Sie sind auf Seite 1von 9

POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CIEAT FUZIL 7,62 M 964 FAL

ASSUNTO: Descrio, caractersticas e tipos de munio. OBJETIVO: - Descrever o Fz 7,62 M 964 FAL - Citar as caractersticas do Fz 7,62 M 964 FAL - Identificar os tipos de munio usados no FAL DESCRIO O Fz 7,62 M 964 uma arma que funciona por ao da fora expansiva dos gases resultantes da queima da carga de projeo. Para aproveitamento de tal fora existe uma tomada de gases em um ponto do tero mdio do cano. Possui um regulador de escape de gases que permite assegurar um funcionamento regular e suave. O regulador de escape de gases permite, como o seu nome indica, a sada de uma parte dos gases, julgada em excesso para o funcionamento que se deseja. O ferrolho, no fim de seu avano, fecha e tranca a arma. O destrancamento e a abertura s se do aps o projtil ter ultrapassado a boca do cano. Como o ferrolho se acha necessariamente em sua posio de trancamento no instante do disparo, a preciso do tiro no perturbada pelo deslocamento de qualquer massa mais ou menos importante, como sucede em algumas armas automticas. A colocao do cilindro de gases acima do cano e graas aos estudos feitos a cerca da linha geral da arma, logrou-se colocar o centro de gravidade da arma sobre o eixo longitudinal do cano, evitando-se com isso que a arma se levante, isto , tenha estabilidade por ocasio do disparo. O atirador (palavra utilizada na acepo exclusiva de pessoa que aponta e dispara esta arma) pode facilmente manter sua pontaria no alvo. Funciona como arma automtica ou semiautomtica, fazendo o tiro contnuo e tiro intermitente. Um registro de tiro e de segurana, colocado na face exterior esquerda da armao permite obter tais modalidades de tiro. A arma alimentada por um carregador com capacidade para 20 (vinte) cartuchos, que se encaixa no receptor do carregador na parte inferior da caixa da culatra. Em cada avano carregado um cartucho e no recuo, extrado e ejetado o estojo. As operaes de carregamento e de extrao reproduzem-se enquanto h cartucho no carregador. Esvaziando o carregador, o ferrolho mantido retaguarda pelo retm do ferrolho, indicando ao atirador que se deve alimentar a sua arma. A ala de mira, graduada at 600 metros fixada na parte superior da armao; e a massa de mira, circular, bem protegida por abas, e fixada na parte dianteira do cilindro de gases.

CIEAT

POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CIEAT FUZIL 7,62 M 964 FAL
O Fz 7,62 M 964, devido o seu peso reduzido e ao seu comprimento uma arma de excelente maneabilidade. O seu peso est em harmonia com a potncia do cartucho que usa, e que torna o tiro da arma muito confortvel. A ala de transporte, colocada junto ao centro de gravidade da arma, facilita sua conduo equilibrada nas progresses mais longas em combate. CARACTERSTICAS A arma em estudo apresenta as seguintes caractersticas e dados numricos: a) Designao: Nomenclatura: Fuzil 7,62 M 964 Indicativo Militar (simbologia): Fz 7,62 Referncia Numrica: MB 03 130 b) Classificao: Natureza: Arma de fogo Tipo: Porttil Funcionamento: Semi-automtico Emprego: Individual Destino: Tiro contra pessoal e pode lanar granadas AP ou AC. c) Calibre: 7,62 mm d) Comprimento: 1,10 m e) Peso: Da arma sem carregador: 4,200kg Do carregador vazio: 0,250kg Do carregador cheio: 0,730kg mira. f) Alcance: De utilizao: 600 m til com luneta: 800 m Mximo: 3.800 m (bala SS 77) g) Velocidade inicial: 840 m/s (bala SS 77) h) Cadncia de tiro: Tcnica: 670/700 tpm Prtica, em tiro contnuo:120 tpm Prtica, em tiro intermitente: 60 tpm i) Cano: Comprimento: 0,533m Peso (aprox.): 0,800kg Alma: Raiada Nmero de raias: 04 Sentido do raiamento: direita Passo, uma volta: 0,305 m Vida do cano: 16.000 tiros (acima de) j) Espcie de tiro: Contnuo ou intermitente, e para lanamento de granada, tiro de repetio. l) Sistema de alimentao: Por carregador m) Capacidade do carregador: 20 cartuchos n) automtico o) princpio de funcionamento: Tomada de gases em um ponto do cano. p) Fechamento e trancamento: por ferrolho basculante. q) Aparelho de pontaria: Ala de mira e massa de Funcionamento: Automtico e semi-

