Sie sind auf Seite 1von 47

3.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014 COMISSO INTERNA DE


PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR

Apresentao Cesumar
Nossas atividades iniciaram-se em 1990 e desde a fundao do Centro Universitrio de Maring, o Cesumar, uma das marcas da instituio a filosofia que preza por oferecer ensino de qualidade, proporcionando a melhor preparao acadmica queles que optam pelo Cesumar para a realizao dos sonhos e efetivao profissional. por isso que o Cesumar esta entre os 6% das melhores instituies do Brasil, destacandose como o melhor centro universitrio privado do sul do Brasil, fato muito evidenciado pela eficcia dos nossos professores e acadmicos, nas avaliaes realizadas pelo Ministrio da Educao. Isso se confirmou na ultima avaliao do MEC, na qual o Cesumar obteve IGC (indice Geral de Cursos) 4, em uma escala de 1 a 5. Esses resultados garantem ao Cesumar a qualidade pela qual ele sempre lutou e tal dedicao tambm transformar o curso de medicina do Cesumar, autorizado no dia 17 de novembro de 2011, em um dos melhores do pas. No Cesumar, o discente descobre que a universidade pode e deve ser um perodo inesquecvel, tanto pelo aprendizado quanto pela vivencia, principalmente quando so vistas pessoas das mais diversas origens, com os mais variados interesses e

experincias voltadas a um ponto comum: a excelncia no ensino, pesquisa, tecnologia, extenso, cultura dentre outros. essa excelncia que impulsiona o Cesumar a sempre propiciar aos seus discentes e colaboradores vnculos sociais e afetivos, j que os amigos de hoje sero companheiros de profisso e membros de uma sociedade slida, com uma histria a ser continuada. essa lgica que sustenta a nossa instituio, a fim de valorizar o relacionamento humano que se manifesta bem antes do inicio do curso, envolvendo o acadmico, a famlia, os amigos, ou seja, aqueles que se dedicam capacidade de sobreviver, aprendendo a evoluir. Essa preocupao constante com o bem-estar de todos os que fazem parte desse processo educacional estimulou o Cesumar a prezar por uma arquitetura planejada e confortvel, visando a contribuir com uma qualidade de vida plena para que o cotidiano acadmico seja funcional, agradvel e satisfatrio para aqueles que aqui convivem.

Palavras do Reitor Prof. Wilson de Matos Silva

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR

Aspectos Motivacionais
Necessrios ao Cipeiros A rea de psicologia nas organizaes, em termos gerais, se desenvolve em torno de um conjunto de questes que afeta os seres humanos. A psicologia organizacional, nestes ltimos 30 anos, passo por uma significativa transformao e busca responder a uma srie de conflitos ligados a convivncia humana: Motivao no trabalho, qualidade, produtividade e competitividade, satisfao do cliente e moral do grupo. Todas estas necessidades humanas disputam espaos e revelam o contexto acirrado do processo de mudanas. Mas como manejar todas estas variveis? As experincias do dia-a-dia demonstram que, nas organizaes, um dos fatores de peso o grupo de trabalho. Suas relaes e o equilbrio dependem do nvel das relaes humanas.

O quanto nos conhecemos realmente/ Como somos? Como somos vistos pelos colegas? Como eu gostaria de ser visto pelas pessoas?

Na verdade, o conhecimento de si mesmo o conhecimento real do que se passa no interior de um individuo. Este interior contm uma srie de informaes que no so conhecidas pelo ser humano. A noo que temos de nossas tendncias e interesses, de nossos sentimentos e emoes, de nossos pensamentos e raciocnio de certa forma vaga e imprecisa. Para nos conhecermos melhor, temos que considerar a imagem que fazemos de ns mesmos (auto-percepo) e a imagem que os outros fazem de ns (hetero-percepo). O elemento que permite esse auto conhecimento a capacidade de dar e receber feedback.
Feedback (Feedback uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. O termo utilizado em reas como Administrao de Empresas, Psicologia ou Engenharia Eltrica. Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reao. Neste caso,

Conhecimento de si mesmo

O INDIVIDUO S SE CONHECE ATRAVS DO

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR
o feedback pode ser positivo ou negativo. Ex: Apresentei o meu relatrio para os acionistas e o feedback foi muito positivo.)

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR

Sete recomendaes para construir positivamente os resultados de grupos de trabalho


1. Orientao:

7. Renovao:

Explicar porque o individuo esta ali. Saber o que cada um pensa de si mesmo e provocar a aceitao e o companheirismo.
2. Construir a confiana:

Colher os resultados do que foi apreendido e se preparar para um novo ciclo de ao. Responder questo individual: por que continuar?

Elementos indispensveis para a qualidade da comunicao humana I. II. Dar e receber feedback Impedir que os rudos externos e internos distoram a mensagem; Conter a prpria hostilidade; Prestar ateno s idias; Usar o julgamento da razo e no de valores; Ser flexvel; Ouvir a mensagem completa; Resistir s distraes; Procurar entender o ponto de vista do outro; Deixar de lado preconceitos e preferncias;
Hostilidade (agresso-provocao. Antagonismo. Ex: A moa foi hostilizada pelos alunos. Os alunos foram hostis

Informar s pessoas com quem elas vo trabalhar. A questo de cada um saber quem quem, e o que cada um espera do outro.
3. Clarificar os objetivos e

III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. X.

papis: Deixar claro o que cada um deve fazer e quais so as prioridades do grupo.
4. Tomada de deciso:

Estabelecer como o tempo, o pessoal de apoio e outros recursos sero administrados. Deixar claro para onde o grupo est indo.
5. Implementao:

Sequenciar o trabalho, determinando o tempo e a organizao do grupo. Quem faz o qu, quando e onde.
6. Alto desempenho

Tipos de comunicao Verbal: Palavra falada limitaes. ou escrita. Tem

Provocar a sinergia do grupo e deixa-lo perceber que a sinergia d resultado

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR No Verbal: Expresso facial; Movimento dos olhos; Trejeitos e movimentos de cabea; Postura e movimentos do corpo; Componentes no verbais da voz; Aparncia. Nas relaes interpessoais, tanto os elementos verbais como os no verbais so importantes para que o processo de comunicao se complete. Um dos problemas que atrapalha o processo de comunicao a tendncia natural das pessoas de julgarem as outras a partir de suas prprias referncias e valores. A EMPATIA a capacidade manifestada por uma pessoa de sentir o que sentiria se estivesse na situao da outra e se constitui em um elemento fundamental para a comunicao enter as pessoas. valor e natureza igualitria (exemplo: conversar informalmente, aproximar-se, interagir pela alegria); V. De pensar, agir e reagir: De forma flexvel, adaptando-se s necessidades do meio; VI. De negociar Para fazer o outro aderir as suas idias, planos, objetivos e crenas nos trabalhos.

Aspectos motivacionais da liderana para o desempenho individual e grupal A liderana nas organizaes assume uma nova dimenso. O verdadeiro Lder sente a transforma as necessidades dos seus liderados. A liderana consiste: a. Na capacidade de mobilizar indivduos ou grupos a atingir objetivos alvos;

Como atingir este nvel de relaes nas organizaes? Desenvolvendo especiais: I. Discernimento senso): habilidades (bom

distinguir as partes de um todo, tomando decises com base na analise consciente dos fatos; II. Empatia: colocar-se psicologicamente e, em sentimento, no lugar do outro; III. Auto Estima: a fora viva que nos leva a um maior ou menor estado de motivao. gostar e estar contente consigo mesmo; IV. Afetividade: a aproximao entre pessoas quando demonstram o mesmo

b. Compreender a misso da organizao, fixar as metas, as prioridades e os padres; c. Sentir e transformar as necessidades do seu grupo de trabalho; d. Estar capacitado a aprender; e. Compreender a dimenso humana para compatibilizar valores pessoais e organizacionais. Individuo e o seu processo de mudana pessoal As organizaes tm sido desafiadas a se adaptar a um mundo novo e a figura central desse cenrio so as pessoas.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR Neste contexto, a mudana de postura um elemento bsico para que nos reajustemos nova realidade, embora mudar nem sempre seja uma experincia agradvel. um processo dinmico que requer pacincia, capacidade analtica e persistncia. Por que resistimos? Porque implica em sairmos da nossa rea de conforto e entrarmos em contato com as nossas dificuldades pessoais. a capacidade de enfrentar os nossos medos. Os nossos medos infundados ou reais. Os nossos medos emprestados ou desconhecidos. Esse medos podem ser paternais, fsicos, intelectuais, espirituais ou interpessoais e foram adquiridos ao longo da construo da histria da vida de cada um. O importante nesse contexto conhec-los e enfrenta-los. O ser humano cresce a partir do momento em que optar sair da rea de conforto e conviver com as ameaas e incertezas,tendo em vista que a mudana inevitvel e independe da nossa vontade, mas o crescimento, a transformao neste processo opo pessoal. Quando o indivduo for autntico em suas relaes de trabalho e encontrar abrigo nas verdadeiras equipes e lderes, haver espao para emergir os mais genunos sentimentos humanos como autoafirmao, integrao, racionalidade e intuio, lgica e emoo, tecnologia e humanismo, razo e corao.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR

CIPA
O que ?

Grupo

de pessoas, representantes do empregado e do empregador, especialmente treinados para colaborar na preveno de acidentes. Cipa significa: Comisso Interna de Preveno de Acidentes. A Cipa foi criada pelo governo federal, na dcada de 40, objetivando reduzir o grande nmero de acidentes de trabalho nas indstrias.

A Cipa considera o fato de o acidente do trabalho ser fruto de causas que podem ser eliminadas ou atenuadas ora pelo empregador, ora pelo prprio empregado ou, ainda, pela ao conjugada de ambos. Alm disso , fora de dvida que tanto o empregador como o empregado tm razes muito srias para se unirem no esforo contra o acidente do trabalho. Pode-se dizer que a CIPA a unio inteligente de empregador e empregados contra to importante problema. O objetivo dessa unio de encontrar meios e solues capazes de oferecer mais segurana ao local de trabalho. Para isso necessrio que existia uma busca de formas, possibilidades e sugestes de todos. Como se v, no bastam esforos unilaterais. preciso que o empregador seja ativo e cuidadoso na implantao de um programa de preveno de acidentes no ambientes de trabalho. Por sua vez, na mesma medida e ao mesmo tempo, o trabalhador deve fornecer suas sugestes, sua aceitao e sua adeso consciente e construtiva a tal programa. Dessa forma, as chances de sucesso so imensas, com benefcios diretos maior vitima dos acidentes: o prprio trabalhador.

Norma Regulamentadora 5 (NR. 5)

Cumpre-nos esclarecer que a portaria n 3.214 que foi expedida a 08 de junho de 1978, pelo Ministrio do Trabalho, composta de 35 Normas Regulamentadoras, relativas Segurana e Medicina do Trabalho. Entre elas a Norma Regulamentadora 5, ou seja, NR-5, que se refere Comisso Interna de Preveno de Acidentes, sobre a qual faremos algumas observaes. NR-5 COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA). Modificada pela portaria n 33, de 27 de outubro de 1983.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR

INTRODUO Nosso curso tem como finalidade educar para prtica de Segurana do Trabalho. Assim, sabemos da necessidade de se implantar uma estrutura voltada a preveno capaz de nortear os riscos de acidentes nas atividades do trabalho. Neste sentido, procuramos direcionar nossa metodologia, recursos didticos, etc., em atendimento ao currculo bsico para o curso de componentes da CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes na Norma Regulamentadora, NR 5 da Portaria 3.214, de 08 de junho de 1978, do Ministrio do Trabalho. Ao longo dos tempos, a experincia tem mostrado que a preparao prvia do indivduo contribui sensivelmente para a melhoria do seu desempenho. No que diz respeito a segurana, os esclarecimentos ao trabalhador quanto as possveis condies inseguras dos ambientes de trabalho e dos procedimentos seguros que dever adotar fundamental para o sucesso de Programa Prevencionista. Com a aplicao do curso para membros da CIPA, acreditamos promover a combinao indivduo cargo - segurana, alicerando no treinamento, a implantao de conceitos e medidas de preveno de acidentes do trabalho. A existncia da CIPA, j

constitui um avano a insensatez. Os resultados sero colhidos quando empregado e empregador estenderem aos demais empregados, doutrinas de segurana, reunies, palestras, treinamentos, atendimento das solicitaes que previem acidentes e doenas ocupacionais. Enfim, trabalhar o elemento humano fator complexo mas possvel, humanizar uma coletividade de trabalho e torn-la to compreensiva quanto eficiente e consequentemente, consistir na continuidade do trabalho operacional seguro. A voc, Cipeiro, desejamos bom proveito no curso e sucesso em sua gesto.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR

CURSO PARA COMPONENTES DA CIPA CONTEDO PROGRAMTICO


I INTRODUO A SEGURANA DO TRABALHO Conceito Legal Conceito Prevencionista Outros casos considerados como Acidentes do Trabalho II INSPEO DE SEGURANA Conceito e Importncia Objetivos Levantamento das Causas dos Acidentes III INVESTIGAO DOS ACIDENTES Procura das Causas do Acidente Ato Inseguro Condio Insegura Fator Pessoal de Insegurana IV ANLISE DOS ACIDENTES Comunicao do Acidente Medidas de Segurana a serem adotadas Dias Perdidos Dias Debitados Estatsticas V CAMPANHAS DE SEGURANA SIPAT (Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho) VI RISCOS AMBIENTAIS Agentes Fsicos Agentes Qumicos Agentes Biolgicos Agentes Mecnicos VII NR-5 COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES - CIPA Organizao e funcionamento da CIPA Reunio da Cipa Organizao e Finalidades Forma de Atuao dos Representantes Reunio Ordinria e Reunio Extraordinria Realizao Prtica de uma Reunio de Cipa Organizao e Funcionamento da Cipa

VIII PRIMEIROS SOCORROS Material Necessrio para Emergncia Tipos de Emergncia Como Prestar Primeiros Socorros IX AIDS Entendendo a Sigla A Ao do HIV Como se Transmite HIV Reduzindo Riscos X EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL Exigncia Legal para Empresas e Empregados Caractersticas dos EPIs mais usados nas Empresas e a forma de sua utilizao XI PRINCPIOS BSICOS DA PREVENO DE INCNDIO Normas Bsicas Classes de Incndio e tipos de Equipamentos para seu combate Sinalizao dos Extintores Posicionamento dos Extintores Identificao dos Extintores Brigada contra Incndio Treinamento Recomendaes para o caso de incndio Preveno de Incndio

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR INTRODUO A SEGURANA DO TRABALHO As empresas so centros de produo de bens materiais ou de prestao de servios que tem uma importncia para as pessoas que a elas prestam colaborao, para as comunidades que se beneficiam com sua produo e, tambm, para a nao que tem seus fatores de progresso o trabalho realizado por essas empresas. Nas empresas encontram-se presentes muitos fatores que podem transformar-se em agentes de acidentes dos mais variados tipos. Dentre esses agentes podemos destacar os mais comuns: ferramentas de todos os tipos; mquinas em geral; fontes de calor; equipamentos mveis, veculos industriais, substncias qumicas em geral; vapores e fumos; gases e poeiras, andaimes e plataformas, pisos em geral e escadas fixas e portteis. As causas, entretanto, podero ser determinadas e eliminadas resultando na ausncia de acidente ou na sua reduo, como ser explicado mais adiante quando forem abordados os Fatores de Acidentes. Desse modo muitas vidas podero ser poupadas, a integridade fsica dos trabalhadores ser preservada alm de serem evitados os danos materiais que envolvem mquinas, equipamentos e instalaes que constituem um valioso patrimnio das empresas. Para se combater as causas dos acidentes e se implantar um bom programa de preveno necessrio se torna, primeiramente, conhecer-se a sua conceituao.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR

1) CONCEITO LEGAL (de acordo com o artigo 19 da Lei n. 8213 de 24 de julho de 1991). ACIDENTE DO TRABALHO AQUELE QUE OCORRE NO EXERCCIO DO TRABALHO A SERVIO DA EMPRESA, PROVOCANDO LESO CORPORAL OU PERTURBAO FUNCIONAL QUE CAUSE A MORTE, OU PERDA, OU REDUO, PERMANENTE OU TEMPORRIA, DA CAPACIDADE PARA O TRABALHO. 2) CONCEITO PREVENCIONISTA: ACIDENTE A OCORRNCIA IMPREVISTA E INDESEJVEL, INSTANTNEA OU NO, RELACIONADA COM O EXECCIO DO TRABALHO, QUE PROVOCA LESO PESSOAL OU DE QUE DECORRE RISCO PRXIMO OU REMOTO DESSA LESO.
Diferena entre o CONCEITO LEGAL e o CONCEITO PREVENCIONISTA: A diferena entre os dois conceitos reside no fato de que no primeiro necessrio haver, apenas leso fsica, enquanto que no segundo so levados em consideraes, alm das leses fsicas, a perda de tempo e os materiais.

e) ACIDENTE INICIAL: o acidente


impessoal desencadeador de um ou mais acidentes.

3) CLASSIFICAAO DOS ACIDENTES


DO TRABALHO

a) ACIDENTE

DO TRABALHO OU SIMPLESMENTE ACIDENTE: a ocorrncia imprevista e indesejvel, instantnea ou no, relacionada com o exerccio do trabalho, que provoca leso pessoal ou de que decorre risco prximo ou remoto desta leso. b) ACIDENTE SEM LESO: o acidente que no causa leso pessoal. c) ACIDENTE DE TRAJETO: o acidente sofrido pelo empregado no percurso residncia para o trabalho ou deste para aquela. d) ACIDENTE IMPESSOAL: aquele cuja caracterizao independe de existir acidentado.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR INSPEO DE SEGURANA 1 CONCEITO E IMPORTNCIA A inspeo de segurana consiste na observao cuidadosa dos ambientes de trabalho, com o fim de descobrir, identificar riscos que podero transformar-se em causas de acidentes do trabalho e tambm com o objetivo prtico de tomar ou propor medidas que impeam a ao desses riscos. A inspeo de segurana se antecipa aos possveis acidentes, mas quando repetidas, alcanam outros resultados: favorecem formao e o fortalecimento do esprito prevencionista que os empregados precisam ter; servem de exemplo para que os prprios trabalhadores exeram, em seus servios, controles de segurana; proporcionam uma cooperao mais aprofundada entre os Servios Especializados e CIPAs e os diversos setores da empresa; do aos empregados a certeza de que a direo da empresa e o poder pblico (no caso das inspees oficiais ) tm interesse na segurana do trabalho. 2- LEVANTAMENTO DAS CAUSAS DOS ACIDENTES Alguns atos inseguros podem ocorrer durante uma inspeo de segurana. Os processos educativos, a repetio das inspees, as campanhas e outros recursos se prestaro a reduzir sensivelmente a ocorrncia de tais atos. Quanto s condies inseguras, elas se tornam mais aparentes, mais visveis, mais notadas porque so situaes concretas, materiais mais durveis que alguns atos inseguros que, s vezes, aconteceu em poucos segundos. Condies Inseguras Problemas de iluminao, rudos e trepidaes em excesso, falta de protetores em partes mveis de mquinas e nos pontos de operao, falta de limpeza e de ordem, passagens obstrudas, pisos escorregadios ou esburacados, escadas entre pavimentos sem protees, condies sanitrias insatisfatrias, ventilao deficiente ou imprpria, ferramentas desarrumadas, ferramentas defeituosas, substncias altamente inflamveis em quantidade excessivas na rea de produo, m distribuio de mquinas e equipamentos, condutores de eletricidade com revestimento estragado, roupas muito largas, colares, anis, cabelos soltos em operaes com mquinas de engrenagens mveis, calados imprprio, trnsito perigoso de material rodante, calor excessivo, resduos inflamveis acumulados, equipamentos de extino de fogo (se esto desimpedidos, se podem ser facilmente apanhados, se esto em situao de perfeito funcionamento). Atos Inseguros atos imprudentes, inutilizao, desmontagem ou desativao de protees de mquinas, recusa de utilizao de equipamento individual de proteo, operao de mquinas e equipamentos sem habilitao e sem treino, operao de mquinas em velocidade excessiva, brincadeira, posio defeituosa no trabalho, levantamento de cargas com utilizao defeituosa dos msculos, transporte manual de cargas sem ter viso do caminho, permanncia debaixo de guindastes e de cargas que podem cair, uso de fusveis fora de especificao, fumar em locais onde h perigo de fogo, correr por entre mquinas ou em corredores e escadas, alterar o uso de ferramentas, atirar ferramentas ou materiais para os companheiros e muitos outros. A presena de representantes da CIPA nas inspees de segurana sempre recomendvel, pois a assimilao de conhecimentos cada vez mais amplos sobre as questes de segurana e higiene e medicina do trabalho vai tornar mais produtivo, mais completo o trabalho educativo que a comisso desenvolve. Alm disso, a renovao dos membros da CIPA faz com que um nmero sempre maior de empregados passe a aprofundar os conhecimentos exigidos para a soluo dos problemas relativos a acidentes e doenas do trabalho.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR INVESTIGAO DOS ACIDENTES Cabe CIPA investigar, participar, com o SESMT quando existir da investigao dos acidentes ocorridos na empresa. Alm disso, no caso de acidente grave a CIPA dever reunir-se, extraordinariamente, at dois dias aps o infortnio. A CIPA tem como uma de suas mais importantes funes estudar os acidentes para que eles no se repitam, ou ainda evitar outros que possam surgir. Para tal devem conhecer as causas dos acidentes, ou seja, o que os faz acontecer, para que possam ento agir de modo a corrigir procedimentos, mtodos e/ou situaes inadequada preveno de acidentes. PROCURA DAS CAUSAS DOS ACIDENTES Trs so os motivos que podem gerar a ocorrncia de um acidente. Cabe a CIPA estar atenta para evitar o acidente, atravs da identificao e anlise desses fatores que so: ATO INSEGURO CONDIO INSEGURA FATOR PESSOAL DE INSEGURANA 1) ATO INSEGURO a violao (consciente) de procedimento consagrado como correto. So fatos comuns: a falta de uso de protees individuais; a inutilizao de equipamentos de segurana; o emprego incorreto de ferramentas ou o emprego de ferramentas com defeitos; o ajuste; a lubrificao e a limpeza de mquinas em movimento; a permanncia debaixo de cargas suspensas; a permanncia em pontos perigosos junto a mquinas ou passagens de veculos; a operao de mquinas em velocidade excessiva; a operao de mquinas sem que o trabalhador esteja habilitado ou que no tenha permisso; o uso de roupas que exponham a riscos; o desconhecimento de fogo; as correrias em escadarias e em outros locais perigosos; a utilizao de escadas de mo sem a estabilidade necessria da manipulao de produtos qumicos; o hbito de fumar em lugares onde h perigo. 2) CONDIO INSEGURA - o risco relativo a falta de planejamento do servio e deficincias materiais no meio ambiente, tais como:

- Construo e instalaes em que se localiza a empresa: a) prdio com rea insuficiente, pisos fracos e irregulares; b) iluminao deficiente; c) ventilao deficiente ou excessiva, instalaes sanitrias imprprias e insuficientes; d) excesso de rudos e trepidaes; e) falta de ordem e de limpeza; f) instalaes eltricas imprprias ou com defeitos. - Maquinaria: a. localizao imprpria das
mquinas; b. falta de proteo em mveis e pontos de operao; c. mquinas com defeitos.

a. b. a. b. c. d.

Matria-prima: matria-prima com defeito ou de m qualidade; matria-prima fora de especificao. - Proteo do trabalhador: proteo insuficiente ou totalmente ausente; roupas no apropriadas; calado imprprio ou de falta de calado; equipamento de proteo com defeito.

- Produo: a. cadncia mal planejada; b. velocidade excessiva; c. m distribuio. - Horrios de trabalho: a. esforos repetidos e prolongados; b. m distribuio de horrios e
tarefas.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR 3) FATOR PESSOAL DE INSEGURANA - o que podemos chamar de problemas pessoais do indivduo e que agindo sobre o trabalhador podem vir a provocar acidentes, como por exemplo: - Problemas de sade no tratados; - Conflitos familiares; - Falta de interesse pela atividade que desempenha; - Alcoolismo; - Uso de substncias txicas; - Falta de conhecimento; - Falta de experincia; - Desajustamento fsico, mental ou emocional. A investigao de acidentes no poder nunca ter aspecto punitivo, pois o objetivo maior no descobrir culpados, mas sim causas que provocam o acidente, para que seja evitada sua repetio. CONSEQUNCIAS DO ACIDENTE o efeito do acidente, ou seja, so leses sofridas pelo homem e ainda os danos materiais e equipamentos. Leses pessoais Perda de tempo Danos Materiais - Leso Pessoal ou Leso qualquer dano sofrido pelo organismo humano, como conseqncia do acidente do trabalho. - Natureza da leso: a expresso que identifica a leso. Ex.: escoriao, choque eltrico... - Localizao da leso: indica a sede da leso. - Leso com perda de tempo leso pessoal que impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao acidente. NOTA: Essa leso provoca morte, incapacidade total permanente, incapacidade parcial permanente ou incapacidade temporria total. - Leso sem perda de tempo - leso pessoal que no impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente

ANLISE DE ACIDENTES Todo acidente traz informaes teis para aqueles que se dedicam sua preveno. Sendo um acidente no comum, raro, pode revelar a existncias de causas ainda no conhecidas, causas que permaneciam ocultas e que no haviam sido notadas pelos encarregados da segurana. Sendo um acidente comum, sendo a repetio de um infortnio, j ocorrido, pode revelar possveis falhas nas medidas de preveno que, por alguma razo a ser determinada, no esto impedindo essa repetio. A CIPA deve participar em vrios aspectos relacionados com o estudo dos acidentes, preocupando-se em analisa-los e elaborando relatrios, registros, comunicaes e sugestes entre outras providncias, conforme o determinado na NR-5, item 5.16 da Portaria n. 3.214, de 8 de junho de 1978, do Ministrio do Trabalho. A descrio do acidente deve ser feita com os pormenores possveis, deve ser mencionada a parte do corpo atingida e devem ser includas as informaes do encarregado. O diagnstico da leso ser estabelecido pelo mdico. Constaro, ainda, descries de como se desenvolveram os fatos relacionados ao acidente e a causa ou as causas que lhe deram origem. Esta investigao tem a participao de membro da CIPA. A CIPA deve concluir ainda sobre a causa do acidente, as possveis responsabilidade ( principalmente atos inseguros ) e propor medidas, a quem deva tom-las, para evitar que continuem presentes os riscos ou que eles se renovem. Convm ressaltar que o estudo de acidentes no deve limitar-se quelas

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR considerados graves. Pequenos acidentes podem revelar riscos grandes. Por outro lado, acidentes sem leso devem se estudados cuidadosamente, porque podem transformar-se em ocorrncias com vtima. Perceber, em fatos que parecem no ter gravidade, os perigos, os riscos que em ocasio futura se revelaro fontes de acidentes graves, capacidade que os membros da CIPA devem desenvolver. Disso depender, em grande parte, a reduo ou a soluo definitiva de muitos problemas na rea de segurana do trabalho. COMUNICAO DE ACIDENTES A comunicao de acidentes obrigao legal. Assim, o acidentado, ou quem possa fazer isso por ele, deve comunicar o acidente logo que se d a ocorrncia. Convm lembrar que nem todos os acidentes do trabalho ocorrem no recinto da empresa. A empresa, por sua vez, deve fazer a comunicao do acidente Previdncia Social at o 1 ( primeiro) dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso, de morte, de imediato autoridade competente, sob pena de multa varivel, entre o limite mnimo e o limite mximo do salrio-de-contribuio, sucessivamente aumentada nas reincidncias, aplicada e cobrada pela Previdncia Social. O acidentado ou seus dependentes recebero cpia da comunicao, bem como o sindicato da categoria. A comunicao deve conter informaes pormenorizadas. Tudo isso est na lei. Mas, comunicar o acidente empresa, s pessoas encarregadas de tomar providncias na rea da segurana tem importncia especial. que, conhecido o fato, podem ser postas em execuo as medidas imediatas e as de prazos maiores destinadas a corrigir a situao que est provocando o acidente que atinge um trabalhador e que pode atingir outros se no forem removidas, eliminadas as causas. Mesmo o mais leve acidente pessoal deve ser comunicado e tambm os acidentes sem leso. A Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT) dever ser preenchida em 6 vias sendo: 1. INSS

2. 3. 4. 5. 6.

Ao segurado ou dependente Sindicato dos Trabalhadores Empresa SUS Delegacia Regional do Trabalho

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR CADASTRO DE ACIDENTADOS Assim como, na empresa, existem preocupaes com controles de qualidade, produo, de estoque e de outros elementos da atividade produtiva, tambm com os acidentes deve existir igual ou maior interesse. O acompanhamento da variao na ocorrncia do infortnio exige que se faam registros cuidadosos sobre acidentados com relatrios completos. Tais registros podem colocar em destaque a situao dos acidentes por rea da empresa por causa, por tipos de leses, por dias da semana, por idade dos acidentados e por muitos outros fatores. Todos esses ngulos de viso, esses campos especiais de estudos vo-se complementar nas estatsticas que devem satisfazer s exigncias legais e tambm s necessidades dos rgos da empresa encarregados de resolver problemas de segurana. Os prprios acidentes de trajeto devem merecer estatsticas especiais. DIAS PERDIDOS Para um estudo mais cuidadoso a respeito de acidentes, necessrio juntar dados e coloc-los em condies de se prestarem a comparaes entre departamentos de atividades semelhantes ou mesmo diferentes e entre empresas que possibilitem tais comparaes. Um dos dados que se prestam aos clculos que vo formar as estatsticas o relacionado aos dias perdidos nos acidentes. Trata-se dos dias em que o acidentado no tem condies de trabalho por ter sofrido um acidente que lhe causou uma incapacidade temporria. Os dias perdidos so contados de forma corrida, incluindo domingos e feriados, a partir do dia seguinte ao do acidente at o dia anterior o da alta mdica. No acidente sem perda de tempo, caso em que o acidentado pode trabalhar no dia do acidente ou no dia seguinte, no so contados dias perdidos. DIAS DEBITADOS Nos casos em que ocorre incapacidade parcial permanente ou capacidade total permanente ou a morte, aparecem os dias debitados. Eles representam uma perda, um prejuzo econmico que toma como base uma mdia de vida ativa do trabalhador calculada em vinte (20) anos ou seis mil (6000) dias. uma tabela aceita e utilizada internacionalmente, que foi elaborada pela International Association of Industrial Accident Board and Comission, e que est transcrita a seguir:

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR NATUREZA

Morte Incapacidade total e permanente Perda da viso de ambos olhos Perda da viso de um olho Perda do brao acima do cotovelo Perda do brao abaixo do cotovelo Perda da mo Perda do 1 quirodatilo (polegar) Perda de qualquer outro quirodatilo (dedo) Perda de dois outros quirodatilos Perda de trs outros quirodatilos (dedos) Perda de quatro outros quirodatilos (dedos) Perda do 1 quirodatilo (polegar) e qualquer quirodatilo (dedo) Perda do 1 quirodatilo (polegar) e dois outros quirodatilos (dedos) Perda do 1 quirodatilo (polegar) e trs outros quirodatilos (dedo) Perda do 1 quirodatilo (polegar) e quatro outros quirodatilos (dedo) Perda da perna acima do joelho Perda da perna, no joelho ou abaixo dele Perda do p Perda do 1 pododatilo (dedo grande) ou de dois outros ou mais pododatilos (dedos do p) Perda do 1 pododatilo (dedo grande) de ambos os ps Perda de qualquer outro pododatilo (dedo do p) Perda da audio de um ouvido Perda da audio de ambos os ouvidos

Os dias debitados constituem, ainda, dado a ser includo no Anexo n. 1 da Portaria n. 3.214,de 8 de junho de 1978, do Ministrio do Trabalho. De acordo com o que estabelece a NR-5, item 5.16 dessa Portaria, em sua alnea m, a CIPA, a cada trimestre, encaminhar direo da empresa, devidamente preenchido, o Anexo I que um formulrio com muitos dados e informaes sobre as atividades da comisso, sobre a empresa e, especialmente, sobre acidentes. Esse mesmo anexo, ser, posteriormente, encaminhado pelo empregador Delegacia Regional do Trabalho DRT.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR ESTATSTICAS Com o nmero de acidentados, com o nmero de dias debitados, podem ser calculados dois valores, denominados Taxa de Freqncia e Taxa de Gravidade. Muito embora no se trata de dados que precisem ser encaminhados DRT, eles so de grande importncia, pois se prestam a comparaes destinadas a acompanhar a evoluo dos problemas relativos a acidentes. 1) Taxa de Freqncia: representa o nmero de acidentados, com perda de tempo, que podem ocorrer em cada milho de homens horas - trabalhadas. A frmula a seguinte: Nmero de acidentados com perda de tempo X 1.000.000 Homens horas - trabalhadas Ex.: Se numa fbrica houve em um ms 5 acidentes e nesse ms foram trabalhadas 100.000 ( cem mil ) horas, o clculo ser feito da seguinte maneira: 5X 1.000.000 = 50,00 100.000 A taxa de Freqncia ser 50.00. A multiplicao por um milho se presta a tornar possvel a comparao das Taxas de Freqncia entre departamentos de uma mesma empresa, entre empresas diferentes e mesmo entre empresas de pases diversos desde que usem o mesmo sistema de clculo. 2) Taxa de Gravidade: representa a perda de tempo ( dias perdidos + dias debitados ) que ocorre em conseqncia de um acidente em cada milho de homens horas - trabalhadas. A frmula da Taxa de Gravidade a seguinte: (dias perdidos + dias debitados) X 1.000.000 Homens horas - trabalhadas Os dias debitados s aparecem quando do acidente resulta a morte ou incapacidade total ou permanente ou a incapacidade parcial permanente. Nesses casos, preciso consultar a tabela especial para o clculo dos dias debitados segundo a natureza de leses, tabela esta j transcrita. H portanto, dois clculos possveis para a TG. Ex.: Se numa indstria houve trinta ( 30 ) dias perdidos com acidentes, em um ms com 100.000 homens horas trabalhadas, a TG ser calculada da seguinte forma: 30 X 1.000.000 = 300

100.000 Seriam 300 dias perdidos em 1.000.000 ( um milho ) de horas trabalhadas. Se num dos acidentes ocorreu uma leso que provocou uma incapacidade parcial permanente com 300 ( trezentos ) dias debitados, o clculo passar a ser este: ( 300) X 1.000.000 = 33.000 100.000

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR TERMOS USADOS NAS FRMULAS: 1-ACIDENTADO COM PERDA DE TEMPO aquele cuja leso, oriunda de acidente do trabalho, o impede de voltar ao trabalho no dia seguinte ao do acidente. 2- HOMENS-HORAS TRABALHADAS o tempo real em que os empregados permaneceram expostos aos riscos do trabalho, a servios do empregador. 3- DIAS PERDIDOS: So os dias que o empregado ficou afastado do trabalho, para recuperao da leso, sofrida em conseqncia de acidente. No so contados o dia do acidente e o dia da alta. Faz-se a contagem de dias corridos, incluindo domingos, feriados e outros dias que pr qualquer motivo, no houve expediente no estabelecimento. 4- DIAS DEBITADOS: So nmeros de dias que se somam aos dias perdidos, nos casos de morte ou de qualquer incapacidade permanente, total ou parcial, adquirida pr algum acidentado, de acordo com tabela especfica para tal fim. H outros clculos que enriquecem e valorizam as estatsticas. Eles so realmente importantes e servem como argumento nas divulgaes educativas que so feitas em favor da preveno de acidentes. Permitem identificar as principais causas de acidentes, os riscos mais freqentes e que merecem medidas de correo mais rpidas. As estatsticas possibilitam o controle dos resultados dos programas de segurana desenvolvidos, ou seja, saber se esto sendo eficientes ou no. Tambm, atravs dos dados estatsticos, possvel fazer-se o levantamento de falhas de segurana que um acidente apenas no permitiria que fossem notadas. conveniente fazer uma referncia especial aos chamados acidentes de trajeto que aparece separadamente dos demais infortnios. Estes so acidentes que ocorrem no trajeto da residncia para o trabalho e do trabalho para a residncia do empregado. o trajeto usual que o empregado percorre, para este tipo de acidente, convm fazer estudos parte porque eles, tambm, pesam negativamente nas atividades da empresa. CAMPANHAS DE SEGURANA Entre as atribuies da Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA, esto a promoo do interesse dos empregados pelos assuntos ligados Preveno de acidentes e de doenas do trabalho, a proposio de cursos e de treinamentos para os empregados, a promoo anual da Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho ( SIPAT ) e a proposio aos empregados de que concedam prmios s sugestes sobre assuntos relacionados s atividades da CIPA. Pode-se dizer que a CIPA est sempre envolvida em campanhas. Cabe CIPA promover, anualmente, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho, comunicando DRT a sua programao (NR 5, item 5.16, alnea o) e participar junto com a empresa anualmente de Campanhas de Preveno da AIDS (NR-5, item 5.16, alnea p). As Semanas Internas procuram criar uma mentalidade prevencionista ou refora-la quando ela existe. Essas semanas podem ter como objetivo a divulgao de medidas gerais de preveno, ou, tambm, de medidas preventivas especiais para determinados tipos de acidentes. Uma vantagem das Semanas est na sua atuao intensa, concentrada dentro de um certo perodo de tempo. Durante um a campanha do gnero, podem ser desenvolvidas competies entre departamentos da empresa, podem ser realizados concursos com prmios especiais, podem ser promovidos cursos com distribuio de folhetos, com projees cinematogrficas, com demonstraes prticas, com apresentao e estudo de cartazes. As sugestes devem ser incentivadas na poca das campanhas e mantidas permanentemente. As Semanas devem ser criativas, fazendo divulgao macia de idias prevencionista como: frase especiais, smbolos impressos em folhetos, em pequenos brindes. O trabalhador que vive uma campanha, que influenciado por ela, adquire um grau maior de conhecimentos, de conscientizao. O que se pode esperar, de imediato, a reduo dos acidentes em geral ou de algum tipo especial, com melhoria na produtividade, com diminuio em prejuzos materiais, com garantias

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR maiores para os prazos de produo e entrega, etc, e principalmente, o fator mais importante da atividade produtiva, o elemento humano, o patrimnio maior em qualquer empreendimento. RISCOS AMBIENTAIS So considerados riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos, biolgicos, mecnicos e ergonmicos existentes nos ambientes de trabalho e capazes de causar danos sade do trabalhador em funo de sua natureza, ou intensidade e tempo de exposio.
GRUPO 1 VERDE RISCOS FSICOS Rudos GRUPO 2 VERMELHO RISCOS QUMICOS Poeiras GRUPO 3 MARRON RISCOS BIOLGICOS Vrus

