Sie sind auf Seite 1von 102

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANPOLIS CURSO DE PS GRADUAO LATO SENSU MBA EM GESTO PARA

A EXCELNCIA

MODELO DE EXCELNCIA EM GESTO PBLICA (MEGP) PARA PREFEITURAS MUNICIPAIS: Excelncia: um valor requerido pelo Cidado.

DEISE CRISTINA WISCHRAL

Trabalho de Concluso de Curso

Florianpolis SC 2010

DEISE CRISTINA WISCHRAL

MODELO DE EXCELNCIA EM GESTO PBLICA (MEGP) PARA PREFEITURAS MUNICIPAIS: Excelncia: um valor requerido pelo Cidado.

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao curso de Ps Graduao Lato Sensu MBA em Gesto para Excelncia do Servio Nacional de Aprendizagem Industrial Faculdade de Tecnologia Senai Florianpolis como requisito parcial para concluso do curso. Professor Orientador Paulo Roberto May.

Florianpolis SC 2010

DEISE CRISTINA WISCHRAL

MODELO DE EXCELNCIA EM GESTO PBLICA (MEGP) PARA PREFEITURAS MUNICIPAIS: Excelncia: um valor requerido pelo Cidado.

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Banca Examinadora do Curso MBA Gesto para Excelncia da Faculdade de Tecnologia SENAI Florianpolis em cumprimento a requisito parcial para obteno do ttulo de especialista em Gesto para Excelncia.

APROVADA PELA COMISSO EXAMINADORA EM FLORIANPOLIS, 17 DE ABRIL DE 2010.

Prof. Prof. Paulo Roberto May, MSc, (SENAI/SC) - Orientador

Prof. Leonardo Costa, MSc, (SENAI/SC) - Examinador

Prof. Jos Neci Corra de Oliveira Jnior, MSc, (SENAI/SC) - Examinador

DEDICATRIA

Dedico esse trabalho: A minha filha Nathali Maiara Volpi, que compreendeu minhas ausncias na dedicao ao estudo. Ao meu orientador Paulo Roberto May, que sempre me motivou e me fez sorrir mesmo nas horas de cansao ou desnimo. A minha amiga Luciana Matos Santos Lima, profissional exemplar, que em seu primeiro discurso h cinco anos, me contagiou com o vrus do MEG, e Ao meu colega Cesar Pereira Viana, grande incentivador, e a pessoa que tem exercido um trabalho brilhante frente ao PQGF.

AGRADECIMENTOS A Deus por tudo, simplesmente tudo. Pelas virtudes que me deu, pelos ensinamentos ao longo da caminhada, por me permitir mais esta conquista, que no mrito s meu, mas das ilustres pessoas que Ele coloca em meu caminho a cada dia para me instigar na busca das respostas que no tenho. A minha famlia pela colaborao e apoio para mais esta etapa da minha vida, fundamentais no meu crescimento e amadurecimento. Aos professores do MBA, verdadeiros mestres e amigos, e tambm coordenao do curso, que com entusiasmo e sabedoria nos auxiliou a trilhar esse caminho, com e-mails da monitoria, informativos, lembretes, ou mesmo frases de motivao to necessrias em dados momentos quanto o contedo tcnico aprendido em aulas. Aos colegas do MBA, grandes companheiros, que mesmo a distncia, aprendemos juntos a nos ajudar, a conhecer mais do outro, a doar um pouquinho de ns a quem precisa. Lindas lembranas do ltimo encontro presencial, marcadas no corao. Aos colegas do Comit de Processos de Avaliao e do Comit de Disseminao do MEG do Movimento Catarinense para Excelncia, pelo imenso aprendizado em nossas discusses, planejamentos e sonhos. Aos colegas da Rede Nacional da Gesto que demonstram, aqui e acol, a vontade por um Brasil melhor, e a esperana de que essa melhoria vir sim a partir da melhoria da competncia em gesto. Aos Conselheiros do PROJARAGU e Diretoria do Instituto de Cidadania e Estudos Pblicos, em especial aos Presidentes Anselmo Luiz Jorge Ramos e Newton Elizeu Burdzaki, grandes motivadores, que me confiaram este nobre desafio de contribuir na Secretaria Executiva com meus pensamentos, teorias e conhecimento tcnico, juntando essas peas do quebra-cabea com muito amor e dedicao, na certeza de que j deixamos nossa marca em alguns projetos, mas muito h por se fazer ainda. Aos colegas da CT Boas Prticas, Prof. Jlio Csar da Silva, Jos Olvio Papp, Ademir Izidoro e Ademar Possamai que acompanharam parte desta caminhada de pesquisa.

Aos colegas do Qualitypoint, em especial ao Gestor do grupo, Fbio de Lcia, e tambm aos colegas qualitypointianos, Alberto Jos Junqueira Mendona, que mesmo distante (Portugal) nos ensina sempre com suas sbias palavras, e tambm ao Benedito Milioni, de quem tenho a honra de ter um livro autografado. Aos amigos, Cesar Augusto Pereira, a nica pessoa at hoje que consegue me fazer rir da minha vida maluca, e tem me ensinado com palavras doces a desacelerar e pensar e mim. Obrigada! A Alice Carneiro de Castro, com quem partilho alguns sonhos, dvidas, sugestes, enfim... aquelas coisas inexplicveis da amizade. A um querido amigo, Bruno C. Cruz, que me ouve, me aconselha, e tem me ensinado a confiar em Deus de uma forma muito especial, pura e verdadeira. A Marines Clarice Weiss, que me agenta h mais de 10 anos em minhas alegrias e tristezas, amiga, voc mora no meu corao. A Beatriz Zimmermann, uma executiva exemplar, que fez pra mim tambm o papel de me, chefe e amiga. A equipe da Secretaria da Indstria e Comrcio de Jaragu do Sul, hoje gerenciada pelo Secretrio Clio Bayer. Fao questo de agradecer tambm a Ivani Bersch Froeder (membro dessa equipe), uma das pessoas da rea pblica mais competente que conheci at hoje, e que tem seu dedo de culpa em eu estar no PROJARAGU (risos). Aos colegas do PQGF, o entusiasmo de vocs contagia. como ver o lavrador, lanando a semente, na certeza de que muitas frutificaro e os trofus e placas de reconhecimento sero transformados em bons resultados dos indicadores sociais a favor do pas. Aos colegas dos Ncleos do GESPBLICA dos estados de Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paran, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranho, Tocantins, Alagoas, Bahia, Cear e Par que contriburam imensamente respondendo a pesquisa de campo.

Ao Ncleo da Qualidade ACIJS/APEVI, onde comecei essa jornada h oito anos. Curiosa, ansiosa, com muita vontade de aprender o que o universo da qualidade tinha de mistrio. E descobri, mistrio no h, h paixo e vontade de fazer melhor, sempre, todos os dias. E hoje, com muito orgulho agradeo a todos, nucleados, diretoria da qual fiz parte, e consultores que por ali passaram na coordenao dos trabalhos. Fomos responsveis por plantar sementinhas da qualidade em muitos em nossa regio! isso.

O desafio de modernizar a gesto de todos os trs nveis de governo, de todos os poderes e tambm da sociedade, em particular de seus setores organizados. (Carta de Braslia sobre Gesto Pblica, maio de 2008).

RESUMO O desafio da melhoria da gesto pblica um assunto que compete a todas as partes interessadas, principalmente seu principal cliente: o cidado. So muitas as reformas, e diversos os discursos, mas a cada troca de gesto (nos quatro anos de mandato) pouco se v de efetivo mudar. necessrio sustentar o choque de gesto defendido por tantos atravs de metodologias que de fato o fundamentem e sistematizem. Para isso se faz necessrio um amplo trabalho de comunicao do Modelo de Excelncia em Gesto Pblica e do Programa existente no pas h cinco anos, desconhecido ainda pela maioria das instituies e gestores pblicos. A sociedade civil organizada tem tomado algumas iniciativas importantes no exerccio do controle social, porm mesmo estas iniciativas precisam ser sistematizadas para serem consolidadas e no perderem continuidade. O novo empreendedor do sculo XXI o empreendedor social, preocupado no apenas consigo, mas com o meio em que vive, e para isso ele precisa participar ativamente da comunidade. Palavras-chave: GESPBLICA, Modelo de Excelncia em Gesto Pblica, Prefeituras Municipais, Sociedade Civil Organizada.

10

ABSTRACT The challenge of improving public management is a matter for all stakeholders, especially its main customer: the citizen. There are many reforms, and several speeches, but each change of management (the four year term) just to see effective change. It is necessary to sustain the shock of management advocated by many methods by which to systematize and justify the fact. For it is required an extensive communications work of the Model for Excellence in Public Management and the Program in the country five years ago, still unknown by most institutions and public administrators. Organized civil society has taken some important initiatives in the exercise of social control, but even these initiatives need to be systematized to be consolidated and not lose continuity. The new century entrepreneur is the social entrepreneur, concerned not only with you, but with the way in which he lives, and for that he must actively participate in the community. Keywords: GESPBLICA, Model for Excellence in Public Management, Municipal Governments, Organized civil society.

11

LISTA DE ILUSTRAES

Figura 01 Figura 02 Figura 03 Figura 04 Figura 05 Figura 06 Figura 07 Figura 08 Figura 09 Figura 10 Figura 11 Figura 12 Figura 13 Figura 14 Figura 15

Medio da qualidade dirigida ao cidado..................................... 18 Histrico do GESPBLICA............................................................ 20

Governana do MBC...................................................................... 21 Planilha para Auto-avaliao e IAGP 2010.................................... 29 Parte da Carta de Servios do INSS.............................................. 29 Software do IPPS........................................................................... Representao do Modelo de Excelncia em Gesto Pblica...... Diferena entre avaliao de resultados & avaliao de gesto... Cenrio brasileiro na Pesquisa da ONG de Integridade Global..... 30 32 34 41

Macroambientes do PE Jaragu 2030........................................... 43 Organograma Deliberativo e Funcional......................................... Tela do Blog Desmistificando o MEGP.......................................... 44 50

Fotografia do Congresso Painel 20............................................. 52 Escada dos Instrumentos de Avaliao......................................... Slogan do Programa implantado em Porto Alegre RS................ 66 66

12

LISTA DE TABELAS

Tabela 01 Tabela 02 Tabela 03 Tabela 04 Tabela 05 Tabela 06 Tabela 07 Tabela 08 Tabela 09 Tabela 10 Tabela 11 Tabela 12 Tabela 13 Tabela 14

Reformas administrativas............................................................... 19 Ncleos Estaduais e organizaes ncora.................................... Misso, Viso e Direcionador Estratgico..................................... Critrios do MEGP......................................................................... Misso e Viso do PROJARAGU................................................ Macroambientes e Cmaras Temticas........................................ Cronograma e Etapas do trabalho................................................. Lista de Prefeituras em fase de sensibilizao.............................. Lista de Prefeituras em fase de capacitao................................. Lista de Prefeituras em fase de Autoavaliao............................. 26 27 38 42 45 48 55 55 55

Lista de Prefeituras em fase de Auto-avaliao (2. Ciclo)............ 56 Nmero de pessoas capacitadas na metodologia......................... 56

Nmero de voluntrios da RNGP................................................... 57 Tempo de conhecimento do MEG pelos Cidados/Examinadores 61

13

LISTA DE GRFICOS

Grfico 01 Tempo de existncia dos Ncleos Estaduais GESPBLICA........ Grfico 02 Tempo como Organizao ncora................................................

53 53

Grfico 03 Aes de disseminao do MEGP................................................. 54 Grfico 04 Meios de comunicao do Ncleo Estadual GESPBLICA.......... Grfico 05 Agente motivador para uso do MEGP........................................... Grfico 06 Grfico 07 Aes conjuntas com o Programa ligado a RNG........................... Parecer sobre a importncia de implantao do MEGP em Prefeituras Municipais.................................................................... 58 58 59 61

14

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

CLAD Centro Latino-americano de Administrao para o Desenvolvimento CONSAD Conselho Nacional de Secretrios de Estado da Administrao FNQ Fundao Nacional da Qualidade IAGP Instrumento de Auto-avaliao da Gesto Pblica IPPS Instrumento Padro de Pesquisa de Satisfao MCE Movimento Catarinense para Excelncia MEG Modelo de Excelncia da Gesto MEGP Modelo de Excelncia em Gesto Pblica MBC Movimento Brasil Competitivo MPOG Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto PBQP Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade PMGP Programa Modernizando a Gesto Pblica PPA Plano Pluri Anual PPI Prmio Prefeito Inovador PQGF Prmio Qualidade do Governo Federal RNG Rede Nacional da Gesto RNGP Rede Nacional da Gesto Pblica

15

SUMRIO 1 INTRODUO.........................................................................................................17 1.1 JUSTIFICATIVA....................................................................................................18 1.2 OBJETIVO GERAL...............................................................................................18 1.3 OBJETIVOS ESPECFICOS.................................................................................19 2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................20 2.1 REVISO DE LITERATURA.................................................................................20 2.1.1 Contextualizando o GESPBLICA....................................................................20 2.1.1.1 Ncleos Estaduais...........................................................................................27 2.1.1.2 Estratgias de atuao....................................................................................29 2.1.1.3 Ferramentas de Gesto..................................................................................30 2.1.1.4 Carta de Braslia..............................................................................................33 2.1.2 Modelo de Excelncia em Gesto Pblica MEGP .........................................34 2.1.2.1 Estrutura do MEGP Fundamentos & Critrios.............................................35 2.1.3 Prefeituras Municipais Brasileiras: Ferramentas para um efetivo Choque de Gesto.........................................................................................................................41 2.1.4 Excelncia requerida pelo Cidado: O papel da Sociedade Civil Organizada & O Choque de Participao..........................................................................................42 2.1.4.1 PROJARAGU Frum Permanente de Desenvolvimento..........................44 Abaixo o Organograma Deliberativo e Funcional da entidade:.................................47 2.1.4.2 Carta Iberoamericana de Participao Cidad na Gesto Pblica................48 2.2 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS.............................................................50 2.3 RESULTADOS E DISCUSSO............................................................................52 2.3.1 Prefeitura Municipal de Porto Alegre RS .......................................................52 2.3.2 Blog Desmistificando o MEGP.........................................................................52 2.3.3 X Congresso Internacional de Gesto do PGQP (Porto Alegre RS) .............53 2.3.4 XIV Congresso Internacional do CLAD sobre Reforma do Estado e da Gesto Pblica (Salvador BA) .............................................................................................53 2.3.5 III Congresso CONSAD de Gesto Pblica (Braslia DF) .............................54 2.3.6 Pesquisas de Campo.........................................................................................55 2.3.6.1 Ncleos Estaduais do GESPBLICA.............................................................55 2.3.6.2 Examinadores e Conhecedores do MEG Cidados....................................63 2.3.7 O caminho das pedras.......................................................................................68 3 CONCLUSO...........................................................................................................72 ESTUDOS FUTUROS / RECOMENDAES...........................................................76 .....................................................................................................................................76 REFERNCIAS..........................................................................................................77 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA.................................................................................78 ANEXO 01..................................................................................................................79 ANEXO 02..................................................................................................................82 ANEXO 03..................................................................................................................84 ANEXO 04..................................................................................................................86 ANEXO 05..................................................................................................................88 ANEXO 06..................................................................................................................94 ANEXO 07..................................................................................................................97 ANEXO 08..................................................................................................................98

16

17

1 INTRODUO Se em organizaes da iniciativa privada a qualidade do produto ou servio prestado questo de sobrevivncia no mercado, na iniciativa pblica questo de respeito ao cidado, cumprimento dos Princpios constitucionais da administrao pblica legalidade, publicidade, moralidade, eficincia e impessoalidade e aumento da competitividade do pas. So inmeras as iniciativas de implantao de novos programas e ferramentas de gesto que levem desburocratizao e aos resultados to esperados pela sociedade e prometidos pelos gestores pblicos. A vantagem que j temos no pas um programa federal estruturado para aplicao nas organizaes pblicas: o Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao GESPBLICA, institudo pelo decreto n. 5.378 de 23/02/2005, fundamentado no Modelo de Excelncia da Gesto, existente h quase duas dcadas, adaptado para a linguagem do setor pblico, e reconhecido internacionalmente. A desvantagem est no desconhecimento do programa, e este o grande desafio, a disseminao do mesmo. Considerando que a maior parte dos servidores pblicos encontra-se alocada nos municpios, ali que a qualidade do servio pblico (ou falta dela) pode ser percebida pelo cidado. E o fator mais importante nesse contexto a reflexo sobre o papel do cidado na exigncia da excelncia das instituies pblicas, alinhado com a prpria viso do GESPBLICA de que: At 2015, a excelncia em gesto pblica dever ser um valor preservado pelas instituies pblicas e requerido pelo cidado.

