Sie sind auf Seite 1von 15

APLICAO DO MTODO FMEA EM UM PRODUTO DE UMA INDSTRIA MOVELEIRA DE MARING, PR

SHEILA LUZ (UEM) sheilaluz_engprod@yahoo.com.br PRISCILA PASTI BARBOSA (UEM) prisbarbosa@yahoo.com.br RAFAEL GERMANO DAL MOLIN FILHO (UEM) rafagermano@hotmail.com FERNANDO CESAR PENTEADO (UEM) fcferrarini@gmail.com CARLOS HUMBERTO MARTINS (UEM) chmartins@uem.br

Resumo: BUSCAR O CONHECIMENTO PROFUNDO DAS CARACTERSTICAS DOS PRODUTOS, REAVALIAR CONSTANTEMENTE SUA ESTRUTURA, ATUAR EM SUAS EVENTUAIS DEFICINCIAS, SO AES FUNDAMENTAIS NA BUSCA DO ATENDIMENTO E SATISFAO DAS NECESSIDADES DOS CLIENTES. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO APRESENTA DE UMA FORMA PRTICA UMA ANLISE DO PAPEL DO FMEA (FAILURE EFFECTS ANALYSIS) NO PROCESSO DE IDENTIFICAR E ANALISAR AS CAUSAS E FALHAS DE UM PRODUTO J REALIZADO. A MELHORIA DA QUALIDADE COM ENFOQUE NA TCNICA FMEA PROPORCIONAR A ESTE PRODUTO DE UMA INDSTRIA MOVELEIRA DE PEQUENO PORTE UM NOVO ESCOPO DE PROJETO. COMO CONCLUSO PRINCIPAL O FMEA TER PAPEL PRIMORDIAL DE SISTEMATIZAR AS INFORMAES NO PROCESSO E REGULAMENT-LAS PARA A PRODUO DESTE PRODUTO. Palavras-chaves: FMEA, MELHORIA DA QUALIDADE, PRODUTO, PROJETO, CAUSAS E FALHAS.

XVIII SIMPSIO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Gesto de projetos e Engenharia de produo

Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2010

APPLIANCE OF FMEA METHOD IN THE PRODUCT OF A FURNITURE INDUSTRY FROM MARING, PR


Abstract: SEARCHING FOR DEEP KNOWLEDGE OF THE PRODUCTS CHARACTERISTICS, CONSTANTLY RE-EVALUATE ITS STRUCTURE AND ACTING IN ITS PROBABLE FLAWS, ARE FUNDAMENTAL ACTIONS ON THE QUEST FOR SUPPORT AND SATISFACTION OF CUSTOMERS NEEDS. WITHIN THIS CONTEXTT, THIS PAPER PRESENTS IN A PRACTICAL MANNER, AN ANALYSIS OF FMEAS ROLE (FAILURE EFFECTS ANALYSIS) IN THE PROCESS OF IDENTIFYING AND ANALYZING CAUSES AND FLAWS OF A FINISHED PRODUCT. QUALITY IMPROVEMENT FOCUSED ON THE FMEA TECHNIQUE WILL ALLOW TO THIS PRODUCT OF A SMALL-SIZE FURNITURE INDUSTRY PRODUCT A NEW PROJECT SCOPE. AS MAIN CONCLUSION, FMEA WILL HAVE THE PRIMORDIAL ROLE OF SYSTEMATIZING THE INFORMATION ON THE PROCESS AND TO REGULATE THEM FOR THIS PRODUCTS PRODUCTION.

Keyword: FFMEA, QUALITY IMPROVEMENT, PRODUCT, PROJECT, CAUSES AND FLAWS.

