Sie sind auf Seite 1von 2

Os direitos bsicos do consumidor O cidado tem seus direitos assegurados atravs do art. 6 da lei 8.

078/90, que visa proteger o consumidor e mostrar quais so os direitos bsicos. Direitos estes essenciais para que o consumidor conquiste o respeito e a proteo que antes nunca lhe foi atribudo. O consumidor sempre postou com vulnerabilidade diante de uma relao de consumo, nunca foi respeitado pelo fornecedor e agora tem garantidos seus direitos. Atravs destes direito bsicos garantida ao consumidor a proteo vida, sade e segurana quando na compra de algum produto e servio perigoso ou nocivo. Todo bem adquirido deve estar de acordo para que o cidado no corra nenhum tipo de risco. Devem-se conter alertas sobre o perigo e o risco que o produto possui, assim como a maneira correta de manuseio, transporte e armazenagem. Tambm garantido ao consumidor o direito de liberdade de escolha e igualdade nas contrataes, deixando livre sua escolha para posterior contratao. Quando o consumidor tem a liberdade para escolher qual fornecedor mais que adqua as sua necessidades de consumo, realiza de forma clara a igualdade entre os sujeitos nas contrataes. O direito informao garantida ao consumidor deve se manifestar de forma clara e adequada sobre os produtos e servios, contendo as especificaes corretas de preo, quantidade, riscos, qualidade, composio e caractersticas dentre outras. Tudo para deixar transparente, no somente no momento pr-contratual (quando o caso for de uma prestao de servios) assim como aps a concluso do contrato com o rito de consumo propriamente dito. Os princpios da transparncia e da boa-f protegem todos os consumidores contra praticas e clausulas abusivas, as propagandas abusivas e enganosas e outros mtodos coercitivos. Sendo assim de modo geral proibida a pratica de publicidade, mtodos comerciais e contratos que levem o consumidor ao erro. A boa-f porem no se limita apenas boa-f subjetiva (aquela que aponta que as partes/sujeitos devem agir com transparncia), mas alcana a boa-f objetiva (aquela que preconiza que uma parte deve zelar pela outra ao realizar um contrato e durante a execuo deste). Proteo contratual tambm um direito bsico do consumidor nos contratos de consumo quando tem garantido no poder haver clusulas que estabeleam prestaes desproporcionais nas modificaes contratuais.tem tambm assegurado a reviso das clusulas contratuais em razo de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas. Ao consumidor garantida a preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos. A garantia da preveno indica o direito que o consumidor possui de evitar que o dano ocorra. J a garantia de reparao indica o direito que o consumidor tem de ser devidamente indenizado pelo dano (efetivo prejuzo suportado por ele). O legislador, para facilitar a efetivao dos demais direitos dispostos no art. 6, entendeu por bem incluir como direito bsico o acesso do consumidor aos rgos judicirios e administrativos (como exemplo os Procons) com vistas preveno ou reparao de danos materiais e morais, individuais, coletivos

ou difusos. Este acesso, portanto, assegurada a proteo jurdica, administrativa e tcnica aos consumidores. A possibilidade de inverso do nus da prova outro direito bsico garantido ao consumidor. Para a facilitao da defesa do consumidor em um processo, o nus da prova (que a ele incumbe) pode ser alterado e passar a incidir sobre o fornecedor. O CDC autoriza o juiz a inverter o nus da prova em 02 casos: quando forem verossmeis as alegaes ou quando o consumidor for hipossuficiente. O consumidor, por fim, tem direito adequada e eficaz prestao dos servios pblicos em geral. O CDC reafirma este direito quando preceitua em seu art. 22:
Art. 22, CDC. Os rgos pblicos, por si ou suas empresas, concessionrias, permissionrias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, so obrigados a fornecer servios adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contnuos. Pargrafo nico. Nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigaes referidas neste artigo, sero as pessoas jurdicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste cdigo.

Das könnte Ihnen auch gefallen