Sie sind auf Seite 1von 47

Fratura dos Materiais Noes de Mecnica da Fratura PMT 2200 - Cincia dos Materiais

Prof. Cludio G. Schn

(Challenger)
1

Fratura dos Materiais


Fratura a separao de um corpo em duas ou mais partes quando submetido a um esforo mecnico. Fratura dtil ocorre apenas aps extensa deformao plstica e se caracteriza pela propagao lenta de trincas resultantes da nucleao e crescimento de microcavidades. Fratura frgil ocorre pela propagao rpida de trincas, acompanhada de pouca ou nenhuma deformao. Nos materiais cristalinos ocorre em determinados planos cristalinos chamados planos de clivagem ou ao longo dos contornos de gro.

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200

Fratura dctil em monocristais

Na ausncia de heterogeneidades microestruturais que nucleiem uma trinca, a estrico prossegue at que a seo do corpo se anule Colapso plstico, fratura por cisalhamento. (a) Representao esquemtica do
desenvolvimento do colapso plstico em um metal dctil em condies de polideslizamento. (b) Amostra monocristalina de cobre de alta pureza que se rompeu por colapso plstico

Trs estgios da fratura por cisalhamento em um monocristal de alumnio.


Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 3

Fratura dctil por coalescimento de microcavidades

Um material convencional possui um grande nmero de heterogeneidades microestruturais que podem atuar como stios de nucleao de cavidades. A observao detalhada da superfcie de fratura causada por este mecanismo com lupa ou microscpio eletrnico de varredura revela a presena de alvolos (dimples), que so os remanescentes das cavidades nucleadas. O colapso plstico se desenvolve nas fronteiras das microcavidades levando ruptura gradual e contnua do material. Em policristais os CG podem atuar como heterogeneidades microestruturais e este o mecanismo predominante de fratura em policristais dcteis.

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200

Fratura frgil por clivagem


A fratura frgil em geral aproximadamente perpendicular tenso de trao aplicada e produz uma superfcie relativamente plana e brilhante. Nos materiais cristalinos corresponde quebra sucessiva das ligaes atmicas ao longo de um plano cristalogrfico caracterstico, chamado plano de clivagem. Este modo de fratura caracterstico de metais que apresentam algum impedimento para o escorregamento de discordncias alta resistncia mecnica

Clivagem em ao Maraging 300M


Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

Clivagem em cermica (TiB2)


PMT - 2200 5

Superfcie de fratura por clivagem


A superfcie de fratura por clivagem marcada por um relevo caracterstico, denominado marcas de rio (river marks). Este relevo surge do encontro de facetas de clivagem crescendo em planos paralelos. Em metais, a fratura final entre as facetas envolve considervel deformao plstica, o que leva a um aumento na energia absorvida no processo de fratura.

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 6

Marcas de rio

Durante a propagao da trinca de clivagem, facetas podem ser geradas quando a trinca cruza uma discordncia em hlice no contida no plano. Em um material cristalino as discordncias podem se organizar em estruturas de baixa energia, chamadas contornos de sub-gro. Contornos de sub-gro compostos predominantemente de discordncias em cunha so chamados de contornos de inclinao (tilt boundaries) e aqueles constitudos predominantemente de discordncias em hlice so chamados contornos de rotao (twist boundaries). Quando uma trinca de clivagem encontra um contorno de rotao pode ocorrer a nucleao profusa de facetas. Com o progresso da fratura as facetas coalescem, gerando um padro semelhante a um rio sendo formado por seus tributrios. Esta morfologia permite determinar a direo da propagao da trinca pela observao da superfcie de fratura fratografia.
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 7

Marcas de rio

Modelo explicativo da formao de facetas pela interao da trinca principal com uma discordncia em hlice.
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

Marcas de rio em um ao eltrico. O padro demonstra que a trinca propagou-se da parte superior parte inferior da figura. Note a presena de um contorno de inclinao, que no produz a nucleao de novas facetas.
PMT - 2200 8

Marcas de rio
Esta fratura por clivagem, em monocristal de LiF, vem de cima para baixo. Encontra um contorno de rotao. Notar nucleao profusa de facetas que posteriormente coalescem.

