Sie sind auf Seite 1von 8

5) Acessrios dos Termopares, Caractersticas e Aplicaes (continuao 4) Intr. Conceitual | Termopares | Term. Isolao Mineral | Fios e Cabos Ext.

e Comp. Acessrios dos Termopares, Caract. e Aplicaes | Tipos de Montagens Consideraes Gerais sobre os Termopares e Cabos Compensados Termoresistncias | Apndice | Bibliografia SELEO DE MATERIAIS DE POOS E TUBOS DE PROTEO Para correta especificao destes, necessrio levar em considerao todas as condies de uso, tais como temperatura, resistncia mecnica, atmosfera de trabalho, velocidade de fluxo, tipo de fludo, velocidade de resposta, entre outros. CARACTERSTICAS DOS MATERIAIS DE PROTEO METLICOS AO CARBONO: Temperatura mxima de utilizao 550C. D e uso geral com resistncia a corroso limitada, podendo no ser usado continuamente em ambientes oxidantes ou redutores. AO INX 304: Temperatura mxima de utilizao 900C. Largamente utilizado como material de proteo em baixas temperaturas. Resistente a corroso mas no recomendvel para uso em atmosferas sulfurosas ou com chamas redutoras. Sujeito a precipitao de carbide na faixa de 482 a 871C o que pode reduzir sua resistncia a corroso. Aplicaes principais esto em indstrias qumicas, petroqumicas, alimentcias, plstica entre outras. AO INX 310: Mxima temperatura de uso 1100C. Elevada resitncia a corroso e oxidao em altas temperaturas. Boa resistncia em ambientes redutores, sulfurosos e carbonizantes. Resistncia mecnica superior ao inx 304. AO INX 316: Mxima temperatura de uso 900C. Melhor resistncia ao calor, cidos e lcalis do que o inx 304. Aplicvel para uso na presena de componentes sulfricos. AO CROMO 446: Mxima temperatura de uso 1100C. Excelente resistncia a corroso e oxidao em atmosferas sulfurosas. Utilizado para uso em banhos de sal, metais fundidos e outras aplicaes que envolvam altas temperaturas. Boa resistncia em cido ntrico, sulfrico e na maioria dos lcalis. ALLOY 600: Mxima temperatura de uso 1150C. Boa aplicao em ambientes corrosivos sujeitos a altas temperaturas. Excelente resistncia mecnica. No aplicvel em atmosferas contendo enxofre (sulfurosas). ALLOY 800: Mxima temperatura de trabalho no ar 1090C. Boa resistncia a oxidao, carbonizao e outros efeitos prejudiciais da exposio a altas temperaturas. NIBIO: Boa resistncia a corroso em metais lquidos at 1000C. Temperatura mxima de operao 2000C em

vcuo ou atmosfera neutra. TNTALO: Pode ser utilizado at 2200C em gs inerte no vcuo. Excelente resistncia a muitos cidos em temperatura ambiente. TITNIO: Pode ser utilizado at 1000C em atmosfera redutora e 250C em atmosfera oxidante. Boa resistncia a oxidao e ataques qumicos. FERRO PRETO: Para temperatura at 800C. Utilizado em recozimento, tmpera, banhos de sal, entre outros. NODULAR PERLTICO: Utilizado at 900C. Ideal para metais no ferrosos como alumnio, zinco, etc. TUBETE DE PLATINA: Mxima temperatura de uso 1480C. o nico material metlico capaz de operar em atmosferas oxidantes acima de 1260C por longos perodos de tempo. Normalmente usados com termopares tipoS, R e B. Sua aplicao principal em indstrias de vidro, de cermica e em altas temperaturas em geral. Nota: Outros tipos de materiais podem ser fornecidos sob consulta, como por exemplo molibdnio, hatelloy, cobre, revestimentos de vidro, teflon e outros para aplicaes especficas.

Composio Qumica de Algumas Ligas Metlicas

Material Inx 304 Inx 304-H Inx 310 Inx 310-S Inx 316 Inx 316-H Ao Cromo 446 Alloy 600 Alloy 800H

Carbono Silcio Mangans Cromo Nquel 0,05 0,05 0,12 0,055 0,05 0,05 0,18 0,05 0,07 0,6 0,6 0,6 1,2 0,6 0,6 0,5 0,4 0,6 1,3 1,3 1,8 1,8 1,7 1,7 0,8 0,8 0,6 18,5 18,5 24,5 24,5 17 17 26,5 16 21 9 9 20,5 20,5 13 13 72,5 31

Molibdnio 2,7 2,7 -

Fsforo Enxofre 0,03 0,03 0,025 0,025 0,03 0,03 0,03 0,015 0,015 0,03 0,03 0,025 0,025 0,03 0,03 0,03 0,015

Outros N= 0,15

Fe=9,5; Ti; Al 0,015 Ti; Al

b) Os tubos de proteo ceramico so usados normalmente que processos que envolvam temperaturas superiores a 1200C, onde as ligas metlicas no resistiriamm por muito tempo. Poderia-se usar alguns materiais metlicos como o tntalo e o molibdnio que trabalham em temperaturas mais elevadas (at 2500C aproximadamente), mas que oxidam rapidamente em temperaturas altas e so muito caros para o uso. Ento usam-se os materiais cermicos que na maioria dos casos so utilizados para proteger os termopares nobres. Sua principal aplicao em siderrgicas e fundies, indstrias cermicas e de vidro. Suas vantagens so a resistncia a altas temperatura, neutralidade reaes qumicas, boa resistncia a abraso entre outras caractersticas; porm suas desvantagens so baixa resistnca mecnica, sensibilidade a choques trmicos, porosidade emm temperaturas elevadas. Os materiais cermicos mais utilizados so a alumina, quartzo, carbureto de silcio entre outros. Existem tambm os tubos metlico/cermicos "Cermets", que so combinaes de metais e xidos metlicos as quais depois de um tratamento apropriado tornam-se tubos com grande resistncia mecnica, resistente a corroso e choque trmicos, bem melhores do que os tubos cermicos. Usado at 1400C na maioria das atmosferas. Na tabela anexa, temos alguns materiais cermicos mais utilizados em tubos de proteo e suas caractersticas tcnicas.