CIEAT

POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CIEAT FUZIL 7,62 M 964 FAL
r) Gatilho (fora para disparar) 3,5 4,5 kg s) Refrigerao: A ar TIPOS DE MUNIO a) Utiliza os seguintes tipos de cartucho: Car 7,62 M1 guerra; cor cobre Car 7,62 M1 Tr traante; cor vermelha Car 7,62 Pf nato perfurante (Belga); cor preta Car 7,62 Pf I nato perfurante incendirio (Belga) Car 7,62 M1 Ft festim; lote antigos de cor vermelha e lotes modernos de cor branca Car 7,62 M1 L lanamento de Gr de bocal Car 7,62 Ma Manejo b) Utiliza os seguintes tipos de granadas: Antipessoal - (cor havana); CEV (VO) Anticarro (cor vede oliva) Incendiria (cor cinza) De exerccio AP (azul) e AC (cinta azul) ASSUNTO Desmontagem, montagem e nomenclatura OBJETIVO - Desmontar e montar o Fz 7,62 FAL - Nomear as principais partes e peas DESMONTAGEM (1 ESCALO) A desmontagem do Fz 7,62 M964 deve ser realizada segundo operaes limitadas para cada um dos escales de manuteno e de modo que um deles no execute nenhuma operao privativa dos escales de nmero de ordem mais elevado, ou seja, o 1 escalo no deve, nem pode, realizar qualquer operao prevista para o 2 escalo. Este no executar qualquer das previstas para o 1 escalo, e assim por diante. Ao contrrio, qualquer escalo de manuteno pode fazer todas as operaes dos escales de nmero de ordem inferior ao seu. A desmontagem deve ser realizada somente por elemento bem instrudo, pois este deve conhecer, inclusive, que no h necessidade de esforo para a retirada (ou colocao) de qualquer pea, bem como chegar a realizar a desmontagem sumria (parcial) na obscuridade. As peas retiradas devem ser colocadas sempre em uma superfcie limpa, e na mesma ordem que vo saindo, a fim de facilitar a montagem, a qual se efetuara na ordem inversa. Embora a desmontagem total da arma no apresente dificuldade acentuada, expressamente proibido ultrapassar o escalo de manuteno em que atua o operador, a fim de que se evite desgastes ou outros danos em certas peas, alm de que algumas operaes exigem ferramenta especial.

CIEAT

POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CIEAT FUZIL 7,62 M 964 FAL
NOTA: O uso de martelo, toca-pino, ou qualquer outra ferramenta deve ser feito sem choque, violncia ou esforo. O operador da desmontagem (ou montagem), ou quem determinar, responsvel pelo dano que sobrevier da utilizao indevida de qualquer ferramenta ou substituto dela. MEDIDAS PRELIMINARES A desmontagem do Fz 7,62 M964 FAL, consiste de 10 operaes e deve ser procedida por 04 (quatro) medidas preliminares, estando a arma sem a baioneta. PRIMEIRA MEDIDA PRELIMINAR: - Retirar o carregador a) Identificar o retm do carregador b) Para retirar o carregador , com auxilio do polegar pressione o retm do carregador, ao mesmo tempo que, os demais dedos, obrigue o carregador a girar para frente. c) Caso os golpes de segurana sejam executados com o carregador na arma, o ferrolho ficar preso retaguarda. SEGUNDA MEDIDA PRELIMINAR: - Execuo de dois golpes de segurana. a) Identifique, no lado esquerdo da caixa da culatra, alavanca de manejo. b) Para executar os manejo de segurana, leve a alavanca de manejo completamente retaguarda e DESMONTAGEM DE 1 ESCALO: QUARTA MEDIDA PRELIMINAR: - Retirar a bandoleira Com execuo das quatro medidas preliminares a arma estar em segurana e com o mecanismo desembaraado para a desmontagem. TERCEIRA MEDIDA PRELIMINAR: - Travar a arma a) Identificar o registro de tiro e segurana, ao lado esquerdo da caixa da culatra. b) Identifique as letras R, S e A c) A arma estar em segurana (travada) quando o registro de tiro e segurana estiver na posio S. solte. Ela ira frente por ao das molas recuperadoras. c) com a execuo dos manejo de segurana qualquer cartucho que tenha ficado na cmara ser ejetado da arma. d) Os manejo de segurana devero ser executados com a boca da arma voltada para cima, para maior segurana do operador e da turma de instruo. - Com a finalidade de torn-los efetivos, a alavanca de manejo dever ser liberada retaguarda, e no conduzida frente.

