Sie sind auf Seite 1von 32

9 MARCAS DE UMA IGREJA SAUDVEL

Mark dever

Estudos de Quarta - IBRVN

9 Marcas
1. 2 2. 3. 4. 5. 6. 7 7. 8. 9.

Pregao Expositiva Teologia Bblica Evangelho Converso Evangelizao Membresia Disciplina Discipulado Liderana

9 Marcas
1. 2 2. 3. 4. 5. 6. 7 7. 8. 9.

Pregao Expositiva Teologia Bblica Evangelho Converso Evangelizao Membresia Disciplina Discipulado Liderana

9 Marcas
1. 2 2. 3. 4. 5. 6. 7 7. 8. 9.

Pregao Expositiva Teologia Bblica Evangelho Converso Evangelizao Membresia Disciplina Discipulado Liderana

O Peixe (Ichtys <iqtus>) um acrstico, no grego, de Iess Christs Theu Ui Soter Uis S t (Jesus (J Cristo Cit Filho de Deus Salvador)

Marca 3 Um entendimento bblico do E Evangelho lh


Maravilho-me de que to depressa passsseis daquele que vos chamou graa de Cristo para outro evangelho, o qual no outro, mas h alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho lh de d Cristo. C i t Mas, M ainda i d que ns mesmos ou um anjo do cu vos anuncie outro evangelho alm do q que j j vos tenho anunciado, , seja j antema. Assim como j vo-lo dissemos, agora de novo tambm vo-lo digo: se algum vos anunciar outro evangelho alm do que j recebestes, recebestes seja antema. (Glatas 1:6-9 RC)

Marca 3 Um entendimento bblico do E Evangelho lh


Era uma das principais obras de Jesus Cristo entre ns!

Lucas 4:43 Ele, porm, lhes disse: necessrio que eu anuncie o evangelho do reino de Deus tambm s outras cidades, pois para isso que fui enviado.

Introduo

O Evangelho so as boa-novas de salvao. Chamado de Evangelho do Reino, Reino de Deus Deus, da Graa uma boa notcia, mas que pode tornar-se desorganizada e confusa. confusa [hoje as boas novas] se tornaram um revestimento fi i colado finssimo l d sobre b os valores l d nossa cultura de l

Beneficios confundidos com o prprio evangelho lh


s vezes tentador d apresentar alguns l b f i benefcios do Evangelho (alegria, paz felicidade, satisfao, auto-estima, amor) ) como sendo d o prprio evangelho. Um entendimento bblico do Evangelho deve fundamentar-se fundamentar se em cada sermo, cada batismo, cada ceia, cada cano, cada conversa. Mais do que qualquer outra coisa na vida da igreja, os membros oram e anelam por um conhecimento mais profundo do que o evangelho.

Marca 3 O entendimento bblico do Evangelho g

O evangelho as boas novas ou as notcias alegres d salvao de l ou da d libertao lib t da d penalidade, lid d do d poder e da presena do pecado, inteira e exclusivamente l i t atravs t da d Pessoa P e Obra Ob do d Senhor S h Jesus Cristo
John A. Kohler O evangelho Cristo crucificado, sua obra consumada na cruz. E pregar o evangelho lh apresentar t Cristo Ci t publicamente como crucificado

John Stott

O que o Evangelho?

O que o Evangelho?

O que o Evangelho?
No apenas que tudo est bem conosco O cristianismo no uma sesso de terapia, de auto ajuda auto-ajuda. O cristianismo rejeita j a idia de q que o homem est bem, que bom, que tudo vai bem, ou que temos q que nos conformar com nossa condio.

O que o Evangelho?
Todos somos pecadores, mortos em delitos e pecados, e nenhum morto tem vida, a no ser q p que Deus infunda vida. No podemos dizer que somos cristos e quebrar, de modo consciente, repetito e alegre as suas leis, os seus ensinamentos. H algo de errado em ns.

Ira de Deus aparece porque temos pecado diante Dele.

O que o Evangelho?
Depravao TOTAL ensino totalmente D esquecido na pregao do evangelho. O verdadeiro cristianismo realista quanto ao lado obscuro do nosso mundo, mundo nossas vidas e nosso corao

Mas h esperana p p porque q as boas novas no terminam ai, mas comeam por este elemento por essa afirmao, elemento, afirmao de que no estamos bem, no estamos certos.

