Sie sind auf Seite 1von 17

Doi: 10.5212/Uniletras.v.32i2.

0013

CDD: 800

Do mito sacricial alqumica unio dos opostos: o duplo em Um desejo e dois irmos, de Marina Colasanti From the sacricial myth to the alchemic integration of the opposite: the double in Um desejo e dois irmos by Marina Colasanti
Fernando de Moraes Gebra* Tatiara Rodrigues Ferranti **

Resumo: No presente trabalho, por meio dos estudos de Otto Rank, entendemos o culto aos gmeos como uma das concretizaes mticas do fenmeno do duplo, devido crena primitiva da dualidade da alma. O conto Um desejo e dois irmos, inserido em Doze reis e a moa no labirinto do vento (1982), de Marina Colasanti, apesar de abordar a temtica da luta entre dois irmos, que desejam os reinos do cu e do mar, apresenta a integrao alqumica deles. esta a perspectiva simblico-gurativa, presente no conto em pauta, que ser analisada, tendo em vista as categorias da enunciao - sujeito, tempo e espao - propostas pela Semitica de Greimas. Alm disso, este estudo verica como os desdobramentos no nvel discursivo relacionam-se aos mecanismos de construo identitria do sujeito. Palavras-chave: Marina Colasanti. Identidade. Duplo. Gmeos. Heri. Abstract: Through Otto Ranks studies it is possible to understand the cult to the twins as one of the mythic symbols of the double related to a primitive belief of the soul dualism. The short story Um desejo e dois irmos, inserted in Doze reis e a moa no labirinto do vento (1982) by Marina Colasanti refers to the ght between two brothers who want the sky and the sea kingdoms, but it also shows the alchemic integration of the two brothers. This is the symbolic-gurative perspective analyzed in this short story, considering the categories of enunciation - subject, time and space - present in Greimass Semiotics. Moreover, the study analyses how the discursive level relates to the mechanisms of identity construction. Keywords: Marina Colasanti; Identity; Double; Twins; Hero.

Professor Doutor. Universidade Federal da Integrao Latino-Americana (UNILA) e coordenador dos projetos Poticas da modernidade: O duplo em contos brasileiros do sculo XX e Cinescrevendo: O cinema e as prticas identitrias. E-mail: fernandogebra@yahoo.fr ** Bacharel em Comunicao Social, com habilitao em Jornalismo pela Universidade da Amaznia (UNAMA); graduanda em Letras, com habilitao em Lngua Portuguesa pela Universidade Federal do Par (UFPA) e bolsista PARD - Universidade Federal do Par. E-mail: tatiaraferranti@hotmail.com
Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul./dez. 2010

395

Fernando de Moraes Gebra e Tatiara Rodrigues Ferranti

Eu no sou eu nem sou outro Sou qualquer coisa de intermdio, Pilar da ponte de tdio, Que vai de mim para o outro. (Mrio de S-Carneiro)

O poema acima traduz o que seria a teoria do Duplo elaborada por Sigmund Freud, Otto Rank e Clment Rosset. Esse eu intermedirio de que fala o poema consiste na fuso do eu com o Outro. O prprio posicionamento losco de Clment Rosset, no livro O real e seu duplo: ensaio sobre a iluso, faz remisso estrutura paradoxal do Duplo, visvel no trecho deste poema de Mrio de S-Carneiro: a noo de duplo, como veremos, implica nela mesma um paradoxo: ser ao mesmo tempo ela prpria e outra (2008, p. 24). Nos textos em que o fenmeno do duplo se faz presente, as estruturas smio-narrativas e discursivas se duplicam. A Semitica de Greimas estabelece um percurso gerativo de sentido, mostrando como se interpreta o sentido de um texto do nvel mais complexo e concreto ao mais simples e abstrato. Enquanto as estruturas narrativas apontam para um actante desdobrado que pode ocupar vrias funes actanciais ao mesmo tempo (sujeito e anti-sujeito, sujeito e destinador-manipulador, sujeito e destinador-julgador), as estruturas discursivas, ao partir do pressuposto de uma relao de implicatura entre enunciao (o contexto de produo do discurso) e enunciado (o texto produzido), distingue proximidades e distanciamentos do enunciado em relao enunciao. As relaes entre enunciao e enunciado so analisadas pela Sintaxe Discursiva. De acordo com a Semitica greimasiana, a enunciao pode ser denida como o ato de produo do discurso, uma instncia pressuposta pelo enunciado (produto da enunciao), ou ainda uma instncia de mediao entre as estruturas narrativas e discursivas, que deixa marcas espalhadas no discurso que constri. Cabe, ento, sintaxe discursiva analisar essas marcas da enunciao deixadas no enunciado, bem como as relaes entre o enunciador e o enunciatrio do discurso produzido. Como a enunciao se dene a partir do eu-aqui-agora, ela instaura o discurso, projetando fora de si os atores do discurso e as coordenadas espcio-temporais, resultando em uma operao chamada debreagem. Dessa forma,
396
Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul.dez. 2010

Do mito sacrificial alqumica unio dos opostos: o duplo em Um desejo e dois irmos ...

