Sie sind auf Seite 1von 13

Este arquivo faz referncia prova de Soldado do rgo Polcia Militar/MA, aplicada por FCC no ano 2006

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO Concurso Pblico para provimento de cargos de Soldado PM

____________________________________________________ Caderno de Prova, Cargo PM01 a PM19, Tipo 001 0000000000000000 00001001001

N de Inscrio MODELO

Conhecimentos Gerais

INSTRUES
Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMAresposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHADE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: - procurar, na FOLHADE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. C D E - marcar essa letra na FOLHADE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Voc ter 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. Devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

FUNDAO CARLOS CHAGAS Junho/2006

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo PM01 a PM19, Tipo 001


1. CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUS Ateno: As questes de nmeros 1 a 15 referem-se ao texto que segue. Matei vrias crianas quando era menino. A maioria com tiros de espoleta, brincadeiras de mocinho e bandido, comprovadamente inocentes. J naquele tempo, o modelo eram os filmes americanos que nos ensinaram uma infinidade de outras coisas de beijar e fumar a empunhar uma espada. Como eram outros tempos, com menor, bem menor, quase nenhuma tenso urbana e motivos de sobra para uma despreocupao em relao ao futuro, inclusive o profissional, s excepcionalmente as crianas e os adolescentes das dcadas de 40 e 50 se deixavam influenciar por tipos e atitudes mais condenveis veiculados pelo cinema. Mas at as brigas entre gangues juvenis, supostamente macaqueadas da tela, pareciam travessuras inconseqentes se comparadas aos confrontos, muito mais violentos e freqentes, entre os (E) transviados de hoje. Mudaram as crianas e os adolescentes ou mudou o cinema? Na verdade, mudou tudo. Em casa, na rua e nas telas (no plural, porque agora, alm do cinema, temos a televiso e os computadores). As famlias perderam a coeso e o poder de aglutinao de antigamente, as cidades esto cada vez mais selvagens e desagregadoras, a educao caiu a nveis subterrneos, as perspectivas de trabalho so quase nulas para determinadas faixas da populao, e, se a esse conluio de fatores negativos acrescentarmos o consumo de drogas, o quadro estar quase completo. Que ningum se iluda: o cinema, a televiso, a mdia e os videogames tm sua parcela de culpa na crescente brutalizao da juventude. Qual, exatamente, ningum sabe ainda. Sabe-se, porm, que ao atingir dezoito anos, um adolescente americano ter visto quarenta mil cenas de assassinatos nas telas de cinema e da TV. Leonard Eron, psiclogo da Universidade de Michigan, que h quatro dcadas investiga os efeitos da violncia dramatizada no cotidiano de crianas e adolescentes, acredita que a exposio permanente a imagens de truculncia a causa de 10% dos crimes cometidos na Amrica. "As crianas aprendem observando", diz Eron. "Se o que observam a violncia, isso que aprendero."
(Sergio Augusto, Bravo! no 21, junho/99, pp. 19-20)

13/06/06 - 13:15

Ao comparar os tempos de sua infncia com estes em que vivem os meninos e adolescentes de hoje, o autor do texto

(A)

faz ver que a criminalidade praticada por menores aumentou em decorrncia das brigas entre gangues juvenis.

(B)

mostra que sempre houve influncia do cinema sobre o comportamento dos menores, com a diferena de que nos filmes antigos no ocorriam cenas de violncia.

(C)) considera que a desagregao familiar, urbana, social e profissional, em parte motivada pelo que se v nas telas do cinema e da TV, multiplicou a brutalizao dos menores.

(D)

se diz convencido de que a inocncia de hoje a mesma de outros tempos, a no ser para os menores que se expem s imagens de truculncia das ruas.

conclui que a desagregao da famlia, motivada pela crescente taxa de desemprego, a causa fundamental do aumento das cenas de violncia nas telas de cinema e da TV.

_________________________________________________________

2.

Considere as seguintes afirmaes:

I. As crianas de hoje imitam com maior freqncia o


que h de mais condenvel nas telas do cinema do que as crianas de outras geraes.

II. Na infncia do autor, as tenses sociais eram bem


mais amenas razo pela qual a delinqncia juvenil era tambm muito menos intensa.

III. No foram as crianas e os adolescentes que


mudaram; mudou apenas, e para muito pior, a qualidade de vida da classe mdia.

Em relao ao texto, est correto o que se afirma APENAS em (A)

I. II. III.

(B) (C)

(D)) I e II. (E)

II e III.
GEMMA-Soldado-PM

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo PM01 a PM19, 13/06/06 Tipo - 001 13:15
3. A alternativa em que se traduz CORRETAMENTE o sentido de uma frase ou expresso do texto, considerado o contexto, : (A) conluio de fatores negativos = desmembramento de agentes malvolos perderam a coeso e o poder de aglutinao = dissiparam a constncia e a capacidade de reintegrao 6. As normas de concordncia esto inteiramente respeitadas na seguinte frase: (A) (B) Qual, exatamente, os ndices de culpa que tem as telas na brutalizao da juventude, ningum sabe ainda. A violncia das gangues juvenis assumiram hoje uma intensidade muito maior do que apresentava as de ontem. Ficaram mais difceis coibir as violncias, incentivadas em todas as telas. A perda da coeso e de aglutinao das famlias vm constituindo um fator de desintegrao social.

