Sie sind auf Seite 1von 40

NOES DE COORDENAO E PROTEO

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COPEL

Evair dos Santos Duarte

NOES DE COORDENAO E PROTEO

2 Edio

CURITIBA 2012

Companhia Paranaense de Energia - Copel Rua Coronel Dulcdio, 800 80420-170 Curitiba - PR Misso Prover energia e solues para o desenvolvimento com sustentabilidade.

Viso Simplesmente a melhor da dcada. Valores tica Respeito s Pessoas Dedicao Transparncia Segurana Responsabilidade Inovao Colaboradores Engenheiro Marcos Koehler Engenheiro Andr Luis Zeni Engenheiro Rafael de Oliveira Ribeiro Tcnico Antnio Cesar Ibeiro da Silva Tcnico Luiz Marcelo Padilha.
Catalogao na fonte feita por

PREFCIO

O objetivo desta apostila apresentar de forma simples e objetiva como um estudo de coordenao e proteo pode contribuir para a melhoria dos indicadores de qualidade do sistema eltrico. Apresenta-se inicialmente alguns conceitos fundamentais e suas implicaes. Na sequncia elenca-se n tipos de equipamentos de proteo utilizados, ou em teste, na Companhia, bem como os critrios para dimension-los. Por ltimo apresenta-se um resumo de como elaborado um estudo de coordenao e proteo, uma vez definido qual ser o alimentador a ser estudado. Ressalta-se que a elaborao desse mdulo do curso OPTA teve a contribuio do Grupo de Trabalho de Proteo, atravs da elaborao e consolidao do Manual de Instrues Tcnicas MIT 162503.

Sumrio
1. FILOSOFIA DE PROTEO .......................................................................................... 5 1.1. 1.2. 1.3. 2. 3. 4. 5. 6. Proteo coordenada ............................................................................................. 5 Proteo seletiva .................................................................................................... 6 Proteo mista ....................................................................................................... 6

FINALIDADES DA PROTEO ..................................................................................... 7 REQUISITOS DA PROTEO ...................................................................................... 7 BENEFCIOS DA PROTEO ....................................................................................... 7 CONCEITOS BSICOS ................................................................................................. 8 TIPOS DE PROTEO ................................................................................................. 9 6.1. Elo fusvel ............................................................................................................... 9 Critrio para Dimensionamento de Elos Fusveis ............................................. 12 Critrio para Seletividade Elo Fusvel x Elo Fusvel .......................................... 12 Critrio de Carga Fria (cold load) ...................................................................... 13 Capacidades das chaves fusveis ..................................................................... 14 Dimensionamento para Transformadores de Distribuio................................. 14

6.1.1 6.1.2 6.1.3 6.1.4 6.1.5 6.2. 6.3. 6.4. 6.5.

Chave tripsaver .................................................................................................... 15 Seccionalizador Eletrnico Autolink ...................................................................... 17 CHAVE SECCIONALIZADORA ............................................................................ 18 Religadores .......................................................................................................... 19 AJUSTE PARA CONFIGURAO NORMAL ................................................... 23

6.1.1 7.

CRITRIOS DE COORDENAO/SELETIVIDADE .................................................... 28 7.1. 7.2. 7.3. 7.4. Elo fusvel x Elo fusvel ......................................................................................... 29 Coordenao de elo fusvel 34,5kv do trafo da SE x Religador 13,8kv ................. 29 Coordenao de religador x Religador ................................................................. 30 Coordenao de rel eletromecnico do geral x Religador................................... 32

8. 9.

CONTINGNCIAS E DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS ....................................... 32 ELABORAO DE ESTUDO DE PROTEO ............................................................ 33

1. FILOSOFIA DE PROTEO

Os equipamentos de proteo de um alimentador de distribuio devem estar dimensionados segundo uma filosofia que atenda satisfatoriamente a qualidade e a continuidade de fornecimento. A filosofia adequada definida conforme a caracterstica predominante do alimentador, em funo dos consumidores ou recursos operacionais que a empresa dispe. Assim, podemos definir trs filosofias bsicas de proteo para o sistema: Proteo coordenada

1.1.

Esta filosofia tende a oferecer maior continuidade no fornecimento de energia eltrica, tendo em vista que a maioria das faltas no sistema tem origem transitria. Principais caractersticas: Interrupes de curta durao (FMs), afetando um nmero maior de clientes; Diminuio no nmero de interrupes duradouras no trecho protegido; Baixo custo operacional do sistema; Pode ser aplicada em alimentadores que possuam religadores devidamente coordenados com os demais equipamentos de proteo existentes no alimentador. Exemplo: Pode-se adotar a filosofia de proteo coordenada para RAs utilizando uma operao rpida e duas lentas, sendo que a operao rpida tem a funo de salvaguardar elos fusveis jusante em defeitos transitrios.

1.2.

Proteo seletiva

Com esta filosofia, o sistema tende a desligar o menor trecho com defeito, independentemente de sua origem: transitria ou permanente. Principais caractersticas: Interrupes de longa durao, afetando um menor nmero de clientes; Aumento no nmero de interrupes duradouras no trecho protegido; Maior custo operacional. Pode ser aplicada em alimentadores protegidos com religadores, operando apenas pela curva lenta, devidamente seletiva com os demais equipamentos de proteo existentes no alimentador.