ao construir o discurso, a enunciao faz projeo das categorias de pessoa, tempo e espao, resultando, respectivamente, nos estudos da actoralizao, temporalizao e espacializao dentro de um texto, relacionadas proximidade e ao distanciamento dessas categorias relativas enunciao. Estudar as projees da enunciao , por conseguinte, vericar quais os procedimentos utilizados para constituir o discurso e quais os efeitos de sentido fabricados pelos mecanismos escolhidos (Barros, 2001, p. 54). Encontramos trs tipos de projeo da enunciao ou debreagem, segundo os efeitos de sentido gerados. Quando se quer gerar um efeito de sentido de proximidade da enunciao ou de subjetividade, revelando um eu no interior do discurso, ocorre uma debreagem enunciativa (projeo do eu-aqui-agora). Se quisermos gerar um efeito de sentido de distanciamento da enunciao ou de objetividade, revelando um eu ausente no discurso, ocorre uma debreagem enunciva (projeo do ele-ento-l). Outro tipo de debreagem comum na construo de dilogos e no estabelecimento de interlocutores so as debreagens internas ou de segundo grau, que ocorrem quando o enunciador d a palavra a uma das pessoas do enunciado ou da enunciao j instaladas no enunciado, ou a ele mesmo (debreagem enunciativa interna) ou a outra pessoa (debreagem enunciva interna). Tal debreagem cria a iluso de realidade ou referente, ou seja, tem-se a impresso de que os fatos contados realmente aconteceram. Esses tipos de debreagem podem ser relacionados com as estruturas duplicadas.
Ao estudarmos estruturas duplicadas, estabelecemos os desdobramentos actanciais (desdobramento de personalidade), temporais (fuga da realidade e busca de um passado de plenitude) e espaciais (fuga do mundo sensvel e busca de outros mundos possveis, tanto o mundo inteligvel como os ilusrios, propiciados por mecanismos de cegueira voluntria, relacionados com lcool e drogas). (GEBRA, 2009, p. 88).

As debreagens apontam para as categorias de pessoa, tempo e espao. Como a noo de duplo implica no paradoxo, pode ser ao mesmo tempo uma coisa e outra, um espao e outro, um tempo e outro. O duplo pode, pois, ser idntico e diferente, ao mesmo tempo em que representa o interior e o exterior do sujeito, o espao do aqui e o espao do l, gerando, no nvel narrativo do texto, no percurso passional do sujeito, relaes de atrao e repulsa. Segundo Diana Luz Pessoa de Barros:

Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul./dez. 2010

397

Fernando de Moraes Gebra e Tatiara Rodrigues Ferranti

As paixes, do ponto de vista da semitica, entendem-se como efeitos de sentido de qualicaes modais que modicam o sujeito de estado. Essas qualicaes organizam-se sob a forma de arranjos sintagmticos de modalidades ou conguraes passionais. (2001, p. 33).

As paixes podem ser simples ou complexas, de acordo com a presena de um ou de vrios elementos modais. Se houver apenas o querer, ou seja, o sujeito deseja ou no uma mudana de estado, haver uma paixo simples. Se houver um encadeamento de situaes ou de modalidades (querer, dever, saber e poder), haver uma paixo complexa. A temtica do Duplo, tambm presente na organizao das paixes ambivalentes dos actantes das narrativas, visualizada no conto Um desejo e dois irmos, inserido no livro Doze reis e a moa no labirinto do vento (1982), de Marina Colasanti. A histria apresenta uma narrativa instigante quanto temtica do Duplo. Neste conto, Dois prncipes, um louro e um moreno (2001, p. 49), um de olhos verdes e outro de olhos azuis, irmos e to diferentes nos gostos e nos sorrisos (ibidem), mas to comuns no desejo de um ser o outro, resolvem fazer uma disputa para conquistar o presente dado pelo pai a cada um deles os reinos do cu e do mar. Insatisfeitos com o presente que, em tese, colocaria m disputa entre ambos, os prncipes resolvem fazer uma competio. Quem atingisse primeiro a linha do horizonte, venceria a competio e dominaria o reino todo. Porm, no nal do conto, quando o narrador anuncia o vencedor, uma grande surpresa envolve o leitor: quem conquista o reino no nem um nem outro prncipe. um s, o intermedirio, ou seja, O Outro de que fala Mrio de S-Carneiro. O ser duplicado, portanto. Podemos entender as guras actorais dos dois prncipes como participantes de um mesmo ritual de autoconhecimento, dentro do nvel narrativo, com funes actanciais estudadas por Greimas, tomadas por base no modelo dos contos maravilhosos descritos por Vladimir Propp. As estruturas narrativas de Um desejo e dois irmos seguem, at certo ponto, o modelo proppiano dos contos de fada: h um sujeito que precisa passar por provas e superar obstculos para realizar a ao principal e obter um prmio no nal. O conto inicia com uma situao inicial de desequilbrio: um gmeo quer ser o outro, quer ter o lugar do outro. O pai resolve dividir o reino, acreditando pr termo ao conito que envolve os dois lhos. O problema,
398
Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul.dez. 2010

Do mito sacrificial alqumica unio dos opostos: o duplo em Um desejo e dois irmos ...