(B)

(C) (D)

(C)) supostamente macaqueadas da tela = imagina-se que imitadas dos filmes (D) (E) imagens de truculncia = vises desbaratadas a nveis subterrneos = a ndices dissimulados

(E)) Quaisquer que sejam os fatores responsveis, a violncia que entre os jovens se propagou j atingiu um nvel insuportvel.
_________________________________________________________

7.

_________________________________________________________

O verbo entre parnteses adotar OBRIGATORIAMENTE uma forma do PLURAL ao ser empregado na lacuna da seguinte frase: (A) (B) ...... (mudar) toda essa gente ou apenas eu? No se ...... (tratar) apenas de fatores ligados mdia; a violncia juvenil tem outras causas.

4.

Todas as palavras esto corretamente grafadas na frase: (A) O cinema americano contribue, como sempre contribuiu, para a dissiminao de imagens de violncia. Se os ingenuos tiros de espoleta no matavam ningum, nem por isso deixavam de dar vaso agressividade dos meninos. Ainda haver os que crm que as imagens da violncia no guardam nenhum vinculo com a violncia efetivamente praticada? Os pais deveriam ficar aprensivos com o fato de que os filhos no esto izentos de se identificar com os numerosssimos fascnoras dos filmes.

(C)) Entre os que ...... (investigar) os efeitos da violncia est o psiclogo Leonard Eron. (D) (E) ...... (contribuir) para a violncia juvenil essa escalada de cenas brbaras na TV. As influncias que ...... (exercer) a imagem da violncia sobre as crianas so um fato inquestionvel.

(B)

(C)

_________________________________________________________ 8.

Os tempos verbais esto corretamente articulados na frase: (A) O autor afirmou que teria matado vrias crianas quando ainda fosse menino.

(D)

(E)) Leonard Eron est convicto de que no se dissociam a violncia dramatizada nas telas e aquela que intrnseca barbrie do cotidiano moderno.
_________________________________________________________

(B)) Seria uma iluso se acreditssemos que as telas no tm qualquer influncia na brutalizao da infncia e da juventude. (C) Como a educao esteja caindo a nveis subterrneos, os responsveis por ela deveriam tomar providncias. No momento em que viesse a completar dezoito anos, um adolescente ter assistido a quarenta mil assassinatos. Ao investigar os efeitos da violncia representada nas telas, Leonard Eron tinha concludo que fossem a causa de 10% dos crimes cometidos.

5.

Quanto aos jovens de hoje, falta a estes jovens maior perspectiva profissional, sem a qual no h como motivar estes jovens para a vida que os espera. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: (A) faltam-lhes motivar-lhes.

(D)

(E)

_________________________________________________________

9.

Est correto o emprego da expresso sublinhada na frase: (A)) nociva a exposio s cenas de violncia a que esto sujeitas as crianas.

(B)

falta-lhes

motivar-lhes.

(B) (C) (D) (E)

Os fatos violentos de que se deparam as crianas multiplicam-se dia a dia. O autor refere-se a um tempo em cujo os ndices de violncia eram bem menores. As tenses urbanas que se refere o autor j esto banalizadas. As mudanas sociais de cujas o autor est tratando pioraram a qualidade de vida. 3

(C)

lhes falta

lhes motivar.

(D)) falta-lhes

motiv-los.

(E)

lhes faltam

os motivar.

GEMMA-Soldado-PM

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo PM01 a PM19, Tipo 001


10. Transpondo-se para a voz passiva a frase "H quatro dcadas investiga os efeitos da violncia", a forma verbal resultante ser (A) tem sido investigado. 13.

13/06/06 - 13:15

Est correta a seguinte reconstruo de uma expresso do texto: (A)) As crianas aprendem observando = A observao possibilita s crianas aprenderem. (B) Motivos de sobra para uma despreocupao em relao ao futuro = Motivos de sobra para menor preocupao do futuro. As famlias perderam a coeso = A coeso cuja as famlias perderam. Os filmes americanos que nos ensinaram uma infinidade de outras coisas = Uma infinidade de coisas em que aprendemos nos filmes americanos. A educao caiu a nveis subterrneos = So subterrneos os nveis dos quais a educao chegou.

(B)

vem investigando.

(C)

foram investigados. (C)

(D)) so investigados. (D) (E) 11. tinham sido investigados.


_________________________________________________________

O perodo cuja redao est inteiramente clara e correta : (A) preciso de que ningum venha a se iludir no sentido de que as cenas de violncia assistidas na TV ou no cinema no tem qualquer relao com a violncia real.

(E)

_________________________________________________________

14.

Est corretamente observada a necessidade, ou no, do sinal de crase no seguinte perodo: (A) Se todas as outras causas acrescentarmos o consumo de drogas, chegaremos uma completa composio do quadro.

(B)

No bastam que os psiclogos cheguem a concluses satisfatrias; o que urge que se tome providncias concretas, portanto.

(C)

Segundo a tese de que as imagens de truculncia na TV tm tal efeito sobre as crianas, elas passam a aprender com elas exatamente o que observam.