CIEAT

POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CIEAT FUZIL 7,62 M 964 FAL
Seqncia de operaes que permite ao usurio da arma executar a manuteno de 1 escalo. PRIMEIRA OPERAO Abrir a caixa da culatra a) Coloque a arma sobre a bancada, fazendo-a repousar sobre a face direita. b) Identifique a chaveta do trinco da armao imediatamente direita da Posio R do registro de tiro e segurana. c) Para abrir a caixa da culatra, empunhe a arma de modo que a mo esquerda segure o Cano-cilindro de gases logo aps a alavanca de manejo, e com a mo direita segure o delgado, com o polegar direito colocado abaixo da chaveta do trinco de armao. Empurre com o polegar a chaveta do trinco da armao para cima. Deslocada a chaveta, abra a arma executando o movimento de giratrio com as duas mos. SEGUNDA OPERAO - Retirar o conjunto do ferrolho impulsor do ferrolho. Retire o conjunto do seu alojamento na caixa da culatra, puxando-o pela haste do impulsor do ferrolho. TERCEIRA OPERAO - Separar o ferrolho de seu impulsor QUARTA OPERAO - Retirar o percussor a) Identificar a cauda do percussor, aflorando da parte posterior do ferrolho. b) Identifique o pino do percussor c) Segure o ferrolho com a mo esquerda e comprima a cauda do percussor com o polegar. Com auxilio de um toca-pino ou da ponta de um cartucho retire o pino do percussor de seu alojamento. Isto feito, afrouxe a presso sobre a cauda do percussor e, desfeita a tenso da mola do percussor, retire-o de seu alojamento. Esta operao pode ser executada segundo dois processos: Primeiro processo: Segure o conjunto com a mo direita, de modo que o impulsor fique entre o polegar e o indicador, e com a haste para baixo. Com a mo esquerda segure o ferrolho, de modo que o polegar comprima a cauda do percussor, e o indicador se coloque sobre a parte anterior do ferrolho. Comprimindo a fundo o percussor, girar para fora o ferrolho separando-o de seu impulsor. Segundo processo: Apie o impulsor do ferrolho sobre a bancada e segure-o com a mo direita. Apie a almofada do polegar esquerdo sobre a parte anterior do ferrolho e comprima-a contra a bancada ao mesmo tempo em que executa um movimento para fora. Separar-se- o ferrolho do seu impulsor.

CIEAT

POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CIEAT FUZIL 7,62 M 964 FAL
f) Fazendo presso sobre a parte anterior do QUINTA OPERAO - Separar o percussor de sua mola SEXTA OPERAO - Retirar a tampa da caixa da culatra a) Identificar a tampa da caixa da culatra, retaguarda, na caixa da culatra. b) Para retirar, puxar para a retaguarda. STIMA OPERAO - Retirar o obturador do cilindro de gases. a) Apoiar a arma no solo pela chapa da soleira, punho para frente. b) O obturador do cilindro de gases situa-se logo frente da massa de mira, e acima do cano. Na sua parte anterior esta gravada a letra A em uma face e as letras GR na face oposta. c) Identificar o retm do obturador do cilindro de gases. d) Com o auxlio do toca-pino ou de um cartucho, comprimir o retm do obturador da esquerda para direita. e) Mantendo a compresso sobre o retm, girar o obturador para a esquerda, no sentido anti-horrio (um pequeno deslocamento apenas) e retirar o taca-pino ou cartucho. DCIMA OPERAO - Retirar as placas do guarda-mo. a) Desapertar o parafuso existente na parte anterior da placa direita. b) Separar as placas e retir-las de seus apoios. c) Observar que o parafuso engastado na placa direita. - Com a retirada das placas do guarda-mo est terminada a desmontagem de 1 escalo. Seguindo a tcnica preconizada para a desmontagem, as peas e partes da arma estaro dispostas sobre a bancada na seguinte ordem: 1- Carregador 2- Bandoleira 3- Impulsor do ferrolho 4- Pino do percussor OITAVA OPERAO - Retirar o mbolo e mola. Esto alojados no cilindro de gases. NONA OPERAO - Separar o mbolo de sua mola. obturador, completar de volta (a letra A fica para a esquerda). g) Afrouxar gradativamente a presso sobre o obturador, retirando-o de seu alojamento.