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200

Nucleao da trinca de clivagem

Uma dificuldade importante da teoria da fratura por clivagem entender como trincas de clivagem podem ser nucleadas em um material inicialmente isento de descontinuidades, j que o clculo terico da tenso necessria para romper (tenso de ruptura) todas as ligaes no plano de clivagem simultaneamente resulta em um valor pelo menos 100 vezes maior que o observado experimentalmente. Possibilidades: Mecanismo de Stroh (coalescimento de discordncias empilhadas contra uma barreira) Fratura de partculas mais frgeis que a matriz (por exemplo, incluses) Incompatibilidade de deformao do reticulado por conta de rotaes diferentes em diferentes pontos da microestrutura (por exemplo, cruzamento de maclas ou interao entre contornos de sub-gro.
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 10

Nucleao da trinca de clivagem (exemplo)


Um contorno de inclinao prexistente em (a) se subdivide em dois pela ao de uma tenso de compresso (b). A diferena de rotao do reticulado em uma regio muito pequena (c) amplifica a componente normal (ao plano de clivagem) da tenso aplicada, induzindo formao de uma microtrinca. Em (d) est evidenciada a ao deste mecanismo em um monocristal de Zn.
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 11

exerccio
Experimentalmente sabe-se que a clivagem de metais ocorre em uma famlia de planos cristalinos bem definida, sob a ao de uma tenso normal crtica (que iremos chamar c). Com base nesta afirmao derive uma expresso para a tenso normal projetada em um dado plano cristalino (hkl) de um monocristal cilndrico, quando este solicitado em trao por uma tenso 0 ao longo de seu eixo, que corresponde direo [uvw] e estabelea um critrio numrico para a fratura por clivagem deste corpo.

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 12

Competio entre clivagem e colapso plstico

Colapso plstico (e por associao, nucleao de microcavidades) e clivagem so mecanismos competitivos de fratura. Sendo assim o mecanismo efetivo de fratura pode ser diferente para um mesmo material em diferentes circunstncias. De forma simplificada podemos dizer que clivagem ocorrer quando a tenso crtica de clivagem for menor que a tenso necessria para ativar os sistemas de escorregamento. Isto significa que possvel atingir a tenso critica de clivagem mesmo para um material que j sofreu uma certa quantidade de deformao plstica (por exemplo, se a taxa de encruamento, /, causar um aumento muito forte da resistncia do material).

Exemplo do exposto acima, dois monocristais de ferro. Dependendo da sua orientao a fratura ocorre por colapso plstico ( esquerda) ou por clivagem ( direita).

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 13

Fratura frgil intergranular


Ocorre quando o contorno de gro apresenta resistncia mecnica menor que a matriz Precipitados frgeis no contorno ou estruturas cristalinas complexas A trinca caminha ao longo dos contornos de gro, revelando o seu formato tridimensional

Fratura intergranular em ao
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

Fratura intergranular em alumina com 99,4% de pureza


PMT - 2200 14

Fratura frgil em materiais amorfos


Dois estgios: nucleao e propagao da trinca bifurcao da trinca
(a) Representao esquemtica dos processos de nucleao e de propagao da trinca em um material cermico. (b) Na experincia ao lado um martelo atingiu a placa espessa de vidro com velocidades diferentes (V1<V2<V3<V4). Nota-se o aumento da taxa de bifurcao com o aumento da energia cintica transferida. A imagem um instantneo obtido por fotografia ultrarpida (H. Schardin in: Fracture, B. L. Averbach et al, eds. MIT Press: Cambridge,USA, 1959).
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 15

Fratura frgil em acrlico (PMMA)


Experimental:
H uma velocidade limite, que est vinculada ao surgimento de ramificaes laterais trinca principal. A velocidade critica usualmente da orde de 60% da velocidade do som no material.

Modelo:
O resultado apresentado na figura ao lado foi obtido por dinmica molecular, usando um modelo simples de interao entre os atomos, mesmo assim o resultado surpreendentemente parecido com o o observado experimentalmente.

Fonte:http://chaos.ph.utexas.edu/~marder/fracture/phystoday/how_things_break/how_things_break.html acesso em 8/3/2007

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 16

Fratura frgil em materiais amorfos

(a) Aspecto da fratura em uma amostra de polister com elevada taxa de ligaes cruzadas. (b) Representao esquemtica da superfcie de fratura indicando a nomenclatura utilizada. (c) A bifurcao da trinca se inicia na zona de Mist e se completa no Hackle.
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 17

Fratura em altas temperaturas

Experimentalmente observa-se que a fratura em altas temperaturas predominantemente intergranular reduo da coeso dos contornos de gro com o aumento da temperatura. Exemplo: microestrutura de uma liga Al-20%Zn ensaiada em fluncia a 260 C por 12h. Note o aparecimento de cavidades nos contornos de gro. A seta indica a direo de carregamento.

