Sie sind auf Seite 1von 14

PS Pulso e Sublimao: a trajetria do conceito, possibilidades e limites

PS Pulso e Sublimao: a trajetria do conceito, possibilidades e limites


Eliana Rodrigues Pereira Mendes
Resumo A autora traa a trajetria do conceito de Sublimao na obra freudiana, desde a correspondncia com Fliess, no Rascunho L, em 1897, at o Esboo de Psicanlise, publicado em 1940, aps a morte de Freud. A Sublimao um dos destinos da pulso e consiste no processo de desvio das foras pulsionais sexuais para um alvo no sexual, em atividades socialmente valorizadas, como a arte, a cincia e o esporte. Diferentemente do recalque, que outro destino da pulso, e que vai da formao do sintoma neurose, a Sublimao inclui a formao reativa, que vai firmar os traos de carter, at chegar disposio artstica. Como possibilidades da Sublimao aparecem: sua ligao com o desejo, que impulsiona as criaes humanas, e o humor, que bane o sofrimento e afirma a invencibilidade do eu. Depois da introduo da pulso de morte, a Sublimao vista como liberadora das pulses agressivas do supereu, pulses que lutam contra a libido, deixando o eu exposto ao perigo de maus-tratos e morte. Na Clnica Psicanaltica a Sublimao percebida sempre que h transformao das pulses em criaes culturais, sendo este o propsito da anlise: substituir a pulso de morte por Eros. Lacan diz que na Sublimao h a elevao do objeto dignidade da Coisa. Isso se d na criao artstica. No final do texto, a autora salienta os Limites da Sublimao, apresentando um breve resumo da vida e obra de trs artistas: Amedeo Modigliani, Egon Schiele e Frida Kahlo. Os trs tiveram xito em expressar seu poder criativo, embora a Sublimao no tenha conseguido livr-los do sofrimento humano. Isso acontece porque o artista, para criar, tem de manter contato com a fonte das pulses perigosas e destrutivas para o eu. A maior ou menor distncia dessas fontes pulsionais que vai trazer ou no o equilbrio psquico para o artista criador. Palavras-chave Sublimao, Pulso de Vida (Eros), Pulso de Morte (Tanatos), Recalque, Desejo, Humor, a Coisa, Disposio artstica. A trajetria do conceito Apesar da importncia da sublimao para a psicanlise, no existe, na extensa obra freudiana, um ensaio exclusivamente dedicado ao seu conceito. Ernest Jones1, em

seu estudo biogrfico de Freud, fala de um longo artigo sobre o tema, que teria sido escrito para constar de sua Metapsicologia, em 1915, e que teria se perdido junto com outros ensaios metapsicolgicos.

1. JONES, Ernest. Vida y obra de Sigmund Freud. Biblioteca de Psicoanlisis de La Asociacin Psicoanaltica Argentina. Buenos Aires: Editorial Nova, S.D. Reverso Belo Horizonte ano 33 n. 62 p. 55 68 Set. 2011

55

Eliana Rodrigues Pereira Mendes

Como conceito, a sublimao se insere em vrios textos que abordam diferentes questes, e aparece de forma fragmentria e disseminada. Mas possvel fazer um rastreamento desses fragmentos e indicar as linhas de continuidade e ruptura ao longo da obra freudiana. O que a sublimao? O termo Sublimierung foi introduzido por Freud no vocabulrio psicanaltico para nomear um processo que explica as atividades humanas sem qualquer relao aparente com a sexualidade, mas que encontrariam o seu elemento propulsor na fora da pulso sexual (conf. Laplanche & Pontalis)2. Uma pulso, segundo Marco Antonio Coutinho Jorge3, acha-se sublimada quando visa um novo alvo no sexual ou objetos socialmente valorizados. As atividades sublimatrias, segundo a tica de Freud, so constitudas pela atividade artstica, pela pesquisa intelectual e pela prtica de esportes. No entanto, continua Marco Antonio Coutinho, a falta de uma teoria acabada sobre a sublimao permite que o termo seja, muitas vezes, distorcido e transformado em bandeira de uma teoria

que se liga normatizao da sexualidade. A teoria freudiana, porm, no autoriza esse reducionismo psicologizante e o conceito de sublimao deve ser considerado em profundidade, respeitando-se suas nuances. Desde 1897, no Rascunho L enviado a Fliess4, at o Mal-Estar na Civilizao (1930), no qual Freud fala da necessidade de se pensar uma descrio psicolgica ampla da sublimao, passando depois pelo texto de Anlise Terminvel e Interminvel (1937) e pelo Esboo de Psicanlise (1940), esse conceito posto em questo. Foi, portanto, um tema muito presente e difcil de ser delimitado. Do ponto de vista da qumica, a sublimao uma passagem direta do estado slido para o gasoso, sem passar pelo estado lquido. O termo indica ainda um movimento de ascenso ou elevao daquilo que se sustenta no ar. Vrias definies do termo sublimar ligam-se ideia de ascenso, de verticalidade e de transcendncia, ideia essa trabalhada por Marco Antonio Coutinho Jorge5. Segundo seu esquema, temos:

2. LAPLANCHE, J. PONTALIS, J.-B. Vocabulario de La Psychanalyse. Paris: Presses Universitaires de France, 1967, p.465. 3. JORGE, Marco Antonio Coutinho. Fundamentos de psicanlise de Freud a Lacan, v.I: as bases conceituais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, cap.IV, 2008, p.150-158.

4. FREUD, Sigmund. Extratos dos documentos dirigidos a Fliess (1892-1899). Rascunho L: A arquitetura da histeria. ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.I, 1976. 5. JORGE, Marco Antonio Coutinho. Idem, p.151.