(B)) Alguns se prendem iluso de que assistir s cenas de violncia representadas nas telas no traz prejuzo a ningum. (C) No fosse falta de oportunidades profissionais, os jovens de hoje teriam maiores aspiraes em relao vida futura. Aquilo que as crianas aprendem observar aprendem, tambm, imitar. Ao se dedicar pesquisas sobre a violncia infantojuvenil, o psiclogo chegou aquela concluso que, para muitos, era bvia: a TV deseduca maioria das crianas.

(D)

impressionante como, ao se atingir dezoito anos, um jovem contemporneo tem contato com um nmero de estarrecer de cenas de violncia assistida nas telas.

(D)

(E)) Antigamente, os olhos dos meninos tinham apenas as telas do cinema para se fixarem; hoje, contam tambm com as da TV e as dos computadores. 12. O perodo inteiramente correto quanto pontuao : (A) Num primeiro momento o autor se pergunta quem teria mudado, se as crianas ou, o cinema, em seguida, chega concluso de que tudo mudou.

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

15.

Est correto o emprego de AMBAS as formas verbais sublinhadas na frase: (A)) Uma srie de fatores concorre para a delinqncia dos menores: acham-se, entre eles, a desagregao da famlia e a diminuio das oportunidades. (B) Se no cabem ao cinema, televiso e mdia a culpa pelo aumento da violncia infanto-juvenil, quem sero os culpados? fato: 10% dos crimes cometidos na Amrica devese, diretamente, exposio s violncias a que se submetem a maioria da populao infantil. Se mais preocupaes houvesse com as causas da brutalizao da juventude, por certo se chegariam a muitas propostas de soluo. Como j se aproxima do ndice zero as perspectivas de trabalho para os jovens, preocupa cada vez mais o quadro das tenses sociais. GEMMA-Soldado-PM

(B)) Num primeiro momento, o autor se pergunta quem teria mudado, se as crianas ou o cinema; em seguida, chega concluso de que tudo mudou.

(C)

Num primeiro momento, o autor, se pergunta: quem teria mudado: se as crianas, ou o cinema; em seguida, chega concluso de que tudo mudou.

(C)

(D)

Num primeiro momento o autor se pergunta, quem teria mudado: se as crianas ou o cinema? em seguida chega concluso, de que tudo mudou.

(D)

(E)

Num primeiro momento, o autor se pergunta, quem teria mudado; se as crianas ou o cinema, em seguida, chega concluso de que tudo mudou.

(E)

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo PM01 a PM19, 13/06/06 Tipo - 001 13:15
Ateno: As questes de nmeros 16 a 20 referem-se ao texto que segue. 17. Ao comparar o carnaval de hoje com o da dcada de 30, o autor (A) O Carnaval, logo aps 1930, como eu o via, conservava ainda dois elementos primaciais, que o configuravam como fenmeno social nico. Primeiro, um resqucio de brincadeira infantil, de alegria ldica, de expanso fsica. Em segundo lugar, o carter de quebra autorizada, vlida somente de um determinado domingo a uma determinada tera-feira, da compostura moral e fsica exigida pela sociedade nos outros dias. (E) No Carnaval, a sociedade fechava, benignamente, um dos olhos, no tanto ao sexo, que continuava reprimido, s um pouco menos, quanto ao formalismo que predominava nas relaes humanas. Nesse sentido, o Carnaval acabou, do momento em que substituiu a festa em que todos participavam pelo espetculo em que alguns atuam e outros assistem. Que hoje a sua principal manifestao seno o desfile de milhares de pessoas, exibindo plumas, para satisfazer milhes de olheiros televisivos? A festa informal virou festa coletiva organizada. Restam, sem dvida, a msica, a coreografia, o prazer dos olhos e dos ouvidos, numa rplica gigantesca e popular s representaes teatrais eruditas. Mas tudo previsto, ensaiado, com comisso julgadora que atribui notas, aprovando ou reprovando, premiando ou rebaixando os concorrentes, devidamente inscritos e classificados em categorias. A expresso "escola de samba", ao nascer, era uma simples metfora. Hoje, no que respeita disciplina, passou a ser uma realidade.
(Adaptado de Dcio de Almeida Prado. Seres, coisas, lugares.)

constata que a festa expansiva acabou se tornando um entretenimento indiferente para milhes de pessoas. lamenta que o carnaval moderno no guarde as caractersticas das eruditas representaes teatrais.

(B)

(C)) mostra que os desfiles antigos, improvisados, evoluram para uma forma mais profissional. (D) demonstra como a sociedade antiga era mais tolerante que a de hoje quanto s normas morais de conduta. faz ver que a disciplina das atuais escolas de samba vem intensificando a rigidez das antigas.

_________________________________________________________

18.

Est correta a forma verbal sublinhada na frase: (A) (B) (C) (D) Ser que os milhes de olheiros satisfaro-se com um espetculo televisivo? Se reavssemos a alegria dos carnavais antigos, no ligaramos a TV por vrios dias. Hoje ser preciso que se premem as escolas de samba para que elas mostrem entusiasmo. Nos ensaios, prevm-se os mnimos movimentos das coreografias.

