Sie sind auf Seite 1von 13

Colgio Tcnico Brasilia

Ginecologia e obstetrcia

Tema: Cncer de mama

13 de abril de 2012

Colgio Tcnico Brasilia

Cncer de mama

Prof Alunas: Criscilane Heth Kely da Silva Moitinho

Turma: 33- Grupo 1

Sumrio
Definio cncer de mama.............................................................................04 Causa.............................................................................................................04 Preveno......................................................................................................05 Sinais e Sintomas..........................................................................................07 Diagnstico....................................................................................................09 Tratamento....................................................................................................11 Fatores de risco.............................................................................................11 Bibliogrfia....................................................................................................13

O cncer de mama um tumor que se origina quando as clulas da mama comeam a se dividir e multiplicar de maneira desordenada, originando uma neoplasia. Eles podem ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, sendo que nas mulheres muito mais frequente. Os cnceres de mama podem ser: - Carcinoma ductal: quando as clulas envolvidas so os ductos mamrios. Podem ser in situ, quando no ultrapassam as primeiras camadas de clulas, ou invasor, quando acomete tecidos vizinhos; - Carcinoma lobular: quando as clulas so lbulos (ou bulbos) que produzem o leite. Esse tipo de tumor tambm pode ser in situ ou invasor e normalmente acometem as duas mamas; - Carcinoma inflamatrio: um tipo raro de cncer de mama que compromete toda a mama por ser altamente invasor, deixando-a quente, inchada e vermelha, como numa inflamao. - Sarcoma de mama: so tumores originados dos tecidos conjuntivos (msculo ou gordura) da mama. Podem ser: fibro-histiossarcoma maligno, fibrossarcoma, leiomiossarcoma; - Tumores raros de mama, como a doena de Paget, que se inicia no mamilo; linfomas, que acometem o sistema linftico da mama; carcinoma mucinoso, carcinoma medular, carcinoma tubular, carcinoma papilfero, tumor filide maligno, dentre outros.

Como ocorre (causa) A causa do cncer de mama no conhecida. Qualquer mulher pode desenvolver cncer de mama e apesar de muito menos comum, homens tambm podem. Algumas mulheres so mais propcias a desenvolver cncer do que outras se apresentarem os seguintes fatores: - Ter me ou irm com cncer de mama - Nunca ter tido filhos - Ter tido o primeiro filho aps os 30 anos - Histrico de exposio radiao - Fumar - Terapia hormonal (estrognio) - Uso excessivo de lcool
4

- Ferimento no seio - Obesidade No h evidncias definidas ainda que o uso de plulas por um longo perodo de tempo pode causar cncerde mama, mas esta possibilidade continua a ser estudada. Tambm parece que tomar estrognio depois da menopausa causa um pequeno aumento de risco de cncer de mama. Pesquisadores tambm esto estudando alguns vrus como possveis causas.

Preveno Evitar a obesidade, atravs de dieta equilibrada e prtica regular de exerccios fsicos, uma recomendao bsica para prevenir o cncer de mama, j que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doena. A ingesto de lcool, mesmo em quantidade moderada, contra-indicada, pois fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposio a radiaes ionizantes em idade inferior aos 35 anos. Ainda no h certeza da associao do uso de plulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o cncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doena mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrognio, que fizeram uso da medicao por longo perodo e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez. A preveno primria dessa neoplasia ainda no totalmente possvel devido variao dos fatores de risco e as caractersticas genticas que esto envolvidas na sua etiologia. Autoexame das Mamas O INCA no estimula o autoexame das mamas como mtodo isolado de deteco precoce do cncer de mama. A recomendao que o exame das mamas pela prpria mulher faa parte das aes de educao para a sade que contemplem o conhecimento do prprio corpo. Evidncias cientficas sugerem que o autoexame das mamas no eficiente para a deteco precoce e no contribui para a reduo da mortalidade por cncer de mama. Alm disso, traz consequncias negativas, como aumento do nmero de bipsias de leses benignas, falsa sensao de segurana nos exames falsamente negativos e impacto psicolgico negativo nos exames falsamente positivos. Portanto, o exame das mamas feito pela prpria mulher no substitui o exame fsico realizado por profissional de sade (mdico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade.