O caus fsi

Vibraes

Fumos

Bactrias

Radiaes ionizantes

Nvoas

Protozorios

Frio Neblinas Calor Gases Presses anormais Vapores Umidade Substncias, compostos ou produtos qumicos em geral Bacilos Parasitas Fungos

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR A legislao determina que os agentes nocivos devem ser ELIMINADOS ou CONFINADOS no ambiente de trabalho. Alm disso impe s empresas o pagamento do adicional de insalubridade, sempre que os nveis encontrados no ambiente de trabalho no estejam em acordo com as normas emitidas pelo ministrio do Trabalho. O pagamento adicional no isenta as empresas de fornecerem Equipamentos de proteo Individual e devero ser esgotados todos os meios disponveis para controle dos riscos ambientais, no se coadunando a prtica de insalubridade e no cuidar para que os agentes agressivos sejam eliminados do ambiente. Agentes agressivos inibem o trabalhador e fazem com que as empresas percam seus valiosos recursos humanos com doena ou acidentes. Deve-se, procurar estabelecer, no caso da empresa possuir em sua fase de produo agentes agressivos, uma poltica de recrutamento e seleo voltada para cuidar para que no haja agravamento de situao de doena j existentes, atravs de exames admissionais realizados por mdicos do trabalho, e adotando-lhes sistemas de exames complementares para cada funo da empresa. A CIPA poder em muito ajudar a combater tal situao, a partir do momento que traz tais assuntos s suas reunies e que passa a despertar maior interesse de quantos militam na empresa para o problema. Alm disso, os membros da CIPA devem adotar uma postura maior de orientao desses riscos ao trabalhador e o que representam para eles e suas famlias. A verificao da empresa desses agentes no meio ambiente de trabalho, somente pode ser feita com a utilizao de instrumentos prprios ( no caso de rudo decibilmetro, no caso de iluminamentos luxmetro, etc.) e por profissionais devidamente habilitados pelo MTb. A Associao Brasileira para Preveno de Acidentes ABPA, sempre que solicitada poder orientar a empresa em como proceder nos casos da suspeita de agentes agressivos no meio de trabalho, podendo tambm ser solicitado auxlio ao prprio Ministrio do Trabalho atravs dos Servios de Segurana e Medicina do Trabalho existentes nas delegacias regionais em todos os Estados.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR uso coletivo, podendo contar com a participao da administrao do mesmo. DA ORGANIZAO 5.6 A CIPA ser composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alteraes disciplinadas em atos normativos para setores econmicos especficos. 5.6.1 Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes sero por eles designados. 5.6.2 Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, sero eleitos em escrutnio secreto, do qual participem, independentemente de filiao sindical, exclusivamente os empregados interessados. 5.6.3 O nmero de membros titulares e suplentes da CIPA, considerando a ordem decrescente de votos recebidos, observar o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alteraes disciplinadas em atos normativos de setores econmicos especficos. 5.6.4 Quando o estabelecimento no se enquadrar no Quadro I, a empresa designar um responsvel pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participao dos empregados, atravs de negociao coletiva. 5.7 O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a durao de um ano, permitida uma reeleio. 5.8 vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direo de Comisses Internas de Preveno de Acidentes desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato. 5.9 Sero garantidas aos membros da CIPA condies que no descaracterizem suas atividades normais na empresa, sendo vedada a transferncia para outro estabelecimento sem a sua anuncia, ressalvado o disposto nos pargrafos primeiro e segundo do artigo 469, da CLT. 5.10 O empregador dever garantir que seus indicados tenham a representao necessria para a discusso e encaminhamento das solues de questes de segurana e sade no trabalho analisadas na CIPA.

NR5 - COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES Do Objetivo Da Constituio Da Organizao Das Atribuies Do Funcionamento Do Treinamento Do Processo Eleitoral Das Contratantes e Contratadas Das Disposies Finais DO OBJETIVO 5.1 A Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador. DA CONSTITUIO 5.2 Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mant-la em regular funcionamento as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta, instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados. 5.3 As disposies contidas nesta NR aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos e s entidades que lhes tomem servios, observadas as disposies estabelecidas em Normas Regulamentadoras de setores econmicos especficos. 5.4 A empresa que possuir em um mesmo municpio dois ou mais estabelecimentos, dever garantir a integrao das CIPA e dos designados, conforme o caso, com o objetivo de harmonizar as polticas de segurana e sade no trabalho. 5.5 As empresas instaladas em centro comercial ou industrial estabelecero, atravs de membros de CIPA ou designados, mecanismos de integrao com objetivo de promover o desenvolvimento de aes de preveno de acidentes e doenas decorrentes do ambiente e instalaes de

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR 5.11 O empregador designar entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolhero entre os titulares o vicepresidente. 5.12 Os membros da CIPA, eleitos e designados sero empossados no primeiro dia til aps o trmino do mandato anterior. 5.13 Ser indicado, de comum acordo com os membros da CIPA, um secretrio e seu substituto, entre os componentes ou no da comisso, sendo neste caso necessria a concordncia do empregador. 5.14 Empossados os membros da CIPA, a empresa dever protocolizar, em at dez dias, na unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho, cpias das atas de eleio e de posse e o calendrio anual das reunies ordinrias. Protocolizada na unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego, a CIPA no poder ter seu nmero de representantes reduzido, bem como no poder ser desativada pelo empregador, antes do trmino do mandato de seus membros, ainda que haja reduo do nmero de empregados da empresa, exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento. DAS ATRIBUIES 5.16 A CIPA ter por atribuio: a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver; b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas de segurana e sade no trabalho; c) participar da implementao e do controle da qualidade das medidas de preveno necessrias, bem como da avaliao das prioridades de ao nos locais de trabalho; d) realizar, periodicamente, verificaes nos ambientes e condies de trabalho visando a identificao de situaes que venham a trazer riscos para a segurana e sade dos trabalhadores; e) realizar, a cada reunio, avaliao do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situaes de risco que foram identificadas; f) divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho; g) participar, com o SESMT, onde houver, das discusses promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alteraes no ambiente e processo de trabalho relacionados segurana e sade dos trabalhadores; h) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisao de mquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente segurana e sade dos trabalhadores; i) colaborar no desenvolvimento e implementao do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados segurana e sade no trabalho; j) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como clusulas de acordos e convenes coletivas de trabalho, relativas segurana e sade no trabalho; l) participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador da anlise das causas das doenas e acidentes de trabalho e propor medidas de soluo dos problemas identificados; m) requisitar ao empregador e analisar as informaes sobre questes que tenham interferido na segurana e sade dos trabalhadores; n) requisitar empresa as cpias das CAT emitidas; o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho - SIPAT; p) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Preveno da AIDS. 5.17 Cabe ao empregador proporcionar aos membros da CIPA os meios necessrios ao desempenho de suas atribuies, garantindo tempo suficiente para a realizao das tarefas constantes do plano de trabalho. 5.18 Cabe aos empregados: a) participar da eleio de seus representantes; b) colaborar com a gesto da CIPA;

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR c) indicar CIPA, ao SESMT e ao empregador situaes de riscos e apresentar sugestes para melhoria das condies de trabalho; d) observar e aplicar no ambiente de trabalho as recomendaes quanto a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho. 5.19 Cabe ao Presidente da CIPA: a) convocar os membros para as reunies da CIPA; b) coordenar as reunies da CIPA, encaminhando ao empregador e ao SESMT, quando houver, as decises da comisso; c) manter o empregador informado sobre os trabalhos da CIPA; d) coordenar e supervisionar as atividades de secretaria; e) delegar atribuies ao VicePresidente; 5.20 Cabe ao Vice-Presidente: a) executar atribuies que lhe forem delegadas; b) substituir o Presidente nos seus impedimentos eventuais ou nos seus afastamentos temporrios. 5.21 O Presidente e o VicePresidente da CIPA, em conjunto, tero as seguintes atribuies: a) cuidar para que a CIPA disponha de condies necessrias para o desenvolvimento de seus trabalhos; b) coordenar e supervisionar as atividades da CIPA, zelando para que os objetivos propostos sejam alcanados; c) delegar atribuies aos membros da CIPA; d) promover o relacionamento da CIPA com o SESMT, quando houver; e) divulgar as decises da CIPA a todos os trabalhadores do estabelecimento; f) encaminhar os pedidos de reconsiderao das decises da CIPA; g) constituir a comisso eleitoral. 5.22 O Secretrio da CIPA ter por atribuio: a) acompanhar as reunies da CIPA, e redigir as atas apresentando-as para aprovao e assinatura dos membros presentes; b) preparar as correspondncias; c) outras que lhe forem conferidas. DO FUNCIONAMENTO

5.23 A CIPA ter reunies ordinrias mensais, de acordo com o calendrio preestabelecido. 5.24 As reunies ordinrias da CIPA sero realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado. 5.25 As reunies da CIPA tero atas assinadas pelos presentes com encaminhamento de cpias para todos os membros. 5.26 As atas ficaro no estabelecimento disposio dos Agentes da Inspeo do Trabalho - AIT. 5.27 Reunies extraordinrias devero ser realizadas quando: a) houver denncia de situao de risco grave e iminente que determine aplicao de medidas corretivas de emergncia; b) ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal; c) houver solicitao expressa de uma das representaes. 5.28 As decises da CIPA sero preferencialmente por consenso. 5.28.1 No havendo consenso, e frustradas as tentativas de negociao direta ou com mediao, ser instalado processo de votao, registrandose a ocorrncia na ata da reunio. 5.29 Das decises da CIPA caber pedido de reconsiderao, mediante requerimento justificado. 5.29.1 O pedido de reconsiderao ser apresentado CIPA at a prxima reunio ordinria, quando ser analisado, devendo o Presidente e o VicePresidente efetivar os encaminhamentos necessrios. 5.30 O membro titular perder o mandato, sendo substitudo por suplente, quando faltar a mais de quatro reunies ordinrias sem justificativa. 5.31 A vacncia definitiva de cargo, ocorrida durante o mandato, ser suprida por suplente, obedecida ordem de colocao decrescente registrada na ata de eleio, devendo o empregador comunicar unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego as alteraes e justificar os motivos. 5.31.1 No caso de afastamento definitivo do presidente, o empregador indicar o substituto, em dois

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR dias teis, preferencialmente entre os membros da CIPA. 5.31.2 No caso de afastamento definitivo do vice-presidente, os membros titulares da representao dos empregados, escolhero o substituto, entre seus titulares, em dois dias teis. DO TREINAMENTO 5.32 A empresa dever promover treinamento para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse. 5.32.1 O treinamento de CIPA em primeiro mandato ser realizado no prazo mximo de trinta dias, contados a partir da data da posse. 5.32.2 As empresas que no se enquadrem no Quadro I, promovero anualmente treinamento para o designado responsvel pelo cumprimento do objetivo desta NR. 5.33 O treinamento para a CIPA dever contemplar, no mnimo, os seguintes itens: a) estudo do ambiente, das condies de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; b) metodologia de investigao e anlise de acidentes e doenas do trabalho; c) noes sobre acidentes e doenas do trabalho decorrentes de exposio aos riscos existentes na empresa; d) noes sobre a Sndrome da Imunodeficincia Adquirida - AIDS, e medidas de preveno; e) noes sobre as legislaes trabalhista e previdenciria relativas segurana e sade no trabalho; f) princpios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; g) organizao da CIPA e outros assuntos necessrios ao exerccio das atribuies da Comisso. 5.34 O treinamento ter carga horria de vinte horas, distribudas em no mximo oito horas dirias e ser realizado durante o expediente normal da empresa. 5.35 O treinamento poder ser ministrado pelo SESMT da empresa, entidade patronal, entidade de trabalhadores ou por profissional que possua conhecimentos sobre aos temas ministrados. 5.36 A CIPA ser ouvida sobre o treinamento a ser realizado, inclusive quanto entidade ou profissional que o ministrar, constando sua manifestao em ata, cabendo empresa escolher a entidade ou profissional que ministrar o treinamento. 5.37 Quando comprovada a no observncia ao disposto nos itens relacionados ao treinamento, a unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego, determinar a complementao ou a realizao de outro, que ser efetuado no prazo mximo de trinta dias, contados da data de cincia da empresa sobre a deciso. DO PROCESSO ELEITORAL 5.38 Compete ao empregador convocar eleies para escolha dos representantes dos empregados na CIPA, at 60 dias antes do trmino do mandato em curso. 5.38.1 A empresa estabelecer mecanismos para comunicar o incio do processo eleitoral ao sindicato da categoria profissional. 5.39 O Presidente e o Vice Presidente da CIPA constituiro dentre seus membros, com no mnimo 55 dias do inicio do pleito, a Comisso Eleitoral - CE, que ser a responsvel pela organizao e acompanhamento do processo eleitoral. 5.39.1 Nos estabelecimentos onde no houver CIPA, a Comisso Eleitoral ser constituda pela empresa. 5.40 O processo eleitoral observar as seguintes condies: a) publicao e divulgao de edital, em locais de fcil acesso e visualizao, no mnimo 45 dias antes da data marcada para a eleio; b) inscrio e eleio individual, sendo que o perodo mnimo para inscrio ser de quinze dias; c) liberdade de inscrio para todos os empregados do estabelecimento, independentemente de setores ou locais de trabalho, com fornecimento de comprovante; d) garantia de emprego para todos os inscritos at a eleio; e) realizao da eleio no mnimo trinta dias antes do trmino do mandato da CIPA, quando houver;