(E)) Nos ltimos carnavais, o sexo no foi reprimido como j o reprimira a sociedade dos anos 30.
_________________________________________________________

19.

O formalismo que antigamente predominava nas relaes humanas era bastante atenuado durante o Carnaval. O perodo acima est corretamente reconstrudo em: (A) Durante o Carnaval, atenuava-se bastante o formalismo nas relaes humanas onde, por conseguinte, predominara.

(B)) Embora antigamente predominasse o formalismo nas relaes humanas, ele era bastante atenuado durante o Carnaval. (C) Desde que o formalismo predominasse nas relaes humanas, era ele bastante atenuado durante o Carnaval. Antigamente, durante o Carnaval, o formalismo era bastante atenuado, pois predominava nas relaes humanas. O formalismo era bastante atenuado durante o Carnaval, inclusive predominava nas relaes humanas.

16.

A alternativa em que se traduz INCORRETAMENTE o sentido de uma expresso do primeiro pargrafo do texto, considerando o contexto, : (A) dois elementos primaciais = dois componentes fundamentais era uma simples metfora = no era mais do que uma expresso figurada quebra autorizada (...) da compostura = violao aceita da boa conduta

(D)

(E)

_________________________________________________________

20. (B)

Esta regio to bonita que no se compreende ...... ainda no ...... as graas naturais. Preenchem corretamente as lacunas do perodo acima, pela ordem: (A)) por que (B) (C) (D) (E) porque por que porque por qu - lhe exploraram - lhe exploraram - a exploraram - a exploraram exploraram-na 5

(C)

(D)) um resqucio de brincadeira infantil = um arremedo bisonho e pueril (E) no que respeita disciplina = quanto ao aspecto disciplinar

GEMMA-Soldado-PM

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo PM01 a PM19, Tipo 001


25.
MATEMTICA 21. Um patrulheiro florestal visita o manancial A a cada 20 dias, o manancial B a cada 35 dias e o manancial C a cada 40 dias. Hoje ele visitou os trs. Ele visitar os trs, novamente, no mesmo dia, daqui a (A) (B) (C) (D) 2 meses. 3 meses e 5 dias. 4 meses. 5 meses e 5 dias.

13/06/06 - 13:15

Foi prevista a execuo da reforma de um quartel em um tempo t, empregando certo nmero de funcionrios que trabalhariam 8 horas dirias. A escassez de verbas obriga a executar a reforma com a metade dos funcionrios previstos, trabalhando 6 horas por dia. Nessas condies, espera-se que o tempo de execuo da reforma seja (A) (B) 2t 3 t 2 8 t 3 t t 2

(C)) (D) (E)

(E)) 9 meses e 10 dias.


_________________________________________________________

22.

Certa semana, uma equipe foi incumbida de fazer determinada tarefa. Na segunda-feira, foi executada a tera parte da tarefa e, a cada dia subseqente, a metade da realizada no dia anterior. Nessas condies, correto afirmar que, ao final da sexta-feira, (A) (B)) (C) (D) (E) foi concluda a tarefa. 17 da tarefa havia deixado de ser executada. 48 19 da tarefa havia deixado de ser executada. 48 2 da tarefa havia sido executada. 3 37 da tarefa havia sido executada. 48
y 24 18 6 = e = . x 12 4,8 0,8

_________________________________________________________

26.

Em dezembro de 2005, a anlise de uma amostra da gua de um reservatrio acusou um aumento de 18% de impurezas, em relao ao ms anterior. Em janeiro de 2006, analisada outra amostra do mesmo reservatrio, observou-se que houve uma reduo de 5% de impurezas em relao s detectadas em dezembro. Relativamente ao ms de novembro, correto afirmar que, em janeiro, as impurezas aumentaram em (A) (B) 13% 12,5%

(C)) 12,1% (D) (E) 27. 12% 11,8%

_________________________________________________________

23.

Sejam x e y nmeros tais que A razo

_________________________________________________________

x igual a y

(A)) (B) (C) (D) (E)

4 9 3 10 2 9 1 5 1 3

De um capital de R$ 10 000,00 vo ser aplicados, a juro 2 2 taxa de 2% ao ms e outros taxa de simples, 5 5 1,5% ao ms. Para se obter o rendimento total de R$ 176,00 por ms, o restante do capital deve ser aplicado taxa mensal de (A) 1,75%

(B)) 1,8% (C) (D) (E) 28. 1,9% 2% 2,25%

_________________________________________________________ _________________________________________________________

24.

Trs soldados compraram um presente de aniversrio para um colega. Para tal, contriburam com quantias inversamente proporcionais aos seus respectivos tempos de servio na corporao: 2 anos, 5 anos e 8 anos. Se o presente custou R$ 66,00, um deles desembolsou (A) (B) (C) R$ 38,00 R$ 24,00 R$ 18,00

Dispe-se de um lote de veculos oficiais que devem ser enviados a alguns quartis. Sabe-se que, se cada quartel receber 4 veculos, sobraro 11 deles no lote; entretanto, se cada um receber 5 veculos, restaro apenas 3. O nmero de veculos desse lote (A) (B) (C) (D) 52 50 47 45

(D)) R$ 10,00 (E)


6

R$ 9,60

(E)) 43
GEMMA-Soldado-PM

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo PM01 a PM19, 13/06/06 Tipo - 001 13:15
29. A jornada diria de trabalho de um soldado de 8 horas. 13 Se ele iniciar sua jornada quando forem decorridos do 36 dia e interromp-la durante 1 hora e 35 minutos para almoar, sua jornada nesse dia se encerrar s (A) (B) (C) 17 horas e 25 minutos. 17 horas e 35 minutos. 17 horas e 45 minutos. 33. Na ilustrao abaixo, a figura em forma de L recobre 4 quadradinhos iguais. Se cada lado dessa figura fosse triplicado, quantos desses quadradinhos seriam recobertos pela figura ampliada?