56

Reverso Belo Horizonte ano 33 n. 62 p. 55 68 Set. 2011

PS Pulso e Sublimao: a trajetria do conceito, possibilidades e limites

A pulso uma montagem histrica e singular. Prescinde de um objeto preestabelecido, como no mundo animal, e sua satisfao passa por vrios encaminhamentos. A pulso tem vrios destinos: pode ser recalcada, revertida em seu oposto, retornar em direo ao eu ou ser sublimada6. Na sublimao a pulso mantm seu teor sexual, modificando sua finalidade, que se desvia do sexual para o social. Para Marco Antonio Coutinho, o termo desvio surge sempre em Freud para falar da sublimao, enquanto afastar-se est ligado ao recalque. Afastar-se de algo implica em mant-lo no prprio horizonte como referncia, ao passo que desvio significa ir mais alm...7 A sublimao consiste, pois, numa das vicissitudes especficas da pulso, sendo esta um estmulo mental constante, com renovvel poder de presso, que visa satisfazer-se. O conceito de pulso se situa no limiar entre o somtico e o psquico, sendo um limite de continentes, terra e mar, corpo e linguagem, volpia da carne e volpia da alma, no dizer de Marlia Brando Lemos de Morais Kallas8. A pulso alude ao corpo como regido pelo princpio do prazer, diferentemente do corpo biolgico da medicina. O corpo humano possui um sentido, uma articulao entre as zonas ergenas e o domnio das representaes. Na carta a Fliess, na sua primeira referncia ao termo, apenas a palavra sublimao foi destacada, sem um conceito definido, mas j se nota que Freud o ligava ao campo da sexualidade. Traz a ideia de refinamento, que teria como objetivo a defesa contra o sexual.

No Caso Dora (1905)9, Freud afirma que no possvel tratar de um caso de histeria sem mencionar assuntos sexuais. A palavra sublimao j est vinculada maneira de conter uma exigncia ertica, transformando-a em energia para as realizaes culturais. Nesse caso especfico, a sublimao vai propiciar uma criao, ou seja, o trabalho analtico. At esse ponto, a sublimao se d em duas direes: uma se relaciona defesa contra o sexual e a outra considera o aspecto da criao. No primeiro dos Trs Ensaios sobre a Sexualidade (1905)10, o termo sublimao aparece quando Freud aborda a relao entre o tocar e o olhar. As impresses visuais continuam a ser o mais importante caminho para que a excitao libidinal seja despertada. O esconder do corpo aviva a curiosidade sexual, trazendo considerao partes ocultas dele. Da a importncia do vestir-se do nosso tempo, onde a moda ocupa um lugar de relevo quanto aos comportamentos sexuais e sociais. A excitao visual pode ser desviada em direo da arte, se seu interesse passar dos rgos genitais para o corpo como um todo, diz Freud nos Trs Ensaios sobre a Sexualidade11. No segundo captulo dos Trs Ensaios12, aparece uma aluso ao recalque orgnico, no captulo das Inibies Sexuais. O papel da educao importante, mas Freud diz que este desenvolvimento da moralidade organicamente determinado e fixado pela hereditariedade e pode ocorrer sem a ajuda da educao. (Este seria, ento, o recalque orgnico.)
9. FREUD, Sigmund. Fragmentos de um caso de histeria (1905). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.VII, 1976, p.5-128. 10. FREUD, Sigmund. Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.VII. cap.I, 1976, p.157-158. 11. FREUD, Sigmund. Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.VII. cap.II, 1976, p.181-183. 12. FREUD, Sigmund. Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.VII. cap.III, 1976, p.181-183.

6. FREUD, Sigmund. O instinto e suas vicissitudes (1915). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XIV, p.137-168. 7. JORGE, Marco Antonio Coutinho. Idem, p.157. 8. KALLAS, Marlia B. L. M. Poesia, psicanlise e ato criativo: uma travessia potica, in Psicanlise e contemporaneidade: arte, literatura, poesia, humor, corpo, pnico, anorexia, bulimia. So Paulo: Biblioteca 24 x 7, 2010, p.30.

Reverso Belo Horizonte ano 33 n. 62 p. 55 68 Set. 2011

57

Eliana Rodrigues Pereira Mendes

No perodo de latncia, ao abordar a formao reativa e a sublimao, Freud fala explicitamente da latncia sexual infantil, na qual a energia sexual desviada para outras finalidades. A sublimao seria o processo de desvio das foras pulsionais sexuais para novos objetos. O processo da sublimao assim descrito: os impulsos sexuais, por derivarem de zonas sexuais perversas, despertam sentimentos desagradveis, que produzem foras psquicas opostas. Trata-se de impulsos reativos que, a fim de suprimir esse desprazer, constroem barreiras mentais da repugnncia, da vergonha e da moralidade13. Haveria ento uma associao entre a sublimao e a pulso de saber, ou de pesquisa, entre os 3 e 5 anos de vida. Essa pulso estaria ligada, por um lado, pulso de domnio, da qual seria uma forma sublimada, e por outro lado, escopofilia (Coutinho lembra que a palavra se origina do grego e significa o ato de ver, de examinar). A supresso pela formao reativa uma subespcie de sublimao. Ela se inicia no perodo de latncia e continua por toda a vida, formando o que se chama de carter: ele construdo, em grande parte, do material das excitaes sexuais e se compe de pulses que foram fixadas desde a infncia, e de construes que so alcanadas por meio da sublimao e ainda de outras construes empregadas com

eficcia para conter impulsos perversos, que foram reconhecidos como inutilizveis. No final dos Trs Ensaios Freud retorna sublimao para dizer que existem trs diferentes resultados que uma constituio sexual pode assumir, a partir da perverso polimorfa da criana: A perverso O recalque sintoma neurose A sublimao formao reativa traos de carter disposio artstica. Recalque e sublimao aparecem paralelamente, na maioria das vezes, porque so os dois polos extremos das vicissitudes das pulses. So as mais importantes formas de evitamento da realizao sexual direta. No recalque, o sujeito permanece preso ao sexual, que o ponto de referncia para ele, no nvel do proibido. Na sublimao, o sujeito deixa a referncia satisfao sexual direta e lida com ela na sua dimenso de impossvel. Esse impossvel da satisfao que est em jogo na pulso encontra na sublimao sua possibilidade de manifestao plena, pois a sublimao revela a estrutura do desejo humano como tal, ao evidenciar que, para alm de todo e qualquer objeto sexual, esconde-se o vazio da Coisa, do objeto enquanto radicalmente perdido. Temos ento o quadro:

13. FREUD, Sigmund. Idem. p.244-246.

58

Reverso Belo Horizonte ano 33 n. 62 p. 55 68 Set. 2011

PS Pulso e Sublimao: a trajetria do conceito, possibilidades e limites

Em 1908, em Moral Sexual Civilizada e Doena Nervosa Moderna14, Freud j d sublimao certas caractersticas fundamentais: se a sublimao se refere inscrio do pulsional no registro da cultura, isso se faria pela via da dessexualizao. A sublimao entendida no mesmo sentido do recalque, sendo seu conceito pouco especificado. Surge ento o primeiro impasse para fundamentar esse conceito, pois fica difcil estabelecer a diferena entre recalque e sublimao, j que ambos passam pela operao de dessexualizao. A primeira sada para esse impasse veio em 1910 com a publicao do ensaio sobre Leonardo da Vinci15. Nesse artigo, afirmase que no existiria o recalque das pulses sexuais na sublimao, mas sim a passagem direta dessas pulses para a produo de objetos sublimes. Freud esboa sua crena de que no existiria dessexualiao da sexualidade polimorfo-perversa, mas sim sua inscrio em outro registro para a produo do sublime. Para alm do amor e do dio, Leonardo escolheu a indiferena. O amor ficou controlado e subordinado reflexo, somente aceito aps passar pela prova do pensamento. Uma parcela significativa do impulso dominante de investigao retirou o interesse sexual de Leonardo durante a vida adulta Assim, ele escapou inibio neurtica do pensamento. O recalque no chega a enviar ao inconsciente um representante da pulso parcial do desejo sexual. A libido que se subtrai ao recalque, atravs da sublimao, liga-se potente pulso de investigao para se tornar mais forte. Assim, a pulso pode agir livremente em favor do interesse do intelecto. No texto, apesar de no ser aprofundada, e apenas

apontada, aparece a hiptese de que o que sublimado a pulso polimorfo-perversa, que se transformaria numa criao do sujeito, a partir de novos objetos de satisfao pulsional. Introduo ao Narcisismo (1915)16 Na sublimao, o sujeito no se acha fixado aos objetos originais. A idealizao um processo que diz respeito ao objeto; por ela, o objeto se v engrandecido. Ocorre tanto na esfera da libido do eu quanto na da libido do objeto. A sublimao se relaciona com a pulso. A idealizao mantm o objeto, enquanto na sublimao necessria a troca do objeto original. Na sublimao o sujeito est no registro do ideal do eu. A formao de um ideal aumenta as exigncias do eu, falando em favor do recalcamento; a sublimao uma sada pela qual essas exigncias podem ser atendidas sem envolver o recalcamento. O narcisismo perdido da infncia se transforma em ideal do eu. Na sublimao a pulso realizada e satisfeita em outro contexto que no o de origem; no recalcamento a moo pulsional est fora de ao. Quando h a transformao do eu ideal em ideal do eu, h possibilidade de satisfazer a pulso atravs da sublimao. O recalcamento est relacionado com a neurose, mas a sublimao est fora desse registro. O ideal do eu no condiciona a sublimao, mas necessrio que o sujeito esteja nesse registro para que consiga sublimar as pulses, que no esteja capturado pelo objeto e que tenha podido sair do narcisismo infantil, que supe a fixao aos objetos pelos quais a pulso se satisfaz. Na melancolia, por exemplo, no h possibilidade de troca de objeto, enquanto

14. FREUD, Sigmund. Moral sexual civilizada e doena nervosa moderna (1908). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.IX, 1976, p.187-212. 15. FREUD, Sigmund. Leonardo da Vinci e uma lembrana da sua infncia (1910). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XI, 1976, p.59-126.

16. FREUD, Sigmund. Sobre narcisismo: uma introduo. ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XIV, 1976, p.89-122.

Reverso Belo Horizonte ano 33 n. 62 p. 55 68 Set. 2011

59

Eliana Rodrigues Pereira Mendes

no luto h. Na melancolia a sombra do objeto recai sobre o eu17. O fort da, a brincadeira com o carretel do neto de Freud, se aproxima da sublimao, uma vez que a primeira raiz do simblico. Na sublimao, o sujeito tem que realizar o luto pelo objeto idealizado. Na sublimao h uma modificao tanto da meta quanto do objeto. Na modificao da meta est a dessexualizao. Mas o que muda na meta pulsional a descarga, que no direta, e assim pode satisfazer-se com outros objetos, ainda que o mvel seja a sexualidade. A partir de Alm do Princpio do Prazer (1920)18, Freud fala do desamparo com a tese da pulso de morte. Esta uma pulso insupervel, que no pode ser ultrapassada, marcando a subjetividade para sempre. Ainda que a sexualidade represente a vida, condio estrutural da vida humana que ela s possa ser satisfeita relativamente. No h uma conceituao direta da sublimao, mas as noes de sexualidade e dos princpios do funcionamento psquico ampliam as perspectivas da sublimao. Como Possibilidades da Sublimao Joel Birman, em seu artigo Psicanlise, uma leitura de Eros e Civilizao (1998) quando aborda A Imaginao, a fantasia e o sublime, afirma que o erotismo no contrrio sublimao. O desejo faz parte das criaes humanas e elas no so o que resta diante da restrio do desejo. Ao contrrio, o desejo impulsiona a criao19. Segundo Castiel20, a sublimao seria a capacidade de fazer alteraes possveis na

