Sie sind auf Seite 1von 6

ALFABETIZAO E LETRAMENTO : RECONSTRUINDO CONCEITOS

[...]Certa noite, pouco depois da guerra, o capito descobriu, por acaso, um livro proibido.Chegou perto, leu um verso[...]O capito Castaon, heri do exrcito vencedor, passou a noite toda em claro, lendo e relendo Csar Vallejo, poeta dos vencidos. E ao amanhecer daquela noite, renunciou ao exrcito e se negou a receber qualquer peseta do governo de Franco. Depois, foi preso; e partiu para o exlio. (Eduardo Galeano- O livro dos Abraos)

No novidade que o nmero de educandos que chegam ao segundo ciclo do Ensino Fundamental no-alfabetizados, em fase inicial de alfabetizao ou com srias dificuldades de leitura e escrita seja cada vez maior. A passagem de um ciclo para o outro um perodo crtico para eles, pois a matriz curricular muda, o nmero de professores aumenta e todas as disciplinas a serem estudadas pressupem uma proficincia de leitura no alcanada, o que pode impedir um bom desempenho nas aulas ou at mesmo releg-los condio de meros espectadores. As propostas de interveno para o trabalho com os alunos com desempenho insatisfatrio costumam partir das investigaes de Emlia Ferreiro e Ana Teberosky (1985). Embora a perspectiva psicogentica tenha sido importantssima na mudana paradigmtica que se deu, a partir dos anos de 19801, atualmente vivenciamos os reflexos dos equvocos que o cognitivismo acabou por conduzir, a comear pela nfase natureza psicolgica da alfabetizao, em detrimento de seu aspecto lingustico (fontico/fonolgico), bem como a leitura de incompatibilidade entre a teoria psicogentica e mtodos de alfabetizao. Acerca disso, Soares (2004) observa que antes, tnhamos um mtodo, e nenhuma teoria;com a mudana de concepo sobre o processo de aprendizagem da lngua escrita, passou-se a ter uma teoria, e nenhum mtodo . Na compreenso de que ler e escrever mais que decodificar, e na tentativa de construir uma prtica docente que desse conta das demandas sociais do uso da leitura e da escrita, enfatizar o conceito de letramento foi um movimento que parecia necessrio a uma formao lingustica que ultrapassasse os muros da escola. ngela Kleiman, ao traar a histria do termo, j salientava que
1

Acerca disso, ver texto Letramento e Alfabetizao na edio n1 de nossa revista.

O conceito de letramento comeou a ser usado nos meios acadmicos numa tentativa de separar os estudos sobre o impacto social da escrita dos estudos sobre alfabetizao, cujas conotaes escolares destacam as competncias individuais no uso e na prtica da escrita(KLEIMAN,1995).

Entendendo que o processo de ensino-aprendizagem se d numa relao dialgica entre sujeitos socialmente constitudos, as habilidades lingsticas devem ser tratadas como coletivas, pois a constituio das pessoas como usurias da lngua dependem de fatores histricos, sociais, culturais, que as influenciam inclusive cognitivamente.

Entretanto, restringir o entendimento do conceito de alfabetizao mera decodificao desmerece autores que j defendiam uma viso mais ampla do processo de aprendizagem da leitura e escrita, como Paulo Freire ( j citado por Magda Soares como precursor do conceito de letramento) e at mesmo mesmo Emlia Ferreiro, que apesar da to criticada base terica cognitivista, j defendia a amplitude do termo alfabetizao, associando-o a questes scio-culturais.

Segundo Soares (2001), a acepo dada palavra letramento se afasta do significado constante do dicionrio (no caso, o Caldas Aulete), que a relaciona com erudio. A autora informa que letramento verso portuguesa da palavra inglesa literacy, que denota o estado ou condio que assume aquele que aprende a ler e escrever, e que demonstra implicitamente que a escrita traz conseqncias sociais, culturais, polticas, econmicas, cognitivas, lingsticas, quer para o grupo social em que seja introduzida, quer para o indivduo que aprenda a us-la.

Atualmente, quando se discute o mau desempenho de nossos alunos, a questo central a dificuldade que eles tm com a leitura e escrita; no toa, os manuais pedaggicos do Governo propem-se a atacar o problema valendo-se de autores que defendem o letramento como forma de incluso social, que possibilitaria permitir aos educandos transcender o mero domnio do sistema de escrita e se inserir em prticas lingusticas mais complexas.

Associar letramento incluso social revela a ideologia burguesa que permeia a a formao lingustica defendida pelo governo em sua poltica educacional. Sob o vu aparentemente democrtico do velho, e ainda to repetido discurso da formao do cidado crtico, esconde-se a posio daqueles que no admitem a necessidade de subverso dos valores neoliberais e construo de um novo modelo de sociedade que sirva aos trabalhadores e seus filhos.

Numa viso classista de alfabetizao/letramento, o sujeito letrado apropria-se da lngua, num movimento de tomada de poder de quem participa ativamente, no simplesmente se insere, nos eventos de letramento, que, por sua vez, so sempre situados, ou seja, variam de acordo com os contextos.

Assim, de acordo com o modelo ideolgico de letramento que defendemos, essa apropriao o indivduo no realiza sozinho, ela construda coletivamente no grupo do qual faz parte.

Da mesma forma, o fracasso no desempenho das prticas de leitura e escrita no responsabilidade do indivduo isoladamente, haja vista que
o letramento sempre incorpora a voz letrada de algum, ou melhor, a voz letrada de algum agente social. Nessa concepo, um tipo particular de letramento, socialmente determinado, pode no coincidir com uma definio particular, socialmente determinada, desse conceito. (Mey, 1998).

Na promoo do letramento, a escola, como sua principal agncia, tem uma importante influncia; entretanto, ela por si s no letrar os indivduos nem elevar suas condies de vida atravs dele, pois como declara Mey(1998):
O letramento no o que torna as pessoas letradas: a maneira pela qual as pessoas funcionam no discurso da sociedade, se utilizando das suas prprias vozes. O letramento como a cultura: no um objeto, ou um objetivo em si; uma funo na sociedade ou, mais precisamente, um meio de funcionamento.

Nosso papel, como profissionais em Educao comprometidos com a Escola Pblica propiciar condies para que nossos alunos avancem em suas habilidades de leitura e escrita, num processo de apropriao da lngua que transcenda a concepo estruturalista na qual ela independe dos falantes, ou seja, que permita a percepo de

que a lngua nossa, e no o contrrio, apropriao esta que os instrumentalizarem para a compreender o mundo e transform-lo. Ainda que se admita o aspecto ideolgico das prticas de leitura, no podemos desconsiderar as especificidades da alfabetizao nesse processo, pois para garantir o exerccio pleno das prticas sociais de leitura e escrita preciso dominar o sistema de codificao da lngua; nesse sentido, a alfabetizao deve ser encarada como parte importante do processo de letramento, so conceitos que esto numa relao dialtica.

Magda Soares (2004) j alertou quanto aos equvocos conceituais e pedaggicos que envolvem os dois conceitos, declarando que, diferentemente dos pases de Primeiro Mundo, no Brasil, a preocupao com as prticas sociais de leitura e escrita nasce intimamente relacionada com os questionamentos sobre alfabetizao e os problemas na aprendizagem inicial da escrita; assim, os conceitos de alfabetizao e letramento se mesclam, se superpem, frequentemente se confundem.