(D)) 18 horas e 15 minutos. (E) 30. 18 horas e 25 minutos.

_________________________________________________________

Em uma campanha contra drogas, um soldado deve orientar as famlias das crianas de um bairro. Se ele j 2 do nmero de famlias e ainda restam 80, o orientou 3 nmero total de famlias desse bairro (A)) 240 (B) (C) (D) (E) 220 210 180 150 (A) (B) (C) (D) 6 12 18 24

(E)) 36
_________________________________________________________

34.

_________________________________________________________

Uma escola de msica oferece apenas os cursos de Teclado, Violo e Canto e tem 345 alunos. Sabe-se que nenhum aluno estuda apenas Canto;

RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO 31. Uma pessoa, brincando com uma calculadora, digitou o nmero 525. A seguir, foi subtraindo 6, sucessivamente, s parando quando obteve um nmero negativo. Quantas vezes ela apertou a tecla correspondente ao 6? (A) (B) 93 92

nenhum aluno estuda Teclado e Violo; 225 alunos estudam Teclado; 90 alunos estudam Teclado e Canto; 50 alunos estudam apenas Violo.

Quantos alunos estudam Canto e Violo? (A)) (B) (C) (D) (E) 35. 70 120 140 150 160

(C)) 88 (D) (E) 87 54 1 do leite e 4

_________________________________________________________

32.

De um copo cheio de leite puro toma-se

_________________________________________________________

completa-se a capacidade do copo com gua. Em seguida, toma-se 1 da mistura obtida e completa-se a 4

capacidade do copo com gua. No final dessas operaes ficam no copo (A) (B)) (C) (D) (E) 10 partes de leite e 6 de gua. 9 partes de leite e 7 de gua. 8 partes de leite e 8 de gua. 7 partes de leite e 5 de gua. 5 partes de leite e 7 de gua.

Cinco camisetas de cores diferentes foram dispostas em uma pilha. A verde est abaixo da amarela e acima da azul. A vermelha est acima da marrom e esta fica abaixo da verde. A amarela e a verde se encostam, assim como esta e a marrom. Qual a cor da camiseta do topo da pilha? (A) (B) (C) Azul. Amarela. Verde.

(D)) Vermelha. (E) Marrom. 7

GEMMA-Soldado-PM

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo PM01 a PM19, Tipo 001


36. Observe o esquema abaixo: 39.

13/06/06 - 13:15

Seis palitos de picol so colocados sobre uma mesa em trs filas, como a figura mostra:

Um sentinela em viglia vai de A para B, caminhando sobre as linhas desenhadas e sempre descendo, no sentido de A para B. Quantos caminhos distintos poder percorrer? (A)) (B) (C) (D) (E) 37. 6 8 12 15 18

Enfrentam-se dois jogadores, X e Y. Cada um pode, na sua vez, retirar quantos palitos quiser, desde que todos pertenam mesma fila. Quem for obrigado a retirar o ltimo palito perde. Suponha que o jogador X comece retirando os 3 palitos da fila inferior. Nessa situao, Y certamente vencer se retirar

_________________________________________________________

(A)

o palito da fila superior.

Um refeitrio dispe de 102 lugares, alguns em mesas de 2 lugares e outros em mesas de 4 lugares. Se o nmero de mesas de 2 lugares um mltiplo de 7, ento o nmero total de mesas pode ser mltiplo de (A) (B) (C) 17 15 14

(B)

o palito da direita da fila mdia.

(C)) os dois palitos da fila mdia.

(D)

qualquer um dos palitos.

(D)) 10

(E)

todos os palitos.

_________________________________________________________ (E) 8 _________________________________________________________

40.

38.

Observe a seguinte seqncia de figuras formadas por tringulos:

figura 1 figura 2 figura 3

Cada um dos trs participantes de um torneio de xadrez deu uma informao sobre o que ocorreu no evento. Joo o disse que Carlos foi o 3 colocado; Alberto disse que Joo o a foi o 2 colocado e Carlos atribuiu a si mesmo a 2 colocao. Sabendo que s o primeiro colocado disse a verdade, deve-se concluir que

(A)

Alberto foi o 1 colocado.

Continuando a seqncia de maneira a manter o mesmo padro, correto concluir que o nmero de tringulos da figura 100 (A) 403

(B)

Joo foi o 2 colocado.

(C)

Alberto foi o 3 colocado.

(B)) 401 (C) (D) (E) 8 397 395 391 (E)) Joo foi o 1 colocado. GEMMA-Soldado-PM
o

(D)

Carlos foi o 2 colocado.