O que o Evangelho?
No apenas que Deus amor

Quem ama sempre permissivo? Deixa fazer tudo o que o outro quer? Deus tambm tem outras caractersitcas: j ti santidade, justia, tid d soberano. b Destacar somente o amor uma distroo da verdade sobre quem Deus .

O que o Evangelho?
No apenas que Deus amor

O mago do ministrio de Cristo foi sua morte na cruz, cruz e o mago dessa morte se encontrava na certeza de que Deus havia lidado de modo eficaz fi com as exigncias i i da d sua justia, j i sua santidade, sua ira, sua bondade, sua misericrida, seu amor.

Base bblica

Pois no me envergonho do evangelho, porque o poder de Deus para p p a salvao de todo aquele q que q cr, primeiro do judeu e tambm do grego; visto que a justia de Deus se revela no evangelho, de f em f, como est escrito: O justo viver por f. f (Romanos 1:16-17 RA) porque Deus no nos destinou para a ira, mas para alcanar a salvao mediante nosso Senhor Jesus C Cristo, que morreu por ns para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em unio com ele. Consolaivos, pois, uns aos outros e edificai edificai-vos vos reciprocamente, como tambm estais fazendo. (1 Ts 5:9-11 RA)

O que o Evangelho?
No apenas que Jesus quer ser nosso amigo, g ou um exemplo p a ser seguido. g Um Evangelho g que no confronta os p q pecadores diante de um Rei Justo, Santo e Bom, e que torna o filho como se fosse apenas p um amigo g nosso, , tira de Cristo a sua fora, pois Ele muito mais que isso.
A Biblia mostra Jesus como um REI, um Leo, Senhor do Universo. No nosso igual.

O que o Evangelho?
No apenas que devemos viver corretamente Coisas religiosas e boas obras: batismo, ceia, ir igreja, obedecer os 10 0 mandamentos, orar, ler a Bblia, ajudar o prximo, etc
O Evangelho g mais q que isso, , alm disso, ,p profundamente mais que isso. Essas coisas so resultados, e no o Evangelho.

O que o Evangelho?

Qual a resposta ao Evangelho?


E qual a resposta prescrita? vir a frente? preencher um carto de deciso ou levantar a mo? decidir batizar se? . batizar-se?

testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a f em nosso Senhor Jesus Cristo. Cristo. (Atos 20:21 RA) Arrependimento p

Dizer q que crer sem viver como deveria, , no crer conforme o ensino biblico. O evangelho exige uma mudana de rumo.

Qual a resposta ao Evangelho?


O crer que Jesus recomenda no o mero assentimento intelectual; crer e descansar plenamente nas boas novas de salvao. Temos de concordar com o fato de que somos incapazes de satisfazer as exigncias de Deus para ns, no importando quo boa seja nossa vida moral. Devemos parar de confiar um pouco em ns e um pouco em Deus; devemos chegar a compreender que temos que confiar plenamente l em Deus; D T Temos d confiar de fi somente em Cristo para a nossa salvao.

Vida Espiritual infundida


Fundamentalmente, F d l no precisamos i d EFEITOS do dos d evangelho, mas sim precisamos do prprio Deus, da restaurao da comunho com Ele. Ele Precisamos receber VIDA ESPIRITUAL por meio da graa de Deus NOVO NASCIMENTO de que trata Joo 3.

Igreja saudvel
O evangelho o corao do cristianismo, e por isso deveria ser o corao da nossa f. Todos ns como cristos deveramos orar para que ns nos preocupssemos mais com as maravilhosas boas novas da salvao em Cristo do que com qualquer outra coisa na vida da igreja. igreja

Igreja saudvel
Uma igreja saudvel est repleta de pessoas que tm um corao voltado para o evangelho, e ter um corao voltado para o evangelho significa ter um corao voltado para a verdade: para a apresentao de Deus a respeito dEle mesmo, para a nossa necessidade, necessidade para a proviso de Cristo Cristo, e para a nossa responsabilidade.