18

1.1 JUSTIFICATIVA O Modelo de Excelncia em Gesto Pblica - MEGP, criado a partir da adaptao do Modelo de Excelncia da Gesto da Fundao Nacional da Qualidade, o resultado da busca pela melhor ferramenta para a desburocratizao, permitindo uma avaliao imparcial da gesto pblica, de forma tcnica e com viso gerencial. Os servios prestados ao cidado no mbito municipal certamente so os que mais permitem-nos avaliar a eficincia do setor pblico, e no bastam ferramentas e programas de melhoria de ordem apenas tcnica, a mudana precisa ser gradual e contnua, focando tambm a valorizao do servidor pblico, para que este seja um dos agentes motivadores da melhoria da gesto. O cidado e a sociedade civil organizada possuem tambm uma grande responsabilidade diante deste desafio, que no consiste apenas em reclamar do que no est bom, mas de participar ativamente da gesto pblica, exercendo seu papel de controle social. Com este trabalho pretende-se apresentar o MEGP para a Administrao Pblica Municipal, que tanto tem falado sobre Choque de Gesto, porm pouco faz uso de ferramentas que de fato sustentem esse discurso, visando responder a seguinte questo formulada: Por que uma metodologia de Gesto existente h 17 anos, reconhecida internacionalmente como uma das melhores do mundo, focada em resultados, adaptada para as organizaes Pblicas, ainda no adotada maciamente pelos municpios brasileiros? 1.2 OBJETIVO GERAL Apresentar o Modelo de Excelncia em Gesto Pblica MEGP para Prefeituras Municipais, como mecanismo que fundamente o Choque de Gesto, estimulando a excelncia como um valor a ser requerido pelo cidado.

19

1.3 OBJETIVOS ESPECFICOS Contextualizar o que o GESPBLICA, seu histrico, os Ncleos Estaduais, estratgias de atuao e ferramentas de gesto; Apresentar a estrutura do MEGP, Fundamentos e Critrios de Excelncia; Listar as Prefeituras do pas que implantaram ou esto em fase de implantao do MEGP. Propor alternativas sociedade civil organizada para exercer seu papel de Controle Social junto Gesto Pblica, requerendo a excelncia.

20

2 DESENVOLVIMENTO 2.1 REVISO DE LITERATURA 2.1.1 Contextualizando o GESPBLICA O maior desafio do setor pblico brasileiro melhorar sua competncia em gesto, e para isso, em 23 de fevereiro de 2005, foi institudo pelo Governo Federal o Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao GESPBLICA, atravs do Decreto n 5.378, aberto a todas as esferas de governo e poderes, que tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade dos servios pblicos prestados aos cidados e aumento da competitividade do pas. Gesto com qualidade a capacidade para fazer bem feito e em tempo oportuno, o que deve ser feito. Alm do saber fazer (competncia tcnica para as atividades finalsticas) preciso saber fazer de modo certo (processo), a coisa certa (resultado) e avaliar os efeitos do que foi feito. Para Marini e Martins uma boa gesto aquela que alcana resultados o que, em ltima anlise, significa, no setor pblico, atender s demandas, interesses e expectativas dos beneficirios, criando valor pblico. (MARINI & MARTINS, 2009, p. 15). A qualidade dirigida ao cidado pode ser medida de trs formas:

Figura 01 Medio da qualidade dirigida ao cidado Fonte: Paulo Daniel (2007)

Conforme Lima O pas padece de incompetncia gerencial generalizada que no consegue fazer dos processos e dos resultados elos construtores e mantenedores de valores pblicos positivos, de ganhos sociais. (LIMA, 2007, p. 7) contraditrio o reconhecimento recebido por nossa capacidade de

21

arrecadao ou ainda os elogios da comunidade financeira internacional se nossos indicadores sociais no acompanham esse mrito. E esta desfavorabilidade pode ser explicada, em parte, pelo excesso de burocracia, furor arrecadatrio, corrupo abundante e gesto incompetente de prioridades. Existem muitas instituies pblicas fazendo melhor a coisa errada, ou seja, esforo para aperfeioar processos que desperdiam tempo, dinheiro, competncias e oportunidades.
O valor exagerado dado ao papel, ao relatrio, ao carimbo, assinatura, ao arquivo e centralizao faz da burocratizao uma fora irreverente, principalmente diante daqueles que tm no servio pblico a nica maneira de suprir algumas de suas necessidades. Tal atitude, impregnada do desnecessrio, fortalece processos de baixa capacidade de produo, desperdia recursos e serve de argumento para (in)justificar a pesada carga tributria repassada sociedade. (LIMA, 2007, p. 8)

dada muita nfase s metas fsicas e financeiras (resultados materiais e imediatos) nos discursos, porm sem ganho social no h resultado fsico que faa sentido. A maioria das reformas chamadas modernizaes administrativas acrescentaram ou suprimiram cargos, rgos ou procedimentos e pouco de fato agregaram a mudana pretendida. Na tabela abaixo percebemos as caractersticas das principais reformas em nosso pas:
As trs diretrizes principais apoiadas por Getlio Vargas foram inspiradas no modelo britnico: 1. Critrios profissionais para o ingresso no servio pblico; 2. Desenvolvimento de carreiras; e 3. Regras de promoo baseadas no mrito. Atravs do Decreto n. 39.510/56 Juscelino Kubitschek criou a Comisso de Simplificao Burocrtica, porm foi outra reforma sem grande sucesso, que apenas alterou cargos e organogramas dos quais surgiram ministrios, secretarias, comisses, conselhos e cmaras. Teve como marco o Decreto n 200/67 que instituiu um novo desenho da estrutura organizacional em: - Administrao Direta (presidncia da repblica e ministrios); e - Administrao Indireta (autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas). Com este Programa que foi plantada a semente do atual GESPBLICA, buscando, segundo Beltro, restabelecer na conscincia dos administradores o conceito, s vezes esquecido, de que: servio pblico significa servir ao pblico. (Beltro, 1984).

Reforma burocrtica (1936-1938)

Primeira simplificao burocrtica (1956)

Reforma desenvolvimentista (1967)

Programa Nacional de Desburocratizao (1979)

Tabela 01: Reformas administrativas

22

Fonte: Paulo Daniel (2007)

Conforme Medeiros e Levy, as transies de governo impactam nas reformas:


Apesar dos avanos alcanados, em muitos casos, os resultados das reformas do setor pblico do Brasil ainda so marcados pela diversidade e pela carncia de consolidao institucional, o que condiciona a sustentabilidade de conquistas obtidas permanente renovao de apoio poltico s suas ideias-fora. (MEDEIROS & LEVY, 2009, p.151)

fcil compreender esta longa e histrica busca pela desburocratizao, visto que o Brasil j nasceu rigorosamente centralizado e regulamentado. Em 1549, Tom de Souza, nomeado governador-geral pelo regime absolutista e centralizador em vigor em Portugal, j trouxe um Regimento pronto e acabado de Lisboa, que foi de certa forma, a primeira Constituio do Brasil. De acordo com Tristo de Athayde fomos um pas formado s avessas, que teve Coroa antes de ter povo; parlamentarismo antes de eleies; escolas superiores antes de alfabetizao; bancos antes de ter economias. Analisemos agora a evoluo desta ltima reforma a partir de 1979, que foi o embrio do GESPBLICA, at chegarmos aos dias de hoje, com a instituio do Ano Nacional da Gesto Pblica em 2009.

Figura 02 Histrico do GESPBLICA Fonte: GESPBLICA (2009)

O Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP), criado em 1990 pelo Governo, teve a misso de mobilizar o setor produtivo nacional para a

23

competitividade mundial. Este programa, extinto em 2001, veio a ser substitudo pela organizao nogovernamental denominada MBC Movimento Brasil Competitivo, que possui hoje este modelo de Governana:

Figura 03 Governana do MBC Fonte: MBC (2009)

As palavras do fundador do MBC expressam a misso desta entidade:


O Movimento Brasil Competitivo representa a unio de esforos entre governo e sociedade civil para o desenvolvimento sustentvel do Pas. Por meio da implementao da gesto de qualidade em organizaes do primeiro, segundo e terceiro setor e da busca pela inovao, o MBC possui um papel fundamental para o aumento da competitividade do Pas, melhorando a qualidade de vida da populao. (Jorge Gerdau Johannpeter, Presidente Fundador do MBC, Fonte: Material Institucional MBC)

Apesar do amplo uso de ferramentas da qualidade, cursos, palestras e seminrios, pouco se conseguiu de fato modificar e melhorar. O principal fator de insucesso nesta fase foi a desconsiderao do prprio Governo com o programa que concebeu. Outro, porm, foi que a estratgia de capacitar os servidores teve uma interpretao equivocada, pois as aes tornaramse estmulo a posies corporativas, e o foco foi apenas na valorizao do servidor, distanciando-se da perspectiva do cidado como destinatrio dos servios do Estado.
Para poder tornar-se verdadeiramente orientadas ao cidado, as organizaes do setor pblico necessitam em primeiro lugar e acima de tudo reorientar sua cultura, o que significa alinhar as prioridades do rgo

24

com as do cidado. (LINS & MIRON, 2009, p. 49)

E o pior: a qualidade era (e ainda ) vista como uma forma ou estilo de gesto, que se no comprometer muito as atividades de rotina poderia ser bemvinda... Foi com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado em 1995 que comearam a aparecer alguns indcios de uma mudana mais profunda, pois um dos objetivos dizia: Aumentar a governana do Estado, ou seja, sua capacidade administrativa de governar com efetividade e eficincia, voltando ao dos servios do Estado para o atendimento dos cidados. (Plano Diretor, 1995). E isso trabalhando as trs dimenses: institucional-legal, cultural e gerencial. Na questo institucional-legal nada se acrescentou de novo, mas foram nas dimenses cultural e gerencial que a transformao comeou a aparecer, com o estabelecimento de novos referenciais da boa gesto pblica, dentre eles o resultado e a satisfao do cidado. Porm o fator de usar a mesma terminologia do setor privado no pblico causou alguns conflitos quanto ao relacionamento com os clientes, a atuao no mercado e a busca da lucratividade. Em 1997 comeou a surgir uma linha cada vez mais ntida de separao entre a gesto pblica e a privada, pois se percebeu que no poderiam ser aplicados os mesmos princpios, mtodos e tcnicas da qualidade do setor privado sem adaptaes para o setor pblico. Ao querer mudar demais a administrao pblica brasileira estavam lhe tirando a essncia. Foi nesse momento que a resposta mais coerente foi transpor para a administrao pblica o modelo de excelncia em gesto amplamente utilizado pelo setor privado, cujo foco no seria apenas nos processos, mas tambm na estratgia como fio condutor da mudana. Em 1996 houve um trabalho em conjunto com a FPNQ Fundao para o Prmio Nacional da Qualidade (hoje FNQ) para a criao de uma categoria Administrao Pblica no Prmio. E em 1997 ocorreu a principal mudana: deslocou-se o foco das aes do processo para a gesto organizacional, e do servidor para o cidado-usurio. As ferramentas e tcnicas da qualidade passaram a

25

ser acessrias de uma transformao mais ampla e profunda do Aparelho do Estado. Conforme Lima, Assume, assim, o GESPBLICA, os contornos de uma poltica pblica federativa maior, porque trata da gesto em sua concepo essencial e pura, ou seja, independente do objeto gerenciado. (LIMA, 2007, P. 39) O QPAP Programa da Qualidade e Participao na Administrao Pblica passou ento a construir uma linguagem prpria e tambm uma logomarca para uso em aes de divulgao e marketing. E a implantao deste Programa nas organizaes passou a ser baseado em ciclos de auto-avaliao e melhoria da gesto. Ainda em 1997 foi editado o caderno com o Termo de Referncia do Programa, instrues para adeso e implantao, baseados nos critrios de excelncia da gesto pblica. Foi institudo para apoiar o Programa o Instrumento de Avaliao da Gesto na Administrao Pblica, e tambm a rede de consultores formada por servidores pblicos especialistas em alguma rea da gesto pela Qualidade e conhecedores da administrao pblica, que voluntariamente se dispem a trabalhar como facilitadores e multiplicadores do QPAP. Surgiu ento a necessidade de mobilizar as organizaes para adeso, de forma que pudessem estabelecer ciclos contnuos de melhoria e aprendizado baseados na auto-avaliao. E a resposta a isso foi instituir o reconhecimento e premiao de organizaes que demonstrassem bom desempenho gerencial e organizacional frente aos critrios de excelncia em gesto pblica. Em 1998 foi lanado o Prmio Qualidade do Governo Federal PQGF, que teve 53 candidaturas, 265 examinadores formados em curso de banca e 86 adeses ao QPAP. Na cerimnia de premiao, que teve a participao do Presidente da Repblica e da maioria dos Ministros de Estado, foram entregues placas e certificados s 13 organizaes reconhecidas: uma na faixa ouro, sete na faixa prata e cinco na faixa bronze. Pelo fato da nfase desta grande reforma ser ainda na dimenso institucionallegal e no na cultural e gerencial, o QPAP no conseguiu boa articulao com os demais programas da reforma.

26

A extino do Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado em 1999 e a mudana do gerenciamento da Reforma do Aparelho do Estado que passou para o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto MPOG trouxe novas transformaes. As estratgias da Reforma foram reavaliadas e passaram a dar nfase aos programas ligados tecnologia de gesto e qualidade dos servios prestados ao cidado, onde ressurgiu o Programa Nacional de Desburocratizao, institudo pelo Decreto n. 3.335 de 11/01/2000 que estabeleceu uma rede de Comits do Programa. Apesar do impacto devido s transformaes o QPAP teve importantes ganhos como a adeso de organizaes pblicas dos poderes Legislativo e Judicirio, e dos nveis Estadual e Municipal, quebrando a barreira de que a articulao era apenas com o Executivo Federal. E tambm passou a contar com projetos voltados ao estabelecimento de padres de atendimento ao cidado e de avaliao de satisfao de usurios de servios pblicos por meio da Meta Mobilizadora Nacional e a reviso do PPA (2000-2003) que resultou no Plano Avana Brasil. Em 2000 houve a segunda alterao no nome do Programa, passando a ser chamado de PQSP Programa da Qualidade no Servio Pblico, que passa ser um instrumento de cidadania, conduzindo cidados e agentes pblicos ao exerccio prtico de uma administrao pblica participativa, transparente, orientada para resultados e preparada para responder s demandas sociais. Em 2001 o PQSP contava com aproximadamente 1.000 adeses, e estava j representado em 20 estados por seus Ncleos Estaduais e pela rede nacional de consultores ad hoc. Foi neste perodo de sua trajetria que o PQSP enfrentou as mais graves ameaas: rejeio ostensiva auto-avaliao, rejeio dimenso nacional do Programa, desembarque de consultores bem pagos e despreparados para fazer o que a equipe do Programa poderia ter feito, dispensa de servidores motivados e competentes e a obstruo realizao das cerimnias anuais do Prmio Nacional da Gesto Pblica. Foi a fora do voluntariado que sustentou o Programa nesta fase. Mas as foras contrrias no foram suficientes para enfrentar com xito a motivao, fora e teimosia dessa rede nacional de voluntrios.

27

Pode-se dizer que a partir de 2005 o GESPBLICA passa a navegar num mar no to ameaador. Houve sua reestruturao tanto em termos de funes, fuso com a Desburocratizao, governana e o redesenho do modelo de gesto do qual faz parte um comit gestor formado por organizaes de fato engajadas com aes voltadas para a qualidade da gesto e para a desburocratizao. Chegamos, portanto, ao Decreto n. 5.378 de 23/02/2005 que instituiu o Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao GESPBLICA, anexo 01. 2.1.1.1 Ncleos Estaduais

O GESPBLICA conta com unidades de gesto descentralizadas nos Estados os Ncleos Estaduais e unidades tcnicas especializadas para reas setoriais especficas os Ncleos Setoriais que, tm como atribuio promover o aperfeioamento da mquina pblica nos Estados e diversos setores dentro da metodologia do Programa Federal. Para alcanar esse objetivo, os Ncleos Estaduais mobilizam pessoas e organizaes voluntrias para atuarem como agentes transformadores da gesto pblica brasileira. Estes Ncleos so coordenados por uma organizao pblica denominada ncora, que responsvel pela disseminao e conduo dos trabalhos do GESPBLICA no respectivo estado de atuao. A tabela abaixo apresenta as atuais organizaes ncoras:
REGIO NORTE ESTADO Amap Amazonas Par Rondnia Roraima ORGANIZAO NCORA Escola de Administrao Pblica EAP/AP Fundao Hemoterapia e Hemocentro do Estado do Amazonas FHEMOAM Gerncia Regional de Administrao GRA Par / Ministrio da Fazenda Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenao Geral - SEPLAN Boa Vista Energia S/A

28

Tocantins Alagoas Bahia Cear Maranho Paraba Pernambuco Piau Rio Grande do Norte

22 Batalho de Infantaria do Exrcito Brasileiro Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos ECT/Diretoria Regional de Alagoas PETROBRS - Petrleo Brasileiro AS Secretaria de Planejamento e Gesto do Estado do Cear SEPLAG/CE Instituto Nacional do Seguro Social - Gerncia Executiva em So Luis - MA INSS Superintendncia Federal da Agricultura na Paraba SFA/PB PETROBRS - Petrleo Brasileiro AS Secretaria Municipal de Administrao e Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Teresina Superintendncia Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Norte - SFA/RN/MAPA Empresa de Processamento de Dados da Previdncia - DATAPREV- Unidade de Atendimento de Sergipe URSE Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso SEFAZ/MT Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Cincia e Tecnologia SEMAC 4 Superintendncia Regional da Polcia Rodoviria Federal de Minas Gerais 4 SRPRF/MG Secretaria de Desenvolvimento Econmico, Energia, Indstria e Servios do Rio de Janeiro SFA/SP - Superintendncia Federal de Agricultura no Estado de So Paulo Secretaria do Estado e do Planejamento e Coordenao Geral do Paran SEPLAN Escola de Aperfeioamento de Sargentos das Armas EASA CELESC Distribuio S. A.