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo PM01 a PM19, 13/06/06 Tipo - 001 13:15
HISTRIA DO BRASIL 41. Primeira pgina de um jornal do Rio de Janeiro, de 27 de novembro de 1910. 43. Os latifundirios e grandes capitalistas submetem-se aos imperialistas norte-americanos porque, como estes, esto interessados na explorao e na escravizao do povo brasileiro e desejam uma nova guerra mundial, com a esperana de obter grandes lucros pela venda de matriasprimas e gneros alimentcios por preos exorbitantes. Considerando as ideologias e a poltica partidria que tiveram destaque na dcada de 1950, correto afirmar que o texto fazia parte do programa (A) (B)) (C) (D) (E)
Jornal do Rio de Janeiro, de 27 de novembro de 1910, dando notcias sobre a Revolta da Chibata.

da Ao Integralista Brasileira. do Partido Comunista do Brasil. do Partido Trabalhista Nacional. da Unio Democrtica Nacional. do Partido Republicano Progressista.

_________________________________________________________

44.

Durante a Primeira Repblica (1889-1930), vrios setores da sociedade brasileira se mobilizaram contra as arbitrariedades cometidas pelas classes dominantes e pelo poder pblico. Nesse contexto, a Revolta mencionada no jornal foi um movimento de marinheiros contra (A)) os castigos corporais praticados na Armada, o excesso de trabalho e a m alimentao. (B) (C) (D) (E) a forma como as Foras Armadas convocavam os soldados para a Primeira Guerra Mundial. a oligarquia cafeeira que governava o pas sem a legitimao da populao brasileira. a lei que proibia a sindicalizao de trabalhadores de setores considerados estratgicos.

O governo de Joo Goulart define, desde os primeiros meses, seu perfil poltico e social atravs da campanha pelas reformas de base que mobiliza todo o pas em movimentos de massa, exigindo do Congresso as medidas constitucionais e legais necessrias para a renovao de nossas instituies.
(Darcy Ribeiro (1963) Aos trancos e barrancos. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1985.)

As reformas mencionadas no texto contrariaram interesses de determinados grupos que se aliaram para derrubar o governo constitucional de Goulart. Identifique, dentre as alternativas apresentadas, a que est em desacordo com as reformas de base. (A) (B) Uma reforma agrria visando garantir a democratizao do acesso a terra aos lavradores. Uma reforma tributria visando corrigir a desigualdade da distribuio de encargos entre capital e trabalho. Uma reforma administrativa que acabasse com a burocracia e a corrupo no servio pblico. Uma reforma eleitoral que proporcionasse o direito de voto a todos os brasileiros adultos inclusive os analfabetos.

a obrigatoriedade do uso do uniforme quando se encontravam fora do expediente de trabalho. _________________________________________________________ 42. Considere a foto de uma manifestao, em maro de 1945.

(C) (D)

(E)) Uma reforma bancria visando facilitar as remessas de lucros das multinacionais para o exterior.
_________________________________________________________

45.

A partir do final da dcada de 1970, o regime militar comeava a apresentar sinais de desgaste em razo das presses da sociedade brasileira. Contriburam para esse desgaste (A) a queda progressiva dos ndices de inflao e as vitrias sucessivas da ARENA nas eleies parlamentares. a aprovao da Lei da Anistia Ampla, Geral e Irrestrita e a queda dos preos dos gneros de primeira necessidade. a crise do petrleo e os elevados ndices de popularidade dos partidos polticos que davam sustentao ao governo.

A foto mostra um dos momentos de mobilizao poltica da chamada Era Vargas. Considerando o cenrio poltico em que a foto foi tirada, correto afirmar que os manifestantes (A) davam apoio ao movimento constitucionalista que exigia de Getlio Vargas a elaborao de uma Constituio para o pas. denunciavam a campanha do petrleo nosso porque discordavam da estatizao das reservas de petrleo proposta por Getlio Vargas.

(B)

(B)

(C)

(C)) faziam um protesto contra o regime ditatorial de Getlio Vargas que contribuiu para o fim do Estado Novo. (D) protestavam contra o atentado a um dos lderes de direita, fato que desencadeou a crise poltica e o suicdio de Getlio Vargas. eram nacionalistas do Partido Trabalhista Brasileiro que fez oposio sistemtica aos governos de Getlio Vargas.

(D)) as vitrias sucessivas do Movimento Democrtico Brasileiro nas eleies e o crescimento do movimento sindical no ABC paulista. (E) as privatizaes realizadas pelo governo e as manifestaes populares contra os efeitos do Plano Cruzado. 9

(E)

GEMMA-Soldado-PM

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo PM01 a PM19, Tipo 001


49. HISTRIA DO MARANHO 46. No incio do sculo XVII, os franceses tentaram organizar uma colnia no Brasil. Para isso, fundaram a chamada de Frana Equinocial, no Maranho. Identifique os fatos histricos associados a essa colonizao.

13/06/06 - 13:15

A Balaiada foi uma revolta que ocorreu na provncia do Maranho, no perodo regencial (1831-1840). Ela estava inserida no contexto histrico de grande efervescncia poltica nas provncias do Brasil. Identifique as afirmaes que estejam associadas corretamente ao contexto socioeconmico e poltico na qual emergiu essa revolta.