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 18

Deslizamento de Contornos de Gro


possvel demonstrar que para se manter a continuidade entre os gros durante a deformao plstica de policristais necessrio que ocorra o deslizamento relativo dos gros ao longo do contorno de gro mtuo. Este processo, embora ocorra em todas as ocasies, torna-se mais intenso e relevante em altas temperaturas devido ao aumento da difusividade e da frao de equilbrio de lacunas.

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 19

Deslizamento de contornos de gro


Exemplos de aparatos experimentais usados no estudo do deslizamento de CG usando bicristais (a) e um resultado tpico destes experimentos (b).

Corrugaes produzidas no CG por ocorrncia de deslizamento.

Experincia desenhada para evidenciar o deslizamento de CG. A amostra de alumnio foi submetida fluncia a 371 C at uma deformao de 9,8%. A seguir a superfcie foi repolida e novamente submetida fluncia por mais 1,6% de deformao. Note o aparecimento de um relevo associado aos CG preexistentes.
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 20

Fratura em fluncia
Com o progresso da deformao em fluncia o material perde a capacidade de acomodar a deformao simultnea dos gros por meio de deslizamento do contorno. Isto leva ao surgimento de cavidades, principalmente associadas aos pontos triplos da microestrutura.

a) Mecanismo de formao de trincas intergranulares por deslizamento de gros (segundo H. C. Chang e N. J. Grant). b) Mapa de mecanismos de fratura para o nquel (segundo M. F. Ashby).

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 21

Fratura em fluncia

Outro mecanismo de fratura em fluncia resultante do coalescimento de cavidades que evoluem a partir das corrugaes do CG (j mencionadas anteriormente) ou pelo coalescimento de lacunas nos contornos perpendiculares tenso aplicada. Cavidades produzidas em CG a partir das corrugaes. Liga Al-2%Mg ensaiada em fluncia a 371 C e 27,6 MPa de carga. A direo de carregamento est indicada por uma seta.

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 22

Fratura por fluncia - cavitao

As cavidades produzidas pelos mecanismos anteriores so denominadas tipo w (devido forma caracterstica, por surgirem nos pontos triplos) ou tipo r (de round ou seja, redondo).

Tipo w
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

Tipo r
PMT - 2200 23

Fratura por fluncia

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 24

Fratura em polmeros

A propagao de trincas em polmeros est fundamentalmente associada a microfibrilamento (crazing) na ponta da trinca. Estgios sucessivos da propagao de trincas em Polietileno da Alta Densidade (HDPE). (a) Iniciao da trinca, com a nucleao de um craze frente da ponta da trinca prexistente. (b)Propagao da trinca, com a ruptura das fibrilas. (c)Detalhe das fibrilas na regio do craze.
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 25

Fim da primeira parte


O teste do Tpico 4 ser disponibilizado no dia 23/03/2010 s 9:15 e estar ativo at sexta-feira, dia 26/03/2010 s 23:55. A aula da quinta-feira dia 18/03/2010 (Plenria 1- Prof. Landgraf) ser ministrada conjuntamente s trs turmas na sala 7 do cirquinho. O arquivo da apresentao do Prof. Landgraf ser disponibilizado aps a aula.

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 26

Mecnica da Fratura

Ramo da Cincia dos Materiais que busca a quantificao das relaes entre as propriedades dos materiais, tenses aplicadas, defeitos que induzem trincas.