NORDESTE

Sergipe

Mato Grosso CENTRO-OESTE Mato Grosso do Sul Minas Gerais SUDESTE Rio de Janeiro So Paulo Paran SUL Rio Grande do Sul Santa Catarina

Tabela 02: Ncleos Estaduais e organizaes ncora Fonte: GESPBLICA (2010)

Observao: Atualmente os estados de Gois, Acre, e Esprito Santo no

29

possuem Ncleo Estadual. 2.1.1.2 Estratgias de atuao

A sustentabilidade de todo esse movimento pela melhoria da qualidade no servio pblico a Rede Nacional de Gesto Pblica, que conta com parcerias voluntrias entre pessoas e organizaes mobilizadas para a promoo da excelncia da gesto pblica brasileira. E como diretrizes de atuao temos, a misso, a viso e os direcionadores estratgicos do GESPBLICA:
MISSO Promover a gesto pblica de excelncia, visando contribuir para a qualidade dos servios pblicos prestados ao cidado e para o aumento da competitividade do Pas. VISO At 2015, a excelncia em gesto pblica dever ser um valor preservado pelas instituies pblicas e requerido pelo cidado. DIRECIONADOR ESTRATGICO Promover a construo de Organizaes pblicas de alto desempenho; e Elevar a satisfao do cidado com a administrao pblica. Tabela 03: Misso, Viso e Direcionador Estratgico Fonte: GESPBLICA (2010)

As diretrizes gerais do GESPBLICA so: I) Os produtos e servios do GESPBLICA so produzidos com recursos pblicos e aes voluntrias de pessoas e organizaes e oferecidos gratuitamente aos rgos e s entidades pblicas brasileiras. Por esse motivo proibida, sob qualquer pretexto, a venda de tais produtos e servios e a utilizao do nome do Programa para fins comerciais. II) Os usurios diretos do GESPBLICA so os rgos que integram a Administrao Pblica brasileira. III) Os resultados diretos do GESPBLICA acontecem nestes rgos. IV) Os cidados e a sociedade so usurios diretos dos rgos e entidades responsveis pelos processos que se posicionam na ponta das cadeias prestadoras

30

de servios pblicos. V) A evidncia do bom desempenho do GESPBLICA se dar pela demonstrao da melhoria contnua da qualidade do sistema de gesto e dos ganhos sociais de seus usurios. VI) Os rgos que implementam um ou mais produtos do GESPBLICA tais como: a auto-avaliao, a simplificao de processos, a carta de servio, a pesquisa de satisfao de usurios e o PQGF, so considerados participantes do Programa, cuja participao formalizada pelo termo de adeso. VII) As organizaes pblicas ou privadas que, de alguma forma, apiam o GESPBLICA em sua estratgia so consideradas organizaes integrantes da Rede Nacional de Gesto Pblica (RNGP). VIII) As pessoas, servidores pblicos ou no, que executam alguma atribuio oficialmente reconhecida no mbito do GESPBLICA so considerados integrantes da Rede Nacional de Gesto Pblica (RNGP). IX) A gesto e a execuo das aes do GESPBLICA so feitas de forma descentralizada, mediante delegao a organizaes e pessoas voluntrias. X) Todas as pessoas e organizaes que atuam no GESPBLICA, de forma permanente ou temporria, esto submetidas ao Cdigo de tica do Programa. 2.1.1.3 O Ferramentas de Gesto GESPBLICA disponibiliza para as organizaes as seguintes

ferramentas, que podem ser encontradas para download em seu site no link Ferramentas de Gesto (https://www.gespublica.gov.br): Avaliao: planilhas eletrnicas que podem ser preenchidas pela prpria organizao para verificar o grau de aderncia de suas prticas gerenciais ao Modelo de Excelncia em Gesto Pblica. Esta auto-avaliao permite identificar os Pontos Fortes e Oportunidades de Melhoria da gesto. E as organizaes que, conforme a avaliao, demonstrarem um sistema de gesto maduro, podero se candidatar ao Prmio Nacional da Gesto Pblica PQGF, que reconhece publicamente e premia as organizaes que espelham o estado da arte em gesto.

31

Figura 04: Planilha para Auto-avaliao (250 pontos) e IAGP 2010 (1000 pontos) Fonte: GESPBLICA (2010)

Carta de Servios ao Cidado: conforme o prprio Decreto n. 6.932 de 11/08/2009, que a torna obrigatria para o Poder Executivo Federal, a Carta de Servios tem por objetivo informar o cidado dos servios prestados pelo rgo ou entidade, das formas de acesso a esses servios e dos respectivos compromissos e padres de qualidade de atendimento ao pblico. (Decreto n. 6.932, Art. 11, 1 ).

32

Figura 05 Parte da Carta de Servios do INSS Fonte: GESPBLICA (2010)

Instrumento Padro de Pesquisa de Satisfao IPPS: a avaliao da satisfao visa garantir a participao efetiva do cidado na avaliao do desempenho da organizao, permitindo identificar as lacunas entre o que os cidados-usurios esperam e o nvel dos servios que realmente recebem. Foi desenvolvida para se adequar a qualquer organizao pblica prestadora de servios ao cidado, nos trs poderes e trs esferas do governo.

Figura 06 Software do IPPS Fonte: GESPBLICA (2010)

Guia de Gesto de Processos: utilizado para orientar a modelagem, melhoria e gerenciamento dos processos com foco em resultados. Favorece a reflexo sobre os insumos e produtos, fornecedores e clientes dos processos,

33

bem como sobre os recursos necessrios. disponibilizada uma srie de vdeos que apresentam o passo-a-passo sobre a gesto de processos. Guia de Simplificao: atua com o objetivo de eliminar exigncias desnecessrias, com foco na simplificao e eliminao de processos e rotinas que no agregam valor aos servios prestados pelo Estado ao cidado. O GESPBLICA oferece apoio tcnico para as organizaes participantes, sem nus, atravs de oficinas de trabalho para utilizao das ferramentas disponibilizadas.

2.1.1.4

Carta de Braslia

A Carta de Braslia veio consolidar a necessidade de orientar a ao do Estado para resultados, tendo como foco o cidado. Firmada pelo Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto MPOG e o Conselho Nacional de Secretrios de Estado da Administrao CONSAD, em maio de 2008, apresenta diversos compromissos pactuados. Dentre os principais tpicos citados na Carta como prioridades para esta melhoria de desempenho do servio pblico esto: Gesto de pessoas Modelos de gesto Instrumentos de ciclo de gesto Mecanismos de coordenao e integrao Uso de tecnologias e sistemas de informao Marco legal Preveno e combate corrupo Estudos e pesquisas para subsidiar as polticas e diretrizes para modernizao

34

2.1.2 Modelo de Excelncia em Gesto Pblica MEGP Em 1997 o modelo apresentado j continha certas alteraes em relao aos modelos que lhe deram origem, que no so concesses gesto pblica, mas sim adaptaes de linguagem, necessrias pela natureza das organizaes pblicas. Tecnicamente o modelo de gesto pblica fiel aos modelos nacionais e internacionais, tanto do setor privado quanto do pblico, que lhe permite fazer comparaes entre organizaes ou prticas gerenciais, inclusive de outros pases. E, institucionalmente, a terminologia prpria da administrao pblica, favorece a interao e compartilhamento de tecnologias, conceitos, prticas, mtodos e experincias preservando a natureza de ser pblico. O slogan do GESPBLICA, de que preciso ser excelente sem deixar de ser pblico retrata esse grande desafio, que graas a metodologias reconhecidas, pode sim ser realidade em nosso pas. A sustentao do Modelo de Excelncia em Gesto Pblica se d atravs dos Princpios Constitucionais da administrao pblica, conforme artigo 37 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 que declara que a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Legalidade: estrita obedincia Lei. Diferentemente do setor privado que pode fazer tudo que a lei no probe; o setor pblico s pode fazer o que determinado por lei. Moralidade: pautar a gesto pblica por um cdigo moral de aceitao pblica. Impessoalidade: no fazer acepo de pessoas, sendo o tratamento diferenciado apenas aos casos previstos em lei. Publicidade: todos os atos e fatos da administrao pblica so pblicos. Eficincia: fazer o que precisa ser feito com o mximo de qualidade ao menor custo possvel.

35

2.1.2.1

Estrutura do MEGP Fundamentos & Critrios

O MEGP a representao de um sistema de gesto composto por oito critrios que se inter-relacionam, produzindo a sinergia necessria para planejar, organizar, decidir, executar e controlar os resultados obtidos frente aos planejados.

Figura 07 Representao do Modelo de Excelncia em Gesto Pblica Fonte: GESPBLICA (2010)

Planejamento: o primeiro bloco Liderana: o elemento promotor do movimento organizacional: atua nas definies estratgicas, na motivao e na proviso dos meios; seus principais instrumentos so a vontade, a deciso e o exemplo; Estratgias e Planos: so o pensamento contnuo sobre o futuro desejado e sobre a melhor forma de atingi-lo, considerando o ambiente e a capacidade (recursos de toda ordem) para realiz-lo. Cidados e Sociedade: so os mantenedores e demandantes do Estado, e, ao mesmo tempo, destinatrios de sua ao e dos seus servios. Execuo: o segundo bloco

36

Pessoas e Processos: pessoas preparadas e motivadas executando processos bem concebidos produzem os resultados esperados.

Controle: o terceiro bloco Resultados: a verificao do grau de eficincia, eficcia e efetividade de acordo com as estratgias e planos (pois sem esta comparao a medio apenas evidncia de esforo intil). Ao corretiva: o quarto bloco Informaes e conhecimento: a inteligncia da organizao, d qualidade ao processo decisrio. Pressupe a capacidade de corrigir e aperfeioar. Na administrao pblica brasileira a prtica de avaliao manifesta-se de diversas formas sendo a mais comum ligada funo de controle quanto ao cumprimento de requisitos legais, principalmente que dizem respeito ao uso de recursos financeiros. Porm o campo da avaliao extremamente limitado, o curto caminho entre o previsto e o realizado. uma avaliao vlida e necessria, mas parcial e insuficiente.

Figura 08 Diferena entre avaliao de resultados & avaliao de gesto Fonte: Paulo Daniel (2007)

Como no so considerados os extremos estratgicos (que onde justamente se expressam as demandas sociais) os atuais sistemas de controle podem estar declarando eficiente e eficaz uma gesto que no .

37

Nesta proposta de avaliao pelo MEGP procura-se medir a capacidade do sistema de gesto de produzir e manter bons resultados, fruto de deciso estratgica e processos organizacionais. E isso implica verificar em que medida (pontos) esse sistema real se aproxima da composio, princpios e caractersticas do sistema-modelo. O oito critrios desdobram-se em itens, alneas, subalneas e requisitos, para poder avaliar da forma mais objetiva possvel a gesto da organizao. O Relatrio de Avaliao (RA) que a organizao recebe aps aplicao do Instrumento de Avaliao , portanto, uma fotografia do quanto a organizao consolidou suas boas prticas de gesto que espelham os resultados alcanados, se de fato ela est dirigida para o cidado e a sociedade, e, se eficiente para gerar resultados que respondem a sua misso, viso e aos seus objetivos estratgicos. Para Lima, pode haver muita eficincia em processos desnecessrios e de alto desempenho na produo de resultados inteis. (LIMA, 2007, p.102) Portanto, verifica-se o grau de aderncia das prticas gerenciais ao MEGP. A distncia entre o que a organizao e o que deveria ser (baseado nos critrios do modelo) define seu espao de melhoria. E as avaliaes subseqentes iro medir comparativamente os avanos conseguidos. Para que se estruture um bom Programa de Avaliao necessrio realizar a avaliao em ciclos contnuos (anuais, por exemplo), enfatizar a importncia de implantar as aes de melhoria entre uma avaliao e outra, e monitorar esta implantao.
A avaliao em si no transforma, no melhora e nem produz qualidade: apenas um resultado relativo, porque comparado, que sinaliza os pontos de melhoria do sistema de gesto. O diferencial de qualidade da avaliao est no tipo de mudana que ela promove e na maneira como essa mudana acontece. (LIMA, 2007, p.108)

A avaliao da gesto implica, portanto, em refletir sobre como as prticas so praticadas. A seguir os fundamentos e critrios de excelncia com seus respectivos conceitos.

38

Pensamento sistmico: Entendimento das relaes de interdependncia entre os diversos componentes de uma organizao, bem como entre a organizao e o ambiente externo, com foco na sociedade. Aprendizado organizacional: Busca contnua e alcance de novos patamares de conhecimento, individuais e coletivos, por meio da percepo, reflexo, avaliao e compartilhamento de informaes e experincias. Cultura da inovao: Promoo de um ambiente favorvel criatividade, experimentao e implementao de novas idias que possam gerar um diferencial para a atuao da organizao. Liderana e constncia de propsitos: A liderana o elemento promotor da gesto, responsvel pela orientao, estmulo e comprometimento para o alcance e melhoria dos resultados organizacionais e deve atuar de forma aberta, democrtica, inspiradora e motivadora das pessoas, visando o desenvolvimento da cultura da excelncia, a promoo de relaes de qualidade e a proteo do interesse pblico. exercida pela alta administrao, entendida como o mais alto nvel gerencial e assessoria da organizao. Orientao por processos e informaes: Compreenso e segmentao do conjunto das atividades e processos da organizao que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decises e a execuo de aes devem ter como base a medio e anlise do desempenho, levando-se em considerao as informaes disponveis. Viso de futuro: Indica o rumo de uma organizao e a constncia de propsitos que a mantm nesse rumo. Est diretamente relacionada capacidade de estabelecer um estado futuro desejado que d coerncia ao processo decisrio e que permita organizao antecipar-se s necessidades e expectativas dos cidados e da sociedade. Inclui, tambm, a compreenso dos fatores externos que afetam a organizao com o objetivo de gerenciar seu impacto na sociedade.

39

Gerao de valor: Alcance de resultados consistentes, assegurando o aumento de valor tangvel e intangvel de forma sustentada para todas as partes interessadas. Comprometimento com as pessoas: Estabelecimento de relaes com as pessoas, criando condies de melhoria da qualidade nas relaes de trabalho, para que elas se realizem profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, de oportunidade para desenvolver competncias e de empreender, com incentivo e reconhecimento. Foco no cidado e na sociedade: Direcionamento das aes pblicas para atender, regular e continuamente, as necessidades dos cidados e da sociedade, na condio de sujeitos de direitos, beneficirios dos servios pblicos e destinatrios da ao decorrente do poder de Estado exercido pelas organizaes pblicas. Desenvolvimento de parcerias: Desenvolvimento de atividades conjuntamente com outras organizaes com objetivos especficos comuns, buscando o pleno uso das suas competncias complementares para desenvolver sinergias. Responsabilidade social: Atuao voltada para assegurar s pessoas a condio de cidadania com garantia de acesso aos bens e servios essenciais, e ao mesmo tempo tendo tambm como um dos princpios gerenciais a preservao da biodiversidade e dos ecossistemas naturais, potencializando a capacidade das geraes futuras de atender suas prprias necessidades. Controle social: Atuao que se define pela participao das partes interessadas no planejamento, acompanhamento e avaliao das atividades da Administrao Pblica e na execuo das polticas e dos programas pblicos. Gesto participativa: Estilo de gesto que determina uma atitude gerencial da alta administrao que busque o mximo de cooperao das pessoas, reconhecendo a capacidade e o potencial diferenciado de cada um e harmonizando os interesses individuais e coletivos, a fim de conseguir a sinergia das equipes de trabalho. 1. LIDERANA

40

Este critrio examina a governana pblica e a governabilidade da organizao, incluindo aspectos relativos transparncia, eqidade, prestao de contas e responsabilidade corporativa. Tambm examina como exercida a liderana, incluindo temas como mudana cultural e implementao do sistema de gesto da organizao. O critrio aborda a anlise do desempenho da organizao enfatizando a comparao com o desempenho de outras organizaes e a avaliao do xito das estratgias.