realidade levando em conta a castrao e ao mesmo tempo o desejo. O Humor tambm entra nessas possibilidades21. Do ponto de vista econmico, a essncia do humor que um fato que provocaria sofrimento deixa de faz-lo, porque atravs do humor o gesto de sofrimento banido e surge em seu lugar o prazer humorstico. Alm desse carater libertador, o humor possui algo de grandeza e elevao, que se acha relacionado ao triunfo do narcisismo e afirmao vitoriosa da invencibilidade do eu. Insiste em obter prazer mesmo em situaes em que o mundo exterior hostil. Sabemos quantas piadas so feitas sobre situaes catastrficas. O humor no resignado, mas rebelde. Ele tambm um triunfo do princpio de prazer. Em 1923, no artigo o Ego e o Id22, Freud vai ressaltar a caracterstica da desfuso pulsional envolvida na sublimao, aspecto que, em decorrncia da dessexualizao, coloca o eu a servio de objetos opostos aos da pulso de vida (FREUD, v.XIX, p.73). A sublimao mostra tambm a existncia de elementos tidos como disjuntivos, e muitas vezes, o seu retorno cena psquica. A partir do momento de introduo da pulso de morte na sua teoria, o pensamento de Freud sobre a sublimao implica que dela resulta uma liberao das pulses agressivas do supereu, pulses que lutam contra a libido, ficando o eu exposto ao perigo de maus-tratos e morte (Idem, p.73). A sublimao e o Mal-Estar na Civilizao (1930)23 Nesse belo trabalho, Freud discute a renncia pulsional que temos de fazer como seres humanos, para que a civilizao possa

17. FREUD, Sigmund. Luto e melancolia (1917). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XIV, 1976, p.275-292. 18. FREUD, Sigmund. Alm do princpio do prazer (1920). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XVIII, 1976, p.17-92. 19. BIRMAN, Joel. A imaginao, a fantasia e o sublime. In: Psicanlise, uma leitura de Eros e Civilizao in: Physis de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, UFRJ/IMS, v.8, n.1, 1998. 20. CASTIEL, Sissi Vigil. A sublimao e a teoria da clnica. In: Sublimao: clnica e metodologia. So Paulo: Escuta, 2007, p.117-134.

21. FREUD, Sigmund. O humor (1927). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XIX, 1976, p.189-196. 22. FREUD, Sigmund. O ego e o id (1923). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XIX, 1976, p.23-76. 23. FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilizao (1930). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XXI, 1976, p.81-78.

60

Reverso Belo Horizonte ano 33 n. 62 p. 55 68 Set. 2011

PS Pulso e Sublimao: a trajetria do conceito, possibilidades e limites

sobreviver. E se pergunta: o que pedem eles da vida, e o que desejam nela realizar? Esforam-se para obter felicidade, querem ser felizes e assim permanecer (FREUD, v.XXI, p.94). A palavra felicidade, em seu sentido mais estrito, s se relaciona com os sentimentos de prazer. Na sua busca de tornar suportvel a dura vida cotidiana, h trs medidas possveis: derivativos poderosos, que nos fazem extrair luz da nossa desgraa; satisfaes substitutivas; e ainda substncias txicas que nos tornam insensveis aspereza da vida. Mas Freud diz tambm que a inteno de que o homem seja feliz no se encontra includa no plano da criao. Entre as possveis sadas para o ser humano, lista vrias hipteses: a intoxicao atravs das drogas; tcnicas de autodomnio como a yoga; o isolamento da realidade, como um eremita; a adeso a grupos religiosos sectrios; o amor sexual e a paixo; a fruio da beleza; a fuga para a enfermidade; a neurose ou at mesmo a desesperada tentativa de rebelio que se v na psicose. A sublimao aparece nessa lista como uma reorientao dos objetivos pulsionais de maneira tal que eludam a frustrao do mundo exterior. Ela vem trazer a realizao pelo trabalho psquico e intelectual. Diz Freud: Quando isso acontece, o destino pouco pode fazer contra ns. Uma satisfao desse tipo, como, por exemplo, a alegria do artista em criar, em dar corpo s suas fantasias, ou a do cientista em solucionar problemas ou descobrir verdades, possui uma qualidade especial que, sem dvida, um dia poderemos caracterizar em termos metapsicolgicos (Idem, p.98). Esse procedimento j mostra claramente uma inteno de nos tornar independentes do mundo externo, pela satisfao dos processos psquicos internos. frente das satisfaes obtidas atravs da fantasia, ergue-se a fruio das obras de arte, fruio esta que, por intermdio do artista, tornada acessvel inclusive queles que no so criadores.

Mais adiante Freud vai afirmar com sua lucidez habitual: No existe uma regra de ouro que se aplique a todos: todo homem tem de descobrir por si mesmo de que modo especfico ele pode ser salvo (Idem, p.103). Orlando Cruxn24, em seu livro A Sublimao, salienta tambm, como sada para o mal-estar, um posicionamento diferente no amor, distinto do clssico e que seria o sentimento ocenico, onde se abre mo do amor de um nico objeto para se amar o todo, numa comunho com o universo. Freud d como exemplo desse amor a figura de So Francisco de Assis, em sua ligao amorosa com todos os elementos do cosmos. Sublimao e a clnica Sissi Vigil Castiel, em seu livro A Sublimao: Clnica e Metapsicologia, de 200725, comenta esse tema ressaltando alguns artigos de Freud. O primeiro deles Recomendaes aos mdicos que exercem a psicanlise (1912), no qual diz que nem todo neurtico tem talento para a sublimao e que se os pressionarmos indevidamente no sentido da sublimao lhes cercearemos as satisfaes pulsionais, ficando mais rdua a sua vida. J em Esboo de Psicanlise (1940)26, Freud diz: Uma certa inrcia psquica, uma indolncia da libido, que no est disposta a abandonar suas fixaes, no podem ser olhadas com bons olhos; a capacidade do paciente de sublimar suas pulses desempenha um grande papel e assim tambm a sua capacidade de elevar-se acima do nvel grosseiro das pulses (FREUD, v.XXIII, cap.VI, p.209). Se a sublimao vista apenas como dessexualizao pulsional, ela no se torna

24. CRUXN, Orlando. A sublimao. Psicanlise: Passo-a-passo, n.51. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p.58. 25. FREUD, Sigmund. Recomendaes aos mdicos que exercem a psicanlise (1912). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XII, 1976, p.149-163. 26. FREUD, Sigmund. Esboo de psicanlise (1940). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XXIII, 1976, p.168-237.