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 27

Concentradores de tenso

Irregularidades na forma de um componente perturbam seu campo de tenso , amplificando a tenso em suas proximidades concentradores de tenso Exemplos de concentradores de tenso: Riscos, entalhes, cantos vivos, mudanas de seo no componente
A figura ao lado representa esquematicamente o efeito de um entalhe sobre o campo de tenses de um componente submetido trao. Note que a separao entre as linhas diminui nas proximidades da ponta do entalhe, indicando que a intensidade da tenso maior neste ponto.
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 28

Concentrao de tenses

A tenso terica necessria para romper as foras de ligao entre os tomos da ordem de E/10 (E o mdulo de rigidez). Medidas experimentais fornecem valores entre E/10.000 e E/100. C. E. Inglis sugeriu pela primeira vez em 1913 que os concentradores de tenso seriam os responsveis por esta discrepncia. Ele resolveu o problema da distribuio das tenses em uma placa infinita de material elstico contendo um furo passante elptico de comprimento 2a e raio de curvatura da ponta t . A tenso aplicada 0 d origem a uma tenso m na ponta do defeito tal que:

m=2 0(a/ t )1/2

Note que a tenso pode ser tornada arbitrariamente grande com a reduo do raio de curvatura.
PMT - 2200 29

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

O critrio de Griffith

A. A. Griffith props em 1921 que a reduo da tenso de ruptura experimental em relao terica ocorreria pela presena de defeitos pr-existentes na microestrutura, que poderiam ser aproximados a cavidades elpticas. Griffith demonstrou, usando o resultado de Inglis, que quando uma trinca de comprimento 2a se forma, a tenso elstica agindo sobre o material relaxa liberando uma energia UE=-( .a2.2)/E (para uma espessura unitria da amostra); em compensao despendido um trabalho de criao de duas novas superfcies livres de US=4.a. , onde a energia de superfcie. A energia total UT=UE + US Griffith prope que a trinca cresce espontaneamente apenas se um aumento infinitesimal a na trinca provocar uma variao nula ou negativa na energia a ela associada, ou seja: UT/a = (UE + US )/a = -2 ( .a.2)/E +4 0 ou seja, ocorrer fratura quando (2 E/ .a)1/2

o critrio de Griffith pressupe que o raio na ponta da trinca seja fino o suficiente para que a tenso local exceda a energia de coeso do material
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 30

Fator de Intensificao de Tenso


Em 1957 G. R.Irwin publicou a soluo do problema da distribuio de tenses em uma placa infinita contendo uma trinca passante (e no um furo elptico). Ele considerou que a trinca poderia ser carregada em trs modos distintos, sendo que o mais comum o modo I.

Qualquer que seja o modo de carregamento e utilizando hipteses de comportamento linearmente elstico (hookeano), Irwin demonstrou que a tenso no plano que contm trinca dado aproximadamente por
= K.(2r)-1/2

Onde r a distncia a partir da ponta da trinca. K o fator de intensificao de tenso (stress intensity factor), relacionado tenso aplicada na placa e ao comprimento 2a da trinca:
K= .( . a)1/2
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 31

Fator de forma
A funo K deduzida por Irwin e seu grupo de trabalho a rigor vale apenas para a trinca passante em uma placa infinita. possvel, entretanto, demonstrar que para outras geometrias de defeitos basta multiplicar a funo por um fator numrico dependente exclusivamente da geometria da placa e do defeito. Este fator numrico denominado Fator de Forma Y e a expresso de K se torna, portanto: K = Y..(a)1/2 Para defeitos superficiais em uma placa semi-infinita, por exemplo, Y=1,12 (uma boa aproximao para placas finitas). Para defeitos em formato de disco em um meio infinito, Y = 2/.

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 32

Tenacidade fratura

O Fator de Intensificao de Tenso mede o potencial de origem elstica que atua sobre a trinca para faz-la crescer. Para valores baixos de K o sistema encontrar-se- em um estado estacionrio estvel e o comprimento da trinca permanecer inalterado. Para um dado valor crtico Kc o sistema atingir um estado de equilbrio instvel e a partir deste valor a trinca ir crescer. A condio necessria para crescimento da trinca poder ser descrita, portanto como: K Kc Kc uma propriedade que depende do material e de fatores geomtricos do sistema (formato da placa e do defeito). Em uma condio especial, chamada Estado Plano de Deformao, entretanto, ela se tornar independente da geometria e ser designada KIc . Esta propriedade dependente exclusivamente do material e pode-se demonstrar que ela o valor mnimo de K c. Ela recebe o nome de tenacidade fratura no estado plano de deformao .
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 33