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR f) realizao de eleio em dia normal de trabalho, respeitando os horrios de turnos e em horrio que possibilite a participao da maioria dos empregados. g) voto secreto; h) apurao dos votos, em horrio normal de trabalho, com acompanhamento de representante do empregador e dos empregados, em nmero a ser definido pela comisso eleitoral; i) faculdade de eleio por meios eletrnicos; j) guarda, pelo empregador, de todos os documentos relativos eleio, por um perodo mnimo de cinco anos. 5.41 Havendo participao inferior a cinqenta por cento dos empregados na votao, no haver a apurao dos votos e a comisso eleitoral dever organizar outra votao que ocorrer no prazo mximo de dez dias. 5.42 As denncias sobre o processo eleitoral devero ser protocolizadas na unidade descentralizada do MTE, at trinta dias aps a data da posse dos novos membros da CIPA. 5.42.1 Compete a unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego, confirmadas irregularidades no processo eleitoral, determinar a sua correo ou proceder a anulao quando for o caso. 5.42.2 Em caso de anulao a empresa convocar nova eleio no prazo de cinco dias, a contar da data de cincia , garantidas as inscries anteriores. 5.42.3 Quando a anulao se der antes da posse dos membros da CIPA, ficar assegurada a prorrogao do mandato anterior, quando houver, at a complementao do processo eleitoral. 5.43 Assumiro a condio de membros titulares e suplentes, os candidatos mais votados. 5.44 Em caso de empate, assumir aquele que tiver maior tempo de servio no estabelecimento. 5.45 Os candidatos votados e no eleitos sero relacionados na ata de eleio e apurao, em ordem decrescente de votos, possibilitando nomeao posterior, em caso de vacncia de suplentes. DAS CONTRATANTES CONTRATADAS E 5.46 Quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de servios, considera-se estabelecimento, para fins de aplicao desta NR, o local em que seus empregados estiverem exercendo suas atividades. 5.47 Sempre que duas ou mais empresas atuarem em um mesmo estabelecimento, a CIPA ou designado da empresa contratante dever, em conjunto com as das contratadas ou com os designados, definir mecanismos de integrao e de participao de todos os trabalhadores em relao s decises das CIPA existentes no estabelecimento. 5.48 A contratante e as contratadas, que atuem num mesmo estabelecimento, devero implementar, de forma integrada, medidas de preveno de acidentes e doenas do trabalho, decorrentes da presente NR, de forma a garantir o mesmo nvel de proteo em matria de segurana e sade a todos os trabalhadores do estabelecimento. 5.49 A empresa contratante adotar medidas necessrias para que as empresas contratadas, suas CIPA, os designados e os demais trabalhadores lotados naquele estabelecimento recebam as informaes sobre os riscos presentes nos ambientes de trabalho, bem como sobre as medidas de proteo adequadas. 5.50 A empresa contratante adotar as providncias necessrias para acompanhar o cumprimento pelas empresas contratadas que atuam no seu estabelecimento, das medidas de segurana e sade no trabalho. DISPOSIES FINAIS 5.51 Esta norma poder aprimorada mediante negociao, termos de portaria especfica. REUNIO DA CIPA - COMO SE REALIZA A CIPA constituda por um grupo de pessoas que se interessam e trabalham por objetivos comuns. Tanto os empregados como os empregadores, representados nesta comisso, procuram, basicamente, a eliminao ou reduo das causas de acidentes e doenas do trabalho. ser nos

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR Ser membro efetivo ou suplente da CIPA constitui responsabilidade de grande importncia, devendo cada um revelar interesse pelo estudo terico, pela observao, prtica e pela participao ativa na pesquisa de atos inseguros, de condies inseguras e j, nas reunies, dar demonstrao objetiva do desejo de encontrar solues para os problemas levantados. Nessa reunio, participam diversas pessoas, diferentes umas das outras, cada uma com a sua personalidade. Sentimentos pessoais no devem interferir no objetivo da reunio. Assim, deve-se adotar a seqncia de assuntos da reunio, sem que os problemas pessoais seja trazidos como motivo de discusso. Existem algumas para regras para que o grupo tenha seus objetivos alcanados. 1 - Ambiente: deve ser um lugar sossegado, com mesa, cadeiras, lpis, papel. 2 - Os assuntos a discutir devem ser estabelecidos antes, para que todos deles tenham conhecimento. 3 - Para no ocorrerem casos de inibio, toda pessoa desconhecida deve ser apresentada. 4 - Todos devem ser estimulados a apresentar a sua opinio. 5 - No devem ser feitos comentrios que fujam aos assuntos discutidos. 6 - As pessoas tmidas devem ser estimuladas a participar, manifestando suas idias. 7 - O horrio da reunio deve ser respeitado. 8 - As concluses tomadas devem ser aquelas que forem aceitas pela maioria dos participantes. 9 - Todos aqueles que participarem da reunio devero comprometer-se a trabalhar para o cumprimento daquilo que foi decidido. ATUAO DOS MEMBROS DA CIPA Integral a CIPA representantes do empregador e representantes dos empregados. O presidente da CIPA ser designado pelo empregador, dentre os seus representantes titulares. O Presidente devido sua funo, deve conduzir os trabalhos e criar um clima de confiana para todos participantes, a fim de que haja liberdade de serem discutidos os assuntos sem receio. Deve ainda: - manter estreito contato com a administrao, no sentido de verificar o andamento das recomendaes sugeridas pela CIPA; - justificar, se for o caso, a no adoo de medidas sugeridas em reunio anterior. - definir e coordenar as atribuies dos demais membros. Ao Vice-Presidente da CIPA compete exercer funes que, por delegao, lhe forem atribudas pelo Presidente, alm de substitu-lo nos seus impedimentos. Ao Secretrio cargo fundamental para o bom desenvolvimento administrativo da CIPA, cabe: - redigir a ata, que dever ser bem clara em relao ao que foi discutido e votado; - preparar correspondncia; - elaborar relatrios estatsticos. Os membros representantes dos empregados devem estar conscientes das suas responsabilidades e da confiana neles depositada pelos companheiros que os elegeram. O empregado quando participar da CIPA como membro eleito, estar protegido pela Consolidao das Leis do Trabalho. Dessa forma a sua atuao pelo fato de votar nas decises e de solicitar meios de segurana os equipamentos de proteo e por perder algumas horas de servio para comparecer s reunies no ser prejudicada. Deve respeitar a opinio dos outros e, quando quiser oferecer as suas sugestes, dever solicitar a palavra, no interrompendo os outros membros da CIPA. Quando algum estiver falando, dever procurar compreender a mensagem e se colocar no lugar de quem a transmite. Havendo uma proposta com a qual no possa concordar, dever explicar o porqu, fazendo uma outra proposta em seu lugar. Essas propostas e observaes devem ser sempre baseadas em fatos e no em simples opinies. Se uma proposta no for acatada pela maioria, a recusa dever ser aceita com

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR tranqilidade. Desentendimentos pessoais no devem alterar o comportamento dos membros da CIPA. Os representantes dos empregados devem apresentar relatrios de acidentes, d atos inseguros, de condies inseguras do trabalho e, naturalmente, sugestes para melhoria dos mtodos de segurana e reduo de riscos. No final da reunio, os representantes do empregados estaro comprometidos com tudo que ficou acertado e votado. Depois, em reunies com os seus colegas de trabalho, transmitiro as recomendaes de segurana e relataro quais as medidas prticas que sero tomadas para a preveno de acidentes. Essa , tambm, uma boa ocasio para colher opinies e sugestes dos colegas. Elas devero ser apresentadas na reunio seguinte da CIPA. Alis, os membros da CIPA devem multiplicar seus contados com os companheiros porque, assim estaro ampliando as possibilidades de identificar riscos de acidentes e, ao mesmo tempo, podero anotar as idias prticas que podem ajudar a resolver os problemas. PRIMEIROS SOCORROS Todo estabelecimento deve estar equipado com material necessrio prestao de primeiros socorros em funo das atividades que desenvolve, conforme determina a NR-7 da portaria n. 3214/78 (item 7.6). Primeiro socorro atendimento imediato que se d a um acidentado ou portador de bom sbito, antes da chegada do mdico. 1- REGRAS BSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS - Manter a calma, afastar os curiosos e agir com rapidez e segurana. - Colocar a vtima deitada de costas, com a cabea ao nvel do corpo. Se o rosto comear a ficar congestionado (vermelho), conservar a cabea levantada, colocando um pano em baixo. - Se tiver vmitos, voltar a cabea da vtima para um dos lados. Isso evita que o vmito chegue at os pulmes.

Se tiver inconsciente, retirar dentadura, comida, lama ou outros objetos da boca. Manter a lngua do acidentado esticada para evitara a sufocao, colocando um pano dobrado na nuca. - Desapertar as roupas e tirar sapatos, cintos, gravatas ou qualquer outra coisa que possa prejudicar a circulao. - No remover a vtima, enquanto no tiver uma idia precisa da natureza e extenso de seus ferimentos e sem, antes, prestar os primeiros socorros. - Evitar fazer a vtima sentar ou levantar. - Verificar o estado da vtima, remover a roupa que for preciso, at rasgando-a ou cortando-a sempre com cuidado. - Se a vtima estiver consciente, perguntar o que ela sente. Se houver hemorragias graves ou parada respiratria, agir com a maior urgncia. - No tentar dar de beber pessoa que estiver inconsciente. - Nunca dar bebidas alcolicas para beber. - Em caso de suspeita de fratura ou luxao, no fazer massagem, nem mudar a posio da vtima, imobilizar o local atingido na posio correta. Se a fratura for na coluna, transportar a vtima em leito rijo. - Em caso de queimaduras, no aplicar leo, pasta de dente ou qualquer outra coisa. - No mexer em ferimentos com sangue j coagulado. - Acalmar a vtima e no deix-la ver os ferimentos. - Medidas importantes: - evitar hemorragias; - manter a respirao; - proteger as reas queimadas; - transportar com cuidado; - manter os ossos fraturados o mais prximo da posio normal; - inspirar confiana; - evitar pnico. 2- TIPOS DE EMERGNCIAS a) Ferimentos Sempre que ocorre um ferimento, haver uma hemorragia que a perda de sangue, em maior ou menor quantidade, devido ao rompimento de um vaso (veia ou artria). - Conduta a seguir: - Em ferimentos leves ou superficiais, lavar a parte atingida com gua, sabo ou gua oxigenada. Depois, passar merthiolate e fazer um curativo com gaze e esparadrapo.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR

Em ferimentos extensos e profundos, controlar a hemorragia usando compressas e, se for o caso, torniquete. - E procurar um mdico imediatamente: - se os ferimentos forem nos membros superiores ou inferiores e com grande hemorragia, levantar a parte ferida e aplicar o torniquete. - Modo de preparar o torniquete: Amarrar uma tira de pano acima do ferimento e colocar um pedao de madeira no meio do n. - Torcer o pedao de madeira at parar o sangramento, desapertando o torniquete a cada 10 a 15 minutos. - Verificar se as pontas do membro sangrante no ficam arroxeadas ou frias: nesse caso, liberar, imediatamente, o torniquete. b) Queimaduras Queimadura a leso de uma ou mais regies do corpo, provocada pela ao do calor sobre o organismo. Exemplos: contato direto com a chama, brasa ou fogo; lquidos quentes, materiais superaquecidos; substncias qumicas. Existem trs tipos de queimaduras: de 1, 2 e 3 graus. s de 3 grau so as mais graves. Uma s pessoa pode apresentar, ao mesmo tempo, queimaduras de 1, 2 e 3 graus. A gravidade de queimadura est na sua extenso e no nos nmeros de graus. Conduta a seguir: - Colocar a vtima deitada de costas e com a cabea em nvel mais baixo que o do corpo; - Se a vtima estiver consciente, dar bastante lquido para beber, mais nunca bebidas alcolicas; - Colocar panos limpos umedecidos sobre a parte queimada; - Dar, se existir e se conhecer, medicamento contra dor; - No passar nenhuma substncia como leo, graxa, pasta de dentes ou qualquer medicamento; - No furar as bolhas. No colocar pano sujo ou as mos sobre as bolhas; - Procurar sempre um mdico; - Em casos de queimaduras por agentes qumicos, lavar a parte afetada com gua e proceder como em queimaduras de outros tipos. c) Fraturas