que poderia ter se resolvido mediante aquisio de um objeto-valor (cada lho recebe uma parte do reino), s tende a piorar, at que um desao feito: aquele que chegasse primeiramente linha do horizonte seria o senhor de todo o reino. Temos aqui elementos dos arqutipos primitivos de que a morte de um dos gmeos garantiria a imortalidade e a soberania do outro, resultando na fundao de uma cidade, neste caso, na unicidade do reino herdado, que se encontrava dividido entre os dois irmos. No entanto, Marina Colasanti rompe a estrutura dos mitos sacriciais em relao aos gmeos. Por meio da interferncia da linha do horizonte, elemento sobrenatural personicado na estrutura do conto, os dois prncipes se fundem e se tornam um s, consciente agora da sua identidade mltipla. No incio da narrativa, visvel como um irmo quer ser o outro, apesar da diferena fsica entre ambos: uma coisa porm tinham em comum: cada um deles queria ser o outro (2001, p. 49). Esse desejo obcecado pela imagem do outro e por tudo que esse outro almeja ou faz permite que ambos os irmos se esqueam de olhar para si, de serem felizes (ibidem). Logo, o encanto exacerbado pelo outro anula a felicidade dos irmos. Vrios fragmentos do conto de Marina exemplicam a questo do olhar para o outro como se esse outro fosse o melhor, como se o sentido para vencer e para realizar-se estivesse no irmo e em seus bens, e no em si prprio. Essa ideia sustentada pelo desejo dos dois irmos de conquistar aquilo que do outro, o reino todo. Vrias passagens comprovam esse posicionamento, a exemplo do trecho que descreve o momento da nsia de um irmo em no se contentar com o seu reino e ir buscar naquilo que do outro o sentido para a vida:
A cada um, seu reino. Mas as pernas que roavam em plumas esporearam o cavalo para baixo, em direo s cristas das ondas. E os joelhos que apertavam os ancos molhados ordenaram que subisse, junto tona. (COLASANTI, 2001, p. 49).

Dentro desta perspectiva, Clment Rosset ressalta que o sentido da existncia est no outro, ou seja, no duplo. por isso que o fascnio de ambos os prncipes assegurado pelas atitudes do outro e pela vontade de ser o outro, e no eles mesmos: O sentido justamente o que fornecido no por ele mesmo, mas pelo outro (2008, p. 74). Em outras palavras, a construo da identidade dos irmos assegurada pelo confronto com o duplo, pela relao com o outro.
Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul./dez. 2010

399

Fernando de Moraes Gebra e Tatiara Rodrigues Ferranti

Esse embate com o outro causa um desejo insatisfeito, ameaa a estabilidade dos irmos, numa repulsa constante de estranhamento entre eles. Ao mesmo tempo, cria um total desejo de um prncipe ser o outro, de possuir aquilo que do outro, neste caso, o reino. Logo no incio do conto ambos os irmos acreditam e interiorizam que tudo do outro melhor. E dominar os bens do outro satisfazer a si prprio, garantir sentido e prazer vida. Isto acontece porque os prncipes esto lutando com a sua prpria personalidade. Eles representam a imagem duplicada, ou seja, o duplo, o desdobramento de si mesmo, que raticado, inclusive, no nal do conto e nos perodos cujos paralelismos so visveis:
Do ar, o prncipe das nuvens olhou atravs do seu reexo, procurando a gura do irmo nas profundezas. Da gua, o jovem senhor das vagas quebrou com seu olhar a lmina da superfcie procurando a silhueta do irmo. O de cima sentiu calor, e desejou ter o mar para si, certo de que nada o faria mais feliz do que mergulhar no seu frescor. O de baixo sentiu frio, e quis possuir o cu, certo de que nada o faria mais feliz do que voar na sua mornana. (idem, p. 49-50).

Encontramos neste fragmento estruturas paralelas, marcadas por relaes sinonmicas e antitticas. Para efeito de visualizao e descrio smico-estrutural, optamos por destacar, primeiramente, as estruturas sinnimas, para depois discutir as estruturas antitticas:
Do ar, o prncipe das nuvens olhou atravs do seu reexo, procurando a gura do irmo nas profundezas. Da gua, o jovem senhor das vagas quebrou com seu olhar a lmina da superfcie procurando a silhueta do irmo. (ibidem; grifos nossos).

Temos trs pares de estruturas paralelas sinonmicas: 1) olhou / quebrou com seu olhar; 2) reexo / lmina; 3) procurando a gura do irmo / procurando a silhueta do irmo. As palavras gura e silhueta apresentam equivalncia semntica, pois indicam a imagem do outro reetida, tal como o espelho, objeto de reexo da imagem, que apresenta uma superfcie reetora. Pela dinmica do olhar ou da quebra do olhar, percebe-se a intensidade do desejo de cada um dos prncipes de querer ser o outro. Se os sintagmas do olhar, do reexo, da procura e da gura so correlatos e se encontram de forma paralela, o que dizer do sintagma referente s duas guras de ordem espacial?
400
Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul.dez. 2010

Do mito sacrificial alqumica unio dos opostos: o duplo em Um desejo e dois irmos ...

Do ar, o prncipe das nuvens olhou atravs de seu reexo procurando a gura do irmo nas profundezas. Da gua, o jovem senhor das vagas quebrou com seu olhar a lmina da superfcie procurando a silhueta do irmo. (ibidem, grifos nossos).