Sintomas do cncer de mama

O primeiro sinal ou sintoma do cncer de mama para a maioria das mulheres o aparecimento de um ndulo (caroo) em uma das mamas. Um ndulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. Um ndulo benigno normalmente arredondado, de consistncia mais elstica e mvel palpao. bom lembrar que a imensa maioria dos caroos na mama so benignos e no indicam cncer, porm, s uma avaliao mdica capaz de distingui-los.

Alm dos ndulos, outros achados so importantes na avaliao de uma mama e podem sugerir a presena de uma doena maligna: - O mamilo pode-se tornar mais sensvel, mudar de caractersticas, ficando maior, mudando de forma, invertendo-se para dentro da pele ou ficando avermelhado e inchado. A secreo de lquidos, sejam sanguinolentos ou no, tambm devem despertar a ateno, principalmente se ocorrer em apenas uma das mamas. - Presena de linfonodos (gnglios) palpveis ao redor da mama e nas axilas. - Aparecimento de veias salientes ao redor dos mamilos - Alteraes no tamanho e na forma de uma das mamas, tornando-as assimtricas - Alteraes na textura da pele das mamas, s vezes ficando mais speras e com aparncia de casca de laranja. - Um tipo raro de cncer de mama, chamado de doena de Paget da mama, se manifesta como uma grande inflamao da mama, deixando-a avermelhada, inchada e muito dolorosa. A doena de Paget pode iniciar-se como uma pequena leso ao redor do mamilo, s vezes dolorosa, s vezes com comicho, semelhante a uma espinha ou picada de mosquito que em vez de melhorar, passa a crescer com o tempo.
6

Todos os sinais e sintomas descritos anteriormente podem ser manifestaes do cncer de mama, porm, na maioria dos casos, no o so. Mas assim como os ndulos, s uma avaliao mdica criteriosa pode descartar a presena de uma doena maligna. A existncia de mais de um desses achados ao mesmo tempo, principalmente em mulheres acima dos 35 anos, aumenta o risco de tratar-se de cncer. Auto-exame da mama Quanto mais precoce for o diagnstico, maiores so as chances de sucesso do tratamento. O auto-exame das mamas deve ser realizado mensalmente para que pequenas anormalidades possam ser detectadas o mais rpido possvel e a paciente se sinta compelida a procurar atendimento mdico. Este procedimento deve ser realizado por todas as mulheres acima dos 20 anos. Nesta idade raro haver cncer, e, por isso mesmo, a poca ideal para se iniciar o hbito de se auto examinar. As mamas no so rgos homogneos e apresentam pequenas alteraes na textura e no formato que variam de mulher para mulher. Nas primeiras vezes o auto-exame pode ser frustrante pela falta de entendimento do que estruturas esto sendo palpadas, mas iniciar o exame quando ainda jovem e faz-lo com frequncia ao longo do tempo torna a paciente plenamente familiarizada com as particularidades de suas mamas, facilitando a deteco de quaisquer anormalidades quando estas surgirem. A presena de prteses de silicone em nada altera a rotina do auto-exame. O melhor momento para se realizar o exame 1 semana depois da menstruao, quando as mamas esto menos inchadas e sensveis. Nas mulheres aps a menopausa, o ideal se estabelecer aleatoriamente um dia fixo do ms para se realizar o auto-exame.

Auto-exame das mamas Passos para a realizao do auto-exame das mamas:

1. Ponha-se de p, de frente a um espelho, com as mos na cintura. Observe suas mamas. Repare na cor, tamanho, textura e formato das mesmas. 2. Levante os braos e observe as mamas de frente e de lado. Se estas forem volumosas, deve-se levant-las para que a regio escondida pela pele possa ser observada. 3. Deite-se de barriga para cima, e com a ponta dos dedos aperte a mama gentilmente. Faa pequenos movimentos circulares. Alterne a presso que faz com os dedos sobre a mama. Use a mo esquerda para examinar a mama direita e a mo direita para examinar a esquerda. 4. Realize movimentos de cima para baixo e de baixo para cima, em ziguezague, de modo a cobrir toda a extenso da mama. 5. Este exame tambm pode ser repetido em p, enquanto se toma banho, pois a pele molhada torna-o mais fcil de ser realizado.
8