Exemplo: Pode-se adotar a filosofia de proteo seletiva para religadores utilizando somente operaes lentas. Neste caso os elos fusveis abriro antes da primeira operao do RA, no gerando uma FM no trecho protegido pelo religador montante dos elos.

1.3.

Proteo mista

Consiste na aplicao das duas filosofias apresentadas, levando em considerao as caractersticas dos Clientes e dos recursos operacionais disponveis para cada caso em estudo.

2. FINALIDADES DA PROTEO

1 Isolar a menor parte possvel do sistema no caso de alguma falta, ou isolar o curto-circuito to prximo quanto possvel de sua origem. 2 Efetuar o isolamento do curto-circuito no menor tempo possvel afim de reduzir os danos aos condutores e equipamentos.

3. REQUISITOS DA PROTEO

Seletividade - A proteo deve somente isolar a parte do sistema atingida pelo defeito, mantendo a continuidade do servio das demais partes; Rapidez - As sobre-correntes geradas pelos curtos-circuitos ou sobre-cargas devem ser extintas no menor tempo possvel, reduzindo a probabilidade de propagao dos defeitos; Sensibilidade - A proteo deve ser suficientemente sensvel a defeitos que possam ocorrer durante a operao do sistema. Por Sensibilidade entende-se como o menor valor da grandeza (corrente de curto-circuito) capaz de ativar o dispositivo de proteo; Segurana - O sistema de proteo no deve realizar uma falsa operao sob condies normais de operao, ou falhar no caso de faltas no sistema; Economia - O sistema de proteo deve ter sua implantao vivel economicamente, evitando-se um nmero excessivo de dispositivos de proteo em srie.

4. BENEFCIOS DA PROTEO Menores danos aos materiais (condutores) e equipamentos (transformadores); Menores custos de manuteno (combustvel, transporte, mo-de-obra etc); Reduo do nmero de desligamentos; Maior segurana; Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores; Reduo no tempo das interrupes; Aumento do faturamento; Facilidade na busca e pesquisa de defeito; Menor queima de elos fusveis em cascata.

5. CONCEITOS BSICOS

Zona de proteo Corresponde ao trecho protegido pelo equipamento de proteo, incluindo sempre que possvel os trechos a serem adicionados quando em condies de manobras consideradas usuais. Proteo principal Corresponde ao primeiro equipamento de proteo, montante do defeito. Proteo de retaguarda Corresponde ao equipamento de proteo, montante do equipamento de proteo principal, responsvel para desligar o trecho com defeito, em caso de omisso ou falha do equipamento de proteo principal, garantindo a sobreposio das protees. Resistncia de falta (Rf) Corresponde ao valor adotado nos estudos de proteo para clculo das correntes de curtocircuito fase-terra mnima. A Resistncia de falta recomendada nos estudos de 3.Rf = 40 Ohms. A critrio do elaborador de estudos de proteo e de conhecimento dos valores de resistncia de falta para curtos-circuitos que envolvam a terra, podero ser utilizados valores maiores de resistncia de falta nos clculos de correntes de curto-circuito. Sensibilidade a capacidade que um equipamento de proteo tem em sensibilizar as funes de proteo, tendo em vista uma situao operacional indesejada (curto-circuito, sobre-carga, sobre-tenso etc) na zona de proteo atribuda a este equipamento. Montante - Jusante Termos que identificam a localizao de um equipamento em relao a um outro equipamento ou em relao a uma barra ou ainda em relao a um local de defeito. Montante = refere-se ao equipamento que est antes do ponto considerado. Jusante = refere-se ao equipamento que est depois do ponto considerado.

6. TIPOS DE PROTEO

Os equipamentos de proteo devem ter capacidade, de interromper a mxima corrente de curto-circuito, prevista no ponto de instalao. Todo trecho de alimentador deve ser provido de no mnimo uma proteo principal responsvel para desligar o trecho defeituoso. Sempre que possvel, o elaborador dos estudos de proteo deve prover tambm de uma proteo de retaguarda. Elo fusvel

6.1.

Para dimensionamento dos elos fusveis, deve-se obedecer na medida do possvel, os critrios relacionados a seguir:

Tipos de elos fusveis Elo Fusvel Tipo "H" Boto So utilizados na proteo de transformadores de pequena potncia

Curto-circuito ocorrido em rede protegida com elos fusveis tipo H, fazem atuar (romper) o fio de aquecimento srie (fio de reforo), conforma a fotografia a seguir.

Em caso de sobrecarga no transformador, o aumento da corrente que circular pelo elo fusvel, provocar o aquecimento do elemento fusvel e consequentemente o seu rompimento. Veja a prxima fotografia.

Os elos fusveis tipo H, utilizados na Empresa so: ELO FUSVEL 1 2 3 5 CORRENTE NOMINAL 1 2 3 5 CORRENTE ADMISSVEL 1,5 3,0 4,5 7,5 CORRENTE FUSO 2 4 6 10

10

Elo Fusvel Tipo "H" Olhal

Para instalao em Molas Desligadoras. As caractersticas de fuso tempo x corrente dos elos fusveis tipo olhal so as mesmas dos elos fusveis Tipo H". So indicados para proteo de transformadores de pequena potncia, sendo fabricados para pequenas correntes nominais, conforme tabela abaixo .