1.1 Governana pblica e governabilidade 1.2 Sistema de liderana 1.3 Anlise de desempenho da organizao

2. ESTRATGIAS E PLANOS
Este critrio examina como a organizao, a partir de sua viso de futuro, da anlise dos ambientes interno e externo e da sua misso institucional formula suas estratgias, as desdobra em planos de ao de curto e longo prazos e acompanha a sua implementao, visando o atendimento de sua misso e a satisfao das partes interessadas. 2.1 Formulao das estratgias 2.2 Implementao das estratgias

3. CIDADOS
Este critrio examina como a organizao, no cumprimento das suas competncias institucionais, identifica os cidados usurios dos seus servios e produtos, conhece suas necessidades e avalia a sua capacidade de atend-las, antecipando-se a elas. Aborda tambm como ocorre a divulgao de seus servios, produtos e aes para fortalecer sua imagem institucional e como a organizao estreita o relacionamento com seus cidadosusurios, medindo a sua satisfao e implementando e promovendo aes de melhoria.

3.1 Imagem e conhecimento mtuo 3.2 Relacionamento com os cidados-usurios

4. SOCIEDADE
Este critrio examina como a organizao aborda suas responsabilidades perante a sociedade e as comunidades diretamente afetadas pelos seus processos, servios e produtos e como estimula a cidadania. Examina, tambm, como a organizao atua em relao s polticas pblicas do seu setor e como estimula o controle social de suas atividades pela Sociedade e o comportamento tico. 4.1 Atuao socioambiental 4.2 tica e controle social 4.3 Polticas pblicas

5. INFORMAES E CONHECIMENTO
Este critrio examina a gesto das informaes, incluindo a obteno de informaes comparativas pertinentes. Tambm examina como a organizao identifica, desenvolve, mantm e protege os seus conhecimentos. 5.1 Informaes da organizao 5.2 Informaes comparativas 5.3 Gesto do conhecimento

6. PESSOAS

41

Este critrio examina os sistemas de trabalho da organizao, incluindo a organizao do trabalho, a estrutura de cargos, os processos relativos seleo e contratao de pessoas, assim como a gesto do desempenho de pessoas e equipes. Tambm examina os processos relativos capacitao e ao desenvolvimento das pessoas e como a organizao promove a qualidade de vida das pessoas interna e externamente ao ambiente de trabalho.

6.1 Sistemas de trabalho 6.2 Capacitao e desenvolvimento 6.3 Qualidade de vida

7. PROCESSOS
Este critrio examina como a organizao gerencia, analisa e melhora os processos finalsticos e os processos de apoio. Tambm examina como a organizao gerencia o processo de suprimento, destacando o desenvolvimento da sua cadeia de suprimento. O critrio aborda como a organizao gerencia os seus processos oramentrios e financeiros, visando o seu suporte. 7.1 Processos finalsticos e processos de apoio 7.2 Processos de suprimento 7.3 Processos oramentrios e financeiros

8. RESULTADOS
8.1 Resultados relativos aos cidadosusurios Este critrio examina os resultados da organizao, abrangendo os oramentrio-financeiros, os relativos aos cidados-usurios, sociedade, s pessoas, aos processos finalsticos e processos de apoio, assim como aos relativos ao suprimento. A avaliao dos resultados inclui a anlise da tendncia e do nvel atual de desempenho, pela verificao do atendimento dos nveis de expectativa das partes interessadas e pela comparao com o desempenho de outras organizaes. 8.2 Resultados relativos sociedade 8.3 Resultados oramentrios e financeiros 8.4 Resultados relativos s pessoas 8.5 Resultados relativos aos processos de suprimento 8.6 Resultados dos processos finalsticos e dos processos de apoio Tabela 04: Critrios do MEGP Fonte: GESPBLICA (2010)

2.1.3 Prefeituras Municipais Brasileiras: Ferramentas para um efetivo Choque de Gesto Alm do MEGP do GESPBLICA o MBC tem desenvolvido alguns programas especficos para o setor, inclusive para Prefeituras Municipais, com projetos que permitem monitorar o desempenho de fatores que afetam a competitividade de nosso pas, dentre eles destaca-se: Programa Modernizando a Gesto Pblica: treinamento do corpo gerencial e colaboradores visando o aumento da receita e reduo dos gastos correntes e a

42

melhoria de ndices em reas como sade, educao e segurana pblica.


O PMGP, criado em 2005, j foi implementado em nove estados e quatro municpios e est em fase de iniciao em outras cidades. Com um custo de R$ 65,7 milhes, gerou, at o momento, ganhos em reduo de despesa e aumento de receita de R$ 11,2 bilhes, superando a meta acumulada em mais de R$ 4 bilhes, sem mencionar os resultados qualitativos obtidos no Programa. A relao custo x resultado do Programa do MBC, considerando somente as frentes de receita e despesa ao custo de R$ 54,2 milhes, aponta que para cada R$ 1,00 investido o retorno global foi de R$ 207,58. (Fonte: www.mbc.org.br).

Prmio Prefeito Inovador PPI: reconhece as prefeituras que se destacam em relao aplicao de recursos tecnolgicos para promoo da modernizao e desburocratizao do servio pblico municipal. Contando com a parceria da Microsoft Brasil e Intel Brasil os participantes tem acesso a instrumentos que tornam a relao entre governo e cidado mais transparente. Agenda Nacional de Gesto Pblica: proposta de debate nacional sobre temas relativos ao desenvolvimento do pas, apresentando as iniciativas para a gesto gil e eficiente No anexo 02 apresentamos um breve artigo escrito sobre o Choque de Gesto, questionando o uso desta expresso. 2.1.4 Excelncia requerida pelo Cidado: O papel da Sociedade Civil Organizada & O Choque de Participao Segundo Costa necessrio haver sinergia entre sociedade e governo:
preciso promover um novo mecanismo, que permita a permeabilidade, que faa a sociedade proativa ser sinrgica com o Estado, para tornar os governos capazes de saber quais so as reais demandas a serem satisfeitas, e como. (COSTA, 2008, p.10)

O prprio GESPBLICA busca atuar como instrumento indutor da cidadania, conduzindo os agentes pblicos ao exerccio prtico de uma administrao pblica tica, participativa, descentralizada, promotora do controle social e orientada para os cidados e para a produo de resultados que agreguem valor sociedade. A dimenso mais importante da excelncia em gesto pblica a do controle social, que no funo da administrao pblica, mas ocorre de forma efetiva pela

43

prtica cotidiana da democracia, que no envolve o cidado de maneira isolada, mas pelas formas representativas como empresas, associaes, igrejas, clubes, representaes comunitrias e outras. A sociedade civil organizada tem um papel fundamental na mudana que espera da esfera pblica. necessrio exigir a excelncia nos servios, a excelncia na gesto dos recursos pblicos e a excelncia nos resultados de nossos indicadores de desempenho. A Organizao de Integridade Global, fundada em 1999 nos Estados Unidos, tem como misso gerar, sintetizar e disseminar informaes sobre governana e corrupo em todo o mundo. Atualmente 92 pases participam das pesquisas que contribuem para a preparao do Relatrio Global de Integridade, que compara os pases em vrios critrios como: 1) 2) 3) 4) 5) 6) Sociedade civil, informao pblica e mdia; Eleies; Responsabilidade do Governo; Administrao e servio public; Superviso e regulamentao; Anti-corrupo e estado de direito

O grfico a seguir apresenta o cenrio brasileiro:

44

Figura 09 Cenrio brasileiro na Pesquisa da ONG de Integridade Global Fonte: Global Integrity (2006)

Novo relatrio com dados de 2009 est sendo preparado e em breve ser publicado no site da entidade. A nova categoria de empreendedores que estamos desenvolvendo os empreendedores sociais possui uma viso clara de que sua participao como cidado juntos aos processos decisrios em seu meio, influem diretamente em seu futuro e de sua famlia. Esta iniciativa de participao cidad precisa ser estimulada principalmente em nossos estabelecimentos educacionais, para que as crianas e jovens se envolvam e comecem a refletir no hoje para as solues de amanh. O Choque de Participao iniciado na cidade de Jaragu do Sul, Santa Catarina, apresentado em artigo no anexo 03.

2.1.4.1

PROJARAGU Frum Permanente de Desenvolvimento

45

O PROJARAGU Frum Permanente de Desenvolvimento uma meta entidade, formada por outras associaes e entidades representativas da regio de Jaragu do Sul, em Santa Catarina. Os marcos histricos da entidade perpassam por alguns eventos importantes: Maio/2006 Julho/2006 Outubro/2006 Dezembro/2006 Abril a Agosto/2007 Dezembro/2007 Abril/2008 Julho/2008 Abril/2009 Outubro/2009 Protocolo de Intenes Referencial Terico Termo de Instalao 1 Plenria, Regimento Interno Modelo PROJARAGU 2 Plenria PE Jaragu 2030 Debate candidatos a Prefeito Instalao da Secretaria 3 Plenria

As duas principais diretrizes da entidade so sua misso e viso:


MISSO Conceber, deliberar e monitorar as diretrizes de desenvolvimento sustentvel de Jaragu do Sul. VISO "Cidade inovadora e empreendedora, modelo de desenvolvimento sustentvel e humano, sendo um lugar bom de se viver". Tabela 05 Misso e Viso do PROJARAGU Fonte: PROJARAGU (2010)

Atualmente, conta com a representao de 78 associaes e organizaes no governamentais que pautam seus trabalhos no Planejamento Estratgico Jaragu 2030, construdo com o objetivo de nortear as aes de governo para alcanar a viso estabelecida. O Planejamento formado por seis macroambientes:

46

Figura 10 Macroambientes do PE Jaragu 2030 Fonte: PROJARAGU (2010)

O PROJARAGU possui carter voluntrio e o aporte de recursos efetuado atravs de seu brao jurdico, o ICEP Instituto de Cidadania e Estudos Pblicos, responsvel pelo monitoramento dos macroindicadores, desenvolvimento de projetos e estudos de ordem tcnica. A entidade conseguiu legitimidade para suas aes pelo reconhecimento na Lei Orgnica do Municpio (LOM art. 81 e 82) como rgo Consultivo do Prefeito. As foras mobilizadoras para construo do PROJARAGU surgiram atravs de iniciativas conjuntas da Prefeitura Municipal de Jaragu do Sul e da Associao Empresarial, bem como da convergncia entre propsitos das demais entidades da Sociedade Civil, que consensaram a necessidade de unificao das vises de planejamento para a cidade. O Planejamento Estratgico Jaragu 2030 resultado das novas

necessidades e expectativas da sociedade jaraguaense unificadas com os planos anteriores, Projeto Jaragu 2010 e Agenda 21, para que se desenvolva um processo dinmico e permanente.

47

Abaixo o Organograma Deliberativo e Funcional da entidade:

Figura 11 Organograma Deliberativo e Funcional Fonte: PROJARAGU (2010)

As Cmaras Temticas so grupos tcnicos (permanentes ou temporrios) que conduzem os projetos demandados pelo Conselho conforme as Diretrizes do PE Jaragu 2030. As atuais Cmaras Temticas, distribudas entre os macroambientes, so:
Macroambiente (Padrinho)

Cmaras Temticas CT Esporte e Lazer

Social (UJAM)

CT Sade CT Segurana

Cultural (CMV)

CT Cultura CT Acesso ao Conhecimento

48

Poltico Institucional (CDL)

CT Apoio CT Boas Prticas CT Desenv. Comrcio Local

Econmico (PMJS e APEVI)

CT Parque Tecnolgico CT Matriz Econmica CT Turismo

Gesto Ambiental (14.BPM)

CT Meio Ambiente CT Mobilidade

Fsico Territorial (ACIJS)

CT Integrao sobre os Trilhos CT Patrimnio Histrico

Tabela 06 Macroambientes e Cmaras Temticas Fonte: PROJARAGU (2010)

A Cmara Temtica de Boas Prticas, alocada no macroambiente Poltico Institucional, tem como diretriz: Pesquisar e identificar boas prticas para os Sistemas de Gesto Pblica. A linha de trabalho desta CT fundamentada em dois campos: - Modelos de Gesto Pblica: Fomentar a cultura de utilizao de ferramentas de gesto na Administrao Pblica; - Observatrio Social: Implantar mecanismo de monitoramento da execuo oramentria, com relao aplicao dos recursos, ao comportamento tico de seus funcionrios e dirigentes, aos resultados gerados e a qualidade dos servios prestados. 2.1.4.2 Carta Iberoamericana de Participao Cidad na Gesto Pblica

Entre os dias 25 e 26 de junho de 2009, em Lisboa Portugal, durante a XI Conferncia Iberoamericana de Ministros de Administrao Pblica e Reforma de Estado, foi assinada a Carta Iberoamericana de Participao Cidad na Gesto Pblica, pelos 16 pases integrantes.

49

A Carta contempla: Objeto, fundamentos e princpios da participao cidad na Gesto Pblica: - Constitucionalizao - Igualdade - Autonomia - Gratuidade - Institucionalizao - Corresponsabilidade social - Respeito a diversidade e no-discriminao - Adequao tecnolgica Participao cidad no processo de formao de polticas pblicas; Formas de participao; Participao como organizao e processo; O acesso a informao pblica para a participao cidad; A evoluo do processo de participao na gesto pblica.

50

2.2 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Para realizao deste trabalho de concluso de curso foram considerados vrios mtodos de Pesquisa com algumas tcnicas, apropriadas a cada ocasio, conforme abaixo: Pesquisa Descritiva: realizada visita Prefeitura Municipal de Porto Alegre RS em novembro de 2008, absorvendo as boas prticas atravs de entrevistas no estruturadas. Pesquisa Bibliogrfica: realizado levantamento documental e estatsticas com base em literaturas, revistas e sites que contemplem o assunto tema do trabalho. Pesquisa Experimental: realizado levantamento observacional consolidado atravs da criao do Blog Desmistificando MEGP para compartilhamento de informaes (http://asociedadequersaber.blogspot.com/). Tambm realizadas entrevistas no estruturadas por meio de participao em Congressos: I) Congresso Internacional de Gesto em julho de 2009 em Porto Alegre para apreciao dos painis sobre Melhoria da Gesto Pblica com o uso de ferramentas de Gesto, e II) XIV Congresso do Centro Latinoamericano de Administrao para o Desenvolvimento em outubro de 2009 em Salvador para apreciao dos painis de discusses sobre o tema: Participao Cidad na Gesto Pblica. Participao como painelista no III CONSAD em maro de 2010 em Braslia com apresentao do trabalho Como o conhecimento gerado por entidades da sociedade civil organizada (Terceiro Setor) pode contribuir como ferramenta de controle social? Pesquisa de Campo: aplicado questionrio para busca de informaes, comparao e anlise com os seguintes pblicos: Pblico 1: Ncleos Estaduais do GESPBLICA (50% dos Ncleos Estaduais); e Pblico 2: Voluntrios da Rede Nacional de Gesto Pblica (53 pessoas).

51

ANO / BIMESTRE ETAPAS Pesquisa Descritiva Pesquisa Bibliogrfica Visita Prefeitura Municipal de Porto Alegre RS Livros, Revistas, Sites Criao do Blog Participao Congresso Porto Alegre RS Pesquisa Experimental Participao Curso IPPS em Porto Alegre RS Participao Workshop SEF Florianpolis SC Participao Congresso Salvador BA Apresentao Congresso Braslia DF Pesquisa de Campo Ncleos Estaduais e Cidados

2008
5B 6B 1B 2B 3B

2009
4B 5B 6B

2010
1B 2B

X X X X X X X X X X X X X X X X X X

Entrega e defesa do TCC Tabela 07 Cronograma e Etapas do trabalho Fonte: A autora (2010)

52

2.3 RESULTADOS E DISCUSSO 2.3.1 Prefeitura Municipal de Porto Alegre RS Durante o ano 2008 a Cmara Temtica de Boas Prticas buscou cases de sucesso quanto ao uso de ferramentas de gesto e em particular do Modelo de Excelncia em Gesto, e por indicao do prprio Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, foi agendada a visita a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, para conhecer o trabalho realizado. A visita aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro de 2008, onde tivemos a oportunidade de prestigiar um Seminrio de Lideranas para debate e reviso do planejamento do municpio. No dia 18 visitamos o Programa Gacho de Qualidade e Produtividade, que foi o grande incentivador e apoiador deste projeto para conhecer como foi o envolvimento da sociedade civil organizada. O anexo 05 apresenta o Relatrio da visita. 2.3.2 Blog Desmistificando o MEGP Criado com trs objetivos: Ser instrumento de compartilhamento de informaes sobre o Modelo de

Excelncia em Gesto Pblica (MEGP); Apresentar a estrutura do MEGP para confirmar que trata-se de metodologia

de Administrao imprescindvel para entender as inter-relaes da Gesto e alcanar resultados sustentveis; Ser ferramenta de interao com o Pblico interessado na Pesquisa em

desenvolvimento para o TCC do MBA Gesto para Excelncia do SENAI/SC e FNQ.