I. Como outras revoltas do perodo, a Balaiada I. Contrariando as determinaes do rei francs,


Daniel de La Touche autorizou a difuso da religio dos protestantes entre os indgenas no Maranho. limitou-se a uma disputa poltica entre membros das elites locais, de um lado os conservadores e do outro os liberais.

II. Com o objetivo de fixar a colonizao no Brasil, os


franceses construram o forte que denominaram de So Lus, em homenagem ao rei francs.

II.

As divergncias polticas entre lderes e falta de unidade entre os rebeldes acarretaram o declnio do movimento, facilitando sua derrota pelas tropas do governo.

III. Um dos ordenamentos institudos na Frana Equinocial era a converso da populao ao cristianismo, segundo determinao do rei da Frana.

III. Os lderes populares da revolta eram liberais e


tinham como objetivos principais a proclamao de uma Repblica democrtica e a distribuio igualitria da terra.

IV. Os franceses fundaram a Frana Equinocial para


garantir a posse das terras do Maranho, conforme determinava as normas do Tratado de Tordesilhas. correto o que se apresenta APENAS em (A) (B)

IV. A revolta aglutinou imensa massa de excludos, que


acabou atemorizando os grandes proprietrios e mobilizando as autoridades regenciais contra os insurrectos. Est correto o que se afirma APENAS em

I e II. I e III.
(A)

I e II. I e III. II e III.

(C)) II e III. (D) (E) 47.

(B) (C)

II e IV. III e IV.

(D)) II e IV. (E)

_________________________________________________________

III e IV.

Em 1684, eclodiu uma revolta de proprietrios de terra no Maranho, conhecida por Revolta de Bequimo. Os revoltosos posicionaram-se (A)) contra o monoplio da companhia de comrcio e contra os jesutas. (B) contra a escravido dos africanos e dos indgenas maranhenses. a favor da catequizao dos indgenas realizada pelos jesutas. a favor do monoplio real sobre a explorao dos produtos da regio. contra a expulso dos jesutas determinada pela coroa portuguesa.

_________________________________________________________

50.

Os chamados republicanos de 16 de novembro acabaram roubando a cena poltica dos republicanos histricos na maior parte dos estados brasileiros. O festival adesionista foi tamanho que deixou incomodado um conjunto de republicanos idealistas. O editorial de 18 de novembro de 1891 do jornal Pacotilha, ao fazer a avaliao dos dois primeiros anos de Repblica afirma que to logo fora nomeada a Junta Governativa, em 18 de novembro de 1889, tornou-se difcil encontrar monarquistas no

(C)

(D)

(E)

Maranho.
(Luis Alberto Ferreira. In: www.outrostempos.uema.br)

_________________________________________________________

48.

A Batalha do Jenipapo foi um movimento (A) contra as foras nacionalistas que lutavam pela independncia poltica do Brasil.

A anlise do texto permite afirmar que (A) no havia polticos monarquistas na provncia do Maranho antes do novo regime. os republicanos de 16 de novembro proclamaram a Repblica no Maranho. os maranhenses republicanos demitiram os monarquistas dos cargos polticos. os republicanos maranhenses condenaram os monarquistas ao exlio poltico.

(B)) decisivo para a consolidar a independncia e a configurao geogrfica do Brasil. (C) organizado pelos portugueses para resistir ao processo de independncia do Brasil. idealizado pela burguesia, que defendia o pacto colonial entre Portugal e Brasil. promovido pelos estados do Nordeste que pretendiam se separar do Brasil.

(B)

(C)

(D)

(D)

(E) 10

(E)) os monarquistas maranhenses no tiveram receio em aderir ao novo regime. GEMMA-Soldado-PM

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo PM01 a PM19, 13/06/06 Tipo - 001 13:15
GEOGRAFIA DO BRASIL 51. Considere o grfico e as afirmaes a seguir.
100 80 % 60 40 20 0 1950 2000 Velhos Adultos Jovens

54.

Desde seu incio efetivo, na dcada de 1950, o processo de industrializao brasileiro tem passado por vrias transformaes. Uma das mais recentes (A) a elevada robotizao nas linhas de montagem, considerada como uma das maiores do mundo ocidental. a forte participao do Estado na construo e manuteno dos principais parques industriais do Pas. a desativao das indstrias de bens de produo, pois grande parte delas era considerada obsoleta. o crescente aumento de sua participao no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, atualmente por volta de 70%.

(B) (C) (D)

(IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica)

I. Nos ltimos 50 anos houve uma sensvel queda na


taxa de natalidade da populao.

II. As migraes internas da populao tm forte


influncia sobre a proporo de adultos.

(E)) a relativa desconcentrao, pois vrias indstrias tm sado do eixo So Paulo/Rio para se instalar em outras regies brasileiras.
_________________________________________________________

III. A expectativa de vida da populao tem aumentado


nessas ltimas dcadas. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C)) (D) (E)

55.

Observe a figura que mostra uma queimada na Amaznia.

_________________________________________________________

I. I e II. I e III. II. II e III.

52.