O narrador, ao estabelecer uma homologao entre os outros sintagmas por meio do paralelismo sinttico e semntico, sugere tambm uma correspondncia de sentido entre os espaos do ar e da gua, estruturas sobre-humanas caracterizadoras de cada um dos prncipes. Esses espaos, ainda que se oponham na sua dimenso vertical (alto e baixo), apresentam similitudes, ao se constiturem reexo um do outro, como aponta o poema Mar portugus, de Fernando Pessoa: Deus ao mar o perigo e abismo deu / Mas nele que espelhou o cu. Alm disso, ambos os espaos constituem a estrutura paradoxal do duplo: ser, ao mesmo tempo, uma coisa e outra, o que explica o uso das estruturas paralelas.
O de cima sentiu calor, e desejou ter o mar para si, certo de que nada o faria mais feliz do que mergulhar no seu frescor. O de baixo sentiu frio, e quis possuir o cu, certo de que nada o faria mais feliz do que voar na sua mornana. (idem, p. 50, grifos nossos).

Como podemos visualizar no fragmento, cada pargrafo se refere a um dos prncipes e apresenta as seguintes estruturas paralelas: 1) sentiu / sentiu; 2) e desejou ter / e quis possuir; 3) certo de que nada o faria mais feliz do que / certo de que nada o faria mais feliz do que. Dos trs pares de estruturas paralelas, o primeiro e terceiro so absolutamente idnticos, e o segundo apresenta duas estruturas paralelas sinnimas, pois desejou ter equivale a quis possuir, j que apresenta a modalidade volitiva, a instaurao do desejo, o querer-fazer, como elemento de competncia do sujeito, necessrio para a realizao da performance, ou ao principal. Segundo Diana Luz Pessoa de Barros:
A competncia, entendida como as condies necessrias realizao da performance, sempre um programa de uso em relao ao programa da performance. Caracteriza-se como uma organizao hierrquica de modalidades ou de valores modais: o querer-fazer e/ou o dever-fazer regem o poder-fazer e/ou o saber-fazer. (1988, p. 35).

Por um lado, se o fragmento apresenta estruturas paralelas idnticas ou marcadas pela sinonmia, tambm possui estruturas antitticas, como se pode visualizar abaixo no mesmo trecho:
Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul./dez. 2010

401

Fernando de Moraes Gebra e Tatiara Rodrigues Ferranti

O de cima sentiu calor, e desejou ter o mar para si, certo de que nada o faria mais feliz do que mergulhar no seu frescor. O de baixo sentiu frio, e quis possuir o cu, certo de que nada o faria mais feliz do que voar na sua mornana. (COLASANTI, 2001, p. 50, grifos nossos).

Observamos os seguintes pares antitticos: 1) o de cima/o de baixo; 2) calor/frio; 3) cu/mar; 4) mornana/frescor. Os primeiros elementos de cada par (o de cima, calor, cu, mornana) fazem parte do percurso gurativo espacial e actoral do alto, referente ao prncipe louro, enquanto os outros (o de baixo, frio, mar, frescor) pertencem ao percurso gurativo do baixo, do prncipe moreno. Antes da irrupo do desejo, gurado pelas expresses e desejou ter e e quis possuir, encontramos a insatisfao de cada um dos prncipes, gurada na reiterao do verbo sentir, anteposto s sensaes trmicas de calor e de frio. O desejo de cada um sentir aquilo que o outro rejeita: um quer sentir o frio, visto como frescor, enquanto o outro deseja o calor, entendido como mornana. Para cada um, a sensao trmica proveniente do espao em que ocupam (o de cima / o de baixo) recebe qualicao disfrica, pois os prncipes desejam o que do outro, atenuando a sensao trmica buscada: o calor e o frio so vistos pelos sujeitos desejantes, respectivamente, como mornana e frescor. Seguindo um modelo greimasiano, Salvatore DOnfrio estabelece uma classicao dos espaos. Para ele, os espaos podem ser verticais quando se referem ao alto (deuses superiores) e ao baixo (entidades infernais), e horizontais quando se situam na esfera do humano. Neste caso, podem ser tpicos, atpicos e utpicos. O primeiro refere-se ao espao da segurana, do conhecido; o segundo, ao lugar estranho e hostil; e o terceiro, idealizao (2007, p. 82). Em Um desejo e dois irmos, os espaos verticais no se referem aos deuses superiores e s entidades infernais, mas sim s dimenses simblicas e metafsicas do ser. Como observamos em contos de Marina Colasanti, a autora foge aos paradigmas do senso comum e prope novas leituras de aspectos mticos e arquetpicos fundamentais do ser humano. Cada elemento espacial apresenta uma dimenso simblica na travessia do espao tpico (a segurana dos gmeos na companhia do pai antes da partilha do reino) para o espao atpico (a prova ritualstica da travessia em direo linha do horizonte), com a chegada ao espao utpico (a dimenso metafsica resultante do processo de autoconhecimento travado com o duplo).
402
Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul.dez. 2010

Do mito sacrificial alqumica unio dos opostos: o duplo em Um desejo e dois irmos ...