As discusses sobre alfabetizao, e, mais recentemente, sobre letramento que proliferam nas escolas muitas vezes so palco para a busca pelos responsveis pelo mau desempenho dos alunos, sendo comum o apontamento do sistema de ciclos como o culpado pelo fracasso na aprendizagem, como se este no fosse um problema que ocorre h muitas dcadas. No podemos cair no erro de defender velhas prticas como se elas fossem reverter o quadro de crise por que passamos. Se verdade que muitos de ns fomos alfabetizados por cartilhas, tambm verdade que esse domnio limitado das competncias leitora e escritora por elas possibilitado responsvel pela notria dificuldade que um enorme contingente de pessoas, inclusive professores, tem em produzir textos;da mesma forma, se verdade que o sistema de ciclos no garante o aprendizado dos alunos, tampouco a organizao seriada da escola e a lgica da repetncia o fazem.

preciso cuidado para no cairmos no discurso do senso comum, que culpabiliza o Ciclo e/ou Progresso Continuada2 pelo fracasso escolar. A esse respeito, Freitas(2003) nos convida a refletir sobre a no-neutralidade da escola, afirmando que:
De fato, o que o ciclo (e a progresso continuada) faz manter o aluno que no sabe ler na escola, enquanto que no regime seriado ele expulso. Dessa forma, na escola seriada ele no era detectado nas sries mais avanadas. Entretanto, agora, permanecendo na escola, esse aluno fica dentro do sistema denunciando a qualidade do mesmo.

O regime de Progresso Continuada no foi fruto de um processo democrtico de discusso com os professores e a comunidade escolar, e sua implantao causou reaes de descrdito por parte destes, no somente porque no participaram de sua elaborao, mas tambm porque houve um entendimento de que a nova organizao era, na prtica, um mecanismo de promoo automtica dos alunos (Jeffrey, 2006).

A lgica excludente da Escola como instituio ideolgica no deve ser, entretanto, um impedimento para nossa ao pedaggica. O ciclo pode ser usado como instrumento de resistncia (Freitas: 49), e nosso papel pensar intervenes adequadas queles que, dentro da escola, ficam margem do processo, beira do caminho.

Precisamos rever nossa concepo de alfabetizao e letramento, entendendo sua indissociabilidade sem diluir suas especificidades, o que implica saber quais conhecimentos podem ser apreendidos de maneira assistemtica e quais demandam ensino direto e explcito, dada a dimenso arbritria de alguns de seus elementos, como relaes fonema-grafema e o sistema ortogrfico, por exemplo. Aprender a ler e escrever, utilizar a leitura e a escrita nos diversos eventos de letramento presentes em nossa cultura no so conhecimentos que se adquira simplesmente estando imerso num ambiente alfabetizador; tais processos demandam sim, no um mtodo de ensino, mas diversas metodologias. necessrio reconstruir nossa prtica pedaggica sem perder de vista a dimenso poltica de nossa ao.Defendemos um projeto educacional dos trabalhadores e para os filhos dos trabalhadores, portanto, qualquer mtodo ou teoria deve estar a servio de suas necessidades e objetivar a construo de uma sociedade socialista.
2

comum, por parte de professores e alunos, a utilizao da expresso Sistema de Ciclos para designar o modelo de Progresso Continuada, mas h diferenas entre as propostas, cujo esclarecimento no caber nas possibilidades deste artigo. A respeito disso, consultar FREITAS (2003:9).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FERREIRO, Emlia e TEBEROSKY, Ana(1985). Psicognese da lngua escrita. Porto Alegre: Artes Mdicas. FREITAS, Luiz Carlos de (2003). Ciclos, seriao e avaliao- confronto de Paulo: Moderna. JEFFREY, D. C(2006). Representaes de docentes sobre o regime de progresso continuada:possibilidades e limites. 2006. Tese. (Doutorado em Educao) Faculdade de Educao.Universidade de So Paulo. So Paulo. KLEIMAN, ngela(1995). Os significados do Letramento.Campinas: Mercado das Letras. MEY, Jacob L(1998). As vozes da sociedade: letramento, conscincia e poder. In.: DELTA, vol.14, n2,p.331 338. SOARES, Magda(2001). Letramento: um tema em trs gneros. Belo Horizonte: Autntica. _______________(2004).Letramento e Alfabetizao: as muitas facetas.Revista Brasileira de Educao, n 25. lgicas.So

Das könnte Ihnen auch gefallen