53

Figura 12 Tela do Blog Desmistificando o MEGP Fonte: A autora (2010)

2.3.3 X Congresso Internacional de Gesto do PGQP (Porto Alegre RS) Realizado nos dias 20 a 22 de julho de 2009 na cidade de Porto Alegre, o X Congresso Internacional de Gesto, promovido pelo Programa Gacho de Qualidade e Produtividade reuniu mais de 2.000 pessoas para prestigiarem as palestras magnas, debates e diversos painis que ocorreram nos dois primeiros dias de evento, fechando a ltimo dia com visitas tcnicas a empresas vencedoras do Prmio Qualidade RS. O painel de Gesto Pblica, que reuniu o Prefeito de Porto Alegre, o viceGovernador de Minas Gerais, o Secretrio de Gesto do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, dentre outras autoridades, mostraram o caminho j percorrido e os resultados alcanados revertidos em investimentos para a sociedade. Porto Alegre um dos cases nacionais na aplicao do Modelo de Excelncia em Gesto e tambm possui a caracterstica de parceria com a sociedade civil organizada, que monitora o projeto de implantao constantemente atravs de reunies para anlise dos resultados alcanados. 2.3.4 XIV Congresso Internacional do CLAD sobre Reforma do Estado e da Gesto Pblica (Salvador BA) O XIV Congresso Internacional de Gesto Pblica, promovido pelo Centro Latinoamericano de Administrao para o Desenvolvimento, foi realizado no Brasil, na cidade de Salvador, Bahia, entre os dias 27 a 30 de outubro de 2009.

54

Tambm com mais de 2.000 participantes, o Congresso ofereceu durante os quatro dias excelentes palestras e painis temticos demonstrando o quanto a gesto pblica j evoluiu nos pases da Amrica Latina. Merece destaque o Concurso realizado pelo CLAD premiando os trabalhos sobre Participao dos Cidados na Gesto Pblica. Os ganhadores foram os temas: - Terceiro setor e prestao de servios sociais pblicos: a participao cidad e seu impacto nos regimes de bem-estar corporativos, por Mara Cecillia Rosssel Odriozola do Uruguai. - A participao cidad municipal no sculo XXI, por Pedro Prieto Martn da Guatemala. - Participao, accountability e desempenho institucional: o caso dos Conselhos de Controle Social do Programa Bolsa Famlia nos pequenos municpios brasileiros, por Mrio Vincius Claussen Spinelli do Brasil. - Desafios da poltica latinoamericana contempornea: os movimentos sociais na gesto estatal. Um caso de movimentos de bairros na Argentina, por Martn Corts da Argentina. 2.3.5 III Congresso CONSAD de Gesto Pblica (Braslia DF) O Congresso do Conselho Nacional de Secretrios de Estado da Administrao (CONSAD) realizado anualmente, e rene renomados gestores do pas, dirigentes do setor pblico, especialistas e pesquisadores que se dedicam aos temas de gesto pblica no Brasil e no mundo. Em 2010 o evento foi realizado entre os dias 15 a 17 de maro em Braslia. Os temas abordados giram em torno de inovaes na gesto da sade, na segurana pblica e na educao, alm de tecnologias de gesto, gesto por resultados, mdia e terceiro setor. Dentre os 51 painis temticos que ocorreram no congresso, tivemos a oportunidade de inscrever e ter aprovao para apresentar um trabalho junto ao Painel 20, de Planejamento e participao local, onde foram abordados quatro temas relacionados participao cidad na gesto pblica.

55

Figura 13 Fotografia do Congresso Painel 20 Fonte: A autora (2010)

2.3.6 Pesquisas de Campo 2.3.6.1 Ncleos Estaduais do GESPBLICA

Os Ncleos Estaduais do GESPBLICA so a extenso deste relevante Programa para nosso pas, e atravs desta equipe estadual que podem ser desenvolvidas aes junto s instituies pblicas do estado com maior agilidade. Por esse motivo a escolha deste pblico com uma gama de informaes fundamentais sobre o andamento dos trabalhos, principalmente relacionados s administraes pblicas municipais. Dos 23 Ncleos consultados, 12 responderam a Pesquisa de Campo, cujos resultados so apresentados nos grficos a seguir.

56

Grfico 01 Tempo de existncia dos Ncleos Estaduais GESPBLICA Fonte: A autora (2010)

Dos 12 ncleos, 7 deles possuem mais de 6 anos de atuao em seus estados, que nos permite visualizar ao longo das prximas questes, as atividades desenvolvidas junto ao poder pblico municipal.

Grfico 02 Tempo como Organizao ncora Fonte: A autora (2010)

O tempo de atuao do ncleo no estado tambm influi nas aes de planejamento e realizao de projetos.

57

Grfico 03 Aes de disseminao do MEGP Fonte: A autora (2010)

Os ncleos tm apostado principalmente em aes como convite para participao em oficinas e palestras de sensibilizao. Tambm foram destacadas aes como: envio de correspondncias, visitas tcnicas, parceria com outras organizaes como o prprio Programa/Prmio ligado a Rede Nacional da Gesto (FNQ), parceria com Associao de Municpios, contato pessoal com autoridades municipais, reunies mensais com organizaes adesas para benchmarking e mobilizao de voluntrios,

04. Existem Prefeituras Municipais associadas ao GESPBLICA ou em fase de sensibilizao em seu estado?
Em fase de sensibilizao foram apontadas 19 Prefeituras.
Cidade Paraso do Norte Natal So Jos do Campestre Pouso Alegre Coelho Neto Lago da Pedra Imperatriz Alto Parnaba Arari Bacabeiras Barreirinhas Brejo Magalhes de Almeida Estado PR RN RN MG MA MA MA MA MA MA MA MA MA

58

Mirinzal Penalva Rosrio So Raimundo do Doca Bezerra Vitria do Mearim Jaragu do Sul

MA MA MA MA MA SC

Tabela 08 Lista de Prefeituras em fase de sensibilizao Fonte: A autora (2010)

Programando a Oficina de capacitao 5 Prefeituras:


Cidade Igarap do Meio Palmas Xambio Pugmil Dianpolis Estado MA TO TO TO TO

Tabela 09 Lista de Prefeituras em fase de capacitao Fonte: A autora (2010)

Primeiro Ciclo de Auto-avaliao 13 Prefeituras:


Cidade Umuarama Kalor Marialva Alfenas Patrocnio Belo Horizonte Uberaba Muria So Lus Breginho de Nazar Caucaia Brejo Santo Fortaleza Estado PR PR PR MG MG MG MG MG MA TO CE CE CE

Tabela 10 Lista de Prefeituras em fase de Auto-avaliao Fonte: A autora (2010)

Segundo Ciclo de Auto-avaliao 1 Prefeitura:


Cidade Nossa Senhora do Livramento Estado MT

59

Tabela 11 Lista de Prefeituras em fase de Auto-avaliao (2. Ciclo) Fonte: A autora (2010)

Interessante analisar que, apesar de termos hoje 38 Prefeituras envolvidas* no processo de conhecimento e aplicao do Modelo, ainda muito lenta a adeso e disseminao deste trabalho. Ressalto tambm o que muitos colegas expressaram ao responder a pesquisa, dizendo que, muitas cidades j haviam iniciado trabalhos, porm na troca de mandato muito se perde, e se retrocede. Acredito que isso acontea principalmente por 2 motivos: 1) No estar enraizado na cultura da Prefeitura, que deveria permanecer com os servidores de carreira e no com Gestores temporrios; 2) A sociedade deve conhecer e exigir, monitorar o projeto e cobrar resultados. * Considerando os 12 Ncleos Estaduais que responderam. provvel que esse universo seja maior se considerarmos todos os estados do pas.

05. Se j foram realizadas Oficinas junto ao Poder Pblico Municipal, indique quantas pessoas foram capacitadas, informando se dentre elas existe voluntrios da RNGP e Examinadores do PQGF:
Prefeitura Umuarama - PR Kalor - PR Marialva - PR So Leopoldo - RS Rondonpolis - MT Nossa Senhora do Livramento - MT Alfenas - MG Patrocnio - MG Belo Horizonte - MG Uberaba - MG Muria - MG Imperatriz - MA So Lus - MA Palmas - TO Breginho - TO Cear (no indicado as cidades) Pessoas Capacitadas 35 15 20 68 40 30 27 30 100 20 10 53 356 25 30 150

Tabela 12 Nmero de pessoas capacitadas na metodologia Fonte: A autora (2010)

Das cidades listadas pelos 12 Ncleos somamos em torno de 1.009 pessoas

60

capacitadas nesta metodologia, porm quanto isso significa de nosso total de servidores alocados em administraes municipais em todo o pas? Certamente um nmero irrelevante. E a disseminao do MEGP no pode depender apenas de capacitaes isoladas, mas deveria haver programas obrigatrios junto a Escolas de Governo ou ainda, indo mais alm, ser disciplina dos cursos de Graduao ou PsGraduao em nossas universidades, principalmente as voltadas rea pblica.

06. Qual o nmero de voluntrios da RNPG e nmero de examinadores do PQGF em seu estado?
Estado Paran Rio Grande do Sul Mato Grosso Rio Grande do Norte Minas Gerais Maranho Tocantins Alagoas Santa Catarina Bahia Par N. voluntrios RNPG 102 42 60 10 120 426 120 15 14 70 16

Tabela 13 Nmero de voluntrios da RNGP Fonte: A autora (2010)

Temos tambm em torno de 995 pessoas envolvidas com a Rede Nacional de Gesto Pblica nestes 12 estados, voluntrios que atuam junto aos trabalhos de capacitao e disseminao do MEGP. No apresento a tabela do nmero de Examinadores, pois maioria dos Ncleos no soube informar este dado com preciso.

61

Grfico 04 Meios de comunicao do Ncleo Estadual GESPBLICA Fonte: A autora (2010)

A maioria dos ncleos tem utilizado site (prprio ou do site GESPBLICA), blog ou outras formas de comunicao para informar a sociedade de seus trabalhos: I) Twitter; II) Grupo de Mensagens (Yahoo); III) Orkut; IV) E-mail.

Grfico 05 Agente motivador para uso do MEGP Fonte: A autora (2010)

Dentre as outras formas esto: I) Conforme Diretrizes do GESPBLICA atuar em Prefeituras de pequeno e mdio porte. II) Gestores que conheciam o Modelo assumiram cargos na gesto das Prefeituras.

62

Grfico 06 Aes conjuntas com o Programa ligado a RNG Fonte: A autora (2010)

So trabalhadas aes como: I) Instrutores comuns aos 2 Programas; II) Reunies conjuntas entre GESPBLICA e respectivo Programa no estado; III) Proposio de categoria de premiao no Prmio Estadual voltada ao setor Pblico;

10. Caso queira expressar sua opinio sobre o assunto-foco desta Pesquisa, registrar algum comentrio, sugesto ou questionamento, utilize o espao abaixo:
RS: importante destacar que o nosso Ncleo foi criado em outubro de 2007 e encontra-se em fase de expanso. Estamos crescendo cerca de 100% ao ano sem fazermos aes de divulgao dos cursos gratuitos, considerando a estratgia de fortalecermos inicialmente o nosso quadro de instrutores voluntrios para atendermos as demandas futuras (que ser significativa). Nesta semana passamos a inserir nossas informaes no portal do GESPBLICA. (https://conteudo.gespublica.gov.br/folder_rngp/folder_nucleo/RS). RN: Agradeo o convite para que o Ncleo Estadual GESPBLICA no RN possa se manifestar na sua pesquisa acadmica. Considero de grande importncia a presena do GESPBLICA nas pesquisas que a universidade desenvolve em seus cursos de ps-graduao. Desejo-lhe sucesso em sua pesquisa.

63

MG: Entendo que esta pesquisa trata de um assunto muito importante para a sociedade como um todo, e h carncias de trabalhos no assunto. Espero que o resultado da pesquisa possa trazer subsdios para que aumentemos o alcance do GESPBLICA no pas. MA: Consideramos o tema pertinente e oportuno e desejamos conhecer os resultados do trabalho. AL : Ainda temos muitas dificuldades para disseminar a cultura da excelncia no estado, pois as pessoas ainda no enxergam os benefcios e encaram apenas como mais trabalho e que no recebero nada por isso. 2.3.6.2 Examinadores e Conhecedores do MEG Cidados

Para confirmar a idia da importncia do Modelo de Excelncia em Gesto Pblica para Prefeituras Municipais necessrio consultar conhecedores do Modelo, para opinar tecnicamente com conhecimento de causa. E para responder a segunda pesquisa de campo aplicada, foram convidados os participantes da Comisso selecionada pelo SEBRAE para atuao na etapa Nacional do Prmio MPE Brasil ciclo 2009/2010, que estiveram reunidos em So Paulo nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2010, e como participante da comisso, sob autorizao dos coordenadores do evento, foi possvel aplicar a Pesquisa em questo, onde, do pblico presente (70 pessoas), 75% delas responderam o questionrio (53 pessoas). A seguir apresento os resultados desta segunda etapa da pesquisa de campo.

1. Descreva, de maneira sinttica, sua experincia na rea de Gesto:


Respostas: Examinadores Sniores do PNQ, Examinadores do PQGF, Gestores, Instrutores e Avaliadores do MPE, Examinadores de Prmios Estaduais e Setoriais, Membros do Comit de Critrios de Excelncia da FNQ, Consultores e Instrutores em Sistemas e Ferramentas de gesto, Gerente de Projetos em instituies do Governo do estado, Orientadores do PNQ, Auditores Lderes da Qualidade,

64

Professores

Universitrios,

Empresrios,

Avaliadores

do

PSQT

SESI,

Coordenadores de processos de premiao.

Atua/conhece o MEG h quanto tempo:


0- 5 anos 16 6 10 anos 20 11 15 anos 8 16 20 anos 9

Tabela 14 Tempo de conhecimento do MEG pelos Cidados/Examinadores Fonte: A autora (2010)

Com isto provamos a ampla experincia dos profissionais que responderam a pesquisa, para validar com segurana a opinio de quem conhece o Modelo.

Grfico 07 Parecer sobre a importncia de implantao do MEGP em Prefeituras Municipais Fonte: A autora (2010)

Todos foram unnimes em concordar a importncia do Modelo para uma administrao pblica municipal.

3. Na sua opinio, por que o MEGP no usado amplamente pelas Prefeituras?


Adequao de linguagem, disputa poltica e resistncias iniciais no tratadas, financiamento mal equacionado. Necessrio quebrar alguns paradigmas e a grande resistncia a mudanas que normalmente ocorre em rgos pblicos.

65

Por que requer mudana de cultura institucional e os seus resultados demoram um tempo para aparecer. Desconhecimento das metodologias. O principal limitador a mudana da liderana a cada quatro anos, deixando a gesto vulnervel a questes polticas. As demandas do municpio e as disputas de poder dificultam o pensamento sistmico e a implantao do MEGP na administrao da prefeitura. Interesses polticos acima dos tcnicos. Polticas descontinuadas das lideranas. Devido politicagem (um prefeito prefere esquecer o que o anterior fez seja positivo ou negativo) e a possibilidade de troca de gestor/prefeito a cada eleio.

Falta cultura de gesto, planejamento e medio de resultados. Por que falta comprometimento e entendimento dos prefeitos, secretrios, falta disseminao. Desinteresse por uma gesto efetiva. O problema cultural, as prefeituras no conhecem o MEG e no tem interesse em aprimorar a gesto, muitas vezes por razes ou motivos polticos.

Desconhecimento, consideram que o MEG pra empresas, e vai explicitar os enormes problemas de ineficincia que no interessam aos prefeitos resolverem.