11

Elo Fusvel Tipo "K" Boto 6.1.1 Critrio para Dimensionamento de Elos Fusveis Os elos fusveis devero suportar em regime permanente, 20% maior que a

carga mxima do trecho, e sua corrente nominal no dever ser superior a um quarto da corrente de curto-circuito fase-terra mnima (3.Rf = 40 Ohms) no trecho a ser protegido.

Recomenda-se utilizar sempre o menor elo fusvel possvel. No permitido utilizar elo fusvel como proteo de retaguarda de

religador(es) e regulador(es) de tenso, instalado(s) ao longo da rede de distribuio. 6.1.2 Critrio para Seletividade Elo Fusvel x Elo Fusvel

A seletividade entre os elos fusveis satisfatria, quando o tempo de interrupo do elo fusvel protetor no exceder a 75% do tempo mnimo do elo protegido.

12

Para ampliar a faixa de seletividade entre os elos fusveis e reduzir ao mnimo os tipos dos elos fusveis, recomendamos utilizar somente os elos fusveis preferenciais: (6, 10, 15, 25, 40 , 65 e 100K).

A Tabela abaixo apresenta os elos fusveis tipo K ELO FUSVEL *6 8 * 10 12 * 15 20 * 25 30 * 40 50 * 65 80 * 100 CORRENTE NOMINAL 6 8 10 12 15 20 25 30 40 50 65 80 100 CORRENTE ADMISSVEL 9 12 15 18 22,5 30 37,5 45 60 75 97,5 120 150 CORRENTE FUSO 12 16 20 24 30 40 50 60 80 100 130 160 200

6.1.3

Critrio de Carga Fria (cold load)

O elo fusvel dever suportar a corrente de energizao dos transformadores (inrush): 12 vezes a corrente nominal dos transformadores durante 0,1s e 25 vezes a corrente nominal durante 0,01s.

13

Dimensionamento para Bancos de Capacitores Para bancos de capacitores, adotar o elo recomendado abaixo:
Banco (kVAr) 300 600 900 1200 Redes 15 25K 40K 65K Subestao 15EF 25EF 30EF 50EF

6.1.4

Capacidades das chaves fusveis Chaves Fusveis de 50A podem utilizar elos fusveis de corrente nominal mxima de 40A. Chaves Fusveis de 100A podem utilizar elos fusveis de corrente nominal mxima de 65A. Chaves Fusveis de 200 e 300 A podem utilizar elos fusveis de corrente nominal mxima de 125A.

Obs: Chave fusvel = base + porta fusvel. Devero ser utilizadas somente bases para chave fusvel do tipo C nas tenses de 13,8kV e 34,5kV, conforme NTC 810031, agosto/99.

6.1.5

Dimensionamento para Transformadores de Distribuio

RDU 13,8 kV e 34,5 kV Elos Fusveis para transformadores


Transformadores Trifsicos 15 kV kVA 15 30 45 75 112,5 kV 13,2 13,2 13,2 13,2 13,2 Elo Fusvel 1H 2H 3H 5H 6k kVA 15 30 45 75 112,5 Transformadores Trifsicos 34,5 kV kV 33 33 33 33 33 Elo Fusvel 0,5H 1H 1H 2H 3H

Transformadores Monofsicos 15 kV kVA 5 10 15 25 37,5 kV 13,2 13,2 13,2 13,2 13,2 Elo Fusvel 0,5H 1H 2H 3H 5H

Transformadores Monofsicos 34,5 kV kVA 5 10 15 25 37,5 kV 33 33 33 33 33 Elo Fusvel 0,5H 1H 1H 2H 3H

14

6.2.

Chave tripsaver

Conceito - um interruptor a vcuo auto-alimentado, controlado eletronicamente, que deve ser instalado em bases fusveis prprias. Filosofia - Prevenir interrupes momentneas para a totalidade do alimentador, isto , a Trip Saver projetada e ajustada para permitir o restabelecimento automtico para faltas momentneas e, seletivo para faltas sustentadas.

15

Princpio de funcionamento - Este equipamento possibilita a implantao de uma operao na curva rpida e outra na lenta, com tempo de religamento de 5s, com curvas e pickup fixos, sendo possvel habilit-lo para operar somente como fusvel (atravs de

alavanca existente em sua base). Uma das utilizaes do TRIP SAVER em ramais monofsicos, comparativamente a um religador, uma vez que o equipamento proporciona a sequncia de operao "abrefecha-abre-bloqueio".

Os modelos empregados na Copel so do tipo 30k e 50k (para aplicao nas redes de 13,8 kV).

Caractersticas O nvel de curto-circuito no ponto de instalao da chave no deve ser superior a 1250 A para o modelo de 30 K, 2000 A para o modelo de 50 K e 4000 A para o modelo de 100 K; O meio de extino do arco eltrico o vcuo; O peso do equipamento de 10 kg; Pode ser aberta atravs do Load Buster ou similar; Possui dois modos de operao, sendo o primeiro, automtico, que o padro e o segundo o No Religamento NR , para ser usado quando h equipes trabalhando na rede; A TripSaver no deve ser fechada com o modo No Religa NR ativado tendo em vista a possibilidade de abrir por conta da corrente de inrush; 16

H na parte inferior da chave um contador de operaes com 5 (cinco) dgitos que permite, dependendo do modelo utilizado pela concessionria, determinar a periodicidade da inspeo e manuteno;

Ainda na parte inferior h uma sinalizao verde para indicar que a chave est aberta ou vermelha para indicar que a chave est fechada.