Fratura uma leso em que ocorre descontinuamente na superfcie ssea, isto , a quebra de um osso do esqueleto humano. Ela pode ser simples, sem ferimento da pele, ou exposta, com ferimento da pele atravs do qual o osso fica exposto. Conduta a seguir: - Impedir o deslocamento das partes quebradas para evitar maiores danos; - Colocar o membro acidentado na posio o mais normal possvel, sem desconforto; - Improvisar talas para a imobilizao. As talas devem cobrir as duas articulaes que movimentam o osso atingido e deve ser acolchoado para no machucar o membro. Amarrar as mesmas com ataduras ou tiras de pano, sem apertar muito; - Em caso de fraturas expostas, cobrir a parte afetada com gaze ou pano limpo; - No deslocar nem arrastar a vtima at que a regio suspeita seja imobilizada; - Quando suspeitar de fratura de coluna, transportar o acidentado para uma maca e evitar o flexionamento do tronco. Nunca transformar a vtima em arco; isto , pelos braos e pernas. O transporte deve ser feito por deslizamento, apoiando-se as mos nas coxas, ndegas, zona afetada e dorso da vtima. So necessrias duas ou trs pessoas para fazer isso; - Nos casos em que se suspeite de entorse ou luxao, a conduta a mesma de fraturas no expostas. d) Parada respiratria respirao artificial Quando uma pessoa cai, se afoga, soterrada ou leva um choque eltrico, ela perde, muitas vezes, a respirao. A vida dessa pessoa pode ser salva fazendo-se a respirao boca-boca. fcil, basta seguir as recomendaes seguintes: - deitar a vtima de costa e afrouxar todas as suas roupas. Depois inclinar a cabea de lado, tirando o que estiver dentro da boca, como dentadura, alimentos saliva e gua; - inclinar a cabea para trs e colocar debaixo do pescoo uma roupa dobrada ou uma pea macia a fim de ajudar a passagem do ar; - apertar o nariz da vtima para no deixar o ar sair. E abaixar o queixo para que o ar entre; - tomar flego, colocar a boca obre a boca da vtima e soprar at aparecer a elevao do

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR peito. Pode-se fazer isto tambm pelo nariz. Nesse caso, fechar a boca da vtima. Nota: um leno colocado sobre o nariz ou boca evita o contato direto e no impede a passagem do ar; - tirar os lbios da boca da vtima para no deixar o ar sair dos pulmes; - repetir a mesma operao, 10 a 12 vezes por minuto (nas crianas at 20 vezes, mas no to profundamente) at que a vtima volte a respirar normalmente. - No parar a respirao boca-boca at ter certeza de que a pessoa est totalmente recuperada ou at que o mdico mande parar; e) Parada cardaca Uma pessoa tem parada cardaca quando o corao pra de bater. Para socorrer uma pessoa com esse problema, fazer, juntamente com a respirao bocaboca, os seguintes movimentos de recuperao. - deitar a pessoa em uma superfcie firme e dura; - apoiar a palma da mo sobre a altura do corao e colocar a outra apoiada sobre a primeira; - calar, com as mos, o peito da vtima, fazendo fora para baixar o peito. Fazer esse movimento de calar 5 vezes, e parar. Nesse instante, o auxiliar dever realizar o movimento de respirao artificial; - no parar a massagem por mais de 5 segundos. O intervalo para descansar no pode passar de 5 segundos. Para controlar, para medir esse tempo, basta falar 101,102, 103, 104, e 105; - continuar os movimentos de recuperao e a respirao boca-boca at que a vtima volte a respirar e o corao comece a bater normalmente. f) Convulses Convulso quando uma pessoa tem um ataque ou contrao dos msculos, geralmente acompanhada da perda de conscincia. D-se de repente. A vtima, normalmente cai, agita todo o corpo, com batimentos da cabea, braos e pernas, e a sua face fica expressa de careta, com olhos revirados para cima e salivao abundante. Aps a convulso, a pessoa entra em sono pesado. Como socorre:

evitar, se possvel, a queda da vtima contra cho; - colocar um pano entre os dentes para que a vtima no morda a lngua; - proteger a cabea, braos e pernas para que no se machuquem; - evitar estmulos como sacudidas, aspirao de vinagre, lcool ou amonaco; - no jogar gua sobre a vtima; - no ficar com medo da salivao abundante. g) Desmaios Desmaio a perda da conscincia, caracterizada geralmente por sensao de vazio no estmago, enjo, suor abundante, escurecimento das vistas e palidez. Ocorre, quase sempre, por jejum prolongado, crises nervosas e queda de presso. Como socorre - colocar a vtima deitada, com a cabea em nvel mais baixo do que o do corpo, para melhorar a circulao do sangue no crebro; - afrouxar as roupas; - se voltar conscincia, dar lquidos aucarados, mas nunca bebidas alcolicas; - se no voltar a conscincia, chamar o mdico o mais rpido possvel. h) Envenenamentos Envenenamento a ingesto de substncias estranhas e agressivas ao organismo. Como socorrer: - transportar a vtima ao pronto socorro. Tem que ser rpido para que o organismo no tenha tempo de absorver o veneno; - no deixar a vtima andar. O esforo fsico auxilia a absoro do veneno; - se desconhecer a natureza do veneno, no se deve dar leite; - no dar leo comestvel, pois podero apressar a absoro de certos venenos; - se o veneno for corrosivo, ou se a vtima estiver inconsciente, no provocar o vmito. PICADAS DE ANIMAIS PEONHENTOS Existem no Brasil setenta espcies de cobras peonhentas, pertencentes a dois grupos: a dos crotalneos e o do elapneos. No grupo dos crotalneos esto os gneros

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR Bothops, Crotalus e hachesis, e no dos elapneos, o gnero Micrurus. As colunas do gnero Bothops so responsveis por 88% dos casos de acidentes com colunas peonhentos no Brasil. So conhecidos pelos nomes: Jararaca, Jararacuu, Caiaca, Urutu, Cruzeira, Catiara, Surucucurana, Jararaca pintada, cobra-papagaio, Jararaca-cinzenta e Jararaca-ilhoa. O veneno causa: inchao, calor, sangramento, bolhas e gangrena no local da picada: A do gnero Crotatus responsvel por 8% dos acidentes, conhecida pela nome de Cascavel; O seu veneno tem ao neurotxica, coagulante e miotxica. A do gnero Lachesis responsvel por cerca de 3% dos acidentes, conhecida pelos nomes: Surucucu, Pico-de-jaca, Surucucutinga, Surucucu-do-fogo. Seu veneno tem ao proteoltica, coagulante, hemorrgica e neurotxica. As do gnero Micrurus, so responsveis por 1% dos acidentes. So conhecidas pelos nomes: Cobra-coral o boi cora; Como Socorrer - impedir que a vtima se movimente por seus prprios meios; - no deve-se dar ao acidentado para beber querosene, lcool, urina e fumo; - no caso de a picada ter sido dada em uma perna de brao manter esse membro elevado; - levar o acidentado imediatamente ao socorro mdico para receber o soro especfico. AIDS 1) AIDS ENTENDENDO A SIGLA A sigla AIDS, de origem inglesa, significa: Adquirida no hereditria; pega-se ao entrar em contato com o vrus. Imuno refere-se a Sistema Imunolgico, defesa do organismo, proteger-se. Deficincia no funciona de acordo, fraco, sem foras. Sndrome conjunto de sinais e sintomas que identificam a doena. No Brasil utilizamos a forma AIDS, mas nos pases de lngua latina a forma SIDA a habitual. AIDS/SIDA o resultado do processo de destruio das clulas atravs das quais nosso organismo se defende da infeces e outras doenas. Esta destruio causada pela ao do vrus denominado HIV Vrus da Imunodeficincia Humana. A AIDS considerada uma doena crnica, especialmente pelos avanos teraputicos e pela experincia adquirida ao longo dos anos no manejo das intercorrncias clnicas e dos pacientes, o que confere a eles uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade. 2) A AO DO HIV Os glbulos brancos tm a funo, entre outras, de defender nosso organismo contra infeces. Dentre eles, os linfcitos CD$ so responsveis pela regulao e manuteno da capacidade imunolgica do organismo humano. Por razes desconhecidas possuem, em sua superfcie, receptores atravs dos quais o HIV se fixa e penetra na clula. Uma vez internalizado, o vrus atinge seu ncleo onde se reproduz continuamente at a destruio do linfcito. Os vrus produzidos buscam novos linfcitos que vo sendo destrudos progressivamente at o comprometimento severo do sistema imunolgico. Como conseqncia, microorganismos em nosso corpo, normalmente sob controle de sistema em perfeito funcionamento, aproveitam-se desse estado de deficincia e se manifestam, aparecendo ento as doenas oportunistas, como tuberculose, herpes, tumores, caracterizando-se a AIDS doena. A presena do HIV no organismo humano pode passar despercebida por muitos anos h registros de casos em que se passaram 15 anos at o aparecimento das infeces oportunistas. Este perodo de tempo, denominado perodo de incubao,

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR pode ser abreviado por vrios fatores, permitindo que a doena se desenvolva mais precocemente. So eles: Aumento da carga viral, pela reexposio ao HIV atravs de prticas sexuais sem uso de preservativos e do compartilhamento de seringas contaminadas no uso de drogas injetveis; Tipo de vrus infectante; Doenas sexualmente transmissveis prvias; Precria qualidade de vida. 3) COMO SE TRANSMITE O HIV As evidncias epidemiolgicas mundiais indicam que somente atravs de sangue, secreo vaginal, esperma e leite materno o HIV pode ser transmitido de uma pessoa a outra. Assim, a transmisso do vrus da AIDS est associada aos seguintes fatores de risco: Variaes freqentes de parceiros sexuais que no se protegem; Uso de produtos de sangue no controlados; Uso de agulhas e seringas no esterilizadas. Lembretes: nas relaes sexuais ocorrem leses, em geral invisveis, que facilitam a contaminao pelo HIV; o usurio de drogas endovenosas geralmente usam drogas em grupos, portanto se houver um s contaminado os outros podem se contaminar, se houver compartilhamento de seringas e agulhas. O HIV no se transmite atravs de: Quais so os sinais da doena Para o diagnstico da AIDS deve-se levar em conta o quadro epidemiolgico, o conjunto de sinais sintomas presentes, a ocorrncia de doenas secundrias e as manifestaes de imunodeficincia. O teste anti-HIV Se uma pessoa suspeita que pode estar contaminada, poder submeter-se a testes especficos. O teste usado de rotina detecta a presena de anticorpos contra o vrus no sangue. o teste ELISA. Em muitas situaes h necessidade de confirmao do resultado do exame realizado por essa tcnica. Nesse caso pode ser utilizada, por exemplo, a tcnica de Western Blot, um dos testes confirmatrios. Quando este exame der resultado positivo, ser considerado como definitivo, com possibilidade de erro muitssimo reduzida

Resultados do teste anti-HIV: Positivo: Indica a presena de anticorpos contra o vrus, ou seja, a pessoa foi infectada. Este resultado no significa que a pessoa est ou ficar doente de AIDS. Negativo: significa que no momento do exame no foram detectados anticorpos contra o vrus. Devemos considerar aqui o fenmeno da janela imunolgica, ou seja, perodo de tempo que o organismo demora para produzir anticorpos contra o vrus em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Portanto, quando o resultado for negativo, no podemos afirmar com certeza a ausncia da infeco. Importante: absolutamente necessrio que antes e aps a realizao do teste o indivduo passe pelo Aconselhamento . Lembrar que: No se pode obrigar ningum a fazer o teste anti-HIV; obrigatria a guarda do sigilo do resultado; parceiro ou parceira dever tomar conhecimento do

doente de AIDS

Convvio social com Lgrima, suor, saliva,

tosse

Falar, aperto de mo Beijo no rosto Doando sangue com material descartvel

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR resultado pela prpria pessoa que realizou o exame. Tratamento e vacina Ainda no existem medicamentos capazes de eliminar o HIV do corpo humano. Alguns, utilizados para tratamento do pacientes com AIDS, como o AZT, DDI, DDC, apenas reduzem a velocidade de multiplicao viral, retardando o processo de destruio do sistema imunolgico. Tampouco existem medicamentos capazes de reconstruir este sistema quando ele j foi severamente injuriado. Mais recentemente sabe-se que a associao dos medicamentos citados acima traz melhoras significativas ao paciente e aumentam a sobrevida. No entanto, o diagnstico precoce e o tratamento correto das infeces e afeces que acometem o paciente j com o diagnstico de AIDS permite uma sobrevida maior e com melhor qualidade do que h alguns anos. Alm disso, h consenso de que uma vida saudvel, com alimentos mais naturais e dieta balanceada, controle do stress, doses elevadas de auto-estima e otimismo tem efeito importante no aumento da resistncia imunolgica. Em relao s vacinas, o grande obstculo sua obteno a grande variao apresentada pelo HIV em seus constituintes. Ainda no se conseguiu isolar um componente que seja comum a todos as variedades j conhecidas e que tenha o poder de levar o corpo humano a produzir substncias protetoras de carter universal. Grupos de pesquisa no mundo todo vm se dedicando a essa busca e j h produtos candidatos a vacina sendo testadas em experimentos controlados. 4) REDUZINDO RISCOS Sexo Seguro Quando utilizamos a expresso sexo seguro estamos nos referindo adoo de algumas medidas que podem reduzir o risco ou evitar a transmisso de HIV e de outras DST atravs das relaes sexuais. Para indivduos com vida sexual ativa consenso internacional que essas medidas so: a) uso de preservativos em todas as relaes penetrativas;