Devido a falta de conhecimento e o medo da mudana, tanto dos empregados como dos prefeitos e vereadores. Falta de conhecimento sobre os benefcios que podem ser adquiridos. No to difundido na iniciativa pblica quanto na privada, principalmente em prefeituras que so a base da pirmide. Vontade poltica e liderana que v continuar a manuteno mesmo aps a mudana de secretariado. Conscientizar os lderes (prefeito e secretrios municipais) da importncia do MEGP, atrelar o alcance de resultados a uma remunerao varivel. Falta de definio nas diretrizes e falta de pessoal capacitado.

66

Falta de viso dos gestores. Dificuldade na constncia de propsitos alteraes de gesto em funo das mudanas de governo. Fazer apresentaes claras e objetivas do MEG para prefeitos, secretrios e vereadores, evitar apresentaes muito tcnicas. Por que os gestores no conhecem a metodologia de gesto por processos e nem os ganhos obtidos com a implantao. Pela pouca profissionalizao na gesto pblica e devido a primazia pelos interesses polticos em detrimento de uma gesto baseada em resultados. Falta cobrana organizada das comunidades, e desconhecimento pelas prefeituras. Troca de cargos pelos partidos dificulta a profissionalizao. Falta divulgao e interesse poltico em dar agilidade e transparncia aos processos.

4. Voc conhece Prefeituras que utilizam o MEGP?


Santa Luzia MG Faixa prata no PMQ anos 2004/2005 Curitiba, Medianeira e Pato Branco PR. Sorocaba, SP Campo Grande , MS

5. Voc conhece Prefeituras que j utilizaram o MEGP?


So Paulo, SP e Umuarama PR Pinhalzinho, SC Erechim, RS

6. Descreva algumas sugestes para que a implantao tenha sucesso:


Comprometimento efetivo da Alta Direo Persistncia com a questo tcnica, sendo priorizada aps a deciso poltica de adotar o modelo. Busca de apoio junto ao GESPBLICA no MPOG/SEGES.

67

Dar autonomia aos servidores pblicos de carreira e envolver a sociedade para blindar quanto a questes polticas. Sensibilizao da autoridade eleita, eventualmente do chefe de Gabinete e Secretaria de Planejamento. Sensibilizar os polticos que ocupam cargos de prefeitos atravs das associaes de municpios. Alinhamento do PPA e LDO com o critrio Estratgias e Planos, adotando metodologia de Planejamento Estratgico e Gesto de Projetos. Disseminar amplamente, sensibilizar e capacitar Prefeitos e Secretrios, inserir no Programa de Governo. Sensibilizao das pessoas de maneira clara, demonstrando os benefcios de se implantar o MEGP. Um fator crtico de sucesso o entendimento do modelo e a auto-avaliao para identificao dos pontos fortes e oportunidades de melhoria. Treinamento e disseminao do MEG. Divulgao atravs de eventos, seminrios em parceria com entidades como SEBRAE, CDL, SESC, etc. Compromisso, comprometimento e conscientizao da equipe. Conscientizao dos gestores e sensibilizao dos servidores. Acompanhamento, monitoramento sistemtico. Procurar as prefeituras que j utilizam para benchmarking, muita pacincia para enfrentar a resistncia de gestores e funcionrios. Deve ser obrigatrio atravs de leis, inclusive tem algumas que esto no forno pra sair. Capacitao com aplicao, ou seja, com base em metodologias prticas, uso de exemplos, relato de vivncia, cases de sucesso e aplicao progressiva sem nfase na linguagem, mas mediante tcnicas e metodologias que so prprias do MEG, exemplo: PE e Planos de Ao 5W2H...

Desenvolver modelo especfico para prefeituras e incentiv-las a participar de prmios estaduais. Atuao junto aos servidores concursados que garantiro a manuteno do modelo.

68

Envolvimento do prefeito e apoio das entidades organizadas do municpio. Criar equipe de trabalho, cada uma focada em um critrio sendo este responsvel pelo entendimento e disseminao do critrio. Capacitao, disseminao e atitude na implantao. Conscientizao da importncia do tema, definio do modelo nas polticas pblicas/planejamento anual e capacitao de pessoal. Trabalhar com a imprensa para buscar seu apoio na conscientizao da populao no sentido de exigir servios diferenciados, trabalhar forte na conscientizao e capacitao dos funcionrios.

Blindar o programa quanto a questes polticas e a politicagem. Atrelar o atingimento de metas com prticas e benefcios para os servidores. Programa de mudana comportamental forte, programa de reconhecimento e reciclagem dos funcionrios. Investir na mudana cultural, obter o comprometimento do corpo tcnico que o que continua na organizao publica. Realizar parceria entre as entidades representativas, FNQ, MBC com a prefeitura do municpio. Demonstrar aos gestores o quanto a melhoria dos processos de gesto podero impactar na melhoria da sua imagem pblica e poltica. Comprometimento do prefeito e staff com a excelncia em gesto. Inicialmente um grande treinamento e esclarecimento com o prefeito e seus secretrios. Divulgao ampla, inclusive na mdia. Envolvimento direto da Alta Direo encabeando as aes e monitorando o andamento do projeto. Sensibilizar prefeitos e secretrios convidando-os a participar de eventos promovidos pelos diversos movimentos que utilizam o MEGP. Conhecimento dos requisitos, treinamento e reunies de avaliao.

2.3.7 O caminho das pedras O rgo ou entidade inicia o ciclo GESPBLICA pela auto-avaliao do seu sistema de gesto: comparao do sistema de gesto da organizao com o

69

sistema de gesto de referncia do GESPBLICA, o qual expresso pelo Modelo de Excelncia em Gesto Pblica e instrumentalizado em Critrios de Excelncia, registrados nos instrumentos de Avaliao, cujos contedos so requisitos de avaliao. Os trs instrumentos para avaliao sugerem um caminho progressivo do processo de auto-avaliao, conforme mostra a figura a seguir.

Figura 14 Escada dos Instrumentos de Avaliao Fonte: GESPBLICA (2009)

Existem algumas premissas para o efetivo envolvimento do servidor, visto que o estilo de gesto pblica de excelncia participativo. preciso que a liderana busque o mximo de cooperao das pessoas, reconhecendo seu desempenho e harmonizando os interesses individuais e coletivos a fim de alcanar a sinergia da equipe. Pontos-chave: cooperao, compartilhamento de informaes, confiana para delegar e autonomia para atingir metas. Porto Alegre consegui abordar isso de forma inteligente, criando o slogan:

70

Figura 15 Slogan do Programa implantado em Porto Alegre RS Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre (2008)

Como resposta a esse convite participao as pessoas tomam posse dos desafios e dos processos de trabalho dos quais participam, tomam decises, criam, inovam e do organizao um clima organizacional saudvel. O envolvimento da alta direo fator crtico para o sucesso da gesto, como bem concordou o pblico da segunda pesquisa de campo quando questionado sobre fator de sucesso para implantao do MEGP. Porm todo esse engajamento para a excelncia da gesto no se alcana nem por decreto se as pessoas no fizerem disso um compromisso pessoal. O trip que sustenta a gesto participativa : ouvir, informar e delegar. Gesto de processos o centro prtico da ao onde se produz o resultado que se quer avaliar. Os sistemas, por serem intangveis e no reagirem (pelo menos por enquanto), tm sido os viles do mau atendimento. A gesto deve ser baseada em processos, voltada para resultados e para o cidado e no voltada a processos, rotina e burocracia. Gerenciar processos significa planejar, desenvolver, executar, interagir, monitorar e avaliar. Motivao e capacitao profissional so ingredientes essenciais da valorizao das pessoas, mas no so suficientes. Como bem afirma Paulo Daniel, haver sempre os trs grupos: os motivados, os resistentes e os indecisos. Como proposta para o caminho das pedras o PROJARAGU, representante da Sociedade Civil Organizada em Jaragu do Sul SC, apresentou ao poder

71

pblico Municipal o Projeto Conhecendo o Modelo de Excelncia em Gesto Pblica do Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao GESPBLICA como etapa inicial para aproximar a metodologia dos gestores municipais, conforme anexo 08. E o questionamento feito pela administrao pblica foi justamente o direcionador para esta pesquisa de concluso de curso, que me levou a definir o seguinte problema para resoluo, que respondo na concluso. Por que uma metodologia de Gesto existente h 17 anos, reconhecida internacionalmente como uma das melhores do mundo, focada em resultados, adaptada para as organizaes Pblicas, ainda no adotada maciamente pelos municpios brasileiros?

72

3 CONCLUSO O presente trabalho desenvolvido ao longo dos dois anos de curso permitiu vislumbrar um novo cenrio da administrao pblica brasileira, que por um lado busca alternativas para melhoria da gesto, e por outro, conta com a participao cidad para essa mudana efetiva. Conforme Paulo Daniel:
comum ouvir-se de autoridades pblicas que seus governos tm feito um esforo muito grande, que no tm medido esforo para conseguir resolver este ou aquele problema para melhorar esta ou aquela situao. Infelizmente vo continuar fazendo muito esforo sem resultado convincente, a menos que enfrentem tcnica e politicamente a incapacidade gerencial generalizada. No haver transformao efetiva da gesto pblica sem uma vigorosa mudana alicerada na instituio de novas prticas de gesto, que, por sua vez, estabeleam novos hbitos e, por fim, substituam velhos por novos valores. (Paulo Daniel, 2007)

Antes de emitir a concluso final se faz necessrio destacar o parecer das etapas de pesquisa: possvel implementar o MEGP em Prefeituras e ter a sociedade civil organizada como parceira cobrando os resultados do projeto (conforme visto na visita a Prefeitura de Porto Alegre RS e Programa Gacho de Qualidade e Produtividade); necessrio haver mais bibliografias, sites, blogs que discutam o tema, e o fundamentem academicamente, levando para as Instituies de Ensino Superior (com a pesquisa bibliogrfica percebeu-se a falta de referenciais sobre o assunto, e por isso foi lanado o Blog Desmistificando o MEGP para contribuir com a disseminao da informao); A resposta dada pelo Diretor Executivo da Associao Americana da Qualidade no 10. Congresso Internacional de Gesto em Porto Alegre RS, quando questionado sobre: Como sustentar esse modelo de gesto para resultados na Gesto Pblica - No precisamos nos preocupar em sustentar um sistema. Se ele precisa ser sustentado por que ainda no est pronto e maduro para continuar por si mesmo. Porm a partir do momento que um sistema de gesto est implementado e rodando sozinho, as pessoas sequer vo lembrar do `jeito antigo` de fazer as coisas.... Haver apenas a nova forma de fazer. E assim indiferente dos Governos que passem pela Administrao Pblica, o sistema de gesto permanece. - nos mostra que preciso mudana de cultura. O cidado deve ser consultado para saber sua satisfao a respeito dos

73

servios pblicos, e existe um Programa pronto com banco de dados e disponvel para download Instrumento Padro de Pesquisa de Satisfao IPPS (participao no curso em Porto Alegre RS); Fazer Workshop de Auto-Avaliao favorece o aprendizado, cooperao e disseminao das informaes internas (participao no Workshop da Secretaria de Estado da Fazenda em Florianpolis SC); H muita coisa boa acontecendo, diversas boas prticas em Governos Latino-americanos. O Centro Latino-americano de Administrao para o Desenvolvimento (CLAD) lanou a Carta Iberoamericana de Participao Cidad na Gesto Pblica (participao no 14 Congresso CLAD em Salvador BA); Nem tudo est perdido: O Governo quer mudana e est pedindo ajuda!. H grande discusso do tema entre o Conselho Nacional de Secretrios de Administrao (painel apresentado: Conhecimento e Voluntariado O poder da sociedade civil organizada no 3 Congresso CONSAD em Braslia DF); Com a pesquisa de campo aplicada aos Ncleos Estaduais do GESPBLICA foi percebido que falta melhor estruturao destes, que precisam fazer parte da Agenda de Estado. Dos doze ncleos que responderam foi apontado: 38 Prefeituras envolvidas, 1.009 pessoas capacitadas na metodologia, 995 voluntrios da RNGP. Os ncleos destacaram que h estagnao ou retrocesso de projetos na mudana de governo. O fato de o Gestor conhecer o Modelo foi indicado como um dos principais motivos para o xito do trabalho. Com a pesquisa de campo aplicada com cidados/examinadores foi percebido que conhecedores do MEG(P) so unnimes em afirmar que importante a adoo por Prefeituras Municipais. Apontaram como dificuldades implantao: resistncia, falta de cultura de gesto, desconhecimento do modelo, interesses polticos divergentes, inconstncia de propsitos, etc. Apontaram como sugestes para o sucesso da implantao: comprometimento da Alta Direo, capacitao, parceria com GESPBLICA, persistncia, divulgao, monitoramento pela sociedade, atrelar alcance de metas com benefcios para servidores, etc.

74

Diante desse cenrio possvel responder ao problema da pesquisa: Por que uma metodologia de Gesto existente h 17 anos, reconhecida internacionalmente como uma das melhores do mundo, focada em resultados, adaptada para as organizaes Pblicas, ainda no adotada maciamente pelos municpios brasileiros? Por que: 1. Temos o (mau) hbito de no fazer a lio de casa (no aplicar os decretos, leis, normas e programas que j existem muito bem estabelecidos porm no monitorados e exigidos!); 2. H insegurana dos Gestores Pblicos por serem poucos ainda os desbravadores no uso da metodologia; 3. Os Ncleos Estaduais no tem um plano claro de trabalho; 4. No h estratgia de capacitao; 5. Em eventos Nacionais ou Estaduais que atinjam Municpios no apresentado o Programa; 6. Instituies de Ensino Superior no abordam o Modelo em seus cursos; 7. A sociedade desconhece, e por isso, no exige. preciso firmar o compromisso de monitorar o desempenho da administrao pblica municipal atravs de mecanismos consolidados (como o MEGP). Portanto: H necessidade de ampla divulgao (massificao) principalmente do Decreto do GESPBLICA e do Decreto de Simplificao de Atendimento Pblico e Carta de Servios; O Governo deveria usar o Programa que criou a seu favor (ao invs de ainda boicot-lo); H necessidade de consolidar a metodologia dentre os servidores de carreira, que iro aprender e multiplicar o conhecimento adquirido. preciso pr um fim descontinuidade de bons projetos que ocorre pela mudana de Governo. Os diversos decretos, programas, cartas e pactos formam uma imensa Colcha de Retalhos sem costura;

75

H muito discurso & pouco recurso direcionado para este fim: melhoria EFETIVA da gestopblica; TODAS as instituies de representatividade e educacionais deveriam disseminar e exigir (Associaes Empresariais, Associaes de Municpios, Escolas de Governo, IES); H necessidade de maior suporte para Ncleos Estaduais com foco em Prefeituras Municipais; Fortalecer e reconhecer o voluntariado que a fora do movimento (Empreendedor Social). A prpria capilaridade do GESPBLICA por meio de seus Ncleos e estratgias de atuao uma grande fora mobilizadora, porm, um tanto tmida ainda, que poderia explorar melhor seu principal ativo: a Rede Nacional de Gesto Pblica.

Mesmo diante dos obstculos identificados seguro afirmar que o Modelo de Excelncia em Gesto Pblica do GESPBLICA o meio mais eficaz, completo e barato de se melhorar a gesto e atingir resultados sustentveis, tanto pelo knowhow do prprio GESPBLICA quanto do reconhecimento de que o modelo de gesto brasileiro benchmarking mundial.

76

ESTUDOS FUTUROS / RECOMENDAES Para continuidade do trabalho iniciado, recomendam-se as seguintes etapas: Aplicao da Pesquisa com o Pblico 3: Prefeituras Municipais que esto implantando ou j implantaram o MEGP; Preparao do material, complementao bibliogrfica para publicao de Livro para consulta; Estmulo para criao da Cartilha Desmistificando o MEPG para Prefeituras Municipais.

77

REFERNCIAS BRASIL. Decreto n. 5.378, de 23 de fevereiro de 2005. Institui o Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao GESPBLICA e o Comit Gestor do Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao, e d outras providncias. BRASIL. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Secretaria de Gesto. Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao GesPblica; Prmio Nacional da Gesto Pblica PQGF; Instrumento para Avaliao da Gesto Pblica 2010; Braslia; MP, SEGES, 2009. Verso 1/2009. COSTA, ndio da. Administrao Pblica no sculo XXI: Foco no Cidado. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008. I CONGRESSO CONSAD CONSELHO NACIONAL DE SECRETRIOS DE ESTADO DA ADMINISTRAO, 2008, Carta de Braslia. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, Braslia, 2008. LIMA, Paulo Daniel Barreto. A Excelncia em Gesto Pblica: A Trajetria e a Estratgia do GESPBLICA. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. LINS, Joo; MIRON, Paulo. Gesto Pblica: Melhores Prticas. So Paulo: Quartier Latin, 2009. MARINI, Caio; MARTINS, Humberto Falco. Governana em ao. Braslia: Publix Editora, 2009. MEDEIROS, Paulo Csar; LEVY, Evelyn. Novos caminhos da Gesto Pblica: Olhares e dilemas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009. XI CONFERENCIA IBEROAMERICANA DE MINISTROS DE ADMINISTRACIN PBLICA Y REFORMA DEL ESTADO, 2009, Carta Iberoamericana de Participacin Ciudadana en la Gestin Pblica. Portugal: CLAD, 2009.