CIEAT

POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CIEAT FUZIL 7,62 M 964 FAL
5- Mola do percussor 6- Percussor 7- Ferrolho 8- Tampa da caixa da culatra 9- Obturador do cilindro de gases 10- Mola do mbolo 11- mbolo 12- Placas do guarda-mo MONTAGEM DE 1 ESCALO Montagem de 1 escalo - A montagem do Fz 7,62 M964 seguir a ordem inversa da seqncia de desmontagem de 1 escalo. - A correta disposio das peas desmontadas da esquerda para direita, em muito facilitar a montagem. - No force a colocao das peas. - No faa experincias. Em caso de dvida, pergunte ao instrutor. - A montagem do Fz 7,62 M964 consiste de 10 operaes e 5 medidas complementares. PRIMEIRA OPERAO - Montar o guarda-mo a) Preparar o suporte para receber as placas do Guarda-mo. b) Encaixar as placas e aparafus-las. SEGUNDA OPERAO - Colocar a mola no mbolo STIMA OPERAO SEXTA OPERAO - Colocar a mola do percussor. QUINTA OPERAO -Montar a tampa da caixa da culatra. A montagem deve ser feita de modo que haja um perfeito encaixe da tampa da caixa da culatra, principalmente na parte correspondente janela de ejeo cujo recorte dificulta a operao. QUARTA OPERAO - Montar o obturador do cilindro de gases. a) Apoiar a arma no solo pela chapa de soleira, punho voltado para frente. b) Introduzir parcialmente o obturador do cilindro de gases em seu alojamento (A para a esquerda, GR para direita). c) Girar o obturador do cilindro de gases para a direita (sentido horrio). d) Comprimir o retm do obturador e prosseguir com o giro para a direita at completar-se o encaixe, de modo que a letra A fique para cima. TERCEIRA OPERAO - Colocar o mbolo e mola do cilindro.

CIEAT

POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CIEAT FUZIL 7,62 M 964 FAL
- Montar o percussor no ferrolho. a) Colocar o percussor e mola no alojamento existente retaguarda do ferrolho. b) Com o polegar, empurre a cauda do percussor para o interior do alojamento e colocar o pino. OITAVA OPERAO - Montar o ferrolho no impulsor do ferrolho. a) Segurar o impulsor do ferrolho com a mo esquerda de modo que sua cauda fique para a frente e a montagem do ferrolho para cima. c) firmar o impulsor do ferrolho na mo esquerda e, com a mo direita bater na parte anterior ferrolho, na mesma ferrolho. NONA OPERAO - Colocar na arma o conjunto ferrolho impulsor do cano. a) Colocar a arma na vertical, apoiada pela boca do cano. b) Segurar o conjunto ferrolho-impulsor pela haste do impulsor, de modo que o ferrolho fique em sua posio avanada. c) Introduzir a aparte anterior do conjunto na caixa da culatra. d) Largar o conjunto de modo que o encaixe seja feito pala ao da gravidade. QUINTA MEDIDA - Colocar o carregador QUARTA MEDIDA - Colocar a bandoleira Prender a bandoleira nos seus respectivos zarelhos. TERCEIRA MEDIDA - Desengatilhar a arma e travar. Pressionar a tecla do gatilho. direo de inclinao do SEGUNDA MEDIDA - Destravar a arma. Colocar o registro de tiro e segurana na posio R. DCIMA OPERAO - Fechar a caixa da culatra. Com a mo esquerda segure o guarda-mo logo aps a Alavanca de Manejo e com a direta o delgado, para cima, at haver o encaixe das duas partes. MEDIDAS COMPLEMENTARES PRIMEIRA MEDIDA - Engatilhar a arma Trazer a alavanca de manejo a retaguarda e solt-la.

CIEAT

POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CIEAT FUZIL 7,62 M 964 FAL
Encaixar o carregador no seu receptor, colocando a parte anterior e forando para a retaguarda e para a retaguarda e para cima at ouvir o estalido do retm do carregador.

CIEAT

Das könnte Ihnen auch gefallen