A realizao do auto-exame das mamas de modo algum descarta a necessidade de avaliao mdica peridica. Por mais que se esteja acostumada com as suas mamas, um mdico experiente consegue detectar ndulos pequenos com muito mais facilidade que os pacientes. Diagnstico do cncer de mama O auto-exame da mama ou o exame clnico realizado pelo seu mdico so importantes, mas sozinhos s conseguem diagnosticar cerca de 10% dos cnceres de mama. Por isso, indica-se a realizao de exames preventivos peridicos, mesmo quando o exame clnico completamente normal. A) Mamografia A mamografia um exame usado h mais de 40 anos para a preveno e diagnstico do cncer de mama. um procedimento simples, basicamente uma radiografia das mamas. Para o rastreio do cncer de mama, indica-se a realizao de uma mamografia anualmente em todas as mulheres entre os 40 e 70 anos. Em mulheres com histria familiar positiva, principalmente em familiar de 1 grau, a mamografia de rastreio deve ser iniciada a partir dos 30 anos. Sempre que possvel, procure agendar sua mamografia para depois do fim da sua menstruao, uma vez que o exame pode causar algum desconforto quando realizado no perodo pr-menstrual ou nos seus primeiros dias. A mamografia digital ligeiramente superior a mamografia convencional em mulheres com menos de 50 anos. Naquelas com mais de 50 anos, no h diferenas relevantes na taxa de deteco de leses malignas. Apesar de ser um excelente exame, a mamografia no 100% sensvel e pode deixar passar cerca de 15% dos tumores. Quando o cncer j provoca alguma alterao ao exame clnico, como por exemplo, um ndulo papvel, a mamografia consegue identific-lo em mais de 95% dos casos. B) Ultrassonografia Conforme a mulher vai envelhecendo, o tecido das suas mamas, rico em glndulas mamrias, vai sendo substitudo por gordura. Uma mulher jovem apresenta uma mama muito mais densa que uma mulher idosa. Mamas densas no so bem avaliadas pela mamografia. Por este motivo, todas as mulheres abaixo dos 35 anos que detectem alguma massa suspeita palpvel devem
9

realizar a mamografia mais um exame de ultrassom das mamas. C) Ressonncia magntica nuclear (RMN) A RMN um exame reservado s mulheres com elevado risco de cncer de mama, entre elas passado de cncer mamrio, presena da mutao gentica do BRCA1 e BRCA2 (explico mais abaixo) ou exposio a radiao durante a juventude. A RMN muito sensvel mas apresenta elevada taxa de falso positivo, ou seja, detecta leses suspeitas que no final no so leses malignas. D) Biopsia da mama Uma vez identificada pelos exames de imagem, a leso suspeita deve ser abordada para confirmao histolgica avaliao do tecido por microscopia). Para se conseguir uma amostra da leso, recorremos a bipsia da mesma. Existem vrias modalidades de bipsia que vo desde a introduo de uma fina agulha para aspirao do contedo do ndulo, at uma pequena cirurgia com a realizao de uma inciso na mama, sob anestesia local, para se chegar at a leso suspeita, retirando-se um pedao da mesma. A bipsia considerado o exame padro ouro para o diagnstico do cncer de mama. Teste gentico para o cncer de mama Existe uma clara influencia gentica para o desenvolvimento do cncer de mama. At 1/3 das mulheres com a doena apresentam histria familiar positiva. Pelo menos 2 genes j foram identificados como responsveis pelo cncer de mama hereditrio. Cerca de 10% dos casos so causados por mutaes nos genes chamados BRC1 e BRC2. 20% das mulheres portadoras de mutaes no BRC1 desenvolvem cncer de mama antes dos 40 anos, e 50% antes dos 50. Mulheres com BRC1 tm 65% de risco de desenvolverem tumores de mama durante a vida. No BRC2 o risco de 50%. J existem testes genticos para identificao destes genes defeituosos. Algumas das indicaes para tipagem gentica so:

10

- Pacientes com cncer de mama antes dos 30 - Mais de um parente de 1 ou 2 grau com cncer de mama - Cncer de mama associado a cncer de ovrio - Histria pessoal ou familiar de cncer de mama bilateral - Cncer de mama em parente do sexo masculino

Tratamento para o cncer de mama: Existem vrios tipos de tratamento para o cncer de mama. So vrios os fatores que definem o que mais adequado em cada caso. Antes da deciso de que tipo de tratamento mais adequado o mdico analisa o resultado do exame antomo-patolgico da bipsia ou da cirurgia se esta j tiver sido feita. Alm disso, o mdico pede exames de laboratrio e de imagem para definir qual a extenso do tumor e se ele saiu da mama e se alojou em outras partes do corpo. Se o tumor for pequeno, o primeiro procedimento uma cirurgia onde se tira o tumor. Dependendo do tamanho da mama, da localizao do tumor e do possvel resultado esttico da cirurgia, o cirurgio retira s o ndulo, uma parte da mama (geralmente um quarto da mama ou setorectomia) ou retira a mama inteira (mastectomia) e os gnglios axilares. As caractersticas do tumor retirado e a extenso da cirurgia definem se a mulher necessitar de mais algum tratamento complementar ou no. Geralmente, se a mama no foi toda retirada, ela encaminhada para radioterapia. Dependendo do estadiamento, ou seja, quo avanada est a doena (tamanho, nmero de ndulos axilares comprometidos e envolvimento de outras reas do corpo), tambm ser indicada quimioterapia ou hormonioterapia. Radioterapia o tratamento que se faz aplicando raios para eliminar qualquer clula que tenha sobrado no local da cirurgia que por ser to pequena no foi localizada pelo cirurgio nem pelo patologista. Este tratamento feito numa mquina e a durao e intensidade dependem das caractersticas do tumor e da paciente. Quimioterapia o uso de medicamentos, geralmente intravenosos, que matam clulas malignas circulantes. O tipo de quimioterpico utilizado depende se a mulher j est na menopausa e a extenso da sua doena. Hormonioterapia o uso de medicaes que bloqueiam a ao dos hormnios que aumentam o risco de desenvolver este tipo de cncer. Este tratamento dado para aquelas pacientes em que o tumor mostrou ter estes receptores positivos (receptor de estrognio e receptor de progesterona). Fatores de risco O cncer de mama raramente produz sintomas nos estgios iniciais, por isso a deteco precoce de algum ndulo na mama muito importante para aumentar o sucesso com o tratamento. Embora o auto-exame permita que a mulher detecte a presena de ndulos em um estgio inicial, alguns fatores determinam a maior probabilidade de incidncia desse tipo de cncer em particular, como:

11

Idade - A maior parte dos cnceres de mama so enconrados em mulheres com 60 anos ou mais. Cncer de mama prvio - Mulheres que j sofreram um cncer de mama apresentam maior risco em comparao quelas que no tiveram. Histria familiar de cncer de mama - Quando um parente de primeiro grau como me, irm ou filha tiveram cncer de mama, isso representa um risco 2 a 3 vezes mais elevado de desenvolver esse tipo de cncer ou de ovrio. Gene do cncer de mama - Quando uma mulher possui um dos genes identificados como estando implicados no desenvolvimento do cncer de mama possui chances mais elevadas de desenvolver a doena. Doena mamria benigna prvia O fato da mulher ter apresentado uma doena mamria benigna parece aumentar o risco em mulheres com uma maior quantidade de canais lactferos. Primeira menstruao antes dos 12 anos O risco de desenvolver cncer de mama duas a quatro vezes maior para as mulheres que menstruaram pela primeira vez antes dos 12 anos comparado com aquela mulheres que tiveram a primeira menstruao aps os 14 anos. Uso de contraceptivos orais ou terapia de reposio hormonal com estrognio A maioria dos estudos relacionam apenas o uso prolongado desses medicamentos e o risco de desenvovimento do cncer. Obesidade aps a menopausa O risco um pouco mais elevado para as mulheres obesas na ps-menopausa, embora no existam ainda estudos que comprovam que uma dieta gorda contribui para o desenvolvimento do cncer de mama. Outros- Quando a menopausa osorre aps os 55 anos, a primeira gestao ocorre aps os 30 anos ou na ausncia de gravidez o risco de desenvolver cncer de mama tambm maior.

12

Bibliografia
http://www.criasaude.com.br/N6467/doencas/definicao-cancer-de-mama.html http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3217&ReturnCatID=69 0 http://www.mdsaude.com/2010/03/cancer-de-mama-sintomas.html http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?611 http://www.tuasaude.com/cancer-de-mama-fatores-de-risco/

13

Das könnte Ihnen auch gefallen