pela graa.
... [antes, participa das aflies do] evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e chamou com uma santa vocao; no segundo as nossas obras, mas segundo o seu prprio propsito e graa que nos foi dada em Cristo Jesus, antes t dos d tempos t d sculos, dos l e que manifesta, if t agora, pela l apario de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte e trouxe luz a vida e a incorrupo, pelo evangelho, para o que fui constitudo pregador, e apstolo, e doutor dos gentios; (2 Timteo 1:8-11 RC)

a nica resposta.
D M Ll d J D.M.Lloyd-Jones

O evangelho de Jesus Cristo confronta e desafia o mundo moderno com a declarao de que somente o evangelho tem a resposta para todas as perguntas do homem, bem como a soluo dos seus problemas problemas. O evangelho denuncia o hbito FATAL de colocarmos as nossas esperanas em algo que vir acontecer e afirma que tudo o que necessrio para os homens, individual e coletivamente, coletivamente [...] [ ] se encontra na pessoa de Jesus Cristo, o Filho Unignito de Deus, sendo ele a revelao plena e final de Deus. Deus

a nica resposta.
D M Ll d J D.M.Lloyd-Jones

Em sua vida e em seus ensinamentos vemos aquilo que o h homem d deve ser e qual l o tipo ti d de vida id que deve d viver. i Na morte de Cristo sobre a cruz, podemos ver o pecado d mundo do d finalmente fi l t desmascarado d d e condenado. d d Atravs de sua morte vemos o nico meio pelo qual o homem pode reconciliar-se reconciliar se com Deus. De s e exclusivamente cl si amente dEle que podemos receber vida nova, obtendo um novo comeo Somente quando recebemos dEle o poder, comeo. poder ento podemos viver aquela vida que Deus tencionou que vivssemos Extraido do livro: Sincero mas errado, Ed. Fiel, pg 97

VIDEO: O EVANGELHO EM 6 MINUTOS

Pensando a igreja
IBRVN

Eu convidaria pessoas que so meus amigos no-cristos para virem ouvir o evangelho pregado por minha igreja? O evangelho pregado corretamente? O evangelho pregado com clareza? Eles perceberiam que h correspondncia entre o que pregado e o que vivido?

Marca 3 O Evangelho (resumo)


O que ?
As novas de Deus so estas: O primeiro e nico Deus que santo nos fez sua imagem para conhec-lo (Gnesis 1:26-28). Mas ns pecamos e nos separamos dele (Gneses 3; Romanos 3:23) No seu grande amor, Deus fez de Jesus um homem, viveu uma vida perfeita, e morreu na cruz cumprindo assim a lei, e tomando sobre si o castigo pelos pecados de todos aqueles que se converteram e se convertero dos seus pecados e confiam nele (Joo 1:14; Hebreus 7:26; Romanos 3:21-26, 5:12-21). Ele ressuscitou dos mortos, mostrando que Deus aceitou o sacrifcio de Cristo e a ira de Deus de ns foi esgotada (Atos 2:24, Romanos 4:25). Agora ele nos chama para nos arrependermos dos nossos pecados e confiarmos s em Cristo C i t para o nosso perdo d (Atos (At 17:30, 17 30 Joo J 1:12). 1 12) Se S ns nos arrependermos d dos nossos pecados e confiarmos em Cristo, ns vamos nascer de novo em uma nova vida, uma vida eterna com Deus (Joo 3:16) Ele est reunindo um novo povo para si entre todos aqueles que se submetem a Cristo como Senhor (Mateus 16:15-19; Efsios 2:11-19).

Marca 3 O Evangelho

O d isso Onde i est t na Bblia? Bbli ?


Em Romanos 1 a 4 contm uma das mais completas exposies d evangelho do lh na escritura i e em 1 Corntios C i 15 15:1-4 1 4 contm um resumo sucinto do evangelho.

Por que isso importante?


A compreenso bblica do evangelho importante porque o evangelho o poder de Deus para a salvao de todo aquele que nele cr, e o nico caminho para pessoas pecadoras se reconciliarem com um Deus santo. No s isso, mas tudo em uma igreja deriva do seu entendimento t di t d do evangelho: lh pregao, aconselhamento, lh t discipulado, msica, evangelismo, misses, etc.

Das könnte Ihnen auch gefallen