XVIII SIMPSIO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Gesto de projetos e Engenharia de produo

Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2010

1. Introduo Com o intuito de usar eficientemente os recursos humanos, financeiros e de projetos nas pequenas empresas se faz necessrio selecionar a tcnica de qualidade adequada ao problema para que se possa chegar a um resultado satisfatrio. Na viso de Souza (2003), a qualidade total procura abordar o processo manufatureiro como um gerador potencial de vantagem competitiva para a organizao, funcionando como um motor que posiciona as empresas frente ao mercado. Com esse enfoque, ocorre um processo de influncia na definio das estratgias de manufatura, que deve visar: a obteno de produtos sem erros, entregas rpidas ao consumidor, cumprimento dos prazos prometidos de entrega, a introduo de novos produtos em prazos adequados, a operao em uma faixa de produtos bastante larga para satisfazer os desejos dos clientes, a habilidade em mudar quantidades ou datas de entrega, conforme demandado pelo mercado, e a habilidade em produzir a custo compatvel. O presente trabalho se justifica no sentido de prover um plano de melhoria que atenda as necessidades relatadas a seguir: 1. A Qualidade do produto comercializado, reduzindo produtos no conformes que atendam as expectativas dos profissionais que fazem a inspeo e adequao do produto na residncia do cliente. 2. A satisfao do cliente, de forma que a utilizao do produto proceda conforme suas expectativas. 3. Integrao dos setores do processo produtivo e alta direo, que ocorrer atravs das reunies de FMEA (Failure Effects Analysis) Anlise dos Modos de Falhas e Efeitos, sesses de Brainstorming, faro a aproximao das idias ou at mesmo o conhecimento real do estado de produo dos produtos. O principal objetivo do trabalho propor um plano de melhoria contnua para reduzir os custos de qualidade de um produto de madeira. Especificamente, ser utilizado o mtodo FMEA como meio para identificar e analisar as causas e falhas de um produto (bancada de madeira de demolio). 1.1 Definio e delimitao do problema A indstria moveleira em questo utiliza a madeira de demolio para a fabricao de mveis, essa matria-prima chega ao estoque com os seguintes problemas de qualidade: tbuas e vigas empenadas, rachaduras, ardimento (regies deterioradas nas peas), pregos e ferros inseridos, resto de tintas e resduos txicos, dejetos de animais, entre outros. Os mveis de madeira de demolio apresentam caractersticas peculiares de madeira velha, como por exemplo: os buracos de pregos em sua superfcie, veios (riscos) na madeira causada pela ao da chuva e do sol, conseqncia de muitos anos de exposio no tempo. Peculiaridades que precisam ser preservadas na construo de novos produtos. Entre os principais produtos fabricados pela empresa moveleira est a bancada de tbuas rsticas, conforme Figura 1. So mveis utilizados em cozinhas, lavabos, sutes e etc., e tem apresentado desnveis nas junes entre uma tbua e outra, e as elevaes esto posicionadas na superfcie, ou seja, no tampo do mvel.
3

XVIII SIMPSIO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Gesto de projetos e Engenharia de produo

Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2010

Figura 1 - Bancada de Madeira de Demolio

A madeira utilizada nessa fabricao proveniente de demolies de casas madeira. Este mercado novo e proveniente de uma conscincia ecolgica que faz referncia ao reuso de madeiras, pois se trata de uma madeira de lei, como a peroba (Aspidosderma polyneuron muell), canafstula (Cssia ferruginea Schad) e a canela (Nectranda Cuspidata). 2. Mtodo FMEA FMEA um mtodo utilizado na anlise de falhas e defeitos, surgiu na Indstria Militar Americana por volta de 1949. Destinava-se a anlise de falhas em equipamentos do exercito onde era avaliada sua eficincia baseando-se no impacto sobre uma misso ou no sucesso de defesa pessoal de cada soldado. Nos anos 60 a NASA (National Aeronautics and Space Administration), por meio do Apollo Space Program, foi a pioneira no seu desenvolvimento e evoluo (SIMES, 2004). Posteriormente, foi incorporada por outros setores industriais, mais especificamente nas indstrias aeronutica e nuclear. No final dos anos 60, a Ford americana programou FMEA, para detectar e prevenir falhas em potencial e da em diante as empresas automobilsticas passaram a utilizar o FMEA, estendendo-se aos seus fornecedores na indstria de autopeas (MIGUEL, 2001). Existem pr-requisitos para elaborao da metodologia FMEA, Miguel (2001) esclarece que existe um grupo convencionalmente chamado de Ferramentas tradicionais da Qualidade, e so definidas como: estratificao, diagrama de causa-efeito, histograma, grfico de pareto, diagrama de Correlao, grfico de controle e folha de verificao. A seguir uma breve descrio das ferramentas utilizadas no mtodo FMEA. 1. Estratificao: consiste em agrupar dados, informao de um conjunto de dados, como por exemplo, os fatores equipamentos, insumos pessoas, mtodos, medidas e condies ambientais so categorias naturais para a estratificao dos dados (WERKEMA, 1995). 2. Diagrama de Causa-efeito (Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe): para Miguel (2001) uma ferramenta grfica, utilizada na metodologia de anlise para representar
4