Considere os seguintes versos: Vou-me embora pra cidade Nem sou amigo do rei Quem sabe encontro um trabalho Pois terras, no mais verei.
(citado em Dora Martins & Sonia Vanalli. Migrantes. So Paulo: Contexto, 1994. p. 23)

Da leitura atenta dos versos pode-se destacar dois problemas socioeconmicos encontrados em todo o Brasil. So eles: (A) (B) (C) os problemas do Serto e o desemprego nas cidades. as diferenas entre as classes sociais e o aumento do trabalho informal. o crescimento urbano e a modernizao da pecuria.

(Revista Galileu, junho de 2001, ano 10, n 119, p. 2)

A alternativa que indica uma das conseqncias da situao apresentada na figura (A) (B)) (C) (D) (E) a diminuio da temperatura do ar. o aumento da eroso do solo. o aumento da quantidade anual de chuvas. o declnio da amplitude trmica diurna. o aparecimento das ilhas de calor. GEOGRAFIA DO MARANHO 56. So Lus, capital do Maranho, foi elevada pelo IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica condio de metrpole emergente. Uma das condies necessrias para essa classificao (A)) ter uma densidade demogrfica igual ou superior a 60 hab./km2. (B) (C) (D) (E) possuir mais de 50% da populao ativa empregada na indstria. polarizar uma regio com extenso superior a 500 mil km2. apresentar uma conurbao com pelo menos 10 municpios. contar com mais de 200 anos de fundao. 11

(D)) o xodo rural e a concentrao de terras.


_________________________________________________________

(E)

a violncia no campo e o inchao urbano.

53.

Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, em 1960, apenas duas cidades brasileiras apresentavam populao superior a 1 milho de habitantes enquanto que em 2000 eram 12 cidades. Sobre essas cidades milionrias correto afirmar que (A)) o rpido crescimento provocou uma srie de problemas sociais e ambientais, at a presente data, difceis de solucionar. (B) (C) esto concentradas nas regies Sudeste e CentroOeste e formam regies metropolitanas. seu crescimento, nessas duas ltimas dcadas, foi promovido por polticas pblicas de planejamento urbano. tiveram pequena influncia na transformao do espao nacional, pois tm poucas relaes entre si. esto distribudas eqitativamente por todas as regies brasileiras, sendo que o Sudeste abriga 3 dessas cidades.

_________________________________________________________

(D) (E)

GEMMA-Soldado-PM

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo PM01 a PM19, Tipo 001


57. A posio da cidade de So Lus a aproximadamente 2 de latitude Sul e na faixa litornea, garante a presena de um clima caracterstico. A alternativa que identifica a distribuio anual de temperaturas e chuvas da capital maranhense, :
mm
425 400 375 350 325 300 275 250 225 200 175 150 125 100 75 50 25 0

13/06/06 - 13:15

59.

Considere o grfico a seguir.

Maranho: Composio do Produto Interno Bruto (2000)

cO
31 30 29 28 27 26 25 24 23 22 21 20 19 18 17 16

mm
425 400 375 350 325 300 275 250 225 200 175 150 125 100 75 50 25 0

31 30 29 28 27 26 25 24 23 22 21 20 19 18 17 16

cO

I II III

(IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica)

JFMA MJJA SOND

14

JF MA MJJA SO ND

14

Identifica corretamente um dos setores do grfico: (A) I - indstria. (B)) I - servios. (C) II - agropecuria. (D) II - servios. (E) III - indstria.
_________________________________________________________

(A)
mm
425 400 375 350 325 300 275 250 225 200 175 150 125 100 75 50 25 0

(B)
cO

31 30 29 28 27 26 25 24 23 22 21 20 19 18 17 16

60.

Considere o mapa com a vegetao natural do estado do Maranho.

JFM A MJJA SO ND

14

(C)
mm
425 400 375 350 325 300 275 250 225 200 175 150 125 100 75 50 25 0

31 30 29 28 27 26 25 24 23 22 21 20 19 18 17 16

cO

mm
425 400 375 350 325 300 275 250 225 200 175 150 125 100 75 50 25 0

31 30 29 28 27 26 25 24 23 22 21 20 19 18 17 16

cO

JFMA MJJA SOND

14

JFMA MJJA SO ND

14

(D))

(E)

_________________________________________________________

58.

A extensa faixa litornea maranhense garante uma srie de vantagens ao estado. Considere as atividades a seguir:

I. Importante produo salineira, a maior do Nordeste. II. Grande produo de frutos do mar (camaro, caranguejo e sururu).
0 km 100

III. Intensa movimentao dos portos destinados exportao de alumnio e ferro, dentre outros produtos.

IV. Grande explorao de tanino e madeiras aromticas das reas de mangues. Dentre as atividades desenvolvidas no litoral, est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C)) (D) (E) 12

(www. ma.gov.br/estado/geografia/imagens acessado em 28/05/06)

A maior parte dos rios do estado que desembocam no Golfo Maranhense, como Pindar, Graja e Mearim nascem em reas recobertas por (A) (B) (C) (D) (E)) floresta equatorial. mata de transio. mata tropical. campos. cerrados. GEMMA-Soldado-PM

I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.

www.pciconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen