Sie sind auf Seite 1von 3

SGQ - SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE

PES - Procedimento de Execuo de Servio


PROCESSO IDENTIFICAO REVISO/DATA FOLHA N

FORMA PARA ESTRUTURA DE CONCRETO 1. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS Madeira e compensados para forma Pregos Material para escoramento e travamento Serrote Martelo Serra circular de bancada e manual

PES - 4

00-06.08.09

1/3

Trena metlica Esquadro de carpinteiro Furadeira Mangueira de nvel Prumo de face Linha de nilon

2.MTODO EXECUTIVO 2.1 Condies para o incio O concreto do pavimento anterior deve estar pronto para desforma, se as formas forem reaproveitadas. Caso contrrio, os trabalhos de forma de pilares podem ser iniciados aps o trmino da pega do concreto. As tubulaes eltrica e hidrulica que passam para o pavimento superior devem estar executadas. Os nveis de referncia do pavimento devem estar transferidos e verificados. Os espaamentos e a distribuio das longarinas sob os panos de laje devem estar previamente definidos e aprovados pelo engenheiro da obra, atravs de projeto especfico de formas ou de croqui lanado sobre o projeto estrutural. 2.2 Execuo do servio Fabricao dos painis 1. Dimensionar os painis para vigas e pilares de forma a facilitar seu transporte, montagem e desforma. Todos os painis devem ser estruturados e devem ter as serrilhas aparadas aps o trmino da fabricao. Os furos devem ser feitos com broca manual ou furadeira eltrica. 2. Manter a central de produo constantemente limpa e organizada, removendo as sobras de material (serragem e pontas de madeira) e verificando o funcionamento e conservao de ferramentas e equipamentos. Montagem dos painis de pilares 1. Antes de iniciar a montagem dos painis, as superfcies de concreto onde sero engatadas as novas peas devero ser apicoadas e lavadas com gua para remoo da nata de cimento. Os painis devem ser protegidos com desmoldante antes da sua montagem. 2. A forma dos pilares iniciada com a fixao dos pontaletes guia, nos ps dos pilares. Em seguida, montar as faces laterais menores e a faces de fundo dos pilares, pregando-as no pontalete guia. Verificar se as trs faces montadas esto no esquadro, e se os painis esto no nvel correto. 3. Fechar o painel da ltima face, fixando as laterais usando o sistema de travamento adotado na obra (barra roscada com mangueira plsticas, tensores, gravatas). 4. Verificar prumo do pilar, ajustando-o por meio de ajustes nas escoras laterais dos painis, nas duas direes. Montagem dos painis de vigas 5. Lanar os fundos de viga a partir do topo dos pilares, apoiando-os sobre os garfos das extremidades da viga, deixando uma pea de madeira junto a essas extremidades para facilitar a desforma. Nivelar os fundos de viga com cunhas de madeira aplicadas na base dos garfos. 6. Com o auxlio de cunhas, assentar os demais garfos, encostando-os no fundo da viga. 7. Aps a montagem da armao, posicionar os painis laterais, encostando-os na borda do painel de fundo, travando-os com tensores e / ou barras roscadas e mos francesas.
Elaborado por: Ass.:_______________________ Nome: Alexsandro Andrade Boato 06/08/09 Data Analisado por: Ass.:_______________________ Nome: Joo Batista C. Teixeira 06/08/09 Data Aprovado por: Ass.: _______________________ Nome: Maximiliano Jos Reis 06/08/09 Data

PROCESSO

IDENTIFICAO

REVISO/DATA

FOLHA N

FORMA PARA ESTRUTURA DE CONCRETO

PES - 4

00-06.08.09

2/3

8. Antes do incio das formas de laje, verificar alinhamento, nvel e prumo das faces das vigas, e conferir a firmeza do escoramento e mos francesas. Montagem da forma de laje 9. Montar as longarinas na direo transversal conforme definio de projeto ou croqui, escorando-as com pontaletes sobre cunhas ou escoras metlicas. 10. Lanar o assoalho da laje do andar superior sobre as longarinas, seguindo a identificao do projeto. Pregar o assoalho nas longarinas e nos painis laterais das vigas, verificando o bom encaixe dos painis, evitando folgas e frestas. 11. Nivelar os panos de laje ajustando a altura das escoras por meio de cunhas ou pela regulagem das escoras metlicas. Observar as contraflechas especificadas. 12. Conferir o nivelamento com mangueira de nvel e linha de nilon colocados na parte superior ou inferior da forma. Verificar a calafetao da forma, podendo-se preencher eventuais vazados com papel ou lona plstica. 13. Passar desmoldante em toda a superfcie do assoalho. Antes da liberao para concretagem, verificar a firmeza de todas as escoras sob o assoalho e vigas. Desforma 1. A desforma de pilares feita pela retirada das escoras e desmontagem dos painis com o uso de ferramentas apropriadas. 2. Aguardar a cura do concreto por um prazo mnimo de 7 dias, para iniciar a desforma com reescoramento da laje. A desforma com prazos menores s ser feita aps parecer do projetista de estruturas ou do tecnologista de concreto. 3. A retirada das escoras e longarinas deve ser feita de um lado para o outro do cmodo, removendo uma longarina de cada vez. 4. Promover o reescoramento da laje medida que se retiram as chapas do assoalho, evitando remover toda a forma antes de iniciar o reescoramento. 5. Ao se retirar as longarinas que apiam uma chapa do assoalho, retir-la com o uso do p de cabra ou por meio de cunhas de madeira. 3. INSTRUO DE SEGURANA 3.1. Equipamentos de Proteo Individual Botina de segurana.

Capacete. Uniforme. Luvas de raspa. Protetor auricular.

Cinto de segurana contra queda.

Luva ltex.

Protetor facial. Luva pigmentada

3.2. Equipamentos de Proteo Coletiva Guarda-corpo. Bandeja salva-vidas. Aterramento do equipamento. 3.3. Instrues Gerais 1. Participar do Treinamento Introdutrio conforme PGS.03 Treinamento de pessoas.

PROCESSO

IDENTIFICAO

REVISO/DATA

FOLHA N

FORMA PARA ESTRUTURA DE CONCRETO

PES - 4

00-06.08.09

3/3

2. Manter EPIs limpos, guardar em local adequado. 3. Substituir os EPIs quando estiverem danificados ou sem condio de uso. 4. Realizar os exames mdicos admissionais, peridicos, demissionais, retorno ao trabalho e exames complementares, conforme definido no PCMSO. 5. Manter as placas indicativas de segurana conservadas. 6. Manter os locais de trabalho limpos, organizados e com todos os acessos desimpedidos, a fim de facilitar o trnsito. 7. Trajar sempre o uniforme completo e em bom estado de conservao e higiene. 8. Preencher a APR conforme IS.01 Anlise Preliminar de Riscos. 3.4. Medidas Preventivas 1. Verificar antes do incio dos servios, as condies de uso das ferramentas e equipamentos. 2. Usar cinto de segurana para trabalho acima de 2,0m de altura. 3. Usar luva de raspa em locais de trabalho que possam causar ferimentos nas mos. 4. Usar luva ltex para evitar contato com desmoldante. 5. Usar protetor facial de segurana para proteo da face contra impactos de partculas. 6. Usar protetor auricular para proteo do sistema auditivo em reas com nvel de rudo elevado. 7. As ferramentas devem ser portadas em cintos, caixas de ferramentas ou sacolas apropriadas, sendo proibido portar ferramentas nos bolsos. 8. As frmas devem ser projetadas e construdas de modo que resistam s cargas mximas de servio, sendo que os suportes e escoras de frmas devem ser obrigatoriamente inspecionados antes e durante a concretagem. 9. Na confeco de formas no se devem usar peas partidas, lascadas, deterioradas, com ns ou buracos, como tambm, deve-se evitar o uso de materiais de resistncia desconhecida. 10. No se deve permitir a execuo de desfrma prematura. A desfrma s pode ser iniciada com autorizao do responsvel pela obra. 11. Durante a desfrma devem ser viabilizados meios que impeam a queda livre de sees de frmas e escoramentos, sendo obrigatrios amarrao das peas e o isolamento e sinalizao ao nvel do terreno. 12. Todos os pregos cados no solo devem ser recolhidos imediatamente. Os pregos da formas devem ser rebatidos ou removidos aps o uso das mesmas. 13. Manter as costas o mais reto possvel (nunca arqueadas). Abaixar dobrando sempre os joelhos. 14. Instalar proteo coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou projeo de materiais. 15. No deixar sobre passagens, escadas, andaimes e superfcies de trabalho as ferramentas, quando houver risco de queda. 16. Em caso de ocorrncias fora do planejamento, paralise os servios e contate o Engenheiro da obra e/ou Tcnico de Segurana para providncias. 17. Para a utilizao da serra circular e todo os servios de carpintaria dever ser seguido a Instruo de Segurana IS.19 - Serra Circular Manual e IS.20 - Serra Circular de Bancada. 18. Para a utilizao da furadeira dever ser seguido a Instruo de Segurana IS. 17 Furadeira.

Das könnte Ihnen auch gefallen