XVIII SIMPSIO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Gesto de projetos e Engenharia de produo

Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2010

fatores de influncia (causas) sobre um determinado efeito. Utilizado em: Correo da falha, Anlise para identificar as causas verdadeiras da falha, Relatar as possveis causas e determinao da falha estudada. Veja a seguir na Figura 2.

Figura 2 - Diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe. Fonte: Ishikawa (1993, pg.208).

3. Grfico de Pareto: til na avaliao das causas mais freqentes e tipos de falhas principais na organizao, produo ou produto. um grfico onde o eixo vertical alocado a freqncia (exemplo nmero de reclamaes por cliente), e no eixo horizontal as possveis falhas. Com est organizao possvel perceber qual a maior incidncia das falhas (CASAS, 1999). Veja o modelo na Figura 3.

Figura 3 - Grfico de Pareto. Fonte: Miguel (2001, pg.145).

4. Folha de Verificao: trata-se de uma planilha com um conjunto de dados alocados com o objetivo de facilitar a coleta e os registros dos dados. Utilizada para distribuio de um item de controle de um processo produtivo, verificao para localizao de defeitos e identificao de causas de defeitos (WERKEMA, 1995). O Quadro 1 a seguir ilustra uma folha de verificao:

XVIII SIMPSIO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Gesto de projetos e Engenharia de produo

Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2010

Quadro 1 - Folha de Verificao. Fonte: Adaptado de Miguel (2001, pg.147).

5. Brainstorming: tempestade de idias. Recomendado por Miguel (2001) so idias e pensamentos que cada participante de um grupo de discusso declara sem restries, para exemplificar o que esto analisando e discutindo sobre falhas e causas de um determinado produto ou processo. 2.1 A aplicao do Mtodo do FMEA Segundo Heldman e Andery (1995), na execuo do FMEA necessrio realizar especificaes que se transformam em etapas e pr-requisitos, que so: 1 definio da equipe, 2 definio dos itens considerados, 3 coleta de dados, 4 identificao dos modos de falhas e seus efeitos, 5 identificar as causas, 6 identificao dos modos de deteco, 7 determinao dos ndices crticos das falhas. Inicialmente forma-se a equipe, depois de formada a equipe, deve ser realizada a reunio inicial, de planejamento do FMEA. Nesta reunio a metodologia deve ser esclarecida, e o cabealho do FMEA deve ser realizado de forma que todos possam entender. A aplicao do FMEA conforme IQA (2001) registrada em um formulrio padro que uma espcie de roteiro que rene os possveis modos potenciais de falha associados com as causas, efeitos, aes corretivas, entre outros. O Quadro 2 apresenta um formulrio do FMEA que traz um cabealho com informaes como; equipe envolvida, cdigo da pea, responsvel, data e nmero do FMEA.

Quadro 2 - Formulrio do FMEA. Fonte: Adaptado Miguel (2001, pg.209).

O FMEA tem elementos que so requisitos a serem preenchidos no formulrio como: a funo, o modo de falha, o efeito, a severidade, as causas, as ocorrncias, a deteco, o ndice de prioridade (RPN), as aes e a situao atual, segue abaixo a abordagem de cada requisito (PALADINI, 1997):
6

XVIII SIMPSIO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Gesto de projetos e Engenharia de produo

Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2010

Funo do produto: O produto deve satisfazer o cliente, e isto ocorre atravs da funo do produto. A equipe ter a misso de levantar todas as funes do produto. Modo de Falha: A identificao dos modos de falhas e seus efeitos so atravs da coleta realizada. De posse dos dados possvel avaliar posteriormente sua gravidade. Efeitos dos Modos de Falhas: Ao concluir todos os modos de falhas a equipe dever comear a listar todos os efeitos ou conseqncias de cada modo de falha. Severidade dos efeitos (S): Aps classificar a gravidade dos efeitos resultantes de cada modo de falha, a equipe far uma escala de severidade S, conforme o Quadro 3, onde cada ndice tem um numerao que representa o quanto o produto ou sistema prejudicou ou atingiu o cliente com descontentamento, quanto maior o grau, mais grave foi o efeito do produto com falha.

Quadro 3 Severidade. Fonte: Adaptado de Paladini (1997, pg.102)

Causas: Nesta fase, os dados histricos (como relatrios de venda, testes de laboratrio, inspeo de fabricao, anlises de retrabalho e experincias passadas) so primordiais. necessrio buscar e identificar todas as causas, independente da fonte, que contribuem para o modo de falha, a origem das causas que contribuem para um modo de falha pode ser: o projeto, o fornecedor, o processo, o cliente, o ambiente, qualquer local entre o projeto e o cliente. Ocorrncias (O): Uma vez compreendida, a equipe precisa chegar a um acordo em relao a abordagem que ser utilizada e pode ento avaliar a ocorrncia ou selecionar um valor que corresponda s definies da Escala de Avaliao de Ocorrncia. O Quadro 4 mostra um exemplo de escala de avaliao de ocorrncia.

Quadro 4 - Escala de Avaliao de Ocorrncia. Fonte: Adaptado de Miguel (2001, pg.216)

XVIII SIMPSIO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Gesto de projetos e Engenharia de produo

Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2010

Formas de controle Atuais: Para essa etapa a equipe ser levada a avaliar a eficcia de detectar cada modo de falha. Informaes sobre o tipo de controle dentro da empresa ajudaro na avaliao da eficcia dessa deteco. Deteco (D): A definio para deteco : qual a chance de detectar o modo de falha antes de os produtos serem entregues ao cliente? Essa uma pergunta que a equipe deve responder para cada modo de falha, normalmente em uma escala de 1 a 10. Lembrando que no FMEA, os valores altos so ruins e os valores baixos so bons. RPN Risk Priority Number: RPN nmero de prioridade de risco: o indicador geral da importncia da falha resultante da composio dos trs ndices j definidos, ou seja, igual a S x O x D. Falhas devem ser analisadas sempre que tiverem RPN > 50. Aes recomendadas: Definir e selecionar a melhor ao recomendada a ser implementada, capaz de prevenir as falhas potenciais de uma forma eficaz em termos de custos e minimizar as conseqncias dos problemas potenciais depende de como a equipe l ou interpreta o FMEA concludo. 3. Aplicao do FMEA em uma empresa moveleira O estudo foi realizado em uma indstria mveis da cidade de Maring, Paran, que emprega cerca de vinte funcionrios, atuando no mercado de mveis h vinte anos. O estudo de campo tem base na proposta de aplicao do FMEA, visa realizar uma anlise e a identificao das falhas e efeitos da mesma na bancada de madeira de demolio, e levantamentos de dados histricos de vendas. A anlise dos dados obtida atravs da construo de grficos e indicadores de qualidade. 3.1 Empresa de Mveis de Madeira de Demolio A empresa se desenvolveu fornecendo mveis sob medida, para ambientes como cozinhas, quartos, banheiros, sala de jantar. Ao longo de vinte anos vm inovando a sua atuao no mercado com a utilizao de madeira reciclada, ou seja, a madeira de demolio. Preocupada com a preservao ambiental, adentrou ao mercado de madeiras recicladas, como Peroba Rosa, Imbuias e outras de igual importncia, provenientes de demolies. Reutilizam esses materiais para a confeco de mveis rsticos, pisos de diversos tamanhos e formas, entre outros. Dessa forma, tudo o que engloba o processo de manufatura dos mveis realizado com matrias-primas reutilizadas e com baixo teor de processamento qumico, como por exemplo, tintas e solventes a base d gua e couro ecolgico. Os setores e funes da fbrica moveleira esto descritos, a seguir: Diretoria: Responsvel pela Gerncia de toda a empresa, e principalmente pela compra da madeira. Gerente Comercial/ Financeiro: Libera os pedidos para o setor de Desenvolvimento de Produto.

