na vida adulta. A base, porm, sempre estar na famlia. Grupo de amigos a importncia dessas parcerias.

O declnio do egocentrismo e o crescimento das habilidades permitem que as crianas interajam de modo mais significativo com os amigos. So nas interaes com o outro que as crianas vo formando suas opinies e conceitos, percebendo nas diferenas suas diferenas. As crianas formam suas amizades de acordo com suas escolhas e atravs delas as crianas aprendem a se comunicar e a cooperar, comum grupos de crianas do mesmo sexo, isso ajuda a incorporar papeis sexuais em seu autoconceito, se exercitam em atividades prazerosas e produtivas. Aprendem a respeitar as diferenas e descobrem as semelhanas. Aprendem expor e controlar as emoes. Tornam-se mais sensveis, amorosas, leais, fiis, capazes de respeitar e serem respeitadas.

Brincadeiras para a Terceira Infncia (Faixa Etria 10 a 12 anos)

1. Dinmica do barbante (5 minutos) Organizao: Em duplas. Execuo: Cada dupla ter barbantes amarrados nas mos e entrelaados com o barbante do colega onde tero que achar a soluo para se separar sem tirar ou cortar o barbante. 2. N humano (5 minutos) Organizao: Formao de uma roda grande, todos de mos dadas Execuo: Os alunos devero formar um crculo onde tero de memorizar quem est a sua direita e sua esquerda e ao sinal do apito devero andar livremente pelo espao destinado a brincadeira, no segundo apito os alunos vo ficar parados e dar as mos para os companheiros memorizados anteriormente e toda a turma dever desenrolar o grande n humano.

Concluso

Atravs desse trabalho podemos perceber que desenvolvimentos fsicos, cognitivos e sociais caminham juntos compem um todo, ou seja, a criana no s emocional, ou fsica, ou cognitiva, mas sim um conjunto. Percebemos tambm que famlia tem influncia fundamental, pois nela que a criana vivncia as primeiras relaes sociais que consequentemente influenciaro nas relaes posteriores. A escola e os professores tambm contribuem em muito para o sucesso ou a decadncia de uma criana, elas tm um convvio paralelo entre escola e casa, portanto este um momento de intenso aprendizado e descoberta, onde essa criana comea a se descobrir e descobrir nas diferenas o respeito, a amizade, a solidariedade entre outros. Enfim, a escola, professores e colegas (amizades) assumem um papel de extrema importncia nesse processo de construo de sua prpria competncia produtiva.

REFERNCIAS: SMOLKA, Ana Luiza B. GOES, Maria Ceclia R. de. NOGUEIRA, Ana Lucia Horta. LACERDA, Cristina B. Feitosa de. OLIVEIRA, Ivone Martins de. FONTANA, Roseli A. C. A Linguagem e o outro no espao escolar/ Vigotsky e a construo do conhecimento. 3 ed. So Paulo. Papirus, 1994. WADSWORTH, Barry J. Piaget para o professor da pr-escola e 1 grau. 2 ed. Livraria Pioneira Editora, 1987. PAPALIA, Daiane E; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 8.ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.

Das könnte Ihnen auch gefallen