6.3.

Seccionalizador Eletrnico Autolink

Conceito - um equipamento monofsico, controlado eletronicamente, que pode ser instalado em bases fusveis. imune a correntes de inrush e que consegue distinguir faltas transitrias e permanentes. Filosofia - Prevenir interrupes momentneas para a totalidade do alimentador, isto , a Auto-Link projetada e ajustada para permitir o restabelecimento quando h defeitos no trecho a jusanda dela, melhorando desta forma, os ndices de confiabilidade. Princpio de funcionamento - O princpio de funcionamento baseia-se no fato de que, sendo um equipamento que no possui mecanismo de abertura sob carga, ao passar uma corrente de curto-circuito por ela e, se na sequncia houver a abertura do RA a montante, ela abre, isolando o trecho com provvel defeito. A Autolink possui o mdulo de seteo que permite definir o nmero de vezes que a chave permitir que passe o curto-cirucuito antes de abrir. Seguindo o padro adotado na Copel, o normal que ela abra no intervalo entre a segunda e a terceira abertura do RA, isto , quando o RA religar pela segunda vez, a Autolink ter que estar aberta, proporcionando que os demais Clientes sejam energizados sem o trecho com provvel defeito. Caractersticas O nmero de aberturas da chave (Abertura Aps a Interrupes de Fornecimento) tem que ser uma a menos do que o nmero de operaes do religador; A chave Autolink foi criada para reduzir o nmero de elos fusveis queimados; Proporciona a reduo dos custos operacionais.

17

6.4.

CHAVE SECCIONALIZADORA

Conceito - uma chave automtica que efetua contagens de aberturas de equipamentos de proteo (religador ou disjuntor) e abre o circuito aps um nmero prdeterminado de atuaes, isolando assim, apenas o trecho em falta, e evitando que regies sem defeito sejam interrompidas pela abertura permanente (desarme) do religador ou disjuntor. Filosofia - Evitar a abertura prolongada da proteo (RA ou disjuntor) quando h defeitos no alimentador no trecho a jusante da seccionalizadora, melhorando desta forma, os ndices de confiabilidade. Princpio de funcionamento - O seccionalizador sente a interrupo por sobrecorrente e abre 1, 2 ou 3 vezes, quando ocorre a interrupo. Esta operao executada em dois passos:

Quando o seccionalizador sente a corrente acima de seu nvel de atuao, ela prepara-se para contar. A contagem ocorre quando a corrente atravs do seccionalizador interrompida ou cai abaixo de um certo valor.

Se um nmero predeterminado de tempo registrado em um intervalo definido, o seccionalizador abre quando o dispositivo a montante interrompeu a corrente de curto-circuito.

18

Caractersticas O nmero de aberturas da chave (Abertura Aps a Interrupes de Fornecimento) tem que ser uma a menos do que o nmero de operaes do religador; O ajuste de fase deve ser feito considerando a menor corrente de falta do alimentador (curto-circuito fase-fase) menos 20%; O ajuste de neutro pode ser considerado o mesmo do RA montante; O nmero de ajustes ou grupos de ajustes deve ser igual ao nmero de situaes diferentes em que a chave pode operar.

6.5.

Religadores

Conceito - um dispositivo interruptor automtico, que abre e fecha os seus contatos repetidas vezes, nos defeitos transitrios e bloqueia para defeitos permanentes. A operao do religador no se limita apenas a sentir e interromper defeitos na linha e efetuar as religaes. O religador dotado tambm de um mecanismo de temporizao. Assim que o religador sente um defeito na linha, o mesmo dispara rapidamente, dentro de 0,03 a 0,04 segundos. Essa interrupo rpida reduz ao mnimo as possibilidades de danos ao sistema, evitando ao mesmo tempo a queima de fusveis entre o local do defeito e o religador. A religao dar-se-, para o modelo da Copel, dentro de 1 a 2 segundos, representando uma interrupo mnima do servio (abertura rpida). 19

Aps 1 (uma) ou 2 (duas) interrupes rpidas, o religador automaticamente passa para o disparo temporizado, proporcionando maior tempo para eliminar defeitos permanentes e, sua combinao com as interrupes rpidas, permite coordenao com outros dispositivos de proteo existentes, tais como: fusveis. Considerando que 80 a 95% das faltas so transitrias a importncia dos religadores aumenta sensivelmente, caso queiramos obter um timo custo x benefcio. Classificao - Para entendermos melhor o funcionamento e aplicarmos adequadamente os religadores, torna-se necessrio que os classifiquemos como monofsicos ou trifsicos. Com o controle podendo ser hidrulico, eletrnico ou microprocessado. E com o meio de interrupo do arco eltrico a vcuo, a leo ou a gs SF6. Controle Hidrulico Caracteriza-se pela simplicidade na operao. Possui acoplado ao tanque todos os comandos, isto , abertura e fechamento, bem como os bloqueios contra religamento e disparo por terra, sendo os mais comuns na Empresa o RX e o KF, ambos da McGraw Edison. A grande desvantagem que para ser manutenido ou ajustado necessrio que haja uma equipe com caminho para retir-lo e encaminhar Oficina uma vez que no h mais esse tipo de equipamento em subestao. Esse processo demorado e implica em custos elevados; Outra limitao que estes equipamentos no permitem a inverso do fluxo eltrico devendo assim ser retirados de operao (by-pass). A maior desvantagem desse RA a sua sensibilidade para curtos-circuitos entre fases, haja vista que sensvel apenas quando esse valor excede a 200 % (duzentos por cento) de seu ajuste. Essa desvantagem foi eliminada com a substituio do controle hidrulico pelo processo de Atualizao Tecnolgica de Religadores Hidrulicos ALTERE, que consiste em acoplar a esses RAs um controle microprocessado.