XVIII SIMPSIO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Gesto de projetos e Engenharia de produo

Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2010

Projetista/Desenvolvimento de Produtos: Realiza os projetos dos mveis para a Marcenaria. Antes de encaminhar os pedidos para os setores de acabamento e produo, realiza um check-up dos detalhes: como medidas, cor e materiais complementares. Produo Marcenaria: Setor responsvel pela fabricao dos mveis. Para que possam produzir dependem do projeto e pedido. Aps confeccionarem a pea, encaminham para o setor de acabamento para dar a cor final no mvel de madeira. Nesta fase o mvel identificado por um n de circulao, que igual ao do pedido. Acabamentos Gerais: Recebem o mvel da produo para o acabamento, este possui uma numerao, atravs dessa numerao possvel identificar o acabamento que a pea precisa receber. A indstria moveleira tem quatro departamentos bem estabelecidos, onde cada lder tem autonomia de deciso. Esta informao pode ser vista no Quadro 5. 3.2 Bancada de Madeira de Demolio A bancada de Madeira de Demolio, como vem sendo relatada, apresenta defeitos em algumas peas, e em virtude dessa ocorrncia o FMEA ser estudado para o levantamento da falha e sua origem. Essas bancadas podem ser produzidas de diversas partes da madeira de demolio: tbuas, vigas e quadrados, essas so as mais usuais, mas tambm podem ser feitas de cruzetas e dormentes. A seguir uma descrio do produto analisado pelo FMEA A - Bancada de Tbuas: As bancadas de tbuas tm o aspecto rstico, normalmente com vrios furos em sua superfcie. Seu uso mais indicado em portas e nas laterais dos mveis, mas as bancadas tambm podem ser de tbuas se o cliente preferir. No entanto, nas vendas o cliente aconselhado sobre os possveis inconvenientes que podem ocorrer com uma bancada de tbuas. As tbuas so as partes externas de uma casa, ou seja, o revestimento e por isso pea mais rstica, essas recebem chuva e sol, sofrendo com o tempo transformaes em sua superfcie. Depois de desmontadas, essa diferena se acentua com a retirada das mata juntas (componente que une uma tbua a outra nas paredes das casas). O produto, a bancada de madeira de demolio como j descrito, fabricado usualmente de tbuas. So madeiras recicladas, mas ainda possuem as marcas do tempo, mesmo aps seu beneficiamento. 3.3 Resultados do FMEA na Fbrica de Mveis de Madeira de Demolio A metodologia FMEA, aplicada na fbrica ocorreu em etapas, e cada uma delas foi realizada em forma de reunies dentro da empresa obtendo como resultado final o formulrio do FMEA preenchido com os resultados dessas reunies e etapas, conforme segue: Etapa A Formao da equipe: O planejamento do FMEA na fbrica de mveis inicia com a escolha do lder da equipe, e dos componentes para compor a aplicao da metodologia na fbrica, partindo do princpio que a fabrica possui quatro setores principais, foram escolhidos os chefes de setores conforme o Quadro 5.

XVIII SIMPSIO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Gesto de projetos e Engenharia de produo

Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2010

Quadro 5 - Grupo de gestores do FMEA

Como lder do grupo o projetista foi encarregado de explicitar o mtodo a todos, mostrando ao grupo como decorrem as etapas da metodologia FMEA. Na seqncia a tarefa do grupo foi desenvolver um formulrio de FMEA para a bancada. Etapa B Funo (1): Essa reunio seria a iniciao do preenchimento do formulrio, que foi realizado na reunio que anterior. E conforme est no formulrio o item a ser analisado a Funo (1) da bancada de madeira de demolio. Aps definir as funes a equipe encerrou a reunio que teve a durao de quarenta e cinco minutos. Etapa C Modos de Falhas (2): A equipe percebeu que tinha um srio problema para conduzir as reunies nos horrios de produo. Dessa forma, todos tomaram a postura de no perder tempo nas reunies e serem diretos em suas observaes sem divagar para outros assuntos. O prximo item a ser resolvido no formulrio foi os modos de falhas (2) da bancada de madeira de demolio. Nesta etapa para relacionar os modos de falhas, realizou-se a reunio com a sesso de brainstorming. A equipe teve dificuldades em separar a causa do efeito que a falha causa. Essa reunio foi a que levou mais tempo, foi necessrio passar do horrio combinado com o diretor geral, pois a equipe foi levada a discutir melhor todas as falhas do produto. Etapa D Efeitos (3): Na etapa para relacionar os efeitos, ocorreu um levantamento de todos os efeitos de vendas das bancadas. No relatrio de devoluo da fbrica foram reunidos os ltimos oito meses referentes s bancadas. Atravs dessa tabela a equipe identificou com clareza as ltimas ocorrncias, de maneira a expressar os efeitos reais reclamados pelos prprios clientes. Etapa E Severidade (4): A prxima etapa foi priorizar os modos de falha, classificando a severidade (S) dos efeitos resultantes de cada modo de falha. Para isso, foi necessrio uma escala do grau de severidade. Em seguida foi realizada uma matriz de avaliao e graduao, pois segundo Paladini (1997), essa matriz faz a avaliao dos resultados atravs da mdia dos mesmos, o que torna o resultado em nmeros precisos. A matriz de Avaliao e Graduao (A&G) ocorre de tal forma onde cada membro pega um papel com a listagem de todos os modos de falhas e seus efeitos, em seguida escrevem o valor de severidade que consideram para cada efeito do FMEA (PALADINI, 1997). Os resultados foram transferidos para a coluna do formulrio referente severidade da falha para a metodologia FMEA. Com essa fase j preenchida, o grupo verificou que o modo de falha abrangente nas bancadas so as superfcies que por algum motivo esto trazendo insatisfao.

10

XVIII SIMPSIO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Gesto de projetos e Engenharia de produo

Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2010

Etapa F Causas (5): Nesta etapa o prximo passo foi a identificao das Causas dos modos de Falhas. Os subsdios foram retirados de dados histricos (como relatrios de vendas, teste de laboratrios, inspeo de fabricao, analises de retrabalho, fotos das peas defeituosas e experincias passadas) das falhas j ocorridas. Foram avaliadas as vendas conforme mostra o Quadro 6, onde se separou para analise somente os ltimos trs meses de vendas dos mveis e bancadas, com as devolues, e os custos de retrabalho e quantidade de devoluo.

Quadro 6 - ltimo trimestre de vendas de mveis de madeira de demolio.

Verificando o Quadro 6, a equipe pode concluir que alguns tipos de bancadas tiveram maior ndice devolues. Na figura 4 so estratificadas as bancadas devolvidas pelo n de devolues em relao porcentagem das peas que apresentam defeitos com maior freqncia.

11

XVIII SIMPSIO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Gesto de projetos e Engenharia de produo

Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2010

Figura 4 - Estratificao de Mveis de Madeira de Demolio com Defeitos.

Com base nas anlises a estratgia foi possvel realizar um brainstorming, onde cada representante de setor pode citar os acontecimentos e fatos j ocorridos, em relao s bancadas defeituosas. Desta forma se relacionou por escritos as possveis causas dos modos de falhas, de forma que os resultados pudessem ser estruturados atravs de um diagrama de causa e efeito, conforme o Diagrama de Causa e Efeito na Figura 5.

Figura 5 - Diagrama de Causa e Efeito sobre os defeitos na superfcie do tampo da bancada

Com a utilizao do diagrama na Figura 5, as causas bsicas foram identificadas. Para correta adequao ao resultado das causas do diagrama, foi necessrio reestruturar de acordo com os efeitos dos modos de falhas presentes no formulrio do FMEA, no Quadro 7. Para resoluo das causas a equipe teve que levantar relatrios, e organizar os dados, de forma que todos j haviam previsto que essa reunio seria trabalhosa e levaria tempo. No entanto, poderia ter sido um fracasso se fabrica no possusse um registro de dados organizado e atualizado, isso facilitou o trabalho e compreenso de todos, no momento de verificar as causas. Etapa G - Ocorrncias (6): A ocorrncia dos modos de falhas e efeitos o prximo item do formulrio FMEA, nesta etapa a equipe re-analisou as ocorrncias de devolues conforme a figura 5, e verificou que das bancadas de demolio devolvidas as de tabuas teve o maior ndice de devolues com 76,2%. Para trabalhar em cima de dados concisos a equipe tomou como base essa porcentagem de devolues para fazer uma faixa de anlise com o grau da escala de ocorrncia. A faixa de 0 76,2% foram divididas nos primeiros dez nmeros da escala de ocorrncia.

12

XVIII SIMPSIO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Gesto de projetos e Engenharia de produo

Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2010

A equipe concluiu que sempre existem ocorrncias que excedem o histrico da qualidade de 76,2%, portanto reservou-se o ltimo grau de ocorrncia para essa possibilidade. Aps relacionar o percentual e grau de ocorrncia a equipe estabeleceu parmetros de ocorrncias baseado em Paladini (1997). Etapa H Controles Atuais (7): A forma de controle foi a prxima coluna do FMEA a ser resolvida. Para tanto a reunio foi discutida em cima do que est sendo feito na fbrica, especificamente no setor produtivo para controlar as falhas. Com este intuito foi passado aos chefes de marcenaria e acabamento formulrios onde constava os modos de falhas, efeitos e causas das falhas. Etapa I Deteco (8): Escala de Deteco (D), a proposta inicial para esta ao seria fazer escalas de acordo com a projeo da fbrica quanto falha da bancada, fazendo a anlise dos tpicos j caracterizados na tabela do FMEA Etapa J RPN (9): Nesta etapa o grupo realizou o calculo de RPN, os valores de RPN um ndice de prioridade de risco, definido pelo produto de trs elementos dos ndices (S) severidade, (O) ocorrncia e (D) deteco. Etapa K Aes Recomendadas (10): Nesta ltima etapa a equipe para poder gerir aes recomendadas as falhas da bancada, tomou como analise o ndice RPN, pois os valores mais altos para RPN foram para o modo de falha: superfcie com tortuosidades e o item no suporta peso em sua superfcie. Foi verificado que o problema foi causado pelas caractersticas da matria-prima, sendo ela a tbua rstica. Apesar dos defeitos, ela ainda a madeira mais requisitada pelos clientes, justamente por apresentar mais caractersticas de rsticidade. Logo, os controles que tm sido aplicados atualmente so de bom senso, pois s aplicado ao mvel de tbuas quando apresenta falta de linearidade da superfcie. Analisando todas as vertentes quanto s tbuas, conclu-se que todas as bancadas de tbuas rsticas devem incluir no processo de marcenaria antecedendo ao acabamento, uma medio rigorosa com o paqumetro, um equipamento de medio, estabelecendo assim mdias aceitveis de desnvel para bancadas de tbuas rsticas. Ao identificar desnvel fora do padro a bancada deve voltar ao processo de lixa com politrix sendo plainada e medida novamente. Segue abaixo o Quadro 7, o formulrio do FMEA completo por meio de todas as etapas concludas.

13

XVIII SIMPSIO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Gesto de projetos e Engenharia de produo

Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2010

Quadro 7 Formulrio do FMEA completo

4. Concluso De uma forma geral, este trabalho props a verificao das falhas da bancada de madeira o que influenciava diretamente na qualidade deste produto e satisfao do cliente. Todo o levantamento das falhas e causas com proposta de melhorias foi obtida atravs do FMEA e suas ferramentas correlacionadas, realizado atravs de sucessivas reunies com funcionrios lideres, levantamento de dados e relatrios. Essa prtica permitiu o esclarecimento de mtodos aplicveis para resoluo da falha, o que foram organizados e esclarecidos em um formulrio do FMEA adequado a empresa moveleira de demolio. A reviso bibliogrfica serviu como embasamento terico para realizao desse estudo, o que possibilitou esclarecimentos sobre a metodologia FMEA, a identificao dos custos da qualidade e principalmente a melhoria contnua. As melhorias propostas e obtidas atravs da realizao do FMEA na fbrica de Mveis de Madeira de Demolio identificaram a origem do maior problema conhecido, as bancadas com falta linearidade na superfcie do tampo, o que antes da realizao do formulrio do FMEA, era apenas uma especulao por parte da gerncia da fbrica. Com as anlises concludas a maior melhoria a ser proposta para essa falha, a regulamentao da falha por meio de medies e determinar um padro de desnvel para essa bancada de tbuas. Com o padro determinado a empresa deve esclarecer ao cliente que a bancada possui desnvel aceitvel dentro um padro no prejudicial. O estudo do FMEA trouxe para o cotidiano da empresa o contato com literaturas sobre o conceito da qualidade, o que esclareceu a importncia de se produzir com padro e mtodos. A equipe pode vivenciar que as melhorias propostas no formulrio do FMEA so passveis de aplicao, pois as mesmas foram relacionadas por eles. Por isso foi proposto aplicao das melhorias ao Gerente Geral, para que as implantaes das melhorias fossem permitidas.
Referncias CASAS, A. LL. Qualidade Total em Servios. So Paulo: Editora Atlas, 1999. HELDMAN, H. e ANDERY, P.R.P. Anlise de falhas: aplicao dos mtodos de FMEA e FTA. Belo Horizonte: Fundao Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1995. IQA (INSTITUTO DA QUALIDADE AUTOMOTIVA). Anlise de Modo e Efeito de Falha Potencial: FMEA. So Paulo: Manuais QS-9000, 2001. ISHIKAWA, K. Controle de qualidade total maneira japonesa. Rio de Janeiro; Campus; 1993. MIGUEL, P.A.C. Qualidade: enfoques e ferramentas. So Paulo: Artiliber, 2001. PALADINI, E. P. Avaliao Estratgica da Qualidade. So Paulo: Editora Atlas, 2002.

14

XVIII SIMPSIO DE ENGENHARIA DE PRODUO

Gesto de projetos e Engenharia de produo

Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2010

SOUZA, D. L. O. Ferramentas de Gesto de Qualidade: um diagnstico de utilizao nas pequenas e mdias empresas industriais da regio de Curitiba. Curitiba: Trabalho de especializao do Centro Federal de Educao Tecnolgica do Paran - CEFET/PR, 2003. SIMES. S.F. Aplicao de FMEA e FMECA na Tecnologia Submarina. So Paulo: CENPES/PDP/TS PETROBRAS, 2004. WERKEMA, C. Ferramentas estatsticas bsicas para o gerenciamento de processos. Belo Horizonte: Werkema, 1995.

15

Das könnte Ihnen auch gefallen