b) prticas sexuais sem


penetrao. Uso de preservativos Para garantir a eficincia e a eficcia do uso do preservativo como mtodo de preveno de DST/HIV, duas condies so essenciais que ele seja usado em todas as relaes sexuais penetrativas e o que o seja de forma correta. Como a prtica faz a perfeio, lembrar que homens e mulheres sentem-se mais confiantes em relao ao preservativo e tm menor probabilidade de enfrentar problemas de rompimento se praticarem o modo de us-la corretamente. Por isto importante que todo treinamento de agentes multiplicadores inclua uma oficina de sexo seguro, onde se aprofunde a discusso sobre o uso do preservativo. Os manuais complementares a este, dirigidos formao de multiplicadores para preveno junto a populaes diferenciadas trataro das especificidade de cada grupo no que se refere s prticas de sexo seguro. Nunca demais relembrar que: As camisinhas devem ser guardadas em lugar fresco, seguro e escuro. No devem ser usadas se estiverem ressecadas ou grudentas, ou depois da data da expirao (geralmente impressa na embalagem). A lubrificao ajuda a evitar o rompimento; no entanto, os lubrificantes oleosos ajudam no rompimento. Dicas para o uso da camisinha: Coloque a camisinha quando o pnis estiver rgido, antes que ele penetre o parceiro ou toque seus rgos genitais. Ponha a camisinha (com a borda enrolada para fora) na cabea do pnis com uma das mos. Com a outra, aperte a ponta da camisinha (para remover o ar que ficou preso). Continue a apertar a ponta enquanto for desenrolando a camisinha para cobrir o pnis. A lubrificao ajuda a evitar o rompimento da camisinha. Se ela se rasgar durante a relao, deve-se tir-la imediatamente e colocar uma nova.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR Retire o pnis logo depois da ejaculao, mas antes que se torne flcido, segurando com firmeza a borda da camisinha contra o pnis para evitar que vaze. Deslize a camisinha at sair, sem derramar o smen. No use outra vez. D um n e jogue fora com segurana Importante lembrar: A prtica do sexo anal e vaginal com penetrao e sem preservativo considerada de alto risco para a aquisio do HIV/DST; Na prtica do sexo anal com preservativo, seguido da penetrao vaginal com o mesmo preservativo h risco de infeces ginecolgicas pela transferncia de microorganismos do ambiente retal para o canal vaginal; Qualquer contato com secrees implica em algum risco de contaminao; assim, a prtica de sexo oral sem preservativo, mesmo que no haja ejaculao oferece risco, pois a mucosa oral pode estar com leses at imperceptveis que funcionam como porta de entrada para microorganismos. Prticas sexuais sem penetrao H muitas outras formas de relacionamento sexual que no as penetrativas e que so consideradas seguras. Por exemplo:, carcias e massagens, pegao , etc. Neste caso, a imaginao e a qualidade do relacionamento determinam os limites.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR

EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL O emprego do Equipamento Individual uma determinao legal, contida na Norma Regulamentadora n. 6 da Portaria MTb 3214/78, que visa disciplinar as condies em que o mesmo deve ser empregado na proteo do trabalhador. O empregador assume a obrigatoriedade de fornecer gratuitamente, sem nenhum nus para o trabalhador, o EPI adequado para a tarefa a ser executada, como meio de neutralizar agentes fsicos, qumicos ou biolgicos, nocivos a sade do indivduo. Por outro lado, o empregado est obrigado a usar o EPI fornecido pela empresa de modo adequado e exclusivamente para o fim a que se destina, sendo a recusa ao uso do mesmo considerada infrao que pode ser punida, na forma da legislao, at mesma dispensa por justa causa do empregado faltoso. Nenhum EPI poder ser comercializado e/ou adquirido sem que possua o Certificado de Aprovao (C.A.), o qual atesta haver sido o equipamento aprovado pela autoridade competente apto para o fim a que se destina (expedido pelo MTA Ministrio do Trabalho e Administrao). Obriga-se o empregador, quanto ao EPI: EPI:

g. Comunicar ao MTA qualquer irregularidade observada no EPI.


Obriga-se o empregado, quanto ao

a. Usa-lo apenas para a finalidade a que se destina; b. Responsabilizar-se por sua guarda e conservao; c. Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para o uso.
Segue-se uma relao de EPIs que poder servir, onde se ajustar as atividades da empresa, como orientao para uma futura consulta aos fabricantes desses equipamentos. I CARACTERSTICAS DOS EPIs Os EPIs so indicados para uso especficos e convencional. Com relao aos EPIs convencionais, as suas caractersticas so as seguintes: 1 Proteo da cabea Capacete protege de impacto de objeto, que cai ou projetado e de impacto contra o objeto imvel e somente estar completo e em condies adequadas de uso se composto de : Casco o capacete propriamente dito; Carneira armao plstica, semi-elstica, que separa o casco do couro cabeludo e tem a finalidade de absorver a energia de impacto; Jugular presta-se fixao de capacete cabea. O capacete de celeron se presta tambm, proteo contra radiao trmica. 2 Proteo dos olhos culos de Segurana Protegem os olhos de impacto de materiais projetados e de impactos contra objetos imveis. Os culos de segurana utilizados na empresa so, comprovadamente, muito eficazes quanto produo contra impactos.

a. Adquirir o tipo adequado atividade do empregado; b. Fornecer ao empregado somente o EPI aprovado pelo MTA e de empresas cadastradas no DNSST/MTA; c. Treinar o trabalhador quanto ao seu uso adequado; d. Tornar obrigatrio o seu uso; e. Substitu-lo, imediatamente, quando danificado ou extraviado; f. Responsabilizar-se pela sua higienizao e manuteno peridica;

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR 3 Proteo facial Proteo facial Protege todo o rosto de impacto de materiais projetados e de calor radiante, podendo ser acoplado ao capacete. articulado com perfil cncavo de tamanho e altura que permitem cobrir todo o rosto, sem toca-lo, sendo construdo em acrlico, alumnio ou tela de ao inox. 4 Proteo das laterais e parte posterior da cabea Capuz: Protege as laterais e a parte posterior da cabea (nuca) de proteo das fagulhas, poeiras e similares. Para uso em ambientes de alta temperatura, o capuz equipado com filtros de luz, permitindo proteo tambm contra queimaduras. 5 - Proteo respiratria Respiradores e Mscaras: Protegem as vias respiratrias contra gases txicos, asfixiantes e contra aerodispersides (poeiras). Protegem no somente de envenenamento e asfixias, mas, tambm, de inalao de substncias que provocam doenas ocupacionais (silicose, siderose, etc...) H vrios tipos de mscaras para aplicao especficas, com ou sem alimentao de ar respirvel. 6 - Proteo de membros superiores Protetor de Punho, Mangas e Mangotes: Protegem o brao, inclusive o punho, contra impacto cortantes e perfurantes, queimaduras, choques eltricos, abraso e radiaes ionizantes e no ionizantes. Luvas: Protegem os dedos e as mos de ferimentos cortantes e perfurantes, de calor, choques eltricos, abraso e radiaes ionizantes. 7 - Proteo Auditiva Protetor Auricular: Diminui a intensidade da presso sonora exercida pelo rudo contra o aparelho auditivo. Existem em dois tipos bsicos: Tipo PLUG (de borracha macia ou espuma de poliuretano), que introduzido no canal auditivo. Tipo CONCHA, que cobre todo o aparelho auditivo, e protege tambm o sistema auxiliar de audio (ssea). O PROTETOR AURICULAR, no anula o som, mas reduz o RUDO (que o som indesejvel) a nveis compatveis com a sade auditiva. Isso significa que, mesmo usando o protetor auricular, ouve-se o som mais o rudo, sem que este afete o usurio. 8 - Proteo do Tronco Palet: Protege troncos e braos de queimaduras, perfuraes, projees de materiais particulados e de abraso, calor radiante e frio. Avental: Protege o tronco frontalmente e a parte dos membros inferiores alguns modelos (tipo barbeiro) protegem tambm os membros superiores contra queimaduras, calor radiante, perfuraes, projeo de materiais particulados, ambos permitindo uma boa modalidade ao usurio. 9 - Proteo da Pele Luva Qumica: Creme que protege a pele, especialmente do rosto e dos membros superiores contra a ao dos solventes, lubrificantes e outros produtos agressivos. 10 Proteo dos Membros Inferiores Calados de Segurana: Protege os ps contra impactos de objetos que caem ou so projetados, impacto contra objetos imveis e contra perfuraes. Perneiras: Protegem as pernas contra projees de aparas, fagulhas, limalhas, etc., principalmente de materiais quentes. 11 - Proteo Global contra Quedas Cinto de Segurana: Cintures anti-quedas que protegem o homem nas atividades exercidas em locais com altura igual ou superior a trs metros, composto de cinturo, propriamente dito, e de talabarte, extenso de corda ( polietileno, nylon, ao, etc.) com que se fixa o cinturo estrutura firme. PRINCPIOS BSICOS DA PREVENO DE INCNDIOS NORMAS BSICAS A CIPA E A PROTEO CONTRA INCNDIO

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR Uma das atribuies da Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA a de estudar medidas de proteo contra incndio recomendado tais medidas ao empregador e aos Servios Especializados em Segurana e em Higiene e Medicina do Trabalho quando a empresa mantiver esses servios, cumprindo o que a lei estabelece. Essa importante atribuio ser entre vrias outras, tambm importantes, obrigaes que os membros da CIPA devem cumprir de acordo com o determinado na Portaria n 3214, de 08 de junho de 1978, do Ministrio do Trabalho. A proteo contra incndios procura evitar um dos graves problemas a segurana das pessoas, de mquinas, equipamentos e instalaes. Fazer a preveno de incndios, garantir a proteo contra incndios evitar que o fogo destruidor cause prejuzos de todas as espcies, comeando pelos mais graves que so a perda de vidas humanas ou a inutilizao de seres humanos para o trabalho. A proteo contra incndios comea nas medidas que a empresa e todos os que nela trabalham tomam para evitar o aparecimento do fogo. Existem, tambm, outras importantes medidas que tm a finalidade de combate-lo logo no seu incio, evitando que se espalhe. A grande maioria dos incndios pode ser evitada. Controlada no seu incio. As pessoas certas, tomando providncias certas, no momento certo, evitam, impedem que um princpio de incndio se transforme em destruio completa. Pode-se concluir que a palavra de ordem prevenir e, sendo necessrio, combater o fogo com rapidez e com eficincia. Mas, para combater o fogo necessrio ter bons equipamentos de combate, indispensvel que se saiba como utiliz-los e preciso conhecer o inimigo que se pretende dominar e eliminar. O FOGO PROCESSOS DE EXTINO Para que haja fogo devem atuar trs elementos: Combustvel aquilo que vai queimar e transformar-se; Calor que d incio combusto; Oxignio um gs que existe no ar atmosfrico e que chamado de comburente. Esses trs elementos so denominados elementos essenciais do fogo. Isso quer dizer, que se faltar um deles, no haver fogo. Como so os trs elementos do fogo, se forem representados por trs pontos e se forem ligados ter-se- o que se chama de tringulo do fogo.

Calor Oxignio Combustvel Eliminando um desses elementos, terminar a combusto, isto , a queima. preciso conhecer e identificar bem o incndio que se vai combater para escolher o equipamento correto. Um erro na escolha de um extintor pode tornar intil o esforo de combater as chamas ou pode piorar a situao aumentando as chamas, espalhando-as ou criando novas causas de fogo. CLASSES DE INCNDIO Os incndios so divididos em quatro (4) classes: Classe A Combustvel comum Ex.: papis, madeira, tecidos. Lixo etc,. Caractersticas: Queimam em profundidade, deixa resduos aps a queima (cinzas). Modo de eliminao: resfriamento (gua pura ou solues de gua com algum produto). Classe B lquidos inflamveis Ex.: lcool, benzol, gasolina, leo, tinner, graxa, etc,. Caractersticas: Queima somente na superfcie, no deixa resduos.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR Modo de eliminao: Abafamento (extintor de gs carbnico, p qumico ou espuma qumica). Classe C Equipamentos eltricos Ex.: motores, geradores, instalaes eltricas, etc,. Caractersticas: Deixa resduos, queima por completo. Modo de eliminao : Classe D Metais Pirofricos Ex.: magnsio, acetileno, butano, GLP, etc,. Caractersticas: Modo de eliminao: TIPOS DE EQUIPAMENTOS DE COMBATE INCNDIO Os mais utilizados so: extintores hidrantes chuveiros automticos ou outros..