20

RA tipo RX

RA tipo KF

Controle original (hidrulico)

Controle microprocessado

Controle Eletrnico As informaes para o controle eletrnico so obtidas a partir dos transformadores de corrente tipo bucha, montados internamente; O circuito eletrnico controla as funes de disparo e religao do mecanismo do religador, onde so usados circuitos impressos, constitudos de componentes estticos; Os principais benefcios do controle eletrnico so: flexibilidade e versatilidade, sendo que um tipo de controle eletrnico pode ser utilizado em vrios tipos de religadores; A desvantagem desse tipo de equipamento est na dificuldade de repor ou substituir os componentes eletrnicos, notadamente resistores e curvas, tendo em vista que

21

por tratar-se de RAs antigos e, que por ser importados tais acessrios nem sempre esto disponveis para aquisio. RA eletrnico da McGraw Edison Controle eletrnico (tipo ME)

Controle Microprocessado O grande diferencial deste modelo de controle sua versatilidade, que permite grupos de ajustes diferentes, transmite e recepciona ajustes e dados a distncia, usando-se uma de suas plataformas de comunicao, tais como internet, intranet, VHF etc, alm do mtodo tradicional (in locus); Permitem fluxo de energia de ambos os lados. E de acordo com o grupo de ajustes neles inseridos, podem se comportarem como uma simples chave de rede ou de linha de distribuio ou como um religador; Essa modalidade de controle um aliado expressivo tambm para a manuteno do sistema, pois permite o armazenamento de centenas de ocorrncias. Cada uma delas contendo pelo menos dados tais como o valor do curto-circuito, a fase em que se deu o sinistro, dia, hora, minuto, segundo, dentre outros. E dependendo da caracterstica do alimentador e dos dados de alimentao, pode informar inclusive a que distncia da subestao est o defeito.

22

RA microprocessado da Cooper

Controle microprocessado (Cooper F5)

6.1.1

AJUSTE PARA CONFIGURAO NORMAL

Na definio dos ajustes dos religadores para configurao normal, deve-se obedecer, na medida do possvel, os critrios relacionados a seguir:

Ajuste da corrente mnima de disparo de fase (pickup) Equipamento instalado em redes e linhas O ajuste normal da corrente mnima de disparo de fase dever ser 20% maior que a corrente de carga mxima medida ou convenientemente avaliada e menor que a corrente de curto-circuito fase-fase mnima da sua zona de proteo, dividido pelo fator 1,2.

Equipamento instalado em Subestao com apenas um alimentador e sem possibilidade de interligao com outros alimentadores de outras subestaes O ajuste normal da corrente mnima de disparo de fase dever ser 20% maior que a corrente de carga mxima medida ou convenientemente avaliada e menor que a corrente de curto-circuito fase-fase mnima da sua zona de proteo, dividido pelo fator 1,2.

23

Equipamento instalado em Subestao com mais de um alimentador e com possibilidade de interligao com outros alimentadores de outras subestaes Para equipamentos que no possuem ajustes alternativos: O ajuste normal da corrente mnima de disparo de fase dever ser 20% maior que a soma da corrente de carga mxima do seu alimentador, com a corrente de carga mxima de outro alimentador que eventualmente poder assumir quando em condio de manobra na subestao e menor que a corrente de curto-circuito fase-fase mnima da sua zona de proteo, dividido pelo fator 1,2.

Para equipamentos que possuem ajustes alternativos: O ajuste Normal da corrente mnima de disparo de fase dever ser 20% maior que a soma da corrente de carga mxima do seu alimentador, com a corrente de carga mxima de outro alimentador que eventualmente poder assumir quando em condio de manobra na subestao e menor que a corrente de curto-circuito fase-fase mnima da sua zona de proteo, dividido pelo fator 1,2.

O ajuste Alternativo da corrente mnima de disparo de fase deve, na medida do possvel, ser utilizado para melhorar a sensibilidade de fase e/ou neutro, liberar ou bloquear a curva rpida, habilitar/desabilitar o SEF, atender situaes de contingncia (transferncia de carga de outro alimentador, by-pass de religadores de trecho), ficando a critrio do projetista a sua utilizao da forma que for necessria.

24

Ajuste da corrente mnima de disparo de neutro O ajuste da corrente mnima de disparo de neutro dever ser menor que a corrente de curtocircuito fase-terra mnima (3.Rf = 40 Ohms), dividido pelo fator 1,5 dentro da zona de proteo do equipamento e dever ser maior que 10% da corrente de carga mxima medida ou convenientemente avaliada do alimentador, devido a erros admissveis nos TCs e desequilbrios de carga do Sistema.

