Sie sind auf Seite 1von 2

A LEI GERAL DE TURISMO E A CONSTITUIO FEDERAL

Joandre Ferraz (*)

A pedido do Presidente e do Diretor Executivo do SINDETUR/SP, inicio, com este artigo, a anlise estritamente jurdica da recm editada Lei n 11.771, em vigor desde 18 de setembro de 2008, que vem sendo chamada de Lei Geral do Turismo. Neste passo, cabe, em linguagem tentativamente acessvel a quem no profissional do Direito, verificar se ela est conforme a Ordem Econmica e Financeira regulada nos artigos 170 a 180 da Constituio Federal. Referidas disposies estabelecem os objetivos, princpios e os instrumentos gerais da interveno do Estado no e sobre o domnio econmico, ou seja, da atuao do Poder Pblico em prol da organizao dos mercados. Visam assegurar existncia digna a todos e justia social, baseada na valorizao do trabalho, na livre iniciativa e, entre outros princpios, na livre concorrncia, defesa do consumidor e meio ambiente, e tratamento favorecido s pequenas empresas. Para tanto, autorizam o Estado a, na forma da lei, explorar diretamente atividades econmicas e/ou atuar como seu agente normativo e regulador, exercendo funes de fiscalizao, de incentivo e de planejamento indicativo do setor privado. No caso das atividades econmicas tursticas, a Constituio Federal destinou Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios o papel de promover e incentivar o turismo como fator de desenvolvimento social e econmico. Portanto, a lei reguladora desse papel pblico deveria detalhar o exerccio dessas funes de promoo e incentivo, o que no parece ser o caso da Lei n. 11.771/2008, que d preferncia, ao menos quantitativa, funo fiscalizadora. De fato, quatorze de seus quarenta e nove artigos so dedicados ao planejamento do turismo, incluindo promoo, cinco a seu fomento e os demais vinte e oito ao funcionamento, infraes e penalidades dos prestadores de servios tursticos. Resta analisar se a descrio legal da atuao do Governo Federal est qualitativamente compatvel ao papel constitucional a si atribudo de promover e incentivar o turismo como fator de desenvolvimento social e econmico. Ponto para a lei ao conceituar o turismo como (...) atividades realizadas (...) durante viagens e estadas em lugares diferentes do (...) entorno habitual, por um perodo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negcio ou outras. (cf. art. 2) Outro ponto ao indicar o efeito desse amplo, utilitrio e indito conceito, a saber, tais atividades devem gerar movimentao econmica, trabalho, emprego, renda e receitas pblicas (...). (art. 2, nico) Nestes termos, integram o universo de interesse turstico os atrativos, naturais e culturais, que motivam a viagem e os servios, de transporte, hospedagem, alimentao e outros, utilizados para o percurso ou no destino.

Dois pontos favorveis porque sinalizam com clareza para o mercado que o turismo no restrito s viagens de lazer, como por muito tempo, o prprio Poder Pblico considerou, nem ao tempo mnimo de 24 horas, como antes dizia a OMT. E, assim, abrem o campo da iniciativa privada setorial para expressivos e relevantes segmentos de viajantes que eram pouco explorados, como o corporativo, os eventos, as viagens religiosos, educacionais, etc. No tocante ao planejamento, como dito antes, previsto pela Constituio Federal como indicativo, e no obrigatrio, para o setor privado, considero criticvel a tcnica e a redao das novas disposies legais, por tmidas, repetitivas ou bvias. bvio dizer que a Poltica Nacional de Turismo composta por leis e normas voltadas ao planejamento e ordenamento do setor, e no poderia ser diferente observar princpios constitucionais (art. 4). Repetitivos so seus objetivos, compostos por um conjunto de vinte saudveis intenes (art. 5) que poderiam ser resumidas a uma s: o desenvolvimento organizado do setor, gerando renda e emprego sem degradao do meio ambiente. Tmido ao condicionar o Plano Nacional de Turismo aprovao do Presidente da Repblica (art. 6), como se no tivesse ele atribuies mais relevantes e no se limitasse a assinar o documento que lhe for apresentado pelo Ministro do Turismo. Tambm bvia a Lei Geral do Turismo ao tratar da composio do Sistema Nacional do Turismo (art. 8), e repetitiva ao enumerar seus oito objetivos (art. 9), que tambm poderiam ser resumidos a um s: gerar o desenvolvimento do turismo. E tmida, ao no nomear, desde j, componentes estratgicos para o interessante Comit Interministerial de Facilitao Turstica (art. 11) afinal, o setor total dependente de outros rgos como Polcia Federal, Aduana, ANAC e Infraero. Quanto ao fomento atividade turstica, a nova Lei Geral nada cria para estimular o setor privado, como previra a Constituio Federal, estendendo-lhe bvio apoio via fontes gerais de crdito, e copia o sempre escasso FUNGETUR (arts. 16 e 18). A partir da, trata, como dito antes, do funcionamento e fiscalizao dos prestadores de servios tursticos, de modo muito mais detalhado do que at aqui, embora essa no tenha sido a funo constitucional preponderante conferida ao Poder Pblico. Como tratarei dela em artigos posteriores, fica, aqui e por ora, registrada a, na prtica, inocuidade da Lei n. 11.771, de 2008, para implementar as funes de promoo e incentivo do turismo como fator de desenvolvimento social e econmico. Quem se der ao trabalho de consultar a primeira norma legal brasileira instituidora de Poltica Nacional de Turismo, Decreto-Lei n. 55, de 1966, notar que ela era bem mais clara e instrumental sobre seus objetivos. Em suma, entendo que, festejos polticos parte, a nova lei, sob o prisma tcnico, regrediu no regramento jurdico do planejamento econmico-turstico.
(*) professor da FGV/EAESP, consultor de entidades empresariais, coordenador jurdico do SINDETUR/SP e advogado empresarial.

Das könnte Ihnen auch gefallen