Torna-se importante, desta forma, compreender qual a relao simblica existente entre os elementos da natureza (espacializao) e o conto. O reino do mar - presente dado a um dos irmos como tentativa de acabar com o conito entre os prncipes apresenta uma signicao relevante para a compreenso da narrativa. Segundo o Dicionrio de smbolos, o mar o smbolo da dinmica da vida. Tudo sai do mar e tudo retorna a ele: lugar dos nascimentos, das transformaes e dos renascimentos. (CHEVALIER; GHEERBRANT, 2005, p. 592). Logo, pode-se armar que a gua foi o elemento de transformao do ser, da vida de ambos os prncipes:
E as asas brancas do cavalo alado, pesadas de sal, entregaram-se gua, a crina branca roando j o pescoo do hipocampo. Desfez-se a carruagem de nuvens na crista da ltima onda. Onda que inchou, rolou, envolvendo os irmos num mesmo abrao. (COLASANTI, 2001, p. 53, grifos nossos).

Portanto, foi no mergulho nas guas que a unio dos irmos integrou um nico prncipe, transformou e renasceu nos irmos a integridade da alma. As ondas, como sustentam o destaque acima, tambm representam uma essencial simbologia para o conto. O mergulho nas ondas indica uma ruptura com a vida habitual: mudana radical nas ideias, nas atitudes, no comportamento, na existncia, conforme o Dicionrio de Smbolos (CHEVALIER; GHEERBRANT, 2005, p. 658). Nesse sentido, por meio do mar e das ondas e nesse cenrio to simblico que a mudana radical se arma no conto Um desejo e dois irmos: a aceitao do duplo como integridade indispensvel do ser. De acordo com o contexto, a gua fonte de vida e de puricao, por isso que representa o batismo, nas tradies religiosas, tal como prope o Dicionrio de smbolos:
As signicaes simblicas da gua podem reduzir-se a trs temas dominantes: fonte de vida, meio de puricao, centro de regenerescncia. Esses trs temas se encontram nas mais antigas tradies e formam as mais variadas combinaes imaginrias e as mais coerentes tambm. (CHEVALIER; GHEERBRANT, 2005, p. 15).

Aceitar a realidade olhar o duplo como unidade do ser. No toa que o olhar como o mar, mutante e vibrante, reexo ao mesmo tempo das profundezas submarinas e do cu, arma o Dicionrio de Smbolos (CHEVALIER; GHEERBRANT, 2005, p. 653). Nessa perspectiva, os olhos
Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul./dez. 2010

403

Fernando de Moraes Gebra e Tatiara Rodrigues Ferranti

dos gmeos, que se tornam castanhos no nal do conto, reetem o presente dado a eles pelos pais, o cu e o mar. Essa relao entre alto e baixo, ou seja, entre cu e mar, que apresentada em Um desejo e dois irmos tambm tem relao com o outro presente dado aos gmeos pelo rei, o cavalo:
De tudo o que tinha, deu o cu para seu lho louro, que governasse junto ao sol brilhante como seus cabelos. E entregou-lhe pelas rdeas um cavalo alado. Ao moreno coube o verde mar, reexo de seus olhos. E um cavalo-marinho. (idem, p. 49).

De acordo com o Dicionrio de Smbolos, o cavalo, suporte de disputa dos irmos, universal porque est ligado aos dois polos do universo. Alm disso, ele associado s majestades: o cavalo o smbolo da majestade. Nesse sentido:
[...] v-se que o cavalo constitui um dos arqutipos fundamentais dentre os que a humanidade inscreveu em sua memria. Seu simbolismo estende-se aos dois polos (alto e baixo) do Cosmo, e por isso realmente universal. No mundo de baixo, o octoniano, vimos efetivamente que o cavalo parece como um avatar ou um amigo dos trs elementos constituintes desse mundo fogo, terra, gua e de seu luminar, a Lua. Mas ns o vimos tambm no mundo de cima, o uraniano, associado a seus trs elementos constituintes ar, fogo e gua (sendo esses dois ltimos compreendidos, desta vez, em sua acepo celeste), e ao seu luminar, o Sol. No fronto do Partenon, so cavalos que puxam tanto o carro do Sol como o da Lua. O cavalo passa com igual desenvoltura da noite ao dia, da morte vida, da paixo ao. Religa, portanto, os opostos numa manifestao contnua. (CHEVALIER; GHEERBRANT, 2005, p. 211).

Pode-se assegurar que os cavalos dos dois irmos, assim como o objeto puricador do ser a gua uniu os opostos, ou seja, os dois prncipes numa perfeita harmonia. Fernando Pessoa, no poema Mar portugus, enfatiza, inclusive, a gurao do duplo na imagem do mar que reetiu o cu: Deus ao mar o perigo e o abismo deu / Mas nele que espelhou o cu. Logo, sem o mar o cu no existiria, assim como sem um irmo a existncia do outro seria impossvel. O poema de Pessoa se encontra em Mensagem, nico livro em lngua portuguesa que o autor publicou em vida. L, encontramos os heris, tanto
404
Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul.dez. 2010

Do mito sacrificial alqumica unio dos opostos: o duplo em Um desejo e dois irmos ...