Em circuitos puramente subterrneos, com cabos isolados, a resistncia de falta para clculo da corrente de curto-circuito fase-terra poder ser desprezada (3Rf = 0). Porm para oferecer segurana a terceiros, devido s variaes de resistncia de falta, que fogem a mdia usual, o ajuste da corrente mnima de disparo de neutro no deve ultrapassar aos seguintes valores:

27A para religadores 34,5kV; 25A para religadores 13,8kV; 70A para circuitos exclusivamente subterrneos.

Caso seja necessrio usar valores maiores do que estes, devido a limitaes de ajuste do equipamento, os mesmos podero ser utilizados desde que obedeam aos critrios de sensibilidade e segurana.

Ajuste do SEF (Sensitive Earth Fault) A funo de alta sensibilidade para faltas a terra (SEF) caracterizado por uma curva de tempo definido e tem a finalidade de atuar nos curtos-circuitos fase-terra de baixo valor e reduzir o tempo de ocorrncia da falta. O ajuste da corrente mnima de disparo recomendado para o SEF de 10 A e curva de tempo definido entre 2,5 e 5 segundos, de tal forma que coordene com os elos fusveis dos ramais para curtos entre o mnimo e o mximo calculado e para valores abaixo do mnimo calculado o SEF poder no coordenar, mas deve garantir a segurana com a interrupo da falta antes do fusvel.
Obs.: Devido a problemas com acionamento indevido do SEF aps uma operao manual do religador, o SEF dever sempre ser ativado e ajustado, tanto no painel frontal como na ordem de

25

proteo, ainda que, com valores de corrente e tempo de atuao superior aos ajustados para neutro e fase em toda a faixa de corrente.

Ajuste de carga fria (Cold Load) A funo carga fria (cold load) tem a finalidade de bloquear as curvas rpidas e instantneas evitando a abertura do religador para correntes transitrias de energizao dos transformadores (inrush) do alimentador durante o fechamento manual. O ajuste de disparo (pickup) de carga fria recomendado de 1,2 vezes o ajuste de disparo de fase e neutro. Em geral este ajuste dever permanecer ativado durante um tempo mximo de 2 segundos e o ajuste do tempo de acionamento da funo de carga fria aps o bloqueio do religador de 20 segundos. O ajuste de carga fria dever estar coordenado com o equipamento de retaguarda e geral da barra. Ajuste do HIGH CURRENT LOCKOUT (HCL) A funo do bloqueio de religamento por alta corrente - High Current Lockout, de fase e neutro tem a finalidade de reduzir o esforo mecnico e eltrico nos enrolamentos dos transformadores devido s altas correntes de curto-circuito prximos subestao e dever ser habilitada se o maior corrente de curto-circuito na barra da Subestao for superior a 3000 A (valor este que pode provocar batimento de cabos nos alimentadores durante os religamentos automticos). O ajuste da corrente mnima de disparo do HCL de fase deve ser de 80% do maior valor de corrente de curto-circuito calculado na barra da Subestao. Caso o HCL de neutro esteja disponvel no rel, recomenda-se usar o mesmo ajuste do HCL de fase ou ento bloquear.

Tempos de religamento Os tempos de intervalo de religamento devero ser definidos em funo do tipo do alimentador ou ramal e da coordenao com as demais protees instaladas a montante e a jusante, conforme segue: a) Para alimentadores e ramais que tem sua extenso em reas urbanas e periferias com ou sem trechos rurais, devero ser ajustados com 2 (dois)

religamentos, sendo: Um religamento com tempo de 2s e Um religamento com tempo de 5s. 26

Obs.: Em subestaes onde por limitao tcnica do disjuntor h necessidade de aguardar um tempo maior que 5 segundos para o carregamento da mola de fechamento, o ajuste dever ser de apenas 1 (um) religamento com tempo de 7s.

b) Para alimentadores e ramais que tem sua extenso exclusivamente em reas rurais, ou que atendem localidades rurais, onde o MIT de operao permite o religamento manual sem inspeo, devero ser ajustados com 3 (trs) religamentos, sendo: 1 religamento com tempo de 5s; 2 religamento com tempo de 10s; 3 religamento com tempo entre 20 e 60s.

Obs.: No caso de implantao do terceiro religamento automtico nos ajustes de proteo, recomenda-se que a tentativa manual de religamento s seja efetuada aps a inspeo do trecho. O elaborador do ajuste dever informar a rea de operao em qual equipamento foi implantado o terceiro religamento.

c) Para alimentadores e ramais (urbanos ou rurais) que tem sua extenso total ou parcial em rede compacta, devero ser ajustados com 2 (dois) religamentos, sendo: Um religamento com tempo de 2s;e Um religamento com tempo de 5s.

d) Para alimentadores que tem sua extenso total com rede subterrnea:

sem religamento automtico.

Recomendaes: Caso as funes de instantneo trip, high current lockout e rpida de fase estiverem bloqueados onde a corrente de curto-circuito fase-fase na barra da subestao igual ou superior a 3000 A, o nmero de religamentos no poder ser maior que 1 (um) para evitar o sobre esforo nos transformadores de fora, e demais equipamentos do sistema. Quando dois religadores estiverem em srie, o religador a montante deve ter o tempo de religamento inicial menor que o tempo de religamento inicial do religador a jusante. Os

27

demais tempos de religamento podem ser iguais. Isto garante que o primeiro RA religue antes que o segundo, em caso de haver descoordenao. Ajustes do localizador de faltas Em funo das caractersticas dos alimentadores do sistema de distribuio, com ramais e consumidores, o parmetro em km fornecido pelos rels no determina corretamente o local da falta. Assim sendo, o ajuste do Localizador de Falta dever considerar apenas a impedncia do trecho de tronco do alimentador.

Ajustes da funo linha viva A funo Linha Viva tem a finalidade de aumentar a segurana dos eletricistas durante servios com a rede energizada. Assim sendo, os ajustes devero ser conforme abaixo: Ajustar a corrente mnima de disparo (Pickup) de fase e neutro idntico ao grupo normal; Ajustar uma operao pela Curva rpida / instantnea de fase e neutro; Bloquear o religamento automtico.

7. CRITRIOS DE COORDENAO/SELETIVIDADE

Em um estudo de coordenao e seletividade da proteo procura-se atender a segurana e a continuidade do servio em sistemas que possuem caractersticas limitantes, tais como: Corrente de carga; Corrente de curto-circuito mximas e mnimas; Correntes de partida de motores; Correntes de energizao de transformadores e banco de capacitores; Limites trmicos dos condutores; ndices estatsticos de probabilidade de defeitos; Caractersticas dos consumidores.

28

7.1.

Elo fusvel X Elo fusvel

Critrio de seletividade A seletividade entre os elos fusveis satisfatria, quando o tempo de interrupo do elo fusvel protetor no exceder a 75% do tempo mnimo do elo protegido.

Para ampliar a faixa de seletividade entre os elos fusveis e reduzir ao mnimo os tipos dos elos fusveis, recomendamos utilizar somente os elos fusveis preferenciais : (6, 10, 15, 25, 40, 65 e 100K). Coordenao de elo fusvel 34,5Kv do trafo da SE X Religador 13,8Kv A coordenao entre o elo fusvel 34,5kV do transformador de potncia e o religador 13,8kV de sada de subestao 34,5/13,8kV obtida quando o tempo mnimo de fuso do elo fusvel no lado 34,5kV for maior ou igual ao tempo da curva lenta do religador no lado 13,8kV multiplicada pelo fator 2 (dois), para um curto-circuito fase-fase no lado 13,8kV; Para verificao desta coordenao, devemos utilizar a pior condio, ou seja, caso ocorra um curto-circuito fase-fase no sistema 13,8kV, circular numa das fases no sistema 34,5kV uma corrente de curto-circuito de amplitude trifsica. O fator 2 (dois) em funo do nmero de operaes rpidas e lentas e do intervalo de tempo de religamento. 29

7.2.

7.3.

Coordenao de religador X Religador

Para a coordenao entre dois religadores instalados em srie deve-se atender os seguintes critrios: Coordenao de curvas rpidas A coordenao entre curvas rpidas raramente alcanada devido ao intervalo de tempo reduzido entre as curvas, portanto, so possveis operaes simultneas entre os religadores. A diferena entre os tempos de operao das curvas rpidas dos equipamentos dever ser igual ou superior a 0,066 s (4 ciclos) podendo variar de acordo com as caractersticas de cada equipamento. Recomenda-se utilizar a funo coordenao de sequencia (sequence coordination) no equipamento montante caso as curvas rpidas sejam utilizadas. Geralmente bloqueia-se a curva rpida do religador montante e quando possvel ativa-se a funo instantneo trip. Em alimentadores que possuam clientes com demanda contratada de 300kW ou que a somatria da demanda contratada de vrios clientes ultrapasse a 500kW, considera-se portanto como alimentador Industrial, e consequentemente a curva rpida dever ser bloqueada.

30

Coordenao de curvas lentas A coordenao entre curvas lentas obtida quando a diferena entre os tempos de operao das curvas lentas dos equipamentos seja superior a 0,2 segundos (12 ciclos).

31

7.4.

Coordenao de rel eletromecnico do geral X Religador

Subestaes 69KV

A coordenao entre o rel eletromecnico do disjuntor do circuito geral e um religador de sada 13,8kV ou 34,5kV de subestao 69kV obtida quando a diferena entre o tempo de atuao da curva lenta do rel eletromecnico e o tempo calculado de avano do disco do rel eletromecnico, devido s operaes de religamento do religador, seja superior a 0,4 segundos.

8. CONTINGNCIAS E DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS So manobras que na maioria das vezes envolvem transferncias de carga nos sistema de 13,8kV e 34,5kV, conforme segue: By-pass de religadores de trecho; By-pass de religadores de sadas de subestaes; Desligamentos de trechos de rede e linhas de subtransmisso; Desligamentos de barras de subestaes; Desligamentos de transformadores de subestaes. 32

Sensibilidade Os equipamentos de proteo, devero ser sensveis aos menores valores de curto-circuito fase-fase (dividido por 1,2) e fase-terra mnimo (dividido por 1,5), considerando os trechos manobrados. Caso os valores de curto-circuito calculados nos pontos de maior impedncia, no sensibilizem os equipamentos de retaguarda, devero ento ser recomendados alteraes nos valores de corrente mnima de disparo. Caso o valor de carga no permita a reduo destes ajustes, deve-se ento recomendar a instalao de chaves fusveis para proteo da reas da rede denominadas cegas. Caso no seja possvel a instalao de uma proteo principal, os trechos devero ser desligados. Em caso de manobras no sistema de 34,5kV, a sensibilidade dos religadores das barras de 13,8kV das subestaes 34,5/13,8kV devero ser verificadas. Coordenao Se o perodo de desligamento for menor que 2 (dois) dias, no ser necessrio verificar a coordenao entre os equipamentos envolvidos.