Mecnica da Fratura na Engenharia

Na engenharia a mecnica da fratura pode ser usada para resolver dois tipos de problema. No primeiro o tamanho do defeito conhecido e deseja-se saber qual a tenso de ruptura do slido (exemplo: inspeo em uma asa de avio). No segundo problema, sabe-se a tenso de ruptura do slido e procura-se o comprimento do defeito crtico. Todos os demais problemas so variantes destes dois casos.
PMT - 2200 34

f =KIC /Y. ( .a)1/2 ou

aC = (1/ ). (KIC/ f .Y)2

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

exerccio

Suponha que voc foi contratado(a) para atuar no recebimento de materiais em uma empresa que fabrica engrenagens. Como parte de suas tarefas voc deve aceitar ou rejeitar lotes do ao representado na Figura abaixo. O seu fornecedor prope usar ao de alto enxofre para facilitar a usinagem do material. O projeto mecnico da engrenagem requer que ela trabalhe a um nvel de tenso mxima de 1360MPa, que deve, por norma, corresponder no mnimo a 85% do limite de resistncia. Suponha agora que o material foi aprovado no controle de qualidade do produto final de sua empresa, que tem a capacidade de detectar trincas superficiais (isto , Y = 1,12) maiores que 0,4 mm de profundidade (portanto, o material no pode romper se tiver trinca de 0,4mm). e que o fornecedor entregou um lote de ao com teor de enxofre de 0,049%. Voc rejeitar ou aceitar o lote em questo? Por que?
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

A imagem no pode ser exibida. Talvez o computador no tenha memria suficiente para abrir a imagem ou talvez ela esteja corrompida. Reinicie o computador e abra o arquivo novamente. Se ainda assim aparecer o x vermelho, poder ser necessrio excluir a imagem e inseri-la novamente.

PMT - 2200 35

Relembrando PMT2100: Fadiga


At o momento, foram estudadas solicitaes estticas ou monotnicas (a fora cresce ou decresce continuamente). Nas aplicaes de engenharia, entretanto, freqentemente encontram-se solicitaes cclicas (ex. eixos, molas, asas de avio, bio-implantes, ), que implicam em FADIGA. A fadiga responsvel por mais de 50% das falhas mecnicas observadas nos componentes estruturais e por um grande nmero de acidentes com vtimas fatais. A fadiga ocorre mesmo quando um componente submetido a solicitaes dentro do regime elstico (isto , para tenses inferiores ao limite de escoamento) o fenmeno deve ser levado em conta em projetos de engenharia. A fadiga ocorre em todas as classes de materiais (metlicos, cermicos, polimricos e compsitos)

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 36

Fratura por fadiga

Trs estgios: nucleao, propagao estvel e propagao instvel Representao esquemtica de uma superfcie de fratura por fadiga Marcas de praia Superfcie de fratura em eixo chavetado que rompeu por fadiga

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 37

A superfcie de fratura por fadiga


Na propagao estvel o avano da trinca lento e cclico estrias.
No confundir com as marcas de praia, que esto mais associadas ao histrico de carregamento do componente (nmero de paradas). Representao esquemtica da formao de estrias durante um ciclo de fadiga (as setas indicam a atividade de sistemas de escorregamento prximos ponta da trinca). (a) (b) (c) (d) (e) (f) Tenso zero Tenso crescente Tenso mxima no ciclo Tenso decrescente Tenso zero Tenso novamente crescente

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 38

Carregamento em blocos e em espectro


At o momento vimos o efeito de carregamentos cclicos de amplitude constante sobre a propagao de trincas de fadiga. Em casos reais, entretanto, carregamentos cclicos so raramente encontrados, o mais comum haver alguma variabilidade nas amplitudes de tenso em certos intervalos de tempo (incluindo o caso em que ela varia de ciclo para ciclo). Na prtica dos ensaios de fadiga distinguem-se trs formas diferentes de carregamento: carregamento cclico, em blocos ou em espectro. Os espectros podem ser medidos diretamente em componentes em servio (exemplo: eixos automotivos, asas de avio) e empregados em ensaios de fadiga, simulando a condio real de uso do material.

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 39

Previso de vida em fadiga


Em 1924 o engenheiro sueco A. Plmgren props a chamada regra da acumulao linear de dano para prever o o comportamento de um material sujeito a carregamentos de amplitude varivel a partir da curva S-N. Posteriormente Langer nos EUA, Sorensen na URSS e Miner nos EUA propuseram verses equivalentes desta regra, cabendo ao ltimo represent-la em uma expresso numrica: D = ni/Ni

onde D o dano, ni o nmero de ciclos realizados na amplitude de tenso i e Ni o nmero de ciclos para a fratura para a amplitude de tenso i medida na curva S-N.