na dimenso pica como trgica, que foram responsveis pela construo identitria da ptria: Para que fosses nosso, mar!. O mar, smbolo das conquistas e do poderio naval dos portugueses, pode ser lido, na sua dimenso simblica, como sntese das grandes transformaes, movimento eterno de nascimento e renascimento. So as ondas do mar que incham e envolvem os dois prncipes num mesmo abrao, juntando para sempre aquilo que era to separado (COLASANTI, 2001, p. 53). Os heris do conto de Marina Colasanti, assim como os heris de Mensagem, passam por provas que os qualicam enquanto seres eleitos, com poderes sobrenaturais de fundir cu e mar, de realizar a travessia interior no difcil processo de autoconhecimento. De acordo com o Dicionrio de Smbolos, os atos heroicos esto atrelados gurao do prncipe. Ele faz mais o gnero do heri do que do sbio. A ele pertencem os grandes feitos, mais que a manuteno da ordem (CHEVALIER; GHEERBRANT, 2005, p. 744). Mas importante compreender que o ato heroico, ou seja, o domnio do cosmo, s garantido pelo reconhecimento de que um prncipe no vive sem o outro e no heri sozinho. Portanto, o herosmo se d em decorrncia do amor ao irmo e da soma das virtudes de ambos que anula a disputa e a derrota de um dos irmos. Em Um desejo e dois irmos, os dois prncipes so representaes dos gmeos e neles que se manifesta o duplo. Ana Maria Lisboa de Mello, no ensaio As faces do duplo na literatura, esclarece em quais guraes o Duplo pode aparecer nas obras literrias:
Na criao literria, a ciso do Eu pode apresentar-se sob mltiplas formas, desdobrando-se em ssias, irmos gmeos ou no representada, tambm, pela sombra, o retrato ou a imagem reetida no espelho. Os duplos mais antigos apresentam-se geralmente sob a forma de gmeos ou irmos prximos, como Castor e Plux, Helena e Cliptemnestra, Caim e Abel, ou de ssias, como Antrio, personagem da mitologia grega que se tornou clebre em pea de Plauto. (2000, p. 113).

No caso do conto analisado, o duplo gurativizado por meio da existncia dos irmos gmeos. Compreender a relao entre os irmos da narrativa essencial para compreender como Marina Colasanti desconstri a perspectiva sacricial de um dos gmeos, to vigorada em vrias tradies culturais primitivas. Otto Rank defende que devemos encarar o culto aos
Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul./dez. 2010

405

Fernando de Moraes Gebra e Tatiara Rodrigues Ferranti

gmeos como uma concretizao mtica do tema sobre o Duplo, e que este fato provm da crena numa alma dupla mortal e imortal (1939, p. 136). Nesse sentido, os gmeos eram considerados seres poderosos por virem ao mundo com seu duplo. Cada um deles representava um aspecto da alma e eram diretamente ligados fundao de cidades. Conforme os credos primitivos, era necessrio o sacrifcio de um dos gmeos para assegurar o ato heroico, como visto, inclusive, nas experincias de vida de vrios irmos gmeos.
A histria de Romulus e Remus, de Anphion e Zethos, de Caim e Abel, demonstra que, nestes pares de gmeos, um deles foi assassinado e o outro se tornou o fundador de uma cidade. No resta dvida que devemos ver nesse assassinato a ideia do sacrifcio oportuno, ocasionado pela construo de uma cidade ou de uma casa. (RANK, 1939, p. 140).

Assim, um dos gmeos representaria a alma mortal que deveria perecer para que o outro gmeo tivesse assegurada sua imortalidade. S assim poderia ocorrer o feito heroico, como a fundao das cidades. O entusiasmo causado pelo nal inesperado e criativo do conto s assegurado pela desconstruo desse mito sacricial dos gmeos. Para Otto Rank, em algumas tradies sul-americanas, os gmeos s conseguiam praticar atos heroicos, quando juntos, porque era justamente a sua unio, que lhes assegurava a sua imortalidade (idem, p. 144). Na narrativa analisada, apesar de haver a disputa entre os irmos pela conquista ntegra do universo, a alqumica unio dos opostos, no caso, dos gmeos, e no o sacrifcio de um dos irmos em detrimento do outro, que garante a imortalidade deles e o sentido da vida, como se pode observar nos dois ltimos pargrafos do conto:
Desfez-se a carruagem de nuvens na crista da ltima onda. Onda que inchou, rolou, envolvendo os irmos num mesmo abrao, jogando um corpo contra o outro, juntando para sempre aquilo que era to separado. Desliza a onda sobre a areia, depositando o vencedor. Na branca praia do horizonte, onde tudo se encontra, avana agora um nico prncipe, dono do cu e do mar. De olhos e cabelos castanhos, feliz, enm. (p. 53).

Dessa forma, o outro necessrio para a integridade do Eu, ou seja, dos dois irmos. Sem o outro, perde-se a identidade, perde-se a essncia do ser.
406
Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul.dez. 2010

Do mito sacrificial alqumica unio dos opostos: o duplo em Um desejo e dois irmos ...

preciso jogar um corpo contra o outro e juntar para sempre aquilo que era to separado para, enm, atingir a felicidade, a completude e o sentido da vida. No conto Um desejo e dois irmos, o desdobramento de personalidade aparece na gura dos dois irmos, que, como vimos, se passam por gmeos. Pricles (apud Melo) acredita que predominam trs relaes do ser humano com o duplo:
1) A vida de um depende da do outro; 2) Os sentimentos de um tm ressonncia no Outro, mas no so obrigatoriamente os mesmos ; 3) os conhecimentos de um podem-se apresentar na conscincia do duplo, que pode deles fazer um uso diferente. (2000, p. 119).