Reverso Belo Horizonte ano 33 n. 62 p. 55 68 Set. 2011

61

Eliana Rodrigues Pereira Mendes

indicada como meta de anlise, seguindo na mesma direo do recalcamento. No entanto, os efeitos da pulso de morte e a considerao dos fenmenos da repetio possibilitam reordenar o papel da sublimao na clnica. Nas Novas Conferncias Introdutrias sobre Psicanlise (1933)27, Freud fala sobre o objetivo teraputico afirmando: onde estava o isso, o eu deve advir. um trabalho de cultura, no diferente da drenagem do Zuiderzee(FREUD, v.XXII, p.102). O Zuiderzee o golfo formado pelas guas do Mar do Norte, dos Pases Baixos, que foi drenado para que suas terras fossem aproveitadas. Ao usar essa metfora, no fim da Conferncia XXXI, Freud se refere questo da transformao do pulsional em criaes culturais, o que se relaciona obviamente com a sublimao. O trabalho de anlise, que consiste numa comunicao entre as instncias, tambm considerado por Freud como um trabalho cultural. A metfora do Zuiderzee, na Holanda, demonstra essa conquista. J que uma parte do mar foi separada do resto, drenada e dessa forma pode ser utilizada como terra agriculturvel, tambm o que era simples pulso pode ser trabalhado culturalmente. O que era uma fora (pulso) passa a ser uma criao. Trata-se assim de uma ampliao dos limites e da criao de algo novo, como a secagem do Zuiderzee. O propsito da anlise seria exatamente criar novos destinos pulsionais que possibilitem transformar o irrefrevel do mar em terreno frtil, no dizer de Castiel (CASTIEL, 2007, p.132). Em Anlise Terminvel e Interminvel (1937) e no Esboo de Psicanlise (1940), Freud afirma a importncia da pulso de morte nos conflitos psquicos. Em ltima instncia, o sucesso da anlise depende da possibilidade de transformao da pulso de morte em Eros. O sujeito no pode abrir mo de sua posio desejante. Tem
27. FREUD, Sigmund. Novas conferncias introdutrias sobre psicanlise (1933). ESB. Rio de Janeiro, Imago, v.XXII, p.15-226.

de prosseguir no seu desejo de desejar, e seguir adiante, mais alm, vencendo a inrcia psquica. Lacan e a sublimao Lacan vai dizer que na sublimao h a elevao do objeto dignidade da Coisa28. A Coisa (das Ding) conceituada na obra freudiana como o objeto perdido de uma satisfao mtica. Por trs de todo objeto sexual se esconde o vazio da Coisa, vazio esse inerente prpria estrutura da sexualidade humana. Como a sublimao um ato em vias de produo, da vem sua possibilidade de ser causa da criao e no se ligar ao que j foi criado. Ela traz a dimenso do novo e da transformao. Corroborando a definio de Lacan, Marco Antonio Coutinho29 cita o clebre exemplo de Marcel Duchamp, artista francs que enviou um urinol masculino para a Exposio de Artes dos Independentes. Sem considerar a atitude de causar polmica, Duchamp, considerado por muitos como o artista mais revolucionrio do sculo XX, parece definir com preciso a funo criativa do artista: elevar o objeto cotidiano ao estado da Coisa, da obra de arte. Ao usar algo banal do dia a dia, Duchamp coloca esse objeto de tal forma que seu significado usual desaparece, sob o novo rtulo e o novo ponto de vista. Duchamp ento traz com os objetos ready made a sua revolta contra a arte retiniana, aquela em que o olho se acomoda com o que v, e resolve colocar a arte a servio da mente. A obra de arte aponta para o vazio da coisa, mas ela no a Coisa, Coisa esta que fica fora do campo do representvel. Segundo Marco Antonio Coutinho, a obra de arte se permite ser definida pela psicanlise como uma construo simblicoimaginria que visa apontar para o real,
28. LACAN, Jacques. O seminrio, livro 7: a tica da psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. 29. JORGE, Marco Antonio Coutinho. Idem, p.156157.

62

Reverso Belo Horizonte ano 33 n. 62 p. 55 68 Set. 2011

PS Pulso e Sublimao: a trajetria do conceito, possibilidades e limites

ou seja, dentro do campo do representvel apontar para o irrepresentvel. Esse irrepresentvel que indica algo mais, outro lugar que est mais alm da obra, que implica em transcendncia e verticalidade. Sublimao e arte: limites Na origem de toda atividade artstica est a sexualidade, mas nem toda atividade artstica uma sublimao. Para que ela exista, a pulso tem que achar um novo destino. Clarice Lispector autora de uma frase que diz bem sobre a condio humana: Existe um nada antes do nosso nascimento e um nada depois da morte. O que temos ento um por enquanto30. E esse por enquanto, desde o primeiro vagido at o ltimo suspiro, o espao e tempo em que vivemos. Temos dois vazios que nos cercam, sem representao possvel. A sublimao tenta fazer a ponte entre os dois vazios, j que evidencia o enlace da satisfao pulsional com o impossvel. A arte uma forma de sada para esse impossvel, pois difere da religio e da cincia, outras tentativas de se sair do impasse. A religio trata de preencher o furo para evit-lo. O desejo tido como pecado, que tem sua redeno nas oraes e absolvies. A falta de sentido da morte preenchida pela promessa da vida eterna. O mstico aplaca sua angstia com a f. A cincia, por seu lado, rejeita o vazio. Apresenta-se como um saber completo e mantm o indivduo a ela subordinado. O sujeito excludo do seu funcionamento e apenas sofre seus efeitos. A arte revela-se mais honesta, pois se constitui como criao e trabalha com o vazio. Ela repete, dessa forma, o modelo da criao, que a concepo a partir do nada. O artista exercita sua incurvel perplexidade. A pulso, em ltima instncia, visa a morte como o trmino das tenses.
30. LISPECTOR, Clarice. Conforme citado na pea Simplesmente eu, Clarice Lispector, organizada e encenada por Beth Goulart, 2010.

Eros, a pulso de vida, complexifica esse caminho do aniquilamento. D-se um limite na conjuno/disjuno desses dois campos. O belo une e separa as pulses de vida e as pulses de morte, deixando entrever esse amlgama entre Eros e Thanatos (CRUXN, 204, p.58), de acordo com Orlando Cruxn.31 Lembro aqui que o verdadeiro artista aquele que consegue lidar com seus contedos inconscientes, indo alm do recalcamento, trazendo-os transformados em novo objeto, seja ele uma escultura, uma pintura, uma cano, um poema, podendo fazer com que outros compartilhem dessa criao, atravs daquilo que sua obra evoca em cada um. As escolas de arte, os estilos, medida que vo sendo digeridos pelo coletivo, pedem sempre um passo adiante. A vanguarda do artista trabalha no sentido de suscitar a perplexidade diante do novo, do enigma, ao mesmo tempo familiar e desconhecido, como falou Freud no Estranho. Para essa questo dos limites da Sublimao escolhi trs artistas pintores, cuja vida e obra foram objeto de um estudo meu recente, com o professor Luiz Flvio Silva. Os trs exemplificam essa dualidade fuso/desfuso que a sublimao pode trazer: Amedeo Modigliani, Egon Schiele e Frida Kahlo. Foram artistas que criaram uma obra profundamente enraizada na prpria vida pessoal e nos seus conflitos, percorrendo um caminho de luzes e de sombras. Amedeo Modigliani (Livorno, 1884, Paris, 1920), 36 anos32. Vindo de uma famlia judia, na Itlia, seu pai estava falido na ocasio em que nasceu. Seu nascimento salvou a famlia da runa, pois de acordo com uma lei antiga, os credores no podiam tomar a cama de uma mulher grvida ou da me com um filho recm-nascido. Os oficiais de justia entraram na casa quando
31. JORGE, Marco Antonio Coutinho. Idem, p. 157. 32. THE BOOK OF ART. A Pictorial Encyclopedia of Painting, Drawing and Sculpture, v.8, Modern Art, Italy: Grolier incorporated, 1967.

Reverso Belo Horizonte ano 33 n. 62 p. 55 68 Set. 2011

63

Eliana Rodrigues Pereira Mendes

a me de Amedeo estava em trabalho de parto. A famlia ento protegeu seus pertences mais valiosos colocando-os sobre a cama onde estavam a me e a criana. Modigliani sofreu de diversas doenas graves na infncia, o que comprometeu sua sade pelo resto da vida, mas cujo tratamento forava-o a constantes viagens e grande intercmbio cultural at sua mudana definitiva para Paris, em 1906. L tem uma vida desregrada, ficando custa da mesada da me e da caridade alheia. Em 1908, expe pela primeira vez no Salo dos Independentes. Seu tema de trabalho permanecer o mesmo pela vida toda: a figura humana. Sua carreira ser, toda ela, a histria de uma longa reflexo sobre o rosto de homens e mulheres. Sua pintura, segundo um crtico, tem a monotonia admirvel das paixes. Seus retratos, quase sempre, mostram uma pessoa sentada, com pescoo e mos alongados e os olhos so pequenas amndoas, muitas vezes sem a pupila, o que traz a fora dramtica de seus personagens. As figuras sem olhos ficam mais reveladoras. Seus modelos se mostram numa atitude que mistura melancolia e indiferena, com uma sensualidade amortecida e pensativa. Em 1917 Modigliani conhece Jeanne Hebturne, 14 anos mais jovem, e os dois se apaixonam. Em 1918 ela d luz uma menina e no ano seguinte engravida de novo. Em 1920, antes do nascimento de seu segundo filho, Modigliani morre em decorrncia de sua vida bomia e Jeanne, grvida de nove meses, se atira do prdio onde moravam seus pais. Egon Schiele Tulln na der Donau, 1890 Viena, 1918 (28 anos)33. Nasce de uma famlia humilde, sendo seu pai um ferrovirio. Um tio o apoia nos estudos de arte e em 1907 conhece Gustav Klint, que faz dele seu protegido.
33. Egon Schiele: The complete Works. In: www.egonschiele.net. Acesso em maro/2011. Pesquisa Google. Sites de imagens da internet.

Tem um estilo de vida tumultuado, chegando a ser preso por haver seduzido uma menor, em 1912. Seus trabalhos, com uma temtica sexual explcita, foram considerados pornogrficos. Mas obteve muito sucesso com seus quadros, devido sua incomparvel tcnica de desenho. As qualidades mais cruas podem surgir numa obra sem que haja perda de seu valor sublimatrio. O achado formal do artista em sua tcnica o que garante o seu valor. No caso de Schiele o que distingue sua obra da pornografia. Em 1918, sua esposa Edith Harms, com quem se casara em 1915, morre de gripe espanhola. Trs dias depois Egon Schiele tambm morre vtima da mesma epidemia. Schiele deixou cerca de 250 pinturas e 2000 desenhos, e em muitas dessas obras denunciou a corrupo de uma sociedade hipcrita e decadente. Profundamente afetado pelas exploraes do inconsciente, suas imagens refletem a crua expresso dos sentimentos humanos. Sua obra d forma s suas prprias ansiedades e inseguranas. A aguda intensidade do seu trao tornou-o um dos mais importantes expressionistas do sculo XX. Frida Kahlo34 (Coyoacan, Mxico, 1907-1954), 57 anos. Sua obra cida e frgil. Dura como ao e fina como asa de borboleta. Cativante como um sorriso e cruel como as agruras da vida. Creio que jamais (...) uma mulher depositou tanta agonia e poesia nas telas (Diego Rivera). Dona de uma biografia e obra crispadas por sentimentos intensos, arena de contendas amargas, profundas at a iminncia da crueldade, do trgico e da morte, clebre por suas experincias fundadas sobre os limites da prpria vivncia e afetos, suas pinturas espalharam solido, desespero, tristeza, angstia, bem como suas infrequentes alegrias e felicidades.

34. KETENMANN, Andrea. Kahlo: dor e paixo. Alemanha: Taschen, 1994.

64

Reverso Belo Horizonte ano 33 n. 62 p. 55 68 Set. 2011

PS Pulso e Sublimao: a trajetria do conceito, possibilidades e limites

Frida foi uma artista que afirmou o prazer de viver intensamente e sobre todas as coisas, mesmo nas maiores adversidades do seu atribulado universo particular, feito de prazeres e dores, beleza e fealdade, sol e escurido. Nascida de pai alemo e me mexicana, era a terceira entre quatro filhas. Aos seis anos teve poliomielite que lhe afetou a perna direita, sendo esta a primeira de uma srie de doenas, acidentes, leses e operaes de sua vida. Sofreu, aos dezoito anos, um acidente de bonde, no qual teve as costas perfuradas, assim como sua plvis, at a vagina. Por causa desse acidente ficou muito tempo acamada, fez vrias cirurgias e durante sua convalescena comeou a pintar. Casou-se em 1929 com Diego Rivera, famoso pintor muralista mexicano, e teve com ele uma relao conturbada. No pode realizar seu sonho de ser me, pois suas gestaes no chegavam a bom termo. Abrigou Trotsky em sua casa e os dois se tornaram amantes. Teve entre seus amantes homens e mulheres, para afrontar Rivera, que tambm levava uma vida sexual intensa, chegando a ser amante de uma irm de Frida. Separam-se, mas voltam a se casar de novo, ficando casados at a morte de Frida. Sua morte, depois de algumas tentativas de suicdio, registra como causa uma embolia pulmonar, mas no descartada a hiptese de uma overdose, acidental ou no. A vida de Frida foi o assunto mais importante de sua obra. Pinto a mim mesma, porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheo melhor. Pensavam que eu era surrealista, mas eu no era... Nunca pintei sonhos. Pintava a minha prpria realidade. Sofri dois grandes acidentes na minha vida: um foi no bonde e o outro Diego. Para que preciso de ps, se tenho asas para voar? Criticada por muitos porque retratou a si mesma o tempo todo, Frida, reabilitada pelos colecionadores na dcada de 1980, entre eles a pop star Madonna, hoje a

artista de obra mais valiosa na Amrica Latina. Para entender esses artistas criadores, recorro a Ana Ceclia de Carvalho, em seu texto Limites da Sublimao na Criao Literria35, quando diz que a sublimao no apenas no pode deixar de se referir angstia ou dor psquica (mesmo sendo o seu resultado a criao de um destino mais nobre, mais feliz ou menos defensivo para o sofrimento), como tambm traz em seu interior a possibilidade seno o necessrio retorno dos elementos sentidos como perigosos. Por isso implica num risco que a prpria noo de destino menos defensivo ressalta ainda mais. Na sublimao preciso que o artista e o escritor mantenham algum grau de contato com a fonte desses perigos para poder criar. Se nada impede que, por meio da produo artstica e literria, algum canalize, ligue e transforme, em diferentes nveis, os derivados do campo pulsional j que por meio dessas ligaes e transformaes que o psiquismo tenta dominar a intensidade de tais processos no parece, porm, que o indivduo esteja protegido dos perigos internos por meio da sublimao, j que como Freud nos adverte, ela prpria potencialmente desorganizadora. Esses aspectos apontam para a existncia de limites na economia da sublimao (limites no do conceito, que a meu ver permanece sendo um bom conceito, mas na funo dos processos psquicos descritos sob esse nome). ... a maior ou menor proximidade dos arranjos sublimatrios em relao ao sofrimento que eles buscam dominar que dar conta dos vrios destinos da criatividade, tenham eles xito ou caminhem para o fracasso. Os destinos desses arranjos devem ser entendidos... como variaes na distncia da sublimao em relao s fontes pulsionais (CARVALHO, 2006, p.18), estando, completo eu, mais perto ou mais distante do corao selvagem da vida.
35. CARVALHO, Ana Ceclia. Limites da sublimao na criao literria. In: Estudos de Psicanlise, Rio de Janeiro, n.29, set. 2006, p.18.

Reverso Belo Horizonte ano 33 n. 62 p. 55 68 Set. 2011

65

Eliana Rodrigues Pereira Mendes

Os trs artistas tiveram, cada qual a seu tempo e a seu modo, xito em expressar a sua arte e em serem reconhecidos no seu valor artstico. J em sua vida pessoal, conheceram o sofrimento e suas criaes, muitas vezes, podem ser consideradas como gritos de fracasso e dor. A sublimao, se no garantiu a harmonia psquica do prprio sujeito artista, teve xito em dar a compartilhar as vivncias de agonia e xtase, contidas em suas obras, das quais somos todos tributrios. IMPULSE AND SUBLIMATION: THE TRAJECTORY OF THE CONCEPT, ITS POSSIBILITIES AND LIMITS Abstract The author draws the trajectory of the concept of Sublimation, along Freudian Writings, since the correspondence with Fliess, Draft L, in 1897, till An Outline of Psychoanalysis, published in 1940, after Freuds death. Sublimation is one of the vicissitudes of the impulses, and consists in a process of shifting from impulses forces towards a non sexual target, of socially valuable activities, such as art, science and sports. Differently from repression, that is another vicissitude of the impulse, going from symptom to neurosis, Sublimation includes reactive formation, that will form the traces of character, ending in the artistic disposition. As Possibilities of Sublimation there are his connection with desire, that pushes all human creations, and humor, that protects against suffering, and states the ego power. After the introduction of death impulse, Sublimation is seen as capable of letting escape the superegos aggressive impulses that fight against the libido and the ego becomes exposed to the danger of maltreatment and death. In Psychoanalytic Clinic, Sublimation is present every time that the transformation of the impulses into cultural creations takes place, being this the purpose of analysis: change death impulse into Eros. Lacan says that Sublimation consists in elevate the object to the dignity of Das Ding.
66

This happens in the artistic creation. At the end of the text, the author emphasizes the Limits of Sublimation, by briefly presenting the life and works of three artists: Amedeo Modigliani, Egon Schiele and Frida Kahlo. All three have got success in expressing their creative power, although Sublimation has not made them free of human suffering. Every artist, in order to create, has to keep in touch with the unconscious sources of dangerous and destructive impulses towards his/her ego. The smallest or greater distance from these impulses is what will bring or not the psychic balance to the creator artist. Keywords Sublimation, Life Impulse (Eros), Death Impulse (Thanatos), Repression, Desire, Humor, Das Ding, Artistic Creation.

Bibliografia
BIRMAN, Joel. A imaginao, a Fantasia e o Sublime. In: Psicanlise, uma leitura de Eros e Civilizao in: Physis de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, UFRJ/IMS, v.8, n.1, 1998. CARVALHO, Ana Ceclia. Limites da sublimao na criao literria. In: Estudos de Psicanlise, Rio de Janeiro, n.29, set. 2006, p.18. CASTIEL, Sissi Vigil. A sublimao e a teoria da clnica. In: Sublimao: clnica e metodologia. So Paulo: Escuta, 2007, p.117-134. CRUXN, Orlando. A sublimao. Psicanlise: Passo-a-passo, n.51. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p.58. FREUD, Sigmund. Extratos dos documentos dirigidos a Fliess (1892-1899). Rascunho L: A arquitetura da histeria. ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.I, 1976. FREUD, Sigmund. O instinto e suas vicissitudes (1915). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XIV, p.137168. FREUD, Sigmund. Fragmentos de um caso de histeria (1905). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.VII, 1976, p.5-128.

Reverso Belo Horizonte ano 33 n. 62 p. 55 68 Set. 2011

PS Pulso e Sublimao: a trajetria do conceito, possibilidades e limites

FREUD, Sigmund. Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.VII. cap.I, 1976, p.157-158. FREUD, Sigmund. Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.VII. cap.II, 1976, p.181-183. FREUD, Sigmund. Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.VII. cap.III, 1976, p.181-183 e p.244-246. FREUD, Sigmund. Moral sexual civilizada e doena nervosa moderna (1908). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.IX, 1976, p.187-212. FREUD, Sigmund. Leonardo da Vinci e uma lembrana da sua infncia (1910). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XI, 1976, p.59-126. FREUD, Sigmund. Sobre narcisismo: uma introduo. ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XIV, 1976, p.89-122. FREUD, Sigmund. Luto e melancolia (1917). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XIV, 1976, p.275-292. FREUD, Sigmund. Alm do princpio do prazer (1920). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XVIII, 1976, p.17-92. FREUD, Sigmund. O humor (1927). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XIX, 1976, p.189-196. FREUD, Sigmund. O ego e o id (1923). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XIX, 1976, p.23-76. FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilizao (1930). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XXI, 1976, p.81-78. FREUD, Sigmund. Recomendaes aos mdicos que exercem a psicanlise (1912). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XII, 1976, p.149-163. FREUD, Sigmund. Esboo de psicanlise (1940). ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.XXIII, 1976, p.168237. FREUD, Sigmund. Novas conferncias introdutrias sobre psicanlise (1933). ESB. Rio de Janeiro, Imago, v.XXII, p.15-226. JONES, Ernest. Vida y obra de Sigmund Freud. Biblioteca de Psicoanlisis de La Asociacin Psicoanaltica Argentina. Buenos Aires: Editorial Nova, S.D.

JORGE, Marco Antonio Coutinho. Fundamentos de psicanlise de Freud a Lacan. v.I: as bases conceituais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, cap.IV, 2008, p.150-158. KALLAS, Marilia B. L. M. Poesia, psicanlise e ato criativo: uma travessia potica, in Psicanlise e contemporaneidade: arte, literatura, poesia, humor, corpo, pnico, anorexia, bulimia. So Paulo: Biblioteca 24 x 7, 2010, p.30. KETENMANN, Andrea. Kahlo: dor e paixo. Alemanha: Taschen, 1994. LACAN, Jacques. O seminrio, livro 7: a tica da psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. LAPLANCHE, J. PONTALIS, J.-B. Vocabulrio de La Psychanalyse. Paris: Presses Universitaires de France, 1967, p.465. LISPECTOR, Clarice. Conforme citado na pea Simplesmente eu, Clarice Lispector, organizada e encenada por Beth Goulart, 2010. THE BOOK OF ART. A pictorial Encyclopedia of Painting, Drawing and Sculpture, v.8, Modern Art, Italy: Grolier incorporated, 1967. Egon Schiele: The complete Works. In: www. egon-schiele.net. Acesso em maro/2011. Pesquisa Google. Sites de imagens da internet.

RECEBIDO EM: 17/05/2011 APROVADO EM: 12/07/2011 SOBRE A AUTORA Eliana Rodrigues Pereira Mendes
Psicloga. Psicanalista. Membro do Crculo Psicanaltico de Minas Gerais.

Endereo para correspondncia:

Rua Araguari, 1541/7 andar Santo Agostinho 30190-111 BELO HORIZONTE/MG Tel.: (31)3337-1583 E-mail: elianarpmendes@hotmail.com

Reverso Belo Horizonte ano 33 n. 62 p. 55 68 Set. 2011

67

Eliana Rodrigues Pereira Mendes

68

Reverso Belo Horizonte ano 33 n. 62 p. 55 68 Set. 2011

Das könnte Ihnen auch gefallen