78

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA BRASIL. Decreto n. 6.932, de 11 de agosto de 2009. Dispe sobre a simplificao do atendimento pblico prestado ao cidado, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil, institui a Carta de Servios ao Cidado e d outras providncias. CABRAL, Elosa Helena de Souza. Terceiro Setor Gesto e controle social. So Paulo: Saraiva, 2007. LUCAS, Luiz Paulo Vellozo. Qualicidades Poder local e qualidade na Administrao Pblica. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006. MANN, Nancy R. Deming: As Chaves da Excelncia. So Paulo: Makron, 1992. 130p. TATAGIBA, Luciana. et al. Contralora y participacin social en la gestin pblica. Espana: Centro Latinoamericano de Administracin para el Desarrollo (CLAD): Editorial Texto: 2007.

79

ANEXO 01

Presidncia da Repblica
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos

DECRETO N 5.378 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2005. Institui o Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao - GESPBLICA e o Comit Gestor do Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao, e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso da atribuio que lhe confere o art. 84, inciso VI, alnea "a", da Constituio, DECRETA: Art. 1o Fica institudo o Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao GESPBLICA, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos servios pblicos prestados aos cidados e para o aumento da competitividade do Pas. Art. 2o O GESPBLICA dever contemplar a formulao e implementao de medidas integradas em agenda de transformaes da gesto, necessrias promoo dos resultados preconizados no plano plurianual, consolidao da administrao pblica profissional voltada ao interesse do cidado e aplicao de instrumentos e abordagens gerenciais, que objetivem: I - eliminar o dficit institucional, visando ao integral atendimento das competncias constitucionais do Poder Executivo Federal; II - promover a governana, aumentando a capacidade de formulao, implementao e avaliao das polticas pblicas; III - promover a eficincia, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ao pblica; IV - assegurar a eficcia e efetividade da ao governamental, promovendo a adequao entre meios, aes, impactos e resultados; e V - promover a gesto democrtica, participativa, transparente e tica. Art. 3o Para consecuo do disposto nos arts. 1o e 2o, o GESPBLICA, por meio do Comit Gestor de que trata o art. 7o, dever: I - mobilizar os rgos e entidades da administrao pblica para a melhoria da gesto e para a desburocratizao; II - apoiar tecnicamente os rgos e entidades da administrao pblica na melhoria do atendimento ao cidado e na simplificao de procedimentos e normas; III - orientar e capacitar os rgos e entidades da administrao publica para a implantao de ciclos contnuos de avaliao e de melhoria da gesto; e IV - desenvolver modelo de excelncia em gesto pblica, fixando parmetros e critrios para a avaliao e melhoria da qualidade da gesto pblica, da capacidade de atendimento ao cidado e da eficincia e eficcia dos atos da administrao pblica federal.

80

Art. 4o Os critrios para avaliao da gesto de que trata este Decreto sero estabelecidos em consonncia com o modelo de excelncia em gesto pblica. Art. 5o A participao dos rgos e entidades da administrao pblica no GESPBLICA darse- mediante adeso ou convocao. 1o Considera-se adeso para os efeitos deste Decreto o engajamento voluntrio do rgo ou entidade da administrao pblica no alcance da finalidade do GESPBLICA, que, por meio da autoavaliao contnua, obtenha validao dos resultados da sua gesto. 2o Considera-se convocao a assinatura por rgo ou entidade da administrao pblica direta, autrquica ou fundacional, em decorrncia da legislao aplicvel, de contrato de gesto ou desempenho, ou o engajamento no GESPBLICA, por solicitao do Ministro de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto, em decorrncia do exerccio de competncias vinculadas a programas prioritrios, definidos pelo Presidente da Repblica. Art. 6o Podero participar, voluntariamente, das aes do GESPBLICA pessoas e organizaes, pblicas ou privadas. Pargrafo nico. A atuao voluntria das pessoas considerada servio pblico relevante, no remunerado. Art. 7o Fica institudo o Comit Gestor do Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao, no mbito do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, com o objetivo de formular o planejamento das aes do GESPBLICA, bem como coordenar e avaliar a execuo dessas aes. Art. 8o O Comit Gestor ter a seguinte composio: I - um representante do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, que o coordenar; e II - um representante da Casa Civil da Presidncia da Repblica. 1o O Ministro de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto indicar quinze rgos ou entidades da administrao pblica, com notrio engajamento em aes ligadas qualidade da gesto e desburocratizao, cujos representantes integraro o Comit Gestor. 2o Os membros a que se referem o caput e o 1o, titulares e suplentes, sero indicados pelos dirigentes dos rgos ou entidades representados e designados pelo Ministro de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto. 3o O mandato dos membros do Comit Gestor ser de dois anos, permitida a reconduo. III - representantes de rgos e entidades da administrao pblica, assim como de entidades privadas com notrio engajamento em aes ligadas qualidade da gesto e desburocratizao, conforme estabelecido pelo Ministro de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto. (Includo pelo Decreto n 6.944, de 2009).

1o Os membros a que se referem o caput, titulares e suplentes, sero indicados pelos dirigentes dos rgos ou entidades representados e designados pelo Ministro de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto. (Redao dada pelo Decreto n 6.944, de 2009). 2o O mandato dos membros do Comit Gestor ser de dois anos, permitida a reconduo. (Redao dada pelo Decreto n 6.944, de 2009).
Art. 9o Ao Comit Gestor compete: I - propor ao Ministro de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto o planejamento estratgico do GESPBLICA; II - articular-se para a identificao de mecanismos que possibilitem a obteno de recursos e demais meios para a execuo das aes do GESPBLICA; III - constituir comisses setoriais e regionais, com a finalidade de descentralizar a gesto do GESPBLICA;

81

IV - monitorar, avaliar e divulgar os resultados do GESPBLICA; V - certificar a validao dos resultados da auto-avaliao dos rgos e entidades participantes do GESPBLICA; e VI - reconhecer e premiar os rgos e entidades da administrao pblica, participantes do GESPBLICA, que demonstrem qualidade em gesto, medida pelos resultados institucionais obtidos. Art. 10. Ao Coordenador do Comit Gestor compete: I - cumprir e fazer cumprir este Decreto e as decises do Colegiado; II - constituir grupos de trabalho temticos temporrios; III - convocar e coordenar as reunies do Comit; e IV - exercer o voto de qualidade no caso de empate nas deliberaes. Art. 11. A participao nas atividades do Comit Gestor, das comisses e dos grupos de trabalho ser considerada servio pblico relevante, no remunerado. Art. 12. A Secretaria de Gesto do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto exercer as funes de Secretaria-Executiva do Comit Gestor. Art. 13. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. Art. 14. Ficam revogados os Decretos nos 83.740, de 18 de julho de 1979, e 3.335, de 11 de janeiro de 2000. Braslia, 23 de fevereiro de 2005; 184o da Independncia e 117o da Repblica. LUIZ INCIO LULA DA SILVA Nelson Machado Jos Dirceu de Oliveira e Silva Este texto no substitui o publicado no DOU de 24.2.2005

82

ANEXO 02 Choque de Gesto: e que sejam usados os fios-terra adequados!


Por Deise Cristina Wischral - Maio/2009

A expresso Choque de Gesto estreada por Acio Neves durante o seu mandato como governador do Estado brasileiro de Minas Gerais tem feito parte do vocabulrio de Prefeitos, Secretrios e Vereadores desde a ltima eleio municipal em 2008. Isso timo, desde que sejam usados os fios-terra adequados, ou seja, no basta o assunto ficar apenas no discurso, o que vai de fato contribuir pra esse choque transformar-se em resultados a utilizao de mtodos adequados, devidamente adaptados a cada municpio. O amplo trabalho realizado em Minas Gerais contou com as parcerias certas para isso acontecer, utilizando metodologias consolidadas e conhecidas, que cada estado tem ao seu dispor, porm, talvez no saiba disso! Os movimentos estaduais ligados a Rede Nacional da Gesto da Fundao Nacional da Qualidade e, mais ainda, os representantes do GESPBLICA em cada estado so a fonte da tecnologia de Gesto que tem sido estudada e aperfeioada a cada ano h mais de uma dcada. A diferena destes movimentos para a excelncia entre os estados talvez seja a representatividade dos envolvidos, que comprovam a eficcia da metodologia e levam isso ao conhecimento da sociedade, e aqui podemos citar o grande lder Sr. Jorge Gerdau que continua sendo uma das maiores influncias quando se fala em Gesto para a Excelncia. Temos uma grande preocupao hoje dentre os movimentos estaduais, setoriais e regionais que lidam com o Modelo de Excelncia da Gesto (MEG) e Modelo de Excelncia da Gesto Pblica (MEGP), quanto ao mau uso da palavra gesto na atual fase dos choques de gesto municipais, pois queremos que todos estes discursos se concretizem e no distoram o seu entendimento. Queremos sim ser apoiadores, parceiros e mobilizadores da sociedade para que se busque de forma ampla a melhoria da qualidade e produtividade tanto no setor pblico quanto no privado. Mas o primeiro passo, que permitir a conquista da eficcia, eficincia e efetividade da administrao pblica construir a base certa para isso ser sustentado, indiferente de Gestes, Partidos ou qualquer interesse Poltico. Como bem falou o Secretrio de Gesto do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, Sr. Marcelo Viana, no I Frum Nacional da Gesto Pblica realizado ontem

83

em Braslia (acompanhei o evento on-line no site), temos a oportunidade nica posta por uma crise que exige que o Estado funcione!. o momento da gesto, da boa gesto! Conhea estas instituies, saiba o que podem lhe oferecer, submetase a auto-avaliao para ter o diagnstico da gesto, apie estes movimentos. A metodologia no prescritiva, ela apenas sugere requisitos de uma Gesto considerada classe mundial, e sua instituio que vai avaliar, melhorar e colher os resultados daquilo que sua prpria cultura construiu. E voc cidado tambm deve fazer parte disso! Seja um voluntrio, participe do curso de capacitao que estes Programas de Excelncia e Qualidade oferecem, e busque atuar como Examinador num ciclo de avaliao da Gesto, seja da iniciativa pblica ou privada. Digo por experincia prpria, atuo hoje no 5 ciclo de avaliao por 5 anos consecutivos, e esta fantstica oportunidade praticamente um MBA intensivo a cada ano, impossvel mensurar o que se aprende a cada ciclo. Alm do conhecimento que adquire voc estar ainda contribuindo para melhorar as organizaes pblicas e/ou privadas de nosso pas!

84

ANEXO 03 CHOQUE DE PARTICIPAO


Por Deise Cristina Wischral - Agosto/2009

Falar das necessidades da melhoria da Gesto Pblica no novidade. Todos queremos e isso tratado em inmeros programas de desburocratizao desde 1956 na era JK. Agora falar da Sociedade civil exigir a melhoria da eficincia pblica de forma organizada e efetiva, a sim novidade. Este movimento tem ganhado fora h poucos anos, e cidades como Barcelona hoje servem de exemplo. No Brasil, na regio Sul, podemos destacar algumas cidades como Maring (PR), Porto Alegre (RS) e Jaragu do Sul (SC) dentre outras que tem estruturado este trabalho por iniciativa da sociedade civil. Estes Fruns Municipais tem focos diferentes, mas todos com a mesma viso de buscar a melhoria da qualidade de vida para a gerao atual e a futura. Em algumas cidades a nfase maior no monitoramento das contas pblicas, estabelecendo assim os Observatrios Sociais, em outras trabalha-se belos projetos porm muito enraizados na gesto atual do Governo em questo, e havendo mudana de Governo, perde-se a continuidade das boas prticas. Por isso Jaragu do Sul tem atuado de forma diferenciada, onde as lideranas da cidade perceberam a necessidade de envolver a sociedade atravs de um CHOQUE DE PARTICIPAO para seu contnuo monitoramento. Assim nasceu em 2006 o PROJARAGU Frum Permanente de Desenvolvimento, composto por 75 entidades representativas. O Conselho do PROJARAGU, por sua vez, composto por 9 destas entidades, e mais 2 votadas em Plenrio, sendo elas: Associao Empresarial de Jaragu do Sul (ACIJS), Associao das Micro e Pequenas Empresas do Vale do Itapocu (APEVI), Cmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Instituies de Ensino Superior (IES), Cmara Municipal de Vereadores (CMV), Prefeitura Municipal de Jaragu do Sul (PMJS), Centro Integrado de Profissionais Liberais (CPL), Associao Jaraguaense de Associaes de Moradores (UJAM), Sindicato dos Trabalhadores, 23. Subseo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e 14. Batalho da Polcia Militar. O principal Produto deste Frum o Planejamento Estratgico Jaragu 2030, que foi construdo com base em 6 macroambientes: 1. Econmico; 2. Social; 3. Cultural; 4. PolticoInstitucional; 5. Organizao Fsico-Territorial e 6. Gesto Ambiental. Cada

85

Macroambiente expressa as necessidades e expectativas da sociedade jaraguaense para cada uma das reas. Para efetivao desses anseios da sociedade so constitudas as Cmaras Temticas (CT`s), formadas por voluntrios que queiram contribuir com os projetos. Lembrando que, a atuao das CT`s so no planejamento e no na execuo. Portanto os projetos desenvolvidos devem manter o foco no PE Jaragu 2030, agindo em parceria com os poderes do Governo. O objetivo planejar para atingir resultados no mdio e longo prazo, mas plantando as boas prticas hoje. Portanto, os bons resultados dos tantos Choques de Gesto anunciados dependem de um efetivo Choque de Participao da Sociedade como agente motivador da mudana que queremos.

86

ANEXO 04 A mudana do Brasil comea com a Gesto Um parecer sobre o evento do PGQP
Por Deise Cristina Wischral - Agosto/2009

O 14. Congresso Internacional da Gesto contou com a presena de 2.400 pessoas que prestigiaram durante os dois dias de evento uma ampla e excelente programao focando os temas: Mudana, Gesto e Oportunidades frente crise. A entrega do Prmio Qualidade RS teve um pblico de mais de 6.000 pessoas na noite de tera-feira! Certamente no conseguirei resumir numa nica matria a amplitude dos assuntos debatidos, e por isso registro aqui, inicialmente, apenas um breve comentrio s diversas partes interessadas na Gesto de um pas melhor. - ao PGQP: uma salva de Palmas! No h palavras para expressar o ganho deste evento para o Brasil. Vocs so excelentes! - s organizaes Pblicas e Privadas participantes deste movimento no Rio Grande do Sul (e demais regies do Brasil): continuem essa caminhada em busca da Excelncia, talvez hoje ainda no seja possvel mensurar a marca que vocs esto deixando para a humanidade, mas nossos futuros sucessores nas dcadas vindouras sabero reconhecer o importante passo que est sendo dado hoje com a adoo do MEG. - Secretaria de Gesto do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto: timo saber que temos o GESPBLICA! E muito nos orgulha ter ouvido os Palestrantes Internacionais (Blgica, Alemanha, EUA, Espanha, Rssia, Holanda) afirmarem com unanimidade que o Brasil que tem o melhor Modelo de Gesto, nos restando apenas aplicar, disseminar e permanecer nesse trajeto para colher os frutos. - imprensa em geral, especialmente aos jornais Zero Hora e o Jornal do Comrcio: parabns por terem noticiado com maestria o sucesso do evento e entrevistas com o Governador de Pernambuco Eduardo Campos e tambm com o Diretor-Executivo da Associao Americana da Qualidade. Sr. Jerry Mairani, retratando tambm a alegria das vencedoras do Prmio Qualidade RS. - aos Gestores Pblicos palestrantes do evento: Vice-Governador de Minas Gerais, Sr. Antonio Augusto Anastasia; Secretrio-Geral de Governo do RS, Sr. Erik

87

Camarano; Prefeito de Porto Alegre, Sr. Jos Fogaa; Diretor do Tribunal de Justia do RS, Sr. Omar Jacques Amorim; Secretrio de Gesto do MPOG, Sr. Marcelo Viana; vocs mostraram que possvel SIM ser "Excelente sem deixar de ser Pblico!". - s Lideranas da Sociedade Civil Organizada: hora de entrarmos em cena, aprendermos juntos, e planejarmos juntos como queremos que seja o amanh das nossas cidades, estados e pas. As diversas organizaes ligadas Rede Nacional da Gesto e os Ncleos estaduais do GESPBLICA contam com o nosso apoio! - aos PROJARAGUAENSES: estamos no caminho certo. Presenciar um evento como este nos enche os olhos, a mente e o corao. Foram tantos discursos positivos sustentados pelo investimento de recursos humanos e financeiros, que mostraram os resultados: empresas privadas mais competitivas, pessoas mais motivadas, organizaes pblicas com foco no cidado virando quadros de dficit em supervit para reinvestimento nas necessidades da Sociedade. Para finalizar destaco a resposta do brilhante Diretor-Executivo da ASQ, que diante da pergunta feita pelo Pblico sobre Como sustentar esse modelo de gesto para resultados na Gesto Pblica nos fez refletir: no precisamos nos preocupar em sustentar um sistema. Se ele precisa ser sustentado por que ainda no est pronto e maduro para continuar por si mesmo. Porm a partir do momento que um sistema de gesto est implementado e rodando sozinho, as pessoas sequer vo lembrar do `jeito antigo` de fazer as coisas.... Haver apenas a nova forma de fazer. E assim indiferente dos Governos que passem pela Administrao Pblica, o sistema de gesto permanece.