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR EXTINTORES a qual no deve ser obstruda de forma nenhuma. - sistema de proteo por hidrantes, chuveiros automticos e outros devem ser estudados dentro de projetos de engenharia. A gua para incndio deve ser exclusiva, e guardada em reservatrios especiais para essa utilizao. POSICIONAMENTO DO EXTINTOR

a. Extintor de espuma
Seu funcionamento ocorre pela reao qumica entre duas substncias (sulfato de alumnio e bicarbonato de sdio dissolvidos em gua), bastando, para isso, inverter a posio do aparelho.

b. Extintor de gua pressurizada


O agente extintor a gua. H dois tipos comerciais: COM PRESSO PERMANENTE (pressurizado) um cilindro com gua sob presso, cuja carga controlada atravs do manmetro do qual provido. O manuseio simples. O operador deve aproximar-se at uma distncia conveniente, retirar o pino de segurana e, dirigir o jato de gua para a base do fogo. COM PRESSO INJETADA (a pressurizar) H uma ampola de gs externa e, uma vez aberta a vlvula da referida ampola, o gs liberado, pressionando a gua.

A parte superior do extintor porttil deve ficar no mximo 1,60m do piso. - No deve ser localizado nas paredes das escadas. - extintor sobre rodas deve ser posicionado em pontos centrais em relao aos extintores manuais e aos limites da rea a proteger. IDENTIFICAO DO EXTINTOR

c. Extintor de gs carbnico (CO2)


Ao ser acionado o gatilho, o gs passa por uma vlvula num forte jato. No combate com extintor de CO2, o operador dever aproximar-se o mximo possvel do fogo, devido ao curto alcance do jato desse aparelho. Ideal para equipamentos delicados (pois no deixa resduo).

retngulo indicador da posio do extintor deve conter uma legenda para identificar o tipo de agente contido no extintor. Esta legenda escrita em letras brancas, deve obedecer aos seguintes critrios: AGENTE gua Gs Carbnico Espuma P Qumico CUIDADOS

d. Extintor de p qumico seco


Podem ser sob presso permanente ou injetada. So mais eficientes que os de gs carbnico, mas deixam poeiras em suspenso e resduos. SINALIZAO DOS EXTINTORES

Todos os extintores devero ser revidados e testados hidrostaticamente a cada 5 anos. - Extintores de gua, espuma qumica e p seco, devem ter suas cargas trocadas anualmente. - Os extintores de CO2 devem ser pesados a cada seis meses e as ampolas de gs dos extintores de gua e de p qumico seco ( aparelhos pressurizados ) a cada trs meses. BRIGADA CONTRA INCNDIO Conforme estabelece a Portaria 3214/78 (NR-23) toda empresa dever ter sua brigada contra incndio composta por pessoas adestradas no uso correto dos equipamentos de combate incndio e, sempre que possvel, os Cipeiros devem pertencer ao grupo de combate ao fogo.

Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um retngulo vermelho no piso. - Nos casos onde houver dificuldades de visualizao imediata dos extintores devem ser colocadas, em locais visveis setas vermelhas, indicando as localizaes exatas dos extintores. - Deve ser pintado de vermelho uma rea de 1x1m2 no piso localizado em baixo do extintor

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR Esta brigada deve ser permanente e muito importante que inclua o pessoal da vigilncia. Os vigias, por fora de suas funes, permanecem na fbrica 24 horas por dia e devem estar aptos a dar, junto com elementos da brigada, o primeiro combate.

a. Armazenagem de Material Manter

TREINAMENTO O treinamento dever ser dado a todo elemento da brigada, ensinando-o a: - saber localizar, de imediato, o equipamento de combate ao fogo; - utilizar-se de um extintor; - engatar mangueiras; - fechar uma rede de splinkers( chuveiros automticos contra fogo ). Durante o treinamento dever ser dado nfase ao controle de pnico e evacuao da rea, verificando as vias de acesso, portas de emergncias, significado do sinal de alarme, deixando bem caracterizadas as rotas de fuga. Os exerccios podero ser realizados sem aviso prvio ( mas programado ), com a simulao do incndio real, testando-se a eficincia do material de proteo contra incndio e o desempenho da brigada. PROVIDNCIAS Recomendaes para o caso de incndio: - Toda rea deve ser evacuada. - A brigada no tem todos os recursos e no domina todas as tcnicas de combate ao fogo. Portanto em caso de dvidas, deve ser chamado imediatamente o Corpo de Bombeiros; - Antes de dar-se combate a incndio, deve se desligada a entrada de fora a emergncia. - Em qualquer caso, deve ser mantida a calma, deve-se atuar com serenidade. PREVENO DE INCNDIOS Como j foi dito, a medida para prevenir o incndio no permitir que se forme o tringulo do fogo. Como fazer isto? H vrias maneiras: O Cipeiro pode desenvolver e estudar medidas de seu local de trabalho:

sempre, se possvel, a substncia inflamvel longe de fonte de calor e de comburente, como no caso de operaes de solda e oxi-corte. Manter sempre no local de trabalho, a mnima quantidade de inflamvel para uso, como no caso, por exemplo, de operaes de pintura, nas quais o solvente armazenado deve apenas ser o suficiente para um dia de trabalho; Possuir um depsito fechado e ventilado para armazenagem de inflamveis e, se o mais longe da rea de trabalho de operaes; Proibio de fumar nas reas onde existem combustveis ou inflamveis.

b. Manuteno Adequada Instalao


apropriada

eltrica

Fios expostos ou descascados podem ocasionar curtoscircuitos, que de focos de incndio se encontrarem condies favorveis formao de chamas. Instalaes eltricas mal projetadas Podero provocar aquecimento nos fios e podem ser de origem de incndios. Pisos anti-fascas Em locais onde h inflamveis, os pisos devem ser antifascas, porque, um simples prego no sapato poder ocasionar um incndio. Pela mesma razo, chaves eltricas blindadas oferecem maior proteo que chaves de faca. Instalao Mecnica Falta de manuteno e lubrificao em equipamentos mecnicos pode ocasionar aquecimento por atrito em partes mveis, criando a perigosa fonte de calor. c. Ordem e limpeza Os corredores, com papis e estopas sujas de leo pelo cho, so lugares onde o fogo pode

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR comear a se propagar, sendo mais difcil a sua extino.

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR EXERCCIOS SOBRE NR 05 A CIP 8) Assumiro a condio de membros titulares os mais antigos da empresa? 9) Em caso de empate, assumir o candidato que tiver maior tempo no estabelecimento? 10) A eleio poder qualquer hora do dia ? ser a

RESPONDA E JUSTIFIQUE:

1) As empresas privadas e publicas que possuem empregados regidos pela CLT ficam obrigadas a organizar e manter uma CIPA em funcionamento?

2) A CIPA tem como objetivo observar e relatar condies de riscos nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir e at eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos?

11) Dever ter folha de votao mas no necessrio guardla? 12) O mandato dos membros ter durao de 02 anos? 13) A eleio para o novo mandato da CIPA, dever ser convocada na ultima reunio da CIPA? 14) O membro titular eleito perder o mandato quando? 15) O empregador designar o Presidente da CIPA? 16) E o Vice Presidente ser indicado como? 17) Cite algumas atribuies da CIPA. 18) de competncia de quem elaborar o calendrio anual de reunies ordinrias da CIPA? 19) Cite algumas atribuies do Presidente da CIPA?

3) A CIPA composta de representantes do empregador e no precisa dos representantes dos empregados?

4) Na CIPA no suplentes?

necessrio

5) Quando uma empresa no se enquadrar no quadro I da CIPA a administrao dever designar um responsvel pelo cumprimento das atribuies da CIPA? 6) Os membros titulares da CIPA podero ser reconduzidos por mais de dois mandatos? 7) Os representantes dos empregados podero ser eleitos na presena de todos?

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR 20) E o Vice Presidente ter quais funes? 21) O empregador dever promover o curso sobre preveno de acidentes somente para os titulares da CIPA? 22) Cite algumas das funes da Secretria da CIPA? 23) O curso de preveno de acidentes dever ser promovido aos cipeiros quando? 24) Uma vez registrada a CIPA no Mte. a empresa poder reduzir o numero de membros da CIPA por qualquer motivo? 25) Ocorrendo acidente grave, como se deve proceder? 26) Empossados os membros da CIPA, a empresa dever protocolar no MTe. as atas de eleio e posse e o calendrio anual de reunies em quanto tempo?

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR 7 Existem riscos de respingos neste setor? Quais? 8 Existe risco de contaminaes? Atravs de que? 9 Usam leos/graxas e lubrificantes em geral? 10 Usam solventes? Quais? O QUESTIONARIO ABAIXO PODER SER USADO PARA FACILITAR O LEVANTAMENTO DE RISCOS NA ELABORAO DO MAPA DE RISCO, SE A CIPA CONSIDERAR NECESSARIO. ELE FUNCIONA COMO UMA SRIE DE LEMBRETES. 11 Sobre os processos de fabricao existem outros riscos a considerar? Quais?

Observaes complementares: Recomendaes:

2 GRUPO RISCOS FSICOS 1 GRUPO RISCOS QUMICOS 1 Existe rudo constante no setor? 2 Existe rudo intermitente no setor? 3 Indique os equipamentos mais ruidosos? 4 Os funcionrios utilizam protetor auricular? 5 Existe calor excessivo neste setor? 6 Existe problemas com o frio neste setor? 7 Existe radiao no setor? Onde? 8 A iluminao adequada e suficiente? 9 Indique os pontos deficientes?

1 Existem produtos qumicos no setor? Quais? 2 Existem emanaes de gases, vapores, nvoas, fumos, neblinas e outros? De onde so provenientes? 3 Como so manipulados os produtos qumicos? 4 Existem equipamentos de proteo coletiva no setor? Quais? 5 Estes equipamentos so eficientes? Se no forem eficientes, indique as possveis causas? 6 Quais so os equipamentos de Proteo Individual utilizados neste setor?

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR 10 Existe problemas de vibraes? Onde? 11 Existe umidade no setor? 12 Existem equipamentos de Proteo Coletiva no setor? Eles so eficientes? Se no, indique as possveis causas? 4 Indique as causas da postura incorreta? 5 O trabalho exercido em posies incmodas? 6 Indique a funo, o local e equipamentos ou objetos relativos posio incmoda. 7 O ritmo de trabalho excessivo? Em que funes? 8 O trabalho montono? Em que funes? 9 H excesso de responsabilidade ou acmulo de funes? 10 - H problema de adaptao com EPIs? Quais?

Observaes complementares: Recomendaes:

3 GRUPO RISCOS BIOLGICOS

1 Existe problema de contaminao por vrus, bactrias, fungos e bacilos no setor? 2 Existe problema de parasitas? 3 Existe problema de proliferao de insetos? Onde? 4 Existe problema de aparecimento de ratos? Onde?

Observaes complementares: Recomendaes:

5 GURPO RISCOS DE ACIDENTES

Observaes Complementares: Recomendaes: 4 GRUPO RISCOS ERGONMICOS

1 Com relao ao arranjo fsico, os corredores e passagens esto desimpedidos e sem obstculos? 2 Indique os pontos onde aparecem estes problemas. 3 Os materiais ao lado das passagens esto convenientemente arrumados? 4 Os produtos qumicos esto convenientemente guardados? 5 Os servios de limpeza so organizados no setor? 6 O piso oferece segurana aos trabalhadores?

1 O trabalho exige esforo fsico pesado? 2 Indique as funes e o local relativos aos esforos fsicos? 3 O trabalho exercido em postura incorreta?

MANUAL DE CIPA GESTO 2013-2014


COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) CESUMAR 7 Existem chuveiros de emergncia e lava-olhos no setor? 8 Com relao a ferramentas manuais, estas so usadas em bom estado de conservao? 9 As ferramentas utilizadas so adequadas? 10 As mquinas e equipamentos esto em bom estado? 11 As mquinas esto em local seguro? 12 O operador para as mquinas para lubrific-las? Se no, explique por que. 13 O boto de parada de emergncia das mquinas so visveis e esto em local prximo aos operadores? 14 A chave geral das mquinas de fcil acesso? 15 Indique outros problemas de acionamento ou desligamento de equipamentos. 16 As mquinas tem proteo (nas engrenagens, correias, polias, contra estilhaos)? Indique os equipamentos e mquinas que necessitam de tais protees? 17 Os operadores param as mquinas para ajust-las ou consert-las? 18 Os dispositivos de segurana das maquinas atendem as necessidades de segurana? 19 Nas operaes que oferecem perigo os operadores usam EPI? 20 Quanto aos riscos com eletricidade, existem maquinas ou equipamentos com fios soltos sem isolamento? Indique onde? 21 Os interruptores de emergncia esto sinalizados (pintados de vermelho)? Indique onde falta. 22 Existem cadeados de segurana nas caixas de chaves eltricas, ao operar com alta tenso ? Indique onde falta. 23 H instalaes eltricas provisrias? Indique onde. 24 Indique os pontos com sinalizao insuficiente ou inexistente. 25 Quanto ao transporte de materiais, indique o meio de transporte e aponte os riscos. 26 Quanto a edificao, existem riscos aparentes? Onde.

Observaes complementares: Recomendaes:

Das könnte Ihnen auch gefallen