Segundo a regra de Plmgren-Miner, a fratura ocorrer quando D=1.


Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 40

Previso de vida em fadiga


Representao esquemtica da aplicao da regra de Plmgren.

O material em questo, representado por esta curva S-N foi inicialmente carregado na amplitude de tenso 1 por um nmero de ciclos correspondente a 75% da vida esperada. Se ele for posteriormente submetido a um carregamento amplitude 2, o nmero de ciclos remanescente at a fratura final corresponder a 25% da vida esperada.
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 41

Mecnica da Fratura e Fadiga


Em 1966 P. C. Paris, investigando experimentalmente a propagao de trincas de fadiga encontrou uma boa correlao entre sua velocidade de avano e um parmetro da mecnica da fratura: K = Y(a)1/2 no que conhecido atualmente como lei de Paris:
A lei de Paris permitiria, em princpio, determinar a vida til de um componente que tivesse uma trinca de fadiga em crescimento (indstria aeronutica, automobilstica, ...). Atualmente sabe-se entretanto, que uma srie de fenmenos pode provocar o desvio do comportamento tipo Paris (como ilustrado abaixo):

da = AK n dN
Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 42

Mecanismos de tenacificao de cermicas


Aumento da resistncia propagao da trinca

Mecanismo Intrnseco: Processamento mais cuidadoso para reduzir o tamanho de defeito crtico Mecanismos Extrnsecos: (a) Adio de fibras que ancoram as superfcies de fratura (compsitos). (b) Adio de partculas que sofrem transformaes de fase sob a ao do campo de tenses da trinca, dissipando parte da energia disponvel. (c) Adio de microtrincas que promovem a deflexo e bifurcao da trinca principal

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 43

Mecanismos de tenacificao de polmeros


Formao de blendas com polmeros mais tenazes (exemplo, Epoxi e Acrilonitrila-Butadieno-Estireno, ABS) Adio de partculas de borracha aos termorgidos por mistura mecnica (exemplo Epoxi modificado com elastmero) Adio de partculas de elastmero ao termorgido por copolimerizao. Promoo da nucleao profusa de microfibrilas (crazes) ou bandas de deformao, que consomem parte da energia necessria para crescer a trinca (exemplo, Poliestireno de alto impacto, HiPS)

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP PMT - 2200 44

Mecanismos de tenacificao de polmeros

Microfibrilamento (crazing) e formao de bandas de cisalhamento so mecanismos competitivos de deformao em polmeros amorfos. Microfibrilamento induz fratura frgil, pois as microfibrilas agem como stios de nucleao de trincas modificao do modo de deformao induz aumento de tenacidade. Exemplo: adio de poli-xido de fenilno (PPO) a poliestireno attico (APS)

C = microfibrilas, S = bandas de cisalhamento, D = bandas de cisalhamento difusas. A seta indica a direo de aplicao do esforo

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 45

Bibliografia
Nvel introdutrio (e altamente impreciso e incompleto): Cap. 8 do Callister (3a. Edio) Nvel intermedirio K. K. Chawla e M. A. Meyers Mechanical Behavior of Materials, Prentice Hall, 1999, Caps. 7 a 9 (tambm em verso em portugus, com o Ttulo Princpios de Metalurgia Mecnica, porm restrito a materiais metlicos). Nvel avanado R. W. Hertzberg Deformation and Fracture of Engineering materials and Structures 4a. ed., John Wiley & Sons, 1996, Cap. 7 em diante.

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 46

Crditos

Diversas figuras usadas na presente aula forma extradas do livro Fracture, editado por B. L. Averbach, D. K. Felbeck, G. T. Hahn e D. A. Thomas, MIT Press: Cambridge-MA, EUA, 1959, dos seguintes captulos: 4. - J. R. Low A review of the microstructural aspects of cleavage fracture 11. - J. G. Gilman Cleavage, ductility, and tenacity in crystals 16. - H. Schardin Velocity effects in Fracture 23. - C. J. Beevers e R. W. K. Honeycombe Ductile fracture of single crystals 26. - N. J. Grant Intercrystalline failure at high temperatures 27. - R. C. Gifkins Mechanisms of intergranular fracture at elevated temperatures

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Escola Politcnica - USP

PMT - 2200 47

Das könnte Ihnen auch gefallen