Na narrativa analisada, as trs relaes acima so vlidas para congurar a relao do sujeito com seu duplo. Logo, a vida de um prncipe depende da vida do outro; os sentimentos de um so os mesmos do outro (nessa segunda coisa tambm eram iguais, no desejo de vencer) e os saberes de um irmo esto na conscincia do outro. Neste caso do conto de Marina Colasanti, os gmeos duplicam-se no para estabelecer a rivalidade entre ambos, mas sim para completar a personalidade em construo. A harmonia dos opostos que garante a felicidade e a completude do ser. Ana Maria Lisboa de Melo defende, neste sentido, que a unidade psquica alcanada resultado do processo de individualizao que, segundo C. G. Jung, implica a harmonia dos opostos e signica o tornar-se si-mesmo ou o realizar-se do si-mesmo (2000, p. 122). Assim, a realizao e a congurao da identidade dos prncipes ocorrem pela fuso de ambos, pela unicidade do ser, que no mais de olhos azuis e verdes, e nem loiro e moreno, mas de olhos e cabelos castanhos: Desliza a onda sobre a areia, depositando o vencedor. Na branca praia do horizonte, onde tudo se encontra, avana agora um nico prncipe, dono do cu e do mar. De olhos e cabelos castanhos, feliz enm (2001, p. 53). O castanho representa, pois, a fuso das duas cores e a concluso de que a composio da identidade dos irmos assegurada pela presena do outro, ou seja, do seu duplo. Portanto, o ato heroico do conto de fadas em questo consiste justamente em admitir que a felicidade do ser est em aceitar o seu duplo e em reconhecer que ele faz parte da congurao da identidade do ser. Em outras palavras, anular o duplo signica anular a prpria vida e a prpria identidade. Disputar contra a prpria personalidade alcanar o fracasso.
Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul./dez. 2010

407

Fernando de Moraes Gebra e Tatiara Rodrigues Ferranti

Por meio da noo do duplo, toda a problemtica da identidade pessoal, da busca do Eu profundo de que fala Ana Maria Lisboa de Mello desvendada. Em Um desejo e dois irmos, o Eu profundo s assegurado pela autocompreenso e unidade interna do eu, que se constitui pela imagem fundida dos gmeos, que na verdade so um s. Conforme o Dicionrio de mitos literrios, o duplo pe tona a questo da identidade do ser, j que s conseguimos conhecer nosso interior, nosso Eu profundo, quando nos deparamos com nossa rplica (BRAVO, 2000, p. 267). Nesse sentido, os dois irmos s conseguem conhecer a si mesmos quando seu duplo se manifesta na presena do outro, nos desejos do outro que, ao mesmo tempo, o prprio desejo. tambm por isso que o poder dos irmos de conquistarem o universo est ligado com a gurao do Duplo. Se no nal do conto um irmo tivesse matado o outro para conquistar o ato heroico, como visvel em muitas tradies culturais ligadas fundao de cidades, a felicidade no seria assegurada, pois matar o duplo signica matar a si mesmo, j que o duplo o original que ele prprio duplica, conforme Clment Rosset. Logo, o narrador deixa claro no conto que a felicidade dos gmeos s alcanada quando h uma fuso entre eles, ou seja, quando ambos reconhecem que a integridade da alma, dos desejos, das conquistas garante a constituio ntegra da identidade do ser. Nesse sentido, a dualidade do ser que aora e deixa transparecer o nico prncipe, que no mais de olhos verdes e azuis, mas de olhos castanhos, feliz enm e completo. importante destacar que este novo ser que surge no nal do conto no apresenta uma nica identidade, mas sim vrias identidades constituintes da duplicidade dos dois irmos. Como em muitos contos de Marina Colasanti, as personagens esto em confronto com a realidade circundante e buscam ultrapassar os limites do conhecimento de si mesmas por meio de desdobramentos e de fragmentaes de identidade. O sujeito est em crise, j que est imerso em uma realidade em crise. Stuart Hall, em A identidade cultural na ps-modernidade, comenta acerca das mudanas estruturais na sociedade contempornea que provocam alteraes nas paisagens sociais e nas conguraes identitrias do sujeito. O sujeito ps-moderno assume identidades diferentes em diferentes momentos. So identidades no mais centradas ao redor de um ncleo estvel, pois o
408
Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul.dez. 2010

Do mito sacrificial alqumica unio dos opostos: o duplo em Um desejo e dois irmos ...