88

ANEXO 05

Relatrio da Visita Prefeitura de Porto Alegre Cmara Temtica Boas Prticas

89

RELATRIO DA VISITA A PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Objetivos da Visita A visita realizada Prefeitura de Porto Alegre nos dias 17 e 18 de novembro de 2008 teve por objetivo conhecer alguns pontos norteadores da implantao e conduo do atual modelo de gesto adotado na cidade, que j rendeu inmeros reconhecimentos, apontando a cidade de Porto Alegre como case de sucesso.

Participantes Participaram da visita: - Sr. Newton Elizeu Burdzaki - Sr. Jos Olvio Papp - Sr. Julio Cesar da Silva - Srta. Deise Cristina Wischral Observaes Os participantes se deslocaram at a cidade de Porto Alegre no domingo tarde, visto que a Secretaria Municipal de Gesto e Acompanhamento Estratgico, por meio da Sra. Patrcia Loss Rimoli, Chefe do Gabinete, fez o convite para participarem do III Seminrio de Lideranas durante o dia 17, que envolveu mais de 160 gestores da Prefeitura Municipal, com o intuito de avaliar os resultados e debater as melhorias do modelo de gesto adotado.

90

O modelo de gesto da Prefeitura de Porto Alegre gira em torno de 21 programas, desdobrados em trs eixos:

91

No perodo da tarde tivemos a oportunidade de conversar com o Secretrio-Adjunto da Secretaria Municipal da Fazenda, Sr. Zulmir Ivnio Breda, que esclareceu algumas dvidas quanto aceitao deste modelo pelo Tribunal de Contas e pela Cmara de Vereadores, confirmando que o modelo tem sido bastante elogiado por ambos, e inclusive em fase de implantao pelo prprio Estado. Uma grande ferramenta que d suporte ao modelo o Portal de Gesto, onde a sociedade tem acesso s informaes e resultados dos Programas e Aes do Governo Municipal.

Na tera-feira de manh, dia 18, conversamos com a Sra. Izabel Matte, Coordenadora de Planejamento e Gesto da Estratgia, que participou de todo o processo de implantao deste modelo de gesto desde 2005. Ela compartilhou que naquele perodo formaram-se alianas estratgicas entre a Prefeitura, o Programa Gacho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e outras consultorias que contriburam para a preparao das pessoas envolvidas (servidores pblicos), o planejamento do sistema de gesto e a implantao em si, realinhando desde prticas de gesto at indicadores de desempenho. Esse movimento foi incentivado por organizaes da iniciativa privada que adotam o modelo de gesto e conhecem os resultados desse sistema. Este novo modelo permitiu uma reduo significativa de despesas, pois com a reorganizao dos projetos e aes de governo em Programas e no mais em Secretarias foi possvel perceber inmeras aes que eram realizadas em

92

duplicidade, de forma desordenada, e realinh-las ao Programa mais adequado, envolvendo diversas Secretarias, trabalhando assim com a transversalidade e disseminao de informaes, promovendo maior sinergia e eficcia nos resultados. Sra. Izabel comentou ainda que houveram uma srie de dificuldades na implantao, principalmente culturais, com grande resistncia de muitos lderes, atrasando o processo. Mas aos poucos eles foram percebendo que os resultados alm de serem bons geravam maior integrao com as estratgias do Planejamento do Municpio, ganhando com produtividade, comprometimento do servidor e consolidao de um modelo de gesto que no depende unicamente de decises polticas, mas do envolvimento real de toda uma equipe. Ela ainda focou trs itens que devemos dar ateno no planejamento desta proposta: 1) Preparar os trmites para prever os gastos necessrios para implantao em Oramento; 2) Atuar fortemente na comunicao com um bom Plano que integre todas as Secretarias; 3) Fornecer capacitao para que o modelo de gesto seja conhecido e devidamente utilizado. Na tera-feira a tarde foi possvel ainda visitar a sede do PGQP, onde o Sr. Edgar Bertschinger, responsvel pelas parcerias, nos atendeu transmitindo como ocorreu o processo de implantao e a manuteno do modelo na Prefeitura Municipal. CONCLUSO Primeiros Passos Aps dois dias de visita bastante aproveitados, podemos concluir que estamos no caminho certo buscando conhecer mais de organizaes pblicas que j comprovaram a eficcia do modelo de gesto proposto nas discusses da CT Boas Prticas durante o ano de 2008. Acreditamos ser imprescindvel compartilhar e discutir informaes desta visita com o Conselho do PROJARAGU, e ento elaborar um Projeto-piloto iniciando o estudo de implantao deste modelo, prevendo todas as fases e recursos necessrios. INFORMAES COMPLEMENTARES PQGF Prmio da Qualidade do Governo Federal ou GESPBLICA Nos dias 19 a 21 de novembro ocorreu em Curitiba o curso de Preparao para a Banca Examinadora do Prmio da Qualidade do Governo Federal que confere aos participantes a possibilidade de atuar como avaliadores de uma organizao pblica que adote o Modelo de Excelncia da Gesto Pblica (o mesmo adotado por Porto Alegre).

93

Em discusso com os dois Instrutores do curso (sendo um funcionrio do Governo do Estado do Paran e outro da Companhia Paranaense de Energia COPEL), percebi que devemos buscar apoio junto ao Comit do GESPBLICA de nosso estado, hoje coordenado pela CELESC, pois isso nos confere apoio e capacitao gratuitos na multiplicao do conhecimento e auxlio para a auto-avaliao da gesto baseados neste modelo reconhecido internacionalmente. AGRADECIMENTOS No aguardo do pronunciamento e agendamento da reunio do Conselho, agradecemos a oportunidade de participar desta visita, colocando-nos disposio para dar continuidade a este projeto.

Relatora: Deise Cristina Wischral

94

ANEXO 06 Pesquisa Ncleos GESPBLICA


PESQUISA DE CAMPO (Modelo A) Projeto: Monografia MBA Gesto para Excelncia Tema: Aplicao do Modelo de Excelncia da Gesto Pblica - MEGP para Prefeituras Municipais Aluna: Deise Cristina Wischral Pblico-alvo 1: Ncleos Estaduais do GESPBLICA

QUESTIONRIO DE PESQUISA DE CAMPO


Os dados coletados sero analisados e utilizados para a elaborao da Monografia do Curso de Ps-Graduao Lato-Sensu MBA em Gesto para Excelncia da Faculdade de Tecnologia SENAI Florianpolis em parceria com a Fundao Nacional da Qualidade (FNQ) e Movimento Catarinense para Excelncia (MCE).

Nome: Organizao em que atua: Cargo: Idade: Cidade: Estado: 1. H quantos anos existe o Ncleo GESPBLICA em seu estado? ( ) menos de 2 anos ( ) 2 a 6 anos ( ) mais de 6 anos 2. Desde quando sua Organizao ncora? ( ) menos de 2 anos ( ) 2 a 6 anos ( ) mais de 6 anos 3. Que aes tem sido realizadas para disseminao do MEGP junto ao Poder Pblico Municipal? ( ) no so realizadas aes ( ) e-mail institucional ( ) convite para participao em oficinas ( ) palestras de sensibilizao ( ) outras formas Quais: 4. Existem Prefeituras Municipais associadas ao GESPBLICA ou em fase de sensibilizao em seu estado? ( ) no ( ) sim - Se sim, responda o quadro abaixo:
Prefeitura da Cidade de:
1.

Indique com um X em que etapa se encontra a(s) Prefeitura(s) indicada


Fase de Sensibilizao Programando Oficina de Capacitao 1. Ciclo de Autoavaliao 2. Ciclo (ou mais) de Auto-avaliao

95

2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Obs. Considera-se Fase de Sensibilizao a etapa anterior adeso da Organizao ao GESPBLICA. A partir da Programao da Oficina de Capacitao a Organizao j adesa. 5. Se j foram realizadas Oficinas junto ao Poder Pblico Municipal, indique quantas pessoas foram capacitadas, informando se dentre elas existe Voluntrios da RNGP e Examinadores do PQGF:
Prefeitura da Cidade de: Indique o n. de Pessoas
Pessoas Capacitadas N. Voluntrios da RNGP N. Examinadores do PQGF

6. Qual o n. de Voluntrios da RNGP e N. Examinadores do PQGF em seu estado? (Total) N. Voluntrios da RNPG: N. Examinadores do PQGF: 7. O Ncleo do GESPBLICA do seu estado possui site ou outro meio de comunicao para disseminar as atividades realizadas e estratgias de atuao? ( ) no possui ( ) possui site e/ou blog: ( ) outra forma: 8. Qual foi o agente motivador para sensibilizao do Poder Pblico Municipal? ( ) apresentao de resultados de outras cidades ou estados ( ) exigncia da sociedade civil organizada ( ) busca de nova metodologia para sustentar o Choque de Gesto ( ) outras formas Quais: 9. Existem aes conjuntas com o Programa/Prmio estadual ligado Rede Nacional da Gesto (Rede Nacional Rumo Excelncia - http://www.fnq.org.br/site/387/default.aspx) da FNQ? Exemplo: Prmio Qualidade Amazonas realiza eventos em parceria com o Ncleo Estadual do GESPBLICA do Amazonas?

96

( ) nosso estado no possui este Programa/Prmio ( ) no existem aes conjuntas ( ) algumas aes so trabalhadas em parceria Quais: 10.Caso queira expressar sua opinio sobre o assunto-foco desta Pesquisa, registrar algum comentrio, sugesto ou questionamento, utilize o espao abaixo:

Agradecemos imensamente sua contribuio respondendo esta Pesquisa. Os resultados sero publicados e enviados posteriormente a cada Ncleo Estadual. Atenciosamente, Deise Cristina Wischral Prof. Paulo Roberto May

97

ANEXO 07 Pesquisa Examinadores e Conhecedores do MEGP Cidados QUESTIONRIO DE PESQUISA DE CAMPO


Os dados coletados sero analisados e utilizados para a elaborao da Monografia do Curso de Ps-Graduao Lato-Sensu MBA em Gesto para Excelncia da Faculdade de Tecnologia SENAI Florianpolis em parceria com a Fundao Nacional da Qualidade (FNQ) e Movimento Catarinense para Excelncia (MCE).

Dados de Preenchimento do Questionrio e Respondente Nome: Cidade: Organizao onde atua: Regio onde atua: Atua/conhece o MEG h quanto tempo: Que segmentos costuma avaliar: Idade: Estado: Cargo: E-mail:

1. Descreva, de maneira sinttica, sua experincia na rea de Gesto:

2. Voc considera importante uma prefeitura municipal implantar o Modelo de Excelncia em Gesto Pblica para melhoria de seus processos, servios e resultados? ( ) sim ( ) no 3. Na sua opinio, por que o MEGP no usado amplamente pelas Prefeituras?

4. Voc conhece Prefeituras que utilizam o MEGP? ( ) no ( ) sim Se sim, responda o quadro abaixo: Estado Cidade

5. Voc conhece Prefeituras que j utilizaram o MEGP? ( ) no ( ) sim Se sim, responda o quadro abaixo: Estado Cidade

6. Descreva algumas sugestes para que a implantao tenha sucesso:

Caso queira fazer outro comentrio, sugesto ou questionamento, utilize o verso! Muito obrigada.

98

ANEXO 08
PROJARAGU Frum Permanente de Desenvolvimento Rua dos Imigrantes, 500 Bloco D Sala 006A. Cep: 89254-710 Jaragu do Sul SC

Project Charter

Conhecendo o Modelo de Excelncia em Gesto Pblica do Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao GESPBLICA.

Verso 00

Responsvel: Secretaria Executiva do PROJARAGU e CT Boas Prticas Parte Interessada: Prefeitura Municipal de Jaragu do Sul SC

Jaragu do Sul SC, 24 de agosto de 2009.

99

1. Informaes Gerais Nome do Projeto: Conhecendo o Modelo de Excelncia em Gesto Pblica do Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao GESPBLICA. Verso: 00 Data: 24/08/2009

Gestor do Projeto: Secretaria Executiva do PROJARAGU CT: Boas Prticas

2. Justificativa Conforme Projeto apresentado pela CT Boas Prticas: melhorar a Gesto Pblica um Desafio de todos.

O desafio de modernizar a gesto de todos os trs nveis de governo, de todos os poderes e tambm da sociedade, em particular de seus setores organizados. (Carta de Braslia sobre Gesto Pblica, maio de 2008).
Vrios Estados e Municpios tm aderido aos Programas de Melhoria na Gesto Pblica como podemos ver no mapa:

Fonte: Material do MBC, para consulta no site: www.mbc.org.br

100

3. Escopo Objetivo: Oferecer uma breve capacitao para as Lideranas da Prefeitura Municipal de Jaragu do Sul para entendimento do Modelo de Excelncia da Gesto Pblica. Metas: Envolver o maior nmero de Pessoas possvel, preferencialmente um representante de cada Secretaria. Premissas: Definir um responsvel da PMJS para articulao das atividades com o PROJARAGU. Restries: Consenso de agenda entre os participantes e palestrantes.

4. Benefcios do MEGP Para os Servidores: Auto-desenvolvimento profissional e pessoal Desenvolvimento da capacidade gerencial e viso sistmica Melhoria significativa do ambiente e das rotinas de trabalho Satisfao pelo trabalho em equipe

Para os Gestores Pblicos:

Aplicao de Modelo de Excelncia reconhecido e utilizado mundialmente Promoo da cooperao interna e compartilhamento de informaes Comprometimento dos Servidores
Identificao de seus pontos fortes e oportunidades para melhoria Medio e identificao do seu desempenho, inclusive perante os referenciais Reconhecimento pblico. Para a Sociedade: Aumento da credibilidade pelo uso de Modelo de Gesto que foca a busca de resultados e satisfao para todas as partes interessadas Transparncia de resultados Otimizao de processos gerando reduo de burocracia desnecessria Retorno de recursos economizados para investimento em qualidade de vida. 5. Prazo Incio em 14 de setembro, Trmino em 19 de novembro contemplando 25 horas de atividades. 6. Recursos necessrios Sala para realizao dos Encontros, Projetor multimdia. Verba para custear despesas da Visita a Prefeitura de Porto Alegre, e demais despesas: deslocamento instrutores,

101

palestrantes, coffe-breaks, impresses, material divulgao, 7. Estrutura Analtica do Projeto

8. Cronograma FASES I. Mesa Redonda: Encontro inicial de Sensibilizao com as Lideranas da Prefeitura (GESPBLICA & MCE). Convidados(as): XXXXXXXXXXXXXXX. II. Palestra: Convidado(a): XXXXXXXXXXXXXXXXXXX III. Capacitao On-Line e Dinmica de Grupo Sensibilizao para o Modelo de Excelncia em Gesto Pblica e Dinmica de Compreenso dos Fundamentos de Excelncia IV. Visita de Benchmarking Visita a Prefeitura de Porto Alegre V. Pesquisa e Apresentao em Grupo O PDCL do MEGP VI. Concluso e confraternizao Criao do Plano de Vo SET 14/09 OUT NOV

30/09

16/10

27/10

5/11

19/11

Durante o perodo de realizao deste Projeto sero enviados diariamente por e-mail o MEGP 2 Minutos que so Quadros de apresentao de um Requisito do Modelo neste formato:

102

MEGP 2 MINUTOS Princpio Constitucional Fundamento de Excelncia Critrio XXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXXXXXXXXX

Requisitos

XXXXXXXXXXXXXXXXXX

9. Principais envolvidos PROJARAGU Frum Permanente de Desenvolvimento ACIJS Associao Empresarial de Jaragu do SUL Ncleo do GESPBLICA em SC MCE Movimento Catarinense para Excelncia

PROJARAGU

Prefeitura Municipal de Jaragu do Sul

Das könnte Ihnen auch gefallen