CARACTERSTICAS DOS MATERIAIS DE PROTEO CERMICOS


CERMICA TIPO 610-MULITA: Temperatura mxima de utilizao 1650C. Contm 60% de alumina e 40% de slica na composio. Possui boa condutibilidade trmica, boa resistncia mecnica, sensvel a choques trmicos (deve ser pr-aquecido). Material no poroso. CERMICA TIPO 710-ALUMINA RECRISTALIZADA: Temperatura mxima de utilizao 1900C. Contm 99% de alumina na composio. Possui condutibilidade trmica, resistncia mecnica e estabilidade qumica superior ao tipo 6010; sensvel a choques trmicos (um leve pr-aquecimento necessrio). Estes tubos so impermeveis maioria dos gases sob condies de proceso. CARBURETO DE SILCIO RECRISTALIZADO: Temperatura mxima de utilizao 1650C. Apresenta baixa resistncia mecnica e porosidade.

Possui alta condutibilidade trmica e excelente resistncia a choques trmicos. Nota: Outros tipos de materiais podem ser fornecidos sob consulta, tais como zirconita, quartzo e outros para aplicaes especficas.

5.7 Poos Termomtricos


O poo termomtrico possui a mesma funo bsica dos tubos de proteo, que a de proteger os termoelementos contra a ao do processo (ambientes agressivos, esforos mecnicos entre outros). Porm sua aplicao difere dos tubos de proteo, pois fornecido com meios para ligao estanque do processo, ou seja, veda o processo contra vazamentos, perdas de presso, contaminaes e outros. Genericamente usa-se o poo onde as condies do processo requisitam alta segurana e so crticas tais como altas temperaturas e presses, fluidos muito corrosivos, vibraes e alta velocidade de fluxo. O poo termomtrico difere do tubo quanto a sua construo (ja que os materiais utilizados so os mesmos). Enquanto os tubos so fabricados de uma chapa metlica enrolada e soldada, os poos so feitos a partir de uma barra macia usinada, executando um furo interno longitudinal mantendo-se assim a espessura da parede de acordo com especificaes prdeterminadas, proporcionando assim ao conjunto final, resistncia mecnica presso e deformao superiores aos tubos metlicos. Os poos so totalmente usinados interna e externamente, e polidos para diminuir o atrito. Como no h soldas longitudinais, mesmo em altas presses, garante-se a integridade do poo. Sua fixao ao processo feita por meio de rosca externa, solda, flange ou outros meios para a fixao hermtica a um vaso por exemplo, eliminando a necessidade de parede e esvaziamento do processo para troca ou manuteno dos sensores. Um problema muito perigoso em que os poos esto sujeitos so os efeitos da vibrao. O fluido que se atrita ao poo, forma uma turbulncia que tem uma frequncia definida na relao entre o dimetro do poo e a velocidade do fluido. importante que o poo tenha suficiente rigidez mecnica para que a frquncia de turbulncia esteja sempre abaixo de sua frequncia natural (ou ressonmica) Caso a frequncia de turbulncia seja igual a frequncia natural do poo, este vibrar e tender a quebrar. Perdendo-se o poo, alm de no termos mais a vedao do processo, podendo haver uma contaminao, perda de carga ou transbordamento de algum lquido, tambm o sensor de temperatura poder se perder. Os poos com haste cnica so os que apresentam melhores resultados frete ao problema da vibrao, pois proporcionam maior rigidez mecnica por uma mesma sensibilidade em relao aos poos de haste paralela ou reta. Outo fator a seconsiderar quanto a maneira e o local a ser instalado o poo, com relao a posio, insero e tempo de resposta. Vide captulo 7. Na montagem de um poo termomtrico, para que haja um distanciamento mnimo do cabeote s paredes do processo e para permitir a remoo do sensor sem ter que parar o processo, utiliza-se de sispositivos que se estendem entre o poo e o cabeote. Esta extenso pode ser lisa a qual chama-se de niple ou com rosca e niple a qual chama-se de unio.

Todos os poos termomtricos passam por uma srie de testes para verificar sua integridade e garantir a vedao do processo. Estes testes so dimensionais, lquido penetrante, presso hidrosttica, ultra-som e inspeo em raio X. No grfico indicativo anexo, temos a relao Presso x Temperatura para alguns poos termomtricos.

Este grfico mostra que a presso qual o poo submetido, decai com a temperatura, diferentemente para cada tipo de material. Alm de serem metlicos, os poos podem ser revestidos com Teflon ou vidro, para ter maior

resistncia a corroso em banhos qumicos, cidos ou outros componentes custicos, em temperaturas de at 200C e presso de 1Kg/cm2 aproximadamente. Suas aplicaes so na indstria farmacutica, alimentcia, cidos, eletro-deposio entre outras.

Das könnte Ihnen auch gefallen