Sie sind auf Seite 1von 2

REA DE INTEGRAO 11.

ANO

MDULO 4 REA 1 |2.3. A CONSTRUO DA DEMOCRACIA

O Nascimento da Democracia
Em 508 a. C. foi inventado na cidade de Atenas um novo sistema poltico - a democracia - que representava uma alternativa tirania. O cidado ateniense Clstenes props algumas reformas que concediam a cada cidado um voto apenas, nas assembleias regulares relativas a assuntos pblicos. Surgiu tambm um conselho de 500 membros - a Bul - mudado anualmente, que era constitudo por cidados com idades acima dos 30 anos que no podiam servir mais do que duas vezes numa vida. A Bul era o pilar do novo regime. Esta alternativa tirania inclua camponeses, mas exclua as mulheres como iguais. No entanto, como experincia poltica seria a mais imitada e copiada de todas. Todos os cidados do sexo masculino eram livres de assistir s assembleias, que debatiam e ratificavam as questes civis, normalmente quatro vezes por ms. Democracia Ateniense No conjunto das cidades-Estado gregas, Atenas ocupava um lugar destacado. Para alm do seu poderio econmico e militar, a polis ateniense tornou-se num brilhante centro cultural e poltico. Um dos aspectos que mais contriburam para o prestgio da cidade foi a sua original forma de governo. Os Atenienses chamaram-lhe democracia. Os direitos dos cidados: insomomia, isocracia e isegoria Fundamento dos regimes democrticos, a igualdade entre todos os cidados. Em 1 lugar, a igualdade perante a lei ou insonomia. A nenhum cidado so concebidos privilgios baseados na riqueza ou no prestgio da sua famlia. Em 2 lugar, a igualdade de acesso aos casos polticos ou isocracia. Todo o cidado ateniense tinha o direito e o dever de participar no governo da polis. Todos tinham igual direito de voto. Em 3 e ultimo lugar, o igual direito de todos ao uso da palavra ou isegoria. Nas assembleias, nos tribunais ou no exrcito das magistraturas, todos podiam defender livremente as suas opinies. Uma democracia directa Na Grcia no havia partidos polticos nem havia um corpo Professional de juzes ou de altos

2.3. A construo da democracia rea de Integrao

funcionrios do Estado. Cada cidado actuava por si prprio, desempenhando vez, os cargos necessrios ao bom andamento dos assuntos da cidade. A democracia grega era, por isso, uma democracia directa e todo aquele que se desinteressava dos assuntos pblicos era malvisto pela polis. Contudo, como todos os regimes polticos, a democracia ateniense tinha limitaes. Em primeiro lugar, apenas os cidados tinham direitos polticos; ora, como estes eram apenas cerca de 40 mil, ficava de fora uma grande massa de gentes, metecos e escravos, por exemplo, que constituam a maioria da populao. As mulheres, como j foi referido, estavam de fora deste sistema e os seus direitos nunca foram reconhecidos. Por outro lado, a democracia ateniense funcionava muito na base da oratria, na arte de bem falar, habilmente explorada por muitos discpulos de sofistas, excelentes oradores, que conseguiram influenciar muitas decises da assembleia popular e condenar ao ostracismo muitos adversrios polticos. Por fim, ser impossvel, luz dos valores atuais, considerar democrtico um regime poltico que admite e explora a escravatura, como sucedia em Atenas. Democracia Moderna No fim do sculo XVIII, novos governos surgidos nos Estados Unidos e na Frana tambm foram chamados de democracia, em homenagem aos gregos antigos. A democracia surgida no sculo XVIII muito pouco a ver com a democracia antiga, apesar de as duas levarem o mesmo nome. Para diferenciar a democracia antiga da democracia inventada por norte-americanos e franceses, esta ltima recebe o nome de democracia moderna. Ao contrrio do que ocorre na democracia moderna, no existiam polticos profissionais na democracia antiga. Os representantes dos cidados no eram eleitos pela maioria dos votos (mas por sorteio) e no podiam ocupar cargos a vida toda s podiam ser reeleitos uma vez. Apesar disso, havia cidados que se destacavam nas assemblias atenienses, fazendo mais propostas do que outros. Por exemplo, Pricles, no sculo V a.C., tinha grande influncia sobre os demais cidados e a maior parte de suas propostas era aprovada. Mas esses cidados atenienses de destaque no se comparam aos polticos atuais, pois podiam ter propostas rejeitadas a qualquer momento. Hoje, os polticos eleitos ficam no mnimo quatro anos no cargo e s podem ser retirados dele se cometerem algum crime. Se um poltico atual governa contrariando suas propostas de campanha, nada pode ser feito contra ele, que tem o direito de permanecer no cargo at o fim de seu mandato.

QUESTES:
1. 2. 3. 4. 5. 6. Quem props, em Atenas, a ideia de um voto por cidado? Na Antiga Grcia, Atenas ocupava um lugar destacado. Porqu? Quais os direitos de um cidado ateniense? A democracia ateniense era uma democracia direta. Explica porqu. Quais as limitaes da democracia ateniense? Apresenta as principais diferenas entre a democracia ateniense e a democracia moderna.

Das könnte Ihnen auch gefallen