9. ELABORAO DE ESTUDO DE PROTEO

o estudo que considera para cada alimentador, os melhores ajustes para a proteo principal, isto , o religador, a definio dos elos fusveis que melhor se enquadram nessa configurao, quer essas protees operem em condies normais, quer operem em contingncia, utilizando-se para tanto de dados fornecidos por sistemas computacionais adotados pela empresa. Informaes bsicas Para a elaborao de um estudo de proteo so imprescindveis as seguintes informaes: Um diagrama eltrico contendo a localizao dos religadores, das chaves, etc..; O valor do curto-circuitos trifsico, fase-fase, fase-terra mximo e fase-terra mnimo no ponto de cada RA ou chave, bem como na extremidade de tais equipamentos. 33

Ferramentas de estudo Webgeo; Gisplan; Anafas; Programa da Coordenao da Proteo PCP.

WEBGEO um sistema computacional que nos permite ter uma viso geral do alimentador, notadamente das chaves (fusveis, carregamento, nmero de Clientes etc.), postos, estradas, bitola etc.

GISPLAN Trata-se de um sistema computacional que alm de permitir visualizarmos a configurao normal de um sistema eltrico, permite tambm simulaes, interligando um ou mais alimentadores, com suas implicaes sobre os nveis de tenso, carregamento, bem como fornece os valores de curtos-circuitos em cada chave e extremidade, proporcionando a quem estuda avaliar se as condies de operao so ideais e, no caso de contingncia, se ser possvel garantirmos a qualidade mnima definida pela Empresa; Esse sistema uma ferramenta de estudo de proteo para o 13,8 kV tendo em vista que ainda no permite calcular valores de curtos-circuitos no 34,5 kV. Modelo de diagrama fornecido por este sistema

34

Modelo de relatrio que o Gisplan disponibiliza

ANAFAS O ANAFAS um programa para soluo de faltas de diversos tipos e composies, em sistemas eltricos de grande porte. As suas principais caractersticas funcionais so:

Facilidade e flexibilidade na definio dos casos, permitindo a modelagem de faltas compostas (simultneas), aplicadas sobre barras e/ou pontos intermedirios de linhas de transmisso; modelagem de diversos tipos de defeito, incluindo curtos-circuitos, com ou sem impedncia; e de aberturas (interrupo) de circuito;

Grande capacidade, permitindo a soluo direta de curtos-circuitos em sistemas eltricos de grande porte, aliada a alta eficincia computacional, devido ao uso intensivo de tcnicas de esparsidade (matrizes e vetores esparsos), resultando em execuo rpida, independentemente do porte do sistema eltrico;

Permite modelagem fiel do sistema eltrico, com possibilidade de representao equipamentos do carregamento pr-falta das (tenso linhas), pr-falta, cargas, de shunt, capacitncia defasamento

transformadores, tap dos transformadores fora da posio nominal etc; execuo de estudos macro (conjunto de casos gerados automaticamente), especificados pelo usurio; Soluo orientada a ponto-de-falta ou a ponto-de-monitorao, onde o usurio define as grandezas a serem observadas; Outros servios auxiliares como: clculo de equivalentes de curto-circuito, estudo de superao de disjuntores, diversos tipos de relatrios de dados, comparao de configuraes e evoluo de nvel de curto-circuito. 35

Possibilidade de gerar arquivos de resultados; Possibilidade de processamento batch atravs de arquivo de comandos; Possibilidade de converso de arquivos de dados de fluxo de potncia; Uso interativo, com interface amigvel e configurvel pelo usurio, baseada em menus, com help contextual on-line e memorizao das preferncias; Baixos requisitos de hardware (16 MB RAM) e software.

O desenvolvimento do ANAFAS patrocinado pela ELETROBRAS e suas concessionrias, que contribuem decisivamente na gesto e execuo desse projeto.

Exemplo de um diagrama disponibilizado pelo Anafas

Exemplo de um dos relatrios fornecidos

36

PROGRAMA DA COORDENAO DA PROTEO - PCP O Programa de Coordenao da Proteo - PCP, um sistema computacional interligado ao cadastro da Empresa e que importa os clculos de impedncias e curtocircuitos elaborados no Gisplan. Permite tambm a incerso manual dos valores de curtoscircuitos, bem como o acrscimo de novos equipamentos, mesmo sendo de outras subestaes, com o propsito de facilitar comparaes. Esta ferramenta permite coordenar a proteo do transformador de potncia, do reator trifsico de aterramento, e do (s) religador (s) 13.8 ou 34.5 kV entre si bem como com os elos fusveis a jusante na RDA, desde que em uma configurao radial. Como mostra o anexo a seguir, o PCP permite que relacionemos inmeros equipamentos (RAs e elos fusveis), para verificarmos a coordenao entre eles. Para tanto basta escolhermos qual a proteo principal (montante MO) e qual ser a proteo secundria (jusante JU).

Neste outra campo o PCP permite escolher qual o tipo de curto-circuito

37

Como resultado o PCP sinaliza se haver ou no algum trecho descoordenado.

38

Das könnte Ihnen auch gefallen