prprio conceito de ps-modernidade ou de modernidade tardia instaura o paradigma da instabilidade, da incerteza e da dvida. As identidades passam a ser mltiplas e continuamente transformadas nos sistemas culturais em que estamos inseridos. Para o referido terico, Dentro de ns h identidades contraditrias, empurrando em diferentes direes, de tal modo que nossas identicaes esto sendo continuamente deslocadas (1999, p. 13). No conto em anlise, os deslocamentos ocorrem em duas direes: h um vetor ascensional que empurra o prncipe moreno em direo identidade do prncipe louro. Por outro lado, o prncipe louro empurrado por um vetor para baixo, em direo identidade do prncipe moreno. Segundo Stuart Hall, no existe identidade unicada: Se sentimos que temos uma identidade unicada desde o nascimento at a morte apenas porque construmos uma cmoda estria sobre ns mesmos ou uma confortadora narrativa do eu (1999, p. 13). Devemos ter, pois, conscincia de que, ao sermos interpelados pelos vrios sistemas sociais, apresentamos identidades que nos empurram para vrias direes, identidades muitas vezes contraditrias, que podem ser guradas no conto em pauta por meio de estruturas sintticas paralelas, simultaneamente sinonmicas e antitticas. Mas, anal, por que levantar a questo do duplo e da identidade nos contos de Marina Colasanti, inclusive neste analisado? Simplesmente porque a existncia do homem, neste caso, dos gmeos, do nico prncipe, conrmada pela identidade, pelo reconhecimento e aceitao do duplo. Estudar a temtica do duplo e compreender como ela se manifesta nos escritos literrios e, neste caso, no conto analisado de Marina Colasanti, signica por tona questes ontolgicas inerentes ao ser humano. Signica compreender como a construo identitria dos personagens se manifesta e se desdobra ao longo da narrativa. Rosset observa que a noo do duplo est ligada ao desdobramento de personalidade:
O tema do duplo , em geral, associado principalmente aos fenmenos de desdobramento de personalidade (esquizofrnica ou paranoica) e literatura, particularmente romntica, na qual se encontram mltiplos ecos seus: como se este tema dissesse respeito essencialmente aos conns da normalidade psicolgica e, no plano literrio, a um certo perodo romntico e moderno. (2008, p. 24).
Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul./dez. 2010

409

Fernando de Moraes Gebra e Tatiara Rodrigues Ferranti

Esse desdobramento de personalidade, referido por Rosset, est relacionado ao processo de autoconhecimento do sujeito. Logo, necessrio haver o duplo para garantir o conhecimento de si mesmo, para assegurar a constituio da identidade dos prncipes do conto. Ana Maria Lisboa de Mello arma que o fenmeno do duplo surge como representao de uma ciso interna, j que no conto os dois irmos se veem como o outro em face das semelhanas psicolgicas existentes entre eles. A autora esclarece tambm as consequncias da presena do duplo na vida do sujeito: esse encontro pode provocar angstia, mal-estar e medo, nem sempre passveis de equacionar. Pode signicar tambm o encontro necessrio para solucionar a diviso interna e levar ao alcance da unidade (2000, p. 121-122). Em quase todo o conto, os gmeos sofrem de certo mal-estar e medo por no verem a felicidade naquilo que so e que possuem. Eles vivem as angstias de no terem aquilo que do outro o reino do cu e do mar. Porm, essa angstia abolida quando ambos os prncipes se envolvem num mesmo abrao, integrando um nico ser, vencedor, possuidor no s do reino do cu, nem s do reino do mar, mas de todo o cosmos, feliz enm. No nal do conto, o duplo no mais ligado a situaes angustiantes e de disputa, mas sim capacidade de amar, de aceitar o duplo como constituio da prpria identidade do prncipe. Assim, a felicidade s atingida quando h a fuso, a integridade entre a prpria personalidade do sujeito e sua rplica, entre um prncipe e outro. Logo, a unio dos gmeos que garante a imortalidade deles, como se observa no nal da narrativa. No conto, o tema sobre os gmeos conduz, anal, eterna vontade de tornar imortal a personalidade. No nal do conto, a aceitao do duplo garante a felicidade, pois recusar o outro implica negar a si mesmo, desprezar o processo do autoconhecimento, que essencial vida humana, garantindo a integridade do ser.

Referncias
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semiticos. So Paulo: Atual, 1988. ______. Teoria semitica do texto. So Paulo: tica, 2001.

410

Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul.dez. 2010

Do mito sacrificial alqumica unio dos opostos: o duplo em Um desejo e dois irmos ...

BRAVO, Nicole Fernandez. Duplo. In: BRUNEL, Pierre (Org.). Dicionrio de mitos literrios. 3. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2000.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionrio de smbolos. 19. ed. Coord. Carlos Sussekind. Trad. Vera da Costa e Silva et alli. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2005. COLASANTI, Marina. Doze reis e a moa no labirinto do vento. 10. ed. So Paulo: Global, 2001. DONOFRIO, Salvatore. Forma e sentido do texto literrio. So Paulo: tica, 2007. FIORIN, Jos Luiz. Elementos de anlise do discurso. 10. ed. So Paulo: Contexto, 2001. (Repensando a lngua portuguesa). GEBRA, Fernando de Moraes. Identidades intersubjetivas em contos de Mrio de Andrade. Curitiba: UFPR, 2009. (Tese de Doutorado). HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. MELLO, Ana Maria Lisboa de Mello. As faces do duplo na Literatura. In. INDURSKY, Freda; CAMPOS, Maria do Carmo. Discurso, memria, identidade. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000. PESSOA, Fernando. Obra potica. 17. reimp. da 3. ed. Organizao, introduo e notas de Maria Aliete Galhoz. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999. p. 69-89. RANK, Otto. O duplo. Trad. Mary B. Lee. 2. ed. Rio de Janeiro: Alba, 1939. ROSSET, Clment. O real e seu duplo: ensaio sobre a iluso. Apres. e trad. Jos Thomaz Brum. 2. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2008.

Recebido para publicao em 8 nov. 2010. Aceito para publicao em 30 mar. 2011.

Uniletras, Ponta Grossa, v. 32, n. 2, p. 395-411, jul./dez. 2010

411

Das könnte Ihnen auch gefallen